segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Novo ciclo do Juventude Presente começou hoje

 

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas, deu início, nesta segunda (11/10), a um novo ciclo de oficinas do Programa Juventude Presente. A abertura oficial com a assinatura do Governador Paulo Câmara aconteceu no último sábado (09), na quadra da Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano. Nesta nova etapa, que começa agora, serão mais 472 oficinas que atenderão mais de 10 mil adolescentes e jovens, de 12 a 29 anos, em 55 comunidades.

As oficinas do Programa Juventude Presente oferecem oportunidades de conexões socioculturais, estimulam a formação de grupos com identidade própria, difundem a cultura de paz e valorizam o território. O primeiro ciclo de oficinas atendeu a cerca de 9 mil jovens e apresentou resultados expressivos: a redução de 12,5% nos casos de envolvimento de jovens nos indicadores nos CVLIs (crimes violentos letais intencionais) consumados e 47,5% nos CVLIs tentados. Os dados são do Pacto pela Vida e consideram os territórios em que ocorreu o programa.

Nesta segunda-feira (dia 11), começam as oficinas de danças urbanas e capoeira, no Ibura; de futebol, na Imbiribeira (Recife), Peixinhos (Olinda) e em Maranguape I (Paulista); novas turmas de danças urbanas em Dois Unidos e Várzea (Recife), além de futebol em Peixinhos (Olinda) e em Maranguape I (Paulista). Outas modalidades também estão sendo iniciadas, em outros territórios, a partir da quarta-feira.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, trabalhou para ampliar a oferta de oficinas para adolescentes e jovens. “Vamos aumentar a quantidade de beneficiados com as atividades esportivas ou culturais. O Juventude Presente é um programa que ajuda na implantação de políticas públicas e na transformação da sociedade”, afirma o secretário Cloves Benevides.

O Programa Juventude Presente começou em 2020 e contou com a parceria da Cooperação Pernambuco, nome do convênio do Governo do Estado com três agências das Nações Unidas (UNODC, PNUD e ONU-Habitat) e com o Instituto Igarapé, uma ONG que trabalha com propostas e parcerias para desafios globais nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia.

ASCOM