sexta-feira, 21 de março de 2025

Câmara de Jaboatão oferta palestras de saúde para a Mulher

 
A vereadora de Jaboatão dos Guararapes Jeane Candido, em mais um evento dedicado às mulheres neste mês de março , estará na Câmara Municipal participando de palestra dedicada à saúde do público feminino. 
 
A partir das 10h desta segunda-feira (24), o plenário da Casa contará com a presença da enfermeira Juliana Brito, especialista em Saúde Pública e Obstetrícia, e do médico Marcelo Padovan, especialista em Medicina da Família e Comunidade.

Jeane, carinhosamente chamada por vereadora do povão, segue ativa na defesa da saúde e da representatividade das mulheres no município. “ A palestra reforça o compromisso dos vereadores com a prestação de serviço para o público feminino”, frisou a parlamentar. 
 
O encontro terá uma linguagem leve e informativa sobre a saúde da mulher, oferecendo dicas práticas e relevantes para a população feminina. Entre os temas das apresentações , estão : Prevenção do Câncer ao Colo do Útero , Endometriose e Câncer Colorretal.

Prefeita Elcione faz palestra em rede nacional para servidoras do Banco do Brasil


Em comemoração ao mês da Mulher , o Banco do Brasil (BB) promoveu, na manhã desta sexta-feira (21) , o encontro inclusivo, contando com link interno em rede nacional - "Mulheres no Comando : O Futuro da Equidade no Mercado de Trabalho" .

A prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos, participou da palestra em rede nacional voltada para as servidoras do Banco do Brasil. Durante o evento, com a presença do público masculino, a gestora abordou temas como o empoderamento e a liderança feminina, desenvolvimento municipal e gestão pública, compartilhando suas experiências à frente da prefeitura e suas conquistas pessoais.

“ Antes , a mulher não tinha espaço em Igarassu, hoje as marisqueiras e pescadoras , negras , trans e empreendedoras são acolhidas pela gestão e conquistam o mercado de trabalho, para nós todas as vidas importam. Cada agressão que eu sofro, dou a resposta com meu trabalho e da minha equipe . Nós somos pura competência, é só nos dar o mundo ", frisou a prefeita.

A gerente geral da unidade jurídica regional do BB , Alessandra Farias, destacou que o encontro se faz necessário e com temas urgentes. “ Hoje nosso número não chega a 30 % na liderança feminina e ainda existe a defasagem salarial como realidade” , desabafou.

Durante o encontro, Beatriz Menezes, secretária executiva do Promorar -Recife, ressaltou que a resposta e o futuro são dados pelas mulheres. “Quando uma mulher assume cargos, ela abre as portas para todas”, destacou.

O evento , com a condução do cerimonial por Karynna Spinelli , cantora e servidora do banco , foi encerrado com um momento de confraternização na agência do BB mais tecnológica do país , localizada no Recife Antigo.

Jornalista Vania Besse debatendo na Unicap #AoVivoEemCores



 

UFPE lança curso de graduação em Inteligência Artificial


A UFPE anunciou hoje (21) o lançamento do curso de bacharelado em Inteligência Artificial (IA), que está com inscrições abertas até o dia 4 de abril. A criação do curso dá continuidade ao pioneirismo do Centro de Informática da Universidade no cenário da IA no Brasil, estabelecido desde a década de 1970, com a liderança em investigações na área e a criação do primeiro grupo de pesquisa do Brasil em IA, hoje nomeado CIn.AI. 

Os interessados poderão utilizar as notas dos três últimos anos de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às 50 vagas através do link que consta no Edital de Seleção. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de abril e o início das aulas da primeira turma de 25 alunos será no dia 5 de maio. Os demais aprovados ingressarão no semestre 2025.2. Informações detalhadas estão disponíveis no edital. 

Durante entrevista coletiva, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da Universidade, o reitor Alfredo Gomes destacou que a criação do curso está vinculado ao Plano Nacional de Inteligência Artificial, que foi lançado no ano passado pelo presidente Lula, para a formação de especialistas nesta área. “É uma ferramenta fundamental para o processo de desenvolvimento econômico, de formação de quadros altamente qualificados nesta área”, destacou ele.

Participaram também da entrevista a pró-reitora de Graduação, Magna Silva; o diretor do CIn, Paulo Borba; o vice-diretor do CIn, Sérgio Soares; e os professores Paulo Salgado, da coordenação de ensino do centro, e Teresa Ludermir, pioneira nos estudos de Inteligência Artificial na UFPE e grande referência na área no País.

Silvério Pessoa lança livro na Unicap #AoVivoEemCores




Neste momento, Silvério Pessoa, artista e pesquisador pernambucano, lança seu mais novo livro, Do Altar para o Palco. A obra analisa a trajetória do Padre Fábio de Melo, explorando as relações entre religião e a indústria cultural. O evento acontece às 14h, durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e é aberto ao público. Ao lado dele, a jornalista e mestra em Comunicação, Vânia Besse - cuja dissertação também teve Padre Fábio como objeto de estudo - que participa como debatedora.

O livro propõe uma reflexão sobre os limites entre o sacerdócio e a carreira artística, questionando se essas esferas são realmente distintas ou se podem coexistir. Silvério examina como o Padre Fábio de Melo transita entre o universo católico e a mídia brasileira, oferecendo um olhar acadêmico sobre as conexões entre religiosidade e o mercado artístico-midiático. Pessoa, além de artista, também é professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco.



No Dia Internacional da Árvore e da Floresta, Luciano Duque destaca plano para tornar as cidades pernambucanas mais verdes e sustentáveis


No Dia Internacional da Árvore e da Floresta, celebrado hoje (21), o deputado estadual Luciano Duque reforça a importância da arborização urbana e da preservação ambiental com a tramitação do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 735/2023 de sua autoria. A proposta institui o Plano Estadual de Arborização Urbana, estabelecendo diretrizes para o plantio, manejo e conservação de árvores nas cidades pernambucanas, com foco na valorização de espécies nativas da região.

“A arborização urbana não é apenas uma questão estética, mas uma necessidade para melhorar a qualidade de vida da população. Cidades bem planejadas, com áreas verdes preservadas, oferecem mais conforto térmico, ajudam na redução da poluição e incentivam o convívio social”, explica Luciano Duque.

O deputado já colocou essa visão em prática quando foi gestor de Serra Talhada, implantando um Plano Municipal de Arborização que priorizou o plantio de árvores nativas da Caatinga, sendo o primeiro do Nordeste na época. A iniciativa trouxe benefícios ambientais e sociais, garantindo mais sombra, biodiversidade e equilíbrio ecológico para a cidade.

O PLO 735/2023 também define critérios para a poda e substituição de árvores, evitando remoções indevidas e garantindo que a arborização urbana seja integrada aos projetos de infraestrutura das cidades. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco e aguarda análise das comissões responsáveis.

Prefeito Eduardo Batista celebra início da construção de unidades habitacionais em Goiana


O prefeito de Goiana, Eduardo Batista (Avante), garantiu a liberação da construção de 144 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, um projeto que estava travado desde setembro de 2024 por questões burocráticas. A conquista veio após sua visita a Brasília, onde, acompanhado do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, articulou junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal a resolução dos entraves. O anúncio oficial foi feito em plenária de saúde e educação promovida pelo Avante, no Dias Recepção.  

Com a liberação oficial, as obras começam em abril, beneficiando dezenas de famílias de baixa renda do município. "Não importa quem começou, o que importa é que Goiana não pode parar. Vou dar andamento a todas as obras, garantir qualidade e acelerar o crescimento da cidade. Precisamos olhar para frente e avançar cada vez mais", afirmou o prefeito.  

Nos próximos dias, um representante da Caixa Econômica Federal visitará o local onde será instalado o canteiro de obras, reforçando o compromisso da gestão municipal com a celeridade do projeto.  

A iniciativa reafirma o compromisso da administração com o desenvolvimento habitacional e a melhoria da qualidade de vida dos goianenses. Além disso, Eduardo Batista reforçou que seguirá destravando investimentos e projetos que impulsionem o crescimento da cidade.

Nazaré da Mata recebe oficina de confecção e musicalização de instrumentos com materiais reutilizáveis


Estão abertas até o dia 29 de março, no Terreiro do Maracatu Águia Misteriosa, em Nazaré da Mata, as inscrições para o Projeto "Construindo Sons: aprendendo a confeccionar e musicalizar instrumentos com materiais reutilizáveis". A Oficina, totalmente gratuita, será realizada ao longo de dez sábados, das 14h às 18h.

O projeto tem como público-alvo a comunidade escolar e integrantes da nação maracatuzeira da Mata Norte. Durante as oficinas, os participantes aprenderão a confeccionar instrumentos típicos do Maracatu de Baque Solto, como bombo, tarol, porca, gonguê e mineiro, além do trompete, todos produzidos a partir de materiais reutilizáveis.

Após a construção dos instrumentos, serão realizadas aulas de musicalização, culminando na formação de um "Terno de Maracatu". Como encerramento, serão promovidas exposições dos instrumentos confeccionados e uma apresentação pública na área externa do terreiro.

As aulas de confecção serão ministradas pelo professor Juracy Pereira, licenciado em Música pela UFPE e pós-graduado em Neurociências, Música e Inclusão, além de pós-graduado em Musicoterapia. Já as aulas de musicalização ficarão sob responsabilidade do Mestre de Apito do Maracatu Águia Misteriosa, especialista na sonoridade dessa manifestação da cultura popular.

De acordo com o professor Clébio Marques, produtor geral do projeto e CEO da Usina Produções, a iniciativa busca promover a socialização e o exercício da cidadania, aliando educação musical à conscientização ambiental por meio do reaproveitamento de materiais descartados. "Queremos proporcionar aos participantes uma vivência musical inovadora, utilizando sons não convencionais extraídos dos instrumentos que eles mesmos produziram", destaca.

Podem participar do projeto crianças a partir de 10 anos e adolescentes (mediante autorização dos pais ou responsáveis), jovens, adultos e idosos. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Terreiro do Maracatu Águia Misteriosa, localizado na Rua Odilon Estevão da Paz, S/N, Sertãozinho, Nazaré da Mata. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 99945-7073.

O projeto "Construindo Sons" é uma realização da Usina Produções e do Maracatu Águia Misteriosa, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco.

Fotos: Anderson Souza Leão

*SERVIÇO:*

*Projeto Construindo Sons: aprendendo a confeccionar e musicalizar instrumentos com materiais reutilizáveis*
Inscrição: até o dia 29 de março de 2025
Onde: Terreiro do Maracatu Águia Misteriosa, localizado na Rua Odilon Estevão da Paz, S/N, Sertãozinho, Nazaré da Mata/PE. 
Informações: (81) 99945-7073

Surubim, no Agreste, recebe seminário gratuito do Programa dos Comitês de Cultura, do MinC


Fazedores da cultura de Surubim e cidades vizinhas, no Agreste Pernambucano, serão contemplados na próxima sexta-feira (28/03), às 19h, na Casa da Juventude, com o seminário "Por Uma Cultura de Direitos”. A iniciativa, totalmente gratuita, é promovida pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação e Esportes. 

O seminário tem como objetivo ser uma ponte entre os trabalhadores e trabalhadoras da cultura que desejam ampliar o conhecimento sobre os seus direitos e conhecer mais dos programas de fomento à cultura, a exemplo da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Além disso, o encontro tem ainda como meta ser um canal de suporte e de tira-dúvidas sobre etapas de elaboração e execução de um projeto. 

Além de Surubim, o evento visa atingir também o público de cidades vizinhas, dentre elas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Casinhas, Bom Jardim, João Alfredo e Salgadinho. A edição terá como facilitador o jornalista e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Jéfte Amorim, que também é doutorando em Educação Matemática e Tecnológica. 

Ativista de Direitos Humanos, tem atuado com adolescentes em situação de rua por meio da Rede Mãos que Ajudam e RENAS; como articulador da campanha Palavras têm Poder, por respeito aos direitos humanos na mídia, em parceria com o MPPE; e como ativista do direito à Cultura no Cabo de Santo Agostinho/PE.

“Vamos trabalhar três eixos: o que são direitos humanos (desconstruindo mitos sobre o tema); o que é direito à cultura e como acessá-lo; e como promover uma cultura de direitos (ações culturais inclusivas). A partir disso, exemplificamos a presença dos direitos humanos em nosso dia-a-dia, práticas de promoção da equidade e respeito e compreendemos as bases do Sistema Nacional de Cultura e como cobrar o poder público para sua implementação”.

Os Comitês de Cultura são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil e fazem parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Essas organizações, selecionadas por meio de editais, desenvolvem atividades como: mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais. 

Em Pernambuco, o Comitê de Cultura desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. Todo o trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência - Afav (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife) e a Associação Estação da Cultura (Sertão).

" A cultura é um direito fundamental e um pilar da cidadania. Com essa ação, em Escada, chegamos cada vez mais perto de quem faz o trabalho na ponta. Nosso foco é ampliar o conhecimento dos praticantes com ferramentas estratégicas e assim possibilitar que eles acessem seus direitos, sobretudo. O de acesso à cultura e difusão de suas artes”, enfatiza Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.

*SERVIÇOS:*

*Seminário “Por uma cultura de direitos”* 
Quando: 28/03 – 19h
Onde: Casa da Juventude – Rua Cônego Benigno Lira, S/N, Surubim.
Informações: @comitedecultura_PE

Diego Cabral: “Estrada de Aldeia se tornará uma via moderna, segura e essencial para a mobilidade de Camaragibe e da Região Metropolitana”


O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, comemorou, nesta sexta-feira (21/03), o anúncio da licitação, pelo Governo de Pernambuco, que vai contratar a empresa executora das obras de recuperação completa da PE-027, a Estrada de Aldeia, cujo investimento é de R$ 112,7 milhões. Graças à articulação política do gestor e do deputado estadual João de Nadegi (PV) junto ao governo estadual, o município terá uma nova via mais segura e integrada ao meio ambiente e às cidades que fazem parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).

“A recuperação completa da Estrada de Aldeia será um marco para a melhoria da mobilidade urbana na nossa Terra dos Camarás e na Região Metropolitana, com segurança para motoristas e pedestres, rapidez e preservação do meio ambiente, tendo em vista todo o potencial turístico de Aldeia e a posição estratégica de Camaragibe. Agradeço à governadora Raquel Lyra por estar atenta às demandas da nossa cidade e pela sensibilidade em atender um pedido tão importante para a população”, declarou Diego Cabral.

A publicação da licitação do projeto de recuperação da PE-027 está na página 14 do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, através do processo nº 3626.2025.AC-37.CE.90025. A obra integra um pacote de intervenções em rodovias estaduais, executado pelo programa PE na Estrada, e segundo o Governo de Pernambuco, beneficiará diretamente cerca de 500 mil pessoas nos municípios de Camaragibe, Abreu e Lima, Araçoiaba, Paudalho e São Lourenço da Mata. 

De acordo com Diego Cabral, todo o projeto da nova Estrada de Aldeia foi amplamente debatido e elaborado, levando em consideração as demandas propostas por movimentos ambientais e moradores da região, priorizando a integração ao meio ambiente. Além disso, a elaboração levou em conta pré-requisitos de acessibilidade e paisagismo, com o plantio de árvores e outras espécies de vegetação nativa da localidade. A nova Estrada de Aldeia também terá ciclovia e drenagem urbana. 

“Todos sabem da importância estratégica da Estrada de Aldeia na RMR, que é a principal via de acesso ao bairro de Aldeia e uma ligação essencial entre o Recife e Camaragibe, além de cidades como Paudalho e Araçoiaba. Há muito tempo estamos lutando por essa obra e agora finalmente ela vai sair do papel, um via moderna, segura, bem sinalizada e que vai fomentar, inclusive, o comércio, a geração de emprego e renda. Essa é uma luta de toda a população de Camaragibe e estamos dando uma demonstração de que com uma articulação política eficiente, transparente e objetivo vamos atrair cada vez mais os investimentos necessários para transformar a nossa cidade”, frisou Diego Cabral. 

A obra de restauração completa da PE-027 será coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE) e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). Segundo os órgãos, a intervenção abrange o trecho que vai da entrada da PE-05 (Praça Maria Amazonas), em Camaragibe, até o final da pista pavimentada, totalizando 28,72 quilômetros de requalificação. A obra terá um prazo de execução de 720 dias a partir da emissão da ordem de serviço.

Dia Mundial da Saúde Bucal reforça para os cuidados com a higiene oral


O cuidado com a saúde bucal vai além da estética. A boca desempenha um papel essencial na digestão, na comunicação e até no bem-estar geral. Hábitos como escovar os dentes e usar fio dental são essenciais para manter a higiene da região, mas não são levados em conta por boa parte da população brasileira. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 53% da população brasileira utiliza o fio dental, escova e creme dental; e 89% realiza higienização menos de duas vezes ao dia.

Nesta quinta-feira (20), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal para reforçar a importância de manter bons hábitos de higiene, alimentação saudável e visitas frequentes aos profissionais especializados para redução de doenças. Com isso, Cândida Guerra, coordenadora e tutora da clínica Odonto FPS da Faculdade Pernambucana de Saúde, separou algumas dicas para facilitar o cuidado com a saúde bucal.

“A rotina de higiene bucal se resume, de forma simplificada, em três passos: escovação pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite; utilizar fio dental antes da escovação e utilizar enxaguatórios bucais com ação comprovada antiplaca e antigengivite após a escovação”, recomenda Cândida. A coordenadora da Odonto FPS ainda reitera que a escovação noturna, antes de dormir, deve ser a mais caprichada.

Além disso, também é preciso ficar atento a outros detalhes: o Ministério da Saúde recomenda utilizar uma pequena quantidade de pasta de dente durante a escovação, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM para higiene bucal. Cândida também orienta que a escovação seja feita com escova de cerdas macias, cabeça pequena e a técnica adequada. Pois uma escovação com força, de forma errada e com cremes dentais abrasivos, pode causar danos aos dentes e estruturas do periodonto (gengiva) do paciente.

A tutora também recomenda que o paciente leve a escova de dentes nas consultas com o objetivo de avaliar se a escova está adequada. “Esse acompanhamento é importante para saber se a higienização está sendo feita da forma correta e, assim, evitar o acúmulo de bactérias na cavidade oral e as inflamações”, completa. É importante lembrar que o tratamento e conhecimento adquiridos na consulta com um dentista devem ser mantidos em casa.

Ignorar os cuidados necessários pode desencadear problemas como cáries e doenças periodontais, que podem afetar também outras áreas do corpo, comprometendo a qualidade de vida. “Para se prevenir, a higiene bucal deve começar desde o aparecimento do primeiro dente, bem como o acompanhamento profissional, que deve ser feito de seis em seis meses”, finaliza Cândida.

*Atendimento*
 
De segunda à quinta-feira, das 13h às 16h, a Clínica Odonto FPS, localizada na Imbiribeira, oferece os serviços de prevenção, limpeza, restaurações, tratamentos de canais, além de outras especialidades, como ortodontia, cirurgias, etc. O atendimento é para todas as idades, sem restrições.

Para as comunidades de Tijolos, Tijolinhos e Rua da Linha, os serviços são disponibilizados de forma gratuita. Também é oferecida gratuidade para o público de 0 a 17 anos das comunidades que envolvem o Conselho de Comunidades da Imbiribeira e do Instituto Shopping Recife. Para o público em geral, a clínica disponibiliza condições de baixo custo, com valores acessíveis. Para agendar os procedimentos e consultar valores, o telefone da Clinica Odonto FPS é (81) 3312-7777.

Tuberculose: cerca de 80 mil novos casos surgem e mais de 5 mil mortes ocorrem anualmente


O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, que é um problema significativo de saúde pública no mundo. Apesar dos avanços na medicina, segundo o Ministério da Saúde, são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose no Brasil.

De acordo com o médico e facilitador do Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde, Erick Pordeus, a doença, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. “Sua transmissão ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento”, afirma. 

Os sintomas podem incluir tosse persistente, febre, sudorese noturna e perda de peso. “A tuberculose pode se agravar caso não seja tratada corretamente, apresentando outros sintomas como dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica”, complementa. 

*Diagnóstico precoce*

O diagnóstico precoce faz toda a diferença, tanto para o tratamento quanto para reduzir a transmissão da doença. Para a população geral, em caso de tosse persistente por mais de três semanas, uma unidade de saúde deve ser procurada. 

Pessoas vivendo com HIV, contatos próximos de pacientes com tuberculose, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, indígenas e profissionais de saúde, devem ser investigadas independentemente do tempo de tosse. Nesses grupos, a doença pode evoluir mais rapidamente ou ter apresentações atípicas. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido.

*Há como prevenir?*

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG, que é oferecida de graça no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina, que protege contra as formas mais graves da tuberculose, deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer ou, no máximo, antes dos 5 anos de idade. Outra estratégia de prevenção é o tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando uma pessoa se encontra infectada pelo M. tuberculosis, sem manifestação da doença ativa. 

Essa medida serve para evitar o desenvolvimento da tuberculose ativa, especialmente nos contatos domiciliares, nas crianças e nos indivíduos com condições especiais, como imunossupressão pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), comorbidades associadas ou uso de alguns medicamentos. “Para isso, é importante que a equipe de saúde realize a avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e ofereça o exame para diagnóstico da ILTB aos demais grupos populacionais, mediante critérios para indicação do tratamento preventivo”, afirma Erick. 

Além disso, como a doença é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão. A higiene da tosse, que consiste em cobrir a boca com o antebraço ou lenço ao tossir, também é uma medida importante a ser considerada. 

*Importância de capacitação adequada*

Um dos desafios no combate à tuberculose está na capacitação dos profissionais de saúde para identificar e tratar a doença de maneira eficiente. Para Erick Pordeus, o treinamento em simulação é uma das estratégias para melhorar esse quadro de capacitação. “Contribui para a melhoria da qualidade do atendimento à saúde, já que os alunos e profissionais desenvolvem competências técnicas e aprendem a manejar casos complexos e desenvolver protocolos de atendimento mais eficazes”, defende.

O Centro de Simulação da Faculdade Pernambucana de Saúde, por exemplo, reproduz um ambiente real de hospital, com leitos, equipamentos, monitores, respiradores e bombas de infusão, além de manequins/robôs de alta fidelidade e atores de verdade. “O propósito é fazer com que o profissional atinja excelência, competência e atualização baseados em evidências. Tudo isso em um ambiente livre de riscos, onde podem cometer erros e aprender com eles sem consequências graves”, complementa Brena Melo, a coordenadora pedagógica do CSim. 

Para mais informações sobre os treinamentos e agendas, entre em contato: 81 7335-5465 (whatsapp) | @csimfps (instagram).

Além do Olhar: a fotografia como janela para a inclusão


No ritmo da vida, existem olhares que atravessam a superficialidade e capturam a essência do que realmente importa. A partir de 21 de março, o Shopping Guararapes se transforma em um palco de sensibilização e arte com a exposição "Além do Olhar: A Beleza da Síndrome de Down pelas Lentes da Inclusão".

A mostra, que segue até 20 de abril, apresenta o trabalho do talentoso fotógrafo Nicholas Filinkoski, que tem Síndrome de Down e faz da fotografia um meio para revelar as nuances e a beleza de crianças com a Trissomia do 21. O período da exposição foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março - uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012 e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.


Cada imagem exibida carrega uma narrativa visual potente, destacando não apenas a ternura dos retratados, mas também o potencial ilimitado de pessoas com Síndrome de Down quando recebem os estímulos certos. As expressões capturadas falam sobre autonomia, talento e a necessidade de enxergar a inclusão como um processo coletivo.

O projeto não é apenas uma exposição fotográfica, mas uma experiência de ressignificação de olhares. A iniciativa busca provocar reflexão sobre como a sociedade enxerga a diversidade e reafirma que todos, independentemente de suas diferenças, têm habilidades extraordinárias a serem descobertas e valorizadas.

A exposição estará localizada na loja próxima ao DETRAN, no corredor do Carrefour, com entrada gratuita para todos os visitantes. Uma oportunidade de sentir, aprender e, acima de tudo, enxergar o mundo sob uma nova perspectiva.

*Serviço*
*Exposição “Além do Olhar: A Beleza da Síndrome de Down pelas Lentes da Inclusão”*
Data: 21/03 a 20/04
Local: Shopping Guararapes - loja próxima ao DETRAN, no corredor do Carrefour
Entrada: Gratuita