quarta-feira, 12 de junho de 2024

Mensagem de Boa Noite

O que fazer quando o plano de saúde é cancelado sem motivo?


O plano de saúde muitas vezes é o principal investimento de uma família brasileira. Corta-se o supérfluo, mas a saúde é prioridade. No entanto, o que vem acontecendo e assustando as pessoas, é que, de forma unilateral e sem aviso prévio, os planos de saúde estão rescindindo contratos. Sem dar muita explicação, simplesmente cortam o vínculo de prestação de assistência médica, algo muito importante, principalmente em casos de idosos, pessoas atípicas, doentes crônicos, com patologias raras, entre outros casos específicos. 

A regra, para planos de saúde, é manter o contrato ativo - ou seja, uma relação de trato sucessivo que se renova. A rescisão é a exceção - mesmo porque a operadora não pode selecionar riscos.

Segundo a advogada especializada em planos de saúde, Iris Novaes, eEm relação aos planos individuais e familiares, o artigo 13 da lei 9.656/98 proíbe a rescisão unilateral imotivada do plano privado de assistência à saúde individual ou familiar por iniciativa da operadora. Nessa modalidade, a rescisão somente pode se dar por fraude ou falta de pagamento. A operadora pode cancelar o plano do consumidor que não está pagando a mensalidade há 60 dias. Nesse caso, a operadora precisa notificar o consumidor até o 50º dia de atraso para dar a oportunidade de a pessoa quitar a dívida antes que o cancelamento seja feito.

De acordo com a lei, as operadoras podem cancelar os contratos de planos coletivos sem um motivo específico, desde que esse cancelamento esteja previsto em contrato. Normalmente, o consumidor é avisado com 60 dias de antecedência, mas isso não é uma regra.  
No plano coletivo, em que pese ser possível, em tese, haver a rescisão de referido contrato, é necessário esclarecer que não pode haver a rescisão para segurados em tratamento. Ou seja, nesses casos, deve haver a manutenção do contrato ativo.
Em caso de embate com operadora de saúde, o melhor caminho é a orientação de um escritório de advocacia especializado para se inteirar de seus direitos e defendê-los.

Governo de Pernambuco e TAP Air Portugal se reúnem para debater promoção turística


RECIFE, 11 de junho de 2024 – Nesta terça-feira (11), em uma iniciativa para impulsionar o turismo em Pernambuco, a vice-governadora Priscila Krause, em conjunto com o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Leite, Guilherme Cavalcanti, Desenvolvimento Econômico, e Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), reuniram-se com executivos da TAP Air Portugal para discutir a expansão da publicidade do estado no mercado português.

“Estamos investindo na promoção de Pernambuco e a relação com Portugal é especial, até porque temos uma ligação histórica com esse país. As tratativas de hoje colaboram ainda mais para continuar avançando no número de turistas que chegam ao nosso Estado e vêm conhecer de perto nossas cultura e belezas naturais”, disse a Priscila Krause.

“É muito importante continuar e ampliar esse trabalho de divulgação do nosso estado no exterior. Ontem foi comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e os portugueses têm uma identificação com o Recife. É nossa rota internacional mais antiga. Tenho certeza que mais reverberação dos nossos atrativos turísticos por lá trará resultados ainda melhores para a nossa economia”, avaliou Daniel Leite, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

O encontro contou com a presença do CEO da TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, da Diretora de Comunicação Corporativa & Relações Externas, Rita Tamagnini, e do Diretor para as Américas, Carlos Antunes. Na pauta, estratégias para ampliar a presença do destino Pernambuco nas peças de divulgação em Portugal.

Para o mês de junho, a rota Lisboa-Recife contará com 52 pousos e 52 decolagens, totalizando 104 voos, entre os destinos. Portugal também representa a maior parte dos estrangeiros que entram no estado em voos internacionais diretos: em maio, foram 5.174 passageiros vindos de Lisboa, de acordo com dados da Polícia Federal compilados pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Setur/Empetur. Isso representa 26,61% das pessoas vindas do exterior para Pernambuco por via aérea.

Deputado Estadual Abimael Santos Realiza Série de Agendas em Serra Talhada


Na última semana, o deputado estadual Abimael Santos (PL) esteve em Serra Talhada, onde cumpriu uma série de compromissos importantes para a comunidade local. A agenda do parlamentar incluiu visitas a projetos de sustentabilidade e fiscalização de obras de infraestrutura, sempre com o objetivo de melhorar as condições de vida dos moradores da região.

*Visita ao Instituto Serra Grande*

Um dos pontos altos da visita de Abimael Santos foi a ida ao Instituto Serra Grande, uma organização que se destaca pelo trabalho de sustentabilidade e geração de renda na caatinga. No instituto, muitas pessoas da comunidade da zona rural têm encontrado maneiras inovadoras de conviver com o semiárido, desenvolvendo projetos que aliam conservação ambiental e desenvolvimento econômico.

Durante a visita, Abimael conheceu diversas iniciativas que têm ajudado a transformar a realidade local. “É inspirador ver o trabalho que está sendo realizado aqui. O Instituto Serra Grande é um exemplo de como é possível gerar renda e promover a sustentabilidade ao mesmo tempo. Precisamos apoiar e expandir iniciativas como essa em toda a região”, afirmou o deputado.

*Fiscalização de Obras da Compesa*

Ao lado do deputado Luciano Duque, Abimael Santos também fiscalizou uma instalação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Serra Talhada. A obra, que envolve uma nova tubulação destinada a melhorar o abastecimento de água na área, está concluída, mas a água ainda não chegou à população. Essa situação tem gerado grande preocupação entre os moradores, especialmente os proprietários rurais que enfrentam constantes problemas devido à seca.

*Cobrança por Melhorias no Abastecimento de Água*

Diante da situação, Abimael Santos não poupou críticas e cobrou melhorias imediatas no abastecimento de água. Em sua fala, ele destacou a importância de um fornecimento de água regular e eficiente para a sobrevivência e desenvolvimento das comunidades rurais. “A tubulação está pronta, mas a água não chegou. Isso é inadmissível. Estarei sempre reivindicando a Compesa para que forneça água aos proprietários rurais que sofrem com as secas constantemente. A água é um recurso essencial e a população não pode continuar sendo penalizada por problemas de gestão”, declarou o deputado.

A série de agendas de Abimael Santos em Serra Talhada demonstra seu compromisso com as causas que afetam diretamente a vida dos sertanejos. Seja incentivando projetos de sustentabilidade e geração de renda na caatinga, ou cobrando melhorias no abastecimento de água, o deputado tem se mostrado um defensor das necessidades e direitos das comunidades rurais.

Jogli assegura mais um ônibus escolar e Araçoiaba celebra a conquista


A cidade de Araçoiba experimentou um momento significativo durante o Seminário Colaboração em Foco: Juntos pela Educação, realizado no Centro de Convenções do SENAC em Caruaru. Em uma cerimônia que reforça o compromisso com a melhoria da educação, Araçoiba foi contemplada com um novo ônibus escolar para a rede municipal, aprimorando a mobilidade dos estudantes.

O evento também marcou a entrega de 183 chaves a prefeitos e prefeitas, representando um passo importante na transformação da educação nas regiões do Litoral e do Sertão. Essa iniciativa reflete o esforço contínuo para fortalecer a infraestrutura educacional e garantir melhores condições de transporte e ensino para os alunos dessas localidades.

“Muitas notícias boas para nossa cidade. Mais um ônibus escolar para transportar nossos alunos com segurança. Cuidar da educação é pensar no futuro e isto faz muito bem. Agradeço a governadora Raquel Lyra e ao Deputado Estadual Joaquim Lira por sempre nos atender e ter este olhar especial para nossa cidade”, comemorou o prefeito Jogli Uchôa.

Silvio Costa Filho e Raquel Lyra se reúnem para debater obras estratégicas em portos e aeroportos de Pernambuco


O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra se reuniram, nesta terça-feira (11), em Brasília, para debater obras estratégicas para Pernambuco, a exemplo das intervenções de dragagem e requalificação nos portos de Suape e do Recife; estratégicas para o estado 

Com recursos federais, estaduais e da iniciativa privada, o Porto de Suape vai receber quase R$ 2 bilhões em investimentos. Investimentos esses que o governo do presidente Lula tem priorizado tendo em vista a importância de Suape para Pernambuco e o Nordeste. 

Na pauta do encontro, também foram tratados investimentos no Porto do Recife. No último dia 31 de maio, o ministro anunciou os primeiros leilões para arrendamento, por dez anos, de três terminais do ancoradouro, marcado para a primeira quinzena de agosto. Os três leilões, que serão realizados na B3, em São Paulo, vão totalizar cerca de R$ 60 milhões. Os terminais são o REC08 (granel sólido vegetal), REC09 (carga geral e granel sólido - arroz) e o REC10 (carga geral e granel sólido - barrilha).

“O Nordeste é a locomotiva do Brasil e Pernambuco é um estado pujante naquela região. Recebi hoje a governadora Raquel Lyra para tratarmos desses investimentos que vão impulsionar a economia de Pernambuco, sobretudo, com geração de mais postos de trabalho. Agradeço à Raquel pela atuação conjunta que temos tido. Eu digo sempre que o emprego é o maior e melhor programa social do Brasil. E o governo do presidente Lula não tem medido esforços para levar obras e ações ao Nordeste e ao nosso estado”, pontuou Silvio Costa Filho, ao final do encontro. 

“Tivemos uma reunião proveitosa com atualização sobre andamento de projetos estruturadores para Pernambuco que estão sendo executados pelo Estado em parceria com o Governo Federal”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

AVIAÇÃO 

Aviação também fez parte da reunião entre o ministro e governadora de Pernambuco. Silvio e Raquel anunciaram, em março, investimentos no valor de R$ 140 milhões para ampliação do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru. Localizado no maior polo de desenvolvimento do Agreste, o aeródromo, quando requalificado, se tornará um equipamento competitivo dentro da malha do país, ofertando mais voos diários para as principais capitais, entre elas São Paulo e Brasília. Na ocasião, os gestores assinaram um termo de cooperação para viabilizar o início das obras. O projeto está sendo feito pelo Governo do Estado. 

Por fim, Silvio e Raquel também trataram de intervenções nos aeroportos de Serra Talhada, Garanhuns e Araripina.

No Mês do Meio Ambiente, Neoenergia intensifica ações do Vale Luz no Estado

 
 
Pernambuco, 12 de junho de 2024 - No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Neoenergia Pernambuco preparou um esquema especial para recolher o máximo possível de resíduos por meio do Projeto Vale Luz, na Região Metropolitana do Recife. Até o final de junho, a distribuidora vai visitar 25 comunidades com o atendimento itinerante. Além disso, vai recolher materiais recicláveis de 60 condomínios e atuará em 05 pontos fixos para receber os clientes interessados em trocar resíduos (ver lista completa abaixo) por descontos na conta de energia e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. As máquinas Retorna Machines estarão funcionando normalmente, mas com uma periodicidade menor para recolhimento dos materiais. A intenção é que todas as 09 máquinas trabalhem com a capacidade máxima todos os dias.
 
O Projeto Vale Luz faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel, e já distribuiu mais de R$ 1,4 milhão em desconto na fatura de energia. Isso só foi possível devido ao recolhimento de 3,3 mil toneladas de materiais, desde 2011. E o Vale Luz não para de crescer. Nos primeiros quatro meses de 2023, foram arrecadadas 264 toneladas de resíduos. Neste ano, já foram 355 toneladas, no mesmo período.
 
“O Vale Luz é um dos projetos de eficiência energética mais exitosos na Neoenergia Pernambuco. As pessoas estão entendendo que precisam preservar o meio ambiente de forma ativa, e ainda podem ganhar o benefício do desconto na conta. Além do meio ambiente, a iniciativa ainda contribui com o uso eficiente da energia e com a economia doméstica dos nossos clientes. Muitas famílias no Estado não pagam energia há vários meses devido aos descontos concedidos pelo projeto”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.
 
Todos os resíduos entregues pelos clientes ao Projeto Vale Luz são vendidos às indústrias. “Nós funcionamos como operador logístico. Recebemos os resíduos, vendemos e concedemos o valor da venda como desconto diretamente na conta do cliente”, explica Artur.
 
Além de garantir mais economia na conta, a ação estimula diretamente a descarbonização da economia e o uso racional dos recursos naturais, além de minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente em prol da economia de energia na ponta e da sustentabilidade.
 
Para participar, basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia.
 
MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ
 
- PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos e caixas.
 
- PLÁSTICOS: PET (embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas).
 
- METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.
 
- VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).
 
- ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente).
 
- ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.
 
- BATERIAS: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.
 
CONFIRA OS LOCAIS ITINERANTES DISPONÍVEIS ATÉ O FIM DESTE MÊS
 
12/06 (09h30 às 14h) – VILA POPULAR – Rua Estudante Alfredo Cantalice, Nº 244, Olinda, na Associação Vila Popular e Jardim Brasil I.
12, 19 e 26/06 (09h30 às 14h) – BOLA NA REDE – Av. Padre Mosca de Carvalho, s/n, ao lado do Mercadinho Preço Mínimo.
12, 19 e 26/06 (09h30 às 11h) – BOMBA DO HEMETÉRIO – Rua Bomba do Hemetério, s/n, próximo a Escola Mardônio.
12 e 26/06 (09h30 às 14h) – OURO PRETO – Rua Dracena, Nº 24, Olinda, próximo à Igreja Presbiteriana Ressurreição.
13/06 (09h30 às 14h) - UR 7 VÁRZEA – Rua Vale do Siriji, s/n, próximo à Paroquia São Francisco de Assis.
13, 20 e 27/06 (09h30 às 11h30) – ARITANA – IMBIRIBEIRA – Rua Sargento Silvino de Macedo, depois da fábrica de gesso.
13, 20 e 27/06 (09h30 às 11h30) – ILHA DE DEUS – Associação Remo, em frente à Praça da Ilha de Deus.
13, 20 e 27/06 (09h30 às 11h30) – CAMARAGIBE – Av. Doutor Belmino Correia, Nº 2340, em frente à Prefeitura de Camaragibe.
14, 22, 28/06 (09h30 às 14h) – PRAZERES – Rua Fernando Vieira Pinto, Nº 318, em Jaboatão dos Guararapes, próximo ao Residencial Aritana.
15/06 (09h30 às 14h) – PONTEZINHA – Rua da Praia, no Cabo de Santo Agostinho, na Quadra da Escola Prefeito Eronildes Soares.
15, 22, 29/06 (09h30 às 14h) – VERD FRUT BOA VIAGEM – Rua Ernesto de Paula Santos, Nº 835, no estacionamento da Quitanda VerdFrut.
17/06 (09h30 às 14h) – BREJO DE BEBERIBE – Rua Arapoema, Nº 35, Projeto Esperança, próximo a Fábrica da Kinitus.
17/06 (09h30 às 14h) – COQUEIRAL – Rua Alcântara, Nº 176, próximo a Igreja Batista de Coqueiral.
18/06 (09h30 às 14h) – CURADO II – Av. Dolores Duran, s/n, em Jaboatão dos Guararapes, na Praça Bíblia Curado.
19/06 (09h30 às 14h) – ALTO SANTA ISABEL – Rua Santa Izabel, Nº 487, em frente ao Conselho de Moradores.
20/06 (09h30 às 14h) – JARDIM TERESÓPOLIS – Rua Inaldo Bartolomeu de Carvalho, Nº 24, próximo à Igreja Batista de UR-7 Várzea.
21/06 (09h30 às 14h) – JARDIM MARANGUAPE – Rua Cento e Cinco, s/n, no Paulista, próximo ao Centro Comunitário de Jardim Maranguape.
25/06 (09h20 às 14h) – IBURA DE BAIXO – Rua Engenho Bulhões, s/n, em frente a nova praça.
25/06 (09h30 às 14h) – VILA TAMANDARÉ – Rua Dr. Gilardi Rodrigues dos Santos, Nº 44, em frente à Associação Comunitária da Vila Tamandaré.
26/06 (09h30 às 14h) – PARATIBE – Av. Lindolfo Color, Nº 70, no Paulista, no Sindikombi.
28/06 (09h30 às 14h) – SAN MARTIN – Rua Apulcro de Assunção, Nº 840, em frente à creche municipal Futuro do Amanhã.
28/06 (09h30 às 15h30) – TABAJARA – Av. Tabajara, s/n, Olinda, no antigo terminal de ônibus.         
 
CONFIRA OS LOCAIS FIXOS DO VALE LUZ:
 
Posto Arrecife: Av. Pres. Dutra, 451, Ibura, Recife (Segunda a Sábado).
Container Jaqueira: Praça Souto Filho, s/n - Jaqueira, Recife (Terça a Domingo).
Container Neoenergia Madalena: Rua Carlos Gomes, 50 - Madalena, Recife-PE. Ponto de Referência: Loja da Neoenergia (segunda a sexta).
Container Várzea: Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.
Hiper Cordeiro Limoeiro: 449, PE-050, 295, Limoeiro (segunda a sábado).
 
AUTOATENDIMENTO RETORNA MACHINE (APENAS LATAS E GARRAFAS DE ALUMÍNIO, PET, AÇO E TETRAPAK)
 
Retorna Machine: Ferreira Costa - Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Ferreira Costa - Av. Mal. Mascarenhas Morais 2967, Recife-PE. (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Casa Zero - Rua Bom Jesus, 227 - Centro, Recife- PE. (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Shopping Camará - R. Manoel Hónorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe – PE (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Shopping Boa Vista - Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife – PE (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem, Recife - PE (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Shopping Patteo Olinda - R. Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada, Olinda - PE – Piso L3 (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Shopping Rio Mar - Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE – Piso Térreo, próximo dos Correios (Horário de funcionamento local).
Retorna Machine: Empresarial Novo Mundo - PE-024, Rota dos Coqueiros, 4165 - Paiva, Cabo de Santo Agostinho – PE - (Horário de funcionamento local).
 
*DESCONTOS*
 
O projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco já concedeu cerca de R$ 135 mil em descontos nas contas de energia dos pernambucanos, apenas no trimestre de 2024. Esse valor recorde da concessionária foi obtido pelos mais de 1.920 clientes após realizarem a entrega de 253 toneladas de materiais recicláveis nos pontos de atendimento da ação de eficiência energética.

Ponto Cidadão realiza feira junina e homenageia o escritor Ariano Suassuna


No próximo dia 21, o Ponto Cidadão, projeto social que promove a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, realizará uma grande festa junina com várias atrações e que este ano tem como tema Um auto com Ariano Suassuna. O evento acontece na sede do Ponto Cidadão, no centro de Igarassu, e será aberto ao público, a partir das 16h, com entrada gratuita. 

Com mais de 80 jovens envolvidos na produção e organização, a feira junina contará com apresentação teatral, teatro de bonecos, dança, literatura cordel, embolada, dublagens, recadinhos do coração, quadrilha, jogos e brincadeiras e muito mais. Ainda haverá a venda de comidas juninas cuja renda será revertida para ajudar na formatura do final do ano da turma de concluintes dos cursos oferecidos pela instituição. 

Instituição - O Ponto Cidadão é uma organização que funciona desde 2004, oferecendo cursos voltados para as áreas administrativo, financeira e comportamental para jovens de 16 a 24 anos. Até o momento, já foram formados pelo projeto quase dois mil jovens. “Atualmente estamos com 130 jovens em formação e é sempre uma alegria saber da nossa contribuição em prepará-los para o mercado de trabalho”, comemora a coordenadora Roberta Cavalcante. 

O projeto é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e é mantido por uma rede de 12 empresas voluntárias e gerenciado com o apoio da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.
Feira Junina Um Auto com Ariano Suassuna 
Onde: sede do Ponto Cidadão, R. Joaquim Nabuco, 46 - Centro, Igarassu
Quando: 21/06, a partir das 16h
Gratuito e aberto ao público

Waldemar assume liderança do maior bloco partidário da Câmara Federal


O deputado pernambucano pelo Avante, Waldemar Oliveira foi escolhido para liderar o “Blocão”, a maior junção de partidos e federações da Câmara integrado pelos partidos: UNIÃO, PP, Federação PSDB CIDADANIA, PDT,AVANTE,SOLIDARIEDADE, PRD.

Os blocos partidários reúnem as bancadas de partidos e federações apenas no âmbito da Câmara dos Deputados. Criados no início da legislatura, esses blocos parlamentares tem papel fundamental na distribuição das vagas nas comissões permanentes e na ordem de escolha dos cargos na Mesa Diretora e na presidência das comissões.

Essas vagas são distribuídas de acordo com a proporcionalidade partidária, em que os maiores partidos ou blocos tem a prioridade na escolha dos cargos que pretende ocupar e a maioria das vagas nas comissões permanentes. Como é o caso do Blocão liderado pelo deputado pernambucano que é composto por 160 deputados, se tornando o maior bloco de partidos da Câmara Federal.

Câncer de Intestino: vacina traz novas esperanças para pacientes com doença avançada


Um estudo desenvolvido no Reino Unido recém-divulgado traz boas perspectivas para pacientes diagnosticados com câncer de intestino, um dos mais prevalentes em todo o mundo. Um novo ensaio clínico utilizando a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma usada nas vacinas contra a Covid-19, se mostrou eficaz na geração de tratamentos que podem revolucionar o controle da doença.

O estudo avaliou a resposta à nova alternativa terapêutica aplicada a um professor universitário de 55 anos, Elliot Phebve. Diagnosticado com câncer colorretal agressivo (que afeta a porção final do intestino) em 2023, o pai de quatro filhos passou por cirurgia e quimioterapia antes de se tornar o primeiro paciente a receber um imunizante personalizado experimental para evitar a recidiva do tumor. 

A vacina, desenvolvida pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech SE, foi criada para analisar o tumor específico de cada paciente, sendo capaz de identificar mutações. Com essas informações, uma medicação personalizada é desenvolvida para estimular o sistema imunológico do paciente a reconhecer e destruir células cancerígenas remanescentes após a cirurgia.

A diretora executiva do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), Amanda Pritchard, destacou a importância do projeto, descrevendo-o como um dos maiores do mundo. "Estamos buscando maneiras melhores e mais eficazes de combater o câncer. Graças aos avanços no cuidado e tratamento, a sobrevivência ao câncer está em alta recorde neste país, mas esses testes de vacinas poderiam um dia nos oferecer uma maneira de imunizar as pessoas contra seu próprio câncer para ajudar a salvar mais vidas," afirmou.

Segundo Alexandre Jácome, líder nacional da especialidade tumores gastrointestinais da Oncoclínicas, a introdução das vacinas personalizadas representa um avanço significativo no combate à doença. “Esse tipo de medicação criada de forma individualizada para cada indivíduo tem por objetivo criar uma ‘memória’ imunológica que pode prevenir o retorno do câncer após a cirurgia ou quimioterapia. Estamos falando de tratamentos que são menos invasivos e potencialmente mais eficazes, o que pode transformar a jornada de muitos pacientes”, diz 

O oncologista explica que essas vacinas ainda não estão disponíveis fora dos ensaios clínicos, pois dependem de novas etapas de avaliação e também da aprovação dos órgãos reguladores. No entanto, ele ressalta que a perspectiva de usar a própria resposta imunológica do paciente para combater o câncer traz uma nova esperança para o futuro dos tratamentos oncológicos.

“Há inúmeras estratégias em desenvolvimento no mundo envolvendo vacinas contra vários tipos de câncer, tanto em doenças localizadas como em doenças avançadas, que têm por objetivo estimular o sistema imunológico a reagir contra proteínas que estão presentes em células cancerígenas e, consequentemente, eliminá-las. São estratégias extremamente promissoras, mas é fundamental destacar que são experimentais, sendo necessários mais dados e estudos antes de aplicarmos em nossa prática clínica”, frisa Jácome.

A partir desse resultado positivo, a intenção dos pesquisadores é, a partir do envolvimento de mais de 30 hospitais, recrutar até 10 mil pacientes para receber essa modalidade de imunoterapia contra diversos tipos de câncer além do de intestino, como de pâncreas e pulmão. De acordo com o NHS, o acesso a ensaios clínicos poderia fornecer uma outra opção para pacientes e suas famílias por meio da ampliação de oportunidades de participação nesses estudos científicos, sinalizando um promissor para novas chances de cura e uma melhor qualidade de vida para muitos pacientes.

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer. 

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. 

A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém-lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.

História e Resistência: Mundurucu chega às prateleiras da Livraria do Jardim nesta quinta-feira


Uma noite de celebração à cultura e à literatura está marcada para acontecer na Livraria do Jardim nesta quinta-feira, 13 de junho. No dia, o local receberá o lançamento do livro "Mundurucu na Confederação do Equador", uma história em quadrinhos escrita por Paulo Santos que promete mergulhar os leitores em uma fascinante jornada pela vida e legado do herói afro-brasileiro Emiliano Felipe Benício, o Mundurucu.

O livro conta a história de Emiliano, um ativista negro e revolucionário pernambucano que desempenhou um papel crucial na Confederação do Equador em 1824, além de lutar incansavelmente contra a escravidão no Brasil. Sua influência transcendeu fronteiras, sendo pioneiro na resistência à segregação racial nos Estados Unidos durante o século XIX, abrindo caminho para outros ativistas afro-americanos.

Mundurucu também é reconhecido por ter instaurado o processo judicial mais antigo em defesa dos direitos dos negros nos EUA, movido em 1833 após ser vítima de discriminação racial em um navio. No Brasil, ele liderou o Regimento Montabrechas, composto por homens pardos, e foi um abolicionista radical que buscou replicar no país os feitos revolucionários do Haiti.

Com 158 páginas repletas de humor, ação e poesia, "Mundurucu na Confederação do Equador" retrata essa trajetória fascinante deste herói afro-brasileiro, oferecendo uma visão realista e envolvente de sua vida e legado. Além disso, a obra conta com recurso de audiodescrição, layout concebido pelo ilustrador, caricaturista e quadrinista Eloísio Libório Melo, e a arte-final executada por Luciano Félix.

Concebido há cerca de 20 anos atrás pelo jornalista e escritor Paulo Santos, sua publicação pela Cepe Editora coincide com o bicentenário da Confederação do Equador, reforçando a relevância histórica desta obra. "Publicar 'Mundurucu na Confederação do Equador' é a realização de um sonho de décadas, esta é, definitivamente, uma oportunidade única de ressaltar a importância de sua história e de sua luta pela justiça e igualdade”, revela o autor.

*Serviço*

Evento: Lançamento de “Mundurucu na Confederação do Equador”
Quando: 13/06 (quinta-feira)
Hora: das 19h às 21h
Onde: Livraria do Jardim, Avenida Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife
Entrada: gratuita
Preço: R$ 70 (impresso) e R$ 35 (e-book)

Projeto cultural “Ciclo do Cordel” formará cordelistas em escolas públicas do Sertão do Pajeú


Tem formação gratuita na área de cultura popular chegando em Tabira e São José do Egito, no Sertão de Pernambuco: o projeto “Ciclo do Cordel”, coordenado pelo grupo “Clube do Cordel”, invadirá as escolas Municipal Adeildo Santana Fernandes (Tabira) e Municipal Helena Maria De Siqueira Brito (São José do Egito) com muita poesia popular e cordel. As formações ocorrem simultaneamente de 17/6 a 21/6, com sarau online dia 22/6 às 16H.

Os alunos das escolas receberão formação teórica e prática sobre a origem da Literatura de Cordel, suas especificidades técnicas de criação (métrica, rima e oração), escrita criativa, seus meios de circulação, entre outros dados técnicos da manifestação popular. A formação terá um total de 40h/ aula por oficina

Serão oficineiros os integrantes do Clube do Cordel: Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e Nilson Gonçalves, grupo que há anos vem fortalecendo a cena do Cordel em eventos e projetos. A proponência do projeto é de Francisca Araújo e Luna Vitrolira é a idealizadora deste Ciclo do Cordel para o Funcultura; enquanto Taciana Enes assina a produção executiva. A ação tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura.

Durante a formação, os alunos ainda serão apresentados aos principais cordelistas do repertório popular, além de destaque para a produção literária feminina. O curso também oferece a criação (diagramação) e impressão de folhetos de cordel. Como culminância, um sarau que será apresentado pelos poetas integrantes do coletivo Clube do Cordel, fomentando a oralidade e a escrita na poesia popular. 

FOMENTO AO CORDEL - “Ciclo do Cordel” é uma articulação estratégica que visa promover e propagar a escrita literária por meio da produção de textos de cordel, ressaltando os aspectos estéticos proporcionados pela métrica poética para a promoção e valorização da cultura popular, considerando sua relação com a identidade cultural dos sujeitos aprendentes, público a quem será destinada a proposta de intervenção deste projeto. O ciclo de oficinas foi idealizado por Luna Vitrolira com foco no Funcultura, e fará formações em diversas cidades do Pajeú Pernambucano.

Já o “Clube do Cordel” é uma ação estilo “Clube de Assinaturas”, que organiza editais e promove a impressão de diversos tipos de Cordel de artistas independentes - mais de 30 novos projetos foram lançados, além de uma dezena de alunos de diversas faixas etárias e tipo de formação foram qualificados no universo do Cordel, sem contar a organização de vários eventos e saraus. A união de Luna Vitrolira com o “Clube do Cordel” proporcionará o impulsionamento da formação de ainda mais cordelistas pelo interior de Pernambuco.

É possível acompanhar mais detalhes do projeto em instagram.com/clube.do.cordel, enquanto a culminância das formações pode ser assistida através do link youtube.com/@clubedocordel8022 .

Arraiá Chic agita o Pré-São João do Recife


O Arraiá Chic vai agitar o pré-São João do Recife com as presenças de Amanda Lima (Ex-Noda de Caju), Alessandra Vieira (Ex-Gabriel Diniz), Simara Pires (Ex-Limão com Mel - na foto), Tarcy Pontes (Ex-Mel com Terra), Cydia Lima (Ex-Brucelose), Day Araújo (Ex-Bichinha Arrumada), Gaby Lapenda (Ex-Voadores do Forró), Myllena Dantas, Xamegões do Forró e Elly Carper. O show acontece nesta sexta-feira, 14 de junho, no Forró Chic, localizado na Rua Coronel Alfredo Duarte, 203 – Afogados, a partir das 21h. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 30 (pista ou mesa), R$ 500 (gazebo para 10 pessoas). 

O Forró Chic tem capacidade para 500 pessoas, contando com 6 gazebos, climatizado e com seguranças e bombeiros civis. Além disso, tem os melhores drinks da cidade e cardápio gastronômico de primeira.

*Serviço:*
Arraiá Chic
Local: Forró Chic
Endereço: Rua Coronel Alfredo Duarte, 203 – Afogados, em Recife-PE
Data/Hora: Sexta-feira, 14 de junho, a partir das 21h
Atrações: Simara Pires, Cydia Lima, Amanda Lima, Alessandra Vieira, Day Araújo, Myllena Dantas, Gaby Lapenda, Xamegões do Forró, Elly Carper e Tarcy Pontes
Ingressos: Pista (R$30,00), Mesa (R$30,00), Gazebo com 10 pessoas (R$500,00). Link de compra: https://outgo.com.br/arraia-chic

*Mais informações:*
Entre em contato pelo número (81) 98706-3530 ou via instagram @forrochic

Correios de Pernambuco lançará selo em comemoração aos 40 anos da Fundação Terra


A presidente da Fundação Terra, Ana Flávia Bretas de Vasconcellos esteve em reunião de trabalho com o superintendente dos Correios de Pernambuco, Ricardo José dos Santos e equipe de gestores da área de negócios dos Correios, no Recife, para alinhar os preparativos de lançamento do selo comemorativo em homenagem aos 40 anos de serviços prestados à população mais vulnerável em nosso Estado pela Fundação Terra . 

Local, hora e formato da solenidade já começam a ser desenhadas para a comemoração em setembro. “Será com certeza um exemplo de celebração. Agradecemos, desde já aos Correios, por marcar com esse gesto significativo a importante data para a Fundação Terra”, destacou Ana Flávia Bretas, lembrando que a
iniciativa é mais uma inserida no calendário festivo que o aniversário da instituição contará neste 2024. 

A Fundação Terra apresentará, em breve, a agenda festiva e todas as ações a serem realizadas ao longo do ano. Haverão novos projetos e um balanço da instituição através dos seus números que retratam e nos dão dimensão dos feitos, sejam na área de saúde,
da educação e social.

O selo a ser lançado pelos Correios agora, comemora na verdade os acertos dos serviços prestados em Pernambuco (Recife e Arcoverde), na região metropolitana de Fortaleza (CE) e em Campina Grande (PB), e foi desenvolvido por Bob Santos, diretor da SG Propag, a mais antiga agência em atividade do estado do Ceará, com mais de 49 anos no mercado, e parceira fiel da Fundação Terra.

O Superintendente dos Correios, Ricardo José dos Santos lembrou no encontro de trabalho que Pernambuco conta com 223 agências espalhas em várias localidades e que todas seguem a mesma filosofia para fortalecer essa
parceria com a Fundação Terra que dura 15 anos. Ele agradece essa junção de propósitos.

A assinatura em forma de selo, se multiplicará com a sua aplicação, explorando a bela história da Fundação, de forma objetiva, resultando na modernização da marca que chega aos 40 anos, madura e fortalecida pelos próprios serviços à população mais vulnerável. 

Destaque para a Cruz de Celta no seu centro, presente na sua comunicação, exaltando referências aos propósitos defendidos através das três cláusulas pétreas da entidade: transparência, eficiência e colegialidade. Até setembro, a Fundação Terra apresentará criação do seu formato final.

Vereadora Aline participa como palestrante de encontro do RenovaBR


Realizado no último sábado, dia 8 de junho, o Encontro Regional das Eleições 2024 do RenovaBR deu as boas-vindas aos 504 alunos e alunas nordestinos que fazem parte da escola de formação política. Convidada, a vereadora Aline Nascimento, ex-aluna Renova, participou como palestrante.

O encontro tinha como tema “Eleições na prática ao vivo: cidades e sociedade” e, nele, parlamentar contou um pouco da sua história com o RenovaBR e como a escola a ajudou no processo da candidatura e durante o seu mandato. “Foi uma experiência muito rica. Debatemos sobre mudanças de partido, dificuldades de ser mulher, desafios de ser mandatária, sobre o misto de emoções que é estar numa campanha e o quanto o Renova influenciou, lá atrás, a minha decisão de ser candidata, me dando suporte e me fortalecendo”, contou Aline.

Para a eleição deste ano, a seleção para entrar para o time do RenovaBR contou com 36 mil pessoas. Aline é aluna da turma de 2020 e, desde então, participa de eventos e cursos de formação promovidos pela escola.

*Sobre o RenovaBR* - É uma escola de formação de novas lideranças políticas. Em atuação desde 2018, possui mais de 2 mil alunos formados de todos os estados brasileiros e de 30 diferentes partidos. Dentre esses, 170 ex-alunos eleitos para o Congresso Nacional, Assembleias Legislativas, Prefeituras e Câmaras Municipais, além de tantos outros presentes nas diferentes esferas da gestão pública brasileira.

Dia da Manicure é celebrado em 14 de junho


Em 14 de junho, celebra-se o Dia da Manicure no Brasil. Homenageando os profissionais que cuidam tão bem das unhas, a data é um momento de comemorar e valorizar o trabalho daqueles que esmaltam, higienizam, cortam, removem cutículas e deixam as mãos mais belas. Lembrando que o cuidado, limpeza e manutenção das unhas é essencial para a saúde, a ocasião também é importante para lembrar as responsabilidades que a profissão exige, além das técnicas e opções simples disponíveis para deixar as unhas crescerem fortes e saudáveis.

Para quem oferece serviços como manicure e pedicure, os cuidados com alicates, espátulas e tesouras devem ser constantes, tanto para proteger o cliente quanto os profissionais envolvidos. De acordo com a gerente do Stylebar Boa Viagem, Juliana Heines, todo o material deve ser esterilizado e de uso individual para maior segurança de todos. “Não é seguro compartilhar ferramentas em salões de beleza", reforça. “Essa atitude previne a contaminação por infecções e doenças como hepatites, micoses, fungos e até HIV”, alerta.

Para manter a unha com crescimento saudável e fortalecida, Heines dá algumas dicas. “Compostas principalmente de queratina e proteína morta, as unhas devem estar sempre hidratadas, seja com o uso de cremes, ou óleos compostos com ingredientes naturais como jojoba e amêndoas”, afirma. “Além disso, é importante manter o equilíbrio saudável entre aplicações de esmaltes e respeitar o período – em média de sete a oito dias - para que o esmalte não fique por muito tempo na unha causando amarelamento e deixando manchas esbranquiçadas. Essa rotina vai ajudar a prevenir a desidratação das unhas, além de reduzir os riscos de infecção fúngica”, aconselha.

Evitar exposição excessiva a água e produtos químicos, além de manter uma dieta equilibrada também estão entre as recomendações da profissional. “Para manter as unhas bonitas e saudáveis devem ser usados produtos de qualidade como removedores de esmalte e, não acetona, que enfraquece a unha. Preservar um período de descanso entre uma aplicação de esmalte e outra, pode evitar acúmulo de produtos químicos e permite que as unhas se recuperem, caso estejam frágeis”, conclui Juliana Heines.

SERVIÇO:
STYLEBAR BOA VIAGEM
Endereço: Rua Antônio Falcão, 551 – Boa Viagem
Funcionamento: De segunda a sábado das 8h às 20h; Domingos e feriados das 9h30 às 17h.
Contato para agendamento: 81 99302.7875 (WhatsApp)
Instagram: @stylebar_boaviagem

Monólogo "Esquecidos por Deus" estreia no Recife


Um trabalho que tem surpreendido por onde tem passado o monólogo "Esquecidos por Deus” é baseado na obra "O Livro das Personagens Esquecidas", do jornalista, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras, Cícero Belmar, com Encenação e Dramaturgia de José Manoel Sobrinho e atuação visceral de Murilo Freire.

O espetáculo trata de questões fundamentais dos tempos contemporâneos, como memória, identidade, patrimônio, tradição; apagamentos, esquecimentos, cancelamentos... e a relação disso tudo com crenças e valores. Uma atuação de tirar o fôlego. Uma encenação contemporânea que preza pela proximidade com a plateia e permite inúmeras narrativas, numa diversidade de interpretações possíveis pelo público.

Um bandido que se crê Deus. Lembranças de infância. Da irmã, do pai, da mãe… Um capanga grotesco arranca risos. Um casal é feito refém. “Será que fomos esquecidos por Deus?” Mas… “De que Deus você está falando?”

No gênero drama, o solo estará em Recife pela primeira vez no palco do Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, nos dias 14, 15 e 16 de junho, sexta e sábado às 19h30, e domingo às 17h. A peça com duração 60 minutos tem classificação indicativa para maiores de 16 anos. Os ingressos estão à venda através do Sympla ou 1h antes da apresentação na bilheteria do Teatro Marco Camarotti nos valores de R$ 30,00(inteira) e R$ 15,00(meia) + taxa de serviço do Sympla.

FICHA TÉCNICA
Esquecidos por Deus
Texto - Cícero Belmar @cicerobelmar
Encenação e Dramaturgia - José Manoel Sobrinho @josemanoelsobrinhooficial
Atuação - Murilo Freire @lilofreire
Criação de plano de luz - Beto Trindade
Assistente de iluminação - José Manoel Sobrinho
 Direção de Arte, Mídias Sociais e Operação de Som - Gabi Nunnes @mar.de.gabi
 Direção Musical, Composição de Trilha sonora, Guitarra e Baixo - Fellipe Barnabé (@fellipebarnabe)
 Engenharia de Som e Bateria - Sam Silva @samsilva
 Técnico de Gravação - Raphael Urbano @duwend
 Confecção de Cenário e Adereços - Melé de Acaú @marcenaria_do_mele
 Confecção de figurino e Coroa de Flores - Ivone Nunes @ivonearteinfantil
 Consultoria de Corpo - Breno Liberato @breno.liber.ato
 Fotografia - Tayná Nunes e Sergio Ricardo @lampejofotografia @prod_vortex
 Produção Executiva e Assessoria de Imprensa - Sheilla Martins @sheillamartins.com.br
 Produção Geral - Murilo Freire e Gabi Nunnes @lilofreire / @mar.de.gabi
SERVIÇO
Espetáculo “Esquecidos por Deus”
Datas e horários: nos dias 14, 15 e 16 de junho, sexta e sábado às 19h30, e domingo às 17h
Local: Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro
Endereço: R. Treze de Maio, 455 - Santo Amaro, Recife - PE
Telefone: (81) 3216-1728
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Ingressos à venda: https://www.sympla.com.br/evento/esquecidos-por-deus-em-recife/2492767?referrer=www.google.com
 Valor: R$ 30,00 (inteira)
           R$ 15,00 (meia)

USF Santo Antônio é requalificada, em Igarassu


Mais de quatro mil moradores do bairro Agamenon Magalhães são beneficiados após a inauguração da unidade de saúde do Santo Antônio, *nesta segunda-feira (10).*

Com a reforma, o posto *ganhou* mais um consultório de atendimento médico e de enfermagem, com a novidade agora , dos serviços de odontologia. 

Também, conta uma nova farmácia e uma sala de vacinação, equipada com câmara fria, garantindo melhores condições para a *conservação dos imunizantes*.

Foto: Ivonildo Pedro
Imprensa Igarassu PE 

Aviso de pauta: Conselho Deliberativo da Sudene se reúne amanhã (13) para apreciar alterações no FNE e nos incentivos fiscais


Recife (PE) – A 33ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene acontece amanhã, (13), às 9h, tendo como foco central alterações no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. Um dos itens da pauta, defendido pela maioria dos governadores da área de atuação da Autarquia, trata sobre uma maior participação dos estados na definição de projetos de infraestrutura financiados pelo FNE. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, “esse é um pleito dos estados, que tentam acessar de uma forma mais estratégica o financiamento do FNE voltado para infraestrutura. Acho que é muito importante isso, porque de forma muito clara, a gente tem um desafio no Nordeste, que é a melhoria da infraestrutura”.


Estará em pauta também a possibilidade de participação da construção civil no Fundo Constitucional. Entre as propostas a serem avaliadas está a supressão da vedação ao financiamento de atividades voltadas a retrofit com fins residenciais, inclusive coliving, em centros históricos e urbanos que estejam vinculados a projetos de interesse público. Ainda sobre o FNE, os conselheiros irão avaliar mudanças no FNE Verde e nos programas de financiamento de microcrédito produtivo orientado urbano e rural (PNMPO). Outro item que compõe a pauta é a proposta de consolidação do Regulamento dos Incentivos Fiscais administrados pela Sudene. 

*Serviço:*

*33ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene*
13/06/2024
9h
Formatos online e presencial
Os jornalistas podem optar por umas das formas abaixo para acompanhar o encontro:
Online: www.youtube.com/sudenebr
Presencial: Sede da Sudene, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1967, Boa Viagem - Recife-PE

Garanhuns amplia serviços do TFD com oferta de mais um ônibus


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, viabilizou mais um ônibus para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O setor dispõe agora de três ônibus que realizam, diariamente, o trajeto de pacientes de Garanhuns para 14 hospitais do Recife, com mais conforto e comodidade.

A chegada de mais um ônibus para o TFD amplia os horários de partida da capital pernambucana de volta para o município: os veículos saem de Garanhuns à 0h e retornam da capital às 11h, 13h e 16h. Os trajetos contam com um técnico de enfermagem, que presta apoio e cuidado aos pacientes.

A Secretária de Saúde, Catarina Tenório, comenta os avanços do TFD: "Com a ampliação de mais um veículo, o TFD passa a transportar 120 passageiros todos os dias para o Recife. O Tratamento Fora de Domicílio sempre foi um dos principais compromissos da gestão, tanto é que, nossa primeira entrega, em 2021, foi a Casa de Apoio na capital, reivindicação antiga dos pacientes”.

Cristiane Santana é usuária do serviço há 4 anos e fala sobre sua evolução. “De 2020 até aqui, o TFD melhorou muito. Faço tratamento em Recife e só tenho a agradecer pelo acolhimento da equipe e também da Casa de Apoio. Com os três ônibus, se eu não conseguir vir no primeiro, venho no segundo ou no terceiro e, com certeza, isso vai facilitar muito”, diz.

Além do TFD, que oferece transporte gratuito para os pacientes até o Recife, Garanhuns também conta com uma Casa de Apoio na capital. O local oferece 16 leitos e 2 berços para acomodar pacientes que necessitem de estadia para atendimentos de saúde. Ambos os serviços podem ser acessados por meio do Serviço Social da Secretaria de Saúde, localizado na Rua Cleto Campelo, 135 - Heliópolis, com horário de funcionamento das 7h às 16h.

Imprensa Garanhuns 
Fotos: Hilton Marques

Kelvis Duran na Sexta Dançante do Clube das Pás


O Clube das Pás, localizado no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, divulgou sua agenda de shows para o final de semana e traz para a Edição da Sexta Dançante o cantor Kelvis Duran – O Príncipe do Brega. O artista traz em seu repertório canções que marcaram os casais apaixonados como "Contigo na cabeça", "Perdoa-me", "À deriva" e “Estando com Ela, Pensando Em Ti” farão a alegria do público a partir das 19h. Os ingressos custam R$ 25,00 (Meia entrada para todos até às 00h).

Completam o line-up o casal Cris e André Beah e a tradicional Orquestra das Pás, com seus melhores clássicos e interpretações musicais.

Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do clube localizado na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Para maiores informações pelo telefone (81) 3223-2390

*Serviço*

*Clube das Pás traz Kelvis Duran para animar a Sexta Dançante*
Atrações: Kelvis Duran, Cris e André Beah e Orquestra das Pás.
Quando: Sexta, 14 de junho de 2024.
Onde: Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263, Campo Grande, Recife.
Horário: 19h.
Ingressos: R$ 25
Informações: (81) 3223-2390

Deepfake: entenda o que é e como se proteger


Nos últimos meses têm viralizado nas redes sociais o Deepfake, tecnologia que usa inteligência artificial para, através do mapeamento dos pixels de uma imagem, realizar a troca de seus componentes. Assim, é possível mudar o rosto de uma pessoa em uma cena, ou até incluir a cabeça em um corpo de outro indivíduo, o que leva a manipulação da imagem através do uso de uma IA. O primeiro caso foi registrado em 2017, em detrimento a publicação de uma série de vídeos de conteúdo pornográfico. O pseudônimo deste usuário era DeepFake.

Por meio de diversos aplicativos, influenciadores recorrem ao Deepfake, o qual permite o recurso de alteração de imagem, para entreter e alcançar diversas curtidas, realizando cenas com brincadeiras, incluindo músicas e temas engraçados. Na maioria das vezes, essas brincadeiras digitais envolvem pessoas conhecidas no mundo da TV. Em outros casos, essa tecnologia é usada para criar Fake News no mundo digital, onde é possível colocar a imagem de um apresentador de jornal comentando um acontecimento que não ocorreu, o que pode acarretar diversas complicações, inclusive em sanções no âmbito penal.

Assim como no mundo real, o da tecnologia também não sai livre de pessoas maldosas, algo que é usado para o bom pode ser usado para o mal. “O deepfake pode ser usado com fins maliciosos para roubar dados de usuários, para denegrir a imagem de pessoas, para disseminar notícias falsas que envolvem desde interesses políticos até o furto de dinheiro por meio da engenharia social”, destaca o docente das Escolas de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Sidney Cunha. Em um recente caso de Deepfake, um funcionário do setor financeiro de uma multinacional foi ludibriado e induzido a pagar US$ 25 milhões para os golpistas. Os fraudadores utilizaram a tecnologia da IA para se passar pelo diretor da empresa, em uma chamada de vídeo. O caso ocorreu em Hong Kong.

O professor explica o que as pessoas devem fazer para não cair em golpes, por meio da Deepfake. “Verifique a imagem de forma detalhada observando os detalhes e verificando se existe um nexo entre os itens que a compõem. Normalmente, as imagens modificadas possuem pequenos vestígios, como pequenas áreas desfocadas, cores que não são compatíveis entre elas. Se for vídeo, vale a pena rever várias vezes para conseguir perceber os pequenos detalhes que compõem seus componentes. Nos vídeos, fica mais fácil observar a alteração de foco quando do movimento dos frames”, conclui.

Apesar de serem mais frequentes em vídeos, os Deepfakes podem acontecer em sons, na manipulação de áudio, texto, que imitam o tipo de escrita de uma determinada pessoa, e em tempo real, por meio de transmissões ao vivo.

É O Tchan estreia no “tapete vermelho” da Música Brasileira


O grupo É O Tchan, conhecido por sua trajetória musical de sucesso, está super orgulhoso por sua primeira indicação ao prestigiado Prêmio da Música Brasileira, marcando um momento significativo, em 30 anos de história do É O Tchan. Com hits contagiantes e coreografias marcantes, a participação do grupo neste evento é aguardada com entusiasmo pelos cantores Beto Jamaica e Compadre, ícones do grupo.

“Pra gente é gratificante ser indicado ao Prêmio da Música, depois de 30 anos, o Tchan nessa batalha, fomos indicado agora, pela primeira vez.
Isso pra gente é bom, depois de 30 anos ser reconhecido… E vamos lá, seja o que Deus quiser.
Se ganhar ganhou, se não ganhar, ganhamos também só pela indicação”, vibrou Compadre Whashigton. 

A indicação na categoria Canção Popular (Grupo) reconhece o legado do É O Tchan no cenário musical nacional, conquistando o público ao longo de três décadas de canções animadas e envolventes. Sua presença na premiação promete ser emocionante para os fãs, celebrando a relevância e a influência do grupo.

Com um repertório repleto de sucessos que atravessaram gerações, o É O Tchan continua a cativar novos fãs e manter sua base de admiradores fiéis. O carisma e talento dos integrantes são fundamentais para o sucesso duradouro do grupo, sendo a indicação ao prêmio um merecido reconhecimento de seu trabalho árduo de dedicação de quem foi muito criticado no início: “Eu estou radiante, pois aqui é o comeco de uma realização pessoal e profissional. Foi uma surpresa essa indicação, pois no inicio, nós fomos apedrejados, tivemos nossa música discriminada, pois as pessoas achavam que nosso som era descartável; e hoje, 30 anos depois estamos com nossa música, rompendo barreiras, quebrando paradigmas e sendo indicado a uma premiação deste quilate.”, concluiu Beto Jamaica.

Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, estende horário de funcionamento nesta quarta e quinta e tem programação especial


O Mercado do Rio Vermelho, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), preparou uma programação especial, nesta quarta (12) e quinta-feira (13), para celebrar o Dia dos Namorados e o Dia de Santo Antônio. A Vila Juninha, que vem ocorrendo desde o dia 1º, aos finais de semana, vai estender o horário de funcionamento do equipamento até às 20 horas. Forró, quadrilha junina, programação infantil e para os namorados animam os dois dias.

Nos dias 12 e 13, o parque infantil começa a funcionar ao meio-dia e vai até às 18 horas, já a quadrilha Forró Mandacarú fará apresentação das 15h30 às 16 horas. Na quarta, logo após a quadrilha, quem assume a apresentação é a Sambaiana, já na quinta é Paula Sanfer. A partir das 17 horas, nos dois dias, a animação fica por conta da DJ Preta.

*Programação Junina nos finais de semana*

A programação da Vila Junina irá até o dia 23 de junho, a partir das 11 horas, das sextas aos domingos. Além de atrações musicais, oficinas de forró, trio nordestino itinerante e apresentações de quadrilha, a vila traz curso de artesanato e um espaço kids, com jogos, brincadeiras e parque infantil. O público ainda terá mais dois finais de semana pela frente. Pegue o caminho do Rio Vermelho e não deixe de aproveitar o melhor São João da capital.

Aposta Ganha se une a Netflix e se torna a primeira empresa do segmento de jogos a investir na gigante do streaming


Em um acordo inédito para o segmento de apostas esportivas, a Aposta Ganha é a primeira marca do mercado de bets a veicular, de forma exclusiva, campanha publicitária para usuários da maior plataforma de streaming do mundo. 
O CMO da empresa, Roberto Cezar, explica que o crescente consumo de conteúdo via streaming fez a companhia se voltar para essa estratégia junto à Netflix, que tem audiência diversificada e engajada. “Essa abordagem não só reforça a presença da marca no mercado, mas também a posiciona de forma inovadora e relevante no contexto atual de consumo de mídia", diz Cezar. 
A campanha é estrelada por Rafa Marques, ex-jogador e ídolo do Barcelona e da seleção mexicana de futebol. O comercial, de 30”, mostra a emoção e adrenalina do esporte mais popular e querido no Brasil e no Mundo. O filme já está em veiculação e pode ser visto por usuários do plano básico da plataforma de streaming, que também é líder no índice de market share das plataformas de streaming no Brasil, de acordo com a JustWatch, que mostrou a companhia com 27% de mercado, mais de 66 milhões de usuários, dados do quarto trimestre de 2023. 

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=p50ghtFiTYM

Sobre a Aposta Ganha:

A Aposta Ganha é uma empresa brasileira com mais de 11 anos de atuação no mercado de entretenimento online. Em sua plataforma, uma das mais acessadas no Brasil, os clientes contam com diversas modalidades esportivas e milhares de opções de jogos por dia. Defensora de princípios relacionados ao jogo seguro e responsável, o cadastro na plataforma só pode ser realizado por pessoas que tenham capacidade legal de contratar e negociar no site, ou seja, maiores de 18 anos.

Maria Arraes apresenta projeto de lei para redução da morbimortalidade materna


Em 2023, o Brasil registrou 57 mortes por 100 mil nascidos vivos, quase o dobro da meta de 30 mortes por 100 mil nascidos vivos estabelecida pelas Nações Unidas. No Norte e no Nordeste do País, a situação é ainda mais preocupante, com a razão de 82/100 mil e 67/100 mil, respectivamente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 90% desses óbitos ocorrem por causas evitáveis. Diante dos dados alarmantes, a deputada federal Maria Arraes apresentou um projeto de lei inovador com o objetivo de reduzir a alta taxa de morbimortalidade materna no Brasil. O programa, denominado Medidas de Apoio Matricial para Redução da Morbimortalidade Materna (MAMM), propõe uma série de ações integradas no âmbito da atenção básica de saúde e nos locais de assistência ao parto.

Em audiência pública sobre violência obstétrica e a mortalidade materna promovida pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e da Saúde da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (12), a deputada detalhou os principais pontos da proposição. 

O objetivo é implementar medidas eficazes para a prevenção e manejo de complicações associadas à gestação e ao parto. "Com o programa, queremos garantir que cada mulher tenha acesso a informação e cuidados de saúde de qualidade que ajudem a proteger as suas vidas. Não é admissível que nenhuma mulher morra de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto", afirma a parlamentar. 

Maria Arraes destaca que o projeto surgiu de uma demanda da sociedade civil e é resultado de uma construção coletiva com profissionais de saúde, incluindo médicas, enfermeiras, obstetras, doulas e pesquisadoras da área. 

Entre as principais diretrizes do programa apontadas pelas especialistas, estão a promoção de medidas preventivas e manejo de complicações focadas nas principais causas de óbito materno direto no Brasil; a educação continuada para atualização constante sobre prevenção, diagnóstico e manejo das principais causas de morbimortalidade materna, incluindo saúde mental perinatal; e a atualização dos protocolos de identificação e manejo com base em evidências científicas. 

O projeto também prevê ações educativas sobre as indicações reais de cesáreas e os riscos associados a intervenções desnecessárias, bem como a disponibilização de especialistas para fornecer suporte contínuo às equipes de atenção básica.

Propõe-se, ainda, a criação de um grupo nacional para levantamento e acompanhamento de iniciativas locais, apoio de Programas de Residência Médica para capacitação e atualização dos profissionais da atenção básica, e a promoção de medidas educativas para as mulheres sobre seus direitos e garantias relativos a contracepção, pré-natal, parto e puerpério.

Um dos aspectos inovadores do projeto MAMM é a incorporação do matriciamento, uma prática interdisciplinar que promove a colaboração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e especialistas. O matriciamento visa à qualificação do cuidado prestado, proporcionando suporte contínuo às equipes da APS e garantindo um atendimento mais eficaz e integrado. 

As ações incluem o mapeamento de mulheres em idade fértil, acesso oportuno a métodos contraceptivos, garantia de consulta puerperal até o 7º dia pós-parto, acompanhamento multiprofissional, redução das taxas de cesarianas desnecessárias e identificação precoce de sinais de gestação de alto risco.

Além disso, o MAMM prevê ao menos uma consulta no pré-natal para orientação e realização de planejamento familiar, assim como informação nutricional para gestantes, com orientações acerca da importância de ajuste nutricional para redução de danos associados às comorbidades relacionadas à morbimortalidade materna. A redução dos riscos na gravidez também contempla informações acerca do conceito, formas e medidas para redução de violência doméstica.

São João da Bahia no Parque de Exposições terá mais de 100 atrações em 12 dias de festa


O São João da Bahia, organizado pelo Governo do Estado, já se tornou tradicional no calendário de junho em Salvador e, esse ano, será ainda maior. A festa no Parque de Exposições começa nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a partir das 18 horas, com entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço). Serão 12 dias de shows, com mais de 100 atrações escaladas para fazer a alegria do público. E com uma grande novidade: além do palco, quem for ao local vai curtir também atrações que irão se apresentar no pranchão, mais perto do povo, com aquela dose extra de emoção.

Ao longo das próximas semanas, passarão pelo Parque de Exposições nomes como João Gomes, Luan Santana, Marcos e Belutti, Ana Castela, Maiara e Maraísa, Tarcísio do Acordeon, Xand Avião, Simone Mendes, Wesley Safadão, Nattan, Zé Vaqueiro, Flávio José, Dorgival Dantas, Thiago Aquino, Nadson O Ferinha, Mari Fernandez, Kevi Jonny, Solange Almeida, Calcinha Preta, Pablo, Léo Santana, Manu Bahtidão, Limão com Mel, Lauana Prado, Murilo Huff, Iguinho & Lulinha, Japinha Conde, Daniela Mercury, Jonas Esticado, Lincoln, Parangolé, Timbalada, Vitor Fernandes, Durval Lelys, Igor Kannário e Silvanno Salles.

Mas não acaba por aí. Quem também confirmou show na programação do São João da Bahia no Parque de Exposições foi Danniel Vieira, Adelmario Coelho, Dan Valente, Clayton e Romário, Psirico, Luiz Caldas, Junior Marques, Léo Fera & Forrozão, Kart Love, Franquinho Vaqueiro, Marquinhos Navais, Pedro Libe, É o Tchan, Guig Ghetto, Dan Ventura, Escandurras, Diego e Victor Hugo, Eric Land, Heitor Costa, Felipe Amorim, Tay Agazzi, Fábio Carneirinho, Página Virada, Netto Brito, Pirilampo, Danilo Sori, Na Carona, Péricles & Leonardo, Dois Amores, Bruno Rosa, Vitinho, Marcynho Sensação, TK Rei do Bar, Juciê, Forró Saborear, Pra Casar, Wil Coelho, Licor com Mel, Raphaela Santos, Eline Martins, Seu Maxixe, Filomena Bagaceira, As Nandas, Alice Moraes, JM Puxado, Me Siga, Rafa e Pipo, Luana Matos, Caviar com Rapadura, Forró do Tico, André & Mauro, Leo Estakazero, Rode Torres, Berguinho, Forró dos Plays, Jow, La Fúria e Henry Freitas.

Quem for ao Parque de Exposições nesses dias, pode, além de se divertir, levar 1Kg de alimento não perecível para ajudar com a campanha Bahia Sem Fome, que irá montar um ponto de coleta no espaço. O São João da Bahia no Parque de Exposições é organizado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), do Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Pixbet e Itaipava.

Fotos: @r5produtora

Serra Talhada foi finalista da etapa nacional do prêmio Prefeitura Empreendedora


A gestão municipal Serra Talhada acumula mais um destaque. Nesta terça-feira, 11 de junho, em Brasília, o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, representou o município na finalíssima do Prêmio Prefeitura Empreendedora, etapa nacional, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o projeto “Caprinovinocultura no Sertão: um negócio de sucesso”. 

A iniciativa foi premiada da etapa estadual deste ano, no quesito empreendedorismo rural. O projeto demonstrou compromisso efetivo com o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da zona rural. Além disso, o município recebeu o 3° lugar na categoria de turismo, por meio do projeto "Turismo e identidade territorial", liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

“Este reconhecimento reafirma o compromisso da administração municipal em fomentar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento econômico, consolidando Serra Talhada como uma referência em gestão municipal inovadora e eficaz. Os prêmios refletem o incansável esforço e dedicação de nossa equipe em impulsionar o desenvolvimento de Serra Talhada”, enfatizou Márcio Oliveira. 

Em 2023, o município alcançou reconhecimento com o projeto "PAST: Assistência Técnica como Ferramenta para o Desenvolvimento". Essa destacada iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, com o objetivo de promover melhorias significativas na área rural e proporcionar suporte técnico aos agricultores locais. A liderança de todos os projetos esteve a cargo do vice-prefeito Márcio Oliveira.

Fotos: Divulgação

Importunação sexual às mulheres é crime frequente no período junino; saiba como proceder


O período junino é um momento festivo aguardado por muita gente, e deveria ser contabilizado apenas dados positivos, mas infelizmente não é bem assim. Nesta época do ano, surge o crescimento da importunação às mulheres, conduta que é crime com pena de um a cinco anos de reclusão, previsto na Lei 13.718/2018.

A importunação está prevista no artigo 215-A do Código Penal e condena a prática do ato libidinoso (que tem objetivo de satisfação sexual) na presença de alguém, sem sua autorização, sem maiores exigências quanto ao sujeito ativo da conduta. Por exemplo: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, dentre outros.

Muita gente confunde importunação com assédio sexual, mas são diferentes. O assédio sexual exige que o sujeito ativo da conduta use sua condição de ocupar cargo superior no local de trabalho de ambos, com objetivo de constranger a vítima a lhe conceder vantagem sexual. Por exemplo, chefe que ameaça demitir secretária, se ela não atender seus convites para saírem juntos.

Mesmo ambas as condutas sendo presentes nesse período junino, a mais corriqueira é a importunação sexual. Por isso, a advogada e docente do curso de Direito da Wyden, Ielly Barros, elencou abaixo como proceder em situações de importunação.

Condutas:

1. Piadas de cunho sexual ou comentários sobre o corpo ou aparência.
2. Toques, abraços, beijos forçados ou qualquer contato físico sem consentimento.
3. Gestos lascivos, olhares invasivos, ou exposição indecente.
4. Insinuações sexuais, convites persistentes ou ameaças.
5. Perseguição, bloqueio de passagem, ou qualquer comportamento que cause medo ou constrangimento.

Ações:

1. Mantenha distância do indivíduo que está assediando.
2. Peça ajuda a amigos, familiares ou qualquer pessoa próxima.
3. Vá para áreas mais movimentadas ou procure segurança no evento.
4. Informe imediatamente a equipe de segurança ou organizadores do evento sobre o incidente ou procure o efetivo da PM nos postos policiais.
5. Anote detalhes do ocorrido, incluindo descrição do agressor, hora, local e testemunhas.
6. Dirija-se a uma Delegacia da Mulher ou qualquer delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
7. Utilize o serviço de atendimento à mulher para orientação e denúncia, pelo disque 180.
8. Mantenha mensagens, fotos ou vídeos que possam servir como prova do assédio.

SENAI Petrolina forma 239 alunos de seis cursos técnicos


O concorrido mercado de trabalho do Vale do São Francisco recebeu um reforço considerável na noite desta terça-feira (11). A escola técnica do SENAI Petrolina realizou a formatura de 239 novos profissionais dos cursos técnicos de Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Administração e Eletromecânica.

Marcada por um clima de emoção e alegria, a solenidade foi aberta oficialmente com a palavra de boas vindas da diretora de Educação do SENAI Pernambuco, Ana Cristina Dias. Em seguida, o público assistiu ao pronunciamento, em vídeo, da diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto.

A gerente da Escola Técnica SENAI Petrolina, Carolina Campos, também saudou os presentes, convidando o formando do curso técnico em Eletrotécnica, Marcos Castro Castilho, a proferir o discurso como orador das turmas. “Feliz por vencer essa etapa de desafios e conquistas, agradeço a Deus e ao SENAI, por transformar cada um de nós em profissionais qualificados e de excelência com a missão de aumentar a produtividade das indústrias regionais”, frisou o orador.

Após a leitura do juramento, feita por Davi Roberto Coelho, formando do curso técnico em administração, os novos profissionais receberam simbolicamente os diplomas por meio de representantes de cada um dos cursos.

O patrono dos formandos, conselheiro e diretor adjunto da unidade regional do Sistema FIEPE no Sertão do São Francisco, Huberto Costa, fez um discurso rápido, desejando um futuro brilhante para os novos profissionais e ressaltando que os cursos técnicos são uma das modalidades de qualificação com maior demanda no país. Paraninfo das turmas, o docente do SENAI Petrolina, Adiel Lages, emocionou a todos ao lembrar que a instituição, em sua jornada de transformação digital, está formando a geração que trará a inteligência emocional e a criatividade para o centro do mercado de trabalho.

No encerramento, a coordenadora de Educação do SENAI Pernambuco, Vanessa Pedrosa, lembrou os projetos desenvolvidos, o aprendizado construído e a troca de saberes. "Vocês estão prontos para exercerem suas funções em cada área escolhida. Muito obrigada por tudo. Vocês fazem parte da nossa história“, concluiu.

Hospital Unimed Petrolina entrega obras e amplia atendimento


Será entregue no próximo mês de julho, a obra de reforma da nova unidade de Pré e Pós-operatório do Hospital Unimed Petrolina (HUP). A unidade ficará no primeiro andar, anexo ao centro cirúrgico e contará com recepção própria e 10 leitos individualizados, direcionados para pacientes cirúrgicos. O objetivo, segundo o diretor técnico do HUP, Lucyo Diniz, é melhorar a rotatividade, reduzindo atrasos e suspensões. 

Com a nova unidade, os pacientes poderão ser admitidos diretamente no setor, sem a necessidade de aguardarem no lobby ou nos leitos do primeiro andar, garantindo especialmente que a primeira cirurgia do dia ocorra na hora agendada e com todos os protocolos de cirurgia segura realizados. 

O Hospital, que no último mês realizou cerca de 14 mil atendimentos e executou 691 procedimentos cirúrgicos, também começou uma reforma na sua unidade de Pronto Atendimento. Após sua conclusão, a unidade poderá duplicar sua capacidade de atendimentos e contará com Pronto-Socorro Adulto e Pronto-Socorro Infantil independentes. Com mais leitos de observação, maior número de consultórios e recepções mais amplas, a estrutura garantirá mais segurança e maior conforto tanto para os cooperados quanto para os seus clientes. 

De acordo com o diretor técnico, a expectativa é que esta segunda fase das obras seja entregue ainda no primeiro semestre de 2025. “As duas ampliações buscam adequar o HUP ao crescimento da cooperativa, que hoje conta com mais de 70.000 vidas diretas. Além disso, com a crescente complexidade assistencial trazida por seus cooperados, o maior serviço próprio da Unimed VSF, verticalizou terapias e procedimentos que antes eram direcionados para os grandes centros”, concluiu Lucyo Diniz.

São João de Caruaru garante diversão para a criançada com o Polo Infantil


A criançada também tem vez no Maior e Melhor São João do Mundo, com o Polo Infantil localizado na Praça da Criança. Este é um espaço mágico onde os pequenos podem desfrutar de uma programação variada e divertida.

Nesta quarta-feira, a Praça da Criança promete ser o ponto de encontro para muitas famílias, com uma programação imperdível. A diversão está garantida com as atividades da Recreação Recrearte, que trará muitas brincadeiras interativas para entreter a garotada, e o Grupo Cernar’t, que oferecerá muito encantamento e cultura, perfeito para crianças de todas as idades.

Além disso, Tio Geraldo e a Banda Sonho Mágico subirão ao palco para animar a criançada com músicas envolventes e um show cheio de energia. A diversidade de atrações garante um ambiente seguro e alegre, onde as crianças podem celebrar o São João de uma maneira única e especial.

*Programação e horários:*

15 de junho (sábado): Das 14h às 18h.
16 de junho (domingo): Das 14h às 18h50.
21 de junho (sexta-feira): Das 8h às 12h e das 14h às 16h.
22 de junho (sábado): Das 14h às 18h50.
23 de junho (domingo): Das 8h às 18h50.
24 de junho (segunda-feira - Dia de São João): Das 16h às 19h10.
26 de junho (quarta-feira): Das 8h às 12h.
28 de junho (sexta-feira - véspera de São Pedro): Das 16h às 18h50.
29 de julho (sábado - Dia de São Pedro): Das 16h às 18h50.

Com tantas opções de horários, o Polo Infantil na Praça da Criança é o destino ideal para garantir que a garotada tenha momentos inesquecíveis durante as festividades do São João de Caruaru.

Ministério da Educação garante recursos para início de restauração do Memorial da Medicina de Pernambuco

                                                                                                    Representantes das entidades médicas de Pernambuco estiveram reunidos, na tarde de segunda-feira (10), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, discutindo, com o coordenador da pasta, soluções para o restauro e reabertura do prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco. A comitiva pernambucana era formada pelo presidente do Simepe, Walber Steffano, pelo presidente do Cremepe, Mário Jorge Lobo, assim como o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo, o presidente do Instituto Pernambucano de História da Medicina, José Luiz de Lima, o presidente da Associação dos ex-alunos da Faculdade de Medicina do Recife, José Guido e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Macedo Gomes. Além do ministro Camilo Santana, também estiveram presentes no encontro, o secretário especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, e o diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), André Longo. 

Segundo o presidente do Simepe, Walber Steffano, o encontro foi bastante produtivo. “Voltamos para Recife com boas notícias na bagagem. O MEC nos comunicou que irá liberar recursos que irão tocar o início do processo de restauração do prédio do Memorial da Medicina de Pernambuco. Isso mostra o reconhecimento da importância que o Memorial e as instituições que lá funcionam tem para a história da medicina em nosso Estado e no País”, afirmou Walber Steffano. 

Já o presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Hildo Azevedo, destacou que a união das entidades médicas estaduais têm fomentado esforços extremamente positivos para a preservação do espaço. “Como representante de uma instituição que funciona no prédio do Memorial, destaco nossa gratidão as iniciativas de todas as entidades médicas, de modo especial ao Simepe e ao Cremepe, que desde o princípio nos acolheram em suas sedes, para que nosso trabalho pudesse ter continuidade. Hoje, com a atitude concretizada pelo MEC, percebemos o esforço titânico e união de todas essas instituições em prol do nosso Memorial”, concluiu Hildo. 

Em abril deste ano o prédio do Memorial da Medicina, edificação que é tombada como patrimônio histórico, foi interditado após parte do telhado do prédio desabar. O imóvel que é da década de 20, foi doado pelas instituições médicas a Universidade Federal de Pernambuco com o objetivo de promover a preservação e a promoção da história do curso e da profissão no Estado. Todas as entidades e o Museu da História da Medicina de Pernambuco que funcionam no local, tiveram suas atividades transferidas suspensas, desde o ocorrido.

Imprensa Simepe