segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Espaço do Livro Camará celebra cultura de Camaragibe em evento gratuito

 

Na penúltima terça-feira do mês, dia 19 de dezembro, o Espaço do Livro Camará, no Camará Shopping, abre as cortinas para homenagear artistas de Camaragibe. Assim, a partir das 19h, haverá poesia, dança e muita música numa programação totalmente gratuita que promete emocionar cada um dos presentes.

No dia, subirão ao palco vários artistas, como: Lia de Camaragibe, Paulinho Folha, Wagner Albino e a ciranda mágica de mestre Zé Maria e mestra Mariazinha. Na lista de homenagens nomes como Adeildo Pereira(autor da bandeira de Camaragibe), Mateus e Katirina, Vera Galvão, Ligeirinho do dendê, Albert Santos, Professor Gilson, Roma Júlia, Leo do boi da tua mãe, DJ Banana, os comunicadores Jonas Silva e Tia Marta, além da banda Viva Camaragibe (foto abaixo) que promete levantar o público.

Vale lembrar que a Terça da Poesia, coordenada pelo Professor Jean Lima (foto acima) é um evento que tem como objetivo proporcionar um espaço para a poesia e a cultura popular, além de estimular o interesse pela leitura e pela literatura em geral. A iniciativa é uma realização da TL Eventos e Publicidades, com o apoio cultural da livraria Espaço Do Livro Camará, Acordel, Movimento Viva Camaragibe e Camará Shopping que, juntos acreditam na importância da promoção da cultura e da arte.

Para aqueles que ficaram interessados em participar, toda a programação vai acontecer no Espaço do Livro Camará Shopping, localizado no L2 do Camará Shopping. Os detalhes também ficarão disponíveis no Instagram @espaçodolivrocamará ou no próprio perfil do shopping, o @camarashopping.





Estudantes do Cabo de Santo Agostinho recebem presentes pedidos em cartas para Papai Noel

 

Cartas que reuniram pedidos, e junto com a solidariedade, se transformaram em presentes. Foi assim que a ação Papai Noel Solidário, numa parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Geral da Reserva do Paiva, aconteceu pela primeira vez em escolas municipais no Cabo de Santo Agostinho. Na sua estreia, a iniciativa conseguiu que 1429 cartas fossem adotadas e as entregas dos presentes estão programadas para acontecer nesta segunda (18) e terça-feira (19).

A ação social, que busca levar alegria para crianças por meio da entrega de brinquedos, reuniu cartas de estudantes do Lar de Clara; Escola Municipal Maria Madalena Tabosa Lopes, em Itapuama; Escola Municipal Wolney da Costa Machado, em Enseada dos Corais, e o CEI - Centro de Educação Infantil, em Gaibu. Essas cartas foram catalogadas e ficaram expostas nos murais do Colégio Santa Maria, das unidades Paiva e Boa Viagem, com a missão de adotar as cartinhas - uma atividade que integrou com a disciplina de Cidadania da instituição.

Crianças de até 14 anos tiveram suas cartas adotadas e estão na expectativa de receber os presentes, que contará com a presença do Papai Noel e atividades recreativas para os pequenos. Além dos pedidos feitos nas cartas, mais de 400 kits escolares foram doados pela Associação, Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico.

O "Papai Noel Solidário" não apenas proporciona presentes materiais, mas também promove a solidariedade e a cidadania entre os estudantes envolvidos, reforçando a importância do espírito natalino e da empatia para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Mestra Aurinha do Coco é homenageada com mural gigante na Conde da Boa Vista

 

Apoiada pela Galeria Marco Zero, a artista recifense Ianah evidencia a Mestra Aurinha do Coco em sua nova obra de arte urbana, no centro da cidade, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB). O mural, pintado na lateral do edifício em um dos cruzamentos mais movimentados da capital, conta com a imagem de Aurinha do Coco, falecida em 2021, no intuito de reconhecê-la como patrimônio da cultura pernambucana e de deixar sua imagem prolongada na memória, assim como é a de sua mãe, Selma. Cobrindo 13 andares do prédio, a pintura tem 337m² e está localizada na Avenida Conde da Boa Vista, nº 569, no bairro da Boa Vista, Recife.

Por meio de seu olhar cuidadoso e lúdico para pequenas belezas cotidianas, Ianah se juntou à artista de escrituras urbanas, Bubu, para homenagear vários mestres da Região Metropolitana do Recife. “Assim como muitos mestres e mestras, a Aurinha do Coco, não foi reconhecida, em vida, como patrimônio pernambucano, mas ela continua sendo uma das principais referências e guardiã do Coco de Roda em Pernambuco, além de ser um pessoa responsável por manter a memória de um grupo ou comunidade e difundir tradições”, conta Ianah. A artista explica também sobre o processo de construção da imagem pintada, a qual é toda feita com geotinta, composta por diferentes tonalidades de barro, que foram coletados em vários locais da Região Metropolitana do Recife, tais como Camaragibe, Olinda e Paulista.

A obra foi inspirada pelo tema 'Recife Cidade da Música', título recebido pela Unesco, e resulta do edital de credenciamento para realização de intervenções artísticas em empenas cegas, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. "A satisfação com o resultado deste novo megamural é imensa, especialmente pela marcante presença feminina na equipe. Ao prestigiarmos Aurinha, ícone do coco pernambucano, celebramos também a força da mulher em nossa cultura local. E temos uma ótima notícia: até o final do ano, teremos outro grandioso mural em homenagem a Reginaldo Rossi", revela a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

IANAH - A artista visual, que também é técnica em Agroecologia, é adepta da técnica conhecida como “geotinta”, que mistura pigmentos minerais e naturais para usar em obras de arte e causar o mínimo de impacto ambiental, método estudado por ela desde 2017. Natural de Recife, Ianah se sente sensibilizada pelo lugar político dos afetos, da espiritualidade, dos elos comunitários e do reflorestamento da nossa história ancestral. Para esta obra, escolheu Bruna Alpoim, mais conhecida como Bubu pelos amantes da arte urbana recifense. Bubu é pernambucana, residente do Pina, na Zona Sul do Recife. Escritora urbana, muralista e artista visual, ela expressa suas ideias por meio das letras, criando uma tipografia única, passando sempre uma ideia reflexiva, política e artística. “Toda a parte escrita da pintura é de responsabilidade dela, e é de grande importância deixar registrada nossa homenagem aos outros grandes nomes de mestres e Mestras do Coco de Roda de Pernambuco”, completa a artista.

EDITAL MEGAMURAIS - Ao todo foram classificados 24 projetos que retratam através da arte o tema “Recife Cidade da Música”, em que cinco deles estão concluídos e um está em andamento. A contratação para execução dos megamurais se dá em conformidade com a ordem classificatória dos aprovados estabelecida por meio de pontuação e depende da viabilidade técnica e liberação das empenas, bem como da disponibilidade orçamentária durante o tempo da vigência do edital. O valor pago pelos serviços prestados é de R$ 75 mil, correspondente ao tamanho padrão da empena de 200 m² a 400 m² - ficando sob a responsabilidade do proponente credenciado a totalidade dos custos referentes ao planejamento e a execução das intervenções artísticas em empenas cegas (fachadas sem aberturas) de edifícios de visibilidade pública no Recife.

Serviço
O quê: Mural urbano “Raízes Mestras do Coco”, por Ianah e Bubu
Onde: Avenida Conde da Boa Vista, nº569 - Boa Vista, Recife. 
           Edifício onde se localiza a Drogaria São Paulo, quadra ao lado do Shopping Boa Vista


Imprensa Recife

Amupe lamenta morte de primeiro-cavalheiro do Município de Trindade

 


Apresentação natalina marca fim de ano dos alunos do Salesiano Recife

 

Uma adaptação da peça teatral “O Baile do Menino Deus”, de Ronaldo Correia de Brito, será encenada pelos alunos da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Salesiano Recife. O espetáculo acontecerá na quarta-feira (20), no Teatro da Boa Vista, para os familiares e convidados prestigiarem.

Além da encenação, também haverá apresentações de danças e coral, estando no roteiro uma música em libras e outra em inglês. As crianças foram orientadas durante os ensaios pelo professor Wagner Alcoforado e coreografadas pela professora Mayara Prado.

“Através da musicalidade, podemos estimular habilidades e desenvolvimento na linguagem, no desenvolvimento psicomotor e cognitivo e, quando unimos apresentações artísticas também provocamos a autonomia, confiança e protagonismo, resultando em um significativo aprendizado de sucesso”, afirma a coordenadora do integral, Marta Rocha

Educação de Olinda continua fazendo a pré-matrícula para estudantes novatos

 

A Secretaria de Educação de Olinda reforça que ainda há mais de 2 mil vagas a serem preenchidas na pré-matrícula para os candidatos novatos na Rede Municipal de Ensino para o ano de 2024. Essa primeira etapa está sendo realizada só pela internet para estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde o dia 7 de dezembro, quando foi iniciada a pré-matrícula, foram realizadas mais de 4 mil inscrições para novatos. “A orientação para os pais ou responsáveis que estão com dificuldades no cadastro online, reforçamos que os 9 polos presenciais estão funcionando com o objetivo de facilitar o processo de matrícula para estudantes novos, transferidos de outras redes de ensino e aqueles que estão retornando à nossa rede educacional”, garante Leydejane Batista, secretária Executiva de Políticas Educacionais de Olinda.

Quem ainda não fez a pré-matrícula no ambiente virtual, o endereço é matricula.sieo.edu.olinda.pe.gov.br. Lembrando que após a inscrição, deverá ser confirmada presencialmente entre os dias 02 e 12 de janeiro de 2024 pelo estudante – se maior de 18 anos – ou seu responsável na escola escolhida para efetuar a confirmação.

Para aqueles que, por algum motivo, não puderam realizar o cadastro dentro do prazo inicial, uma segunda chance será oferecida de 17/01/2024 a 26/01/2024, com as vagas sendo novamente disponibilizadas no site.

Segue endereço dos polos presenciais:

-Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva – Ouro Preto;
-Escola Municipal Gregório Bezerra – Jardim Atlântico;
-Escola Municipal Maria José dos Prazeres – Caixa D'Água;
-Escola Municipal em Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus – Amaro Branco;
-Escola Municipal Mizael Montenegro – Casa Caiada;
-Escola Municipal Pastor David – Alto da Bondade;
-Escola Municipal Marcolino Botelho – Salgadinho;
-Escola Municipal em Tempo Integral CAIC - Profª Norma Coelho – Peixinhos;
-Secretaria de Educação – Jardim Atlântico;

As 75 unidades de ensino do município estão sendo requalificadas e climatizadas para proporcionar um espaço mais adequado para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. A efetivação da matrícula ocorrerá na escola onde foi feito o cadastro, no período de 02/01/2024 a 13/01/2024.

Lista de documentação necessária para confirmação de matrícula para estudantes novatos:

– Certidão de nascimento ou casamento;
– Histórico Escolar/Declaração Provisória (validade de 60 dias);
– 01 foto 3X4 (atual);
– Carteira de vacinação atualizada;
– Comprovação do grupo sanguíneo;
– RG e CPF do estudante ou responsável por menores de idade;
– Nº do NIS;
– Cópia do Cartão do SUS;
– Cópia do Cartão do Programa Auxílio Brasil Novo Bolsa Família (quando beneficiário);
– Comprovante de residência (conta de luz, telefone, água ou declaração de moradia).

É importante ressaltar que, se algum documento estiver pendente, este poderá ser apresentado até 30 dias após a data da matrícula.

Imprensa Olinda


Cruzeiro do Sul Educacional e Hapvida NotreDame Intermédica se unem para impulsionar a formação de profissionais na área da saúde

 

A Cruzeiro do Sul Educacional, um dos maiores grupos de ensino do Brasil, e a Hapvida NotreDame Intermédica, maior operadora de saúde da América Latina, anunciam parceria com o objetivo de impulsionar a formação de profissionais da área da saúde, proporcionando estágio e aprendizados práticos aos estudantes da modalidade EAD em espaços de alta infraestrutura.

A união objetiva qualificar e integrar os estudantes às atuais demandas do mercado de trabalho. São duas empresas de grande porte, ambas com presença nacional, visando beneficiar a sociedade com profissionais de ponta.

“A Cruzeiro do Sul Educacional busca cada vez mais essa conexão com o mercado de trabalho. Durante as conversas com a Hapvida, decidimos unir forças para aprimorar ainda mais a formação desses futuros profissionais. Nesse sentido, contribuiremos com nossa sólida base acadêmica e tecnológica, enquanto a Hapvida oferece experiência prática e a perspectiva da aplicabilidade no ambiente de trabalho”, afirma Wilson Diniz, vice-presidente do Ensino Digital.

De acordo com o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Hapvida NotreDame Intermédica, Kenneth Almeida, a estratégia objetiva promover e disponibilizar conhecimentos, colocando-os em prática para cuidar de quem precisa. “O constante diálogo com instituições renomadas no âmbito nacional e internacional vem garantindo o intercâmbio de experiências para apresentar soluções efetivas no cuidado às pessoas”, afirma.

As atividades do convênio preveem campos de estágio curricular, incluindo atividades de formação em áreas específicas. A expectativa é de que haja, ainda, a produção de conteúdos científicos. A parceria tem início no fim de 2023. As empresas estão identificando as áreas e localidades em que os alunos poderão atuar.

Aporte de R$ 900 milhões em 2023 inicia recuperação da malha rodoviária de Pernambuco

 

Neste primeiro ano de gestão, a governadora Raquel Lyra garantiu as condições para a melhoria da infraestrutura viária de Pernambuco com um investimento de R$ 900 milhões em obras para restauração, duplicação, sinalização e triplicação de estradas. No início do ano, foi feito um diagnóstico completo da situação da malha rodoviária do Estado, que apontou a deficiência na área. Ainda no primeiro semestre, a gestão estadual captou um empréstimo junto ao Banco do Brasil exclusivamente para melhoria da infraestrutura rodoviária. As obras iniciadas este ano contemplam 691 quilômetros e atendem rodovias do litoral ao Sertão.

“A reestruturação da malha viária é uma prioridade do nosso Governo. Para superar questões como obras sem recursos garantidos e projetos incompletos, foi preciso um esforço redobrado, que hoje já apresenta resultados. Estamos terminando o primeiro ano de mandato com muitos compromissos saindo do papel, que permitem a recuperação da nossa malha rodoviária com recursos já assegurados para que tudo seja concluído no prazo estabelecido em cada uma das obras”, destaca a governadora Raquel Lyra.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão sendo executadas obras de recuperação de importantes rodovias, a exemplo da PE-015, que liga Olinda a Paulista, com 12,4 quilômetros, contemplando também a faixa central exclusiva do BRT, que se estende até Abreu e Lima, na BR-101. Outra via que será concluída no primeiro semestre de 2024 é a PE-017, conhecida como Estrada da Muribeca. Dos 12 quilômetros de extensão, que conectam a BR-101 ao centro de Jaboatão Velho, restam três quilômetros a serem finalizados, parte da via que recebe o fluxo de veículos mais intenso, por onde passam caminhões transportando cargas para empresas de logística, além das linhas de ônibus que atendem os conjuntos residenciais da Muribeca e Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a retomada de obras importantes e estruturadoras para o Estado reforça o compromisso da gestão com os pernambucanos das mais diversas regiões. “Temos obras fundamentais que irão trazer mais conectividade entre as cidades, levando mais segurança e facilitando a mobilidade de todos os cidadãos impulsionando a economia e transformando a vida de todos", avalia o gestor.

Importante corredor que leva ao interior do Estado, a BR-232 está com a sua triplicação na Região Metropolitana sendo concluída através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). A gestão atual precisou readequar o contrato, já que decisões em 2022 determinaram a exclusão de itens importantes, como a ciclovia e a passarela de pedestres. Em consultas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), foi negociado um aditivo contratual para permitir a conclusão da obra sem prejuízo à população. A iniciativa conta com investimento de R$ 157 milhões e s obra, quando concluída, vai reduzir o tempo do trajeto em 35 minutos, melhorando a fluidez da circulação diária de aproximadamente 67 mil veículos. A expectativa é entregar a via triplicada, com todas as exigências contratuais, em maio de 2024.

Já no litoral pernambucano, o acesso à praia de Muro Alto, no município de Ipojuca, está sendo requalificado. A obra é aguardada há anos pela população. A reparação do asfalto contempla 5,6 quilômetros, ligando a PE-009 a um dos pontos turísticos litorâneos mais procurados de Pernambuco e onde há uma grande concentração da rede hoteleira. A iniciativa vai impulsionar o turismo local, gerando mais renda e novos postos de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento daquela região.

Na Mata Sul, a recuperação da PE-045, que liga o município de Escada ao de Vitória de Santo Antão, finalmente foi reiniciada após várias paralisações nos anos anteriores. A rodovia é utilizada por quem segue do Agreste com destino ao litoral sul e Alagoas. A recuperação da via irá facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente da cana de açúcar.

No Agreste, obras importantes para o turismo e desenvolvimento da região seguem avançando. A restauração e duplicação de 13,2 quilômetros da BR-104, que liga os municípios de Caruaru e Toritama, conta com um investimento de R$ 106 milhões. A estrada é uma das rotas mais importantes para o Polo de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe, setor que mais movimenta a economia da localidade. Para evitar congestionamentos, será realizado um projeto de engenharia para implantação do contorno viário que desviará a circulação do transporte de carga para uma nova rota, sem cruzar o perímetro urbano de Toritama.

O trecho de 43,5 quilômetros da PE-145, que vai do entroncamento com a BR-104, em Caruaru, até o distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, também está sendo restaurado. A obra conta com o aporte de R$ 43,8 milhões. O novo trecho vai melhorar a trafegabilidade e oferecer mais conforto e segurança aos usuários. A via é a principal rota para milhares de pessoas, principalmente turistas de várias partes do Brasil e do exterior com destino à Nova Jerusalém, onde todos os anos acontece o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.

Está sendo realizada também a restauração de duas rodovias do Sertão do São Francisco: a PE-638 e a VPE-639. As duas vias estão interligadas e são estratégicas para o município de Petrolina, por onde passa o transporte da produção da fruticultura da região, conectando cinco projetos de irrigação. A previsão é de que a VPE-639 seja concluída ainda este ano e a PE-638 seja finalizada em fevereiro de 2024. Somados, os investimentos das duas rodovias chegam ao montante de R$ 54 milhões.

Imprensa PE

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Dois Rios, no Recife, conquistam terceiro lugar no Prêmio Liga STEAM 2023

 

O projeto “Dois Rios: caminho seguro para a Escola”, desenvolvido pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dois Rios, em Recife (PE), conquistou o terceiro lugar na Categoria Ensino Fundamental do Prêmio Liga STEAM 2023, uma das maiores competições educacionais do Brasil. 

Desenvolvido sob a coordenação da professora Veralucia Angelita de França, o projeto dos estudantes recifenses trata da restauração de uma passarela sobre uma BR utilizada pelos alunos. Com o terceiro lugar a escola receberá uma premiação de R$ 5 mil, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para a unidade.

O Prêmio Liga STEAM visa disseminar a abordagem educacional STEAM no Brasil. Por meio dela, os alunos são estimulados a desenvolver projetos para resolver questões de seu dia a dia ou de sua comunidade, usando conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. É uma abordagem comum em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido.

SERVIÇO:
Alunos do ensino fundamental de Dois Rios, em Recife, conquistam o terceiro lugar no Prêmio Liga STEAM 2023

Conheça os finalistas:

Cartórios de Pernambuco divulgam os Nomes mais registrados em 2023

 

Nomes curtos, bíblicos e originais, cada vez mais adotados pelos influenciadores da atualidade, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2023. Em Pernambuco, Maria Alice foi o nome preferido, com 1.101 registros neste ano, seguido por Maria Cecília, no segundo lugar, com 953 nascimentos. Nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac entre os homens, e Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá, entre as mulheres, tem crescido e já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do ano em todo o estado. Veja a lista completa – atualizada em 13.12 - no final do texto

Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil (Link, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.

Este crescimento acontece em um momento em que uma nova Lei Federal – 14.382/22 -, permitiu a qualquer pessoa maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial, bastando se dirigir ao Cartório mais próximo de sua residência. A nova legislação também possibilitou que pais de bebês, em consenso, possam alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento, assim como ampliou o rol de possibilidades de alteração de sobrenomes.

Passado um ano da permissão, os Cartórios de Registro Civil do Brasil registraram um total de 10.314 mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação).

“Com este novo movimento de desjudicialização, muitos procedimentos simples, que antes necessitavam ir ao Poder Judiciário, agora podem ser realizados diretamente em Cartórios de Registro Civil, facilitando a vida do usuário e descongestionando a Justiça”, explica o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli. “O caso da alteração de nomes e sobrenomes é emblemático, pois já é possível ver que pessoas que antes não gostavam de seu nome ou sofriam algum tipo de constrangimento estão se beneficiando claramente desta inovação”, completa.

Para realizar o ato diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação. Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deverá entrar com uma ação em juízo.

Após a alteração, o Cartório de Registro Civil comunicará a alteração a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.

A nova lei também trouxe novas regras que facilitaram as mudanças de sobrenomes, abrindo-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo, assim como a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão do casamento ou do divórcio. Da mesma forma, filhos podem acrescentar sobrenomes em virtude da alteração do sobrenome dos pais e, nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Também passou a ser possível a alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.

Ranking dos 10 Nomes mais registrados em 2023 em Pernambuco

1 MARIA ALICE - 1101 registros
2 MARIA CECILIA - 953 registros
3 JOAO MIGUEL - 840 registros
4 MARIA HELENA - 751 registros
5 MARIA CLARA 663 registros
6 MIGUEL - 640 registros
7 SAMUEL - 547 registros
8 DAVI - 513 registros
9 MARIA JULIA - 511 registros
10 ENZO GABRIEL - 499 registros

Ranking dos 10 Nomes masculinos mais registrados em 2023 em Pernambuco

1 JOAO MIGUEL - 840 registros
2 MIGUEL - 640 registros
3 SAMUEL - 547 registros
4 DAVI - 513 registros
5 ENZO GABRIEL - 499 registros
6 RAVI - 493 registros
7 THEO - 493 registros
8 HEITOR - 492 registros
9 ARTHUR - 472 registros
10 GAEL - 459 registros

Ranking dos 10 Nomes femininos mais registrados em 2023 em Pernambuco

1 MARIA ALICE - 1101 registros
2 MARIA CECILIA - 953 registros
3 MARIA HELENA - 751 registros
4 MARIA CLARA 663 registros
5 MARIA JULIA - 511 registros
6 MARIA LIZ - 425 registros
7 HELENA - 360 registros
8 MARIA ISIS - 353 registros
9 LAURA - 352 registros
10 MARIA HELOISA - 344 registros

Sobre o Colégio Notarial do Brasil - Seção Pernambuco (CNB/PE)

O Colégio Notarial do Brasil — Seccional Pernambuco (CNB/PE) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado de Pernambuco. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). A União Internacional do Notariado (UINL) é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.

Governo de Pernambuco renova compromisso com Organização Pan-Americana da Saúde para controle e eliminação do câncer do colo do útero no Estado

 

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira (18), durante reunião com gestores da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o 4° Termo de Compromisso para a continuidade das atividades de desenvolvimento da estratégia de mudança tecnológica para controle e eliminação do câncer de colo do útero. No encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, também foram analisados os resultados preliminares da execução do Programa Útero é Vida no Estado e o planejamento das atividades previstas para 2024.

“Estamos realizando um trabalho em conjunto, para que possamos tirar Pernambuco da liderança de mortes por câncer de colo do útero no Brasil. O Programa Útero é Vida tem conseguido avançar nas áreas de mal incidência, como o Recife e a Zona da Mata Sul. Iremos chegar em todo o Estado. Estamos empenhados em garantir mais saúde para as mulheres, preservando suas vidas e, sobretudo, das famílias pernambucanas”, enfatizou Raquel Lyra.

A partir de janeiro de 2024, o Programa Útero é Vida entrará na 2ª fase com a realização de atividades em oito novos municípios da III Região de Saúde e na cidade de Jaboatão dos Guararapes. A definição das cidades será feita em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regionais (CIR) da III Região, que será realizada nesta terça-feira (19).

O diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa (na foto com a governadora), enalteceu o bom trabalho que vem sendo feito no Estado. “Fico extremamente feliz em estar dando continuidade a um trabalho que é pioneiro nas Américas. Pernambuco iniciou e o governo federal, por meio da ministra Nísia Trindade, já anunciou que vai transformar em um programa nacional baseado nos bons resultados que Pernambuco vem obtendo”, concluiu.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, Pernambuco tem cumprido seu papel aumentando a cobertura vacinal de HPV, com o projeto inovador Vacina nas Escolas e no acompanhamento dessas mulheres. “Estamos realizando a busca ativa de mulheres com um teste genético para diagnóstico precoce da infecção, podendo intervir em uma doença que é completamente prevenível. Seguimos com o objetivo de reduzir a mortalidade por câncer de colo do útero em nosso Estado”, afirmou a titular da pasta.

O Câncer de Colo do Útero (CCU) é o terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina no Brasil e o segundo mais incidente nas mulheres pernambucanas. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que neste biênio (2023-2025) serão diagnosticados 770 novos casos de CCU em Pernambuco.

Também participaram da reunião a secretária da Mulher, Mariana Melo; a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; a coordenadora técnica do Programa Útero é Vida, Letícia Katz; o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da saúde, Fernando Maia; o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, Pedro Barbosa; e a superintendente do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Tereza Campos.

Imprensa PE

Egape está com 1,25 mil vagas abertas para cursos EAD gratuitos que acontecem em janeiro

 

Para oferecer ainda mais oportunidades de crescimento profissional para o público em geral, servidores estaduais e municipais, a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), da Secretaria de Administração (SAD), está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos, com 1,25 mil vagas disponibilizadas. As capacitações acontecerão no mês de janeiro.

Os cursos ofertados na modalidade EAD sem tutoria (autoinstrucionais) terão início a partir do dia oito de janeiro e exigem, no mínimo, nível médio. Uma das novidades é a capacitação Inteligência Emocional. Essa formação tem o objetivo de apresentar ferramentas que auxiliam na gestão do equilíbrio emocional, por meio de estratégias de compreensão das emoções. Dessa maneira, os alunos poderão superar hábitos negativos que prejudicam o crescimento profissional e pessoal.

Outros cursos também trazem oportunidades de aperfeiçoamento. De acordo com o diretor da Egape, Henrique Oliveira, as capacitações oferecidas abrangem várias áreas temáticas. “Além de Inteligência Emocional, a Egape traz, em janeiro, os cursos de Banco de Dados, Gestão Ambiental, Nova Lei de Licitações e Liderança e Motivação. Essas formações possuem embasamento teórico atualizado e de excelente qualidade”, enfatizou.

Exemplo dessa relevância é o curso Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021): Aspectos Introdutórios e Principais Mudanças para a Licitação. Nele, os alunos aprenderão a correlacionar seu conteúdo com a legislação estadual atualizada e posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários. Dessa maneira, o agente público estará preparado para as mudanças que ocorrem atualmente com a aplicação do novo ordenamento pertinente ao tema.

As inscrições podem ser feitas no site da Egape (www.egape.pe.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no número (81) 3183-8065 (cursos EAD).

Imprensa SAD PE

Transformação Digital do Recife recebe reforço de 23 novos profissionais

 

A Prefeitura do Recife continua ampliando seu processo de transformação digital e, nesta segunda-feira (18), deu boas-vindas aos novos profissionais que contribuirão com essa caminhada. A Empresa Municipal de Informática (Emprel) recebeu 23 profissionais, de nível superior na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que foram aprovados no concurso público lançado em maio deste ano. O trabalho desses profissionais será voltado para a criação, manutenção e inovação da transformação digital dentro do ambiente público e governamental.

“O Recife tem o privilégio de não só ser uma cidade vocacionada à inovação, mas também ter um ativo público disso, com uma instituição como a Emprel e com a nova reformulação da Secretaria de Planejamento, ter também o eixo da transformação digital. A gente tem hoje uma transformação digital ligada a todas as áreas, porque não pode ser numa caixinha específica”, afirmou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.

O gestor comentou sobre a importância das atividades dos novos profissionais na melhoria da qualidade do serviço público em diversas áreas. “Se a gente não ousar, a gente perde a representatividade do serviço público, que é algo nobre e essencial. Sem serviço público, não há senso de coletividade, de cidadania e convivência da comunidade. Então a gente precisa tornar o serviço público mais acessível e de mais qualidade para as municipalidades, e eu tenho certeza que a grande célula que vai poder começar essa transformação e levar para toda a cidade, passa por vocês. Esse time aqui consegue fazer isso e precisa fazer isso”, colocou Bernardo D’Almeida.

Os candidatos selecionados foram avaliados pela equipe de Transformação Digital do Recife, responsável pela criação e operacionalização de produtos que hoje são uma realidade na cidade, como Recife Vacina, Atende em Casa, GO Recife e CredPop entre outros. Também sai dessa equipe a renovação e modernização dos processos internos, como a implantação do novo sistema de tramitação eletrônica de documentos e a criação de uma rede multidisciplinar dentro da Prefeitura mergulhada em Inovação Aberta.

“Eu vou trabalhar na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conheci a Emprel através do concurso e vejo que tem muita tecnologia nova aqui, e tem muito a contribuir com a minha carreira. O Conecta Recife é uma grande inspiração e não vejo a hora de começar a criar mais soluções para ajudar a população no acesso aos serviços públicos”, afirmou Letícia Basto, de 28 anos, Analista de Sistemas.

A seleção contou com habilitação, análise curricular acadêmica e profissional e prova prática de conhecimentos específicos. Os selecionados ocuparão os cargos de Analista de Infraestrutura e Suporte, ficarão ligados à Diretoria de Infraestrutura e Suporte. Já os candidatos aprovados para o cargo de Analista de Sistemas serão lotados na Diretoria de Sistemas da Informação.

Imprensa Recife

Corrida de Jangadinhas é realizada em Paulista

 

Neste domingo (17/12), a orla do Paulista foi palco da 49ª edição da tradicional Corrida de Jangadinhas. O evento, organizado pela Associação Esportiva das Jangadinhas de Pau Amarelo (AEJAPA), teve sua largada e chegada em frente ao badalado bar Inverno e Verão, situado na praia da Conceição.

O grande vencedor da regata masculina foi Manoel Crins, os 2º e 3º colocados foram Marcondes e Nino, respectivamente. Já no feminino a grande vencedora foi Larissa, seguida de Sandra e Graça.

Fundada em 1974, a AEJAPA tem desempenhado um papel fundamental na preservação dessa tradição, conferindo à corrida o status de Patrimônio Cultural do município do Paulista.

Além de movimentar a orla, a iniciativa da AEJAPA não só ressalta a rica cultura e tradição local, mas também proporciona uma oportunidade para que o público aprecie e preserve o patrimônio histórico da cidade.

Imprensa Paulista PE

Para além da sustentabilidade: Natura adota regeneração como centro de sua estratégia

 


A Natura decidiu dar um passo à frente e, a partir de agora, adota o conceito de regeneração como centro de sua estratégia empresarial, indo além da sustentabilidade. Essa abordagem foi desenvolvida nos últimos meses e discutida na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, realizada em Dubai. A empresa participou ativamente da COP, contribuindo com mais de 40 painéis por meio de seus representantes.

“Ainda que, como humanidade, busquemos a manutenção dos recursos existentes, mitigando ou impedindo uma exaustão ainda maior do planeta, estamos aquém do necessário. Isso é o que destacamos na COP28, que o conceito de sustentabilidade não mais é suficiente para endereçar a restauração do que já foi degradado ou permanentemente extinto pela ação humana. Neste contexto, urge a necessidade de uma agenda de impacto mais transformacional por parte das marcas”, explica Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina.

Para a Natura, fazer negócios de maneira regenerativa vai além das práticas aplicáveis à produção agrícola e de recuperação de solo e floresta, abordagem que já vem sendo discutida globalmente. A marca acredita que fatores humanos e sociais são indissociáveis dos desafios ambientais, sendo essenciais para uma nova estratégia pautada em regeneração. Angela reforça: "Para nós, a regeneração é o processo de restaurar a vida em indivíduos, comunidades, na natureza e nos relacionamentos entre eles. Cada um, ao cultivar relações baseadas no enriquecimento mútuo, se reconhece como parte de um sistema maior e nutre o seu próprio bem-estar e o de seu entorno. É este conceito, este novo software cultural, que nós vamos instalar nos nossos negócios e na forma como nos relacionamos e nos expressamos no mundo."

Ao adotar a regeneração, a marca agora direciona os negócios de maneira mais clara e intencional, resgatando uma das crenças registradas há mais de 30 anos: a razão de ser da Natura, o "Bem Estar Bem", que elucida a ideia de uma relação harmoniosa do indivíduo consigo, com o outro e com a natureza.

A executiva destaca que diversas escolhas da marca ao longo das últimas décadas já são práticas regenerativas, como a opção pela venda direta como modelo de negócios e a atuação na Amazônia há mais de 20 anos, baseada na bioeconomia. Ela lembra que de lá para cá, a empresa desenvolveu 42 bioingredientes, adquiridos de maneira ética e sustentável, com respeito às pessoas e aos ciclos da natureza. Hoje, junto às 41 comunidades agroextrativistas de cadeia de valor na Amazônia, a Natura contribui para conservar mais de 2 milhões de hectares de floresta. “Ao se transformar em produtos, esses bioativos são capazes de gerar renda para cerca de 4 milhões de pessoas na América Latina, em sua maioria mulheres. Isso é regenerar: relações de enriquecimento mútuo. À medida que cresce o nosso negócio, cresce o impacto positivo que geramos no mundo. A sustentabilidade e agora a regeneração não são acessórios, mas o próprio negócio", destaca Angela.

As novidades pautadas no novo conceito já começam a se materializar em produtos. Há 15 anos, a Natura, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista Tomé-de-Açu (CAMTA), decidiu estudar práticas regenerativas para a produção de um de seus principais insumos. Após anos de estudos, a marca está investindo na escala do primeiro sistema agroflorestal de cultivo de óleo de palma do mundo. A área de plantio, que começou com 18 hectares, hoje alcança 182 hectares plantados, e o projeto conta com mais de 20 produtores rurais com áreas em diferentes estágios. "Até o final de 2024, teremos uma área de 500 hectares", menciona a diretora. O óleo de palma deste sistema agroflorestal já é o principal ingrediente de Natura Biome, linha de produtos em barra da marca.

Lançamento de produto pautado pela regeneração

A Natura também lançou recentemente o primeiro hidratante concentrado para o corpo do mundo. O produto, resultado de três anos de estudos, prospecções de ingredientes, avaliações físico-químicas, sensoriais e de eficácia, desenvolvido inteiramente pelo time de P&D da Natura, tem uma apresentação inédita: ao misturar o concentrado com a água, ele se transforma em um poderoso hidratante. O frasco refilável do Natura Ekos Concentrado de Castanha, que será lançado no início de 2024, é feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, é reutilizável, e o concentrado apresenta uma redução de 81% no uso de material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos e gera renda para 10 cooperativas de reciclagem, que hoje representam mais de 195 famílias do norte do Brasil.

"A regeneração é um novo passo na agenda dos nossos negócios, assim como sustentabilidade foi há duas décadas. Nós vamos transformar este conceito em produtos, em ações e em comportamento. Queremos difundir essa ideia para que grandes marcas se reconheçam como parte de algo maior e contribuam ativamente para a saúde do planeta e da própria humanidade", finaliza Angela.

Prévias 2024: Olinda segue com cadastramento para Empreendedores do Carnaval

 

A Prefeitura de Olinda segue com o processo de cadastramento de empreendedores que desejam trabalhar nas prévias do Carnaval 2024. O atendimento aos comerciantes informais será dividido em duas categorias. A primeira etapa, que teve início no dia 11, se estende até 26 de dezembro, abrangendo os trabalhadores já veteranos. Já no período de 27 a 29 deste mês, será a vez de quem vai ingressar, pela primeira vez, na atividade da cidade.

O serviço acontece, no horário das 8h às 16h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, localizada na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro de mesmo nome. As inscrições ocorrerão por ordem de chegada, sendo distribuídas 100 fichas por dia.

Os interessados devem comparecer portando documentos pessoais (cópia e original) como RG, CPF e comprovante de residência. No local, também será realizado um registro fotográfico. Os mais antigos podem também apresentar o crachá do ano anterior, facilitando a localização.

Com o documento em mãos, os ambulantes vão poder comercializar alimentos, bebidas, adereços, peças de artesanato, entre outros produtos, nas vias do Sítio Histórico de Olinda. O período de autorização compreende os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, conforme a orientação do órgão.

Imprensa Olinda

IPA inaugura Centro de coleta e seleção de sêmen de bovinos

 

Em mais uma ação para beneficiar a agropecuária do estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inaugurou, na Estação Experimental de São Bento do Una, o Centro de Coleta, Seleção e Congelamento de Sêmen de bovinos. A obra é um investimento do Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil, e foi executada pelo IPA, na gestão do atual diretor-presidente do instituto, Joaquim Neto. Parte das primeiras mil doses de sêmen colhidas e armazenadas no laboratório foram comercializadas no último sábado (16), durante a realização do leilão anual de tourinhos do IPA, no município de São Bento do Una.

De acordo com Sebastião Guido, pesquisador em reprodução animal do IPA, para se tornar um doador, o touro selecionado passa por um critério rigoroso. “O animal faz uma bateria de exame, seguindo todas as normas sanitárias. Os touros, então, entram para central e fazemos a inscrição deles no Ministério da Agricultura, uma vez que toda produção é acompanhada pelo ministério”, destacou Guido.

Ao falar sobre a obra, Joaquim Neto ressaltou a importância da construção do equipamento. “Temos aqui um laboratório certificado pelo Ministério da Agricultura, onde podemos comercializar o sêmen dos nossos reprodutores, com genética comprovada, resistente ao calor, e ainda podemos fazer o congelamento do sêmen de reprodutores dos criadores que queiram congelar”, afirmou.

Segundo ele, o programa de melhoramento genético do instituto começa com o congelamento de sêmen na Estação de São Bento do Una e, no próximo ano, seguirá com os embriões da raça Girolando, Guzerá e também de caprinos e ovinos.

Uma meta que o diretor do Departamento de Pesquisa da empresa, Henrique Castelletti, reforçou. “A nossa ideia para o próximo ano é revitalizar os laboratórios dentro das estações de Itapirema e Arcoverde e ter os laboratórios funcionando em condições de atender a população”, garantiu.

Sobre o trabalho nas demais estações do IPA, Joaquim Neto destacou: “Aqui temos o holandês puro e lá na estação de Arcoverde temos o Girolando, que vem de uma seleção da Embrapa e na estação de Serra Talhada temos o Guzerá leiteiro, que também vem de uma seleção da Embrapa. Cada um com sua peculiaridade. Então, essa é a nossa missão. É esse o compromisso do IPA com o agricultor, com o criador pequeno ou grande no nosso estado”, disse Joaquim Neto.

Imprensa IPA

Petrolina: Final de semana foi marcado por atendimentos odontológicos para pacientes com TEA

 

Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram uma manhã especial com a equipe odontológica da Prefeitura de Petrolina, no último sábado (16). Mais de 70 pacientes foram atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO 2) e 158 procedimentos foram realizados pelos profissionais. Essa ação faz parte do cronograma da Secretaria de Saúde em ampliar a oferta de atendimento no município.

Foram feitas avaliações, orientações e diversos atendimentos, a exemplos de restauração, extração e limpeza. Além disso, todos os pacientes saíram com kit de higiene bucal, contendo uma escova e pasta de dente. Os dentistas orientaram ainda sobre maneira correta em executar a higiene oral em casa e, assim, evitar possíveis problemas, como as cáries.

Imprensa Petrolina PE

Olinda prorroga cadastramento para toldos no Réveillon

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda abre uma nova etapa de cadastramento para os interessados em comemorar o Réveillon 2024 em toldos na orla. O calendário de prorrogação vai desta quarta-feira (20) e segue até a sexta-feira (29), sempre das 9h às 13h, na sede da Semapu, no bairro do Bonsucesso.

Os espaços são delimitados para os cidadãos montarem seus equipamentos, entre o Colégio Dom e o Flat Quatro Rodas. Para se habilitar é preciso apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. A prioridade será para quem tem o cadastro mais antigo. Não há cobrança de taxa e os equipamentos devem ser montados no dia 31 de dezembro.

Serviço:
Nova etapa de cadastramento para o Réveillon 2024
Local: Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano
           Estrada do Bonsucesso, 306 – Bonsucesso
Horário: 9h às 13h
Documentação: identidade, CPF e comprovante de residência
Prazo: do dia 20 ao dia 29 de dezembro

Imprensa Olinda