sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Fórum da Diversidade Religiosa de PE, retoma Lives temáticas, em setembro com tema ‘Ecologia e Religião’

No próximo dia 14 de setembro, às 19h, por meio de seu canal no Youtube/Fórum Diálogos, o Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco – Fórum Diálogos, promove Roda de Diálogos com o Frei Aloísio Fragoso do Convento São Francisco de Olinda e o Taata Konmannajy da Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu - ACBantu, que irão refletir sobre a temática ‘Ecologia e Religião’, com a mediação da advogada sanitarista, ativista de direitos humanos e membro do Fórum Diálogos de PE, Vera Baroni.

O cuidado com o clima é bastante discutido pelas lideranças religiosas na preservação da morada terrestre e a Live apresentará esse olhar, se não cuidar do Planeta, o que será dos ocupantes da Terra.

O Fórum Diálogos de Pernambuco, tem atuado na construção de uma cultura de tolerância e paz entre as religiões e lideranças no Estado, que se reúnem e caminham juntas em prol do respeito à diversidade religiosa e à Paz.

Ainda nos cuidados no enfrentamento da Covid-19, e respeitando, todas as medidas de segurança, a Roda de Diálogos, ocorrerá virtualmente, sendo a quarta edição de uma série que acontecerá até ao final de 2021.

O Fórum Diálogos de Pernambuco dá as boas-vindas a todos. Para acompanhar as ações do Fórum, acessem as redes sociais @forumdialogos no Facebook e @oforumdialogos no Instagram.

Serviço:

Roda de Diálogos com a temática ‘Ecologia e Religião’
Data: 14 de setembro de 2021 – às 19h – Terça-Feira
Local: Canal do Youtube/Fórum Diálogos

Com informações da jornalista Vania Besse



Vacinação itinerante contra covid-19 chega a novas comunidades do Recife nesta semana

 

A Prefeitura do Recife continuará levando a ação de vacinação itinerante contra a covid-19 para 11 comunidades da capital, a partir desta quarta-feira (8). O trabalho, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal anticovid em toda a cidade, acontece das 8h às 12h. Profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município percorrerão os bairros fazendo busca ativa dos moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para segunda dose ou em atraso. Cada local tem capacidade para realizar até 200 testes por dia.

As localidades foram escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a ação, que começou na última semana e já visitou 18 comunidades, as equipes da Sesau fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Aqueles que não tiverem comprovante de residência nem de domicílio eleitoral, poderão utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.

Sexta-feira (10/09):

Comunidade Sítio do Rosário, em Dois Unidos; Comunidade Santana, no bairro Santana; Comunidade Sapo Nu, no Totó.

lmprensa Recife

Marinha oferece 40 vagas de nível médio técnico

 

As inscrições do concurso para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP), para 40 vagas de nível médio técnico, estão abertas até dia 26 de setembro. Podem concorrer homens e mulheres com menos de 25 anos no dia 1º de janeiro do ano do Curso de Formação (CF), que tenham nível médio técnico completo na área para a qual concorrem, entre outros requisitos. Os rendimentos iniciais após o Curso de Formação (CF) é de R$3.126,13, já com todos os adicionais, referentes à graduação de Cabo.

O edital com todas as regras do concurso, o formulário de inscrição e ainda as provas anteriores estão no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 60 e deve ser paga até dia 30 de setembro no horário bancário. Após isso, a inscrição não será aceita.

O candidato fará uma prova objetiva com 50 questões de Conhecimentos Profissionais e uma redação. Os mais bem colocados serão convocados para os Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i), Verificação de Documentos (VD), Avaliação Psicológica (AP) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Serviço
Contato: sspm.ingresso@marinha.mil.br

Marinha do Brasil

IPA inicia força tarefa para controlar praga da mosca-dos-estábulos

 

Para evitar o surto da moscas-de-estábulo, praga que vem atacando equinos e bovinos, no Agreste, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), montou uma força tarefa emergencial. Os municípios afetados são Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim, Sairé e Gravatá.

A ideia é controlar a infestação do mal, que podem representar um grande perigo para a criação desses animais. Sua picada pode transmitir diversas doenças, além de causar feridas e extremo incômodo ao animal. “Estamos trabalhando na produção de uma cartilha, que deve ser distribuída nos próximos dias. Esse material vai trazer informações importantes sobre o manejo e adoção de boas práticas para evitar a praga. A ideia é que esse material seja bem prático e com linguagem direta, para que a informação seja captada de forma fácil”, destaca Maviael Fonseca, gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA.

Simultaneamente, outras ações também estão sendo desenvolvidas. Entre elas está a o mapeamento de propriedades atingidas e envio de técnicos para orientações presenciais aos produtores, além da mobilização da população por meio de divulgação em carro de som, em parceria com as prefeituras, contendo informações de conscientização e boas práticas. “Estamos elaborando uma nota técnica sobre o manejo do inhame e vamos proceder com a difusão desse material para agricultores dos municípios afetados”, destaca Anísio Júnior, supervisor da regional do IPA em Caruaru.



Ricardo Kuhni, produtor rural falou sobre a importância de buscar ações rápidas contra a mosca dos estábulos. “Precisamos que essas ações sejam aplicadas o mais rápido possível. Existem muitos agricultores que estão manejando a terra de forma errada por falta de conhecimento e isso contribui fortemente para o aumento das mortes dos animais no campo”, explica.

INFORMAÇÕES - A Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” é, atualmente, responsável por causar prejuízos de grande impacto econômico nas cadeias produtivas da pecuária bovina.

Com suas listras escuras na parte superior do corpo, as moscas de estábulo se assemelham bastante às moscas domésticas, porém podem ser distinguidas de outras moscas domésticas comuns por possuir proboscídeas longas e pontiagudas que se estende à frente da cabeça. Estas moscas atacam o gado, animais de estimação e outros mamíferos para se alimentar de sangue uma ou duas vezes por dia. Tanto os machos quanto as fêmeas podem atacar em busca de alimento.

A medida mais importante no seu controle é a higiene, com a remoção de resíduos alimentares dos cochos, currais e estábulos. Restos de culturas, plantas daninhas, gramas cortadas, entre outros, não devem ser acumulados em pilhas, pois a fermentação transforma-os em importantes focos de criação.

Quando isto não for possível, será necessário o uso de inseticidas químicos registrados para o inseto como medida paliativa, aplicando-os nos locais onde as moscas pousam, o que é insuficiente e insustentável em curto prazo pela operação, custo e desenvolvimento de resistência, dos insetos a esses produtos.

A mosca do estábulo é difícil de controlar através da aplicação de inseticidas nos animais, já que elas geralmente alimentam-se apenas uma ou duas vezes por dia, por curtos períodos. Uma ferramenta que pode minimizar o problema é a utilização de um larvicida seletivo, como a ciromazina pulverizada nos focos de criação (onde forem encontradas as larvas). Claro que vai depender do tamanho desse foco, para que seja viável economicamente.

Podemos minimizar os problemas causados pela mosca do estábulo fazendo uma boa higiene nos cochos, currais e qualquer outro local que tenha matéria orgânica, principalmente vegetal em decomposição.

lmprensa lPA

O Novo Mirabilândia será construído em Paulista

 


Na última semana, o prefeito Yves Ribeiro visitou as futuras instalações do parque Mirabilândia, que será construído no município do Paulista, às margens da BR-101, em Jardim Paulista. O novo empreendimento vai trazer conceitos modernos da área do lazer, incluindo uma diversidade de atrações para todas as faixas etárias. O parque também vai priorizar a acessibilidade, bem como gestão de segurança, gestão de manutenção e gestão de operação.

O Parque Temático de Turismo e Lazer terá como valor paisagístico e referencial a própria floresta, se preocupando com a manutenção e conservação da vegetação local. As áreas florestais, portanto, terão uso indireto voltado para a valorização paisagística do empreendimento.

O empreendimento espera se consolidar como um dos principais parques de diversões do Norte/Nordeste, firmando-se como um atrativo turístico do município do Paulista e do Litoral Norte.

Para a primeira etapa de construção do parque, está prevista a contratação de 100 a 120 pessoas, condição temporária restrita ao período de implantação, previsto para 24 meses. Durante a fase de operação, serão criadas progressivamente novas vagas, que poderão chegar a até 500 postos de trabalho.

lmprensa Paulista

Funase promove ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida

 

Adolescentes e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), estão participando de ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha de valorização da vida. Nesta quarta (8), houve uma ação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Mata Norte.

A atividade contou com a participação de psicólogos da unidade e de quatro socioeducandos. Foi realizada uma roda de conversa com os adolescentes visando à discussão da importância de se falar sobre o tema e o papel da mídia na promoção desses diálogos, o que pode contribuir com a prevenção ao suicídio e com a desmistificação do fenômeno da depressão, por meio de campanhas.

“O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens. Com a privação de liberdade, muitas vezes, afloram sintomas de problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade. Trazer à tona esses discursos sobre saúde mental e prevenção ao suicídio fortalece nossos adolescentes a enfrentar dificuldades silenciosas vivenciadas por eles e por muitos em nossa sociedade. Falar é a principal fonte de cura”, ressaltou Karolyne Bezerra, coordenadora técnica do Case Timbaúba.

CAMPANHA – O Setembro Amarelo surgiu com o propósito de jogar luz sobre a prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em todo o mundo. Em muitos casos, há possibilidade de prevenção. Falar a respeito é a melhor forma de indicar caminhos de ajuda a quem precisa.

lmprensa Funase

Festival de Coco de Roda de Engenho

 

Com o objetivo de fomentar e incentivar a cultura popular, a partir da vivência do coco de engenho ou rural, de origem da cidade de Nazaré da Mata, Mata Norte de Pernambuco, dezenas de grupos culturais da região deram início ao 2º Festival Coco de Roda de Engenho. O evento é realizado com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado por meio dos recursos do Funcultura. A novidade é que este ano os shows contarão com tradução simultânea em Libras, para pessoas surdas ou ensurdecidas. A programação cultural será realizada até o domingo, 12, por meio da página do festival no Youtube( https://www.youtube.com/watch?v=weVcde8PvMo&list=PLjmMYYRU7k9B2wXrz8ZOWJBRUJrMfBrr_&ab_channel=2%C2%AAFestivalCocodeEngenho-2021), sempre às 20h.

Todas as noites, duas atrações animam o público, que poderá assistir no conforto de casa, gratuitamente. Os shows culturais, misturam cores, versos, danças, sons, ritmos, poesia, criatividade e muita beleza cultural. “É uma alegria poder transmitir, ao mundo, por meio da internet, essa manifestação cultural tão raiz, tão nossa”, afirma Endreson Ribeiro, coordenador geral do festival. A festividade também tem como proposta fazer o resgate da memória cultural e salvaguarda da linguagem do coco da Zona da Mata pernambucana.

Em Pernambuco há diferentes grupos de cocos de roda, mas o que está presente na região da Mata Norte têm uma identidade única. “Nossos grupos buscam trazer em suas apresentações cantigas de trabalho dos cortadores de cana de açúcar dos engenhos da região” destaca Ribeiro. Ele também destaca outras particularidades sobre o coco rural e o coco de engenho. “Os instrumentos utilizados na execução do ritmo são chamados de terno. São eles: bombo, mineiro, e caixa. A dança também tem sua particularidade. Aqui, dançamos formando um círculo e girando de par em par dando umbigadas. A estrutura poética dos versos são de repetições de perguntas e respostas, quartilhas, sextilhas, e de linhas de improviso”, acrescenta.

“Relatos populares indicam que essa manifestação é secular, e aparece junto com o maracatu rural nos canaviais da Mata Norte, região que abriga uma grande concentração de mestres coquista, que revezavam-se formando um único grupo, fazendo as sambadas nos engenhos até o amanhecer do dia”, acrescenta Régis Arruda, produtor executivo.


História - A tradição do Coco Rural tornou-se mais efetiva no início da década de 1970. Com o começo da queda dos engenhos para as usinas, várias famílias migraram da zona rural para a cidade. Nesse processo de êxodo rural, trouxeram consigo suas crenças e culturas. E não demorou muito para que essas manifestações começassem a acontecer, só que agora nos perímetros urbanos do município.

Na cidade de Nazaré da Mata, um dos primeiros grupos culturais foi o Coco de Mestre Aristides, que foi o primeiro a realizar as sambadas. Foi ele o grande responsável por colocar o coco de engenho ou rural, nas periferias da cidade, servindo como referência, e influência na formação de novos mestres daquela época. Após sua morte, surgiu o Coco de Valério. Coube a ele promover as sambadas em frente à sua casa, onde tinha a barraca do famoso cachorro quente de Valério. O terno batia a noite inteira, e mestre Valério segurava o baque cantando seus versos e materializando um novo espaço de disseminação cultural e formação de público, que durou até metade dos anos 1980.

Já no ano de 1987 surgiu o Coco de Derval. Período em que as sambadas se estenderam até o ano de 2005. O evento cultural, realizado ao ar livre sempre aconteciam sempre nos festejos juninos, com dois dias de festa na Rua Siqueira Campos, bairro do Sertãozinho. Atualmente, o Coco de Derval é a principal referência de Coco de Engenho ou Rural na cidade de Nazaré da Mata Inclusive, o mais antigo em atividade, graças a dona Letícia, viúva do Mestre Derval, que deu continuidade ao coco. É também, o grande responsável por influenciar a criação de outros na cidade.

PROGRAMAÇÃO

10 DE SETEMBRO - Sexta -feira
Horário: 20h
Atrações: Coco da Mata ( Nazaré da Mata)
                Grupo Cultural Bio Caboclo (Lagoa de Itaenga)


11 DE SETEMBRO - Sábado
Horário: 20h
Atrações: Coco de Roda Canavial ( Nazaré da Mata)
                Mestre Zé de Teté (Limoeiro)


12 DE SETEMBRO - Domingo
Horário: 20h
Atrações: Coco de Derval ( Nazaré da Mata)
Coco Mano de Baé (Tracunhaém)

Serviço

O quê: 2º Festival de Coco de Roda de Engenho começa nesta quarta-feira com atrações online e gratuitas

Quando: Até 12 de setembro


Classificação: Livre para todos os públicos

Com informações do jornalista Salatiel Cícero

Ações levam Cidadania a três municípios no Sertão

 

Uma nova via de uma certidão antiga, a emissão da carteira de identidade, os serviços do Balcão de Direitos, da Defensoria Pública, testes de saúde e muitas informações da políticas sociais são alguns dos acessos que os pernambucanos têm garantidos nas Ações de Cidadania. O evento é parte do Programa Governo Presente e a Ação representa um mutirão de serviços e de divulgação de políticas. É uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

Os eventos realizados este ano somam mais de 126 mil atendimentos gerais em 36 territórios em cidades de todas as regiões do Estado. As ações seguem todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. A Defensoria Pública de Pernambuco estará presente com defensores atentos às necessidades de quem estiver a procura dos seus direitos.

A Compesa participa da Ação de Cidadania com um posto avançado. É possível fazer renegociação de débitos e obter informações sobre a tarifa social da companhia de água. O Detran terá uma unidade móvel e também estará prestando esclarecimentos e serviços referentes à autarquia.

A Ação de Cidadania terá serviços para quem quiser ficar em da com a saúde. Aferição da glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo. Também informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

É necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos de forma rotineira. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Arcoverde
Sexta-feira, dia 10 de setembro
Das 8h às 12h
EREM Carlos Rios
Rua Maria José de Santos Moreno, s/n - Centro
Agendamento: Secretaria de Assistência Social ou através do site PE Cidadão

Ascom

Licitação da Compesa para obras em Cabrobó

 

Como anunciado pelo governador Paulo Câmara em agenda em agosto, no Sertão do São Francisco, foi publicado no Diário Oficial do Estado a autorização para licitação do novo sistema de abastecimento para a localidade Murici Novo, zona rural de Cabrobó. O edital de licitação do projeto estará disponível para consulta no site da Companhia: www.compesa.com.br

A obra prevê implantação de rede de distribuição em Murici Novo para atendimento a 400 pessoas na localidade. Com recursos de R$ 500 mil, serão assentados 11 quilômetros de tubulação, a partir da adutora Conceição das Crioulas, permitindo o abastecimento diário para os moradores.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, ressalta o investimento entre as ações do Governo de Estado para levar mais água aos sertanejos. “Esse é mais um importante projeto pensado para melhoria da qualidade de vida na região. O Governo de Pernambuco tem empenhado esforços para aumentar a segurança hídrica da população, a partir de importantes investimentos em infraestrutura hídrica”, ressalta Marinho.

INVESTIMENTOS NA REGIÃO - Além do investimento para a zona rural de Cabrobó, durante a agenda do governador Paulo Câmara na região foi anunciada ainda para o município a liberação de recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, que serão aplicados na ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água de Cabrobó.

Ainda para o Sertão Central, o governador anunciou a liberação de recursos de R$ 1,2 milhão para a obra de implantação da estação de tratamento de água do Sistema Adutor de Redenção, em Santa Maria da Boa Vista, para atendimento de cerca de 10 mil pessoas. Para o município de Lagoa Grande, foi autorizada a licitação para ampliação do Sistema de Abastecimento de Lagoa Grande e Izacolândia, distrito de Petrolina. Esta ação também já está com a licitação em andamento.

lmprensa Compesa