segunda-feira, 28 de abril de 2025

Painel “Mudanças Climáticas, Infraestruturas e Mobilidade” do 8º Congresso da AMUPE , mira futuro das cidades


Dentro da programação do 8º Congresso Pernambucano de Municípios da Amupe, o auditório do Teatro Guararapes foi palco na tarde desta segunda (28) do debate mais urgente a ser enfrentado pelos municípios de maneira individual no que diz respeito a planejamento e processos das infraestruturas urbanas e rurais. Com o tema “Os efeitos das mudanças climáticas nas cidades: A sustentabilidade dos territórios passa pelo planejamento urbano e justiça social”, a mesa teve a participação de convidados que são especialistas no segmento, com mediação do prefeito de Ferreiros (PE) Zé Roberto. 

“Quando falamos de impacto ambiental, a gente observa que o mundo poderia estar sendo preservado se a densidade humana estivesse concentrada em uma única região,” disse Diogo Bezerra (Secretário de Mobilidade e Estrutura da Cidade do Recife), ao citar o livro O Triunfo das Cidades, de Edward Glaeser. “Mas não é assim. A gent precisa de estrutura, a gente precisa de mobilidade. Mas nós precisamos atentar para como esses elementos podem impactar efetivamente na sustentabilidade”. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes, reforçou o argumento. “Precisamos falar sobre por que e como fazer a Conferência Municipal das Cidades. Para que a gente possa integrar poder público, entidades acadêmicas, organizações não-governamentais e movimentos populares”. 

O debate também foi enriquecido pela fala de Paulo Roberto Haddad, economista, professor e ex-Ministro da Fazenda e do planejamento do governo Itamar Franco. “O Brasil se comprometeu em 2015 com a agenda 2030 da ONU. Nós temos como compromisso nos adequar aos 17 itens da lista, desde erradicação da pobreza, passando por água potável e saneamento, energia limpa e acessível, até proteger a vida na água e ação contra a mudança global do clima”, pontuou. 

Já Leta Vieira (Coordenadora de programas da ONU Habitat Brasil) encerrou o debate com dados relevantes do setor: “Cada ODS é focado em um tema. E o tema central da missão da ONU Habitat Brasil é o item 11: Lutar por Comunidades Sustentáveis e Resilientes. Isso caminha de maneira muito estreita com o item 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima. Então hoje, quando a gente fala de resiliência urbana, não podemos deixar de olhar para a questão climática, que afeta a todos.”, finalizou.

Foto: Cláudio Gomes

Festa da Celebração a Vida reúne 140 idosos no Hotel Fazenda Viver


Nesta quarta-feira, 30 de abril, 140 idosos das cidades de Pombos e Gloria do Goita viverão um momento histórico: pela primeira vez na vida, eles conhecerão um hotel ao participarem da Festa da Celebração da Vida, no Hotel Fazenda Viver, em Moreno-PE. Todos são participantes dos Projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem — promovidos pela ONG Giral — e que beneficiam homens e mulheres a partir dos 55 anos.
 
Os projetos têm como missão ampliar o acesso ao bem-estar e à qualidade de vida na terceira idade, promovendo práticas esportivas, oficinas de letramento digital, corte e costura, artes plásticas, empreendedorismo, musicoterapia, viagens de intercâmbio, comunicação, atendimento psicológico e rodas de leitura. Só no último ano, mais de 100 idosos concluíram essas atividades em Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Pombos e Apoti.
 
Esta é a segunda vez consecutiva que a Giral destina recursos próprios para garantir momentos como esse para a população idosa. A celebração desta quarta-feira vai além da festa: representa o reconhecimento e a valorização de histórias de vida que, muitas vezes, jamais tiveram acesso a espaços de lazer como um hotel.
 
SERVIÇO:

Evento: Festa da Celebração da Vida
Data: 30 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: A partir das 7h até 16h30
Local: Hotel Fazenda Viver – BR-232, Km 32 - s/n - Bonança, Moreno - PE, 54800-000
Participantes: 140 idosos dos Projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem – moradores de Pombos, Glória do Goitá e do distrito de Apoti (Glória do Goitá)
CONTATO PARA ENTREVISTA
Presidente da ONG Giral / Leonildo Moura: (81) 9508-0660
Coordenadora do Evento/ Robervânia Costa: (81) 9.9166-7022
Assessora de Imprensa/Rose Maria (81) 9.9102-8702

#VcNoBlog Daniel Torres

DOS EUA PARA O SERTÃO. MOVIMENTO POLÍTICO SUPRAPARTIDÁRIO COPIA IDEIA “YES, WE CAN – SIM NÓS PODEMOS”, DE BARACK OBAMA.  

*Por Daniel Torres Araripe – Empreendedor social, presidente da ADESA – Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Araripe e idealizador do Movimento SIM Nós Podemos! 
 

Desde 2017 foi lançado no Sertão do Araripe Pernambucano um movimento político que visa a criação de um projeto de uma candidatura a deputado federal representando a região. Muitos já se aventuraram em eleições passadas ao cargo de deputado federal, mas não logram êxitos por não ter uma sustentação política por traz, por não terem um projeto político que representasse os anseios da região, não passava de um projeto político pessoal ou de um partido pretendendo preencher um espaço. Este ano visando a eleição de 2026 já está surgindo alguns nomes, alguns pré-candidatos ao cargo de deputado(a) federal na região, só que estão trilhando o mesmo caminho das candidaturas anteriores, não passa de um desejo pessoal, ou partidário. 
 

SIM Nós Podemos!  

Este movimento visa criar um núcleo de debates levantando as demandas da região do Araripe e debatendo as propostas. Um núcleo composto de pessoas influentes, formadoras de opinião que vão disseminar perante a população o que é o movimento e sensibilizar a todos da necessidade imperiosa de se criar uma proposta de uma futura candidatura a federal com respaldo de todos os segmentos da população, que represente verdadeiramente um Projeto de Poder para a região Araripeana. Se pretende fazer o diferente, não personificar, personalizar o movimento em torno de um nome, o nome que for escolhido no momento oportuno será apenas o porta-voz do projeto. O objetivo do movimento é criar as bases de uma futura candidatura a federal autêntica, legítima e representativa da região. Uma candidatura com subsídios para trabalhar durante a campanha com propostas levantadas e debatidas pela sociedade com um todo e defendê-las durante o seu mandato. 
 
A CANDIDATURA 

Quem for o representante do movimento que será escolhido o candidato do grupo, que podemos chamar de porta-voz, terá um compromisso muito maior com a região do que simplesmente um compromisso com o seu partido ou grupo político. As decisões quanto ao partido que será filiado passará pela avaliação dos membros do movimento, como também a escolha a qual candidatura ao governo estadual e federal que irá defender. 
 
A IDEIA 
 
Está sendo posta uma proposta de uma Candidatura Coletiva composta por membros de vários segmentos da sociedade e dos municípios, algo inédito na região, uma candidatura a deputado(a) federal respaldada na sua composição de apoios de outras pessoas como fosse uma candidatura única. 
 

ACORDA SERTÂO - O DESPERTAR DO TIGRE DO ARARIPE 
 
A nossa região do Araripe com seu potencial econômico, sempre foi relegada politicamente a segundo plano por parte de lideranças políticas do Estado. Sempre tivemos os nossos representantes na Assembleia Legislativa do Estado, desde a época dos deputados Felipe Coelho, Gilvan Coriolano, Eduardo Farias, Valdeir Batista, Raimundo Pimentel e agora Roberta Arraes e Socorro Pimentel. Apesar destas representações a região na ponta do Estado não conseguiu despertar interesses políticos no nível de governança para o desenvolvimento merecido. Para alguns somos sempre o filho mais problemático, que de qualquer forma para os governantes traz mais problemas que soluções. Ledo engano, o que nos falta é força política a nível estadual e federal que faça valer a nossa contribuição para o desenvolvimento do Estado e do país com o nosso potencial econômico nas áreas mineral, industrial, sem deixar também a área agrícola e de pecuária leiteira esquecida. Sem sombra de dúvida temos terras férteis, o que nos falta é investimento por parte do governo federal em fazer valer o tão sonhado canal do sertão, água do São Francisco para banhar essas terras e transformar em um canteiro de frutas, legumes e outras lavouras. Como também a conclusão imediata da ferrovia do gesso. 

Como falei anteriormente todas essas dificuldades e expectativas passa pela falta de uma representação política forte. No próximo ano acontece mais uma eleição majoritária e proporcional a nível estadual e federal e o que se vislumbra é que estamos caminhando para os mesmos representantes, para a mesma situação política. A região com seus mais de 240 mil eleitores não acordaram ainda que já está passando da hora de termos o nosso representante na Câmara Federal. Sempre existiu são alianças políticas entre os deputados estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas, lideranças comunitárias e empresariais com nomes de fora, de outras regiões do Estado. Cada um preocupado em manter o seu feudo político, as suas conveniências políticas. O que já começa se vê nos noticiários e rodas de conversas são os nossos deputados ou candidatos preocupados em fazerem alianças políticas com determinado deputado federal ou candidato em troca de votos nas regiões deles. Os candidatos procuram a região para fazerem um complemento de votos. E como sempre depois de eleitos priorizam as suas regiões e o que sobra depois de muitas insistências enviam alguma coisa, algumas migalhas para a nossa região, e assim vai tocando o barco até a próxima eleição. 

 
DO POTENCIAL ELEITORAL  

Como já citei temos mais de 240 mil eleitores na região. Somos 10 municípios, temos potencial para eleger até três deputados a estadual e folgadamente um deputado federal. A estratégia do Movimento SIM Nós Podemos é, trabalhar para reeleger as duas atuais deputadas estaduais, e escolher mais um candidato a estadual, e eleger desta vez o nosso representante na Câmara Federal. Tudo fazendo parte da proposta de Poder do Araripe, claro todos alinhados ao Movimento. 
 
 
O GRANDE PROJETO EM VISTA
 
O deputado ou a deputada representante do Movimento SIM Nós Podemos! lógico eleito, terá como compromisso de resgatar um grande projeto estruturador em tramitação no Congresso Nacional que é a criação da RIDE - Rede Integrada de Desenvolvimento, chamada de RICA – Rede Integrada Cariri e Araripe. Essa será sem sombras de dúvidas o grande projeto de desenvolvimento da região principalmente do Araripe que carece de grandes projetos estruturadores, além de projetos pontuais como a Transnordestina Ramal Suape, o Canal de irrigação do Sertão, e a Adutora de Negreiros, dentre outros. 

TEMOS POTENCIAL ELEITORAL SIM. É SÓ OS HOMENS E MULHERES QUE FAZEM A POLÍTICA DA REGIÃO DEIXAREM OS SEUS INTERESSES DE LADO E PENSAR CONJUNTAMENTE EM PROL DA REGIÃO, SENDO ASSIM TODOS GANHAM.

Maio das Mães, Dayse Rosa e Expo Riquezas; veja programação do Shopping Carpina


Durante o mês de maio, o Shopping Carpina, na Mata Norte, preparou uma programação especial para todos os gostos e público. Entre as atividades gratuitas, o 1º Aulão de Pilates, a campanha pelo Dia das Mães: “Mãe, Amor que Aquece!”, apresentação musical com a cantora Dayse Rosa, 2º Encontro Gigantes Lowfest, o período encerra com a feira ‘Expo Riquezas da Mata'.
 
O 1º Aulão de Pilates, promovido pelo centro de compras, em parceria com o Estúdio Priscila Gayoso, acontecerá no domingo (4), a partir das 15h, em frente à Uninassau do Shopping. A participação do público nesta atividade que promove o equilíbrio entre corpo e mente é totalmente gratuita. Para participar, é recomendado o uso de roupas de ginástica. Quem ainda não conhece a modalidade poderá experimentar com avaliação dinâmica.
 
Da quarta 7 até o dia 11, o shopping inicia a campanha pelo Dia das Mães, com o tema “Mãe, Amor que Aquece!”. Para participar, basta realizar compras a partir de R$ 250,00 nas lojas do Shopping Carpina e trocar os cupons cumulativos ou notas fiscais por um kit especial contendo 1 refil, 1 xícara (80 ml) e 1 bule (400ml). O stand de troca funcionará das 14h às 20h, sendo permitida apenas uma troca por CPF. No local, o público também poderá aproveitar o Cantinho do Café, um espaço instagramável decorado com mensagens inspiradoras para homenagear as mães e fazer belos registros.
 
O Dia das Mães será comemorado no dia 11 de maio, às 12h, com apresentação musical da cantora Dayse Rosa, na praça de alimentação do Shopping. Com participação em quadros de programas de TV, como Quem Sabe Canta, no programa Raul Gil e The Voice Brasil, da TV Globo, Dayse Rosa apresenta um repertório de grandes clássicos da música brasileira, imersos no forró, samba, bossa, bolero e MPB. Além de contar com algumas músicas autorais, incluindo o seu novo lançamento Eu Sei Sangrar.
 
O 2º Encontro Gigantes Lowfest, evento dedicado aos apaixonados por carros rebaixados e customizados, chega mais uma vez ao shopping, desta vez, no domingo (18). O encontro vai acontecer no estacionamento alternativo, ao lado da Uninassau, reunindo diversas equipes automotivas da região. O evento contará com a presença do influencer automotivo Helviamir Paulino, conhecido no Instagram como @whitebull_tsi. A entrada será beneficente, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, com início às 12h.
 
A programação do mês encerra com o clima junino, isso porque entre os dias 30 de maio e 1º de junho, o centro de compras realizará a feira Expo Riquezas da Mata, em parceria com o Sebrae Pernambuco. A mostra, que tem entrada gratuita, reunirá empreendedores locais em uma exposição temática que celebra a cultura junina, com destaque para a gastronomia, produção agrícola e artesanato da região. A Expo será realizada das 12h às 20h, no pátio de eventos do Shopping Carpina.
 
“O mês de maio tem um significado especial para nós. Durante esse período, realizaremos diversas atividades voltadas a diferentes públicos, o que contribuirá de forma significativa para os filhos e principalmente para as mães. No Shopping Carpina, temos como missão proporcionar experiências encantadoras ao nosso público, por meio de ações que promovam momentos únicos de lazer, cultura e diversão", finaliza Natália Varella, assistente de marketing do centro de compras.
 
*SERVIÇO:*
Maio das Mães, Dayse Rosa e Expo Riquezas e mais
Período: durante mês de maio
Onde: Shopping Carpina, na Rodovia PE-041, KM 02, Bairro Novo, Carpina-PE
Horários: diversos

Mendonça Filho vai convidar o ministro Lewandowski para primeira audiência pública da PEC da Segurança Pública


Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o deputado Mendonça Filho anunciou que fará várias audiências públicas para discutir o tema. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, será convidado para participar da primeira audiência pública na CCJ. “É indispensável que o debate inicie dando voz ao Ministro da Justiça, para que exponha os objetivos pretendidos e a expectativa de resultados a serem obtidos com a PEC 18/2025, bem como para que responda às dúvidas dos parlamentares da Comissão”, justificou Mendonça Filho.

 De acordo com Mendonça, que foi designado nessa segunda-feira(28) como relator, além do ministro com Lewandowski, a CCJ promoverá uma série de audiências públicas com governadores das cinco regiões e demais agentes envolvidos no tema. "Queremos garantir uma ampla discussão com todos os setores responsáveis pela segurança pública no País. A segurança pública é uma pauta prioritária do país, inquieta a população, que vive aterrorizada com a criminalidade, e precisa ser debatida com profundidade", destacou o deputado. O relatório de Mendonça na CCJ será focado na análise da admissibilidade e da constitucionalidade da PEC. O mérito será debatido em comissão especial, após a PEC passar pela CCJ,  

A PEC prevê diversas alterações na Constituição, relativas à segurança pública como a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública – Susp, criado em 2018; atribuir competência privativa à União para legislar sobre normas gerais acerca da segurança pública, defesa social e sistema penitenciário; constitucionalização do Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP e do Fundo Nacional Penitenciário – Funpen; atribuir à Polícia Federal competência para investigar e reprimir infrações cometidas por organizações criminosas e milícias privadas, cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme. 

Além disso, a PEC propõe que a Polícia Rodoviária Federal passe a ser órgão de patrulhamento ostensivo em todos os modais viários, podendo ser autorizado ou determinado pela União que ela atue em caráter emergencial e por período determinado, para prevenir, reprimir e proteger bens, serviços e instalações federais; também poderá, quando autorizado, prestar auxílio às forças de segurança pública estaduais ou distritais, quando requerido por seus governadores, e atuar em calamidades públicas e desastre naturais. Com relação às guardas municipais, a proposta as inclui no rol dos órgãos de segurança pública previstos no art. 144 da Constituição, e sua atuação será restrita às ações de segurança urbana, não podendo sobrepor-se às atribuições das polícias civil e militar;

Jovens do Instituto JCPM participam de oficinas com Alemão Art e artistas de jazz na programação do RioMar Jazz Fest


O RioMar Jazz Fest traz em sua programação um braço social, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social. Nesta terça-feira, dia 29 de abril, jovens do Instituto JCPM participarão de uma oficina de grafite e workshop com o grafiteiro Alemão Art, das 15h às 17h. Alemão Art é um reconhecido artista plástico e grafiteiro brasileiro, que teve suas obras expostas em mais de 50 exposições pelo mundo, inclusive no Louvre, e estão presentes em mais de 30 países. 

Já na quarta-feira, dia 30/04, também no IJCPM, será realizado um bate-papo musical, das 16h às 17h, com demonstração de instrumentos para jovens que têm interesse e afinidade com a música. 

O Dia Internacional do Jazz é comemorado em 30 de abril, e o RioMar Recife aproveita a data para promover uma programação recheada de boa música com artistas nacionais e internacionais, trazendo o conceito da democratização do estilo musical.

O RioMar Jazz Fest acontece entre 28 e 30 de abril com oficinas musicais e shows gratuitos com atrações regionais, nacionais e internacionais. As apresentações, que tem curadoria da Uptown Band, acontecem no palco montado na Praça de Alimentação do RioMar Recife, no Piso L3, com acesso gratuito. 

Programação completa:
Nesta segunda-feira, dia 28 de abril, será realizado um Workshow, a partir das 19h, na Praça de Alimentação. A oficina de música será com o músico norte-americano Lorenzo Thompson, que trará sua experiência sobre guitarra, baixo e bateria. O workshow é aberto ao público, com vagas limitadas e inscrições gratuitas através do App do RioMar Recife.

Na terça-feira, dia 29 de abril, a programação será aberta com um show especial. Às 19h, Martin Pizzarelli, dos Estados Unidos, e Hyuna Park, da Coreia do Sul, convidam Rico Baldacci, de São Paulo. Logo depois, às 20h30, será a vez de Lorenzo Thompson, dos Estados Unidos, e o brasileiro Bruno Marques se apresentam.
Já na quarta-feira, dia 30 de abril, a norte-americana Tamara Peterson faz um show com Prado Brothers, do Brasil, às 19h. Já às 20h30, a Uptown Band traz um repertório de Reginaldo Rossi em blues com artistas convidados.

Nena Queiroga madrinha do Movimento Chocolarte #AoVivoEemCores






Nena Queiroga é uma cantora brasileira conhecida por sua forte ligação com o frevo e o carnaval de Pernambuco. Nascida no Rio de Janeiro em 1967, ela foi criada em Recife e se tornou uma das figuras mais icônicas da música pernambucana.

Desde jovem, Nena esteve envolvida com a música, influenciada por sua família artística. Seu pai, Luiz Queiroga, era radialista, compositor e humorista, enquanto sua mãe, Mêves Gama, também era cantora. Aos 12 anos, começou a gravar voz infantil e, aos 16, já cantava em orquestras animando bailes de carnaval.

Ela se destacou como intérprete de frevo e, em 2005, passou a puxar um dos trios do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Em 2014, gravou seu primeiro DVD, *Pernambuco para o Mundo*, com participações de grandes artistas como Ivete Sangalo, Maria Gadú e Lenine. Em 2018, foi homenageada no carnaval do Recife, consolidando seu papel como uma das grandes representantes da música pernambucana.

Além do frevo, Nena também explorou outros ritmos e compôs sucessos como *Chuva de Sombrinhas*, uma das músicas mais emblemáticas do carnaval pernambucano. Sua trajetória é marcada pela dedicação à cultura nordestina e pelo carisma que conquista multidões.




 

Banco do Nordeste e BTG Pactual lançam Fiagro Nordeste para impulsionar o agronegócio


 O Banco do Nordeste (BNB) e o BTG Pactual Asset Management anunciam o lançamento do Fiagro Nordeste, um fundo de investimento voltado ao agronegócio regional, com aporte inicial de R$ 125 milhões e meta mínima de captação de R$ 500 milhões.

O Banco do Nordeste investirá R$ 100 milhões no fundo, enquanto o BTG Pactual, responsável pela gestão e estruturação, aportará R$ 25 milhões e atuará na captação de novos investidores.

O Fiagro Nordeste oferecerá uma nova alternativa para produtores rurais acessarem recursos financeiros para projetos de expansão da capacidade produtiva, investimentos em logística, construção de unidades agroindustriais e modernização tecnológica.

Empreendedores do agronegócio localizados nos estados do Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, poderão solicitar recursos entre R$ 5 milhões e R$ 100 milhões, conforme o porte do projeto e a análise de crédito. As operações contarão com condições diferenciadas, incluindo prazos ágeis de desembolso (até 45 dias), garantias flexíveis e isenção de IOF.

De acordo com o diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim de Andrade, com essa parceria, o BNB e o BTG Pactual ampliam as possibilidades de financiamento para o setor agropecuário, promovendo o crescimento econômico da região e fortalecendo o acesso ao mercado de capitais para produtores e empresas do setor. O diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger Antônio de Alencar Rocha, ressalta o potencial de alavancagem da iniciativa: “a expectativa é a de que para cada R$ 1 que o BNB aportar no fundo, outros investidores aportem pelo menos R$ 4, o que multiplica o volume de recursos à disposição do agronegócio da região”.

Os interessados podem procurar as agências do Banco do Nordeste ou buscar mais informações na página do BNB: www.bnb.gov.br

Ao lado da governadora Raquel Lyra, prefeito Rodrigo Pinheiro celebra um ano sem feminicídios em Caruaru


Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, comemorou ao lado da governadora Raquel Lyra a marca histórica de um ano sem registros de feminicídios no município. “É uma conquista que mostra que estamos no caminho certo, mas também um lembrete de que não podemos recuar um só minuto. Vamos seguir firmes, garantindo a segurança, o acolhimento e a proteção das mulheres de Caruaru”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro durante o 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

A secretária municipal da Mulher, Luana Marabuco, destacou que “o resultado é fruto de trabalho diário e integrado”. Caruaru conta com iniciativas como o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ) e o atendimento 24h pelo Centro de Referência da Mulher (CRM), Delegacia Especializada da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal, Polícia Militar, além da atuação da Vara de Violência Doméstica e Familiar, implantada na gestão do desembargador Fernando Cerqueira no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Em 2024, o município já havia registrado uma redução de 75% nos casos de feminicídio, consolidando-se como referência nacional em políticas públicas de proteção às mulheres. Agora, com um ano completo sem feminicídios, Caruaru reafirma seu compromisso de seguir avançando, com a união entre Prefeitura, Governo do Estado e sistema de justiça, para garantir que cada vez mais mulheres possam viver livres e seguras.

*AÇÃO* - Para celebrar e reforçar o compromisso com a proteção das mulheres, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a Blitz do Enfrentamento à Violência contra a Mulher no bairro Universitário, em frente ao banco vermelho — símbolo internacional da luta contra a violência de gênero.

Movimento Chocolarte também marca presença #AoVivoEemCores




O Movimento Chocolarte é uma iniciativa da Confeitaria da Oliveira, liderada pelo chef confeiteiro Matheus Oliveira (à direita da foto) e seu sócio Leonardo Carvalho (à esquerda da foto). O projeto busca transformar obras icônicas da cultura pernambucana em esculturas feitas inteiramente de chocolate.

Para a Páscoa de 2025, o homenageado foi Mestre Vitalino, um dos maiores nomes da arte popular brasileira. A confeitaria criou uma escultura de chocolate inspirada na obra "Boi", uma das peças mais simbólicas do artesão. Além da celebração artística, parte das vendas será destinada ao Museu do Mestre Vitalino, reforçando o compromisso com a preservação cultural.

O movimento já homenageou outros artistas pernambucanos, como J. Borges, que teve sua obra "Os Pássaros" recriada em chocolate. A iniciativa também inclui colaborações com influenciadores e artistas locais, promovendo a cultura nordestina de forma inovadora.

Educação de Fernando de Noronha alcança o maior resultado no Saepe desde o início da avaliação em 2008


A Educação de Fernando de Noronha foi destaque nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) em 2024. Os dados, divulgados esta semana pela Secretaria Estadual de Educação, apontam que a Escola de Referência em Ensino Médio, a Erem Arquipélago, alcançou o maior índice desde o início da avaliação: 5,08%.

A unidade participa da avaliação desde 2008, ano em que registrou um índice de 3,61%. Além do crescimento histórico, a escola também apresentou aumento no número de estudantes com desempenho classificado como adequado e avançado, refletindo uma evolução significativa na qualidade do ensino médio na ilha.

O Saepe tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos para subsidiar políticas públicas voltadas à educação, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino em todo o Estado. Na Erem Arquipélago, os dados obtidos são analisados anualmente e servem de base para o planejamento pedagógico da escola. 

O Sistema auxilia a gestão e seu uso estratégico reforça o compromisso da escola com uma educação pública de qualidade, permitindo identificar avanços, corrigir defasagens e propor ações que garantam um melhor rendimento dos estudantes.

Segundo o superintendente da ilha, Amaro Miguel, nos dois últimos anos avaliados (2023 e 2024), período da nova gestão, a Erem Arquipélago elevou esses índices, batendo seu próprio recorde em todos os tempos. “Esse resultado é fruto do excelente trabalho que a Superintendência da Educação de Fernando de Noronha, em parceria com a Gerência Regional Recife Norte, vem realizando nesses dois últimos anos, como, por exemplo, oferecendo as formações continuadas para as equipes e para os docentes”, disse Amaro.

O superintendente atribui essa melhora à orientação vocacional e aos aulões preparatórios para o vestibular, oferecidos em parcerias com escolas do continente para todos os estudantes do Ensino Médio da escola. 

“Todas essas iniciativas refletem nesse ótimo resultado que tivemos em 2024, mas que foi iniciado em 2023, quando os índices voltaram a crescer, nos permitindo bater esse recorde. A expectativa é que, na próxima avaliação, consigamos subir mais ainda com as ações que estamos realizando com mais eficiência a cada ano. Esse é o legado que deixaremos”, finalizou Amaro.

Lea Renata: "Não há turismo sem sustentabilidade" #AoVivoEemCores


 

Profª Grazi Rodrigues #AoVivoEemCores







 A historiadora pernambucana Grazielle Rodrigues está lançando um livro infantojuvenil chamado Noronha: Sua História e Sua Natureza. A obra apresenta aspectos históricos, culturais e ambientais do arquipélago de Fernando de Noronha de forma acessível e lúdica, com ilustrações de Juliana Mattos. O diferencial do livro é que a própria ilha "narra" sua história, aproximando as crianças dos temas abordados.

O lançamento acontece neste momento no dia 28 de abril, durante a pré-abertura da Feira Experimente Noronha, no Recife. Além disso, Grazielle participará de uma roda de palestras para falar sobre o processo de produção do livro. A ideia da autora é ampliar o conhecimento sobre Noronha além da sua imagem turística, abordando desde sua origem vulcânica até seu papel em episódios históricos do Brasil.

Anisio Coelho, diretor de sustentabilidade e meio ambiente da FIEPE #AoVivoEemCores






Anísio Coelho é um empresário e líder do setor industrial em Pernambuco. Ele assumiu o cargo de diretor-vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) para o período de 2020 a 2024.

 Coelho é um dos pioneiros do associativismo no estado, com destaque para sua atuação na defesa do setor de materiais plásticos e do meio ambiente.

Além disso, ele é presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPE e tem se dedicado a promover práticas de sustentabilidade na indústria.

 Ele enfatiza a importância da inovação na gestão dos negócios, alinhada aos conceitos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável

 Em 2021, Coelho participou da abertura do evento FIEPE Ambiental, onde destacou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a estratégia industrial.

 

Gestor de sustentabilidade do IFPE: "pesquisador tem que sair da faculdade" #AoVivoEemCores

Começou o Experimente Noronha no Novotel #AoVivoEemCores

A Feira Experimente Noronha é um evento que celebra a cultura, gastronomia e turismo sustentável de Fernando de Noronha. A edição de 2025 está sendo lançada neste momento no Novotel Marina, no Bairro do Recife, e reúne palestras, exposições e experiências gastronômicas que destacam a riqueza histórica e ambiental do arquipélago.

Além da participação de especialistas e empreendedores locais, a feira também promove iniciativas sociais, como eventos beneficentes em prol da AACD Recife. O objetivo é fortalecer a conexão entre Noronha e o público, apresentando aspectos menos explorados da ilha, como sua história e patrimônio cultural.

Evento Abraço Musical reúne grandes artistas em show beneficente no Recife


O Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, será palco do evento *Abraço Musical*, um encontro especial que celebra a música e a solidariedade. O evento acontecerá no sábado, dia 3 de maio, das 13h às 19h, reunindo Jorge Simas e uma série de artistas convidados para uma grande apresentação. 

A entrada será solidária: cada participante deverá levar **3 kg de alimentos não perecíveis**, que serão destinados a duas instituições beneficentes, o Abrigo Santa Luzia e o Centro Espírita Amigos da Boa Fé. A iniciativa reforça o compromisso dos organizadores em unir arte e ação social.

Entre os artistas confirmados estão Tony Nogueira, Chico Lopes, Marco Cesar, Paulo Layme, João Paulo Albertim, Simone Barllo, Cláudia Beija, Arthur Phillipe, Kelly Rosa, Roberto Ivo, Edilza Ayres, Nena Queiroga, Cezinha do Acordeon, Fábio da Flauta, Itabira Brito, Dinah Santos, Rui Ribeiro, Dona Selma, Helton Migge, Ériton Lucas, Nelson Brederode, Bruno Cavalcanti, Armando Fuentes, Luisa Pérola, Edson da Hora e Pedrinho do Pandeiro.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 81 9 8888.4818. Com um elenco de peso e uma causa nobre, o Abraço Musical promete uma tarde de música e solidariedade no Recife.

Fabrizio Ferraz pede que Governo do Estado tire barricadas de trecho da PE-375


O deputado Fabrizio Ferraz está, mais uma vez, cobrando ao Governo de Pernambuco para que retire as barricadas da PE-375, no trecho que liga a BR-110 aos municípios de Tacaratu, o distrito de Caraibeiras e Inajá. O parlamentar utilizou suas redes sociais para refazer a solicitação, explicando que o problema se estende desde o dia 15 de janeiro deste ano. 

Segundo Ferraz, muitos acidentes vêm acontecendo no local, além de apenas ser possível o trânsito neste trecho de carros de pequeno porte. “A gente precisa resolver esse problema. O Governo do Estado tem que negociar com os povos indígenas dessa área para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível”, pediu. 

O deputado ainda comentou sobre como os comércios das cidades circunvizinhas estão sendo prejudicados, pois neste trecho não passa caminhão. “Os comércios locais estão sendo prejudicados. Em Tacaratu, por exemplo, no mês de março, houve uma queda de mais de 50% nas vendas. Isso precisa ser resolvido”, concluiu.

Shopping Costa Dourada promove campanha para Dia das Mães em parceria com a Natura



De 2 a 11 de maio, o Shopping Costa Dourada realiza sua ação promocional de Dia das Mães 2025. A cada R$ 300 em compras nas lojas participantes, os clientes podem levar para casa um presente Natura para a mamãe da linha Tododia contendo um sabonete em barra e um hidratante para mãos em sacola de presente. Notas fiscais de compras feitas na loja Natura do Costa Dourada valem o dobro. Para que mais pessoas sejam contempladas, cada cliente terá direito a um brinde por CPF. O estoque é limitado.

Álvaro Porto pede ao governo que pague emendas para municípios executarem planejamentos


Em discurso realizado na abertura do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, nesta segunda-feira (28.04), no Teatro Guararapes, no Recife, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, fez apelo ao governo do estado para que execute o pagamento das emendas de 2024, de modo a possibilitar que aquilo foi planejado pelos municípios saia do papel. 

Fazendo referência ao tema do evento, “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o deputado ressaltou que o planejamento é fundamental para se chegar ao êxito das gestões, mas lembrou que planejar e não dispor de recursos inviabiliza qualquer projeto ou ação programada.

“A gestão depende também de trabalho em conjunto, da soma de forças dos entes do Estado, com cada agente público cumprindo bem o seu papel em favor dos municípios. Principalmente no que diz respeito à garantia do devido recurso às gestões. Afinal, sem dinheiro não se pode investir, não se executa projetos e obras e, por consequência, não se atende às necessidades dos habitantes dos municípios. Portanto, seguimos contando com a compreensão do governo”, afirmou. 

O deputado salientou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem se preocupado em auxiliar prefeituras com a destinação de emendas para os municípios e que, ainda ano passado, os gestores levantaram prioridades e necessidades e desenharam seus planejamentos, apostando nos repasses financeiros previstos nas emendas. “Porém, sem a liberação dos recursos não há plano traçado que possa vingar”, disse. 

Ele afirmou que deputados e deputadas que fizeram a destinação aos municípios, assim como as prefeituras designadas, vivem hoje a expectativa de receber os recursos para colocar em prática aquilo que foi programado. E acrescentou que, como se sabe, metade dos recursos das emendas é destinada à Saúde e metade, à educação, políticas sociais, obras estruturadoras. “Ou seja, são recursos que podem contribuir de modo decisivo para o sucesso das gestões”. 

Porto ressaltou que foi prefeito por dois mandatos e que sabe bem o quanto é frustrante planejar e não poder executar. Além disso, segundo ele, nunca é demais lembrar que é na ponta, na vida cotidiana dos municípios, que os serviços de saúde, educação e infraestrutura são cobrados pela população. 

Ainda no discurso, o presidente da Alepe destacou a importância da mobilização pelo fortalecimento da municipalidade e acrescentou que planejamento é essencial para o aperfeiçoamento de projetos, investimentos, obras, enfim, para a conquista de melhores resultados pelas gestões municipais. 

No encerramento da fala, Álvaro Porto reiterou que a Alepe permanece ao lado dos municípios e fez votos de êxito ao congresso que se estende até quarta-feira (30.04). “Que as discussões e as trocas de experiências sejam proveitosas e que os desafios colocados para as gestões possam motivar debates produtivos”, disse. 

Foto: Lucas Patrício

Logística reversa é aliada da sustentabilidade e da eficiência


A logística reversa tem se consolidado como um pilar essencial para a sustentabilidade nas cadeias de suprimento e se notabilizando também como uma poderosa aliada da experiência do cliente e da eficiência econômica das empresas. Em um cenário onde consumidores esperam soluções rápidas e práticas, oferecer um serviço ágil e bem estruturado é imprescindível. Para as empresas, a adoção da logística reversa é uma estratégia que reduz custos operacionais, aproveita materiais reutilizáveis e economiza recursos logísticos. 

O controle de processos é um dos principais desafios na implementação. “Para que o fluxo inverso de mercadorias ocorra de maneira eficiente, é necessário integrar sistemas de rastreamento, garantir a padronização das operações e treinar equipes para lidar com as etapas de recebimento, transporte e acondicionamento dos materiais. A automatização e o uso de tecnologia, como etiquetas RFID e softwares de gestão, têm sido fundamentais para garantir visibilidade e precisão em cada etapa do processo”, comenta o CEO da FTLOG Soluções Logísticas, Felipe Trigueiro.

Produtos devolvidos pelos clientes, seja por defeito, arrependimento ou fim de vida útil, devem passar por um processo sistematizado de recebimento, conferência e classificação. “Na experiência do cliente, as empresas que possuem uma logística reversa ágil na solução de problemas saem na frente. É essencial evitar gargalos, além de ter critérios bem definidos para determinar quais produtos são aptos à reutilização, quais devem ser reciclados ou descartados. Aqueles que não atenderem aos requisitos podem ser destinados à reciclagem ou ao descarte ambientalmente adequado”, ressalta Felipe.

Do ponto de vista econômico, a logística reversa é ainda mais benéfica. “Ao reintegrar materiais e produtos, é possível reduzir custos com matéria-prima, minimizar perdas e otimizar o uso de recursos. A prática pode gerar novas fontes de receita, como a revenda de produtos recondicionados ou reciclados. Os ganhos operacionais se traduzem em maior eficiência e diferencial de mercado”, pontua Trigueiro.

Marinha do Brasil abre inscrições para concurso de Sargento Músico


A Marinha do Brasil anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN), com início previsto para 2026. Os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 16 de maio pelo site oficial da instituição.

O concurso oferece um total de 32 vagas, distribuídas entre diversos instrumentos musicais, como flauta, clarinete, oboé, saxofone, trompa, trompete, eufônio, percussão, entre outros. Há reserva de vagas para candidatos negros, de acordo com a legislação vigente.

Requisitos para inscrição  
Para participar, os candidatos devem:  
- Ser brasileiros e ter entre 18 e 24 anos até 30 de junho de 2026  
- Ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação  
- Atender aos critérios estabelecidos no edital disponível no site da Marinha  

Etapas do concurso  
O processo seletivo será conduzido pelo Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais e contará com diversas fases, incluindo:  
1. Exame de Escolaridade (eliminatório e classificatório)  
2. Prova Prática de Música (eliminatório e classificatório)  
3. Eventos Complementares, como verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e análise documental  

Serviço:  
- Cargo: Sargento Fuzileiro Naval Músico  
- Vagas: 32  
- Taxa de inscrição: R$ 95,00  
- Período de inscrição: 03/04/2025 a 16/05/2025  
- Local: Internet  
- Data da prova: A ser definida  
- Link do edital: [Clique aqui](https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinhafn/Edital.pdf?id_file=2395)  

Para mais informações, acesse o site oficial da Marinha do Brasil: [www.marinha.mil.br](https://www.marinha.mil.br).  



Instituições de Ensino Superior realizam Feira de Trabalhabilidade


Com o objetivo de impulsionar a empregabilidade e oferecer novas oportunidades à população, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife e Paulista, juntamente com as Faculdades UNINASSAU Olinda e Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho), realiza a Feira de Trabalhabilidade de 5 a 7 de maio. O evento será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite, nas unidades das Instituições de Ensino Superior (IES), e é gratuito e aberto ao público.

Durante os três dias, a programação inclui palestras, oficinas, capacitações, consultoria de carreira, orientação para entrevistas, elaboração de currículos e network profissional. Além disso, a feira contará com stands de empresas parceiras que receberão currículos no local, além da possibilidade de cadastro direto na plataforma Peixe30. A rede social voltada à empregabilidade já reúne mais de seis mil vagas de emprego cadastradas.

Entre as empresas que estarão expondo durante a feira estão a Clínica ODONTOCAPE, Wizard By Pearson, Lift Academia, Auto Parvi, Qualiport, entre outras parceiras da iniciativa.

“A Feira foi pensada para aproximar as demandas do mercado da qualificação profissional dos nossos estudantes e da população em geral. Nossas instituições têm intensificado parcerias com o propósito de ampliar as oportunidades de inserção no mercado. Um dos destaques é o suporte oferecido pelo nosso Núcleo de Trabalhabilidade, com orientação personalizada para criação de currículos e preparação para entrevistas”, ressalta Simone Bérgamo, diretora acadêmica da Ser Educacional.

Para participar do evento, não é necessário realizar inscrição prévia. Os interessados podem comparecer diretamente às unidades participantes nos horários do evento. A programação completa pode ser consultada por meio do WhatsApp do Núcleo de Trabalhabilidade: (81) 3412-6237.

*Horários e datas:*

UNINASSAU Olinda: 07/05 - manhã, das 9h às 12h - Rua Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada;

UNINASSAU Paulista: 06/05 - noite, das 18h30 às 21h - Av. Sen. Salgado Filho, s/n - Centro;   

UNINASSAU Costa Dourada: 06/07 - manhã, tarde e noite, das 8h às 12h e das 14 às 21h - PE-060 - Rosário, Cabo de Santo Agostinho;

UNINASSAU Recife
Unidade Caxangá 05/05 - manhã e noite, das - Av. Joaquim Ribeiro, 1080 - Recife;

Unidade Graças: 07/05, das 8h às 12h e das 14 às 21h - manhã, tarde e noite - Bloco C, Rua Joaquim Nabuco, 778 - Madalena, Recife;

Unidade Boa Viagem 06/05 - manhã e noite, das 8h às 12h e das 18h às 21h - Rua Jonathas de Vasconcelos, 316 - Recife.

Conexão Ela Dá Conta: 3ª edição de evento imersivo para mulheres empreendedoras acontecerá no Recife


 Pelo terceiro ano consecutivo, o Conexão Ela Dá Conta 2025, evento imersivo dedicado a mulheres empreendedoras, chega ao Recife com uma proposta inovadora de ampliar conhecimentos, fortalecer redes de contato e gerar novas experiências para a jornada empreendedora. Organizado por Aline Portela – mentora de negócios, especialista em posicionamento estratégico e liderança feminina –, o evento promete transformar a forma como as participantes encaram os desafios e oportunidades no universo dos negócios.

A terceira edição do Conexão Ela Dá Conta 2025 será realizada nos dias 3 e 4 de outubro, na cidade do Recife, com uma expectativa de público de 500 participantes. Durante dois dias intensos, as empreendedoras terão acesso a sessões de aprendizado, networking estratégico e trocas de experiências que impulsionam o crescimento pessoal e profissional.
O evento acontece em um momento importante para o empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo dados do Sebrae, as mulheres já representam cerca de 34% dos donos de negócios no país, o que equivale a mais de 10 milhões de empreendedoras. No entanto, desafios como dificuldade de acesso a crédito, desigualdade de oportunidades e necessidade de maior capacitação ainda são obstáculos significativos para o crescimento dos negócios liderados por mulheres.

Diante desse cenário, eventos como o Conexão Ela Dá Conta 2025 são fundamentais para proporcionar capacitação, networking e estratégias práticas para que mulheres alcancem o sucesso em seus negócios e ampliem seu impacto. "As mulheres estão ocupando cada vez mais espaço no empreendedorismo, mas ainda enfrentam desafios que precisam ser superados. Nosso evento é um ambiente de troca, inspiração e aprendizado, onde cada participante sai com um plano claro para escalar seus resultados", afirma Aline Portela.

*Temas centrais do evento:*
O Conexão Ela Dá Conta 2025 abordará temas essenciais para o crescimento no mercado atual, divididos nos seguintes pilares:

- Empreendedorismo Feminino: Fortalecimento e capacitação de mulheres empreendedoras por meio do compartilhamento de conhecimento e estratégias para a construção de negócios sólidos.
- Posicionamento Digital: Como se destacar no ambiente digital, construindo autoridade, influência e presença online.
- Marketing e Vendas: Estratégias eficazes para atrair, engajar e converter clientes, ampliando oportunidades de crescimento e faturamento.
- Gestão de Negócios: Insights para estruturar, organizar e escalar negócios, promovendo eficiência e expansão contínua.

O Conexão Ela Dá Conta 2025 é ideal para mulheres que desejam crescer pessoal e profissionalmente, fortalecer suas conexões e redes de contato, aprender novas estratégias de negócios, conquistar mais confiança e resiliência para enfrentar desafios, alinhar seus negócios com seus valores pessoais, além de se empoderar e liderar com propósito e autenticidade.

"Empreender exige coragem, estratégia e conexão. No Conexão Ela Dá Conta, cada participante encontra exatamente o que precisa para dar o próximo passo em sua trajetória. Este evento não é apenas sobre negócios, mas sobre transformação", destaca Aline Portela.

*Garanta sua entrada:*
Os ingressos para o evento já estão à venda e podem ser adquiridos através do site oficial: https://apalineportela.com.br/conexao-2025/. São três opções de ingressos no primeiro lote, com a facilidade de parcelamento em até 12x sem juros:

*TICKET VIP – R$ 697*
 ✔ Acesso aos 2 dias de evento
 ✔ Kit da participante VIP
 ✔ Coffee Break
 ✔ Networking entre as participantes
 ✔ Grupo exclusivo do evento

*TICKET DIAMANTE – R$ 1.497*
 ✔ Todos os benefícios do Ticket VIP
 ✔ Acesso antecipado ao auditório
 ✔ Credenciamento antecipado
 ✔ Sinalização e assento privilegiado Diamante
 ✔ Almoço incluso
 ✔ Happy Hour de encerramento
 ✔ Sessão de fotos corporativas durante o evento

*TICKET PREMIUM – R$ 3.997*
 ✔ Todos os benefícios do Ticket Diamante
 ✔ Acesso livre à sala Premium com palestrantes e convidados
 ✔ 6 meses de acesso à Comunidade Mulher Diamante
 ✔ Momento intimista com Aline Portela, palestrantes e convidados (jantar exclusivo na quinta-feira à noite)

*Sobre Aline Portela*
Aline Portela é uma referência no universo do empreendedorismo feminino. Como mentora de negócios e especialista em posicionamento estratégico, ela é a criadora do Método Diamante, que já impactou mais de 3 mil mulheres no Brasil, Venezuela e Portugal. Por meio de seu trabalho, Aline tem ajudado empreendedoras a construir autoridade, estruturar seus negócios com clareza e alcançar seus objetivos com propósito e autenticidade.

8º Congresso Pernambucano de Municípios com foco em planejamento, parcerias e fortalecimento do municipalismo


Teve início nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções, o 8º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente da entidade, Marcelo Gouveia, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de deputados federais e estaduais. Com o tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”, o evento segue até a quarta-feira (30), reunindo representantes de todo o estado em debates e ações voltadas ao fortalecimento das gestões locais.

“O Congresso é um espaço de construção coletiva, de troca de experiências e busca por soluções concretas. Pernambuco se encontra aqui, do litoral ao sertão, para trabalhar a melhoria dos municípios e da vida das pessoas. Visitem a caravana, os estandes da Feira da Amupe. São muitas inovações tecnológicas, ministérios, bancos e empresas públicas à disposição para destravar projetos parados ou tirar dúvidas”, destacou Marcelo Gouveia.

Representando o Governo Federal, o secretário nacional de Relações Institucionais, Ilário Marques, realizou a abertura oficial da Caravana Federativa, um dos principais destaques do evento. A iniciativa reúne ministérios, bancos públicos e órgãos federais para oferecer atendimento direto aos gestores municipais. “Fortalecer o federalismo é fortalecer o municipalismo. Estamos aqui para construir parcerias e abrir caminhos para melhorar a vida das pessoas nos municípios”, afirmou Ilário.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Valdecir Pascoal, também enalteceu a importância do Congresso. “Tive a oportunidade de ler a programação e todos os temas desafiadores dos municípios estão em pauta, desde educação à questão fiscal. Parabéns à Amupe pela organização e por manter essa tradição tão relevante para a gestão pública”, pontuou.

Durante os três dias de programação, o público poderá acompanhar painéis temáticos, oficinas, atendimento técnico e institucional da Caravana Federativa e da iniciativa “Vamos Mudar Juntos”, do Governo de Pernambuco, que traz mais de 20 secretarias estaduais para o evento. Para a governadora Raquel Lyra, “é claro o esforço diário dos prefeitos e prefeitas, que estão na ponta, lidando diretamente com os desafios da população. O Governo do Estado está de portas abertas para construir soluções conjuntas, com diálogo, escuta e parceria. Só com união conseguiremos transformar a vida das pessoas nos nossos municípios”, afirmou.

Foto: Cláudio Gomes

Sayuri Carvalho: “Meu foco está no meu propósito”

 


Com uma carreira consolidada na moda e na nutrição, Sayuri Carvalho se destaca não apenas pelo sucesso profissional, mas também pela sua luta contra a violência contra a mulher. Miss Universe Sergipe 2017 e 2025, Sayuri compartilha os desafios e as conquistas que moldaram sua trajetória.

Desde o início de sua carreira, Sayuri sempre soube que queria mais. Integrante de uma agência de modelos em Sergipe, sentiu que precisava de novos desafios e viu no Miss Sergipe 2017 a oportunidade de expandir seus horizontes. A decisão foi acertada: venceu o concurso e ficou entre as cinco finalistas do Miss Brasil daquele ano, o que abriu caminho para sua mudança para São Paulo e para trabalhos internacionais.

Agora, em 2025, sua participação no concurso veio com um olhar mais maduro. “Naquela época, meu foco era a coroa e as oportunidades, mas me faltava a clareza do que era ocupar um espaço de destaque. Em 2025, voltei mais consciente do meu propósito. Hoje sei exatamente o que quero e como usar minha voz para transformar vidas”, afirma.

Além da moda, Sayuri é nutricionista pós-graduada em fitoterapia e nutrição esportiva. No Instagram, compartilha conteúdos sobre beleza e bem-estar, utilizando seu conhecimento para guiar seguidores em escolhas mais saudáveis. “Você é o que você come, então procuro sempre fazer as melhores escolhas”, explica.

Sua experiência em São Paulo exigiu persistência. “Escutei muitos ‘nãos’, mas nunca desisti. Vim de uma família simples, sem muitos recursos, mas com determinação. Aos poucos fui conquistando espaço e trabalhando com grandes marcas dentro e fora do país”, relembra.

Entre seus projetos futuros, Sayuri menciona o desejo de ampliar sua atuação na luta contra a violência à mulher. “Eu sonho grande! Tenho muitos objetivos e sei que Deus está comigo para realizá-los no momento certo”, diz.

Luta e conscientização - Além da carreira brilhante, Sayuri encontrou força em sua história pessoal para se tornar uma voz ativa contra relacionamentos abusivos. Ela conta que precisou da ajuda de um psicólogo para perceber que estava em um ciclo de abuso. “Sentia tristeza constantemente, estava sem brilho no olhar. A dor me fez buscar força na palavra de Deus, e ali comecei minha nova vida”, relata.

Para quem está em um relacionamento tóxico, Sayuri enfatiza a importância do autoconhecimento. “Se pergunte: estou em paz? Me sinto feliz e respeitada? Se as respostas forem negativas, talvez seja hora de sair dessa relação. Toda mulher merece ser valorizada e amada.”

A experiência transformou sua forma de enxergar o amor. “Hoje sou uma mulher mais forte e confiante. Aprendi a me amar, me respeitar e nunca aceitar menos do que mereço”, destaca. Seu processo de cura durou dois anos, e quando menos esperava, encontrou um amor saudável. “O amor verdadeiro te impulsiona, te faz brilhar e sentir-se linda. Amor não dói, amor cura!”, afirma.

Em entrevista exclusiva ao Blog Taís Paranhos, Sayuri detalha mais sobre sua trajetória e suas lutas. Para outras mulheres que enfrentam situações semelhantes, Sayuri deixa um recado poderoso: “Não aceitem menos do que merecem! Vocês podem conquistar tudo o que quiserem, basta se apropriar do próprio poder. Deus transforma vidas, e vocês merecem um relacionamento que as faça felizes.”

Vamos a ela?

1. Como e quando você começou sua carreira como modelo? Houve algum momento decisivo que impulsionou sua trajetória? 

Em Sergipe eu fazia parte de uma agência de modelos e lá eu pude crescer como modelo, fiz várias campanhas, desfiles, comerciais… mas chegou um momento que senti que precisava viver algo novo e decidir me preparar para concorrer ao miss Sergipe 2017. Sabia que me abriria novas portas e realmente abriu. Ganhei, fui para o miss Brasil 2017, fiquei no top 5, fiz história no meu estado e minha vida mudou.

2. Ser Miss Universe Sergipe abriu muitas portas para você? Quais foram os desafios e conquistas mais marcantes dessa experiência? 

Para quem não sabe eu fui miss Sergipe duas vezes, em 2017 e agora em 2025. Minha experiência em 2017 foi totalmente diferente da de agora em 2025. Naquela época eu era jovem, nunca tinha saído de Sergipe, minhas oportunidades eram todas dali. Não tinha tantas vivências! Fui para o miss Brasil 2017 focada na coroa e nas oportunidades.

Mas me faltava a clareza do que era ocupar um espaço de destaque como aquele de Miss.

Em 2025 o meu foco estava no meu propósito e a coroa seria a consequência. Voltei com a consciência do que é ocupar um espaço de destaque como esse. Hoje estou mais madura, sabia, já tenho minha vida profissional consolidada e meu propósito bem definido. Ambas as participações me abriram portas, em 2017, após finalizar o meu reinado e vim para São Paulo trabalhar como modelo e em 2025 estou expandindo o meu propósito “ A luta contra violência a mulher”.

3. Além da moda, você também se formou em Nutrição. Como você equilibra essas áreas e como a nutrição influencia seu dia a dia? 

Sou formada em nutrição e pós graduada em fitoterapia e suplementação e nutrição esportiva. Eu uso todo o meu conhecimento para ter um estilo de vida saudável com uma boa alimentação. Você é o que você come, então procuro fazer sempre as melhores escolhas.

No meu Instagram eu levo conteúdos voltados para beleza, saúde e bem estar. Além de destacar o meu propósito eu utilizo do meu conhecimento nutricional para influenciar a todos que me seguem a fazerem melhores escolhas na hora de adquirir um suplemento por exemplo, eu trago alguns como: ômega, whey, creatina, colágeno…

Explico detalhadamente, falo sobre os benefícios e mostro os meus prediletos que estão na minha rotina diária de auto cuidado.

4. Como foi a transição para morar e trabalhar em São Paulo? O que mudou na sua carreira e perspectiva profissional desde então? 

Todo o início é difícil! Eu escutei muitos nãos, mas nunca desistir. Eu vim de uma família simples, não tinha tanto dinheiro mas eu tinha a vontade, garra, força e desejo de conquistar o meu espaço . Persistir e aos poucos fui crescendo e fazendo grandes campanhas. Todo trabalho que era confiado a mim, Me recordo que antes de realizar eu estudava muito a marca, estilo de poses e oq eu poderia levar de diferente. Meu desejo era superar expectativas e fidelizar o cliente e eu conseguia! Fui trabalhando mais vezes na semana, com a prática fui ganhando experiência e quando me dei conta eu estava vivendo um sonho que um dia em Sergipe eu pedi para Deus!

Comecei a ganhar a confiança das grandes marcas e cheguei a trabalhar fora do país.

Trabalhei no Chile, Peru, Itália, Dubai, Índia, Miami…

5. Quais são seus próximos projetos e objetivos? Existe alguma área em que deseja expandir sua atuação, além da moda e nutrição? 

Eu sonho grande! Então eu tenho muitos objetivos para serem alcançados. Objetivos de vida pessoal e da profissional. Só peço a Deus para continuar me protegendo, guiando, iluminando, me livrando de todo o mal… Eu e Deus somos uma equipe e sei que com ele tudo acontecerá no momento certo.

6. Você já falou publicamente sobre sua experiência em relacionamentos abusivos. Quando percebeu que estava em uma situação de abuso e quais foram os primeiros passos para sair dela? 

Eu precisei de ajuda de um psicólogo para perceber. Eu sentia que algo estava errado! A tristeza era um sentimento rotineiro, vivia como um zumbi sem brilho no olhar, sem vida na alma e sem vontade de viver os meus sonhos mais lindos.  Naquele momento de dor busquei fortalecimento na palavra de Deus. Logo eu decidi não ser mais a vítima e meu coração sabia que ali era o começo de uma nova vida e de uma nova Saiury e assim conquistei a minha liberdade e achei o meu propósito.

7. Quais sinais de alerta você acredita que as pessoas devem observar desde o início de um relacionamento para evitar situações abusivas? 

Quando estiver em um relacionamento se pergunte:

Eu estou em paz? Me sinto feliz e amada?

Meu companheiro me elogia ?  Ele me apoia?

Me sinto livre para conversar sobre tudo com ele ?  Tenho momentos felizes ? 

Ele tem princípios ?  Ele me respeita como mulher ?  Me sinto viva com ele?  Ele fica feliz com as minhas conquistas? Me prioriza?

Se a resposta for não, provavelmente o seu relacionamento não é saudável e mais para frente você sofrerá e passará por mais situações infelizes. Não tenha medo! Você merece que todas as respostas das perguntas acima seja sim! Você merece ser amada, valorizada e colocada como prioridade. Saia desse relacionamento e não olhe para traz!

8. O que você diria para alguém que está em um relacionamento tóxico, mas ainda tem dificuldade de romper esse ciclo? 

Para Deus nada é impossível! Ele é um Deus de milagres, de promessas  e luz na escuridão. Foi ele quem me salvou e me fez ter forças para romper esse ciclo e buscar ajuda. Ele me reergueu, me protegeu e me livrou de todo o mal. Busque a Deus, aumente a sua conexão com ele, deixe ele participar da sua vida e sua vida se transformará.

9. Como a sua experiência mudou sua forma de enxergar o amor e os relacionamentos hoje? Você acredita que essa vivência impactou sua confiança e autoestima? 

Essa vivência me fortaleceu! Me fez mergulhar profundamente no meu eu interior e lá pude me reconectar com a minha essência e ativar a mulher selvagem que existe dentro de mim. Virei uma leoa! Hoje sou mais confiante, decidida e sei dos meus valores e oq eu mereço! Eu me amo, me aceito e sou muito grata por tudo. Eu digo que toda vivência ruim vem juntamente com aprendizados e um convite para a evolução. Eu evoluir como mulher e ser humano. Me transformei aprendendo a me amar, me valorizar e não aceitar menos do que eu mereço. Busquei a minha independência emocional, espiritual e financeira. Eu fiquei dois anos nesse processo de cura! E no momento certo Deus colocou outra pessoa para me mostrar que o amor não dói, ele cura, te empurra para cima, te faz brilhar ainda mais e te faz se sentir a mulher mais linda do mundo.

10. Que mensagem você gostaria de deixar para outras mulheres que podem estar passando por situações semelhantes, mas ainda não conseguem enxergar a necessidade de mudança?

Mulheres, não aceitem menos do que merecem! Não deixe que a dúvida dos outros se torne a sua! Um relacionamento que não te valida, não te valoriza e faz você viver em uma montanha russa constante de emoções não é um relacionamento saudável. Se ame em primeiro lugar, tenha a consciência do seu valor! Você merece viver algo novo, grandioso, ter sucesso, brilhar e ser amada. Você é uma potência e pode conquistar tudo o que quiser! Se aproprie do seu poder e veja o sobrenatural de Deus acontecer!



Fotos: Instagram Oficial Sayuri Carvalho