quinta-feira, 21 de março de 2024

No dia Internacional da Felicidade, Pão de Açúcar apresenta o ‘Pão da Felicidade’



*Recife, 20 de março de 2024 –* Hoje é comemorado o Dia Internacional da Felicidade e, para celebrar a data, Africa Creative e Pão de Açúcar apresentam o Pão
 da Felicidade, um novo produto exclusivo da marca. O pãozinho especial traduz a essência da rede de supermercados, que sempre uniu Pão e Felicidade em toda a sua comunicação. Ele estará à venda em todas as redes Pão de Açúcar do Brasil por tempo ilimitado
 por um preço aproximado de R$ 5,60. 

"A felicidade está na essência do Pão de Açúcar, que ao longo da sua história sempre buscou inspirar a felicidade para seus clientes, por meio de “ingredientes” que entregamos todos os dias em produtos, serviços, e nosso atendimento sempre pronto para encantar.
 O Pão da Felicidade que lançamos hoje vem para levar essa mensagem adiante, proporcionando mais momentos de felicidade aos nossos clientes. O novo produto está disponível em todas as nossas unidades, inspirando momentos de felicidade ao alcance de todos. Aliás,
 estamos muito contentes em anunciar que a partir dessa data, vamos celebrar a felicidade todos os dias com o Pão da Felicidade", afirma Maria Cristina Merçon, Diretora de Marketing, Fidelidade e Growth do GPA. 

Além da presença constante na Padaria das lojas, o lançamento do Pão da Felicidade está sendo anunciado por quatro influenciadores conhecidos por transmitirem felicidade e bem-estar em seus perfis: Mariana Rios, Thiago Oliveira, Dona Kika Sato e Jade Magalhães.
 Todos criaram vídeos autorais, nos quais abordam o tema da felicidade e compartilham suas experiências com o novo pãozinho. 

"É muito bacana o fato de estarmos no primeiro mês de fato trabalhando com o GPA e já criarmos um produto exclusivo que está completamente alinhado com os valores e a essência da marca premium do grupo, o Pão de Açúcar. O pão da felicidade não é apenas um produto,
 mas também uma experiência feliz que esperamos proporcionar a todos os clientes da rede", finaliza Joanna Monteiro, co-CCO da Africa Creative.

Leilão de Gado Nelore no Agreste de Pernambuco

LEILÃO DE NELORE DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

A cidade de Sairé vai receber, no próximo dia 13 de abril, às 14h, o 23º Remate da Coqueiral Nelore RK & Convidados (Leilão), comandado pelo pecuarista Ricardo Kühni. Haverá transmissão ao vivo pelo site leilonorte.com e retransmissão pelo site Remate Web. Oferta de reprodutores, novilhas, matrizes e embriões Nelore PO. Um momento importante para o agreste pernambucano, com encontro de criadores e comercialização de selecionados Nelore Puros de Origem (P.O.).

#VcNoBlog Daniele Medeiros


*Uma data de resistência: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial*

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação racial é uma data proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Shaperville ocorrido em 1960 em Johanesburgo, África do Sul, que resultou na morte de 69 pessoas e diversos feridos após intervenção das tropas do exército durante um protesto pacífico de pessoas negras contra a Lei do Passe (Lei do período do Apartheid).

Essa data carrega em si um importante significado em um contexto mundial e é relembrada em diversos países, inclusive, no Brasil. Portanto, não esquecer os fatos e processos históricos que acompanham a resistência negra faz parte do processo de letramento racial para a conscientização da luta antirracista na sociedade (Schucman). Infelizmente fatos como este não ficaram apenas no passado, mas continuam a acontecer diariamente em diversos lugares.

A data é simbólica e proporciona diversas reflexões, especialmente em relação à sociedade brasileira, que possui uma terrível mácula de um passado de opressão e desumanização contra as pessoas negras. Contudo, esse passado tem se tornando cada vez mais presente. Nesse sentido, é necessário falar de Racismos, termo plural, pois se apresenta de várias formas na sociedade: racismo social, racismo institucional, racismo estrutural, racismo cultural, racismo religioso, etc, compondo o conjunto de práticas sociais perversas que precisam ser desconstruídas.

É importante reconhecer que é sobre as bases das desigualdades sociais que o Racismo se desenvolveu, encontrando assim, o lócus ideal para a sua permanência, sendo o Brasil um país que continua cercado por desigualdades regionais e sociais, o que fomenta mais ainda a permanência das práticas do Racismo. Para alguns estudiosos, o Racismo pode ser compreendido também como um projeto ideológico com finalidades bem demarcadas (Campos).

Preconceito, desigualdade e discriminação infelizmente ainda fazem parte da vivência de boa parte das pessoas negras no Brasil. Portanto, considero que um dos primeiros passos a ser dado em relação à luta contra violações de direitos das pessoas negras é o reconhecimento da existência de práticas tão violadoras aos direitos humanos das pessoas negras que não podem ser naturalizadas. Não deve existir espaço para posturas omissas que invisibilizem tais práticas. É necessária postura ativa e combativa, capaz de romper com esse que é um dos grandes males da modernidade. Portanto, comprometimento pessoal com a luta antirracista deve ser a atitude que todo ser humano pode realizar diariamente.

*Daniele Medeiros é docente do curso de Direito do UniFavip Wyden, e mestranda em Direitos Humanos*

Cantor Heitor Costa, sucesso em todo o Brasil, se apresenta na Lounge Music


Neste sábado(23), o cantor Heitor Costa se apresenta pela primeira vez na Lounge Music em Piedade, a partir das 22h.O artista é a nova sensação do Nordeste no gênero musical arrocha e ganhou projeção musical a nível nacional, após o BBB Davi, cantar a música de Heitor durante festa na casa. 

Com mais de 245 milhões de plays em streaming de músicas, 262 mil inscritos no youtube e a marca de mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, o artista, que é do Acre tem se destacado e arrastado uma multidão nos shows por onde passa. 

No repertório do cantor, músicas como Pássaro noturno, Áudio Chorando e Dinheiro não tenho, mas... São destaques musicais do artista que tem conquistado os fãs com as famosas dancinhas nas apresentações em todo o Brasil. 

O evento contará também com apresentações de Rogério Som, Litto Lins e o DJ Nando Ramos nos intervalos. Os ingressos está a venda pelo OUTGO e na bilheteria da Lounge Music, que fica na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1300 em Piedade. Os valores custam a partir de R$50 reais.

CDL Caruaru realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


A Noite com Elas - em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - reuniu dezenas de mulheres, no salão de eventos da CDL Caruaru, na noite dessa quarta-feira (20). Na ocasião, a psicóloga Mirela Egito e a jornalista e especialista em mesa posta Iraê Mota compartilharam experiências com as mulheres presentes. Ao final, foi oferecido um coffee-break às convidadas.

Na abertura do evento, o presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, falou a respeito da preocupação da atual gestão da CDL Caruaru de trazer a mulher empreendedora para a Diretoria e para o Conselho Consultivo. "Percebemos que as mulheres geralmente estão à frente dos negócios e os homens vêm como coadjuvantes e queremos trazer essa experiência e olhar para a diretoria".

A advogada Luana Marabuco, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, presente no evento, enfatizou que "a força do comércio de Caruaru vem da história da feira, de mulheres que impulsionam e fomentam a economia da cidade".

Durante as explanações, a psicóloga Mirela Egito fez uma abordagem sobre a percepção e o cuidado de si. "Cuidar de si implica em se conhecer. A partir daí se começa a ter a percepção do que é seu e do que é do outro", ponderou. Já a jornalista e especialista em mesa posta, Iraê Mota, falou sobre a arte de receber bem. "Trata-se da importância de criar conexões e fortalecer memórias em torno da mesa, pois a mesa é lugar de comunhão".

Já a gerente administrativa da CDL Caruaru, Amanda Burégio, destacou o elo que a entidade quer manter com associadas e colaboradoras. "A CDL é uma entidade que queremos que seja a casa da lojista, da mulher empreendedora. Queremos ser porta-vozes de vocês".

ONG CasaRosa vai realizar a sétima edição do tradicional Bingo Solidário


No Mês Internacional da Mulher e no ano que completa dez anos de atividades, a ONG CasaRosa se prepara para realizar a sétima edição do seu tradicional Bingo Solidário. O evento, que é um dos mais importantes do calendário da instituição, será promovido na próxima segunda, dia 25 de março, a partir das 15h30, no Círculo Militar do Recife, na Boa Vista, onde deve reunir cerca de 400 pessoas de diversos segmentos da sociedade pernambucana. A jornalista e Diretora de Marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Mirella Martins, será, mais uma vez, a responsável por conduzir a ocasião no palco, que contará com dezenas de produtos e de serviços para quem preencher totalmente as cartelas. 

“As doações são de extrema importância para atrair o público e, claro, gerar receita para que possamos nos manter ao longo do ano diante das despesas básicas da sede, desde aluguel, alimentação, energia, internet e salários de alguns funcionários que dão o suporte às usuárias albergadas em tratamento contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife”, destaca uma das gestoras da ONG, Kadja Camilo. Entre os principais sorteios, eletrônicos, joias, diárias em hotéis da região, telas artísticas, vouchers de consumo em restaurantes, roupas e acessórios. 

Para quem tudo flua da melhor maneira possível, um time de voluntários toma a frente do evento para que a experiência seja, além de solidária, especial. As assessoras e cerimonialistas Daniella Cantarelli e Priscila Borba, da Criativas, por exemplo, abraçaram o Bingo Solidário há anos. “A gente que trabalha com tantos eventos, tirar um tempinho da nossa rotina para abraçar essa causa só nos engrandece. Temos um cunho social na empresa que ajuda não só a CasaRosa como também outras instituições. Fazemos questão de levar um pouco de alegria para as pessoas, principalmente aquelas em uma fase tão delicada quanto a quimioterapia e radioterapia. Queremos estar de mãos dadas com a ONG em muitos outros projetos”, enfatiza Daniella. 

*Ingresso*
Interessados poderão adquirir o acesso ao evento através da Flag Perfumes, no Shopping Recife, em Boa Viagem, e da Livraria Módulo, no Parnamirim. As vendas são exclusivas por PIX e custam R$150 para garantir a cartela e desfrutar de buffet básico com doces e salgados, além do consumo de bebidas não alcoólicas. 

*Principais marcas envolvidas*
Criativas, Made Assessoria, Marta Lima, Show Arte, Casa Branca, Senta Festa, Pietro Miranda, Cristina Pontes, Tita Teixeira, Benta Brigaderia, Doce Bolinha, Mariana Queiroga, Lucinha Cascão, Lana Bandeira, Atelie dos Sabores, Benvinda, CRM e Deltaexpresso, entre outras. 

*Sobre a CasaRosa*
A ONG surgiu há dez anos a partir de iniciativa totalmente voluntária das cidadãs Bruna Trajano, Cristina Maranhão, Juliana Sarubbo e Kadja Camilo juntamente com um time de conselheiras. Possui charmosa sede, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, onde a manutenção é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários. O trabalho de albergar mulheres de outras cidades que fazem tratamento contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas, além do lado financeiro para o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa.
 
Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento tão difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o direcionamento/encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer. “Elas podem ficar conosco durante todo o tratamento, geralmente, em torno de 40 dias, incluindo os finais de semana. Na intenção de acolher bem, fazendo com que se sintam em casa, com privacidade, prezamos apenas por mulheres, sendo uma das poucas entidades do segmento com gênero específico na região”, reforça a fundadora Cristina Maranhão.

*Números expressivos da ONG*
Desde a sua fundação no ano de 2014, até o dezembro de 2023, a instituição disponibilizou 10.376 diárias (enxoval e higiene pessoal) e 31.128 refeições (café da manhã, almoço e jantar). "Além do acolhimento institucional, as usuárias dispõem de assistência psicossocial, fisioterapia e orientação nutricional oferecidas por profissionais que atuam voluntariamente na instituição, de forma sistemática. As usuárias também têm acesso aos serviços de micropigmentação de aréolas e de sobrancelhas, lenços, perucas e outros serviços propostos por parceiros com intuito de contribuir para a elevação da autoestima em sintonia com a qualidade de vida nesta fase tão delicada”, explica a fundadora, Cristina Maranhão. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele. A mamografia ainda é temida por muitas mulheres pelo medo do diagnóstico e o incômodo da compressão, contudo é fundamental realizar o exame pelo menos uma vez ao ano, principalmente aquelas com idades a partir dos 40 anos, para rastrear lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. “Pesquisas mostram claramente que quando a doença é descoberta no início, a chance de sucesso no tratamento supera os 90%”, conscientiza Cristina. 

*Compras e doações*
Interessados em contribuir com o trabalho da CasaRosa podem adquirir produtos institucionais como camisas, canetas, canecas, moleskines, nécessaires, porta documentos, mochilas e etc, cuja renda será totalmente para a assistência das mulheres em trânsito, ou mesmo doar produtos que são necessários no dia a dia. 
Aos que buscam fazer isso de forma esporádica ou como mantenedores e/ou sócios-contribuintes:
• Banco Itaú - agência 1632 c/c 25388-4 
(Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco)
• Chave PIX: 19.858.419/0001-07 (CNPJ) 

*Serviço:*
O que: sétima edição do Bingo Solidário – ONG CasaRosa 
Quando: próxima segunda-feira, dia 25 de março de 2024, a parti das 15h30
Onde: Círculo Militar do Recife, na Boa Vista – Recife/PE
Acesso: ingressos custam R$150, por PIX, na Flag Perfumes, no Shopping Recife, em Boa Viagem, e da Livraria Módulo, no Parnamirim
Outras informações: @casarosa.ong (Instagram) e (81) 98176-6302

Espetáculo Lumiar e sarau encerram o 4° Festival de Teatro Rosa dos Ventres nesta sexta-feira (22)


A noite será regada de arte, música e poesia no Armazém do Campo, centro do Recife-PE
A festa de celebração da 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres contará com a apresentação do espetáculo Lumiar, da artista da dança Marina Mahmood, e também com o “Sarau dos Ventres – Palestina Livre”, nesta sexta-feira (22/03), a partir das 19h, no Armazém do Campo (Av. Martins de Barros, 387 - Santo Antônio, Recife/PE). O acesso ao evento acontecerá através de uma contribuição voluntária (pix solidário). A noite também tem presença confirmada da DJ Cigana Cósmica e microfone aberto para mulheres que quiserem participar do sarau, que já conta com artistas (e não artistas) confirmadas: Aroanti, Alê Maria, Camila Martins, Chell Morim, Lua, Mari Longman, Mariolla, Maria L, Mayra Clara, Nathalia Queiroz e Polly Ferreira.

Sobre o espetáculo Lumiar - Lumiar é um espetáculo que busca resgatar a essência humana estimulando o acesso a memórias ancestrais através do movimento do corpo, da interação com o elemento fogo e de estímulos sonoros que dançam junto. O ambiente criado vai, aos poucos, convidando o público a imergir em suas realidades internas, instintos e intuições, materializando e transmitindo sensações a partir da alquimia desenvolvida pela intérprete. A dançarina Marina Mahmood utiliza materiais como bambolê, ferros e pó de serra para criar a relação com o fogo, em uma performance que inspira a potência que há dentro de todos nós, o amor, o autoamor, a magia de viver. “Durante os processos de criação buscamos trazer à tona a ritualística do fogo, elemento de transmutação que nos reconecta com o inconsciente e com a força ancestral. Permanecer ou dançar ao redor do fogo nos conecta com a natureza e nos lembra que, apesar de humanos, somos divinos. O ritual nos remete ao universo dos sonhos, ao que palpita verdadeiramente dentro de nós e à mágica dos encontros verdadeiros. É o que chamamos de ‘entrelugar’ imaterial, onde acessamos esse ‘eu’ que é humano-animal e divino. Essa ‘fresta’ é um campo de permissão, nela podemos ser quem quisermos sem as limitações sociais, culturais, julgamentos e ‘nós’ psicológicos que impedem que sejamos verdadeiros conosco e com os outros. Para desatar essas amarras é necessário reconhecer e exercitar diariamente essa natureza instintiva e intuitiva que nos torna vulneráveis e, portanto, abertos”, detalha Marina Mahmood, quem assina a idealização, direção e performance de Lumiar.

Sobre o Festival de Teatro Rosa dos Ventres - Com a missão de reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser, a 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres teve como tema central “Mulher, Corpo, Território: Julieta presente!”, em homenagem a Julieta Inês Hernández Martinez, conhecida como a palhaça “Miss Jujuba”, que viajava pelo Brasil em uma bicicleta quando foi brutalmente assassinada no estado do Amazonas. Em combate a todas as formas de violência e reforçando a luta pela equidade de gênero, o Festival de Teatro Rosa dos Ventres é um marco no calendário pernambucano e nesta edição se iniciou no dia 1° de março, com as últimas apresentações e encerramento nesta sexta-feira (22). O período contou com ampla programação descentralizada de performances artísticas, sessões audiovisual, espetáculos teatrais, debates e oficinas em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do Estado. O festival tem idealização da atriz, diretora de teatro e psicóloga Hilda Torres, com realização do Grupo Cria do Palco, o qual é fundadora e tem o músico e produtor cultural Márcio Santos como sócio e cofundador, contando ainda com a parceria de Áurea Luna, Anny Rafaella Ferli e Tiago Melo. Rosa dos Ventres tem o propósito de alertar e de acolher as mulheres diversas (trans, cis, plurais, de todas as formas e idades), jogando luz no protagonismo das artistas e reconhecendo a arte como um importante instrumento de disseminação de mensagens, conhecimento, educação, libertação e fortalecimento do ser mulher em sociedade.

SERVIÇO:
Celebração da 4ª edição do Festival de Teatro Rosa dos Ventres
Data: 22/03/2024
Horário: A partir das 19h
Local: Armazém do Campo (Av. Martins de Barros, 387 - Santo Antônio, Recife/PE)
Ingressos: Contribuição voluntária (pix solidário)
Atrações Especiais:
- Espetáculo Lumiar, com Marina Mahmood
- DJ Cigana Cósmica
Microfone aberto pra quem quiser chegar/Participações já confirmadas:
- Aroanti, Alê Maria, Camila Martins, Chell Morim, Lua, Mari Longman, Mariolla, Maria L, Mayra Clara, Nathalia Queiroz e Polly Ferreira.
CONTATO - ASSESSORIA DE IMPRENSA
Alcateia Comunicação e Cultura
Andréa Almeida: (81) 99172-3222
alcateiacomunicacaoecultura@gmail.com
Instagram: @alcateia.comunicacao

Prefeitura de Arcoverde e SENAR abrem inscrições gratuitas para a Palestra Ansiedade e Estresse


A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Coordenadoria da Juventude e do Programa Qualifica Arcoverde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, estará abrindo nesta sexta-feira, 22 de março, as inscrições gratuitas para a Palestra Ansiedade e Estresse.

A atividade é voltada para quem tem idade a partir de 16 anos e será realizada no próximo dia 12 de abril (sexta-feira), a partir das 8h. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. 

As inscrições acontecem presencialmente, a partir das 8h, na sede da Casa das Juventudes, localizada na Av. Dom Pedro II, n° 330 - Centro (prédio do antigo Colégio Rio Branco). 

É necessário levar cópia dos documentos de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade do Ensino Fundamental e um (01) Kg de alimento não perecível, que será revertido em doação.

Clube das Pás recebe o cantor Condinho que comemora seu aniversário na ‘Sexta Dançante’ dentro da programação do final de semana

 
O Clube das Pás apresenta nesta sexta-feira (22), mais uma edição da Sexta Dançante. Na ocasião, a casa recebe a alegria e as canções do cantor Condinho que comemora seu aniversário em grande estilo, a partir das 19h. A noite conta ainda com o cantor Walter Ventura e da tradicional Orquestra das Pás. 

Condinho é filho do “Conde só Brega” conhecido por ser vocalista da “Banda Só Brega”, Conde Só Brega ou Conde do Brega, que lançou suas músicas no brega em Pernambuco entre as décadas de 1990 e 2000.

Os ingressos para a Sexta Dançante continuam em promoção e custam R$ 25,00 (meia-entrada para todos até 00h). 

*Confira a programação completa do Clube das Pás para este Final de semana*

Sábado (23), a Orquestra das Pás apresenta muitas canções interpretando o melhor da música romântica nacional e internacional em mais uma edição do “Sábado de Todos os Ritmos”, a partir das 20h. Os ingressos custam R$ 20,00 (meia-entrada para todos até 00h).

Domingo (24), muita alegria e diversão fica por conta do cantor Kelvis Duran na edição do Matinê do Clube das Pás. Antes, tem show com a tradicional Orquestra da Pás, a partir das16h. Os ingressos para o Matinê custam R$ 25,00 (meia-entrada para todos até 21h).

O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica localizado na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3223-2390
 
*Serviço:*
*Clube das Pás recebe o cantor Condinho que comemora seu aniversário na ‘Sexta Dançante’ dentro da programação do final de semana*
Quando: Sexta, 22 de março de 2023 - Condinho, Walter Ventura e Orquestra das Pás, a partir das 19h.
Sábado, 23 de março de 2023 - Orquestra das Pás, a partir das 20h.
Domingo, 24 de março de 2023 – Kelvis Duran e Orquestra das Pás, a partir das 16h.
Onde: Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263, Campo Grande, Recife.
Informações: Telefone: (81) 3223-2390

Nordeste tem mais da metade das famílias chefiadas por mulheres negras em insegurança alimentar


No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial (21), o projeto Caminhos da Alimentação alerta que falta de acesso a renda, rede de apoio e oportunidade no mercado de trabalho expõem famílias chefiadas por mulheres negras à fome 

Segundo Pesquisa de Orçamento Familiares (POF 2017/2018), 57% das famílias chefiadas por mulheres negras na região Nordeste sofrem com a insegurança alimentar, enquanto a média nacional para o mesmo grupo populacional é de 51%. 

Os dados sobre insegurança alimentar com perspectiva de gênero e raça são o ponto de partida do projeto Caminhos da Alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras, realizado pela Gênero e Número, em parceria com a FIAN Brasil e com o apoio do Instituto Ibirapitanga.

No Brasil, a renda média per capita das famílias chefiadas por mulheres negras equivale a menos da metade da renda das famílias chefiadas por homens brancos. Já no Nordeste, a única situação em que o homem branco chefe de família tem renda inferior à mulher negra chefe de família é na condição de insegurança alimentar grave, uma vez que ele recebe R$ 36 a menos que ela. Além da renda, fatores como a sobrecarga de trabalho e falta de acesso a creches também influenciam na fome que ronda os lares liderados por mulheres negras.

É o caso de Conceição Mendes, 42 anos, uma das quatro mulheres negras chefes de família acompanhadas pelo projeto Caminhos da Alimentação.Sua única renda são R$ 700 do Bolsa Família - que até pouco tempo eram R$600. Desse valor, ela usa R$ 150 para pagar a parcela do barraco onde mora e mais R$ 135 para comprar fraldas e remédios para dois de seus três filhos, de quem cuida sozinha. O que sobra é destinado à compra de alimentos - em sua maioria ultraprocessados - na barraquinha próxima a sua casa. 

“Ainda que famílias chefiadas por mulheres negras do Nordeste sejam as principais impactadas pela insegurança alimentar, a região tem uma cultura alimentar rica em alimentos in natura ou minimamente processados, que compõem a maior parte da cesta (55%), enquanto alimentos ultraprocessados a menor (14%). Nosso objetivo é compreender como essa variedade contrasta com um imaginário social fora do Nordeste, que associa a região à fome e à pobreza”, Vitória Régia da Silva, diretora de conteúdo da Gênero e Número e uma das coordenadoras do projeto.

Caminhos da Alimentação: o que chega à mesa das mulheres negras 

Lançado em março de 2024, Caminhos da Alimentação é um projeto multimídia que acompanhou a rotina de quatro mulheres negras chefes de família de Pernambuco para retratar as complexidades que influenciam o que chega à mesa delas, que representam o maior grupo demográfico do Brasil. O cotidiano alimentar e de vida delas foi transformado em dados, que revelam que a segurança e a insegurança alimentar entre as mulheres negras envolve diversos fatores sociais, como sobreposição de jornadas de trabalho, renda, acesso a transporte e saúde. 

“A partir do levantamento e da análise de grandes e pequenas bases de dados, entrevistas com especialistas e das histórias de Gercina, Claudecir, Conceição e Lindalva, queremos posicionar as mulheres negras nordestinas no centro do debate pelo acesso à comida de verdade. Buscamos humanizar esses dados e reforçar a importância que a perspectiva de gênero, raça e território não deve ser um recorte, mas a base das políticas públicas de combate à fome no nosso país”, destaca Vitória Régia da Silva, diretora de conteúdo da Gênero e Número e uma das coordenadoras do projeto.

Sobre a Gênero e Número
A Gênero e Número é uma associação de mídia independente que produz, analisa e dissemina dados especializados em gênero, raça e sexualidade em diferentes formatos. Com linguagem gráfica, conteúdo audiovisual, pesquisas, relatórios e reportagens multimídia, informa uma audiência interessada no assunto para impulsionar o debate sobre equidade e embasar discursos de mudança.

Nova parabólica digital traz programação voltada para os amantes de viagens e turismo


Desbravar os lugares mais remotos do planeta, aventurar-se em um destino exótico, explorar paisagens deslumbrantes ou simplesmente conhecer uma vilinha charmosa de interior. Tudo isso está mais acessível do que nunca com a nova parabólica digital. Quem utiliza o equipamento para ver televisão tem a oportunidade de vivenciar emoções e descobertas sem sair do sofá e buscar inspiração antes de fazer as malas.

São muitos os canais da nova parabólica digital com programação voltada para os amantes de viagens e turismo de todas as idades, com alta qualidade de imagem e som. E o melhor: de graça.

Mergulhando nas belezas naturais do nosso país, o “Giro Brasil” vai ao ar na TV Cultura (canal 2.1), todo domingo, às 7 horas, com reprises programadas ao longo da semana. A Rede CNT (Canal 27.1) traz o “Qual Viagem”, mostrando as cidades mais bonitas do Brasil e do mundo e dando dicas de gastronomia e de hospedagem. O programa, apresentado por Tony Auad, é transmitido às quartas-feiras, a partir de 23h15.

Também presente na nova parabólica digital, a TV Paraná Turismo (canal 236) expandiu o sinal para divulgar o turismo local para todo o país. São 14 horas de programação diárias, em 22 programas diferentes. Um deles é o Agrotur, voltado para o turismo no meio rural na Região Sul.

Quem quiser planejar a próxima escapada não pode perder o “Viajando pelo Brasil”, que vai ao ar no canal Woohoo (565), toda quarta-feira, a partir de 20h30. Nele, o telespectador é convidado a percorrer os lugares mais incríveis de cada canto do país e aprender desde onde praticar pesca esportiva até onde se deliciar com um típico café colonial.

*Nova parabólica digital* 

Quem assiste à TV pela parabólica tradicional precisa substituir o equipamento, pois em breve o sinal será desligado. A substituição da parabólica é necessária porque a tecnologia 5G utiliza uma faixa de frequência muito próxima à Banda C, por onde é transmitido o sinal das antenas tradicionais. Dessa forma, à medida que o 5G é ativado nas cidades, os usuários da parabólica tradicional podem sofrer com interferência e até a perda completa do sinal de TV. 

No mercado, o kit contendo a nova parabólica digital pode custar até R$ 900. Mas famílias de menor renda inscritas em algum programa social do Governo Federal, e que utilizam a parabólica tradicional para ver televisão, têm direito a receber esse kit sem pagar nada por isso. 

*Como atua a Siga Antenado?*

O serviço é feito pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda. Mais de 2 milhões de equipamentos já foram instalados gratuitamente em todo o país.

Para saber quem tem direito ao kit com a nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com a entidade por meio do site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. Para agendar a troca, basta ter em mãos o número de CPF ou do NIS (Número de Identidade Social). Após a confirmação de que os critérios foram atendidos, será feito o agendamento para a ida do técnico à residência. Tanto o equipamento quanto a instalação são totalmente gratuitos.


Significado e história: padre do Colégio Salesiano explica sentido da Páscoa


A Semana Santa representa um momento único no calendário cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, reforçando este ato de carinho para a sociedade. A celebração começa no Domingo de Ramos (24) e termina no Domingo de Páscoa (31).

Segundo o diretor do Colégio Salesiano Recife, Padre Eliano Queiroz, os ritos pascais começaram com o Povo de Deus, na época em que era escravizado pelos egípcios e foi libertado por Moisés. Porém, atualmente, com o nascimento de Jesus, a Páscoa é celebrada de uma nova forma. “Temos um novo significado por ser uma passagem da morte para a vida. Jesus é a porta de Deus para o homem livre do pecado, Ele é a nossa Páscoa”, afirma o Padre.

No Colégio Salesiano Recife, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, serão feitas vivências da semana santa para os alunos dos Anos Iniciais, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, para celebrar. 

O significado da Semana Santa

De acordo com o calendário católico, na Quinta-feira Santa é celebrada a chamada Missa de Lava-Pés, para relembrar o ato de Jesus de abaixar-se para lavar os pés de seus discípulos no local que tomavam a ceia. Esta data tem como foco o mandamento de “amar uns aos outros”.

Enquanto na Sexta-feira Santa é quando aconteceu a via sacra, o julgamento de Jesus, no qual foi torturado e condenado à morte. Para os cristãos, é um dia de silêncio, recolhimento e oração.

No Sábado de Aleluia, o silêncio segue até o momento em que se acende o fogo novo, e em algumas comunidades acontece o batismo de novos fiéis. “É o tempo de espera para a ressurreição, onde é cantado o ‘Aleluia’ e o ‘Glória’”, explica o padre Eliano.

No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo. “É o ápice da semana, em que Jesus, o filho de Deus, vence a morte e abre para todos os homens e mulheres essa nova estrada que havia sido fechada por meio do pecado”, reforça.

Pernambuco é o primeiro estado do Brasil a assinar pacto para uso da metodologia BIM na construção civil


Entidades ligadas ao setor da construção civil de Pernambuco assinaram o Pacto BIM, uma metodologia que tem como objetivo promover a transformação digital da gestão do setor. A partir da assinatura do Pacto BIM, os participantes se preparam para uma nova etapa de inovação e eficiência na gestão e execução dos projetos. Ao todo, nove entidades assinaram o Pacto BIM. 

O Pacto BIM foi implementado na Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), em parceria com a Associação BIM de Pernambuco (ABIN-PE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), através do Incontec, comitê técnico criado pela Associação para analisar a estudar novas tecnologias que tragam eficiência à construção civil. O Pacto foi firmado durante o II BIM FORUM ROADSHOW BRASIL, promovido pelo Bim Fórum Brasil, realizado no auditório do Sebrae-PE, nessa terça-feira (19).

Entre as principais ações estratégicas do Pacto BIM Pernambuco, estão a sensibilização, difusão e divulgação da metodologia, capacitações e mentorias para empresas associadas, articulação e divulgação de financiamento para hardware, software, consultoria e treinamento, além da retomada do Grupo de Trabalho (GT), que reúne os principais atores do trade em Pernambuco. Outra ação prevista é com as universidades, para que haja uma adequação da grade curricular, inserindo a metodologia BIM no ensino. 

“Temos como objetivo disseminar o conhecimento sobre o BIM e ampliar a fornecer informações ao mercado sobre a digitalização da construção, debatendo o tema com especialistas e trocando experiências. Essa união de entidades do setor, empresários e estudiosos do tema proporciona um ambiente de colaboração entre profissionais. O BIM Fórum Roadshow foi um evento de grande sucesso, com a participação de um público qualificado e interessado em conhecer mais sobre a metodologia BIM”, afirmou o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões. 

Na visão do presidente da ABIM-PE, Tiago Lopes, a transformação digital está presente em diversos setores da indústria e a construção civil precisa acompanhar os avanços da digitalização no setor. “O BIM já está inserido no nosso mercado, mas precisamos mostrar isso para os atores envolvidos. A nova Lei de Licitações já coloca como preferencialmente projetos em BIM desde 2017. Já temos um decreto federal para uso do BIM no País e agora em 2024 presidente Lula assinou a nova Estratégia BIM-BR. A tendência é só evoluir”, afirmou.

A diretora-executiva do BIM Fórum Brasil, Raquel Ribeiro, afirmou a importância do País estar inserido numa discussão mundial sobre o uso da ferramenta. “É uma oportunidade de captar as novidades e sugestões apresentadas, como também influenciar em normas e padrões mundiais, colocando o Brasil no centro das discussões”, declarou a gestora. Ela afirmou, ainda, que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a integrar o fórum mundial.  

O representante do conselho administrativo do BIM Fórum Brasil, Jefferson Gois, destacou que o Pacto BIM firmado em Pernambuco foi o primeiro do Brasil unindo vários agentes de um Estado. “Ele vai servir como diretriz para outros pactos que serão firmados no Brasil. É preciso agir de forma conjunta, integrada e colaborativa entre todos os atores para que possam surgir novas parcerias”, afirmou. 

O Sebrae-PE é um parceiro estratégico na adoção da metodologia BIM no Estado. “O Sebrae é um parceiro histórico da construção civil, acompanhando e estimulando processos que melhorem a gestão, digitalização e modernização das empresas, contribuindo com estudo de tendências e cenários para nortear as ações dessas empresas. O BIM é uma dessas ferramentas que pode contribuir para otimizar resultados e reduzir custos. Precisamos ampliar a disseminação do BIM para todo o Estado”, afirmou a diretora técnica do Sebrae-PE, Josiana Ferreira. 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE), Roberto Salomão, destacou que o BIM representa uma ferramenta importante para controlar as etapas da obra e, mais do que isso, unifica a comunicação entre as diferentes gerações que hoje trabalham juntas. “Temos profissionais de todas as idades atuando juntos. É a primeira vez que quatro ou cinco gerações estão convivendo e o BIM contribui para unificar essa linguagem com rapidez e competência para a entrega de produtos”, afirmou.

Já o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE), Adriano Lucena, destacou a relevância da iniciativa de Pernambuco em criar o Pacto BIM. “É uma ação que irá levar conhecimento e oportunidade para levar conhecimento e oportunidade para todo o Estado, promovendo novas técnicas para a engenharia e trazendo bem-estar para a população”, acrescentou. 
Mais sobre o BIM 
O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção) é uma metodologia que utiliza softwares para modelagem tridimensional de construções. Com isso, é possível desenvolver um modelo em 3D do empreendimento, permitindo o acompanhamento de todas as etapas da obra, até após a finalização. Ela proporciona uma visão completa, permitido a interação de todos os envolvidos na obra e o acompanhamento de cada etapa, criando um ambiente colaborativo. Também é possível prever problemas e garantir uma gestão que otimize os processos.


A implementação do BIM na construção civil pode trazer benefícios para o empreendimento e o gestor do projeto, tais como a melhoria na comunicação entre colaboradores de setores distintos; uma maior colaboração entre os envolvidos no projeto; redução nas falhas, retrabalhos e perdas; melhoria na gestão, com a eficiência do orçamento, melhor controle sobre as etapas e auxílio no cumprimento de prazos; além de facilidade para identificar não conformidades e corrigi-las rapidamente.

BIM em obras públicas 
O Decreto Federal nº10.306, assinado em abril de 2020, reconhece a necessidade e exigências do uso da metodologia BIM em obras públicas. Ou seja, as construtoras que participam de licitações de obras públicas federais deverão inserir o BIM como ferramenta na execução dos projetos, seja de forma direta ou indireta na gestão da obra.

Entenda a Estenose Vaginal

 
A estenose vaginal é uma condição médica caracterizada pelo estreitamento anormal da vagina, resultando em complicações na função sexual e reprodutiva. Pode afetar mulheres de diversas idades e origens, sendo causada por uma variedade de fatores, desde traumas físicos, cirurgias ginecológicas, lesões durante o parto ou infecções. Ela também pode se desenvolver devido às altas doses de radiação na área pélvica, consequência de algum tipo de tratamento oncológico para cânceres ginecológicos.

Os sintomas da estenose podem variar desde dor durante o sexo (dispareunia) até dificuldades na penetração e desconforto constante. O diagnóstico geralmente envolve exames físicos, histórico médico e, em alguns casos, procedimentos de imagem. “Muitas pacientes com câncer de colo de útero acabam relatando desinteresse sexual após o diagnóstico e durante tratamento. Esse cenário pode causar vulnerabilidade emocional, por isso, é importante diagnosticar se houve desenvolvimento de estenose”, explica Silvia Fontan, oncologista da Multihemo Oncoclínicas.
 
Influência da Radioterapia

A técnica da braquiterapia, dentro da radioterapia, é uma das mais utilizadas no tratamento de cânceres ginecológicos. Ela é realizada no interior do canal vaginal e, mesmo trazendo benefícios, como a própria cura, o procedimento pode acarretar efeitos colaterais a médio e longo prazo. Um deles é a referida estenose vaginal, que acontece em aproximadamente 45% das mulheres com câncer de colo de útero e que passaram pelo tratamento.

“Durante a radioterapia, a estenose pode acontecer devido às radiações ionizantes que impedem o aumento de tumores, mas o seu acometimento também está ligado a características de cada paciente, além da quantidade de radiação utilizada e a intensidade do procedimento”, explica Silvia.

Outras alterações vaginais também podem ser percebidas como perda da elasticidade da vagina, diminuição do fluxo sanguíneo e da lubrificação e fibroses, gerando sentimento de estresse e tristeza, em muitas mulheres. 
 
Tratamento e estudo 

O tratamento da estenose dependerá da gravidade da condição e das necessidades individuais da paciente. As opções podem incluir desde procedimentos cirúrgicos para remover cicatrizes ou, em casos mais graves, reconstrução cirúrgica, no entanto o mais utilizado é o uso de dilatadores vaginais, dispositivos que ajudam a desenvolver a flexibilidade vaginal por meio de exercícios.

Além disso, um estudo austríaco, realizado pela Universidade de Viena, e apresentado na 65ª Reunião Anual da American Society for Radiation Oncology (ASTRO), em 2023, apontou que o sexo durante o tratamento reduz os efeitos colaterais da braquioterapia. A pesquisa analisou 882 mulheres com câncer de colo de útero, que foram divididas em grupos das que eram sexualmente ativas ou utilizavam dilatadores e daquelas que não praticavam sexo regularmente. Os resultados mostram que as do primeiro grupo apresentavam risco de 18% de sofrer encurtamento ou estreitamento vaginal. Já as do segundo grupo, o risco calculado foi de 37%.   

“Estudos como esse mostram a necessidade de se discutir a saúde sexual das mulheres e a importância de um tratamento personalizado e empático, pois elas se encontram em um momento de muita vulnerabilidade”, defende Silvia.
 
Câncer de colo de útero

Nesse mês é celebrado o Março Lilás, voltado para conscientização e combate do câncer do colo do útero – ou câncer cervical. Ele se desenvolve por meio da multiplicação desordenada de células do epitélio de revestimento do órgão que compromete o tecido subjacente (o estroma), podendo invadir células e órgãos próximos ou distantes. Os tipos mais frequentes são o Carcinoma epidermoide, que acomete o epitélio escamoso e é o mais incidente, correspondendo a cerca de 80% a 90% dos casos; e o Adenocarcinoma, que ocorre no epitélio glandular e é mais raro (entre 10% a 20%).

Com desenvolvimento lento e silencioso na fase inicial, a evolução da doença pode apresentar sintomas como sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias. Em casos mais avançados, pode surgir alteração do hábito intestinal. O diagnóstico é realizado por exame citopatológico, mais conhecido como teste de Papanicolau, um exame rápido e geralmente indolor, que possibilita detectar o tumor no início. O tratamento consiste em cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estadiamento.

Câmara aprova PL do Novo Ensino Médio garantindo carga horária flexível e para o ensino técnico



Com votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o texto base do Novo Ensino Medio. O relator do projeto, deputado Mendonça Filho (União Brasil/PE), comemorou o resultado. "É uma vitória da educação e da juventude brasileira. O texto aprovado mantém os principais eixos da Lei atual do Novo Ensino Médio, aperfeiçoando os pontos necessários e apontando para um futuro melhor para a juventude com acesso ao mundo do trabalho, com maior renda e empregabilidade”, afirmou Mendonça. 

O texto aprovado manteve a carga horária total em 3.000h, ampliou a da formação geral básica (FGB) de 1.800 para 2.400 horas, garantiu a flexibilidade de 600h para os itinerários formativos, nos quais os estudantes poderão escolher aprofundamentos nas áreas de conhecimento (linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas). Para a formação técnica, o texto acatou emendas apresentadas em plenário, estabelecendo 2.100 horas de formação geral básica (FGB) e 900 para EPT. Para os cursos técnicos de maior carga horária, a exemplo de cursos técnicos da área de saúde e de tecnologia da informação, o PL permite usar 300 horas da (FGB) para a a EPT.  
 Ficaram preservadas a diversificação e flexibilização curricular com áreas de conhecimento já referendadas em uma Base Nacional Comum Curricular, mais os itinerários formativos e 
uma maior articulação do Ensino Médio com o Ensino Profissional Técnico (EPT). Desde a reforma de 2017, de acordo com o Inep, o número de matrículas na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional teve um crescimento de 43%, passando de quase 555 mil alunos em 2017 para 795 mil em 2022. 

“Um dos eixos principais do Novo Ensino Médio é a formação técnica integrada à uma sólida formação básica, que atenda à demanda dos jovens, gerando oportunidades e garantindo maior e melhor empregabilidade”, afirmou Mendonça. O notório saber exclusivamente para a formação técnica e profissional continua Novo Ensino Médio com base na LDB (Lei de Diretrizes e Base). O texto aprovado estabelece o ensino presencial, permitindo a mediação tecnológica em casos específicos, regulados pelo MEC, para áreas remotas, especialmente na região amazônica, em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, e a política de escolas em tempos integral para o ensino médio. 

A Lei do Novo Ensino Médio, alterada com aperfeiçoamento, foi homologada em 2017, pelo presidente Temer, na gestão do então ministro da Educação, Mendonça Filho.