quinta-feira, 25 de março de 2021

Thiago acaba de ser liberado

 


 


 

Pernambuco estende quarentena até 31 de março

 

O governador Paulo Câmara anunciou, em um pronunciamento nesta quinta-feira (25.03), que o Estado vai estender a quarentena mais rígida até o próximo dia 31 de março. Com isso, Pernambuco completará 14 dias seguidos de medidas restritivas em todo o território. O governador comunicou ainda que já a partir do dia 1º será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril.

“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, detalhou Paulo Câmara sobre as novas medidas, esclarecendo também que as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

Segundo o governador, a flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco. “Pelo contrário, temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença. Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”, advertiu Paulo Câmara, acrescentando que considera o atual momento decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.

Link para o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-BIbgYs8Ud8

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Sintepe contabiliza 480 casos de Covid-19 em 122 escolas visitadas entre 21 de fevereiro e 15 de março

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) contabilizou, em levantamento realizado em 122 escolas estaduais do Estado, o número de 480 casos positivos de Covid-19 entre os profissionais da educação e alunos. Os dados consideram o período entre 23 de fevereiro e 15 de março de 2021. Das 132 escolas pernambucanas visitadas por diretores e representantes do Sindicato, 122 registraram algum caso da doença. O universo total de escolas abertas até 18 de março era de 750. 

A Escola Capitão André Pereira Temudo, em Olinda, registrou o maior número de casos no período avaliado; 60 desde o retorno às aulas presenciais até a decretação do fechamento. A Escola Almirante Soares Dutra, no Recife, totalizou 31 infectados, entre professores, professoras e alunos. A terceira unidade de ensino com mais registros foi a Escola Sérgio Gouveia de Lima, em Nazaré da Mata, com 30 casos; seguida do Erem Frei Romeu Peréa, em Jaboatão dos Guararapes, com 25.

O Sintepe enfatiza ainda que o número de casos é bem maior que o total levantado neste relatório. Em muitas escolas, os gestores ou responsáveis confirmaram infecções por Covid-19, mas não souberam especificar um quantitativo referente à unidade de ensino sob sua administração, impossibilitando assim, que os representantes do Sindicato contabilizassem esses dados em relatório.

O levantamento realizado pelo Sintepe também revela outros dados como o de que, na grande maioria das vezes, quando houve confirmação da covid-19 entre estudantes, as aulas da unidade escolar não foram suspensas. Em 80,4% dos casos as aulas na escola continuaram e em 19,6% dos casos a escola fechou. Da mesma forma ocorreu com professores e professoras. Quando houve confirmação de contaminação pela covid-19, em 85% dos casos as aulas na unidade escolar não foram suspensas. Em todos esses casos, apenas as salas onde houve a contaminação tiveram suas aulas suspensas.

Para surpresa dos diretores do Sintepe, em 90% das unidades houve o respeito ao distanciamento de 1,5 metros entre as carteiras dos estudantes, assim como o recreio era feito em momentos diferentes para evitar a aglomeração. Mesmo assim, esses protocolos não evitaram o contágio.

Para a secretária geral do Sintepe, Marinalva Lourenço, que coordenou o levantamento de dados, mesmo com o cumprimento de alguns protocolos, não foi possível evitar a contaminação de professores, professoras e estudantes. "As escolas são ambientes vivos e dinâmicos. Não adianta apenas cumprir certos protocolos como uso de máscaras e distanciamento em um breve período, mas os estudantes se aglomerarem na volta para casa, no transporte coletivo lotado. É preciso vacina urgente para que o retorno às aulas seja seguro", analisou a secretária geral do Sindicato.

O Sintepe também listou o nome de professores, professoras e outros profissionais de educação que morreram de covid-19 na última semana, mas adverte que esses foram os nomes que chegaram ao Sindicato, podendo o número de vítimas ser maior.

Até o momento, perderam a vida por conta da Covid-19 os seguintes professores, professoras e trabalhadores: Elizabete Jane Feitosa de Medeiros (Erem Dom Pedro Bandeira de Melo); Amparo Magalhães (Escola Epitácio); Luiz Gonzaga e Hidelbrando (Erem Anibal Fernandes); Mariluce Félix (Escola Júlio Correia de Oliveira); Charles Cerquinho ( Escola Anastácia Figueiroa); Dilene Pantaleão (Escola Padre Luís Cassiano); Adelmo Cordeiro (EREF Rural Manoel Gomes Sá); Sizenice Amorim e Rita Amorim (Aposentadas), Anderson Paulo da Silva (ETE Cícero Dias) e o professor de educação física da Cardeal Dom Jaime Câmara, Henrique Neves.

Com informações do jornalista Jonatas Campos



Militante Thiago Dávila é preso em Brasilia ao defender escola para filhos de catadores

 

O militante ambientalista Thiago Ávila (foto) acabou de ser preso em Brasla. Ele estava denunciando que a Escola do Cerrado - que atende filhos de trabalhadores de reciclagem - foi alvo de ação de despejo por parte da PM. Ele foi levado para a 1ª DP na Capital Federal. Ao ser levado, escreveu em seu lnstagram: "Fui preso e estou sendo levado para a primeira DP. Alexandre Bittencourt, subsecretário de operações do DF Legal, me deu voz de prisão! Quem puder, ajude a divulgar!"

Sua esposa, a militante e youtuber Laura Sabino está divulgando a detenção nas redes sociais. O Coletivo Advogue pela Democracia já está articulando com advogados para dar suporte ao ambientalista. Duas horas antes de ser detido, Ávila escrevera em seu Twitter: "Vai ter reconstrução da Escolinha do Cerrado e dos barracos das famílias catadoras de materiais recicláveis destruídos pelo governo do Distrito Federal! Em dois dias ultrapassamos 70% da meta é jaja poderemos começar a construir! Bora dar uma força?!". 


Caruaru Shopping promove live beneficente para os profissionais de eventos

O Caruaru Shopping, juntamente com parceiros, estará realizando, neste domingo (28), a Live Solidária, reunindo vários artistas em prol dos profissionais de eventos da cidade. A transmissão será feita pelo Caruaru no Face, a partir das 14h.Rosimar Lemos, Grupo Nuwe e Klever Lemos estarão se apresentando com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis para serem doados aos profissionais que trabalham com eventos, setor que vem sendo bastante prejudicado devido à pandemia da Covid-19.

"Porém, antes mesmo da Live Solidária acontecer, quem desejar fazer a sua contribuição, já estamos recebendo as doações no nosso drive-thru", explicou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.



#Xegamiga STF põe fim a vergonha da legítima defesa da honra e a declara inconstitucional

 

Para quem não sabe existem algumas situações que no direito penal afastam à ilicitude. Trocando em miúdos o cidadão pratica um crime, mas existe uma justificativa legal que entende que naquele caso "se admite" que o crime seja cometido.

Era isso que ocorria com a famigerada legítima defesa da honra, fruto de uma construção estrutural claramente misógina e machista. Ela era invocada quando o homem por ter ciúmes da mulher ou por ter sido traído resolve mata-la e despois a sustenta que foi movido por forte emoção para não responder criminalmente pela prática antijuridica punível.

Historicamente em muitos casos essa tese emplacou, embora recentemente já não fosse admitida.

O PDT em virtude de levantamento de número inadmissível de criminosos declarados inocentes porque amparados por essa excludente submeteu a questão ao STF que declarou inconstitucional a tese.

Embora não repare as vidas perdidas, esse julgamento histórico contribui significativamente para a justiça seja realizada no nosso País.

Daniela Mello é advogada e coordenadora do Projeto Xegamiga