quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pesquisa mostra que investimento em educação reduz criminalidade

Uma pesquisa de doutorado feita na USP (Universidade de São Paulo) mostra que a cada investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido. O estudo que comprova a potencialidade da escola como um fator para influenciar o comportamento dos alunos e reduzir a violência foi feito pela economista Kalinca Léia Becker em sua tese de doutorado no departamento da economia da Esalq (Escola Superior de Agricultutra Luiz de Queiroz), em Piracicaba. 
"O objetivo geral do trabalho foi analisar a relação entre a educação e a violência, observando se a educação e a escola podem contribuir para reduzir a violência e o crime", comenta a pesquisadora, orientada pela professora Ana Lúcia Kassouf.
A análise foi realizada por meio da construção de dois ensaios. No primeiro, foram coletadas evidências de que a atuação pública na área da educação poderia contribuir para reduzir o crime no médio e longo prazo. Nesta etapa, foi mensurado o impacto do gasto público em educação na redução da taxa de homicídios, utilizando dados dos Estados brasileiros, entre os anos de 2001 e 2009.
No segundo ensaio, que foi financiado pelo programa "Observatório da Educação", fruto da junção entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), foram analisados alguns fatores do ambiente escolar e do seu entorno que poderiam contribuir para a manifestação do comportamento violento dos alunos, a partir de dados disponibilizados nas Provas Brasil de 2007 e 2009.
"O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento", conta.  As análises constatam que a escola e a educação são fundamentais para a redução da criminalidade.

Desenvolver conhecimento

A pesquisa comprovou a influência da educação no comportamento dos alunos. Constatou-se no primeiro ensaio que quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido.
Porém, para isso, é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento, pois, no segundo ensaio, foi observado que escolas com traços da violência, como depredação do patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre outros, podem influenciar a manifestação do comportamento agressivo nos alunos.
"A possibilidade de algum aluno manifestar comportamento violento em escolas onde foram registrados crimes contra o patrimônio e contra a pessoa é, respectivamente, 1,46 e 1,22 vezes maior em comparação às escolas que não registraram estes crimes", conclui Kalinca.
De acordo com os resultados obtidos, o contato com um meio onde prevalecem ações violentas influencia diretamente o comportamento do aluno dentro da escola. Sendo assim, as políticas públicas para reduzir o crime na vizinhança da escola podem contribuir significativamente para reduzir a agressividade dos alunos. "A escola pode, ainda, adotar medidas de segurança para proteger os alunos nas suas imediações", reforça.
Uma das soluções sugeridas pela pesquisa é que, quando a instituição promove atividades extracurriculares, ocorre a redução em 0,96 % da possibilidade de algum aluno cometer um ato agressivo. "Este é um resultado interessante, pois muitos programas de redução da violência nas escolas incluem atividades de esporte, cultura e lazer como forma de socializar a convivência e, assim, reduzir a violência", complementa.
Também foram observadas evidências de que o ambiente familiar e a participação dos pais nas reuniões da escola podem influenciar o comportamento do aluno.
Portal UOL

Militante brasileira é expulsa do FEMEN

Terminou em trocas de farpas a tentativa de implantar o Femen no Brasil. A sede da Ucrânia, base do movimento, expulsou a paulista Sara Winter, 20 anos, (a loura da foto) do seu quadro de ativistas. A jovem chegou a passar por treinamentos fora do país para aprender a fazer protestos — todos eles sempre com os seios de fora. 

Sara disse que as ucranianas publicaram uma carta no site da organização comunicando oficialmente a sua expulsão. A sede reclama que a brasileira não prestou contas do dinheiro enviado para o movimento no País e não cumpria as ordens da liderança. A ativista alega que, entre as ‘tarefas’ não cumpridas, estavam invadir o desfile das escolas de samba com extintores e jogar espuma nas pessoas, além de alugar um helicóptero para pichar o Cristo Redentor.

“A gente tinha um relacionamento ruim que vinha se prolongando. É muito difícil para elas compreender e entender a nossa cultura. Voltei da Ucrânia, onde fiz treinamento com elas, com uma imagem muito diferente do que é passado sobre o movimento. A gente tende a enxergá-las como heroínas, mas, na verdade, são patricinhas ricas que chegam a ter 20 mil dólares por mês para gastar com ativismo”, afirmou Sara.

Com a saída do grupo, Sara, que estava morando no Rio, voltou para São Carlos, em São Paulo, onde mora sua família. Ela disse que vai continuar na luta pelos direitos das mulheres. “Não me arrependo de ter entrado no Femen, porque inspirei várias garotas”, disse ela. O grupo brasileiro tem, atualmente, 15 mulheres de vários estados. A maioria deve continuar militando na causa.

‘O interesse delas é dinheiro, fama e beleza’

1. O que era feito com o dinheiro enviado pelas ucranianas?
— Após o treinamento, elas disseram: ‘Você não vai trabalhar. A gente vai enviar US$ 450 por mês, para você sobreviver’. Mas nem sempre esse dinheiro vinha. Quando chegava, eu tinha que pagar contas atrasadas, minha alimentação e das garotas, passagem para os protestos...

2. Está arrependida de ter entrado no grupo?
— Se eu soubesse como o Femen da Ucrânia é podre, nunca tinha me enfiado nisso. Mas não me arrependo.Só fui ingênua de acreditar que elas iriam me dar tanto apoio. O interesse delas é dinheiro, fama e beleza.

3. Você diz que houve pedidos absurdos. Quais?
— Pichar o Cristo, jogar espuma nas pessoas na Sapucaí, partir uma cruz de madeira com serra elétrica.

4. Ordens ou pedidos?
— Ordens, e elas não aceitam pessoas que as questionam. Eu faço isso.

5. É o fim do Femen no Brasil?
— Não sei. Parece que elas vão trazer alguém de fora para organizar aqui.

Seios de fora em polêmica

Pelo mundo, o movimento Femen tem feito protestos e levantado críticas sobre a forma de atuação: sempre de topless. Uma das últimas e polêmicas ações foi na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, quando as garotas entraram apenas de calcinha e sapato para comemorar a renúncia do Papa Bento XVI. A primeira manifestação do Femen foi em 2008, na Ucrânia, onde o grupo começou. Atualmente, são quase 400 ativistas espalhadas pela Europa. No Rio, o debut foi um protesto liderado por Sara Winter no Copacabana Palace. Ela e outras garotas invadiram o luxuoso hotel aos gritos de “O Brasil não é bordel”. Sara tem no currículo sete passagens pela polícia por causa das ações de topless.

Jornal O Dia

Toyota faz recall mundial de 242 mil carros por defeito nos freios

A Toyota anunciou que vai fazer um recall mundial de 242 mil unidades de seus modelos híbridos Prius e Lexus HS250h, devido a falhas no sistema de frenagem dos veículos.
Segundo a montadora japonesa, vibrações podem causar rachaduras no acumulador de pressão dos freios, o que compromete a capacidade de frenagem dos automóveis.
Os Prius sujeitos ao recall foram fabricados entre março e outubro de 2009 e os Lexus HS250h, entre junho e outubro de 2009. Não há, no entanto, relatos de acidentes provocados por freios defeituosos desses modelos.
O recall envolve 117 mil carros no Japão, 91 mil na América do Norte, 30 mil na Europa e o restante na América Latina, Oriente Médio, Ásia, Austrália e África.
Agência Estado

Milhares protestam em Brasília contra aborto e casamento gay

Sob um sol intenso, milhares de evangélicos (40 mil, de acordo com o comando da Polícia Militar; 70 mil, segundo os organizadores) ocuparam nesta quarta-feira (5) os gramados da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para protestar contra a descriminalização do aborto e o casamento gay e pedir liberdade de expressão religiosa.
O palco montado em frente ao Congresso Nacional atraiu líderes evangélicos, políticos de vários partidos e artistas gospel.
O evento organizado pelo pastor Silas Malafaia, um dos líderes da igreja Assembleia de Deus, foi realizado em um dos dias de maior movimentação no Legislativo. Dezenas de parlamentares ligados à bancada evangélica se revezaram para discursar no ato religioso.
Um dos temas mais recorrentes dos oradores do evento foi o casamento entre casais homoafetivos. Recentemente, decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios do país oficializem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Durante as manifestações ao público aglomerado diante do palco, os líderes evangélicos criticaram os esforços de parlamentares ligados a movimentos sociais de tentar criminalizar a homofobia.
Os pastores e políticos defenderam que qualquer cidadão tenha o direito de se expressar contra as uniões entre homossexuais.
Para Silas Malafaia, “o ativismo gay quer criminalizar a opinião”. O pastor evangélico ressaltou que, na opinião dele, “não existe delito de opinião”.
“Não existe opinião homofóbica. Existe homofobia. A sociedade é livre para criticar evangélico, criticar católico, criticar deputado. Agora, se criticar a prática homossexual é homofobia. Vai ver se eu estou na esquina", discursou Malafaia.

Alvo de protestos de protestos por conta de declarações publicadas em redes sociais consideradas racistas e homofóbicas, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), disse que os críticos do casamento homossexual não lutam contra os gays, e sim “a favor da família”.
“Essa é uma resposta [o evento] aos governantes e a todas as pessoas que chamam de progresso aquilo que não é, que é retrocesso. A família é a base de toda a sociedade. A minha permanência na Comissão de Direitos Humanos é a favor da família. Eu mostrei isso sem xingamento, sem briga, sem nada”, afirmou Feliciano.  
Louvor e discursos
O evento evangélico teve início com breve discurso do pastor Silas Malafaia, que defendeu a “família tradicional” e a liberdade religiosa. Em seguida, o público ouviu de pé o Hino Nacional. Vários evangélicos carregavam bandeiras, a maioria com mensagens em defesa do casamento heterossexual e contra o aborto.
A primeira atração musical foi da deputada federal Lauriete Rodrigues Pinto (PSC-ES), que cantou músicas de louvor. Ao longo de todo o evento, shows de cantores gospel eram intercalados por discursos e pregações.
Um dos primeiros religiosos a discursar foi o pastor Abner Ferreira, do Ministério de Madureira, que fez uma crítica enfática do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
“Quero dizer aos senhores ministros do Supremo, ao Executivo, ao Legislativo, que não vamos nos submeter a essas leis. Independentemente do que for decidido, a Bíblia diz que a prática homossexual é pecado diante de Deus e vocês não vão calar a nossa boca. O livro diz que Deus fez macho e fêmea”, afirmou.
Portal G1

Iniciada obra da Adutora do Agreste

A Compesa iniciou hoje (5)  as primeiras ações do projeto da Adutora do Agreste, um dia após a assinatura da ordem de serviço em evento realizado ontem (4) em Pesqueira com a presença do governador Eduardo Campos e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. As primeiras intervenções, que os engenheiros classificam como serviços preliminares, estão sendo realizados no povoado conhecido como Canela de Ema, localizado na divisa das cidades de Arcoverde e Pesqueira.
Os procedimentos iniciais de toda a obra consistem na limpeza da vegetação e checagem da topografia, entre outros, para receber as construções projetadas. É neste povoado onde a Compesa construirá um grande complexo de abastecimento de água, que inclui a construção da segunda maior estação de tratamento de água do Estado, com capacidade para tratar 4 mil litros de água por segundo; dois grandes reservatórios, sendo um deles com capacidade para armazenar 70 mil metros cúbicos de água; um grande sistema de bombeamento (estações elevatórias); além de uma estação de tratamento de efluentes, onde todo resíduo produzido receberá tratamento para o seu reaproveitamento no sistema. A expectativa é que as obras físicas sejam iniciadas em até 30 dias.
Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, esse conjunto de ações integra a primeira etapa do projeto da Adutora do Agreste, que vai contemplar 17 municípios, com investimentos de  R$ 930 milhões. "Nesta  fase, iremos implantar 118 km de tubulações de grande porte, de 1.200 mm de diâmetro, ao longo da BR 232, no que consideramos a espinha dorsal da adutora, que terá 1,3 mil quilômetros de extensão", explicou Tavares. O prazo previsto para conclusão desta etapa é de 24 meses.
O dirigente da companhia adiantou que até o fim de junho será publicado o edital para contratação das obras da segunda etapa, que irá atender mais seis cidades. Somadas as duas etapas, serão 23 municípios atendidos, que absorverão um  montante de R$ 1,375 bilhão. “Estamos em fase final de revisão de orçamento para fazermos a licitação o mais breve possível, já que os recursos já estão assegurados”, afirmou Tavares.
A Adutora do Agreste será o maior empreendimento hídrico da história da Compesa, com um investimento previsto de R$ 2,3 bilhões. Nesse valor está incluído o orçamento previsto de R$ 925 milhões para a terceira etapa, que irá contemplar mais 45 cidades. A expectativa do presidente Roberto Tavares é licitar essa etapa até o fim do ano, que é o prazo necessário para a assinatura do convênio para obtenção dos recursos do programa do governo federal, o PAC 3. Tanto a segunda como a terceira etapa terão suas ações finalizadas em 18 meses. “Porém, os benefícios da Adutora do Agreste serão sentidos já no próximo ano, quando implementaremos obras complementares para permitir a operação de trechos desse adutora antes mesmo da construção do Ramal do Agreste, um braço do projeto da Transposição do rio São Francisco", complementou o presidente.
Imprensa Compesa

Por morte de ciclista, Thor Batista é condenado à prestação de serviços à comunidade

Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias a prestar dois anos de serviços comunitários, ter a carteira suspensa pelo mesmo período e pagar multa de R$ 1 milhão pela morte do ciclista Wanderson dos Santos, atropelado pelo acusado em março de 2012, na BR-040, altura de Xerém, distrito de Duque de Caxias.
De acordo com a sentença da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, Thor terá que cumprir a pena em uma entidade, preferencialmente, de "recuperação vítimas de acidentes de trânsito". A quantia estipulada no processo será entregue à uma instituição também destinada a cuidar de vítimas de acidentes, conforme pedido do Ministério Público, que pediu a condenação de Thor por homicídio culposo (sem intenção de matar).
A júiza destacou que o valor da indenização, acertado posteriormente, não representa preocupação financeira ao acusado. "O réu é filho de um dos empresários mais ricos do mundo, com fortuna estimada em $19,4 bilhões de dólares. Durante o seu interrogatório, ao ser formulada pergunta de praxe sobre eventual assistência do acusado à vítima, respondeu que teria sido paga uma indenização de R$300 mil reais à sua família, demonstrando, assim, total desconhecimento acerca da indenização milionária acordada, o que denota a sua total indiferença e despreocupação em relação aos seus gastos pessoais", narra trecho da decisão.
Em outro trecho da sentença, a imprudência de Batista ao volante é destacada. "O denunciado agiu de forma imprudente, uma vez que conduzia o veículo automotor pela via pública em velocidade Incompatível para o local, não inferior a 135 km/h, de acordo com laudo pericial, sendo certo que a velocidade máxima permitida para veículos de passeio no trecho é de 110 km/h".
Juíza pede que acordo entre família de Thor, vítima e bombeiro seja investigado
A magistrada pediu ainda que Eike Batista, Thor, Maria Vicentina Pereira, mãe de criação Wanderson, Cristina dos Santos, esposa da vítima e o bombeiro Marcio Tadeu Rosa da Silva sejam investigados pela prática de crime. Segundo o processo, Marcio recebeu R$ 100 mil em acordo. A juíza pediu que o Comando do Corpo de Bomberos informe, em até 48 horas, se o bombeiro estava em serviço e no seu local de trabalho.
"Parece estranho que um bombeiro militar receba, a título de 'compensação', a quantia de R$100 mil reais pelo auxílio e consolo à família da vítima. Entendo que, na verdade, é função do bombeiro militar agir para salvar vidas, minorar os danos, ser cordial e auxiliar no que for preciso, não tendo o mesmo praticado atos além daqueles que deveria praticar por dever de ofício. Nesse sentido, não se compreende indenização tão alta pela prática de atos que deveriam decorrer apenas do exercício da função pública por parte do donatário", revela trecho da sentença.
MP pediu condenção por homicídio culposo
O Ministério Público do Rio pediu a condenação por homicídio culposo (quando não há intenção dematar) de Thor Batista pelo atropelamento de um ciclista em março de 2012 em Xerém, na Baixada Fluminense. O MP pediu que a pena seja revertida em prestação de serviços, além da aplicação de uma multa de R$ 1 milhão, que será destinada para uma instituição.
De acordo com o órgão, esta é a quantia que consta do acordo feito entre o acusado, os familiares da vítima do atropelamento, o advogado e um bombeiro que supostamente teria ajudado a família.
A promotoria informou que o termo do acordo foi incluído no processo posteriormente e contém uma cláusula de confidencialidade, que estipula multa de R$ 500 mil para quem divulgasse o teor do documento. O acordo previa o pagamento de R$ 270 mil ao advogado da família, R$ 100 mil ao bombeiro e R$ 630 mil que seriam divididos entre uma tia e a companheira da vítima.
A promotoria também pediu à Justiça que aplique multa reparatória, prevista no código de trânsito, no valor de R$ 630 mil, que, se concedida, será repassada à família da vítima; e a intimação judicial dos parentes para informarem se receberam ou não o dinheiro do acordo.
O pedido de condenação foi feito pela promotora Patrícia de Oliveira Souza. A promotora pede que Thor realize serviços comunitários por um ano e que a instituição que receberá o dinheiro seja de preferência uma unidade hospitalar ou de reabilitação de vítimas de acidentes de trânsito.
O processo será encaminhado para análise e sentença da juíza da 2ª Vara de Duque de Caxias, já com o posicionamento da defesa.
O filho de Eike Batista atropelou o ciclista na Rodovia Washington Luiz (BR-040). Wanderson dos Santos morreu na hora.
Thor falta a interrogatório
Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, não foi ao interrogatório agendado para o dia 12 de março, na 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O advogado de Thor apresentou um laudo médico, justificando a ausência do cliente, alegando que ele precisa de repouso. A juíza Daniela Barbosa Assunpção Sousa solicitou a confirmação da enfermidade.
A juíza também aceitou solicitaçao do Ministério Público para que seja feito um novo laudo pericial para apurar a velocidade do carro de Thor no momento do acidente. Enquanto isso, ele pode continuar dirigindo. O primeiro laudo produzido foi anulado à pedido dos advogados do réu.
No dia 24 de abril, Thor compareceu na Vara de Caxias acompanhado de sua mãe, Luma de Oliveira, e foi ouvido pela juíza.
Perito afastado pela Justiça
Em fevereiro, o perito criminal Hélio Martins Junior, responsável pelo laudo do atropelamento do ciclista foi afastado do processo pela Justiça.
Segundo a decisão da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Caxias, o laudo, em que ficou constatado que Thor dirigia a 135 km/h, foi anulado. De acordo com a decisão, o perito teve contato direto, por mais de uma vez, com o Ministério Público, o que indica que teria relações com a acusação.
A decisão ressalta que não há provas de que houve parcialidade no laudo do perito, mas que seu contato com o MP é suficiente para deixar dúvidas quanto à sua imparcialidade. O parecer reforça a decisão da 5ª Câmara Criminal que já havia votado pela anulação do documento elaborado pelo perito.
Portal IG

    1º Festival de Esportes de Pernambuco

    A Secretaria de Esporte do Governo do Estado promove no dia 15 de junho o 1º Festival dos Esportes. O encontro de quatro modalidades (Futsal, Basquete, Voleibol e Handebol) promete mobilizar 1.200 alunos da rede pública e privada, entre 09 e 12 anos, da Região Metropolitana do Recife, nas quadras do Sport Club do Recife.
     “O Festival visa estimular a prática esportiva, proporcionando uma interação entre as crianças de várias cidades e os profissionais da área, além de incentivar as escolas a investir mais na busca de novos atletas”, justifica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti. As inscrições seguem até o dia 14 de junho na Gerência de Esporte Educacional na sede da  Secretaria dos Esportes (Rua Montevidéu, 145, bairro da Boa Vista, Recife). Mais informações por email educacionalesporte@gmail.com ou por telefone (81)3184-2676
    Arbitragem - Na sexta (14) vai haver ainda a Clínica de Arbitragem voltada a alunos de Educação Física nas modalidades Basquete (Prof. Marcos Farias), Futsal (Prof. Givaldo Santos), Voleibol (Prof. Gildésio Queiroz) e Handebol (Prof. Wellington Lins). Os interessados devem realizar sua inscrição também na sede da Secretaria até o dia 13 de junho.  
    Secretaria de Esportes de Pernambuco

    Acusados de tráfico são presos em Olinda

    Uma denúncia levou os policiais civis da Delegacia de Rio Doce, em Olinda, a prender em flagrante no final da manhã de hoje (05), dois suspeitos de tráfico num imóvel na Rua 49, em Rio Doce. A residência era utilizada como depósito de entorpecentes dos dois suspeitos. No local foram apreendidos 197 “trouxas” de cocaína, 205 papelotes de maconha e mais 1kg da mesma droga ainda não fracionada.  
    Os traficantes Raul Silva de Menezes, de 19 anos e Marcos Antonio Lima da Silva, de 21, residiam no bairro de Jardim Atlântico e utilizavam o imóvel apenas para armazenar os entorpecentes. De acordo com o delegado Paulo Dias, responsável pela prisão, ambos foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os dois também seguiram para o Centro de Triagem, em Abreu e Lima. 

    Polícia Civil de Pernambuco

    Tá faltando água no Ibura

    A Compesa paralisou nesta quarta-feira (5) o abastecimento de água em áreas do Ibura, na Zona Sul do Recife, para o conserto emergencial de um vazamento em uma rede de 600 milímetros localizada na Rua Pintor Agenor de Albuquerque. Estão sendo afetados: Dois Carneiros e Três Carneiros; Ibura (exceto Ibura de Baixo), UR-6 e UR-11, UR-5 (parte baixa), UR-10 (parte baixa) e Lagoa Encantada (parte baixa). A paralisação atinge também os bairros da Estância, Areias e parte do Barro.
    Além do conserto, a Compesa também irá instalar no trecho uma válvula para facilitar as manobras operacionais, bem como diminuir o número de localidades atingidas com a falta de água em caso de novos vazamentos, por exemplo. A previsão é que o serviço seja concluído até sexta-feira (7). A distribuição de água será retomada no mesmo dia, a partir das 12h, de acordo com o calendário de cada área.
    A Compesa também esta trabalhando na elaboração de um projeto para a substituição das tubulações nesta localidade, uma vez que a rede de distribuição é muito antiga.
    Imprensa Compesa

    Vereadora critica direitos dos gays e prega submissão da mulher ao marido

    Nesta segunda-feira (3), a vereadora do Recife Michele Collins (PP) voltou a criticar a liberdade de direitos de casais homoafetivos. Em sessão da Câmara, ela criticou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que no último dia 14 de maio aprovou - por 14 votos contra 1 - uma resolução obrigando os cartórios do Brasil a aceitarem celebrar casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

    A vereadora - que tenta aprovar um voto de repúdio ao CNJ, na Câmara - reiterou que "defende valores da família tradicional" e é contrária ao "novo modelo de união". "Defendo os princípios bíblicos e da civilização humana, porque desde que o Mundo é Mundo que o homem só pode procriar com mulher, e mulher com homem".

    A parlamentar disse, em tom de reclamação, que "o casamento homossexual valida e promove o estilo de vida homossexual". Afirmou ainda que "a família corre perigo" com a ampliação de direitos para homessexuais. "Aqueles que adotarem crianças vão mostrá-las um conceito de educação diferente, com referências, comportamento e valores diferentes. Enfim, a criança é produto do meio", afirmou.

    "Homem com homem e mulher com mulher não é família. É uma invenção que fizeram agora e querem que a gente estimule, aceite, ache bonito. É muita modernidade. Eu prefiro ser chamada de medieval e garantir os 'bons costumes' e o progresso da família".

    Em aparte, o vereador Jayme Asfora (PMDB) destacou a importância da garantia, pelos órgãos de Justiça, de que todos os brasileiros tenham direitos iguais. "O STF disse, com todas as letras, que não há diferença jurídica entre as famílias formadas por um homem e uma mulher e as famílias formadas por dois homens ou duas mulheres. Elas já existem de fato. Agora, todas devem estar sob a proteção do Estado", defendeu. "A Resolução é moderna e boa para sociedade", completa.

    Mas o vereador Luiz Eustáquio - que, assim como Michele Collins, tem bases nas igrejas e compõe a bancada evangélica - defendeu a um "conceito de família natural", que, para ele, só pode ser composta por um casal de homem com mulher. E reivindicou o direito legislativo para definir os rumos do casamento. "Agora o casamento homoafetivo é lei. Passaram por cima dos legisladores", se vitima, adicionando ainda que "acima desta lei existe uma lei maior, a lei de Deus". Para ele, os ministros do STF querem ser semideuses.

    O vereador André Régis (PSDB) destacou a laicidade do Estado Nacional e a "evolução do direito à dignidade da pessoa humana".

    No último ano, pelo menos 1.277 casais do mesmo sexo conseguiram registrar suas uniões nos principais cartórios de 13 capitais do País, segundo levantamento preliminar da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). Segundo o último censo, são 60 mil casais gays vivendo juntos em todo o País.


    Blog do Jamildo

    Folha de Pernambuco demite nove profissionais

    Folha de Pernambuco demitiu nove profissionais de várias editorias na última segunda (3/6). Conforme IMPRENSA apurou, foram dispensados profissionais da área de fotografia, do caderno de "Esportes", da coluna social e da revista publicada pelo periódico. Além das dispensas, o editor-geral do jornal, Henrique Barbosa, entregou o cargo nesta tarde.  

    Com informações do Portal Imprensa

    Acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes tem prisão decretada e está foragido

    Este é Fernando Francisco da Silva, que teve a prisão decretada pela Justiça de Brejão sob a acusação de abusar sexualmente de crianças. Francisco é técnico em refrigeração e atraía crianças e adolescentes com a desculpa de ensinar a profissão às mesmas. Ao saber que estava sendo investigado, fugiu das cidades em que residia, Brejão e Garanhuns, no Agreste pernambucano. Além deste mandado, existe outro em aberto expedido há dois anos pela Comarca de Garanhuns pelo crime de pedofilia. Qualquer informação que leve a polícia a prender o suspeito deve ser repassada para Delegacia de Brejão pelos telefones (87) 3789-1902/1903/1904/1905 ou para o Disque - Denúncia pelos telefones 3421.9595, no Recife, e 3719.4545, no interior. E pela internet através do site www.disquedenunciape.org.br.

    Polícia Civil de Pernambuco

    Greve de professor particular deve afetar 500 mil alunos em Pernambuco

    Professores da rede particular de ensino de Pernambuco decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, nesta quarta-feira (5), em assembleias simultâneas realizadas no Recife, em Limoeiro, Caruaru e Petrolina, no interior do estado. Cerca de 500 mil alunos devem ser afetados com a paralisação, já a partir da tarde de hoje. Entre as principais reivindicações dos docentes estão o reajuste salarial de 10% e unificação da hora/aula em R$ 12.

    Neste momento, eles fazem passeata pela Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da capital. “Os donos de escolas querem retirar propostas já conquistas por nós. Além disso, a contraproposta deles só nos oferece ganho real no salário de 0,2%”, disse o coordenador do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro), Jackson Bezerra. Os docentes também são contra a instalação de câmeras nas salas de aula, ideia defendida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe).
    A categoria ainda pede concessão de vale-alimentação para todosos professores com dois turnos na mesma escola; bonificação de 30% em ano de Bienal do Livro emPernambuco, para compra de exemplares; assinatura de jornais e revistas nas salas dos professores e convênios e planos de saúde. Jackson Bezerra acrescentou que 80% dos docentes (aproximadamente 18 mil) devem aderir ao movimento e cruzar os braços.
    Uma nova rodada de negociação está marcada para as 15h desta quinta (6), na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), no Espinheiro, Zona Norte da cidade. O presidente do Sinepe, José Ricardo Diniz, explicou que o aumento oferecido está baseado no pico da inflação acumulada no mês de abril, data-base da categoria. “As negociações continuam abertas, isso revela que há um empenho das duas partes em chegar a um acordo. As escolas devem seguir a programação normal planejada”, disse.
    Portal G1

    Turfe: radiografia acusa fratura em Aye Lad

    Exames realizados no alazão Aye Lad (foto), recentemente adquirido pelo Stud Silver Blue Star, para disputar as provas principais provas clássicas do segundo semestre do turfe pernambucano, confirmaram que o mesmo tem uma fratura de pequena proporção no sesamoide anterior direito. Aye Lad, não chegou a realizar nem um trabalho forte na pista pernambucana. Desde que chegou ao Recife, o filho de Gilded Time, só foi umas quatro vezes na raia e mesmo assim só fez passear, trotar e em uma das vezes um galope leve quando apareceu a inflamação. Aye Lad, esta sendo acompanhado pelo Dr. Juscelino Ribeiro, que confirmou a existência de uma pequena fratura e de imediato deu inicio ao tratamento. Aye Lad já esta com a parte afetada imobilizada onde deverá ficar de repouso por 30 dias, para depois ser mais uma vez avaliado pelo veterinário que vai definir junto com os titulares do Stud Silver Blue Star, o que será melhor para o craque que tem uma invejável campanha no turfe brasileiro. A principio já é certo que Aye Lad ficará de fora do Grande Prêmio Prefeitura do Recife no dia 07 de julho, e do Grande Prêmio Governador do Estado no dia 28 de julho.

    Com informações do radialista Francisco Mendonça

    Santroppê se apresenta no Palco Camarote do Chevrolet Hall

     A banda Forrozão Santroppê, que será a grande atração do palco camarote, dentro do Chevrolet Hall, no São João da Capitá, nesta sexta, dia 7, fará uma homenagem a banda Limão com Mel. Além de Santroppê, o DJ Baiano se apresenta.A cantora Simara Pires, ex-vocalista da banda Limão com Mel e atual vocal da banda Santroppê, afirmou que fará um set list de forrós antigos da banda Limão com Mel, na época em que comandava os vocais. O repertório contará ainda com os sucessos autorais da banda, como “Ching Ling”, “Pianinho, Caladinho”, esta última fazendo o maior sucesso como tema da personagem Bebel, no seriado global "A Grande Família" e demais hits. Os ingressos para o show estão à venda nas lojas Esposende, Ponto de Promoção e na própria bilheteria do Chevrolet Hall. Mais informações pelo fone 3427 – 7500.

    Acusado de homicídio é preso pela Polícia Civil

    Policiais da Equipe Malhas da Lei de Goiana prenderam um homem acusado de homicídio em Lagoa de Itaenga. Leandro Reginaldo José, conhecido por "Léo", de 24 anos, acabou detido na manhã de hoje (05), no bairro Torres Galvão, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. 
    O suspeito possui um mandado de prisão preventiva decretado Justiça Pública de Lagoa de Itaenga. O seu nome consta no Livro de Alvos Procurados do Sistema de Contenção ao Crime, da Secretaria de Defesa Social. Ele é acusado da prática de vários crimes, como homicídio doloso qualificado, tentativa de homicídio e assalto à mão armada. Léo foi recolhido ao Presídio de Vitória de Santo Antão à disposição do Poder Judiciário local.
    Polícia Civil de Pernambuco

    Prefeitura paga para matar cães e causa pânico em cidade do Pará

    Cerca de 100 cães foram mortos em Santa Cruz do Arari, na ilha do Marajó, no Pará, em ação planejada pelo prefeito da cidade, Marcelo Pamplona, segundo um morador da cidade que denunciou o caso e gravou imagens. “Ele propôs para a população de baixa renda que pagaria R$ 5 por um cachorro e R$10 por uma cadela e seriam pagos pela prefeitura. Isso causou pânico na cidade, roubaram cachorros e venderam para a prefeitura”, disse o diretor do Centro de Zoonoses de Belém, Altevir Lopes. A denúncia foi encaminhada para a delegacia de Meio Ambiente do Pará, que enviará uma equipe até o município. Os responsáveis devem responder por maus-tratos a animais, crime que prevê de três meses a um ano de detenção. A prefeitura da cidade negou, em nota, o extermínio dos cães e disse que apreendeu os animais por conta de ataques sofridos pela população. 

    Com informações do Portal UOL e do site Bahia Notícias

    Americana sente dores em corrida, descobre gravidez e dá à luz uma menina

    Uma corredora amadora sentiu dores nas costas durante um treinamento no estado de Minnesota, nos EUA, e ficou chocada ao descobrir que a dor não foi causada por uma lesão, mas porque ela estava prestes a dar à luz.

    Segundo a agência "Associated Press", Trish Staine afirmou que não tinha ideia de que estava grávida. A mãe de 33 anos de idade afirmou que não ganhou peso, não sentia movimentos do bebê e que seu marido havia realizado vasectomia.

    Staine descobriu que estava sentindo, na verdade, as dores de parto depois de sua corrida no último domingo. No entanto ela só descobriu isso após procurar o hospital no dia seguinte. Ela deu à luz uma menina de 2,89 quilos às 15h25 de segunda-feira.


    Portal G1

    MP vai recorrer ao STJ e STF de decisão que soltou réus da boate Kiss

    O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) entrará nas próximas semanas com dois recursos para reverter a decisão do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado), que concedeu, na semana passada, liberdade aos quatro réus no processo do incêndio na boate Kiss que estavam presos. "Precisamos convencer da necessidade da prisão e de que o TJ estava errado", afirma o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MP, promotor David Medina.

    O incêndio matou 242 pessoas e duas ainda permanecem internadas, mais de quatro meses após a tragédia.
    Segundo ele, o caso será levado paralelamente ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal) . "No STJ, vamos discutir o conceito da ordem pública e conveniência da ação penal, os fundamentos da prisão preventiva. No STF, iremos discutir questões constitucionais, que afeta o direito de liberdade, o princípio de segurança pública."
    Como os promotores receberam o acórdão dos desembargadores apenas nesta segunda-feira (3), eles têm duas semanas de prazo para remeter seus recursos às instâncias superiores.
    "Na nossa concepção, o que ocorreu não pode ser tratado como um homicídio que ocorre todos os dias, dentro desse ambiente de banalização da violência no qual vivemos, pelo qual nos tornamos insensíveis", explica.
    Na avaliação do promotor, a ordem pública --cuja manutenção foi motivo para a prisão e, mais tarde, para a soltura dos réus-- só não foi seriamente afetada porque, num primeiro momento, logo após o incêndio, a Justiça prendeu os acusados. Para Medina, a revogação da soltura dos réus é necessária para que as pessoas confiem no Judiciário e na atuação da Justiça.
    "Esse é um caso que marcou para sempre a história de uma cidade inteira. As pessoas vão chorar por muito tempo isso. É um caso emblemático, com repercussão mundial, que atingiu milhares de pessoas. Por isso precisamos tratá-lo com cuidado especial."
    A tendência é que se leve tempo para que os recursos sejam julgados. Caso haja uma decisão preliminar suspendendo a decisão dos desembargadores, uma resposta pode ser recebida ainda antes do início do segundo semestre.

    Soltura

    Na última quarta-feira (29), a 1ª Câmara Criminal do TJ gaúcho concedeu liberdade provisória para os quatro réus presos após o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro.
    "Se, em razão do intenso abalo social provocado pela tragédia que resultou em tantos mortos e feridos, justificava-se a prisão preventiva dos supostos responsáveis no momento em que foi decretada, como garantia da ordem pública, a verdade é que, passados quatro meses desde o infausto acontecimento, já não se fazem mais presentes os aspectos da ordem pública ressaltados pelo magistrado no decreto prisional: o clamor público e a necessidade de resguardar-se a credibilidade da justiça", escreveram os desembargadores no acórdão.
    "Não há qualquer demonstração concreta de que os acusados venham a interferir de alguma forma no andamento da instrução criminal. Em conclusão, não se vislumbra a necessidade de manutenção da prisão preventiva. Ordem concedida, com efeito extensivo aos demais acusados presos", encerrou a decisão, recebida com duras críticas pelos familiares das vítimas que, desde então, realizam uma série de manifestações.
    Portal UOL

    Empresa lança chocolate moldado a partir de ânus de modelo

    Uma doceria britânica está causando polêmica ao oferecer um tipo de chocolate que é moldado a partir do ânus de uma modelo, e vendido em caixas com até 10 unidades, além de uma peça especial feita em prata.
    Chama “Edible Anus” (ou “ânus comestível”, em tradução livre), fornece o produto que pode ser entregue em qualquer lugar do mundo,  “feito e moldado a partir da delicada parte de nossa modelo de bumbum”.
    De acordo com a empresa, o chocolate “pode dissolver tabus culturais de gênero, classe e orientação sexual, e espalhar a alegria de ensinar ao mundo a amar o ânus”.
    Feito de “ingredientes naturais” e chocolate belga (55% de chocolate amargo, 34% de chocolate ao leite e 28% de chocolate branco), o maior pacote está listado no site por R$ 170, incluindo o frete. Para quem quer guardar uma peça de lembrança, há uma opção de comprar o modelo feito em prata por R$ 855, além do frete expresso.
    Para quem deseja apenas uma referência ao produto, a companhia oferece também camisetas e canecas, que ostentam a palavra "ânus" escrita.
    Portal G1

    Itep promove cursos de Gestão e Tecnologia de curta duração na área de Metal-Mecânica‏

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP), promoverá uma série de cursos de curta duração,em Gestão e Tecnologia, enfatizando no primeiro momento as áreas de Metal-Mecânica e Empreendedorismo. Já estão abertas inscrições para os cursos de “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK” e “Metalurgia da Soldagem Aplicada a Construção e Montagem”. 
    O curso “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK”, será realizado de 15 a 26 de julho, das 18h às 22h, na sede do Itep, na Cidade Universitária, com duração de 40 horas. O público-alvo são profissionais e estudantes que tenham interesse em desenvolver seus conhecimentos em gestão de projetos. O curso abordará, através de exercícios práticos e exposição de conteúdo, as melhores práticas de gestão de projetos de acordo com o Guia PMBOK, do Project Management Institute (PMI). Ao final do treinamento, o aluno deverá estar capacitado a gerenciar um projeto de acordo com as boas práticas apresentadas, compor uma equipe de projeto ou submeter-se a um exame de certificação do PMI (PMP® e CAPM®). 
    O instrutor será o diretor administrativo na empresa Portal Archimedes Negócios Digitais, Tito Leonardo de Sales, certificado como PMP (Project Management Professional) e CAPM (Certified Associate in Project Management), pelo PMI. Tem ampla experiência em SCRUM e metodologias ágeis de gestão de projetos de tecnologia e desenvolvimento de software. 
    Já o curso “Metalurgia da Soldagem aplicada a Construção e Montagem”, também com 40 horas, será ofertado de 12 a 16 de agosto. As aulas serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, também na sede do Itep. O curso é dirigido à técnicos e engenheiros que atuam na área de soldagem, manutenção e processos de montagem industriais. 
    O objetivo é desenvolver conhecimentos relacionados aos mecanismos da metalurgia da soldagem, abordando os métodos de monitoração usualmente empregados, objetivando estabelecer um adequado programa de controle da soldagem em processos de Construção e Montagem Metal-Mecânica. 
    A coordenação deste curso é do engenheiro mecânico Aníbal Veras de Siqueira Filho, doutor em Engenharia Mecânica (UFPE), da equipe que está formatando o Centro Tecnológico Metal-Mecânico do Itep. A equipe de instrutores é constituída por Antônio Fernando Carvalho Mota, Francisco Ilo Bezerra Cardoso, Paulo Marcelo de Almeida Pedrosa, Ricardo Artur Sanguinetti Ferreira e Valdésio Pininga.  
    O custo da inscrição do curso de “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK” será de R$ 1.000,00, enquanto o de “Metalurgia da Soldagem aplicada a Construção e Montagem” é de R$ 1.500,00. Em ambos os casos, deve ser feito o pagamento mediante depósito bancário. Para inscrição enviar e-mail para avalenca@itep.br com o nome do aluno, endereço completo, CPF e telefone de contato.
    Instituto de Tecnologia de Pernambuco

    Coca-Cola Guararapes abre inscrições para o Geração Coca-Cola

    Que profissional em formação não sonha em ter a oportunidade de atuar em uma grande empresa? E se essa companhia for uma das 150 melhores para se trabalhar no país, uma das 35 melhores para se começar a carreira e for a marca mais conhecida no mundo? A chance de estudantes de várias áreas terem sua formação e carreira enriquecidas chegou. A Coca-Cola Guararapes, engarrafadora dos estados de Pernambuco e Paraíba, está com inscrições abertas para a unidade de João Pessoa para o seu programa de estágio até o dia 15 de junho.

    Porteiros comemoram seu dia, mas ainda sofrem com irregularidades praticadas pelos condomínios

    O crescimento do mercado imobiliário no Estado, e em especial na Região Metropolitana do Recife, faz crescer também o número de trabalhadores em condomínios, popularmente conhecidos como porteiros. Estima-se que as vagas de empregos crescem de 10 a 15% ao ano. Esses profissionais, entretanto, têm suas atribuições frequentemente confundidas com as de outros trabalhadores que também atuam em residenciais. No próximo domingo (09/06), a categoria celebra o Dia do Porteiro, mas ainda sofre com as irregularidades praticadas pelos condomínios da Região Metropolitana do Recife.
    Entre as principais irregularidades praticadas pelos condomínios e edifícios estão o desvio de função, a carga horária excessiva e o não pagamento de direitos como férias, 13º salário e ticket. A Convenção Coletiva da categoria prevê, por exemplo, que o porteiro é o responsável apenas pelo controle de quem entra e sai do condomínio, além disso, deve receber as correspondências e encomendas. Logo, porteiros não podem realizar atividades de limpeza e manutenção.
    Também de acordo com a legislação trabalhista, os funcionários de condomínio têm os mesmos direitos que qualquer outro trabalhador, inclusive, a aplicação de banco de horas e jornada de trabalho com menos de 44 horas semanais recebendo salário proporcional a jornada. Mas muitos condomínios não têm seguido as leis. As irregularidades estão sendo identificadas pela atuação do Setor de Base o Sindicato intermunicipal dos Empregados de Edifícios e Condomínios (SIEEC/PE), que vem desenvolvendo uma atividade de fiscalização em condomínios e residenciais, localizados nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife.
     Recentemente, o Setor de Base identificou um condomínio nos Aflitos em que os seis funcionários realizavam, ao mesmo tempo, atividades de portaria, zeladoria e jardinagem. Atribuições essas que são especificas de cada profissional. O zelador, por exemplo, deve cuidar para que nada prejudique o bom funcionamento do prédio. Dessa forma, esse profissional não pode ficar responsável pelo controle de quem entra e sai do condomínio, função exclusiva dos porteiros.
    As funções também são distintas na remuneração. Zeladores ganham R$ 693,00. Já os porteiros que trabalham devem receber R$ 731, mas os que atuam no turno da noite devem receber um pouco mais  R$ 877. Desta forma, os trabalhadores que se sentirem lesados podem solicitar visita do Setor de Base do SIEEC. Na passagem pelo condomínio, os fiscais advertem os síndicos sobre as irregularidades  a fim de corrigi-lá. Caso não haja acordo, o trabalhador de condomínio pode acionar o setor jurídico do Sindicato, que dá inicio ao processo junto à Justiça do Trabalho. As visitas e denúncias podem ser acionadas através dos telefones (81) 3465-2552 ou 3048-8100.