terça-feira, 31 de julho de 2018

Vai uma tapioca aí?

A alimentação saudável passou a ser um componente essencial para prevenção e tratamento, o que faz com que oito em cada dez brasileiros corram atrás de produtos mais frescos e nutricionalmente ricos, segundo pesquisas recentes como a da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Brasileiros buscam mais do que nunca opções gastronômicas que estejam vinculadas a essa premissa, contudo, que aliem-se ao quesito sabor. E, pensando nisso, a empresária e a tapioqueira gourmet Larissa Luna Martins aposta em uma linha leve de tapiocas no cardápio do seu Point da Tapioca e Crepe Gourmet, localizado na Zona Oeste do Recife, que agregou nossa paixão regional à nutrição rica e saborosa. “Percebemos que as pessoas gostam de comer bem, provar comidas com sabores e buscam pratos mais leves, por diversos fatores que vão além da estética. Então, fazemos sempre testes para oferecer opções que saciem esse desejo cada vez maior em Pernambuco”, enfatiza Larissa Luna Martins.

Por isso, seu Point da Tapioca e Crepe Gourmet apostou no aspecto saudável da tapioca para criar comidinhas repletas de sabor e que refletem uma versatilidade pouco conhecida da iguaria regional, que mostra-se cada vez moderna e democrática. Sua paixão ajudou assim a criativa Larissa a transformar ainda mais a comida em versões inusitadas para o cliente apreciar, como as tapiocas coloridas que veem trabalhadas com ingredientes naturais e saudáveis, rodízios de tapis (que são quatro mini tapiocas para degustação), hamburgueres de tapiocas e os diferenciados sushis de tapioca. “Tapioca é uma tradição em nosso estado, contudo, acreditamos que podíamos aliar esse gosto a prazeres universais. Daí, criamos opções diferenciadas como a Tapioca de Sushi para aqueles que gostam da gastronomia japonesa, mas não curtem arroz, por exemplo”, destaca a chef e idealizadoras do cardápio.

É desta forma que ela celebra os dois anos do seu espaço, localizado na Zona Norte, com novo cardápio marcado pela diversidade e regionalização da tapioca, que não só é uma das iguarias regionais mais populares como a que vem cada vez mais conquistando o paladar nacional e internacional. Tudo pensado e pautado na alimentação saudável que passou a ser um componente essencial no dia a dia do brasileiro, cujo quesito sabor. E, com isso em mente, repensou a iguaria com nomes que resgatam as nossas tradições: Pegue o beco (queijo coalho assado, calabresa defumada e cream cheese), Vixe maria (fricassê de frango, muçarela maçaricada e batata palha) e Cabra macho (pasta de amendoim, banana e coco fresco), por exemplo. Já o prato francês ganha também diversas possibilidades como Pé de Serra (charque desfiada acompanhada de cebola caramelizada, muçarela e cream cheese), Cavalo marinho (muçarela ralada, camarão puxado na manteiga, acompanhado de tomates confit e cream cheese), Maracatu (pedaços de morango, Nutella e farofa crocante), Dueto sertanejo (brigadeiro de leite ninho, doce de leite, banana e gotas de chocolate) e Trio nordestino (brigadeiro de leite ninho, morango em pedaços e leite condensado).

Para quem curte um sanduíche, o Point da Tapioca e do Crepe Gourmet traz sugestões interessantes como a versão hambúrguer de tapioca com o nome Eita lasqueira que vem com duas opções: uma é o hamburguer artesanal, que é composto por muçarela maçaricada, croutons de bacon acompanhado de cebolas caramelizadas e molho barbecue; e a segunda vem com queijo cheddar, alface, tomate e maionese de ervas. Localizado no Cordeiro, o espaço se destaca como um deleite para atender o apetite para todos os gostos, inclusive para quem busca no menu saladas como a de Salmão (Mix de folhas, tomates cereja, cebolas ao vinho branco, pedaços de abacaxi ao mel e salmão grelhado com molho de maracujá) e a de Peito de Peru (Mix de folhas, tomates em cubos, cenoura ralada, morango em pedaços, peito de peru em cubos com molho de queijo) e o verdadeiro açaí do Pará, que vem montado ao desejo do cliente. “Pensamos muito na importância de oferecer uma ótima opção de refeição, que é um requisito que ganha cada vez mais adeptos no país inteiro, mas que seja rica em nutrientes e tenha outros benefícios, especialmente para aqueles que buscam uma dieta de baixa caloria. Essa é a máxima do nosso cardápio”, completa Larissa.

Então, com criatividade, repensou em novas versões das iguarias com opções diversas e a preços que variam a partir de R$ 8,90, que agregam a nossa paixão regional a essa nutrição rica e saborosa. O Point da Tapioca e do Crepe Gourmet fica na Rua Conselheiro Silveira e Souza, 419, Cordeiro. Informações: (81) 3078.5413 e para conferir as novidades pode-se acompanhar pelas redes sociais @pointdatapiocagourmet (Instagram) e pointdatapiocaecrepegourmet (Facebook).


Exposição Infância Refugiada em João Pessoa

As questões que envolvem o Oriente Médio despertam, ao mesmo tempo que afastam, o olhar para as diversas realidades do mundo. A dimensão da crise é alarmante quando nos deparamos com os dados: segundo estimativa da ONU, existem hoje em todo o mundo, mais de 50 milhões de refugiados. São pessoas desenraizados de seus lares e de sua cultura, cujos direitos são em sua maioria negados. E suas primeiras e maiores vítimas são as crianças e os adolescentes.

Imersa nessa conjuntura, Karine Garcêz vivenciou e registrou a realidade dessas crianças e adolescentes refugiados em países do Oriente Médio. Pela compreensão desse propósito vale citar que a fotógrafa é cearense da cidade de Redenção, convertida ao Islamismo há 12 anos, se dedica sobretudo ao registro de crianças e adolescentes atingidos pelos conflitos armados. Puramente desafiante, seja pela coragem em acessar ambiente hostil e de vulnerável segurança, por ser estrangeira e mulher. Estas vivências possibilitaram a Karine assimilar como a vida dos nossos jovens está próxima às dos refugiados.

A Exposição “Infância Refugiada” compreende a força da imagem enquanto fonte de estímulo e memória histórica neste assunto delicado e perturbante, bem como na relevância de propagá-lo. Inovador pela circunstância que o envolve e pelo desafio enfrentado pela fotógrafa no registro das imagens. Cientes que lidamos com um assunto presente, transversal, multidisciplinar, cujo paralelo nos remete de pronto aos nordestinos que fogem da seca e migram para capital e se refugiam nos “campos favelas” urbanos.

Desse modo, abordar o tema do refúgio é trazer o diálogo da diversidade e tolerância inter-religiosa e dos direitos de crianças e adolescentes para nível local nos imputa um importante desafio: instigar através desse produto cultural como a diversidade dos problemas globais são também locais , sobre o que nos une e nos difere, sobre os direitos conquistados e negados. Quando pensamos em propor um diálogo entre o que nos é familiar e o que nos é estranho, ocasionam um esforço de trazer antigas questões para outros caminhos, olhares e valores.

A fotógrafa - Convertida ao islã, seu primeiro contato com o Oriente Médio foi em visita à Arábia Saudita. Lá cumpri o Haji, a peregrinação em torno do Kaaba, repetindo passos dos profetas Adão, Abraão e Mohamed, um dos pilares da fé islâmica. "Em 2012 fui à Faixa de Gaza, onde tive minhas primeiras aulas de fotografia. Em 2014 e 2015 viajei para Síria, Líbano e Turquia, desta vez com um pouco mais de conhecimento na arte de fotografar, mais que isso, o conhecimento da cultura local, importante para que possamos ter mais flexibilidade de trabalho. Isso me fez refletir sobre como o Oriente Médio é representado pela espetacularização midiática. E, consequentemente, os refugiados também são alvos dessa abordagem".

Em visita ao Recife, em 2016, ela contou ao blog como é ser mulher e muçulmana no Brasil. "Me sinto discriminada, sim, infelizmente", afirma e quando viaja para a Europa sempre tem sua bagagem revistada mais de uma vez por policiais. Por conta disso, passou a manter em Fortaleza o projeto Mulismah, onde ela vai para escolas e faculdades para explicar o que é o Islã e desconstruir a imagem de "fanáticos" e "terroristas" ligadas à religião. Outro fator muito comentado é o fato de que a mulher é oprimida na cultura islâmica. "Por incrível que possa parecer, em países como Líbia e Egito, o movimento feminista é muito forte e assim como no ocidente, a luta é constante, pois como disse Simone de Beauvoir, 'os direitos das mulheres não são direitos permanentes'".

Serviço:

Exposição estará na Justiça Federal na Paraíba até 17 de agosto .
Local: Justiça Federal na Paraíba
Rua João Teixeira de Carvalho, nº 480
João Pessoa - PB, Pedro Gondim 
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


Os benefícios do alongamento

Entre as várias vantagens que o alongamento pode oferecer, o aumento da flexibilidade é uma das mais conhecidas. Mas se engana quem pensa que o exercício traz apenas esse benefício. O alongamento pode ser dividido em mais de um tipo e ainda pode ter diferentes funcionalidades dependendo de quando é realizado, como antes ou depois do treino, por exemplo. “Antes do exercício o alongamento ajuda a prevenir lesões, porém reduz a força durante o treino. Já se for feito depois, serve para aliviar o estresse do músculo devido à atividade”, comenta Dani Barbie, professora da Cia Athletica.

O uso do alongamento realizado antes do treino ainda está em discussão, mas o que já tem definido é que a melhor forma de evitar uma lesão é através da atividade com quase nenhuma carga, com baixa intensidade, como parte do aquecimento. Já quando realizado após uma atividade, conhecido também como alongamento estático, é aquele quando uma pessoa estica um músculo num tempo aproximado de 30 segundos. Esse pode ajudar também na hipertrofia, já que o tecido conjuntivo está sendo esticado pelo inchaço causado pela atividade, e ao alongá-lo, é duplicado o efeito aumentando seu potencial de crescimento das fibras.

Ainda existem outros benefícios como a melhor da correção da postura, a ajuda no tratamento de dores de coluna como a lombalgia e a cervicalgia, a promoção da sensação de bem-estar através de hormônios como a serotonina e a massagem dos órgãos internos. Com o alongamento é possível estimular os órgãos de maneira suave e segura, o que melhora o funcionamento de cada um deles. “Além de todos os benefícios, a atividade ainda ganha pontos por não ser um exercício de alto impacto, o que possibilita que qualquer pessoa possa fazer, respeitando a performance do seu corpo”, finaliza a professora.

Oferta de produtos de beleza para homens cresce em Pernambuco

O mercado de beleza masculino não para de crescer. Segundo a Euromonitor Internacional, desde 2012, a venda de produtos para homens vem crescendo a uma média de 11,2% ao ano, atingindo US$ 6,2 bilhões em faturamento em 2017 na América Latina. Atualmente, o Brasil já é segundo maior consumidor do mundo de produtos masculinos, atrás apenas dos Estados Unidos.


Esses dados revelam mudança de comportamento do homem brasileiro que, cada vez mais, está superando os preconceitos gerados pelo machismo e passando a demonstrar maior preocupação com a aparência e o cuidado pessoal.


Em Pernambuco, o reflexo disso pode ser verificado na oferta de produtos específicos para o público masculino na Feira da Beleza do Nordeste - Hairnor 2018 –, que será realizada na próxima semana, de 4 a 6 de agosto , no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.


Em sua 9ª edição, o evento apresentará uma grande variedade de produtos específicos para o público masculino. No começo, esse tipo de produto não era encontrado nos estandes da feira.
Além disso, o evento, que antes era visitado praticamente só por mulheres, agora está atraindo também um grande número de homens. São barbeiros e consumidores que vão conhecer as últimas novidades em produtos e as tendências em cortes de cabelo e barbas que estão na moda.


Outro indicativo da mudança de comportamento masculino da região é a onda de barbearias que invadiu os bairros das grandes e médias cidades. Hoje pode-se encontrar várias barbearias disputando clientes na mesma localidade. São salões que oferecem uma ampla gama de serviços para o trato de barba e cabelo, além de atrações como sinuca, vídeo game, petiscos e bebidas. 


Há pouco tempo atrás, a maioria dos homens que necessitavam cortar o cabelo tinha que disputar espaço com as mulheres em salões unissex. E para dar um trato na barba era mais difícil. As alternativas eram as poucas barbearias tradicionais existentes em locais mais distantes ou em mercados públicos, que não ofereciam muito conforto ou serviços como coloração ou aplicação de luzes.


Palestra sobre financiamento de campanhas eleitorais

O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), promove palestra sobre “Financiamento eleitoral diante da proibição de contribuição de pessoas jurídicas”, na próxima sexta (03). O evento tem início às 12h, no restaurante Douro In, localizado no Shopping Riomar. A temática será apresentada pelo advogado Walber de Moura Agra, Mestre pela UFPE, Doutor pela UFPE / Universitá Degli Studio di Firenze, Pós-Doutor pela Université Montesquieu Bordeaux IV e Professor da UFPE. Os interessados em participar podem se dirigir ao local do evento e fazer o pagamento de R$ 99,00 pelo almoço de adesão. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail iap@oabpe.org.br.

Olinda capacita profissionais para campanha de vacinação

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de Olinda participaram, nesta terça-feira (31), da capacitação para vacinar crianças de 1 a 4 anos de idade, contra pólio e sarampo. A Campanha Nacional se inicia no próximo dia 1 e vai até 31 de agosto, tendo o sábado, dia 18, como o Dia D da mobilização no País. 

Além dos profissionais do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e das Policlínicas do município, foram convocados para o treinamento enfermeiros do Hospital Tricentenário, além de estudantes da área de saúde de instituições conveniadas a Prefeitura de Olinda. “É importante se atualizar para ter uma conduta correta frente a campanha de vacinação, para que possamos alcançar a meta vacinal”, ressaltou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Olinda, Roberta Alcântara.

O Ministério da Saúde reforça aos pais e responsáveis que as crianças que foram imunizadas na primeira etapa da campanha devem voltar aos postos para receber vacina contra a poliomielite e o sarampo, mesmo se já foram imunizadas anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias).

Imprensa Olinda




WhatsApp libera chamada de vídeo em grupo no Android e iPhone

O WhatsApp finalmente começou a liberar a função de videochamadas em grupo para todos os usuários. Compatível com as versões para Android e iOS, o recurso havia sido anunciado em maio, durante a conferência F8. De lá para cá, apenas poucos usuários puderam experimentá-lo. A função de chamadas em vídeo existe desde 2016 no WhatsApp, mas, até então, permitia apenas que um contato conversasse com outro. Com a nova função, até quatro pessoas podem participar simultaneamente da mesma videochamada. A novidade também funciona só com voz.

Para isso, o primeiro passo é ter a versão mais recente do WhatsApp no smartphone. Depois, é só iniciar uma chamada em vídeo ou áudio com qualquer contato. Quando a conversa começar, basta clicar no botão ‘+’ no canto superior direito para convidar mais pessoas.

De acordo com o WhatsApp, as videochamadas em grupo suportam criptografia ponta a ponta para preservar a privacidade e foram otimizadas para funcionar em todo o mundo, mesmo em redes com conexões mais lentas.

Estima-se que o WhatsApp tenha mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais. De acordo com o Facebook, mais de 2 bilhões de minutos de chamadas são registradas por dia no serviço.

Portal Terra - Tecnoblog

Trabalhos de drenagem em Olinda

A Secretaria Executiva de Manutenção Urbana de Olinda realizou serviços de assentamentos de caixas coletoras e implantação de tubos de drenagem na Rua 13 de Junho, em Águazinha e num trecho do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Segunda Perimetral Norte, em Peixinhos. O investimento total foi de R$ 40 mil e a Prefeitura espera com esse trabalho ter solucionado um antigo problema de alagamento nos dois pontos. Toda água, que antes ficava acumulada, vai seguir por uma tubulação de mais 162 metros de extensão, passando pelas ruas Rodésia e Nigéria, desaguando no canal do Lava Tripas, melhorando a vida de milhares de pessoas que circulam diariamente por esses trechos.

Imprensa Olinda
Fotos: Leonan Pereira



Contra a MP do Saneamento

Recife foi uma das 18 capitais brasileiras que sediaram, nesta terça-feira (31), a mobilização do “Dia Nacional contra a MP do Saneamento”, a Medida Provisória nº 844 assinada pelo presidente Michel Temer no dia 6 de julho - mesmo dia do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo - causando perplexidade e repúdio de todas entidades ligadas ao setor. Essa MP deverá ser votada no Congresso Nacional no dia 20 de setembro. Até lá, o setor definiu uma série de estratégias para barrar a aprovação da MP, como o movimento nacional realizado hoje e que foi articulado pelas quatro maiores entidades da área do saneamento brasileiro: a Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Aesbe (associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), Abar (Associação Brasileira das Agências Reguladoras) e Assemae (Associação nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). No Recife, a mobilização ganhou uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e contou com a participação de representantes das associações e dos deputados federais Tadeu Alencar e Danilo Cabral, e dos deputados estaduais Laura Gomes e José Maurício. Tadeu Alencar e Danilo Cabral, inclusive, são os parlamentares pernambucanos indicados pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para compor a Comissão do Congresso Nacional que vai analisar a MP.

O objetivo da mobilização nacional foi esclarecer os reais e imediatos prejuízos para a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário com a aprovação da MP. O presidente da Aesbe e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, acredita que a mobilização nacional de hoje foi muito positiva e que todos irão continuar unidos para derrubar a MP no Congresso Nacional. No entanto, para Tavares, o mais sensato seria o presidente Michael Temer retirar a MP, transformando-a em um Projeto de Lei para permitir o aprofundamento do debate com os representantes do saneamento, parlamentares e a sociedade. “Não é correto tomar uma decisão dessa magnitude às vésperas de uma eleição presidencial, já no final do mandato, com o Congresso em recesso, sem ouvir as ponderações daqueles que conhecem as dificuldades e anseios para a universalização dos serviços de saneamento no país”, critica Roberto Tavares, pontuando que a Aesbe representa 25 companhias estaduais, que disponibilizam serviços de saneamento para 75% da população urbana nacional em cerca de 4 mil municípios.

Uma carta foi assinada durante o evento, no Recife, e que será entregue no Congresso Nacional, na qual as entidades reafirmam o repúdio a MP de nº 844, que revisa o Marco Legal do Saneamento e, até o momento, já recebeu mais de 500 emendas. Destes pedidos, 42 são para suprimir o Artigo 8-B, 31 para exclusão do Artigo 10-A e 26 para retirar o Artigo 8-A, que são considerados os pontos mais críticos e de controvérsia dessa Medida Provisória. Os Artigos 8-A e 8-B podem gerar um enorme risco de judicialização porque dizem respeito à titularidade dos serviços de saneamento. Da forma que foi proposto na minuta de MP vai de encontro à interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata da competência para a prestação dos serviços de saneamento em regiões metropolitanas e sistemas integrados, cuja competência não pode ser municipal, mas compartilhadas.

Outro ponto crítico é o Artigo 10-A, considerado por Roberto Tavares o mais nocivo dessa MP, justamente porque obriga o município a consultar o setor privado antes de renovar a concessão. “Isso permite que o privado fique com os municípios lucrativos e as estatais fiquem com as os municípios deficitários. O cidadão comum mais uma vez é que terá que pagar a conta, porque essa MP vai quebrar o subsídio cruzado e a economia de escala, permitindo que o setor privado entre de forma pulverizada e desorganizada. Alguém vai ter que pagar essa conta. E será justamente o consumidor, das cidades mais pobres, que sofrerá um aumento da tarifa”, pontua o presidente da Aesbe. “Isso nós não vamos aceitar. Se o privado quiser entrar, vai ter que pegar o filé e o osso. Não podemos permitir que aumentem ainda mais o fosso entre os municípios ricos e pobres”, completa Roberto Tavares.

É consenso entre as associações que atuam no saneamento que há carência de investimentos para uma demanda reprimida por serviços de água e esgoto, mas essa necessidade não pode beneficiar apenas os municípios ricos. “O setor de saneamento tem um papel de inclusão social importante, quando todos os municípios, independentes da viabilidade econômica de cada um, tenha acesso as obras de saneamento, garantido pelo subsídio cruzado, que permite a unificação da tarifa para todos”, relembrou Tavares, que exemplifica o caso de Pernambuco, onde a Compesa opera em 172 municípios - dos quais apenas 15 são rentáveis – e, mesmo diante de escassez hídrica no Estado, tem levado água para atender as populações cada vez mais distantes, transportando água por mais de 600 quilômetros. Segundo Tavares, atender a população nessas circunstâncias é a lógica do subsidio cruzado, quando é possível cobrar uma única tarifa para todo o Estado, mesmo com lucro em algumas cidade e prejuízo em outros.

O presidente da Aesbe estará amanhã (01/08), em Brasília, participando do Seminário Internacional sobre Regulação e Fiscalização dos Serviços de Saneamento, que ocorrerá no Ministério das Cidades. No evento, Roberto Tavares vai reafirmar a posição firme da entidade contrária à Medida Provisória nº 844.

Imprensa Compesa



Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural volta ao Bairro do Salgado


Usuárias do Centro de Referência da Mulher de Olinda participam de curso de bijuteria

A tarde desta terça-feira (31.07) foi bastante produtiva, colorida e de aprendizado para cerca de 20 usuárias do serviço do Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, em Bairro Novo, Olinda. Durante toda à tarde as mulheres fizeram peças artesanais bem elaboradas, feitas com cuidado, atenção e, principalmente, muito carinho. O curso de bijuteria de fácil manuseio é coordenado pelo Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos da cidade.

Logo de início as usuárias presentes participaram de uma oficina de gênero e artesanato, com ênfase no mercado de trabalho, onde uma artesã do Estado deu dicas de empreendedorismo e crescimento de negócios. Posteriormente elas aprenderam a como fazer laços e flores para bijuterias, além de outros artesanatos mais minuciosos.

A dona de casa T.N., presente na oficina, contou sobre a importância do curso para ela. “Sempre tive vontade de trabalhar com artesanato fabricado por mim, mas não tive oportunidade para aprender, realizar um curso. Hoje estou aprendendo e vou começar a trabalhar com isso, para ter uma renda extra”, pontuou.

Imprensa Olinda
Fotos: Arquimedes Santos



Caruaru participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Tem início nesta quarta-feira, 1º de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018, que segue até 8 de agosto. Há 26 anos, 150 países participam do movimento, que tem o objetivo de incentivar e difundir o aleitamento materno como o alicerce de uma boa saúde não só na infância, mas ao longo da vida.

Em Caruaru, a abertura do evento acontece, a partir das 8h da manhã, na Casa de Saúde Bom Jesus. Na quinta-feira (02), haverá uma capacitação com o tema “Aleitamento materno e alimentação complementar: novos paradigmas e direcionamentos para a prática na Atenção Básica”. O evento será voltado para enfermeiros do NASF e da Atenção Básica e acontecerá na Unifavip Wyden. Além destas ações, a Secretaria de Saúde do Município irá trabalhar, durante todo o mês, o tema do aleitamento materno em todas as unidades básicas de saúde.

A campanha é resultado de uma parceria do Governo do Brasil com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema da semana em 2018 é “Amamentação é a base da vida”, que, de acordo com o Ministério da Saúde, expressa a ideia de que o aleitamento é importante não apenas no começo da vida, mas tem benefícios que perduram até a fase adulta. A intenção é mobilizar a sociedade, sobretudo as mães, sobre esse benefício e pedir o apoio de todos para disseminar e aumentar as taxas de aleitamento no Brasil. O leite materno tem tudo o que o bebê precisa, além de prevenir contra diarreia, doenças respiratórias, sobrepeso, hipertensão e diabetes na vida futura.

Serviço:
Semana Mundial de Aleitamento Materno
Data: 1º/08 (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Casa de Saúde Bom Jesus (R. João Cursino, s/n - Maurício de Nassau)

Imprensa Caruaru



Prédio da Adagro em Palmares será reformado

Foi assinada hoje, 31, em Palmares a ordem de serviço para a reforma e recuperação do prédio da Unidade Regional da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em Palmares. O evento contou com a participação de vários secretários de agricultura da região.

O investimento de R$171.835,35 foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado Clodoaldo Magalhães que deve ser concluída em até 120 dias. O prédio estava fechado há três anos devido a problemas estruturais. “Com essa obra podemos atender melhor todos os criadores da região. A pecuária vem se desenvolvendo muito na mata sul e hoje estamos melhorando a infraestrutura, em seguida teremos a contratação de novos funcionários por meio do concurso público que deve sair ainda este ano”, disse o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Estavam presentes no evento o prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães, os vereadores Veio de Helena, Caixa d’Água, Minguinho e Cheiro do município de Xexéu e os secretários de agricultura de Escada, Palmares, Xexéu, Catende, Jaqueira, Ribeirão, Maraial, Gameleira, além de representantes da secretaria de agricultura de São Benedito do Sul. Na ocasião ainda estavam presentes Lauro Teles, Gerente regional do IPA e a coordenadora do Prorural, Adriana Rodrigues (ambos na foto acima).

Imprensa Adagro PE


Presidente da CBA visita Autódromo de Caruaru

Na expectativa de voltar a receber as grandes competições nacionais, a Prefeitura Municipal de Caruaru recebeu, nesta terça-feira (31), a visita do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o caruaruense Valdiner Bernardo, e do presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPEA), Carlos Teixeira. O encontro teve como objetivo o planejamento para viabilizar as melhorias do autódromo da cidade. Um dos pontos abordados foi a força de Caruaru para o turismo através das etapas nacionais de automobilismo.

“A partir da reunião que tivemos hoje pela manhã, já pensamos em um projeto para abordar o automobilismo não só como o esporte, mas como um negócio rentável para a cidade de Caruaru. Com a união do poder público, federação pernambucana e iniciativa privada, podemos ter grandes avanços. Vamos voltar a ter as categorias nacionais aqui, movimentando toda a economia da cidade e região”, destacou Valdiner. No fim da manhã, uma visita técnica foi feita ao Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro; o secretário de Governo, Rubens Junior; o controlador Geral do município, Dimitre Bezerra; o secretário da Fazenda, Diogo Bezerra; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubén Pecchio; e o diretor do Autódromo, Amon Queiroz.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, localizado em Caruaru, foi inaugurado em 13 de dezembro de 1992, com 3.180m de pista, com largura variando entre 9m e 16m. É considerado um circuito seletivo de média velocidade, destaque no cenário nacional. Dentre as principais categorias que o local recebe, destaca-se a Fórmula Truck.


Imprensa Caruaru
Fotos: Janaína Pepeu


Caruaru Shopping promove 3º Salão do Automóvel


Reativado, Núcleo de Produção da Defesa Civil economiza mais de 10 mil reais por mês

Depois de 11 anos, a Defesa Civil de Olinda voltou a produzir materiais como tubos de concreto, calhas, tijolos, placas e tampas de galerias com o Núcleo de Produção. Com isso, a Prefeitura Municipal, desde o mês de maio, passou a economizar em média R$10 mil por mês com produtos utilizados para manutenção da cidade, através de ações da Secretaria de Infraestrutura.

Mensalmente, o Núcleo produz, em média, 2.400 piquetes, 40 placas, 50 calhas, 80 tubos e 15 mil tijolos. Nos cofres da Prefeitura, são economizados R$ 1.600 em piquetes, R$ 4.800 com as placas, R$ 1.800 das calhas, R$ 5.760 de tubos e R$ 3mil com tijolos. Total de R$ 17.040 de economia por mês. Descontado o custo de R$ 6.816, chegamos ao número de R$ 10.224.

“Nossa equipe é composta por 13 pessoas que trabalham diretamente na produção do núcleo, criação de insumos. Com o Núcleo, economizamos tempo e dinheiro”, pontuou o secretário executivo de Defesa Civil, Cristiano Arruda.

Imprensa Olinda
Fotos: Juliana Nascimento


Balcão de Direitos disponibiliza documentação gratuita para religiosas do Convento das Carmelitas Descalças

Vinte e cinco irmãs carmelitas, do Convento das Carmelitas Descalças, em Camaragibe, foram contempladas nessa terça-feira, 31, com os serviços de documentação gratuita do Balcão de Direitos, programa do Governo de Pernambuco, executado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Executivas de Direitos Humanos. 

Durante a ação, realizada em parceria com o Instituto Tavares Buril, foram disponibilizadas 2ª vias de Identidade e Registro de Nascimento. De acordo com a coordenadora do Balcão de Direitos, Adilneide Andrade, o atendimento foi solicitado pela Madre Superiora do Convento, com a finalidade de atualizar a documentação para necessidade de viagem. “Entre as religiosas, estava Irmã Luzia, de 93 anos, que renovou os dois documentos”. 

O Balcão de Direitos também atendeu a comunidade, nessa terça-feira, no Instituto São Jorge, também em Camaragibe. 

A ação do Programa Balcão de Direitos também estará, na próxima sexta-feira, 03, no município de São Lourenço da Mata, atendendo a comunidade na Escola Conde Correia de Araújo, dentro do Projeto Colméia ; no sábado, 04, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, como parte das atividades do Governo Presente; e no município de Carpina, na Escola Municipal Maurina Rodrigues, Alto da Esperança, em parceria com o Programa “É Meu Direito”. 

Imprensa SEDH PE


Caruaru lança seleção para estágio em Arquitetura e Engenharias

A Prefeitura Municipal de Caruaru deu início a mais um processo seletivo, visando a contratação de 30 estagiários para apoiar os projetos da Secretaria de Urbanismo e Obras junto ao FINISA. Serão destinadas quatro vagas aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo, uma vaga para Engenharia Elétrica e 25 vagas para Engenharia Civil, sendo reservadas, da última, duas vagas para pessoas com deficiência (PCD).

Os interessados devem estar devidamente matriculados entre o 4° e 7° período das respectivas graduações. As inscrições estão abertas até o dia 06 de agosto e serão realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico https://selecoes.caruaru.pe.gov.br.

A seleção contará com duas etapas: prova oral e análise de títulos. Na primeira fase, os estudantes serão avaliados por seus conhecimentos acadêmicos; na segunda, as experiências acadêmicas, de estágio e trabalho voluntário, serão analisadas de acordo com o que foi preenchido no formulário de inscrição. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br.

Imprensa Caruaru

Comunicação em debate no Recife


Ibura: segurança pública em debate