quarta-feira, 6 de junho de 2012
Comércio do Recife abre normalmente no feriado de Corpus Christi
Normalmente, o feriado de Corpus Christi não vigora aqui no Recife, pois virou costume trocar pelo Dia de São João. No entanto, o dia do santo das comidas de milho, fogos e quadrilhas juninas cai no domingo e veio a dúvida: vai haver ou não feriado de Corpus Christi no Recife?
Em se tratando do comércio, as lojas abrem normalmente, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, que aproveitam a época devido ao Dia dos Namorados (12 de junho).
O Shopping Paço Alfândega também funciona normalmente, com as lojas abertas das 10h às 22h e ainda promove uma mostra socioambiental, encenações e palestras, que fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
A indústria e demais empresas do setor privado também funcionam normalmente. Por ser feriado em algumas cidades das regiões Sul e Sudeste do País, os bancos fecham e as instituições públicas têm ponto facultativo.
Em se tratando do comércio, as lojas abrem normalmente, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, que aproveitam a época devido ao Dia dos Namorados (12 de junho).
O Shopping Paço Alfândega também funciona normalmente, com as lojas abertas das 10h às 22h e ainda promove uma mostra socioambiental, encenações e palestras, que fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente.
A indústria e demais empresas do setor privado também funcionam normalmente. Por ser feriado em algumas cidades das regiões Sul e Sudeste do País, os bancos fecham e as instituições públicas têm ponto facultativo.
João Teimoso: Curso de Teatro reconhecido pelo SATED-PE
Está entrando mais uma vez em cena o Curso de Iniciação Teatral do Espaço Cultural João Teimoso. O curso tem mensalidade de R$ 50,00 e é ministrado pelo ator e diretor pernambucanos Oséas Borba Neto e com aquecimento da atriz e graduanda em Educação Física, Nataly Oliveira.
Destinado a jovens e adultos, iniciantes ou não e também a modelos que pretendem aprender a arte da interpretação para se soltarem em público e conhecer um pouco mais sobre teatro e noções de interpretação para cinema e TV, o curso tem duração de 6 meses, com aulas sempre aos sábados (das 16h às 19h).
Na programação estão contidos temas como histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros.
O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 4 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelos telefones (81)4141-5125 ou 8897-1513.
Com informações da jornalista Mariângela Borba
SDS promove a partir de hoje Palestras sobre Isolamento e Preservação de locais de crime
A Secretaria de Defesa Social – SDS através da Gerência Geral de Polícia Científica começou hoje no Centro de Convenções o ciclo de palestras sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime.
Em princípio o evento será destinado aos policiais militares da Capital e Região Metropolitana e, em seguida, os militares das demais regiões do estado terão a oportunidade de participar de outros ciclos de palestras. O objetivo é sensibilizá-los quanto a importância da preservação e isolamento do local de crimes.
As palestras serão ministradas por peritos do Instituto de Criminalística – IC responsáveis pela realização dos exames nos locais de crime. A SDS realizou no último dia 24 de Abril o lançamento da cartilha sobre isolamento e preservação do local de crime e apresentação das maletas periciais utilizadas na detecção, registro, coleta, acondicionamento e transporte de vestígios encontrados em locais de crimes.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
Dilma mantém meia-entrada para idosos e estudantes na Copa
O texto da Lei Geral da Copa está publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União. A norma estabelece as regras para os jogos do Mundial de 2014 no País. A presidenta Dilma Rousseff vetou seis pontos, mas manteve um dos aspectos mais polêmicos: a venda de ingressos pela metade do preço para estudantes, pessoas com mais de 60 anos e beneficiários de programas sociais de transferência de renda, entre eles, o Bolsa Família.
No texto, não há referências sobre a liberação ou proibição da venda de bebidas em estádios durante a Copa do Mundo de 2014. No mês passado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, informou que a decisão sobre a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios ficará a cargo dos nove estados onde ocorrerão os jogos.
A norma estabelece as regras oriundas do acordo feito pelo governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa). No capítulo cinco, o texto assegura que 50 mil ingressos serão colocados à disposição para a venda de bilhetes a preços de meia-entrada. Os bilhetes serão personalizados com a identificação do comprador e classificados em quatro categorias – de 1 a 4.
Indígenas e os que contribuírem com a campanha do desarmamento também poderão obter descontos, mas o percentual ainda será definido pelas autoridades. No texto da lei, há ainda a regulação da propaganda e a exploração das imagens e sons referentes aos jogos.
O Instituto Nacional de Propaganda Industrial (Inpi) será o órgão federal responsável pelo controle e cadastramento do material de marketing sobre os jogos. O Inpi atuará em parceria com a Fifa, de acordo com a legislação. Porém, o uso indevido de símbolos será criminalizado.
Os jogadores das copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 receberão benefícios, de acordo com o texto. Eles ganharão dinheiro e auxílio especial mensal, no caso dos que estão em dificuldades financeiras. Segundo o texto, o auxílio poderá ser pago à mulher do jogador e aos filhos menores de 21 anos.
Os vetos da presidenta se referem ao pagamento de outros benefícios a atletas mais velhos, à venda de ingressos, ao serviço voluntário em atividades que ameacem a segurança. Há, também, a ordem para que os sistemas de ensino ajustem os calendários escolares de tal forma que os estudantes possam acompanhar os jogos. A ordem vale para os ensinos público e privado.
Na parte final do texto, a legislação determina prisão até três anos para os que burlarem a lei no que se refere ao uso da imagem da Copa do Mundo de 2014. Todos os produtos comercializados sobre o evento devem ter autorização da Fifa, reitera o texto em vários artigos.
Em maio, o texto da Lei Geral da Copa foi aprovado pelo Congresso Nacional sob controvérsias e uma série de divergência envolvendo, inclusive, a Fifa. Os temas mais polêmicos se referiam à venda de bebidas alcoólicas e à meia-entrada para estudantes e idosos.
Agência Brasil
Time PE e Passaporte Esportivo: políticas de Esporte em Pernambuco
Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Lei de nº 14.696 que institui as Políticas de Incentivo aos Esportes, denominadas Time Pernambuco e Passaporte Esportivo no âmbito do Estado de Pernambuco. A nova Lei, que será coordenada pela Secretaria dos Esportes do Estado, é meta prioritária do governo Eduardo Campos.
O Time Pernambuco, já apelidado pela Secretaria de Time PE, tem o objetivo de selecionar novos atletas e paratletas com comprovado potencial para representar o país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como também seus treinadores, desde que tenham reconhecida capacidade técnica e experiência esportiva.
“A Lei tem o objetivo de melhorar o desempenho dos nossos atletas e dos seus treinadores. Assim poderemos tornar Pernambuco uma referência esportiva nacional”, acredita a secretária dos Esportes do Estado, Ana Cavalcanti. Com a nova Lei os atletas e paratletas pernambucanos terão direito à assistência médica, hospitalar, odontológica e fisioterápica, acompanhamentos psicológico, nutricional, fisiológico, físico; além de seguro de vida e acidentes, passagens (rodoviária ou aérea) e auxílio financeiro no valor de R$1.000,00 mês.
Vale salientar que o atleta já contemplado pelo programa Bolsa Atleta Estadual deverá optar por um dos benefícios. Já os treinadores terão direito ao auxílio financeiro no mesmo valor do concebido aos atletas, passagens (rodoviária ou aérea) e assessoria técnico-científica.
Passaporte esportivo -– a nova política de concessão de benefícios destinada aos praticantes de esportes de base, estudantil e rendimento tem a finalidade de conceder passagens (rodoviárias ou aéreas) destinadas a viabilizar a participação de atletas e paratletas em competições esportivas a fim de incentivar a prática esportiva.
Para ser contemplado é preciso que o atleta ou paratleta tenha mais de 14 anos, estar vinculado a uma entidade de prática desportiva, não receber salário de entidade de prática desportiva, dentre outros requisitos. Não serão beneficiados com o Passaporte Esportivo o atleta ou paratleta pertencente à categoria máster ou similar.
Secretaria de Esportes de Pernambuco
Morre Ray Bradbury, autor de "Farenheit 451"
O americano Ray Bradbury morreu aos 91 anos, após uma longa carreira na qual escreveu desde ficção científica até ficções de suspense e humor. A informação foi divulgada por sua filha, Alexandra Bradbury, que declarou que o autor morreu na noite desta terça-feira no sul da Califórnia, sem informar mais detalhes.
Bradbury transformou seus sonhos de infância e seus temores da Guerra Fria em marcianos com capacidades telepáticas, monstros marinhos sofrendo por amor e em uma visão de um futuro sombrio no qual bombeiros queimam livros – em Farenheit 451.
Seu livro de contos Crônicas Marcianas é uma alegoria sobre a Guerra Fria na qual os eventos no espaço servem como comentário sobre a vida na Terra. Em vida, Ray Bradbury vendeu alegados oito milhões de exemplares de seus livros, traduzidos para mais de 30 idiomas. Eles incluem romances como Algo Sinistro Vem Por Aí, coletâneas de histórias curtas como A Bruxa de Abril e A Cidade Inteira Dorme e ensaios como Zen e A Arte da Escrita.
Também roteirista, Bradbury escreveu o roteiro do clássico Moby Dick, de 1956, adaptação do romance de Herman Melville dirigida por John Huston e protagonizada por Gregory Peck. Também redigiu roteiros para as séries Além da Imaginação e Alfred Hitchcock apresenta, entre outros.
Jornal Zero Hora/RS
Agora é oficial: Humberto Costa é o candidato petista à Prefeitura do Recife
O Diretório Nacional do PT, nunca antes na história deste País (nem do partido, diga-se de passagem), alijou um prefeito em exercício da candidatura à reeleição ao anunciar o nome do senador Humberto Costa para disputar o Palácio Antônio Farias (sede da PCR).
Militantes locais e mesmo nomes de peso no partido como o do Deputado Federal Fernando Ferro, a Deputada Estadual Teresa Leitão e o presidente do PT no Recife, Oscar Barreto. João da Costa pode recorrer da decisão, mas se arrisca a ser expulso do partido. Quando questionado se apoiaria Humberto, o prefeito alfinetou. "Se eles me acham ruim, um apoio meu seria até prejuízo para eles".
Candidaturas - Não é a primeira eleição para a Prefeitura do Recife que o psiquiatra e jornalista Humberto Sérgio Costa Lima vai disputar. A primeira vez em que seu nome foi conhecido do público foi nas eleições de 1988, vencidas por Joaquim Francisco (hoje seu suplente no Senado Federal). Humberto também se candidatou nas eleições de 1992 e em 2000, foi o vereador mais votado no Recife enquanto o PT conquistara a prefeitura com João Paulo (hoje deputado federal).
Atualidades - No Senado, Humberto Costa assumiu o mandato em fevereiro de 2011, já à frente da liderança do partido no Senado – a sua indicação para o posto foi aprovada por consenso pela bancada. Atualmente tem um papel de destaque na CPI do Cachoeira, sendo o relator do caso Demóstenes no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.
Leia matéria dos jornalistas Felipe Amorim e Gil Alessi, do Portal Uol:
Militantes locais e mesmo nomes de peso no partido como o do Deputado Federal Fernando Ferro, a Deputada Estadual Teresa Leitão e o presidente do PT no Recife, Oscar Barreto. João da Costa pode recorrer da decisão, mas se arrisca a ser expulso do partido. Quando questionado se apoiaria Humberto, o prefeito alfinetou. "Se eles me acham ruim, um apoio meu seria até prejuízo para eles".
Candidaturas - Não é a primeira eleição para a Prefeitura do Recife que o psiquiatra e jornalista Humberto Sérgio Costa Lima vai disputar. A primeira vez em que seu nome foi conhecido do público foi nas eleições de 1988, vencidas por Joaquim Francisco (hoje seu suplente no Senado Federal). Humberto também se candidatou nas eleições de 1992 e em 2000, foi o vereador mais votado no Recife enquanto o PT conquistara a prefeitura com João Paulo (hoje deputado federal).
Atualidades - No Senado, Humberto Costa assumiu o mandato em fevereiro de 2011, já à frente da liderança do partido no Senado – a sua indicação para o posto foi aprovada por consenso pela bancada. Atualmente tem um papel de destaque na CPI do Cachoeira, sendo o relator do caso Demóstenes no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.
Leia matéria dos jornalistas Felipe Amorim e Gil Alessi, do Portal Uol:
PT precisa justificar intervenção em Recife para evitar rejeição nas urnas
A intervenção da Executiva Nacional do PT na escolha do candidato à prefeito em Recife poderá ter consequências nas urnas, segundo afirma o cientista político Valeriano Costa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Se (a intervenção) for considerada um esbulho, isso pode ter um impacto negativo. O que mais importa agora é aguardar a reação do eleitorado petista e de Recife”, diz Costa.
Para o pesquisador, se a intervenção for interpretada como indevida pelo eleitorado, o senador Humberto Costa pode ser rejeitado nas urnas por ser o candidato imposto pela direção do partido. “Mas isso as pesquisas eleitorais vão dizer, não dá para saber ainda”, pondera o pesquisador.
Nesta terça-feira (05), a Executiva Nacional do PT, durante reunião em São Paulo,indicou o nome do senador Humberto Costa (PT) como o candidato do partido à prefeitura de Recife, preterindo a candidatura à reeleição do atual prefeito João da Costa, que havia vencido as prévias internas do partido. A legalidade da votação nas prévias foi contestada pela oposição a João da Costa no PT.
Uma eventual rejeição ao nome de Humberto Costa, segundo o professor da Unicamp, está diretamente ligada ao nível de apoio que o prefeito João da Costa possui na militância. Fundamental ao partido, segundo Valeriano, é o PT apresentar uma boa justificativa para ter rejeitado à candidatura de João da Costa. “É preciso se criar um mínimo de legitimidade para essa intervenção”, diz o pesquisador da Unicamp.
“Tradicionalmente todos os prefeitos buscam um segundo mandato, a taxa de reeleição no Brasil gira em torno de 50%, e o Nordeste segue essa lógica. Tendo isso em vista, foi muito estranho o partido anular as prévias ganhas pelo João da Costa semanas atrás”, afirma Ranulfo Paranhos, cientista político da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Esse modelo de prévias que o PT adota é uma evolução democrática, já que aumenta a participação popular no processo eleitoral. Quando é anulado porque o resultado não foi o esperado, sem que se apontem irregularidades, é um retrocesso", diz Paranhos.
O racha no partido em Recife não será resolvido facilmente e pode ter consequências no longo prazo, segundo afirma o cientista político Valeriano Costa, da Unicamp. Ele compara o acontecido na capital pernambucana ao processo de alianças do PT nas últimas eleições no Rio de Janeiro, onde o partido tem aberto mão de lançar candidaturas próprias em nome de alianças partidárias. “O PT no Rio foi sendo desmontado aos poucos, foi sendo desinflado e perdendo importância”, diz Costa.
O cientista político Clóvis Miyachi, do Nucleo de Estudos Políticos e Eleitorais da Democracia (NEPD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirma que, do ponto de vista da lealdade partidária, a imagem do PT sai fortalecida após a intervenção da Executiva Nacional. "A princípio, o partido ganha em termos de mostrar que exige disciplina, porque, se não, daqui pra frente ninguém segura mais o PT, que é constituído de varias tendências", diz Miyachi.
O professor compara a situação de Recife com a de São Paulo, onde a senadora petista Marta Suplicy, apesar de ser um nome mais conhecido dos eleitores e da militância da legenda, abriu mão de sua candidatura em nome da indicação de Fernando Haddad, que teve a candidatura patrocinada pelo ex-presidente Lula. "O que ela fez mostrou para todo mundo que ela é uma militante disciplinada e soube manter seu patrimônio politico. Nesses casos, o PT sai fortalecido e mostra à sociedade o que é um partido político", opina o pesquisador.
Com informações dos Portais Uol e Terra
Segunda modelo russa afirma ser a verdadeira Barbie Girl
Pelo visto, as russas não querem mesmo saber mais das tradicionais matryoshkas, as bonequinhas artesanais daquele país, o que elas querem mesmo é ser Barbie-Girls. Depois de Valéria Lukyanova ter espalhado fotos pela internet alardeando ser a versão humana da boneca Barbie, agora, a também modelo Anzhelika Kenova alega ser a verdadeira e ainda alfinetou Lukyanova, chamando-a de "fake".
Matryoshkas - As bonecas artesanais são de barriga oca, encaixadas uma dentro da outra, tradicionalíssimas na Rússia. Hoje são uma espécie de verdadeiro ícone nacional, souvenir obrigatório na bagagem de todos os estrangeiros que visitam o país. Essas bonecas são feitas em madeira e podem ser feitas em conjuntos que variam de cinco a 30 bonecas. A menor delas pode chegar a apenas três milímetros e as maiores chegam a 40 centímetros. Detalhe: não importa o tamanho, mas as matryoskas são milimetricamente pintadas igualmente, da maior para a menor.
Tradicionais Matryoskas russas
Com informações do Portal Uol e do site Lugares do Mundo
Unidades de Atendimento da Compesa receberão pilhas e baterias usadas
Uma simples bateria pode poluir 30 mil litros de água. Além de contaminar o meio ambiente, pode causar danos à saúde pública. Pensando nisso, a Compesa lançará nesta quarta-feira (6), na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, um programa de recolhimento de pilhas e baterias usadas. Qualquer pessoa poderá entregar o material em pontos de coleta distribuídos pelo Grande Recife e em dois municípios do interior.
Ao todo, serão instalados 30 papa-pilhas em 25 pontos de coleta espalhados pelas lojas de atendimento e unidades da Compesa da Região Metropolitana e dos municípios de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Petrolina, no Sertão. A cada tonelada recolhida, a companhia encaminhará para uma indústria de produtos químicos, que ficará responsável pelo reprocessamento das pilhas e baterias, dando a sua correta destinação.
De acordo com a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho, o programa busca conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de pilhas e baterias. "Esses materiais, quando depositados em lixões e aterros sanitários, levam séculos para se decompor, podendo vazar e contaminar os lençóis freáticos", explica Fabíola.
Além dos papa-pilhas, a Compesa também tem um programa de coleta de óleo em parceria com a indústria ASA. Desde 2009, lojas de atendimento e prédios administrativos da companhia possuem coletores para que a população entregue o óleo de cozinha usado. O material, se despejado em pias e ralos, causa o entupimento das tubulações de esgoto, provocando extravasamentos em ruas e avenidas da cidade.
Lojas de Atendimento da Compesa que receberão as pilhas e baterias usadas
Aurora
Boa Viagem
Dois Irmãos
Largo da Paz
Olinda
Prazeres
PROGRAMAÇÃO – Na Semana do Meio Ambiente, a Compesa preparou uma programação especial, incluindo a realização de palestras, oficinas, exposições e outras atividades. Até amanhã, a companhia estará apresentando no Espaço Ciência, em Olinda, os seus projetos ambientais. Já no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife, está sendo realizada hoje uma campanha educativa de preservação ambiental na Praça de Eventos da Lagoa do Araçá. O local foi escolhido por ser uma das áreas contempladas com obras de saneamento executadas pela companhia dentro do Proest (Programa Estruturador do Recife). As atividades, que tiveram início às 8h, seguem até as 16h.
Nesta quarta-feira (6), será realizada uma palestra sobre o uso racional da água para funcionários da indústria ASA, localizada no bairro de Afogados, também na capital. Já no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, a Compesa levará 40 moradores de Vila Pirapama para conhecer a sementeira que leva o nome da barragem. No local, ocorrerá ainda uma oficina de mudas.
No dia 11, a Compesa, em parceria com a Emlurb, realizará uma campanha de educação ambiental na Comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, no Recife. Haverá mutirão porta a porta e sensibilização para o consumo consciente da água, bom uso do sistema de esgoto, cuidados com o lixo e combate ao mosquito da dengue. Está previsto ainda o plantio de mudas para eliminar pontos de acúmulo de lixo.
Entre os dias 11 e 15 de junho, alunos da Escola Orfanato Santo Antônio, em Igarassu, participarão de várias atividades, incluindo o plantio de mudas e uma visita à estação de tratamento de água Botafogo. Já em Jaboatão dos Guararapes, nos dias 12 e 13, a programação inclui atividades no Espaço Criança Esperança, com apresentação do teatro de mamulengo da Compesa e exposição da maquete sobre o uso consciente da água. Ainda em Jaboatão, será realizada uma oficina sobre o uso correto da água no Centro Rodolfo Aureliano.
Imprensa Compesa
Inaugurada a maior reserva de Mata Atlântica de Pernambuco
O governador Eduardo Campos provou nesta terça-feira (05/06), Dia do Meio Ambiente, que é possível unir crescimento econômico e preservação ambiental. No território do Complexo Industrial e Portuário de Suape, ele anunciou a criação da maior reserva de Mata Atlântica de Pernambuco e inaugurou um conjunto de obras viárias que vão ajudar na fluidez do trânsito do Litoral Sul.
A Estação Ecológica de Bita e Utinga é uma Unidade de Conservação (UC) voltada para o replantio do bioma da Mata Atlântica. Com mais de 2,4 mil hectares divididos entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ela é quase duas vezes o tamanho da reserva de Gurjaú (a maior do estado até então, com 1,3 mil hectares) e representa mais de um terço do total da área preservada já existente, que era de pouco mais de 7 mil hectares.
Acompanhado dos secretários Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Sérgio Xavier (Meio Ambiente), Eduardo plantou duas mudas de Oiti. Depois, discursou para o público presente. “O Porto de Suape é o sítio de maior crescimento do Brasil, com 70 mil postos de trabalho gerados. Queremos, a partir dele, mostrar que é possível crescer com sustentabilidade e com respeito à natureza”, afirmou o governador.
Em 2011, Pernambuco zerou o passivo ambiental que havia em Suape, ao restaurar 240 hectares. A fase agora é de produzir ativo ambiental. “Desde a sua inauguração, há 33 anos, essa é a primeira vez que Suape planta mais do que suprime plantação. Em outras palavras, é um superávit ambiental”, comemorou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier.
Governador e secretários também visitaram o Viveiro Florestal do Porto de Suape, que fica no Engenho Algodoais. Lá são produzidas anualmente 400 mil mudas de espécies de Mata Atlântica como Ingá, Maria Preta, Jenipapo, Ipê Roxo e Peroba. “Vocês devem aproveitar o poderio econômico de Suape para elevar este número para 500 mil mudas e ajudar no reflorestamento da Mata Sul”, pediu Eduardo.
MOBILIDADE – Antes de visitar o viveiro, o governador inaugurou um trecho duplicado de quatro quilômetros da PE-60 e três viadutos sobre a rodovia, que recebe cerca de 42 mil veículos por dia e é a principal rota de acesso às praias do Litoral Sul. O investimento nas intervenções foi de R$ 73 milhões.
Além de melhorar o trânsito na PE-60, o Governo do Estado está criando cinco rotas alternativas à rodovia para separar os veículos que precisam chegar a Suape dos que buscam o Litoral Sul pernambucano. “Vamos puxar todo tráfego de quem trabalha em Suape, sobretudo os caminhões, e deixar mais livre as rodovias que dão acesso aos nossos destinos turísticos”, explicou o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento.
O conjunto de obras prevê a construção da Express Way; a duplicação da PE-28; a recuperação das PEs 45 e 73 e a implantação da PE-51. Esta última compreende a um trecho de 47 km, que vai do entroncamento da PE-64, em Ipojuca, ao distrito de Camela, no mesmo município. A rodovia segue ao encontro do entroncamento da PE-60 com a BR-101 Sul, em Escada.
A Express Way vai do Hospital Dom Helder (Cabo de Santo Agostinho) até o distrito de Nossa Senhora do Ó (Ipojuca). A obra já está sendo executada através de uma Parceria Público-Privada e deve ficar pronta em outubro. O projeto de duplicação da PE-28 está em licitação e vai beneficiar quem procura as praias de Gaibu e Calhetas. Também em licitação está o restauro da rodovia PE-73 que vai de Rio Formoso a Ribeirão. Já a requalificação da PE-45, que liga os municípios de Escada e Vitória de Santo Antão, já está em andamento.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)