quinta-feira, 10 de maio de 2012

Compesa acha mais irregularidades no Sertão


Tanques para a criação de peixes foram localizados no município de Ouricuri durante o segundo dia da operação realizada pela Compesa para combater o furto de água no Sertão do Estado. O flagrante ocorreu às margens da BR-316, a cerca de 10km da cidade. A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac), da Polícia Militar.

De acordo com o diretor Regional do Sertão da Compesa, Fernando Lôbo, o que chamou atenção no caso foi a identificação de um riacho, que atualmente está seco. Ao chegarem ao local, as equipes localizaram três tanques para criação de peixes com água furtada da Adutora do Oeste. “Ainda não temos como calcular a quantidade de água que foi desviada. Mas já sabemos que os tanques criavam cerca de 50 mil peixes”, explica o diretor.

Ainda durante o segundo dia de operação, ontem, foram constatadas outras irregularidades. Em Parnamirim, as equipes localizaram uma fazenda, no povoado de Veneza, que era abastecida irregularmente. A propriedade utilizava a água da Adutora do Oeste em uma plantação de feijão e na criação de 500 cabeças de gado. Após o flagrante, técnicos da Compesa retiraram a ligação clandestina e notificaram o proprietário, que será denunciado aos órgãos competentes.

No mesmo povoado de Veneza, foram identificadas duas lagoas formadas a partir da água da Adutora do Oeste. A primeira era utilizada com o objetivo de fornecer água para animais. Já a segunda era utilizada para abastecer caminhões-pipa, que vendiam essa água para a população. Os infratores, inclusive, danificaram ventosas da adutora (equipamentos responsáveis pela extração de ar da adutora) para permitir que houvesse vazamento e, dessa maneira, formar a lagoa. Os pipeiros tiveram os nomes registrados e serão notificados. Já o vazamento nas ventosas já foi retirado pelos técnicos da Compesa.

Outra fazenda, no povoado de Poço do Fumo, em Parnamirim, também foi fiscalizada. No local, os técnicos identificaram um riacho, com cerca de 2 quilômetros de extensão, se espalhando pela fazenda. Na mesma propriedade, havia ainda uma lagoa também proveniente de uma ligação clandestina. Já em uma localidade conhecida como Jacaré, em Ouricuri, foi localizado um barreiro, também proveniente da Adutora do Oeste, utilizado para abastecer caminhões-pipa. O homem responsável pelo veículo será notificado e denunciado aos órgãos competentes.

E em Exu, no povoado de Olho D'água, uma ligação clandestina abastecia hortaliças. A situação chamou atenção pelo tamanho da plantação, com muito verde, contrastando com a seca do restante da região. O proprietário foi identificado e prestará esclarecimentos sobre o ocorrido.

As ações serão intensificadas para garantir que mais de 200 mil pessoas, que são abastecidas nas 13 cidades do Sistema Adutor do Oeste, não sejam penalizadas por poucos usuários, que têm provocado muitos prejuízos ao abastecimento.

Imprensa Compesa

Daniel Duncan e Os Insanos no Manhattan

O comediante Daniel Duncan é o convidado especial dos Insanos desta terça (15), a partir das 20h, no Manhattan Café Theatro. O humorista vem chamando a atenção no cenário brasileiro da comédia, participando de inúmeros espetáculos pelo País. Duncan já se apresentou nos programas Tudo é Possível e Agora é tarde. O grupo promete uma noite bastante descontraída, além, é claro, de muitas gargalhadas. O ingresso custa R$70 e no site Peixe Urbano, o ingresso esta custando R$35. Informações através do telefone 3325-3372.

Banco Imobiliário ganha versão tecnológica


A Estrela anunciou hoje no Brasil o Banco Imobiliário Geolocalizado, um jogo para a plataforma iOS que se integra ao Foursquare. Qualquer usuário assíduo do Foursquare (incluindo este que vos escreve) já viu essa integração acontecer na própria cabeça, e já até existiram tentativas de tornar o jogo em algo real no passado, mas apenas agora (e de forma legítima) ele realmente apareceu.

Em desenvolvimento desde o ano passado, o Banco Imobiliário Geolocalizado é gratuito e se aproveita da ampla oferta de locais cadastrados no Foursquare para dar vida ao jogo. A mecânica dele é bem parecida com a do tabuleiro: você começa com uma quantidade de dinheiro e ao passear por locais, pode comprá-los ou pagar aluguel para o seu dono. A opção de compra aparece ao fazer check-in no local.

O jogo tem tudo para ser viciante por vários aspectos, mas um deles deve ser o principal: se o dono de um local receber uma oferta de compra e não responder em até 3 dias, o local é automaticamente vendido pelo preço ofertado, que sobe a cada venda. A cada jogada, seja de compra ou venda ou apenas de pagamento de aluguel, o jogador também recebe uma carta aleatória de sorte ou revés.

No caso do Banco Imobiliário Geo, o banco responsável por guardar o dinheiro dos jogadores é o Itaú, empresa parceira da Estrela na criação do jogo, e que vai oferecer além de uma conta corrente fictícia para os jogadores, opções como seguro residencial e crédito imobiliário. No aplicativo também é possível fazer o check-in no Foursquare, bem como compartilhar o check-in nas redes sociais integradas (Twitter e Facebook).

A versão do aplicativo para iOS está disponível para download nesse link, enquanto que a versão para Android será disponibilizada dentro de um mês. Não há estimativa de uma possível versão para Windows Phone. Segundo a Estrela, foram investidos 300 mil reais iniciais no desenvolvimento dos aplicativos para ambas as plataformas e a expectativa da empresa é de que ele seja baixado 1 milhão de vezes até o final do ano.

TecnoBlog.net

Bombeiros que faziam trabalho preventivo contra a dengue são sequestrados e libertados no Rio

Três bombeiros foram libertados após um sequestro na manhã desta quinta-feira (10) em Manguinhos, no subúrbio do Rio. As informações foram confirmadas às 13h15 pela assessoria do Corpo de Bombeiros, e posteriormente pela Polícia Militar. Ainda de acordo com a corporação, os três bombeiros são dos quartéis da Penha, Ilha do Governador e Caju e estvam em Manguinhos fazendo um trabalho de prevenção da dengue. Eles passam bem.



Na primeira nota enviada às 13h15, o Corpo de Bombeiros informou que os três haviam sido libertados, fizeram contato com seus quartéis e que as circunstâncias da abordagem seriam apuradas internamente. Em nova nota, dessa vez enviada às 13h35, a assessoria informou que os bombeiros não chegaram a ficar detidos nem foram feitos reféns, uma vez que não houve cativeiro.
Já o comandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Rogério Martins, confirmou ao G1 o sequestro. Ele disse ainda que um homem foi preso e um menor detido. "Já temos a informação confirmada de que realmente houve a abordagem dos militares, mas que eles foram liberados diante da iminente ação da polícia. Apreendemos um fuzil 762, munição e farto material para endolação. Talvez eles (os bombeiros), e aí é uma hipótese, tenham sido abordados como se pudessem ser policiais."

A denúncia sobre o sequestro mobilizou a Polícia Militar. Com o apoio de um helicóptero e um blindado, PMs do 22º BPM (Maré) e do Batalhão de Operações Especiais fizeram buscas pela comunidade.
Portal G1

Bandeirinhas do São João de Caruaru confeccionadas por detentos


Por meio de convênio entre a Fundação de Cultura de Caruaru e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  a mão de obra carcerária está sendo usada na confecção de cerca de três mil bandeirinhas que vão colorir ruas, praças e pontos turísticos do município. Além dos detentos, mais 300 pessoas estão trabalhando nesta iniciativa.  
Os reeducandos que estão atuando nesta ação passaram pelo processo de capacitação. Eles foram selecionados pela direção da penitenciária, atendendo a critérios psicossociais, dentre eles, o bom comportamento. Em Caruaru, cerca de 70% dos presos exercem algum tipo de atividade, como estudo, cursos profissionalizantes, trabalho e práticas esportivas. No caso da laborterapia, além da questão financeira, eles são beneficiados pela diminuição da pena, pois três dias de trabalho significam um a menos na prisão.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Senado aprova a Lei Geral da Copa sem modificações no texto


O Senado aprovou nesta quarta-feira, 9, à noite a Lei Geral da Copa, em votação simbólica, sem modificações no texto para evitar um retorno à Câmara dos Deputados. Um acordo de líderes apressou toda a tramitação da lei, que deveria passar por quatro comissões, mas foi direto ao plenário em regime de urgência. Todas as emendas foram rejeitadas pelos relatores.
O ponto mais polêmico na Câmara dos Deputados, a permissão da venda de bebidas alcoólicas, hoje proibida por leis estaduais e no Estatuto do Torcedor, foi também o maior alvo das críticas dos senadores. Mas, mesmo à revelia de vários parlamentares – inclusive da base do governo –, foi mantida sem alterações. Nos casos em que leis estaduais proíbam a venda de bebidas nos estádios, caberá aos governos estaduais rever ou não sua legislação.
"Essa foi a questão que mais me trouxe dificuldades. Se devia, em meu relatório, coibir a venda de bebidas alcoólicas como eu, muitos brasileiros e vários governos estaduais gostaríamos, ou respeitar um contrato internacional? Trabalhei com um olhar muito mais objetivo que sentimental. Mas deve ficar claro que fica marcada a transitoriedade e a excepcionalidade da lei para a Copa do Mundo e a Copa", disse a relatora na Comissão de Educação e Desporto, Ana Amélia Lemos (PP-RS).
A Lei Geral da Copa foi aprovada no final de março pela Câmara dos Deputados, depois de um ano de discussões e idas e vindas, especialmente em relação à permissão da venda de bebidas alcoólicas e na meia entrada para estudantes e outras categorias. A tramitação no Senado foi relâmpago, cerca de 40 dias. Os relatórios das Comissões de Educação, Cultura e Esporte, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, Assuntos Econômicos e Constituição e Justiça foram apresentados no plenário pelos relatores, sem nenhuma mudança, como foi acordado entre os líderes. Com a aprovação da urgência na terça-feira, a votação deveria ocorrer apenas na quinta-feira, mas outro acordo antecipou a tramitação.
A pressa se justifica pelo atraso na Lei Geral da Copa, que levou a Fifa a criticar a organização da Copa no Brasil várias vezes. Agora, a lei vai para sanção presidencial. 
Estadão

Polícia prende suspeitos de associação para o tráfico


Uma operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã quinta-feira (10), nos municípios de Arcoverde, Venturosa e Pedra, no Sertão do estado, conseguiu prender 14 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e associação para o tráfico na região. Intitulada de Pedra de Ipanema, a ação contou com apoio operacional da Polícia Militar no cumprimento dos mandados de prisão expedidos pela justiça. Mais de 100 policiais das duas corporações participaram das prisões. Até o momento foram apreendidos três veículos e mais de R$ 10 mil em dinheiro.
O delegado responsável pelas investigações, Rômulo César, informou que o grupo vinha sendo monitorado há seis meses. “Iniciamos os trabalhos investigando apenas um dos suspeitos. Quando percebemos que se tratava de um esquema envolvendo outros traficantes abrimos o leque da apuração para os demais comparsas”, disse. A polícia descobriu que o líder do grupo Flávio da Silva Queiroz comandava a distribuição da droga de dentro do presídio de Arcoverde. Em depoimento, ele confessou que o entorpecente era trazido de São Paulo e fornecido rapidamente aos traficantes da área.
De acordo com a polícia, Flávio acabou detido em flagrante ao longo das investigações com 200 gramas de crack. A esposa de dele, Jaíra Queiroz, detida hoje na operação, era a ligação do suspeito com outros comparsas. Ela comandava o tráfico em Arcoverde. Entre os outros presos estão os irmãos João Bezerra da Trindade e Daniel Bezerra da Trindade, responsáveis pela distribuição de droga na cidade de Pedra. Na delegacia foi descoberto que João também responde por um homicídio cometido no estado de São Paulo. No município de Venturosa, a droga era fornecida por Ivanildo Geraldo Ferreira da Silva. Ele também acabou preso na ação.
Os demais envolvidos que tiveram os mandados de prisão decretados são pessoas arregimentadas para vender a droga aos usuários, os conhecidos “aviões”. Todos foram levados para a sede da Delegacia Seccional de Arcoverde, onde prestam depoimento neste momento. Ainda hoje, as três mulheres detidas na operação seguem para a Colônia Penal Feminina de Buíque e os homens ao Presídio de Arcoverde.
Polícia Civil de Pernambuco

Ruralistas conseguem obstruir votação da PEC do trabalho escravo

A votação da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, a PEC do Trabalho Escravo, foi adiada para o próximo dia 22. A decisão foi tomada na noite desta quarta-feira, 9 de maio, pelo presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia depois de pedido feito por Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que alegou acreditar que não haveria segurança de uma vitória caso o tema fosse colocado em votação. A votação ficou para dia 22, data sugerida pelo deputado que fez a solicitação. A bancada ruralista, que chegou a negociar um acordo com o governo, fez forte oposição ao novo instrumento de combate ao trabalho escravo proposto e conseguiu esvaziar a votação. 

Apesar de haver quórum, com 338 presentes quando a sessão extraordinária começou, Maia aceitou a sugestão após pedir para que os líderes se manifestassem sobre o tema. Todos os partidos concordaram com o adiamento, com exceção do PSOL. Os ruralistas adotaram como estratégia aproveitar para negociar mudanças profundas quando o texto for para o Senado e usar a PEC 438 para tentar descaracterizar o que é a escravidão contemporânea. Eles devem aproveitar a votação para tentar propor uma nova lei para redefinir o crime. 

A despeito de tal crime já estar tipificado no artigo 149 do Código Penal, de o conceito estabelecido estar detalhado na lei, de ter respaldo em tratados internacionais e de já contar com ampla jurisprudência, os ruralistas manipularam o debate e conseguiram convencer até mesmo integrantes da bancada governista sobre a necessidade de mudanças. Pouco antes da votação, o líder do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) deu entrevista à Agência Câmarafalando que é necessário “especificar” o que é escravidão. 

Na visão de quem acompanha o combate ao trabalho escravo, a revisão dos critérios que têm servido de base para as ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego pode gerar insegurança jurídica e prejudicar os agricultores e empresários que adotaram boas práticas, além de beneficiar os que mantêm linhas de produção baseadas na exploração de pessoas em condições análogas às de escravos. Na manhã de quarta-feira, os integrantes da Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), órgão que reúne autoridades envolvidas no combate e representantes da sociedade civil, incluindo a ONG Repórter Brasil, se posicionaram em consenso contrários a qualquer revisão do conceito sobre o que é escravidão contemporânea. A votação só aconteceu devido à pressão da sociedade civil. 

Negociações 

A PEC 438 está parada na Câmara dos Deputados há sete anos e nove meses. Ela voltou à pauta após forte pressão social. A votação estava inicialmente prevista para terça-feira, dia 8 de maio, mas acabou adiada após reunião de líderes na Câmara dos Deputados. Os ruralistas negociaram com o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT-RS) mudanças futuras no texto e construíram as bases para um acordo. Maia levou então a questão à presidenta do Senado Marta Suplicy (PT-SP), que, no início da tarde desta quarta-feira, reuniu-se com os líderes da casa e selou o acordo. Para tentar garantir que a PEC avançasse ambos se comprometeram a fazer mudanças no texto. 

Ficou acertado que uma comissão mista formada por cinco deputados e cinco senadores seria formada para debater alterações. O governo diz que a mudança seria apenas para incluir uma nova menção sobre a regulamentação da aplicação da lei. “Será feita uma alteração simples, apenas para determinar como a medida será aplicada”, afirmouMarta, logo após a reunião de líderes. A senadora descarta a possibilidade de a PEC ser desconfigurada nesta revisão e também diz que não se trata de uma medida para, mais uma vez adiar a aprovação definitiva da medida. “É uma vírgula apenas, não vai mudar nada. E não vai demorar não. Todos querem votar e resolver isso logo”, afirmou. A emenda em questão foi apresentada em 2001, mas a primeira proposição legislativa nesse sentido (que inclusive está apensada à PEC 438) foi procolocada inicialmente ainda em 1995.

Divergências internas tanto entre os ruralistas, quanto entre os governistas, fizeram com que o acordo passasse a ser questionado, o que levou a mais um dia adiamento da votação. Os ruralistas não escondem a intenção de combinar a votação da PEC com a imposição de uma leis infraconstitucionais com restrições à caracterização do trabalho escravo contemporâneo e de alterar significativamente o texto da emenda no retorno ao Senado. Parlamentares que são contrários ao trabalho escravo ressaltam o risco de que a matéria seja desvirtuada. “A princesa Isabel enfrentou resistência de escravocratas, mas em nenhum momento teve que explicar o que era escravidão”, lamentou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), ao final da sessão.

PEC do Trabalho Escravo determina que as propriedades em que for flagrado trabalho escravo sejam confiscadas e destinadas à reforma agrária ou uso social. Com ou sem acordo, ela teria que voltar ao Senado de qualquer maneira por ter sofrido alteração na votação em primeiro turno na Câmara, que aconteceu em 2004. Na ocasião, foram incluídos no texto os casos de trabalho escravo urbano.


Repórter Brasil

PROCON Pernambuco realiza operação especial do Dia das Mães


O PROCON Pernambuco vai realizar amanhã, 11/05, operação especial do Dia das Mães. O objetivo é fiscalizar o comércio e orientar os consumidores que passarem pelo Pátio do Livramento, Bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. A ação será realizada das 09h às 15h.

O período que antecede o Dia das Mães é o segundo mais movimentado do comércio, só perdendo para o Natal. Com isso, o PROCON-PE pretende orientar o consumidor para não ser lesado nas relações de consumo. Haverá panfletagem de folders com dicas sobre os cuidados na hora da compra. Além da orientação, fiscais do PROCON farão uma fiscalização no comércio local. O objetivo é combater as práticas abusivas dos fornecedores.

Serviço
Operação especial do Dia das Mães – fiscalização e orientação ao consumidor
Onde: Pátio do Livramento, Bairro de Santo Antônio – Centro do Recife
Quando: 11 de maio, sexta-feira
Hora: das 9h às 15h

Imprensa Procon/PE

Repórteres do CQC são agredidos por políticos


Na noite desta terça-feira (8), Felipe Andreoli disse que levou um tapa na cara do deputado Marcio Reinaldo Moreira, (PP-MG). O jornalista e humorista registrou boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal.
 
Segundo Andreoli, o político o agrediu fisicamente e verbalmente. "Hoje, na Câmara dos Deputados, graças ao nobre Dep. Marcio Reinaldo Moreira, descobri o significado de ‘um tapa na cara da sociedade...’”, escreveu ele em seu Twitter. Felipe ainda postou uma imagem do B.O.
 
Mais tarde, o repórter do "CQC" escreveu um longo texto em seu blog, mostrando sua indignação. “Nesta terça-feira entrevistei o Deputado Marcio Reinaldo Moreira (PP-MG). Fiz uma pergunta - vocês verão no ’CQC’ - que nós nos fazemos todo santo dia. Ele me respondeu com um tapa na cara. Fora os xingamentos”, disse em um trecho.

Microfone - Horas, antes, outro repórter do programa, Maurício Meirelles,  disse que seu microfone foi quebrado na Câmara Municipal de Curitiba. Ele divulgou uma foto do aparelho quebrado, e escreveu: "Perdemos um amigo aqui na Câmara de Curitiba: o microfone do CQC".
 
Segundo Meirelles, o microfone do "CQC" foi jogado do 4º andar da Câmara pelo vereador João Claudio Derosso (PSDB-PR), irritado. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal.

O repórter ainda brincou no Twitter: "Hj fizemos o quadro do Nemfu aqui em Curitiba. No lugar das bolinhas, microfone", se referindo ao quadro de Felipe Andreoli, um jogo onde deve-se acertar uma bola de tênis dentro de um balde, a uma altura considerável.

Com informações do Portal UOL - Na Telinha

Cristina Amaral e outras atrações na Sala de Reboco

QUINTA-FEIRA: PECINHO AMORIM Part.: PETRÚCIO AMORIM – Filho do cantor e compositor Petrúcio Amorim, Pecinho está seguindo os passos do pai e já lançou seu cd, deste ano, “Forró, Fogueira e Melodia”. No cd, além de músicas do pai, Pecinho Amorim canta composições próprias como “Tô Solteiro”, “Pode Ser”, “Longe de Casa” e “Estrela Menina”. Entre outros compositores que estão no cd e que ele cantará no show, tem músicas de Geraldo Azevedo (Moça Bonita), Acciolly Netto (Vontade), Alceu Valença (Como Dois Animais), Caetano Veloso e Jorge Mautner (Lisbela) e Rogério Rangel (Ligado em Você). Petrúcio Amorim divide o palco com o filho cantando seus grandes sucessos. Neste show mulher não paga couvert até às 22:30.


SEXTA-FEIRA: CÉSAR AMARAL lança ARRANCHADO com participação de CRISTINA AMARAL– Nascido em Sertânia, o cantor e compositor César Amaral tem cinco cd´s gravados e foi primeiro lugar no ForróFest, realizado na Paraíba. Em seus cd´s tem participações de Josildo Sá, Flávio José, Bruno Lins (Fim de Feira) e Cristina Amaral, que é sua irmã. Nesta sexta ele lança o cd “Arranchado”, num show com a participação de Cristina Amaral. Além de suas composições, César Amaral cantará músicas de artistas como Luiz Gonzaga, Assisão, Dominguinhos, Zé Ramalho e Anchieta Dali. Neste show mulher não paga até as 22:00


SÁBADO: MACIEL MELO – No mês em que comemora 50 anos de idade, o Caboclo Sonhador Maciel Melo volta ao Sala de Reboco pra cantar grandes sucessos de sua carreira. Ele tem músicas gravadas por Alcymar Monteiro, Flávio José, Zé Ramalho, Fagner, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Nádia Maia e Irah Caldeira, entre inúmeros outros artistas. No show o público vai cantar, junto com Maciel, sucessos como “Que Nem Vem Vem”, “Tampa de Pedra”, “Dama de Ouro”, “A Poeira e a Estrada”, “Acelerando o Coração”, “Velho Arvoredo”, “Dê Cá Um Cheiro” e “Caboclo Sonhador”. Além de suas composições, Maciel cantará músicas de Flávio Leandro, Petrúcio Amorim, Luiz Gonzaga, Assisão e Dominguinhos. Neste show mulher não paga couvert até às 22:00



Jornal afirma que Sandy está grávida


Segundo o colunista Leo Dias do jornal “O Dia”,Sandy estaria grávida de seu primeiro filho. De acordo com a publicação, a informação teria sido confirmada para o apresentador Vinícius Gomez, do programa “Muito+'”, por uma pessoa próxima da cantora e que trabalha com a família de Sandy. À coluna, a assessoria da cantora teria negado a informação sobre a gravidez. Sandy é casada desde setembro de 2008 com o músico Lucas Lima.
Site Ego

Bodega do Zezo no Alto do Moura

A Bodega do Zezo 2012 esta confirmada pelo segundo ano consecutivo no grande point do Alto do Moura, em Caruaru. A casa que foi sucesso ano passado será mais uma vez aberta ao público, com venda de ingressos – camisas para diárias individuais. A Bodega terá jogos, shows, brincadeiras, comidas típicas e bebidas a vontade. A bodega terá ainda uma fazendinha, com direito a cavalos Pônei, Touro Indiano e vários outros animais que se encontram numa fazenda de verdade. O espaço funcionará a partir do dia 9 de junho até o dia 24.