terça-feira, 16 de maio de 2023

Projeto Amigo do Trânsito de Paulista realiza programação alusiva ao Maio Amarelo

 

Para fomentar a educação e a conscientização dos motoristas e dos pedestres no município, o Projeto Amigo do Trânsito de Paulista vai promover ações alusivas ao Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A programação é realizada através de uma ação integrada entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil. A programação inicia na quinta-feira (18.05), às 9h, na escola Iracema de Castro, no bairro da Mirueira.

A iniciativa contará com palestras de agentes da Secretaria de Mobilidade, sobre sinalização e respeito às regras de trânsito. Segundo a gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação da cidade, Glauber Gianne, o trabalho é essencial para a formação de uma geração que pratique a consciência contra acidentes e mortes no trânsito.

"Quando se promovem atividades nas quais agentes de trânsito vão às escolas para compartilhar seus conhecimentos de forma lúdica, as crianças e adolescentes se transformam em representantes de uma cadeia que engloba todos os atores da sociedade num bem comum”, disse a gestora municipal.

A professora e coordenadora do Projeto Amigo do Trânsito, Maria Chagas, ressaltou a importância do trabalho que já tem uma parceria de 8 anos com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). “Com este trabalho, buscamos alertar sobre a situação de mortes e acidentes que a falta de educação causa no trânsito e as soluções e maneiras adequadas de comportar para reverter esse quadro. O trabalho vai englobar todas as séries dos anos iniciais e finais da Rede de Ensino do município”, frisou a coordenadora.

Na próxima segunda-feira (22.05), será a vez da ação da Blitz da Educação em frente ao prédio da Secretaria localizado na Avenida Floriano Peixoto, em frente a Praça dos Ipês, no Centro. Neste dia, os agentes de trânsito de Paulista, em conjunto com funcionários da Educação, estarão com faixas, banners e placas com mensagens de efeito sobre a conscientização para a educação no trânsito.

Já na quarta-feira (24.05), de forma exclusiva e inédita no município, o trabalho será desenvolvido na Escola Municipal Margarida Sampaio, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, que contará com o caminhão do Detran, com a Turma do Fom-Fom e seus personagens realizando as atividades educativas para os alunos. Na ocasião, haverá uma pequena exposição sobre os carros que o Detran utiliza em suas diversas operações de trânsito.

O trabalho do mês de maio finaliza na terça-feira (30.05), com a ação do Clubinho da Honda, na Escola Municipal Maria das Neves, em Jardim Paulista Baixo, onde palestras serão ministradas sobre trânsito em geral e sobre como os motociclistas devem se comportar e agir ao pilotar seus veículos. Após a promoção da campanha do mês de maio, ações ainda acontecem nas escolas do município, até o dia 30 de setembro.

Imprensa Paulista PE

Salário mínimo e Bolsa Família livres do arcabouço fiscal

Depois de muita negociação, o aumento real do salário mínimo e o pagamento do Bolsa Família foram blindados na nova regra fiscal, mesmo que o governo descumpra a meta.

 O anúncio foi feito pelo deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta de arcabouço fiscal, que substitui o teto de gastos, e o detalhe do texto foi apresentado às lideranças da Câmara dos Deputados, na noite desta segunda-feira (15).

Asssim, os pedidos do presidente Lula foram contemplados na proposta, conforme explicou o deputado e, com isso, Lula cumpre duas promessas de campanha que era ampliar o alcance do Programa e a valorizar o mínimo.

A votação da urgência do texto ocorrerá na quarta-feira (17) para acelerar a tramitação da proposta na Casa. O mérito do projeto deve ser votado na próxima semana (24).

Imprensa CUT Nacional 

CE do Senado aprova PL de formação de profissionais para identificação de crianças vítimas de violência


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça (16) o Projeto de Lei 5.016/2019, que prevê formação continuada para que profissionais de educação possam identificar casos de violência contra crianças e adolescentes. Para a relatora do projeto, senadora Teresa Leitão, a medida será de grande valia para o combate à violência.

Na defesa pela aprovação do projeto, Teresa Leitão destacou o papel social da escola, de acolhimento da comunidade escolar. Na sua opinião, a construção de um ambiente acolhedor e qualificado nas escolas poderá facilitar a manifestação de possíveis vítimas de violência. “A formação continuada dos profissionais da educação para um olhar mais atento aos sinais indicativos de qualquer desordem a crianças e adolescentes faz todo o sentido”.

“Muitas crianças têm dificuldade para falar de sua situação, especialmente quando são vítimas. Ademais, mesmo quando se dispõem a falar, nem sempre há o necessário preparo e suporte, por parte da escola, em boa medida por conta da falta de preparação dos profissionais da educação”, justificou a senadora. (confira a íntegra do voto: https://www.youtube.com/watch?v=9M722AJdy7M)

O projeto, de autoria da deputada Benedita da Silva (PT-RJ), agora segue para avaliação na Comissão de Assuntos Sociais.

Central de Abastecimento de Caruaru celebra seu 31º aniversário com grande festa



A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) comemorou seu 31º aniversário em grande estilo, proporcionando um dia repleto de atividades voltadas para a população caruaruense. O evento contou com serviços de saúde, ações de conscientização e uma apresentação do trio de forró pé de serra "Forrozando de Ouro".

As comemorações começaram cedo, com a montagem de um espaço dedicado à saúde. Profissionais da área ofereceram serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e informações sobre prevenção de doenças. Os visitantes puderam aproveitar dessas atividades gratuitas, que tiveram como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde preventiva.

Além dos serviços de saúde, a Central de Abastecimento promoveu ações de conscientização no trânsito, em parceria com a Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC); conscientização sobre respeito e de combate a importunação sexual, junto à Secretaria de Políticas para Mulheres; e do combate ao trabalho infantil, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru. Voluntários distribuíram materiais educativos sobre cada temática trabalhada.

O Transforma Caruaru também esteve presente com um bazar solidário montado para a população e ainda teve doações de polpa do programa “Ceaca Alimenta” à instituição Bom Samaritano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 

Por fim, teve um animado forró com o trio Forrozando de Ouro, que levou alegria e descontração aos presentes. O som contagiante das sanfonas, zabumbas e triângulos embalou a festa e muitos não resistiram ao convite para dançar e aproveitar a tradição cultural do forró.

Para o presidente da Ceaca, Gilvan Calado, é muito especial poder comemorar mais um ano dessa importante ferramenta que fomenta a economia de nossa cidade. “Muitos trabalhos vem sendo desenvolvidos, muitas melhorias na infraestrutura e na logística da Ceaca. Melhoras importantes não só para Caruaru, mas para Pernambuco”, pontua. 

Fundada em 1992, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) completou 31 anos nesta terça-feira (16). O equipamento conta com 15 hectares de extensão, totalizando 490 feirantes e 650 lojas. A Central de Abastecimento de Caruaru continua a desempenhar um papel vital na vida dos moradores locais, fornecendo alimentos frescos e de qualidade não só para Caruaru, mas expandindo para outras cidades do Nordeste.

Tudo sobre o piso da enfermagem; Deputado Gilmar Júnior faz live para tirar dúvidas e se surpreende com público de quase 7 mil pessoas


A Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, tem sido histórica para a categoria: o presidente Lula sancionou o PLN 5/2023, assegurando R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso; houve publicação da Portaria do Ministério da Saude, detalhando a distribuição desse valor; e, na noite de ontem (15), a tão esperada revogação da liminar que suspendia o piso. 

O deputado Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco), fez uma live na manhã de hoje (16) para explicar todos esses acontecimentos e trazer datas referentes à aplicação do piso.

"O ministro Barroso acordou! Suspendeu, parcialmente, a liminar e fez isso de forma monocrática. De toda forma, submeteu a decisão ao colegiado, que vai avaliar o parecer do ministro", explicou o deputado. Na sequência ele tranquilizou a categoria dizendo que, o piso já está em vigor para quem atua no serviço público de saúde, nas filantropias ou nos privados com, pelo menos, 60% de atendimento pelo SUS.

Gilmar Júnior fez uma ressalva em relação aos municípios que, possivelmente, aleguem que os recursos disponibilizados são insuficientes: "Se o recurso não é compatível com a realidade do município, isso quer dizer que os dados não estão atualizados no sistema ligado ao Ministério do Trabalho, o RAIS. É preciso cobrar essa atualização às gestões municipais".

Quanto ao serviço privado, pergunta feita por vários espectadores, com a liminar de Barroso em mãos, o parlamentar explicou que o piso passa a vigorar em 1 de julho: "O ministro fez uma observação, resguardado pela legislação trabalhista, que diz que pode haver redução no piso, por meio de acordo sindical. Isso, de fato, é possível! Por isso o ministro deu esse prazo maior, para que haja tempo para essa negociação. Um ponto favorável para nós é que, havendo essa negociação, o funcionário ganha certa estabilidade, não podendo ser demitido sem motivo plausível. Ainda assim, não espero que os sindicatos negociem valores abaixo do piso nacional”

Sobre as cooperativas, Gilmar Júnior explicou que elas têm que fazer o repasse de acordo com o piso da categoria: "Tem que fazer o repasse de acordo com o piso, para cumprir a Lei. Se você, cooperado, passar por algum tipo de assédio, nesse sentido, denuncie!".

O deputado finalizou a live impressionado com a quantidade de espectadores: foram quase 7 mil de forma simultânea. Muito feliz, Gilmar Júnior parabenizou a categoria e reafirmou que a enfermagem venceu!

Caruaru: Vereador Jorge Quintino solicita criação de uma política para diagnosticar e prevenir depressão


Na tarde desta terça-feira (16),  o vereador Jorge Quintino (Solidariedade) destacará um Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão nas Redes Públicas de Saúde e dá outras providências, defendendo sua saúde, dignidade e bem-estar, que é direito fundamental de todos os cidadãos e deve ser tratada com a devida importância e respeito.

O presente projeto de lei, tem como objetivo, detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir seu aparecimento, identificar, cadastrar e acompanhar pacientes da rede pública, diagnosticados com depressão e garantir a abordagem do tema, em reuniões temáticas, como forma de disseminar as informações a respeito da doença e combater o preconceito.

“Dessa forma, é dever nosso, cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e prevenção da população que sofre com este transtorno mental, visto que, falar sobre depressão deve ser o primeiro e mais importante passo não apenas para que fique claro que há tratamento para a doença, também como uma estratégia essencial para garantir o diagnóstico precoce, evitar o agravamento do quadro e, consequentemente, reduzir o número de casos crônicos do transtorno”, vaticinou o vereador. 

Ainda na sessão legislativa, Jorge Quintino apresentará um requerimento solicitando ao Poder Executivo que seja criado uma Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Edil, afirma que, debater esse tipo de tema, além de extremamente relevante, é enriquecedor. Enseja maior conscientização de todos para erradicação do preconceito que, infelizmente, está enraizado em nossa sociedade, pois, quanto mais esse assunto estiver em evidência e mais pessoas procurarem sobre ele, mais seremos capazes de disseminar conhecimento e cultura a todos da sociedade. Falar sobre pessoas com deficiência, é falar, antes de tudo, sobre pessoas sejam elas típicas ou atípicas. Pessoas com deficiência são pessoas que, como todas as outras, merecem o devido respeito aos seus direitos.

Praça, no Janga, em Paulista, passa por requalificação e vai homenagear professora que deixou legado no bairro


A Praça do Cajueiro, na Rua João Pereira de Oliveira, no Janga, está sendo requalificada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Paulista. 

O equipamento vai contar com três pergolados com mesas e bancos para jogos de tabuleiros e convivência, espaço kids para meninas e meninos de 1 a 7 anos de idade, gangorras, pula-pula, escorrego em madeira, balanços e peças com material reciclado e pneus, além de calçadas.

Após a revitalização, o espaço receberá o nome de Praça Professora Iran. A educadora, que tinha como nome de batismo Iranides Maria da Silva Meneses, atuou na Escola Rosa Amélia, foi Agente Comunitária de Saúde e presidente do Clube de Mães de São Pedro Pescador, no Janga.

Imprensa Paulista PE 

#VcNoBlog Terapeuta Holístico Rafael Valente

O universo quer te trazer autorresponsabilidade.

por Raphael Valente*

 

Você está se sentindo mental ou emocionalmente desgastado(a) pelos desafios diários que tem que enfrentar? A gente tem a sensação de que matar um leão por dia está virando rotina, frente aos inúmeros problemas que se apresentam na área familiar, profissional, afetiva e principalmente, financeira. Mas saiba que, pelo olhar da espiritualidade, você não está desconectado(a) do todo, você faz parte do todo e tudo está conectado.

 

As situações externas que se apresentam ao seu redor tem causas internas. Pela sabedoria Hermética, o micro e o macro são uma coisa só. Parte destes problemas podem estar sofrendo interferências externas e uma boa parte deles vem de dentro, ou seja, de você mesmo. Não dá pra não citar Freud, o pai da psicanálise, neste momento: “qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa”? Vamos dividir esta questão por partes, olhando primeiro para fora e depois, para dentro.

 

Nesta semana estão ocorrendo dois eventos importantes nos astros do céu que impactam a sua vida. Mesmo que o papo de astrologia não se conecte com você, fica mais um pouco que já vai fazer sentido. Na última segunda-feira (15/05), o temido Mercúrio Retrógrado se findou. Este evento astrológico é conhecido por uma ilusão de ótica que faz parecer que o primeiro planeta do Sistema Solar está andando para trás. Energeticamente, Mercúrio responde pela nossa habilidade de comunicação e, quando faz este movimento de retrogradação, deixa nossa comunicação mais truncada. Como dizia Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. E durante o Mercúrio retrógrado, a gente mais se trumbica do que se comunica. O período de 21/04 a 15/05 em que o planeta caminhou pra trás, foi marcado por muitas poeiras que a gente deixou debaixo do tapete e vieram à tona. Tudo aquilo que não queríamos olhar voltou pra gente fazer aquela faxina geral. E agora o planeta vermelho retornou ao seu movimento normal e, a nossa comunicação, voltou a ficar mais clara em todos os aspectos da vida. Alguém do seu passado te procurou neste período? Pois é, influência de Mercúrio!

 

O segundo evento importante acontecendo nos próximos dias é a chegada do Sol em Gêmeos, que ocorrerá neste domingo (21/05). A energia desta super estrela vai entrar na frequência geminiana, que traz consigo muitas ideias, renovações, possibilidades, paixões, amizades e todo o turbilhão deste signo que é pautado pelo elemento ar, ou seja, não fica parado nunca. O planeta da comunicação (Mercúrio) voltando a caminhar pra frente e o Sol se encontrando com o signo mais comunicativo do zodíaco (Gêmeos), vão dar a você a energia necessária para manifestar aquilo que sente, botar pra fora as coisas entaladas, ser honesto com seus valores e pensar um pouquinho mais em si mesmo(a).

 

Tudo isso a gente só manifesta na medida em que resgatamos nosso senso de autorresponsabilidade e, finalmente, chegamos na ideia central que apresentou o texto de hoje. Pra desenvolver esta habilidade, precisamos aumentar nossa percepção e consciência.

Quanto das dores emocionais das quais você se queixa, tem reflexo direto com a sua postura, com a maneira como você se coloca diante dos outros? Esta reflexão vale para qualquer área. Você vive um relacionamento tóxico, por exemplo? Já não está na hora de se impor, estabelecer limites nesta relação ou até mesmo buscar apoio para se desvencilhar dela? Qualquer que seja o passo a ser dado, é preciso refletir sobre suas ações, decisões e comportamentos. Avalie profundamente sobre a necessidade de ajustar sua conduta, traga pra si a responsabilidade de ser feliz. Isso só será possível, na medida em que você caminha com integridade aos seus valores e, defini-los,  é fruto de muita reflexão interna. Reconheça quais são suas maiores qualidades e acolha os pontos baixos que você precisa fortalecer.

 

Delegar sua saúde mental e bem-estar para os outros é abrir mão de você mesmo(a). Seu chefe não é responsável pelo seu sucesso profissional. Você é. Você tem que ser dono(a) da sua carreira. De forma análoga, seu companheiro não veio ao mundo com a obrigação fundamental de te fazer feliz. Essa questão também depende de você. Um relacionamento existe para transbordar no outro a felicidade e o amor que já existem em mim, buscando equilíbrio no movimento de dar e receber. Quando colocamos no outro toda a responsabilidade por nos fazer feliz, podemos nos frustrar a ponto de desenvolver quadros de ansiedade ou até depressão, nos casos em que perdemos o eixo de nós mesmos.

 

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology** investigou a relação entre a autorresponsabilidade e o bem-estar psicológico. Os resultados mostraram que indivíduos que assumem a responsabilidade por suas ações e comportamentos tendem a experimentar maior satisfação com a vida, níveis mais baixos de estresse e maior senso de propósito e significado em seu dia-a-dia.

 

Se esta mudança de postura faz sentido pra você, assuma, a partir de agora, o compromisso de viver em integridade com aquilo que sente. Dizer sim para tudo que as pessoas te pedem a todo momento, na maior parte dos casos, significa dizer não pra si mesmo e para seus limites. Reflita sobre o que deve mudar, extraia do seu passado as lições que seus erros tentaram te trazer e assuma as consequências dos seus atos. Ninguém que planta banana, vai comer maçã. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

 

Assumir a responsabilidade pelas consequências de suas ações, sejam elas positivas ou negativas, fortalece sua autorresponsabilidade e permite que você cresça e se desenvolva. Este processo de evolução espiritual e consciencial deve ser contínuo, ao longo de toda a nossa passagem na Terra. Busque fortalecer sua mente para que ela seja sua maior aliada nesta jornada. E não há prática melhor para a higienização mental do que a meditação. Te convido a fazer nossa meditação energética na próxima terça-feira, às 21h, numa experiência gratuita e online em meu instagram @viaenergia . Aproveite enquanto esta energia da comunicação está vibrando em sua potência máxima, para que você possa parar de se trumbicar.

 

 

*Raphael Valente é terapeuta holístico, reikiano, radiestesista e especialista em práticas integrativas para equilíbrio mental, emocional, espiritual e energético. Após descobrir um câncer em 2016, Raphael foi buscar respostas na cultura oriental e, em 2019, fundou seu espaço terapêutico Via Energia, onde conduz diversas práticas energéticas, tendo atendido mais de 3 mil assistidos como terapeuta e oferecendo meditações gratuitas ao vivo em seu Instagram @viaenergia, por onde já passaram mais de 100 mil pessoas.

 

** Referência: Elliot, A.J., & Church, M.A. (1997). A hierarchical model of approach and avoidance achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, 72(1), 218-232.

A Ferreira Costa lança a Campanha Varal Solidário


O Home Center está recebendo roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias em bom estado para doação a Instituições de caridade.    

O frio já começa a bater e muitas famílias estão precisando de roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias para enfrentar esses meses de temperaturas mais baixas.  

O intuito do Grupo Ferreira Costa é fazer a diferença na vida dessas famílias na época do inverno. 

Para doar, o Home Center disponibilizou na frente de todas as suas lojas, pontos de coleta durante o horário de funcionamento, e qualquer pessoa pode contribuir, contanto que as roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias estejam em bom uso.  

A ação acontece até o dia 31 e as doações arrecadadas serão distribuídas em 04 instituições de caridade distribuídas nas comunidades onde a Ferreira Costa atua. 

Destino das doações: 

Garanhuns: Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Garanhuns  

Recife – Imbiribeira e Tamarineira: Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Garanhuns 

Caruaru: Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Garanhuns 

Salvador: Ceifar – Centro de Integração Familiar 

Aracaju: Associação dos Moradores e Amigos do Conjunto Santa Tereza 

João Pessoa: Associação de amigos contra a fome e a pobreza – AACFP 

Esse é o momento ideal para separar algumas coisas do armário que não estão em uso, mas que farão diferença na vida de outras pessoas. 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil

Filho de Genival Lacerda lança álbum em homenagem ao pai


Após dois anos da morte de Genival Lacerda, que faleceu em 2021, o filho do cantor, João Lacerda, lançou o projeto "João Canta Genival", a fim de levar o legado de seu pai para as outras gerações. No álbum recém-lançado, o caçula, que também é artista, canta composições do pai ao lado de outros cantores.  

João Canta Genival tem as participações de Targino Gondim em “Quem Dera”, de Nando Cordel e Genival Lacerda; Flávio Leandro em “Tô Te Amando Neném” de Cecílio Nena e Genival Lacerda; Adelmário Coelho  em “Paraíba Apaixonado”,  de  Genival e Cecília Nena; o gogó de ouro do axé, Ninha da Bahia  em “Caldinho de Mocotó”, de Cecílio Nena, Genival Lacerda e Nicéas Drumont;  Silvério Pessoa participa no Pot-pourri “O Gosto da Bicada/Que Malandro Você É?” de Elino Julião e Genival Lacerda; Assisão também homenageia seu Vavá em “Toque Arrasta-pé” de João Silva e Genival Lacerda; o cearense Waldonys  em “O Rock do Jegue”, música de Bráulio de Castro  e Célio Roberto; o Pai da Axé Music, Luiz Caldas em “O  Chevete da Menina” de Durval Vieira; “Mate o Véio, Mate!” de João Gonçalves e Genival Lacerda tem a participação de Sandro Becker; Jorge de Altinho em “Quero estar com Você”, composição do João Silva e Genival Lacerda e Fabio Carneirinho em “Galeguim dos Zói Azul”, de Genival Lacerda e João Gonçalves. Ao todo, são 12 sucessos. O CD completo já está disponível em todas as plataformas digitais.

 “A obra do pai, deste saudoso paraibano, merece ser revisitada. As novas gerações precisam conhecer a importância de Seu Vavá para a  música nordestina”, destaca João Lacerda. As canções ganharam novos arranjos sob a batuta do músico e produtor pernambucano Kiko Faria, que também fez a direção musical. Para João, o trabalho do Kiko Farias respeitou a força e a essência das versões originais cantadas por seu pai. “Genival já nos deixou ficando um grande legado. Como filho, que cresci acompanhado os passos do meu pai , ao mesmo tempo, me inserindo no cenário da música, encaro com orgulho a tarefa de manter vivo o legado do Rei da Muganga”, completa.

Educação financeira será debatida em escolas públicas e ONG

“Vamos falar sobre grana?” e “Como aumentar a sua renda?” são os temas que integram o convite feito pela Sicredi Recife aos alunos, professores e mulheres de escolas e de  ONG da região metropolitana do Recife. A iniciativa faz parte da 10ª Semana Nacional de Educação Financeira e tem como tema central “Resiliência Financeira”. As ações acontecerão no período de 15 a 22 de maio com a realização de bate-papos com especialista sobre dicas de organização financeira e o uso consciente do dinheiro.

A programação da semana conta com a realização de um encontro com as mães de crianças atendidas pelo Movimento Pró-Criança, que participam das oficinas de bijuterias no Projeto Mão de Mães. Uma equipe da Sicredi Recife realizará um bate-papo sobre finanças, por meio do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, a fim de potencializar as vendas dos produtos delas e, assim, aumentar a renda da família, gerando impacto positivo na comunidade. A iniciativa acontecerá no dia 17.05, às 14h, no auditório do Projeto, no bairro dos Coelhos.

Seguindo as atividades da semana, serão desenvolvidos ainda dois bate-papos sobre educação financeira em escolas. O primeiro, com alunos e professores do Sesi Paulista, no dia 18 de maio, incentivado pelo Comitê Mulher da Sicredi Recife. “Vamos levar um especialista que abordará sobre o manejo correto com o dinheiro, e também os diferenciais do cooperativismo –  um modelo de negócio que, mesmo com as dificuldades enfrentadas por muitas empresas durante a pandemia, continuou em crescimento”, registrou Eliana Victorio, Coordenadora do Comitê.

Já o segundo bate-papo acontecerá com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Referência Padre Nércio, na Linha do Tiro, no dia 22 de maio, que também abordará o uso correto do dinheiro e como se organizar financeiramente.  Ainda dentro da programação, os colaboradores da Sicredi Recife também terão a oportunidade de participar das atividades por meio de uma apresentação on-line no dia 16, quando será abordado sobre reorganização financeira. 

O objetivo da Semana Nacional de Educação Financeira é conscientizar as pessoas sobre o tema e a importância da organização de suas finanças, como também ajudar aos indivíduos em suas escolhas financeiras que impactam diretamente na vida de cada um e de sua família.  “A educação financeira faz parte do cooperativismo, pois está diretamente ligado à geração de benefícios para a comunidade como um todo. Além disso, orientar os associados e a população em geral quanto ao uso consciente do dinheiro pode contribuir para a qualidade de vida e promover o desenvolvimento local”, ressaltou Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife.

Além de toda a programação presencial, o Sicredi fará a apresentação da websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão” em formato digital nas redes sociais da instituição.

Serviço:

Bate Papo com mães do Movimento Pró-Criança sobre como potencializar vendas e gerar mais renda, com o tema "Aumentando sua Renda"

Público alvo: Mães do Movimento Pró Criança

Local: auditório do Movimento Pró-Criança

Endereço: Rua dos Coelhos, 317 - Coelhos

Dia: 17.05

Hora: 14h

 

Bate Papo educação financeira com tema "Vamos falar sobre Grana?"

Público alvo: alunos e professores do Sesc Paulista

Local: Sesc Paulista

Endereço: Av. Lindolfo Collor, 2800 - Artur Lundgren I, Paulista 

Dia: 18.05

Hora:  11h e as 13h30

 

Bate Papo educação financeira com tema "Vamos falar sobre Grana?"

Público alvo: alunos do ensino médio

Local:   Escola de Referência Padre Nércio

Endereço: Rua Uriel de Holanda, s/n – Linha do Tiro

Dia: 18.05

Hora: 9h 

Polo Caruaru vai funcionar durante o feriado de aniversário de Caruaru


Na próxima quinta-feira (18), feriado de Aniversário de Caruaru, o Polo Caruaru vai funcionar em horário normal, de 9h às 18h. E para animar o feriado, será realizada mais uma edição do Música na Praça com Elias Guinho (foto). O show vai acontecer das 12h às 15h na praça de alimentação do Centro de Compras e Lazer. A ocasião é uma ótima oportunidade para se divertir e aproveitar as mais de 200 lojas que estão com novidades de looks e acessórios para a próxima estação. O Centro de Compras e Lazer também dispõe de uma estrutura com praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes. 

Além disso, o Polo Caruaru também está com carrinho e triciclos elétricos, pista de kart para crianças e adultos, Cinema 6D, feira cultural e muito mais para a família se divertir durante o feriado. Para os papais não ficarem de fora do lazer, o Polo conta com um espaço Boomerangue para que eles aproveitem para fazer compras, enquanto a criançada se diverte. 


*Serviço*
_Polo Caruaru vai funcionar durante o feriado de Aniversário de Caruaru_
Data: 18 de maio
Hora: 9h às 18h

Prefeito de Goiana participa de visita à Hemobrás com as ministras da Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação

 


O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, acompanhou nessa segunda-feira (15) a primeira visita da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, junto com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), localizada no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Durante o evento, foi ministrada uma palestra sobre a importância da Hemobrás no desenvolvimento de medicamentos hemoderivados para o país. Além disso, foi realizada uma visita guiada pelas instalações da fábrica e pela obra de ampliação. "A Hemobrás é uma empresa de importância nacional, fico honrado de participar dessa visita e gostaria de reafirmar a importância da mesma para o nosso município", declarou o prefeito, Eduardo Honório.

Também participaram do evento a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o presidente e diretor de Desenvolvimento Industrial da Hemobrás, Antônio Edson, e a diretora de Administração e Finanças da Hemobrás, Luciana Silveira, além de autoridades regionais e locais.





Caruaru vivencia 21ª Semana Nacional dos Museus


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, deu início na última segunda-feira, 15, a Semana Nacional de Museus, que segue até a próxima sexta-feira, 19.

Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, esta é 21ª edição do evento, que percorre todo o brasil e, em Caruaru, uma grade de programação foi o montada, com diversas atividades para todo o público visitante.

A programação acontece sempre das 8h às 17h, horário habitual dos museus.

*Confira a programação em Caruaru:*


*Memorial da Cidade de Caruaru - Rua Duque de Caxias, 1000, Centro*
VISITA MEDIADA - Visita mediada a fim de conhecer um pouco mais sobre a história de Caruaru/PE.
EXPOSIÇÃO - Exposição “Retratos de Caruaru”.


*Museu do Cordel Olegário Fernandes - Parque 18 de Maio - Feira de Caruaru*
VISITA MEDIADA - Visita guiada com a finalidade de aprender um pouco mais sobre a literatura de cordel.
OFICINA - Oficina sobre xilogravura /linogravura, com diálogo sobre a importância da Literatura de Cordel.


*Casa-Museu Mestre Vitalino - Rua Mestre Vitalino, s/n - Alto do Moura*
VISITA MEDIADA - Visita mediada a fim de conhecer um pouco mais da residência onde o Mestre Vitalino viveu seus últimos anos de vida.


*Memorial Mestre Galdino - Rua São Sebastião, 117 - Alto do Moura*
VISITA MEDIADA - Visita mediada com o intuito de conhecer um pouco mais da arte surrealista do Mestre Galdino.
OFICINA - Oficina de barro

Instituição de ensino superior no Recife arrecada potes para armazenamento de leite materno


Em alusão ao Dia Mundial de Doação do Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o Centro Universitário Estácio Recife está realizando a campanha “Alimente uma Vida”, para arrecadação de potes para armazenamento de leite materno. Qualquer pessoa pode fazer a doação e os potes arrecadados serão entregues ao Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, localizada no bairro de Afogados.

Os potes, que devem ser necessariamente de vidro com tampa de plástico rosqueável (recomenda-se o pote de café solúvel ou algum do mesmo modelo), devem ser entregues no campus da Estácio localizado na Av. Abdias de Carvalho, no bairro da Madalena, em atenção à coordenação do curso de Nutrição, durante o horário comercial.

Movimentos por moradia protestam pelo Brasil

DIA 16 DE MAIO O BRASIL VAI PARAR!

No dia 16 de maio haverá pontos de bloqueio em rodovias e estradas do nosso País através de intervenções promovidas pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) em defesa de JUROS BAIXOS JÁ, E MAIS RECURSOS PARA MORADIA e PARTICIPAÇÃO POPULARES.

O Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM e a Organização e Luta dos Movimentos Populares de Pernambuco, através da Jornada Nacional de Luta por Moradia, querem chamar a atenção do governos estadual e federal para implementação do projeto Minha Casa, Minha Vida III; bem protestar contra a política de juros altos do Banco Central,que hoje impede o  desenvolvimento e crescimento do País, das mais diferentes  cadeias produtivas. 

Os movimentos também lutam por mais saúde, educação, transporte público, geração de empregos  e renda, além de saneamento básico e principalmente mais recursos para a moradia popular. Estão programandas atividades nas cidades do Paulista, Olinda, Recife, Arcoverde, entre outras cidades.