sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Sistema Tabocas-Piaca reforça abastecimento de Belo Jardim

A Compesa está realizando os últimos ajustes para iniciar, ainda neste mês, a fase de testes do novo sistema Tabocas-Piaca, concebido para preservar a Barragem do Bitury e reforçar o abastecimento de Belo Jardim, no Agreste do Estado. Uma nova estação elevatória (unidade de bombeamento) foi construída e equipada com dois conjuntos de motor-bomba mais potentes, cada um com capacidade de bombear 40 litros de água, por segundo. A nova estação de bombeamento Tabocas-Piaca foi construída para aproveitar a água da barragem de Tabocas. Com a iniciativa, uma ação do Governo Paulo Câmara, a Compesa terá condições de garantir o fornecimento de água pela rede de distribuição até maio do próximo ano, seguindo o mesmo calendário atual. A medida também vai prolongar a água existente na Barragem do Bitury.

No momento, segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Celpe está atuando nos últimos detalhes para energizar os novos equipamentos. “Resolvida a parte elétrica, entraremos na fase de testes”, explica o diretor. Ele adianta que os técnicos da companhia estão trabalhando com a possibilidade de iniciar os testes a partir da segunda quinzena de dezembro. “Porém, não há como estimar uma data precisa para que a água comece a chegar nas torneiras de Belo Jardim. Tudo depende do comportamento da nova adutora, construída especificamente para esse fim”, revelou.

Além da construção da estação de bombeamento, instalada próximo à antiga unidade e à Barragem Tabocas-Piaca, a Compesa implantou seis quilômetros de adutora. Para viabilizar essas ações, o governador Paulo Câmara autorizou um investimento de R$ 1, 2 milhão. Outros projetos já foram pensados para melhorar o abastecimento de água de Belo Jardim: a Adutora do Moxotó, em execução e que funcionará como alternativa para antecipar o uso de parte da Adutora do Agreste, outro grande empreendimento que garantirá a sustentabilidade hídrica de Belo Jardim e de mais 67 cidades do interior de Pernambuco.


Imprensa Compesa

Declaração da vacina contra a febre aftosa termina dia 15

O período para vacinar os bovinos e bubalinos contra a febre aftosa encerrou no último dia 30, mas o prazo final para declarar a vacina vai até 15 de dezembro. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) espera que mais de 17 mil produtores compareçam aos escritórios da Adagro para regularizar sua situação cadastral. Para declarar o rebanho é preciso levar a nota fiscal da vacina e o CPF.

Nesta etapa, apenas os animais com até 02 anos de idade deveriam ser vacinados, mas a declaração deve ser de todo o rebanho, especificando a idade e o sexo dos animais. O produtor que perder o prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 60,00, não pode retirar a Guia de Transito Animal (GTA), terá a propriedade interditada e não poderá participar das linhas de crédito do governo, como por exemplo, a compra do milho na Conab e receber empréstimos do Banco do Nordeste.

A Adagro alerta que apesar de nessa etapa apenas os animais mais novos serem vacinados, na próxima etapa da campanha contra febre aftosa que acontecerá em maio de 2018 todo o rebanho deverá ser vacinado, independente da idade.

Imprensa Adagro PE

Visita técnica ao Conecta SUS

A Secretária Executiva da Atenção Especializada, Regulação e Farmácia, Dra Ana Ávila, juntamente com a Gerente da Atenção Básica, Lílian Leite, estiveram em Goiás realizando uma visita técnica ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS). 

A equipe foi recepcionada pelo Superintendente de Políticas de Atenção Integral a Saúde, Evanilde Gomides, pelo Subsecretário Dr. Deusdete Vaz e técnicos do Conecta SUS. As representantes de Caruaru foram conhecer o processo de planificação que o Governo de Goiás está fazendo através do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e os municípios, que é um processo que está contribuindo para a política de fortalecimento e qualificação da atenção básica.

Elas visitaram três municípios do estado de Goiás, em busca de observar de perto a execução da planificação para poder melhorar ainda mais o acesso em Caruaru


Secretaria de Saúde de Caruaru

Rita Guedes grava cenas como Madalena para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A atriz Rita Guedes, que dará vida à Madalena no espetáculo da Paixão de Cristo, teve o primeiro contato com seu personagem esta semana na cidade-teatro de Nova Jerusalém, agreste pernambucano. Ela foi participar das gravações dos filmes promocionais da próxima temporada, que acontecerá de 24 a 31 de março de 2018.

Para a artista, participar da encenação será uma realização importante em sua carreira. “Estava morando nos Estados Unidos há 10 anos e vim ao Brasil para lançar um filme. Foi quando recebi o convite. Fiquei muito emocionada, pois acompanhava o espetáculo de longe, pelas matérias que saiam na mídia, e via meus amigos em cena. Quando peguei o texto, fiquei muito arrepiada. Madalena é um personagem forte e muito humano” pontuou.

“Se, para os homens, pecar naquela época já era algo fora do comum, imagine para uma mulher. Era dez vezes pior. Me coloquei muito no lugar da Madalena, porque quem nunca errou ou pecou? Somos humanos e vamos cometer esses erros por toda vida. Cabe a nós evoluir e melhorar a cada dia”, finalizou.

Rita chegou na terça-feira, dia 5, e tirou a tarde para circular pelos cenários e correr um pouco para manter a malhação em dia. Na manhã seguinte, ela fez prova de figurino. À tarde e à noite participou das gravações das cenas dos filmes promocionais da Paixão de Cristo.

HEINEKEN Brasil abre inscrições para o programa de estágio 2018

A HEINEKEN Brasil, uma das maiores companhias de bebidas do País, acaba de abrir as inscrições para o seu programa de estágio 2018. Em sua segunda edição, estudantes que estejam no antepenúltimo ou penúltimo ano letivo de diversos cursos podem participar do processo seletivo, desde que preencham os pré-requisitos das vagas. Os interessados devem se cadastrar no site da 99 Jobs, até 22 de janeiro de 2018, quando encerram as inscrições.

Com operação em vários estados, a empresa possui vagas para Recife (PE), Igarassu (PE), São Paulo (SP), Itu (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Benevides (PA), Caxias (MA) e Igrejinha (RS). Entre as áreas de atuação estão Marketing, Assuntos Corporativos, Recursos Humanos, Produção e Logística, Finanças e Vendas. Todos os participantes precisam ter inglês avançado e devem estar alinhados com os valores e princípios da companhia, que incluem: paixão pela qualidade, divertimento para a vida, além de respeito pelas pessoas e pelo planeta.

“A HEINEKEN é uma companhia empregadora que busca constantemente os melhores talentos do mercado, e que compartilhem dos nossos valores. Enquanto empresa aspiracional para diversos jovens profissionais, buscamos universitários que queiram inovar e crescer junto com a companhia e tenham vontade de fazer parte de um processo de constante transformação e crescimento.”, afirma Renata Labruna, diretora de RH da HEINEKEN Brasil. 

Entre os perfis buscados pela companhia estão jovens engajados, comunicativos, inquietos e que queiram contribuir com esse novo capítulo na história da empresa. É importante que os candidatos possuam afinidade com o universo das bebidas e queiram “arregaçar as mangas”. Atualmente a empresa possui mais de 25 marcas em seu portfólio, entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como cervejas Heineken, Eisenbahn, Baden Baden, Amstel, Devassa, refrigerante Itubaína, Água Schin, entre outras.

Ao todo, o processo de seleção será composto por quatro etapas, que incluem testes online, dinâmicas em grupo e entrevistas individuais e com os gestores das áreas. Com início no começo de 2018 e duração de no máximo dois anos, o programa oferece aos candidatos aprovados no processo benefícios como bolsa-auxílio, vale-alimentação, vale-transporte ou fretado, plano de saúde, seguro de vida e vale-cerveja.


Cirurgia plástica, só com especialista

O dia 7 de dezembro é o dia escolhido para homenagear os cirurgiões plásticos de todo país. Entretanto, o dia também serve como um alerta para a necessidade de pesquisar sobre o profissional que fará a cirurgia. No Brasil, existem muitos casos de pessoas que realizam procedimentos sem estarem habilitados, gerando resultados insatisfatórios que podem causar danos irreparáveis, tanto para a estética, quanto para a saúde.

Dr. Paulo Hypacio, especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Associação Médica Brasileira, lembra que a pessoa que deseja passar por qualquer tipo de procedimento relacionado à cirurgia plástica deve pesquisar o nome do especialista no portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica www.cirurgiaplastica.org.br, para ter certeza que o profissional está autorizado a realizar a cirurgia.

“O paciente também pode consultar no site do Conselho Federal de Medicina, portal.cfm.org.br. É muito importante que o médico esteja registrado, já que os cirurgiões plásticos precisam seguir um conjunto de normas e condutas para manter o título de especialista”, destaca o cirurgião.

Para um médico obter o cadastro pela Sociedade, ele precisa de 11 anos de muito estudo, sendo 6 de formação acadêmica, 2 em cirurgia geral e mais 3 anos com residência em cirurgia plástica. Depois disso, ainda é necessário realizar exames escritos, orais e avaliação curricular para ter o título de especialista e assim receber o certificado pela SBCP.

“No mundo todo, profissionais sem a devida formação técnica vem se aproveitando da expansão no mercado da beleza para se inserirem nesse segmento. Buscando lucro fácil, tais profissionais colocam a segurança dos pacientes em risco, realizando procedimentos nos quais não se encontram aptos para realizarem”, revelou Paulo Hypacio.


Pernambucano participa da montagem do novo filme Star Wars

Um pernambucano, de Vitória de Santo Antão, participou da montagem do próximo filme da franquia Star Wars. Aos 36 anos, Nestor Costa é Diretor Técnico de Efeitos Especiais e precisou trocar o Brasil pelo Canadá para atuar na área. Foi com a esposa, Bárbara, em busca do sonho de trabalhar com cinema.

A paixão pela sétima arte foi despertada em 1993, ao assistir Jurassic Park. “Foi quando eu tive a certeza que queria trabalhar com filmes. Então terminei o colégio e como ainda não tinha uma universidade pra cinema no Recife eu fiz computação”.

A decisão por sair do Brasil veio com a constatação da falta de mercado na capital pernambucana. “A área gráfica me atraia e ao fazer um curso de cinema, logo no primeiro período vi que não teria onde trabalhar em recife, então decidir sair dos pais”. Hoje radicado em Montreal, leste do Canadá, precisou aprender o francês para cursar Bacharelado em Fine Arts, na L' Universite de Quebec – a única com curso de 3-D.

Ainda na faculdade conseguiu o primeiro emprego numa empresa inglesa de efeitos visuais, chamada Framestore, que tem um escritório em Montreal. Depois passou para a Cinesite Studios, onde trabalhou por três anos até precisar de mudar para Oeste do Canadá. Ficou de abril a julhsoo deste ano na Industrial Light and Magic, onde participou do time que produziu os efeitos especiais do oitavo episódio de Star Wars.

“Em atuei como Diretor Técnico de Efeitos Especiais, um ramo que exige bastante da parte gráfica, mas também de muita programação. Sem dúvida é a parte mais complexa da pós-produção”, explica Costa.

Os pernambucanos que forem aos cinemas a partir do dia 14 vão poder se orgulhar ao ver as muitas cenas com fogo e também ao verem que a criação artística das turbinas das naves foram efeitos de computador criados por uma pessoa da terra.Não é só Star Wars – O nome de Nestor Costa já subiu nos créditos finais de pelo menos 15 filmes de circulação mundial, entre eles Robocop (2014), Independence Day: o ressurgimento (2016), Peter Pan (2015) e ‘No limite do amanha’ (Edge of Tomorrow - 2014), estrelado por Tom Cruise.


Com informações do jornalista Luís Boaventura

Jornada Científica reúne grandes nomes para debater sobre HIV e AIDS

Foi realizada, na última quinta-feira (07), a III Jornada Científica do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento está dentro da programação do Dezembro Vermelho promovido pela Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites virais.

A Jornada Científica teve como convidados o professor reconhecido internacionalmente pela área de genética, Sérgio Crovella (foto); a médica especialista em Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS na Mulher, Luiza Menezes; a médica preceptora do Hospital Universitário Oswaldo Cruz no ambulatório de Infectologia/AIDS pediátrico (DIP-Infantil), da Universidade de Pernambuco, Regina Coeli e a coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites virais e infectologista do SAE/Caruaru, Eline Gomes.

O evento começou com uma conferência sobre “As perspectivas da Cura da AIDS à luz da ciência”, com Dr Sérgio Crovella; seguido pelos temas: Tratamento da criança: da exposição ao manejo clínico; Transmissão vertical: quais as mudanças do novo PCDT; Tratamento da infecção no adulto; As pesquisas em cura para HIV/AIDS; A perspectiva de quem vive com o problema, entre outros. A jornada seguiu até às 18h e foi voltada para profissionais e estudantes da área de saúde.

A programação do Dezembro Vermelho segue até o dia 22 de dezembro com palestras educativas; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; treinamento das equipes de enfermagem e medicina, das Urgências e Emergências; atividades que busquem melhorar a qualidade de vida, como aulas de dança; entre outros. No dia 18 de dezembro, as pessoas que estiverem circulando pelo Marco Zero de Caruaru terão a possibilidade de realizar o teste rápido na Unidade Móvel (ônibus). Este ano, o horário de atendimento será das 10h30 às 15h30. E a testagem é totalmente gratuita.

Secretaria de Saúde de Caruaru

Compesa e Celpe celebram convênio para assinatura digital de contratos

Cerca de 32 mil páginas de papel por ano deixarão de ser impressas pela Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa, graças a um convênio de assinatura eletrônica de contratos firmado entre a estatal e a Companhia Energética de Pernambuco-Celpe apenas com os 1.100 contratos de alta tensão vigentes. Esse número aumenta se incluir as impressões de aditivos mensais ou novos acordos. Além de possibilitar uma redução significativa no uso de papel – uma postura mais adequada à política socioambiental adotada pela Compesa – com a iniciativa, a expectativa é que os trâmites relativos aos contratos entre as duas empresas ocorram com mais agilidade e segurança. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (6),no bairro de Santo Amaro, Recife, pelo diretor de Gestão Corporativa, Décio Padilha e pela diretora Regional Metropolitana, Simone Albuquerque, ambos pela Compesa e pelo superintendente de Relacionamento com Clientes da Celpe, Luis Jorge Lira Neto.

A Compesa é o maior cliente da Celpe. Por mês, a companhia gasta R$ 16 milhões com a conta de energia, valor que corresponde ao consumo de 40 milhões kilowatt/hora em 1.600 unidades consumidoras de energia da companhia, como as estações elevatórias de água (unidades de bombeamento) e dos grandes prédios administrativos. “Estamos abandonando o papel para entrar na era eletrônica, que além de mais racional, também nos proporciona uma otimização do tempo e ainda oferece mais segurança”, observa o diretor de Gestão Corporativa da Compesa, Décio Padilha.

A partir de agora, todos esses contratos serão colocados no formato digital para, posteriormente, serem disponibilizados na plataforma da Celpe. “Nós conseguimos instituir uma plataforma eletrônica para todos os nossos clientes. E agora para a Compesa, que é a nossa maior parceira, teremos esses contratos assinados de forma muito rápida. Os documentos ficarão guardados em pastas digitais específicas, melhorando a disponibilidade e também a integridade desses contratos, a um custo muito baixo, de R$ 300 por ano”, explica o superintendente da Celpe, Luis Jorge Lira Neto.

De acordo com Décio Padilha, a intenção é estender o processo de assinatura eletrônica também para os mais de 700 contratos firmados pela Compesa, “Esse passo foi muito importante e nos apresentou uma grande oportunidade. Trata-se de um investimento muito pequeno para que a gente possa adotar essa mesma metodologia em outros contratos”, informou.

Imprensa Compesa

Tonico Pereira grava cenas no papel do sacerdote que condena Jesus

O artista Tonico Pereira, que fará o papel do sacerdote Anás na Paixão de Cristo de Nove Jerusalém em 2018, participou da gravação de cenas dos filmes promocionais do espetáculo juntamente com os atores pernambucanos Ricardo Mourão (sacerdote Caifás) e José Barbosa (Judas).

As cenas, realizadas na noite de terça-feira, mostram o momento em que o apóstolo de Jesus entra em acordo com os líderes religiosos para trair o seu mestre Jesus por 30 moedas. As filmagens estão sendo realizadas na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 160 km do Recife (PE) e terminam no próximo sábado.

Também estão participando das gravações o ator global Renato Góes (Jesus),Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Nicole Bahls (Herodíades), Fabiana Pirro (Maria) e Rita Guedes (Madalena).

Companhias de Saneamento do Brasil debatem responsabilidade socioambiental

Nenhuma empresa pública ou privada pode fugir hoje dos valores da sustentabilidade. Baseada nessa premissa, a Compesa e a Sanepar, as companhias de saneamento de Pernambuco e do Paraná, respectivamente, decidiram promover o I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento, um marco para o setor. O encontro teve início na terça-feira (5) à noite, no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, no bairro de Santo Amaro, Recife, com a participação de mais de 180 representantes de 15 companhias brasileiras que têm o desafio de discutir diferentes práticas de responsabilidade social, os desafios da área e as metodologias socioambientais aplicadas nos serviços, investimentos e obras de água e esgoto no país.

Na abertura do Seminário, o presidente da Compesa e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Roberto Tavares, disse que as companhias precisam discutir suas experiências de educação e responsabilidade socioambiental para que possam se tornar pauta no Congresso e colaborar para posicionar o saneamento como uma prioridade no país. “Estamos aqui numa cruzada. Precisamos nos tornar agentes ativos do saneamento nas nossas casas e nos nossos relacionamentos, falar bem das nossas ações e nos comunicar melhor, valorizando a responsabilidade social”, defendeu Tavares. “Nos últimos anos, começou a nascer um novo protagonismo no saneamento, que é realizar as obras olhando para quem vai ser beneficiado por essas ações, que é a população. Nossa intenção é sair desse debate com diretrizes nas dimensões social e ambiental para o setor”, observa o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

A sustentabilidade tornou-se uma vantagem competitiva de mercado, garantindo a redução de riscos operacionais e custos de financiamentos, por exemplo, como apresentou o jornalista Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável e criador da Plataforma Liderança Sustentável, durante sua palestra “Cenários e Tendências da Gestão de Sustentabilidade nas Empresas”. “A empresa precisa olhar para a sustentabilidade a partir dos próprios impactos negativos de suas atividades, buscando reduzi-los, compensá-los ou eliminá-los completamente”, esclarece Voltolini, lembrando que hoje, para se tomar empréstimos com bancos, como o BNDES, são exigidas contrapartidas socioambientais.

Na quarta-feira (6), a programação do Seminário contou com palestras do ambientalista e consultor em mobilização social e arte educação do Programa COM+Água do Ministério das Cidades, Rodolfo Cascão, e da socióloga Andréa Santini Henriques, pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro – e gestora do Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social. O presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes), o engenheiro Roberval Tavares, atual Superintendente da Sabesp, vai apresentar a experiência com soluções de saneamento em áreas de alta vulnerabilidade social na Região Metropolitana de São Paulo. O evento foi encerrado na quinta-feira (7) com a elaboração da Carta da Responsabilidade Social no contexto da política do saneamento.


Imprensa Compesa

Senhora de Engenho em cartaz nesta segunda (11)

Nesta segunda (11), dentro da XVIII Mostra de Artes Cênicas A Porta Aberta, vai ter o espetáculo Senhora de Engenho – Entre a Cruz e a Torá, convidado para se apresentar na abertura do projeto na Escola de Arte João Pernambuco no bairro da Várzea.

O nome da iniciativa “A Porta Aberta” foi inspirado por professores da Escola de Arte João Pernambuco e também por Peter Brook, diretor e dramaturgo inglês que escreveu o livro “A Porta Aberta – reflexões sobre a interpretação e o teatro”.

O texto de Senhora de Engenho é baseado na história real, quase lendária, da portuguesa Branca Dias, e da sua luta para se manter fiel a sua fé judaica, enfrentando tanto a santa inquisição em Portugal, o que lhe rendeu uma passagem pelo cárcere, devido ao preconceito e à intolerância.

Fugida de Portugal, Branca e seus filhos encontram abrigo em Pernambuco, no Brasil colônia, em 1550. Em meio a conflitos familiares, Branca Dias torna-se a primeira mulher a dar aulas, e a assumir o comando do Engenho Camaragibe. Durante a encenação Leonardo Ramos fará a interpretação na Linguagem Brasileira de Sinais - Libras, e também haverá palestra/debate com a historiadora e doutoranda em Judaísmo Suzana Veiga. 

A peça Senhora de Engenho, participou de vários projetos e já viajou pro Chile, Rio de Janeiro, Caicó/Rio Grande do Norte e Interiores de Pernambuco. Participou do VIII Festival Internacional de Teatro do Chile, Janeiro de Grandes Espetáculos/Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, I Festival de Teatro Hermilo Borba Filho/ Palmares-PE, Todos Verão Teatro, Festival de Teatro de Igarassu, Festival de Teatro de Olinda e o Festival de Teatro do Sertão do Pajeú, entre outros.

FICHA TÉCNICA:
Realização/Produção: Patrícia Assunção
Produtor Executivo: Juvino Agner
Produção Cultural: Companhia Popular de Teatro de Camaragibe
Texto: Miriam Halfim
Encenação, Programação Visual e Seleção Musical: Emanuel David D’Lucard
Assistente de Encenação e Operadora de som: Fabiana de Souza
Palestrante e Debatedora: Dra. Suzana Veiga
Direção de Arte: Lupércio Kallabar e Bernardo Junior
Partitura Corporal: Anderson Henry
Divulgação: Pedro Dias
Interprete de Libras: Leonardo Ramos
Contra-Regras: Edson Rodrigues e Naldinho Alves
Assessoria e Consultoria Histórica e Religiosa: Tânia Kauffmann
Figurino, Pesquisa e Execução: Francis de Souza
Designer de Luz: João Paulo e Geraldo Cosmo
Confecção do Cenário e adereços: Bernardo Junior
Operador de Luz: João Paulo
Fotografia: Pedro Portugal, Francis Silva, Carlos Kamara
Filmagem/Edição: Sérgio Gusmão, Carlos Kamara/ Ambar Produtora
Plano de Maquiagem: Cláudia Alves
Execução do Projeto: Lúcio Fábio
No Elenco: Barbara Warner, Claudia Alves, Dul Santos, Eduarda Salustiano, Euclides Farias, Francis de Souza, Geraldo Cosmo, Lom Paz, Patrícia Assunção, Pedro Dias, Wanderson Oliveira e William Gomes, Yah Vasconcellos.

SERVIÇO:
Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local: Escola de Arte João Pernambuco, Avenida Barão de Muribeca, n 116, Várzea, Recife
Data: 11 de dezembro de 2017 – Segunda-feira.
Horário: 19:30h
Duração: 80 min
Censura: 12 anos
Entrada Franca

Com informações do ator e divulgador Pedro Dias

Pernambucanos arrasam no Brasil e no Mundo

O que têm comum o ator Arilson Lopes, o músico Márcio Alencar e o jornalista Leandro Magalhães? Além de serem pernambucanos, eles estão com tudo naquilo que fazem de melhor. Lopes vai para o horário nobre da Rede Globo em um seriado previsto para estrear em janeiro de 2018; Alencar foi convocado para ser o baixista do Barão Vermelho e Magalhães furou um bloqueio jornalístico e sua façanha o levou para o canal jornalistico CNN. 

Arilson Lopes - O ator pernambucano será uma das vítimas do desabamento de um prédio, história central da série Treze Dias Longe do Sol, já disponível no Globoplay para assinantes e com previsão de estreia na TV aberta em janeiro. Seu personagem é Bené, um dos trabalhadores da construção do prédio que vem a desabar. Arílson é ator formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco e integra o Coletivo Angu de Teatro, além de fazer trabalho artístico na Companhia Doutores da Alegria


Márcio Alencar - Músico profissional desde a adolescência, Márcio já tocou com gente famosa, como Léo Jaime (quem não se lembra das temporadas do programa televisivo "Amor e Sexo"? )e Paula Toller. Com a saída de Rodrigo Santos, ele passou a ser o novo baixista do grupo Barão Vermelho, e que está na turnê #BarãoPraSempre, estreando em Fortaleza, no último dia 02. Alencar começou na música ainda nos anos 1980, ao formar com o colega Marcelo Mendonça, uma banda de garagem chamada Skemerrado e desde então, não mais parou. A participação na banda, por enquanto é como convidado, mas os colegas da banda já avisaram: "Tocar no Barão Vermelho é entrar para a eternidade". Cazuza (1958-1990) que o diga.




Leandro Magalhães - Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e professor formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Magalhães passou pela TV Nova e pela TV Cultura - SP antes de uma façanha: através de uma transmissão via Skype, conseguiu furar o bloqueio imposto à CNN na Venezuela e transmitiu o discurso de uma opositora ao governo de Nicolás Maduro. A façanha rendeu ao repórter  o emprego como jornalista de um dos maiores canais de notícias do mundo. Ainda no início da carreira, Leandro foi uma das vozes no Projeto Panorama Sonoro, há seis anos.

Marcelinha respira sem ajuda de aparelhos

Ferida em um acidente de trânsito na Zona Norte do Recife provocado por um motorista bêbado em 26 de novembro, que deixou três mortos, Marcela Guimarães da Motta Silveira, de cinco anos, deixou os aparelhos e está respirando de forma espontânea, segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Hospital Santa Joana, no Recife, unidade de saúde onde ela está internada. A criança, no entanto, continua em estado grave, mas considerado estável do ponto de vista clínico.

O pai de Marcela, o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, também ficou ferido no acidente, mas está consciente e apresenta melhoras clínicas diárias, de acordo com o referido hospital. Ainda de acordo com o boletim médico divulgado nesta sexta (8), Miguel também respira de forma espontânea.


Além de deixar pai e filha feridos, o acidente em um cruzamento no bairro da Tamarineira provocou a morte de três pessoas: Maria Emília Guimarães da Mota Silveira, 39 anos; o filho dela, Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, de três anos; e a babá dele, Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, que estava grávida. Mãe e filho foram sepultados em um cemitério em Paulista, no Grande Recife, enquanto Roseane foi enterrada em Aliança, na Zona da Mata Norte do estado. Após o acidente, as vítimas receberam homenagens no local da colisão, através de flores e de um “abraço” dado por voluntários da ONG Novo Jeito no cruzamento em que ocorreu o acidente.

Denúncias e investigações

Na quinta-feira (7), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ofereceu à Justiça uma denúncia-crime contra João Victor Ribeiro de Oliveira, de 25 anos, motorista que estava bêbado quando colidiu contra o carro das vítimas em um cruzamento na Zona Norte do Recife. Segundo o documento da promotora de justiça Ana Maria Sampaio Barros Carvalho, o MPPE sustenta que houve triplo homicídio e duas tentativas de homicídio, devido aos dois sobreviventes que estão internados.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, divulgadas na terça (5), João Victor ingeriu álcool durante horas consecutivas, misturando, inclusive, bebidas como cerveja e uísque. Perícias técnicas apontaram que o veículo conduzido pelo estudante de engenharia estava a 108 quilômetros por hora, quando o máximo permitido na via em que ele trafegava é de 60 quilômetros por hora.

A Polícia Civil também investiga uma agressão denunciada por uma vizinha de João Victor. Ela e o namorado prestaram depoimento na Delegacia de Peixinhos, em Olinda, no dia 29 de novembro. Segundo a polícia, o casal relatou que a agressão aconteceu em agosto de 2017.

Outro inquérito contra João Victor foi aberto para investigar uma agressão ocorrida em um posto de gasolina na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, em outubro deste ano. De acordo com o delegado Rômulo Ayres, o homem agredido, que é segurança do posto, contou, durante depoimento, que o estudante chegou dirigindo bêbado e tentou atropelar o funcionário.

Portal G1

Manual mostra A Vida nas Furnas do Estrago

Evidências pré-histórias proporcionam construção de um passado escondido no Agreste para estudantes das redes pública e particular de ensino de Pernambuco, a partir de pesquisas e estudos de campo realizados em sítio arqueológico localizado em Brejo da Madre de Deus, município do agreste do estado, localizado a cerca de 190 km da capital.

“No Brejo da Madre de Deus, temos esse abrigo arqueológico na qual encontramos evidência de resquícios de produção humana, onde temos objetos deixados pelos povos do passado que ali viveram. A partir de fotografias e de objetos encontrados no sítio arqueológico de Furnas do Estrago foi possível construir uma história sobre a presença desta pré-história humana. E quando falamos de pré-história humana, pensa-se inicialmente que o passado está fadado a uma cultura ignorante, mas comprovamos através das análises científicas que os nossos pensamentos primários estão errados”, destaca o professor, historiador e pesquisador Severino Ribeiro da Silva, também mestre em Arqueologia, que juntamente com uma equipe de produtores buscou entender melhor a importância desta construção histórica da civilização da região ainda pouco conhecido pela maioria dos alunos e do povo pernambucanos.

Este projeto tem dado à classe estudantil a oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a vida de povos pré-históricos que deixaram suas marcas no local que vem sendo pesquisado por instituições universitárias (como a UFPE e a Unicap), desde a década de 1970, quando começaram os trabalhos de identificação no sítio arqueológico. "Furnas é um abrigo sobre rochas com afloramento rochoso lavado onde povos viveram há muitos séculos. Os povos que viveram na área tinham sensibilidades, inclusive musicais com a identificação de flautas e artísticas com as artes com pinturas nas pedras. E encontramos nessa área vestígios desse passado humano”, destaca Severino, que produziu com suas investigações na área um manual, intitulado “História do Brejo da Madre de Deus: A Vida nas Furnas do Estrago”. A publicação desenvolvida com incentivo do Funcultura detalha um pouco este importante levantamento naquela região do agreste pernambucano, a partir de pesquisa e de análise realizadas durante vários meses deste ano.

A iniciativa possibilitou a investigação de documentos pré-realizada pelas instituições universitárias e pesquisa em campo dos abrigos no sítio arqueológico, que trouxe algumas considerações sobre os achados e as evidências analisadas desses povos que existiram naquela região há mais de nove mil anos. Essas informações compiladas são as mais diversas e proporcionam maior conhecimento sobre o local, situado a 1,5km oeste do centro urbano do distrito-sede do Brejo da Madre de Deus, na qual foram encontrados vestígios de sepultamentos humanos e registros de pinturas rupestres. 

O resultado desse amplo trabalho traz as mais variadas considerações sobre o local (que conta com os abrigos o Furna do Letreiro e o Furna Cemitério), que tem sido compartilhadas desde agosto com a distribuição do manual. “Com este trabalho, podemos levar conhecimento a um número maior de pessoas sobre o que acontecia com aquelas civilizações e entender os povos do passado e sua formação. Temos vestígios dessa povoação há 11 mil anos no estado, com marcas de diversos fenômenos através das pinturas rupestres, que funcionam como forma de comunicação. E o estudo de Furnas do Estrago traz essas diversas informações sobre a alimentação e história dessa sobrevivência tão antiga”, destaca Severino.

Com informações da jornalista Ivelise Buarque

Renato Góes participa da gravação das primeiras cenas da Paixão de Cristo

Sob o sol do Agreste pernambucano, o ator Renato Góes enfrentou uma estafante sessão de gravação de imagens para os filmes promocionais da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na cidade-teatro localizada no município do Brejo da Madre de Deus, à 160 km do Recife. 

Foram feitas cenas de Jesus sendo martirizado por centuriões romanos e xingado pelo povo de Jerusalém. Mas isso foi só o começo. Góes fica até o próximo sábado em Nova Jerusalém para novas filmagens nas quais contracenará com Kadu Moliterno (Pilato​s), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Fabiana Pirro (Maria) e Rita Guedes (Madalena).


A temporada 2018 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém será realizada de 24 a 31 de março de 2018. os ingressos já podem ser adquiridos a partir de 18 de dezembro no site oficial www.novajerusalem.com.br.

Privatização da Chesf compromete desenvolvimento do Nordeste

FORTALEZA (CE) - O governador Paulo Câmara participou na última terça-feira (05/12) da segunda edição do diálogo público "Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Banco do Nordeste (BNB). Paulo criticou a forma como o Governo Federal conduz o processo de privatização do Sistema Eletrobrás, incluindo a Chesf e a gestão do Rio São Francisco.

"Não podemos discutir o futuro do Nordeste se não soubermos qual será o destino do Sistema Eletrobrás na nossa região", alertou Paulo. O governador também criticou o fato de o presidente Michel Temer não ter respondido a carta que os nove governadores nordestinos enviaram pedindo informações sobre a venda da Chesf."

"Essa carta foi enviada no dia 5 de setembro e até hoje, 5 de dezembro, não recebemos nenhum telefonema, nenhuma explicação. Isso mostra, claramente, qual é o olhar que se tem para o Nordeste", alertou Paulo Câmara.

De acordo com o pernambucano, há um "desmantelamento" de órgãos responsáveis pelo desenvolvimento regional, como Sudene, DNOCS, Codevasf e o próprio Banco do Nordeste."O Banco do Nordeste estava cobrando taxas superiores àquelas cobradas pelo BNDES para empresas do Sul e do Sudeste".

Na avaliação de Paulo Câmara, todos sabem que o Nordeste tem de crescer mais do que o restante do Brasil para que possa superar a diferenças entre os estados. "E isso passa pelo planejamento energético da Região. Vivemos num País sem planejamento, que não olha as desigualdades regionais, que não olha o que efetivamente acontece nas regiões".

O governador de Pernambuco questionou ainda a concentração de recursos na União. "A verdade é que, às vésperas de completar 30 anos da Constituição Cidadã, as desigualdades regionais ainda estão presentes fortemente. A gente vê um Brasil no qual há concentração de recursos nas mãos da União como nunca se viu em períodos democráticos. Sempre se concentrou recursos no Brasil,mas em períodos ditatoriais", explicou Paulo Câmara.

Além de Paulo, também participaram os governadores Camilo Santana (CE), Flávio Dino (MA), Robson Faria (RN) e Rui Costa (BA) e a governadora em exercício do Piauí, Margarete Coelho, o presidente do TCU, Raimundo Carreiro, o vice-presidente do TCU, José Múcio Monteiro, o presidente do BNB, Marcos Costa Holanda, e Martin Raiser, representante do Banco Mundial (Bird) no Brasil.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Olinda: capacitação de jovens em convênio com CIEE e SEAD

Estudantes de Olinda, inclusive com deficiência, terão a oportunidade de se qualificar para disputar em pé de igualdade com outros candidatos vagas no mercado de trabalho. O prefeito Professor Lupércio assinou, nesta terça-feira (05.12), um Acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Integração Empresa e Escola – CIEE e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) . 

A iniciativa vai possibilitar aos beneficiados a participação em estágios e oficinas de capacitação. As aulas irão acontecer uma vez por semana e o público-alvo é formado, principalmente, por jovens matriculados no CAIC Norma Coelho, no bairro de Peixinhos. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude (SEEJ). Podem participar também dos treinamentos pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos. As oficinas serão aplicadas nas Casas das Juventudes, no próprio CAIC.

Na visão do secretário, Paulo Roberto Souza, “a responsabilidade da prefeitura é com a educação pública de qualidade para todos, e os que vivem em situação de vulnerabilidade social necessitam de um atendimento especial”, afirmou. Ainda segundo ele, existe a intenção de absorver, na medida do possível, o público capacitado na SEEJ. 

Secretaria de Imprensa de Olinda

Panetone: Uvas passas ou gotas de chocolate?

O panetone é capaz de dividir as famílias e amigos em dois grupos. Os que preferem o recheio com frutas cristalizadas e uvas passas, os que detestam e só comem chocotone. Os que ficam muito felizes em ver as prateleiras de supermercados abarrotadas de panetone, de outro lado, os que se desesperam ao notar que o fim do ano chegou. Independente do time que a pessoa joga, fato é que todo mundo tem um panetone garantido na mesa, e nas lojas Perini, a expectativa é vender 25 mil unidades, um crescimento de 7% nas vendas este ano.

Na Perini, os panetones são artesanais, feitos com fermentação natural, processo que exige muita dedicação, conhecimento e técnica, como a do gerente de produção da rede, o chef Albert Vernedas, que desenvolveu durante os cinco anos que morou na Itália, somados aos mais de 40 anos trabalhando em panificação.

“A alma de um panetone está no fermento natural, conhecido como Levin, que consiste na mistura de farinha e água. Já o segredo para chegar ao ponto perfeito, equilibrando leveza, maciez e sabor, está no grau de acidez da massa, balanceado o ácido acético e lácteo para chegar no ponto perfeito. São 36 horas para o panetone ficar pronto, desde a primeira mistura até sair do forno“, revela. A iguaria natalina é vendida nos tamanhos pequeno (100gr) e grande (500gr), a partir de R$6,80 e R$17.90, respectivamente, por unidade, nos sabores tradicional, chocotone e ameixa. Tem também a opção de 1kg, a partir de R$29,90.

Panetone salgado - Outra opção muito saborosa é o panetone salgado. Este é feito com calabresa, provolone, alecrim, salsa, azeitona, entre outros ingredientes, e custa R$39,90/kg. Na mesa de Natal, ele serve como entrada para ser consumido antes da ceia, além de harmonizar muito bem com vinhos e espumantes.

Quem quiser garantir a presença do produto na ceia de Natal ou Réveillon, também pode encomendar a produção em uma das lojas Perini. A delicatessen também recebe encomendas de outros itens natalinos para as mesas das festas, como assados diversos, roscas natalinas, tortas e salgados variados.

Da Europa para o Recife – Stollen é um pão artesanal tradicional no natal alemão que a Perini está trazendo, a partir deste ano, para a mesa do recifense. Feita com frutas secas na massa e recheio de marzipan, a iguaria começou a ser vendida neste mês e não fica muito tempo na prateleira. De acordo com o Sr. Albert, se continuar fazendo tanto sucesso, a venda do produto pode até passar do réveillon.


Michelle Melo lança turnê inspirada em Guerreiras Ninjas

A cantora Michelle Melo que há quase 20 anos representa a cena brega recifense, lança no sábado (16), na festa Bregalize de Aniversário, a “Kunoiche Tour“, sua mais nova turnê inspirada nas histórias das guerreiras ninjas.

Apresentação inédita da cantora vem com nova cenografia e traz um repertório diversificado com arranjos que passeiam por toda a sua trajetória e singles que serão as apostas de 2018.

“Estamos sempre pensando em temas novos para os shows e com conteúdos interessantes para passar para o público. Fizemos pesquisas e vimos as histórias das Kunoiches, que eram cantoras, dançarinas, camponesas, mulheres que ninguém poderia imaginar que eram ninjas. A ideia é quebrar o tabu da fragilidade feminina,” declara Michelle.

O show tem 1:30h de duração e conta com performances marcantes, figurinos exclusivos e a participação especial da cantora Dayanne (Frutos do Amor).

A balada acontece a partir das 22h, no Baile Perfumado, com shows de Sheldon e Boco, Club Cabaré e do MC Japão.

Os DJs Val, Riana Uchôa e a dupla Tecnotop comandam as carrapetas da noite.

Os ingressos da Bregalize de Aniversário custam R$ 30 (primeiro lote) e estão disponíveis no site do Sympla: sympla.com/bregalize.

SERVIÇO

Bregalize de Aniversário
Dia 16 de dezembro, a partir das 22h, no Baile Perfumado (Rua Carlos Gomes 390, Prado)
Ingressos: R$ 20 (lote promocional), R$30 (1°lote), R$ 40 (2° lote) e R$50 (3° lote)
Informações: (81) 9 9748.8517

Urgente: Imbassahy pede pra sair do governo Temer

Antonio Imbassahy (PMDB-BA) entregou nesta sexta-feira (8) uma carta com pedido de demissão da Secretaria de Governo. O documento foi entregue ao presidente Michel Temer (PMDB).

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o tucano decidiu encerrar um período de forte desgaste, dentro e fora do partido. 

Imbassahy trabalhava com a articulação política e passou a ser alvo de boicote de líderes de partidos do centrão, que cobravam sua saída do governo, em troca de cargos.

O nome do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) é cotado para assumir a Secretaria do Governo.

Notícias ao Minuto

Prêmio Gestão Escolar vai para a Escola Dário Gomes de Lima

Bonito (MS) – Nesta segunda-feira (04), ocorreu a solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, que reuniu as cinco melhores gestões escolares do país, no salão de eventos do Zagaia Hotel. A Escola Dário Gomes de Lima, localizada na cidade de Flores, Sertão pernambucano, foi a representante do Nordeste na etapa final do PGE 2017. A unidade de ensino foi uma das mais de sete mil escolas em todo o país inscritas no Prêmio, que busca reconhecer o trabalho dos gestores escolares, a partir da avaliação de projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o País.

"Representar Pernambuco e o Nordeste nos enche de orgulho por tudo que a escola representa para a vida da comunidade local. O PGE é o reconhecimento de um trabalho incansável, dedicado a todos que fazem a Família Dário Gomes”, destaca Ana Lúcia Xavier Cavalcanti, gestora da escola em Flores.

Além da Dário Gomes de Lima, também foram agraciadas a Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, do Mato Grosso do Sul, o Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (CAIC), de Palmas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jones José do Nascimento, do Espírito Santo, a EEF Mont Alvern, de Ituporanga, Santa Catarina. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) agraciou as cinco gestoras escolares com troféu, além de uma viagem aos Estados Unidos, financiada pelo governo norte-americado. 

A ESCOLA - A Dário Gomes de Lima atende mais de 555 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Dentre os destaques da Dário, estão: o foco na aprendizagem de todos os alunos, mediante o SPE (Sistema de Posicionamento Educacional), atendimento das necessidades de aprendizagem no contraturno, projetos inovadores (A Escola Vai à Feira), participação e interação ativa com a comunidade, além da conquista do 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Finais (média 6,23), no Ensino Médio (média 6,80) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2016.

Em mais de duas décadas, aproximadamente 38 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Ingressos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começam a ser vendidos dia 18

A partir do próximo dia 18 de dezembro, o site oficial da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (www.novajerusalem.com.br) começa a disponibilizar a compra de ingressos para a próxima temporada, que acontecerá de 24 a 31 de março de 2018.

As entradas têm preço variando de R$ 100,00 a R$ 140,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, com os juros da operadora.

A partir desta terça-feira (5), parte do elenco estará em Nova Jerusalém, a 160 km do Recife, para participar da gravação dos filmes promocionais do espetáculo. Este ano, participarão nos papéis principais Renato Góes (Jesus), Fabiana Pirro (Maria), Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena).

Festival de Teatro de Igarassu


Com o objetivo de ampliar o acesso da população de Igarassu e das cidades vizinhas às produções teatrais realizadas no município e estado de Pernambuco, o Grupo Ariano Suassuna – GAS, realiza até o dia 10 de dezembro o 8ª Festival de Teatro de Igarassu – Festig, com apresentações de 17 espetáculos destinados para o público adulto e infantil, no centro cultural, nas escolas públicas e nas ruas do município. 

Esta edição, que é em homenagem ao ator e produtor Cultural Paulinho Mafe, tem entrada franca, possibilitando aos moradores, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e público em geral, o acesso a toda programação do festival, fomentando assim, as artes cênicas como bem de consumo, formando novas plateias e contribuindo culturalmente e socialmente para a cidade e para estado.

Na grade uma programação bem diversificada, com espetáculo que versão desde a reflexão, como Diário de um Louco, passando por um que visita nossas raízes ancestrais, como Ganga Meu Ganga, chegando a uma comédia com linguagem da cultura popular, como 25 Anos de Munganga com Mateus e Catirina. Também nesta edição, os alunos das escolas públicas receberão em seus pátios obras cênicas, promovendo o encontro com o ambiente educacional em uma vivencia harmônica, dando acesso à cultura e formação de novas plateias.

“É um evento cultural voltado para o fortalecimento dos grupos e companhias de teatro no município de Igarassu, disseminando a produção teatral realizada na cidade, no estado e no país, uma vez que em edições anteriores, até participações internacionais se fizeram presentes. E esse intercâmbio promoveu grandes resultados”, pontua André Ramos, coordenador do Festival. 

Espetáculos deste fim de semana

Bruta Flor
Cia experimental Vitóri
Vitória de Santo Antão / PE
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo / 09/12 -`as 19h

Até que ponto somos capazes de amar? “Todo amor é sagrado? Dois irmãos (Flor e Neco) vivem numa casa em meios a flores, fotografias e lembranças de um passado e seus segredos que jamais foram revelados para que eles continuassem juntos. Mas o Amor também tem sede de liberdade, e ir embora ou não daquele lugar, dependerá das verdades reveladas. Texto e Direção: César Leão Elenco: Cecília Lopes e Raphael Gustavo Cenografia: Fabiano Falcão e César Leão Iluminação: César Leão Figurinos: Raphael Gustavo Maquiagem: César Leão e Cecília Lopes Sonoplastia: Guilherme Expedito, César Leão e Raphael Gustavo


Ganga Meu Ganga – O Rei
Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu / PE
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo / 10/12 – às 19h

Com o propósito de desmistificar o preconceito religioso e difundir a influência africana no Estado, o espetáculo é aberto a todos os públicos. Em cena, os personagens falam de romance e drama dentro da perspectiva da religião de matriz africana. O texto tem um comprometimento com a verdade, uma vez que as palavras não se respaldam apenas nos conhecimentos empíricos ou mesmo teórico acadêmicos, mas no conhecimento prático do interior de uma Casa de Santo – de um terreiro.

Noruega penaliza Brasil por aumento do desmatamento

A Noruega cortou em 60% o pagamento anual ao Brasil para proteção da selva amazônica. O montante pago desta vez é de 42 milhões de dólares (35,8 milhões de euros), devido ao aumento da área de floresta destruída em 2016. O ministro norueguês do Ambiente saudou, porém, os dados que indicam que o ritmo de desmatamento baixou em 2017, segundo declarações de sexta-feira e divulgadas pela Reuters.


A Noruega paga anualmente um valor ao Brasil como parte de um programa milionário de proteção da floresta amazônica, com o objectivo de abrandar o aquecimento global. As florestas ajudam a fixar o dióxido de carbono, principal composto produzido pela humanidade e contributo para os gases com efeito de estufa que ajudam ao aquecimento global. No Brasil, há áreas a serem devastadas para a criação de gigantescas quintas de produção industrializada.

Os resultados do Brasil em 2016 levaram a Noruega a transferir 350 milhões de coroas norueguesas (150 milhões de reais), segundo o mesmo governante. Uma descida de cerca de 60%, “Quando o desmatamento sobe, os pagamentos descem”, anotou o ministro Vidar Helgesen. Entre 2009 e 2016, a Noruega pagou em média 368 milhões de reais por ano.

O Presidente brasileiro, Michel Temer, tinha sido avisado pela Noruega em Junho de que o montante a pagar seria mais baixo. O ministro norueguês salientou, no entanto, a satisfação com o facto de “os números iniciais sobre deflorestação em 2017 mostrarem afinal uma redução”. “Caso se confirmar, no próximo ano a Noruega pagará mais”, assinalou.

A Noruega tem sido o maior doador estrangeiro para a proteção de florestas tropicais, do Brasil à Indonésia. O país é dos mais ricos do mundo graças às explorações de petróleo e de gás natural no mar do Norte.

Segundo a Reuters, em Junho de 2016 a área de floresta destruída elevava-se a 7900 quilômetros quadrados – uma área equivalente à ilha grega de Creta ou 8,5% do território de Portugal – contra 6200 quilômetros quadrados em 2015.

Público (Portugal)