sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Faculdade Tiradentes ainda tem vagas abertas para três programas de Residência Médica

A Faculdade Tiradentes (Fits) - que integra o Grupo Tiradentes – está com inscrições abertas para três dos cinco programas de Residência Médica da instituição de ensino. São eles: o Programa de Pré-requisito em área Cirúrgica Básica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Os interessados no processo seletivo têm até quinta, dia 27 de fevereiro, para se inscrever pelo site: http://www.upenet.com.br/. São ofertadas duas vagas para o programa de Pediatria, três para Ginecologia e Obstetrícia e 20 para Medicina da Família e Comunidade. Os programas de residência oferecem direito à bolsa.

Com orientação e supervisão de profissionais qualificados, o residente desenvolverá suas atividades em uma jornada de 60 horas semanais no Hospital Memorial Jaboatão, o Hospital Guararapes e o Hospital Maria Lucinda. A Fits tem convênios ainda com serviços da rede de saúde de Jaboatão dos Guararapes e também com outras unidades do Recife e região para haver o rodízio dos residentes.

Revista Canavial reestreia na Mata Norte

A Zona da Mata Norte pernambucana, composta por cerca de dezoito municípios, têm motivos de sobra para festejar neste Carnaval. É que além de celebrar as tradições da cultura popular, a partir deste mês, a região ganha a circulação da Revista Canavial, espaço dedicado à memória e ao fazer cultural das pessoas e instituições da região. Editada para versão em papel, e, agora, também digital, a publicação entra em circulação a partir desta sexta-feira (21), com distribuição gratuita nos municípios e disponível para download na internet. Sucesso entre os anos de 2013 a 2014, a revista é escrita por jornalistas, produtores e ativistas culturais da própria Mata Norte. Nela, o público vai poder encontrar relatos, fotografias, entre outros registros memoráveis das atividades culturais que acontecem nas cidades. 

“O novo projeto da Revista Canavial traz um material rico em história e memória no que diz respeito às manifestações culturais da Mata Norte. Pernambuco ganha mais um registro cultural do que vem sendo produzido artisticamente há muitos anos. A revista ressurge num momento de resistência destes(as) brincantes e protagonistas de vida de luta em nome da arte”, comenta o jornalista e coordenador da revista, Ernandes Tavares. 

Em sua edição de estreia, a Revista Canavial traz uma reportagem especial, com destaque para a importância da participação das mulheres no movimento cultural na região, que muitas das vezes são tratadas como invisíveis, durante todo o carnaval. A edição vai revelar, ainda, trabalhos inéditos de mulheres e homens que dedicam suas vidas à arte-educação aos mais jovens, como forma de transmissão de saberes. História de artistas, grupos e instituições culturais ganham terão espaço na seção voltada à biografia. A política cultural fomentada na região também está pautada dentro da revista. 

“Estamos entregando ao leitor uma revista que tem a proposta de promover uma reflexão sobre a complexidade da cultura criada pelos que vivem na Zona da Mata, que notabilizou pelo doce do açúcar e pelo amargo de seus trabalhadores. A cada página, buscaremos representar a identidade cultural, social e comportamental de toda uma gente que nasceu e vive na Mata Norte, que respira e inspira nomes da cena musical, teatral e cinematográfica pernambucana e do Brasil”, comenda o produtor cultural e integrante do conselho editorial, Afonso Oliveira. 

O projeto, voltado à difusão da cultura popular e de outros ofícios culturais da região, é fruto do incentivo do Fundo Pernambucano de Cultural (Funcultura), Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult - PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Governo do Estado. Uma grande novidade desta edição, é que além de chegar às mãos do leitor, na versão papel, a Revista Canavial entra no circuito digita. A proposta é que o leitor passar ter acesso a todo o conteúdo por meio do celular e computador. 

A versão digital, disponível no site (https://bit.ly/2PaAVCX) pode ser baixada, e compartilhada nas redes sociais, gratuitamente.

Com proposta de publicação bimestral, a Revista Canavial conta com uma importante equipe. O jornalista e coordenador do projeto, Ernandes Tavares, abre sua caixa de ideias e palavras, para falar sobre os diferentes temas culturais. O pesquisador e produtor cultural Afonso Oliveira é o responsável por escrever sobre política culturais em desenvolvimento na Zona da Mata. A professora e produtora cultural, Wanessa Santos comanda as pautas voltas às iniciativas educacionais. Juntos, eles são os responsáveis pelo conselho editorial. Já o jornalista Salatiel Cicero, assina a seção biografias, espaço dedicado à memória cultural, com um olhar à vida e obra dos artistas, grupos e instituições. A ativista do movimento de mulheres pretas, Carlita Roberta, escreve sobre o protagonismo feminino - uma seção exclusiva para falar de mulheres na cultura. A identidade visual é assinada pelo produtor cultural, Alexandre Veloso; e as fotografias, que ilustram as páginas da Revista Canavial são de Ederlan Fabio.

Com informação dos jornalistas Salatiel Cícero e Ernandes Tavares

Fiscais do Procon Recife estão atuando nos polos de Carnaval da cidade

As equipes do Procon Recife estão com um posto de atendimento na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, Praça do Arsenal, durante todos os dias do Reinado de Momo, para dar orientações e fazer fiscalização na oferta de serviços para o folião que estará no maior Carnaval de rua do mundo. Em dois dias de funcionamento, o posto recebeu a visita de 67 pessoas que receberam orientações sobre o direito do consumidor e receberam material informativo.

Os fiscais também estão fazendo vistoria, orientando os fornecedores sobre a legislação que protege o consumidor e adesivando os estabelecimentos comerciais no maior polo de Carnaval da cidade. “Os consumidores devem ficar atentos aos seus direitos, podendo procurar nossos serviços na Central do Carnaval ou ainda fazer suas denúncias nos nossos canais nas redes sociais” , falou a presidente do Proncon Recife, Ana Paula Jardim.

Equipes com 08 fiscais vão estar todos os dias de folia, das 16h a meia-noite, na Central do Carnaval para dar orientação ao consumidor, receber denúncias e realizar fiscalização. As denúncias poderão ser feitas também pelas redes sociais: Instagran: @PROCONRECIFE | Facebook: PROCON RECIFE e ainda por email: PROCON@RECIFE.PE.GOV.BR.

Imprensa Recife

Lojas de atendimento da Compesa não abrem neste Carnaval

Durante as festividades do Carnaval, as Lojas de Atendimento da Compesa não funcionarão. Em todo o Estado, a lojas encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira (21) até a Quarta-Feira de Cinzas (26). No entanto, é importante lembrar que os serviços essenciais serão mantidos, assim como as equipes de plantão formada por 200 profissionais que vão para atuar nas situações emergenciais. As atividades voltarão ao normal na quinta-feira (27), às 8h.

Os Expressos Cidadão Boa Vista e Olinda encerram as atividades a partir das 14h desta sexta-feira (21). Já os Expressos Cidadão RioMar, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina funcionarão até às 18h desta sexta-feira (21). Todos as unidades retomam as atividades na Quarta-Feira de Cinzas (26), às 14h.

Durante o Carnaval, os clientes também poderão contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará 24 horas por dia. As reclamações sobre extravasamento de esgoto e vazamentos devem ser feitas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes precisam ligar para 0800 081 0195.

Imprensa Compesa