quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Curso de Horta Orgânica e Medicinal é concluída em Fernando de Noronha

















A equipe de extensionistas e pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) concluiu, na quarta-feira (31), o curso de horta orgânica e medicinal, com a implantação de uma horta no Canto Mãe Coruja, no arquipélago de Fernando de Noronha.


O curso certificou 20 participantes desde agricultores, jornalista, médico, passando por donas de casa, familiares das mulheres cadastradas no mãe coruja, funcionários de hotel, pousada e do ICMBIO. 

Além da horta, também foi implantada uma composteira e umasementeira. A proposta da horta é de servir de espaço para interação entre os profissionais do complexo da saúde onde está localizado fisicamente o canto mãe coruja, bem como os frequentadores do espaço, além de servir de estímulo para que as pessoas possam fazer suas hortas em espaços domésticos


Imprensa IPA

Evento em Recife aborda acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica

Os cirurgiões Eduardo Godoy e Lyz Bezerra, do Centro de Obesidade e Diabetes (COD) do Hospital Santa Joana Recife, junto com o médico Agostinho Machado, professor de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em obesidade e gestação, recebem, na segunda-feira 5 de agosto, no auditório do Hospital Santa Joana Recife, pacientes que já se submeteram à cirurgia bariátrica, e também aqueles que ainda vão ser operados, para uma conversa sobre como se preparar para a cirurgia bariátrica, qual a alimentação adequada e os suplementos indicados no período pós-cirúrgico.
Neste quarto encontro com pacientes, promovido pelo COD, um assunto quase nunca abordado pela imprensa vai focar nos cuidados que as mulheres - já submetidas à bariátrica - devem ter durante a gestação. Para falar sobre este assunto, a direção do Centro de Obesidade e Diabetes do Santa Joana convidou o professor de ginecologia e obstetrícia da UFPE, Agostinho Machado, que já fez doutorado em obesidade na gestação, para falar sobre quanto tempo após a cirurgia bariátrica a mulher pode engravidar, quais os cuidados que ela deve ter durante a gestação, como deve ser o pré-natal e qual a suplementação alimentar indicada.  
A equipe do COD destaca que, em todos os casos, comer e dormir bem - além da prática de exercícios físicos - são hábitos fundamentais para qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável.
Sobre a obesidade – Os dados mais recentes da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), realizada pelo Ministério da Saúde, foram divulgados em junho de 2018. A pesquisa foi realizada entre 2007 e 2017 e revela um aumento de 18,9% no número de obesos no Brasil e de 54% no número de pessoas com sobrepeso.
OBESIDADE - Nesses dez anos, o aumento maior recaiu sobre a população jovem, com alarmantes 110% a mais. Na faixa etária que vai de 45 a 54 anos, o aumento foi menor: 45%. De 55 a 64 anos, o aumento de obesos foi de 26%.De 65 em diante também foi de 26%.
SOBREPESO - A população jovem também foi a mais afetada e foi registrado um aumento de 56% nessa faixa. Entre 25 e 34 anos, o aumento foi de 33%; entre 35 e 44 anos, registra-se um aumento de sobrepeso de 25%; e, na faixa dos 65 em diante, de 14%.
Percebe-se um aumento de sobrepeso e também da obesidade. Nenhuma faixa da população manteve-se estável. De acordo com o Ministério da Saúde, isso se deve a um maior consumo de comidas industrializadasem contrapartida a um menor consumo de alimentos frescos e naturais.
Bariátrica - O Brasil é o 2º país do mundo com a maior quantidade de cirurgias bariátricas realizadas nos sistemas público e privado, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Todos os anos são feitas 80 mil cirurgias bariátricas no país. O primeiro lugar no ranking cabe aos EUA, com 140 mil intervenções feitas anualmente. Em cinco anos, o aumento no quantitativo de cirurgias bariátricas feitas no Brasil foi de 90%. Em dez anos, foi de 300%. O SUS (Sistema Único de Saúde) realiza cerca de 8 mil bariátricas por ano. O Brasil é o 5º país do mundo com uma população mais gorda; em 2º lugar está a China, em 3º a Índia e em 4º Rússia. No mundo, 2 bi e 100 milhões de indivíduos estão acima do peso.
Reganho – A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) considera normal que um paciente submetido à cirurgia bariátrica tenha um reganho de peso em torno de 5% a 10% ao longo da vida. De acordo com dados da SBCBM, cerca de 50% dos operados voltam a engordar. Esses pacientes não conseguem ter o peso estável porque não mantêm um estilo de vida saudável. Em função disso, um estudo da Universidade de Brasília revela que 23% dos indivíduos que fizeram a bariátrica tiveram um ganho de peso significativo e isso se deve, segundo a UnB, à ingestão de alimentos que não saciam a fome, mas são altamente calóricos.
A inscrição para o evento é de graça e pode ser feita pelo e-mail: centrodeobesidade@gmail.com

SERVIÇO
Acompanhamento pré e pós cirurgia bariátrica – 4ª edição
Data: 05/08/2019 (segunda-feira)
Hora: 18:30h às 21h
Local: Auditório Monsenhor Vieira, rua Joaquim Nabuco, 200, Graças (Hospital Santa Joana Recife)
Evento gratuito

Inscrições abertas para cursos gratuitos do SESI-PE

Investir na capacitação profissional é uma das formas de se recolocar no mercado de trabalho e driblar o medo do desemprego, que cresceu 2,3 pontos entre abril e junho e alcançou 59,3 pontos, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados em julho. Para quem deseja impulsionar a carreira, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com inscrições abertas para oito cursos gratuitosem seu programa de Educação a Distância (EAD). As matrículas vão até o dia 15 de agosto e podem ser feitas no www.pe.sesi.org.br

Os cursos disponíveis tanto para o trabalhador da indústria quanto para o público geral são: Administrando o seu dinheiro, Código de ética, Comunicação escrita, Introdução à pesquisa e análise de mercado, Libras, Entendendo a NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Saúde e segurança para jovens trabalhadores e Entendendo o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e o Nexo Técnico Previdenciário (NTEP).

“As cargas horárias variam de cinco a 30 horas, e todos os módulos dos cursos são online, o que permite aoestudante escolher o melhor local e horário para realizá-los. A modalidade de ensino a distância proporciona flexibilidade, de modo que o próprio aluno possa gerir o seu ritmo de aprendizagem”, comenta a analista do SESI-PE, Grace Barbosa.

Para receber a Certificação de Conclusão, o aluno precisa cumprir a carga horária total do curso e atingir 70 pontos em uma avaliação aplicada também no ambiente virtual. Os pré-requisitos para realizar a inscrição são possuir e-mail e ter noções básicas de informática. Outras informações pelo telefone (81) 3412.8353 ou pelo e-maileducacao.distancia@pe.sesi.org.br

Imprensa SESI PE

Semana Murilo LaGreca em Palmares

No próximo dia 03 de agosto o artista plástico palmarense, professor da extinta Escola de Belas Artes de Pernambuco e, depois, da Universidade Federal de Pernambuco, criador da disciplina “Desenho com Modelo Vivo”, Murilo La Greca, completaria 120 anos de nascido. Em sua terra natal é ilustre desconhecido apesar de sua projeção nacional e internacional; premiadíssimo no Rio de Janeiro e na Europa e da existência de um museu em Recife, Pernambuco, que leva seu nome, espaço esse criado e administrado pela Prefeitura da Capital.

Numa iniciativa inédita, o IBAVALEUNA-Instituto de Belas Artes Vale do Una, promoverá série de eventos durante a próxima semana de agosto com a finalidade de divulgar a vida e as obras do artista, que constará de palestras nas escolas e faculdades além de uma ação de artes na Praça Paulo Paranhos em Palmares, no sábado, dia de seu 120º aniversário com direito a aula de “Desenho com modelo vivo” com participação dos alunos do IBAVALEUNA, alunos do curso de Artes Visuais da UFPE, artistas plástico da região e da capital e, um destaque especial para participação do Profº Fernando Lúcio, ex-aluno de Murilo La Greca e atual professor da citada disciplina naquela Universidade Federal de Pernambuco.

Participarão também do evento, alunos da rede pública de ensino e pessoas das periferias de Palmares, todos integrantes do Projeto Cultural “Atelier Escola” que tem a coordenação do Produtor Cultural José Paulo Profeta de Menezes, projeto financiado pelo FUNCULTURA/FUDARPE, da Secretária de Cultura e do Governo Estado de Pernambuco.

O IBAVALEUNA pretende tornar tradição essa justa homenagem ao palmarense ilustre, incluindo em seu calendário de realizações anual e, enviará mensagem a Câmara de Vereadores propondo a criação da “Semana de Murilo La Greca” – toda primeira semana de agosto.

O projeto é financiado pelo FUNCULTURA/FUDARPE, Secretária de Cultura e do Governo Estado de Pernambuco e conta com o apoio da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

Evento: MURILLO LA GRECA 120 ANOS
Data: 03 de agosto (sábado)
Horário: das 9h às 13h                                               
Local: Praça Dr. Paulo Paranhos – Centro – Palmares/PE
Aberto ao público (gratuito)
Informações: (81) 98853-0231

Procon-PE realiza Mutirão dos Superendividados em Carpina a partir desta segunda (05)


O Mutirão dos Superendividados, que beneficiou cerca de cinco mil consumidores do Recife e Região Metropolitana no mês de julho, aporta nesta segunda-feira (05) até sexta (09), no município de Carpina, Mata Norte de Pernambuco. A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon-PE, e acontece na sede da prefeitura municipal, localizada na Praça de São José, 95, centro.
Com o intuito de reduzir o endividamento, e possibilitar que os consumidores limpem o nome, o mutirão vai levar até o consumidor negociações que não excedam o orçamento familiar. Irão participar Celpe, Compesa, Bancos, telefonias que englobam TV a Cabo e Internet e a prefeitura de Carpina, negociando IPTU. O atendimento será de segunda (05) a sexta (09), das 08h às 14h.
Na ação, advogados e assessores jurídicos do Procon-PE acompanham as audiências para garantir a transparência do processo, além de viabilizarem propostas com descontos especiais redução de juros, multas e oferecendo o maior número de parcelas possíveis na negociação.
“O endividamento da população traz consequências dramáticas para toda a família. Os juros elevados cobrados pelas instituições financeiras muitas vezes inviabilizam qualquer possibilidade de pagamento. Por isso, o Governo de Pernambuco tem buscado descentralizar as ações que permitam a recuperação de crédito”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.  
Para participar é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e o comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento e/ou contrato, número de protocolo, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação. 
Esse ano, o Mutirão dos Superendividados já realizou mais de 7 mil atendimentos e percorreu cinco municípios: Recife, Paulista, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e São José do Belmonte. 
SERVIÇO – MUTIRÃO DOS SUPERENDIVIDADOS EM CARPINA
Quando: de segunda (05/08) à sexta (09/08)
Onde: Prefeitura de Carpina. Praça de São José, 95, centro.
Horário: das 08h às 14h

Imprensa Procon PE

Ouvidoria e Portal da Transparência fazem balanço positivo do semestre

Importantes ferramentas de gestão e governança, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e o Portal da Transparência de Pernambuco encerraram o primeiro semestre de 2019 com um crescimento significativo em número de manifestações e consultas. Na OGE, por exemplo, foram registradasmais de 52 mil demandas recebidas nos diversos canais disponíveis para a população, 15% a mais do que o mesmo período do ano passado. Já o portal contabilizou mais de 232 mil acessos em seis meses, o que significa um crescimento de 65,83% em comparação a 2018.

O trabalho da Rede de Ouvidorias do Estado, que já soma mais de 60 unidades, apresentou em uma taxa de resolutividade de 86%. Isso significa que grande parte das manifestações recebidas foi respondida dentro do prazo previsto em lei, que é de 20 dias (podendo ser prorrogado por mais 10). De 2008, quando foi instituída, até o momento, a OGE contabiliza mais de 926 mil registros de manifestações. Esse desempenho é avaliado como resultado da credibilidade da instituição junto ao cidadão.

Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a OGE tem como meta aproximar os usuários dos serviços públicos do Poder Executivo Estadual. Nesta linha, vem promovendo iniciativas que permitem essa integração, como a promoção de eventos e a realização de atividades de “escuta ativa” em escolas e outras instituições da capital e interior. “Recebemos e damos os devidos encaminhamentos a todas as manifestações que recebemos. Prova disso é que o Governo do Estado já implementou uma série de ações que tiveram como ponto de partida uma demanda de ouvidoria”, comentou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

O programa CNH Popular do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PE); os serviços online de marcação de consultas e retiradas de exames do Instituto de Recursos Humanos (IRH); além da realização de 147 ações fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 2018, que resultaram em quase R$ 40 milhões em créditos tributários para Pernambuco; são alguns exemplos da concretização das denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações que chegam à administração pública via OGE.

TRANSPARÊNCIA – Produzida e administrada pela SCGE, o Portal da Transparência registrou, de fevereiro de 2018 – data de implantação do novo site – até junho deste ano, mais de 1,9 milhão de visualizações das páginas. A informação mais acessada neste semestre foi de “Remuneração”, seguida por “Despesas Detalhadas”, “Pagamentos” e “Fornecedores”, respectivamente. Depois do Brasil, os Estados Unidos, Portugal e Alemanha estão entre os países que mais acessam o Portal da Transparência.

Atualmente, a equipe técnica da SCGE trabalha no desenvolvimento de outros painéis para disponibilização de novos conteúdos no Portal. Um deles deve trazer informações sobre os gastos com obras e instalações públicas. Há ainda a implementação de novas funcionalidades, que permitirão a consulta da despesa com dados do processo licitatório correspondente.

SERVIÇO:
Ouvidoria-Geral do Estado
162 (ligação gratuita)

Portal da Transparência

Imprensa SCGE PE

Compesa realiza obra para melhorar abastecimento de água do bairro de Vera Cruz, em Camaragibe

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está executando uma obra para melhorar o abastecimento de água do bairro de Vera Cruz, município de Camaragibe. A iniciativa beneficiará oito mil pessoas. Uma adutora de seis quilômetros de extensão, com 200 mm de diâmetro, está sendo implantada a partir do Reservatório Paulo Afonso, em Aldeia, no KM-9, para o Reservatório de Vera Cruz. A nova adutora terá a capacidade de transportar água a uma vazão de 20 litros de água por segundo, o que permitirá que o bairro de Vera Cruz passe a receber água todos os dias, além de atender as localidades de Asa Branca, Rachão e Araçá.

A obra foi iniciada no mês passado e a previsão é entregar o novo sistema de abastecimento em novembro deste ano. Estão sendo aplicados R$ 510 mil, recursos do Governo do Estado e da Compesa. Obairro de Vera Cruz é atendido hoje em regime de rodízio de um dia com água e três dias sem. “Com esse projeto, iremos melhorar em 150% a vazão produzida e com isso garantir mais eficiência e confiabilidade operacional ao sistema e mais água nas torneiras para a população”, informa o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira.

Além de eliminar o rodizio no bairro de Vera Cruz, o novo sistema terá condições de expandir os serviços no bairro, implantando novas ligações de água e resgate de antigos clientes que hoje têm dificuldade de atendimento.

Imprensa Compesa

Olinda autoriza pavimentação de rua em Jardim Atlântico

A Prefeitura de Olinda assina nesta sexta-feira (02), às 18h, a Ordem de Serviço para a pavimentação da Rua Santana, em Jardim Atlântico. Os trabalhos envolvem asfalto, sistema de drenagem das águaspluviais, calçadas com acessibilidade, iluminação renovada e sinalização de trânsito. Os serviços serão iniciados na segunda-feira (05.08) e devem ser concluídos em 90 dias. 

Imprensa Olinda

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [11]

Essa moça de lindos olhos azuis é a Thelma Luciana. Ela precisa fazer uma cirurgia no pulmão e precisa de recursos. O link da Vakinha é esse aqui: http://vaka.me/635968


Leia o depoimento da Thelma a seguir:



Queridos amigos e familiares,

Eu sou Thelma e vou contar um pouquinho da minha história para vocês... No ano de 2002 fui diagnósticada com primeiro tumor ósseo na minha perna direita, onde fui submetida a uma grande cirurgia e que fiquei com um pós operátório bem difícil, devido imensidão da cirúrgica, que foi do meu quadril até o pé...porém graças a Deus tive sucesso nesse período...

Depois de quase seis meses, consegui iniciar minha vida com pouca limitação devido a perder um pouco a mobilidade pra andar corretamente, mas nada disso me impediu de voltar a trabalhar, estudar, continuar cuidando do meu filho e casar, por muito tempo acreditei que estava CURADA e era isso que me passavam em cada semestre onde fazia as revisões...até ser surpreendida depois alguns anos de que estava novamente com um câncer grande e ativo no fêmur ...

Então no ano de 2015 iniciamos uma luta diária pra vencer novamente esse tumor ósseo na mesma perna direita, onde fui rapidamente cirurgiada e no ato cirúrgico a minha família teve que decidir pela amputação, onde não existia outra possibilidade pra me manter viva, o tumor estava em grande proporção e o prudente era amputar minha perna, pra evitar passar pra outros órgãos... Enfim, iniciar uma nova etapa, lutando contra o câncer e tentando aprender a viver amputada...comecei o tratamento de quimioterapia com 13 ciclos de químio , equivalente a um ano e três meses de tratamento, onde sabemos que os sintomas da quimioterapia nos propocionana mtas complicações enjôo, diarreia ,vômito , mal-estar internações hospitalares, queda da imunidade, mtas idas e vindas em UTI, uma luta onde nunca perdi a FÉ...Porque quero mto viver e esse sentimento ninguém pode tirar de mim...nem essa doença...Por isso estou lutando pra conseguir...

Veio a metástase Pulmonar e agora em 2019 foi descoberto o terceiro tumor no meu pulmão do lado esquerdo e a equipe médica quer fazer cururgia rapidamente... Pq todo tempo é importante pra mim... Estou nesta Nova luta contra essa doença horrível e onde a mesma não e totalmente coberta pelo plano de saúde e não disponho do valor cobrado pelos médicos e do que novamente vou precisar no pós cirúrgico.... Tenho muito sonhos, creio que passamos por tudo isso com a permissão de Deus e sei que Ele está comigo nessa batalha que é grande mais minha FÉ tb é tremenda.

Agradeço a todos vocês, por suas doações, fé, oração e apoio...

Deus é conosco...



THELMA LUCIANA

Formação e capacitação: Iniciação teatral - um olhar lúdico sobre a dramaturgia de Osman Lins

O Projeto “Formação e capacitação: Iniciação teatral - um olhar lúdico sobre a dramaturgia de Osman Lins” tem o intuito de trabalhar a dramaturgia do autor supracitado, com adolescentes e jovens a partir da iniciação teatral. Para isso, iremos atender as 4 (quatro) macro-regiões, as cidades contempladas são: Camaragibe, Vitória de Santo Antão Limoeiro e  Serra Talhada. Em cada Cidade terá oficina de iniciação teatral valorizando a dramaturgia de Osman Lins, com professores de teatro que residam nas cidades citadas. Como também teremos uma mestra da teoria da literatura que fará uma capacitação aos professores sobre o autor em questão, situando eles na dramaturgia de Osman Lins. Cada cidade escolherá um fragmento da peça do autor e fará um esquete teatral que será apresentado em sua cidade. Em seguida, todos os esquetes serão apresentados na cidade de Vitória de Santo Antão, lugar onde nasceu o autor, situando o público sobre um dos escritores pernambucano mais importante do século XX.
O projeto atenderá a 100 (cem) alunos, sendo 25 (vinte e cinco) alunos por cidades com carga horária total de 84 horas/aula por curso e em sua culminância, cada grupo fará 2 (duas) apresentações, uma em sua cidade, onde os alunos reside; e a outra na cidade de Vitória de Santo Antão, cidade onde nasceu o autor. É importante salientar que na conclusão do curso os alunos serão certificados.
Após a apresentação dos esquetes haverá uma breve roda de diálogo com a platéia levando o público a uma reflexão sobre a importância de conhecer um escritor tão renomado e buscando assim a construção de sua identidade cultural.
Sobre os professores de teatro: Emanuel David D’Lucard, vai ministrar o curso na cidade de Camaragibe, na Associação De Mulheres do Loteamento Santana
Leonardo Edardna, vai ministrar o curso na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Grupo Teatral Vid’Art
Charlon Cabral vai ministrar o curso na cidade de Limoeiro no Centro de Criação Galpão das Artes
Carlos Silva vai ministrar o curso na cidade de Serra Talhada na Fundação Cultural Cabras de Lampião.
Todos os cursos de teatro terão inscrições abertas a partir de 20 a 24 de setembro de 2019, e vão acontecer no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020
Mariá Gonçalves de Siqueira (Mariá Siqueira) Consultora Literária – Osman Lins vai ministrar oficina no dia 23 (tarde e noite) de agosto de 2019 na cidade de Camaragibe, (SEDEC) para professores, artistas e público em geral.

Com informações do ator e produtor cultural Geraldo Cosmo

Recife: quais Upinhas funcionarão em horário estendido

Ao longo do mês de agosto, 11 unidades de saúde da Prefeitura do Recife funcionarão em horário estendido para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já são cadastrados nestes locais e têm dificuldade de ir para as consultas no horário comercial. De acordo com o calendário disponibilizado no site da Prefeitura do Recife, de segunda a quinta-feira, as 11 unidades estarão abertas até às 21h.
Com esta ação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife facilita o acesso dos usuários do SUS aos serviços básicos, sobretudo para quem não tem tempo de frequentar os postos durante o dia. O atendimento em horário alternativo foi criado no fim de 2018, principalmente para trazer os homens para as unidades de saúde. A iniciativa tem sido bem aceita pelos usuários. Todos os meses, a Sesau divulga o calendário com as unidades que funcionam dessa forma.
Além do acolhimento, as unidades disponibilizam, no horário alternativo, consultas médicas e de enfermagem, confecção de Cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos e atividades educativas. Como alguns procedimentos precisam ser agendados, os usuários devem procurar, previamente, a unidade de saúde de referência para saber mais informações.
A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas da PCR que têm atendimento 24 horas (Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, e Upinha Prof. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) já têm horário estendido para consultas marcadas até 19h de segunda a sexta-feira, e funcionam também até 21h em dias programados para a ação do horário alternativo.

Imprensa Recife

Deputado tem celular hackeado

No final do dia de ontem, o número do telefone celular do deputado estadual Doriel Barros foi clonado e o seu WhatsApp invadido. A ação ocorreu durante visitas do parlamentar à sua base, no interior do estado. Hoje, pela manhã, os criminosos estraram em ação, enviando mensagens com o nome do deputado, solicitando transferência de recursos, alegando que precisaria fazer um pagamento e o seu limite já estaria estourado. 

Doriel Barros, que está numa atividade em Garanhuns, já procurou a operadora de celular, e está fazendo um Boletim de Ocorrência numa delegacia local. Fomos informados que outros parlamentares também foram alvos do ataque.

Com informações da Assessoria de Imprensa