quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Semana Murilo LaGreca em Palmares

No próximo dia 03 de agosto o artista plástico palmarense, professor da extinta Escola de Belas Artes de Pernambuco e, depois, da Universidade Federal de Pernambuco, criador da disciplina “Desenho com Modelo Vivo”, Murilo La Greca, completaria 120 anos de nascido. Em sua terra natal é ilustre desconhecido apesar de sua projeção nacional e internacional; premiadíssimo no Rio de Janeiro e na Europa e da existência de um museu em Recife, Pernambuco, que leva seu nome, espaço esse criado e administrado pela Prefeitura da Capital.

Numa iniciativa inédita, o IBAVALEUNA-Instituto de Belas Artes Vale do Una, promoverá série de eventos durante a próxima semana de agosto com a finalidade de divulgar a vida e as obras do artista, que constará de palestras nas escolas e faculdades além de uma ação de artes na Praça Paulo Paranhos em Palmares, no sábado, dia de seu 120º aniversário com direito a aula de “Desenho com modelo vivo” com participação dos alunos do IBAVALEUNA, alunos do curso de Artes Visuais da UFPE, artistas plástico da região e da capital e, um destaque especial para participação do Profº Fernando Lúcio, ex-aluno de Murilo La Greca e atual professor da citada disciplina naquela Universidade Federal de Pernambuco.

Participarão também do evento, alunos da rede pública de ensino e pessoas das periferias de Palmares, todos integrantes do Projeto Cultural “Atelier Escola” que tem a coordenação do Produtor Cultural José Paulo Profeta de Menezes, projeto financiado pelo FUNCULTURA/FUDARPE, da Secretária de Cultura e do Governo Estado de Pernambuco.

O IBAVALEUNA pretende tornar tradição essa justa homenagem ao palmarense ilustre, incluindo em seu calendário de realizações anual e, enviará mensagem a Câmara de Vereadores propondo a criação da “Semana de Murilo La Greca” – toda primeira semana de agosto.

O projeto é financiado pelo FUNCULTURA/FUDARPE, Secretária de Cultura e do Governo Estado de Pernambuco e conta com o apoio da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

Evento: MURILLO LA GRECA 120 ANOS
Data: 03 de agosto (sábado)
Horário: das 9h às 13h                                               
Local: Praça Dr. Paulo Paranhos – Centro – Palmares/PE
Aberto ao público (gratuito)
Informações: (81) 98853-0231