sexta-feira, 23 de abril de 2021

Morre o Professor Francisco Caporal

 

Morreu hoje no Recife o Professor da UFRPE Francisco Roberto Caporal. Ele era uma das maiores referências nos estudos da Extensão Rural, e, principalmente da Agroecologia. Caporal coordenava o Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE e a Radioweb Agroecologia além de ser Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, dando aulas na disciplina de Extensão Rural.

Nascido no Rio Grande do Sul, o docente se formou em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Caporal, durante o Governo do ex-presidente Luiz lnácio Lula da Silva (2003-2010), atuou na construção da Politica Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER. Caporal chegou à UFRPE em 2010 para dar aulas no Departamento de Educação e também foi professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex).

Combatia radicalmente o uso de agrotóxicos e na UFRPE colaborou com fóruns, entidades sindicais e outras organizações promovendo esse debate, sempre acompanhado de ricos dados de suas pesquisas, que traziam sempre argumentos fortes para as longas disputas enfrentadas.

A vida acadêmica também foi muito extensa. Doutor Engenheiro Agrônomo, pela Universidad de Córdoba - Espanha (1998), no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinato e Historia, do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos, tendo recebido nota máxima 'Sobresaliente cum laude" e Mestre em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Santa Maria (1991).

Companheiros do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE prestaram a seguinte homenagem:

Um legado de vida: Francisco Roberto Caporal, Presente! Nascestes no Rio Grande do Sul, tornando-se Agrônomo na UFSM....

Publicado por NAC - Núcleo de Agroecologia e Campesinato em Sexta-feira, 23 de abril de 2021