quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Recife: quais Upinhas funcionarão em horário estendido

Ao longo do mês de agosto, 11 unidades de saúde da Prefeitura do Recife funcionarão em horário estendido para atender os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que já são cadastrados nestes locais e têm dificuldade de ir para as consultas no horário comercial. De acordo com o calendário disponibilizado no site da Prefeitura do Recife, de segunda a quinta-feira, as 11 unidades estarão abertas até às 21h.
Com esta ação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife facilita o acesso dos usuários do SUS aos serviços básicos, sobretudo para quem não tem tempo de frequentar os postos durante o dia. O atendimento em horário alternativo foi criado no fim de 2018, principalmente para trazer os homens para as unidades de saúde. A iniciativa tem sido bem aceita pelos usuários. Todos os meses, a Sesau divulga o calendário com as unidades que funcionam dessa forma.
Além do acolhimento, as unidades disponibilizam, no horário alternativo, consultas médicas e de enfermagem, confecção de Cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos e atividades educativas. Como alguns procedimentos precisam ser agendados, os usuários devem procurar, previamente, a unidade de saúde de referência para saber mais informações.
A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas da PCR que têm atendimento 24 horas (Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, e Upinha Prof. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) já têm horário estendido para consultas marcadas até 19h de segunda a sexta-feira, e funcionam também até 21h em dias programados para a ação do horário alternativo.

Imprensa Recife