quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Formação e capacitação: Iniciação teatral - um olhar lúdico sobre a dramaturgia de Osman Lins

O Projeto “Formação e capacitação: Iniciação teatral - um olhar lúdico sobre a dramaturgia de Osman Lins” tem o intuito de trabalhar a dramaturgia do autor supracitado, com adolescentes e jovens a partir da iniciação teatral. Para isso, iremos atender as 4 (quatro) macro-regiões, as cidades contempladas são: Camaragibe, Vitória de Santo Antão Limoeiro e  Serra Talhada. Em cada Cidade terá oficina de iniciação teatral valorizando a dramaturgia de Osman Lins, com professores de teatro que residam nas cidades citadas. Como também teremos uma mestra da teoria da literatura que fará uma capacitação aos professores sobre o autor em questão, situando eles na dramaturgia de Osman Lins. Cada cidade escolherá um fragmento da peça do autor e fará um esquete teatral que será apresentado em sua cidade. Em seguida, todos os esquetes serão apresentados na cidade de Vitória de Santo Antão, lugar onde nasceu o autor, situando o público sobre um dos escritores pernambucano mais importante do século XX.
O projeto atenderá a 100 (cem) alunos, sendo 25 (vinte e cinco) alunos por cidades com carga horária total de 84 horas/aula por curso e em sua culminância, cada grupo fará 2 (duas) apresentações, uma em sua cidade, onde os alunos reside; e a outra na cidade de Vitória de Santo Antão, cidade onde nasceu o autor. É importante salientar que na conclusão do curso os alunos serão certificados.
Após a apresentação dos esquetes haverá uma breve roda de diálogo com a platéia levando o público a uma reflexão sobre a importância de conhecer um escritor tão renomado e buscando assim a construção de sua identidade cultural.
Sobre os professores de teatro: Emanuel David D’Lucard, vai ministrar o curso na cidade de Camaragibe, na Associação De Mulheres do Loteamento Santana
Leonardo Edardna, vai ministrar o curso na cidade de Vitória de Santo Antão no espaço do Grupo Teatral Vid’Art
Charlon Cabral vai ministrar o curso na cidade de Limoeiro no Centro de Criação Galpão das Artes
Carlos Silva vai ministrar o curso na cidade de Serra Talhada na Fundação Cultural Cabras de Lampião.
Todos os cursos de teatro terão inscrições abertas a partir de 20 a 24 de setembro de 2019, e vão acontecer no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020
Mariá Gonçalves de Siqueira (Mariá Siqueira) Consultora Literária – Osman Lins vai ministrar oficina no dia 23 (tarde e noite) de agosto de 2019 na cidade de Camaragibe, (SEDEC) para professores, artistas e público em geral.

Com informações do ator e produtor cultural Geraldo Cosmo