segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

#OBlogExplica Por que não devemos dar palco?

 

"Falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Esse dito popular mostra o quanto é importante continuar "na boca do povo" e isso acabou se tornando útil até para pessoas públicas. E o que ocorre? Muita gente acaba se indignando com as bobajadas que certas pessoas escrevem e mesmo pra criticar, acabam compartilhando(!). 

Pelo visto a gente não aprende, né? 

As bobajadas acabam pautando os assuntos do dia e a gente perde tempo e energia com isso (e isso que só deveria importar para quem foi realmente ofendido), em vez de concentrar forças nos assuntos que realmente interessam e que mexem com a vida brasileira. Disse isso no Twitter neste domingo (05) e acabei sendo atacada. Em outras palavras: acertei em cheio nisso que eu estava pensando 

Olha minha postagem no Twitter ontem (05/02):

PS: desculpem o palavreado, mas é que o assunto me irritou em tantas camadas...
PS II: silenciei a todos que me atacaram, mas observem que eles sentiram muito em serem chamados de "cortina de fumaça"

Quando foi hoje (06/02), o Dep. Federal André Janones (Avante - MG), considerado o "herói das redes" durante a campanha eleitoral do ano passado e que escreveu um livro sobre a mobilização digital, chamada de "janonismo cultural", disse as mesmas coisas que eu falei com outras palavras

Mas como a gente faz pra não cair na armadilha das bobajadas e nem deixar que eles pautem o assunto do dia? Como a gente faz pra "não dar palco pra maluco?" Primeiro, precisamos entender o que significa "Algoritmo".

Todo o conteúdo recomendado é definido pelas ações realizadas na plataforma, também chamado de "sinais". Quando você segue algum tópico ou costuma interagir com conteúdos o algoritmo entende que você está interessado(a) em posts de assuntos semelhantes.

Quando isso ocorre, é provável que outros perfis também sejam recomendados, principalmente se eles tiverem algum post recente que viralizou. Em outras palavras: qualquer pesquisa que você faça, sempre vai aparecer conteúdo semelhante.

Esse vídeo da Deutsch Welle explica mais detalhadamente o que é o bendito Algoritmo



Dito isso, o que podemos fazer pra não cair nas armadilhas e nos concentrarmos nos assuntos de importância para nós, para a nossa comunidade, para o Brasil, para a humanidade? A gente não pode ignorar de todo, mas precisamos evitar o engajamento. 

Algumas providências simples podem ser tomadas por você:

1) Viu uma bobajada ou cortina de fumaça? Procura segurar a curiosidade e não abra o vídeo, o meme, o link, se não, já vai engajando.

2) Ficou indignado com alguma postagem? Não responda. Se for algo grave, faça a denúncia na rede social, mas não responda, muito menos compartilhe - ainda que seja para criticar - porque o Algoritmo não tem como saber se você gostou ou não, se você comenta e compartilha, na cabeça do algoritmo, você tá gostando do conteúdo, e aí, um abraço! Vais continuar a receber mais e mais conteúdo assim.

3) E para usuários e robôs que insistem em postar conteúdo ruim, faça duas coisas: primeiro, você silencia; segundo, você bloqueia. Dá um trabalhinho, mas a paz é garantida.


Atualização: Meu amigo Lucas Vieira disse que discordava de mim e mostrou bons argumentos, que publico aqui. Eu continuo discordando dele, mas gostei da forma como ele mostrou racionalmente tudo aquilo que pensava. Vou passar essa thread que ele escreveu.
 

Saga dos alunos da Mata Norte agora rende abaixo-assinado.

Há alguns dias, minha aluna Ediane Vasconcellos fez um relato aqui no blog sobre a saga que os alunos fazem para irem ter aulas no Campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco. Os estudantes agora estão fazendo um abaixo-assinado e você pode assinar aqui.  Veja a seguir o texto do abaixo assinado e apoie a causa, pois são futuros professores que poderão fazer a diferença no futuro.

Nós, estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) - Campus Mata Norte, residentes da região metropolitana do Recife (RMR) criamos esse abaixo-assinado, em defesa de um transporte gratuito para encaminhar os alunos ao campus (localizado em Nazaré da Mata).

Tendo em vista o esforço feito pelos discentes para ingressar na universidade e a situação econômica complicada de nosso país, acreditamos ser de extrema necessidade, e direito, possuirmos um transporte disponibilizado pela nossa prefeitura (assim como ocorre com as demais cidades). Atualmente, nosso transporte depende, única e exclusivamente, da fretagem de ônibus cuja qual possui valores demasiadamente elevados (praticamente a mensalidade de uma particular) para nós, estudantes, conseguirmos sustentar.

Considerando que estamos estudando em uma universidade do estado, acreditamos ser plausível que a prefeitura seja capaz de prover o transporte seguro evitando assim evasões de futuros profissionais que servirão à cidade do Recife e as demais cidades do estado de Pernambuco.

#VcNoBlog Viva o Teatro! por Pedro Dias

29° Janeiro de Grandes Espetáculos .
Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife.
Catadora de Ilusões .
Aratuzinho em : Robôs Humanos.
Paixão de Cristo..
Sempre fui um ator apaixonado pelo meu ofício, sempre a favor dos festivais .
Os festivais de teatro nos dar a oportunidade de expor nossos trabalhos, de assistir espetáculos de colegas, num grande intecambio de ideias, técnicas, projetos , cultura , sonhos e realizações. Por isso sou a favor de mais festivais , e no desses festivais o de Igarassu da nossa querida Albanita , estávamos participado com o espetáculo Senhora de Engenho  entre a Cruz e a Torá, e formos convidados por Gabriela  uma produtora chilena para participar do  Festival de Teatro do Chile, na cidade de Chiloé, foi uma experiência maravilhosa.
Voltado ao JGE de 2023 , foi muito.bom assistir  belas peças e ao mesmo tempo participar de três peças : Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife, Catadora de Ilusões e Aratuzinho em : Robôs Humanos. No espetáculo Catadora de Ilusões , eu fui literalmente tirado da plateia pela grande atriz Gabriela Winter ,e fizermos por.algum minutos um belo dueto, e o melhor voltar a pisar no palco do Teatro Santa Isabel.
Outra coisa boa tbm no festival é a arte do encontro e do reencontro  com muitas brincadeiras e histórias .
Quem venham mais festivais de teatro como : JGE de Paulo de Castro, o de Igarassu de Albanita,  São Benedito do Sul de Dihda Pereira e Carmelita Pereira e do Chile de Gabriela. 
E nesse JGE, ainda pintou um belo convite para fazer  parte do elenco da Paixão de Cristo, depois falo o nome da paixão, dessa minha mais nova paixão .
Viva os Festivais!
Viva o Teatro!
Viva os Atores ,Técnicos e Produtores!!
Bjs do Pedro Dias!

Procon-PE orienta consumidores a denunciar pontos de venda das pomadas para trançar cabelos


Em razão do grande no número de pessoas hospitalizadas e apresentando reações oftalmológicas e dermatológicas após o uso de pomadas para trançar cabelos, neste final de semana, no Recife, o Procon Pernambuco está orientando os consumidores a denunciar os pontos de venda do produto no estado, para que os locais possam prestar esclarecimentos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de pelo menos nove fabricantes da pomada, após os consumidores de vários estados registrarem relatos de irritação ocular, pálpebras inchadas e dores nos olhos, além de dificuldade para enxergar após o uso do produto. A lista completa está disponível no site do governo federal.

Na primeira quinzena de janeiro, o órgão de defesa do consumidor realizou uma série de fiscalizações na Região Metropolitana do Recife (RMR) para identificar locais que estivessem comercializando a pomada, mas nada foi encontrado nos 21 estabelecimentos vistoriados. “Os estabelecimentos que estão comercializando esse material de forma irregular precisam ser identificados para que possamos cessar essas vendas e evitar que outras pessoas sejam lesadas e tenham sua saúde comprometida”, explica a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota. 

As denúncias podem ser feitas ao Procon/PE de forma anônima, por ligação, e-mail ou Whatsapp, inclusive com a apresentação de fotos e vídeos, através dos seguintes canais: 0800.282.1512; denuncia@procon.pe.gov.br ou WhatsApp 3181-7000.

Agricultores dos povos tradicionais do Paulista são qualificados da mata do ronca


Dentro da programação da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do Paulista, agricultores de povos tradicionais do Paulista participaram, entre os dias 3 e 5/02, de um treinamento agroecológico para o incentivo da produção de alimentos, como frutas, verduras e hortaliças, sem a utilização de agrotóxicos. As oficinas ocorreram na Mata do Ronca, em Paulista, e foram promovidas pela Prefeitura, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto com a Associação Kapi'wara (Capivara), que desde 2016 realiza esse trabalho.

Nas aulas e treinamento foram colocados em prática a compostagem sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo, a cobertura de solos com matéria orgânica para evitar a degradação pela erosão da chuva e sol, e o consórcio de culturas diferentes de plantas que é importante pois as plantas se ajudam entre si se proteger de pragas tendo como a referência às florestas e as matas que são ecossistemas coletivos.

Para a técnica em Agroecologia de Formação , educadora popular e Ilustradora da associação, Mariana Sobral, esses momentos de troca de conhecimentos, renovação de saberes, incentivo à produção agroecológica e fortalecimento comunitário, dá o protagonismo ao agricultor e sua autoestima é estimulada.

“Atrelar o saber secular dos agricultores, passado através das gerações as técnicas e novas tecnologias que procuram a produção sustentável e, sobretudo, sem agrotóxicos que agridem o meio ambiente e podem causar doenças futuras por contaminação desses produtos tóxicos, é primordial”, explicou a especialista.

“Para nós, é importante estarmos organizados coletivamente como associação para realizarmos o planejamento do plantio e o semear do solo, a colheita e venda dos produtos, levando em conta o ciclo de cada cultura e a demanda do mercado interno, para nosso consumo, e o externo, para comercialização”, declarou o produtor rural Julio Bento.

O trabalho também permitiu a reorganização dos produtores familiares, no sentido de realizar mutirões por áreas de necessidades em cada propriedade rural, de cada agricultor.

“O resultado final de todas essas atividades é o de, além de fortalecer a agricultura familiar no município, incentivar a produção de alimentos sadios e com valor agregado, permite realizar o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF) que será a próxima etapa a ser realizada pela Prefeitura do Paulista”, explicou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), Silvio Batista.

Imprensa Paulista PE

Chuvas no Recife: seguro cobre prejuízos de automóveis danificados em alagamentos


A segunda-feira (6) começou com muita chuva e diversos problemas para quem precisa se locomover na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata de Pernambuco. Muitos pontos de alagamentos já foram mapeados na região e fotos e vídeos circulam nas redes sociais mostrando diversos carros presos na água, trazendo prejuízos para a população.

Segundo Rinaldo Lima, vice-presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), tanto os veículos que são pegos pela chuva enquanto estão nas ruas quanto aqueles que ficaram nas garagens, mas que foram danificados por conta da elevação do nível da água são passíveis de serem indenizados pelo Seguro Automotivo, desde que estejam acobertados pela contratação específica do seguro compreensivo. 

“O produto também é conhecido como seguro total ou completo, oferecendo coberturas mais amplas que vão desde casos de colisão, incêndio, furto e roubo até danos decorrentes de eventos da natureza, como alagamentos”, explica Rinaldo.  De acordo com o executivo, a grande maioria das pessoas já tem o hábito de contratar o seguro compreensivo, o que traz um pouco mais de tranquilidade diante de transtornos como os causados pelas chuvas. 

“Os corretores de seguros, que são habilitados para intermediar a contratação das apólices, sempre orientam os clientes quanto à importância dessa cobertura compreensiva e ampla, e não somente a de roubo e furto, para a proteção do patrimônio. Por isso é essencial procurar a orientação desses profissionais na hora de adquirir um produto de seguro”, completa.

Exposição da história dos Papangus de Bezerros encerra dia (28)


A história dos papangus de Bezerros, no agreste, que está em exposição gratuita na Galeria 180Arts, na rua da Guia, nº 207, no bairro do Recife, próximo à Praça do Arsenal, segue em cartaz até a terça-feira (28) de fevereiro. O evento que também oferece oficinas de máscaras e de xilogravuras é uma organização da Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Turismo e Cultura. A exposição “Uma Viagem na História dos Papangus” reúne obras de mais de 20 artistas do interior do estado, entre elas máscaras, xilogravuras, quadros, camisas e bonecos. 
 
A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, lembra que a história dos papangus, figuras tradicionais do Carnaval do interior, vem recebendo visitantes há quase um mês. “Convido todos aqueles que amam nossa cidade para visitar a exposição, conhecer quem somos e se apaixonar ainda mais pela Terra do Papangu”, conta. Ainda de acordo com Lucielle, o carnaval de Bezerros é do tamanho do mundo. Por isso, através dessa exposição, a prefeitura quer mostrar um pouquinho das riquezas culturais e dos grandes talentos que existem no município.
 
A identidade visual foi idealizada pelo design gráfico bezerrense Eduardo Lemos, trazendo uma linguagem jovem e com cores vivas. Para a curadoria da exposição, foram escolhidos três amantes da cultura bezerrense: Sueli Silva, Robeval Lima e Vamberto Carvalho. O olhar sensível da câmera ficou por conta do cinegrafista Ismar Santos, que junto ao time, deu vida ao documentário “Uma Viagem na História dos Papangus”.

Serão realizadas no dia (11) de fevereiro oficinas de máscaras, das 10h às 11h30, de 14h às 15h30. Já no dia (12) tem oficina das 10h às 11h30, de 14h às 15h30. Os interessados devem fazer inscrição e pagar uma taxa no ato da reserva, o acesso para esta atividade é a partir de R$40. Mais informações através dos telefones (81) 98131-4937 - Galeria 180 Arts ou Prefeitura de Bezerros (81) 3728-6700 e Secretaria de Turismo e Cultura (81) 3728-6706.

Ainda no domingo (12), a partir das 16h, a escritora Tita Brayner, faz leitura para criançada do livro dela "O Reino Encantado de Cascudo”. A obra traz a magia dos contos de fadas para a “Terra do Papangu”, onde o protagonista nos coloca no meio do enredo junto com a personagem principal.

 
*A exposição*
O evento será dividido em seis etapas, cada uma contará a evolução do Papangu de Bezerros ao longo dos anos. Confira quais são os nichos que representam o anfitrião da maior e melhor folia do interior do Brasil: a Folia do Papangu.

Na primeira etapa, o visitante encontrará a história do papangu dividida em seis fases. A primeira fase relata o surgimento do Papangu por volta de 1881. Da segunda a sexta fase, as diferentes formas da produção das máscaras. As etapas seguintes mostram os adereços e manequins com representação das fases do Papangu. Mais de 20 artesãos irão expor obras que serão comercializadas. Nesta etapa, o Papangu será representado através das máscaras, xilogravuras, quadros, camisas, chaveiros, bonecos, entre outros itens produzidos no município.
  
Com jornais e revistas que retratam o carnaval de Bezerros ao longo dos anos, o espaço também homenageará a imprensa brasileira, peça fundamental para o conhecimento da história. O visitante poderá vestir-se com uma roupa de papangu e tirar foto, como protagonista da capa do jornal. A sexta etapa foi reservada para a realização de oficinas de máscaras e xilogravuras. No ambiente, também será exibido o documentário “Uma Viagem na História dos Papangus”.

*SERVIÇO:*
EXPOSIÇÃO DA HISTÓRIA DOS PAPANGUS DE BEZERROS ENCERRA EM FEVEREIRO 
ENTRADA: exposição (gratuita) - oficinas (a partir de R$40)
QUANDO: até 28 de fevereiro de 2023
ONDE: Galeria 180Arts, rua da Guia, 207, Bairro do Recife
HORÁRIO: domingo a sexta-feira, no horário das 10h às 18h
MAIS INFORMAÇÕES:  Galeria 180 Arts (81) 98131-4937 |Prefeitura de Bezerros (81) 3728-6700 |Secretaria de Turismo e Cultura (81) 3728-6706

Sábado tem ação da AMO em Olinda

Fevereiro, mês de aniversário do AMO. 1° ano de fundação. Ajude e colabore com o nosso projeto. *Seja mais um. Venha pro nosso lado* *Colabore com o AMO* No sábado 11 de fevereiro, às 18h, vamos às ruas de Olinda, mais precisamente do bairro de Rio Doce. Vamos ajudar àqueles que vivem excluídos  sobretudo, que estão em situações mais precárias que a sua; a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca. Mais do que tornar o mundo um lugar, somos contagiados pelo bem. Ou seja, também evoluímos como pessoas quando a caridade está nas raízes da nossa estrada evolutiva, a nossa vida passa a ser mais iluminada e plena quando praticamos a caridade. 

*Contamos com você! Essa luta é nossa!* *Sábado, 11 de fevereiro é dia de solidariedade*


Trabalhando em Big Tech e as diversas fases da carreira de Engenheiro de Software”: palestra será ministrada por Leonardo Cole, Principal Software Engineer da Microsoft


O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe a palestra organizada pelo grupo de pesquisa SPG (Pesquisa em Produtividade em Software), no dia sete de fevereiro, às 14h30, no Anfiteatro do Bloco A. Ministrada por Leonardo Cole, ex-membro do grupo e atual Principal Software Engineer da Microsoft, a apresentação será transmitida no canal oficial do CIn-UFPE no YouTube.

Intitulada “Trabalhando em Big Tech e as diversas fases da carreira de Engenheiro de Software”, será um momento de compartilhar sua experiência como um ex-aluno do Centro, que trabalha com big tech na indústria há mais de 16 anos. Discutirá as diversas fases e desafios da carreira de Engenheiro de Software, assim como transições entre diferentes cargos, como contribuidor individual, gerente e arquiteto. 

Leo Cole é, atualmente, Principal Software Engineer da Microsoft, arquiteto na área de gerenciamento de Contas Microsoft no Windows, Web e Mobile. Começou sua jornada na Graduação e Mestrado no CIn (1997-2005), participou do Projeto Samsung no CIn (2005-2006). Entre 2006 e 2015 começou na Microsoft, como Senior SWE, desenvolvimento front-end, passando por Sharepoint, Excel Web App, Outlook.com e account.microsoft.com. De 2015 a 2019, trabalhou na  Microsoft, Principal SWE Manager, gerente, parte em account.microsoft.com e parte em Microsoft Identity. Nos anos de 2020 e 2021, foi Senior Manager, gerente dos time de SEO (search engine optimization) e de AuthN/Z do Zillow, que é um site de compra/venda/aluguel de imóveis.

#OBlogExplica Pomada para cabelos pode causar problemas de visão?

 

Estamos em tempo de Carnaval e o que mais tem são prévias, troças e blocos e geral quer arrasar, mostrar brilhos e flores, tudo muito colorido. No entanto, com o suor, água, banhos de cheiro, uma certa pomada pra fixar os cabelos acaba escorrendo e atinge os olhos.. Resultado: muita gente atendida em emergências oftalmológicas. Foram tantos relatos que até a Anvisa teve que tomar providências.

Oxe! E isso procede? 

Infelizmente sim. 

As pomadas modeladoras têm sido utilizadas para penteados, principalmente em tranças, e são mais usadas em cabelos crespos e cacheados para trazer definição. Os produtos costumam fazer sucesso por deixar o cabelo mais consistente e fácil de modelar. Porém, em contato com a água, ele “derrete” e, ao tocar nos olhos, causa o problema

Especialistas reforçam que, para os penteados, devem ser utilizados gel sem álcool e gelatina sem álcool. A Anvisa proibiu, recentemente, algumas pomadas modeladoras de cabelo causadoras de efeitos adversos graves, como queimaduras nos olhos e cegueira. Dezenas de produtos foram alvos de ações da agência.

“Foram registradas muitas lesões na córnea, com a necessidade de uso de medicações analgésicas, de alto potencial, além do uso de lente de contato, para proteger da dor. Na oftalmologia, a gente utiliza esse recurso para diminuir a dor de alguns pacientes que têm lesão de córnea. Ao longo do fim de semana, várias urgências relataram essas ocorrências, em hospitais privados ou UPAs. Fica o alerta. São diversas marcas de pomada, então é bom se ligar nesse aspecto”, alertou a oftalmologista Ana Catarina Medeiros, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV).

A também oftalmologista Andréa Sarmento também falou da ação das pomadas com produto fixador à base de álcool:


E sim, o documento que ela ficou de me mandar fala dos produtos e marcas que acabaram de ser proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária:

  1. Pomada Braids Hair, 
  2. Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos, 
  3. Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic,
  4.  Rosa Hair - Pomada Modeladora - Mega Fixação 150G, 
  5. Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, 
  6. Pomada Black - Essenza Hair e 
  7. Pomada Modeladora para Tranças Boxbraidas (Fixa Liss). 

O que fazer se tiver adquirido o produto

Caso você tenha adquirido algum desses produtos, não faça uso do produto. Caso tenha em sua residência ou estabelecimento produtos para os quais foi determinado recolhimento, a recomendação é de que entre em contato com a empresa na qual o produto foi adquirido, para verificar a forma de devolução.

Quem fez uso recente de algum desses produtos deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você e informe a Anvisa pelos seguintes endereços eletrônicos:

Cidadãos e profissionais que manejam produtos cosméticos: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Empresas e profissionais da saúde (após realização de cadastro): https://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmLogin.asp

Como consultar a regularidade dos produtos

Para verificar a regularidade dos produtos junto à Anvisa, acesse o nosso portal: https://consultas.anvisa.gov.br/#/


Serviços: 

Dra Andréa Sarmento - Oftalmo Zona Sul - (81) 2102.0999
Dra. Ana Catarina Medeiros, do Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV).

Prefeitura do Recife vira ponto de coleta para doação de sangue


A Prefeitura do Recife, através do Gabinete da vice-prefeita, Isabella de Roldão, e a Fundação Hemope se uniram para promover uma Campanha de doação de sangue e fortalecer o estoque de sangue para o período da folia de momo. A coleta poderá ser realizada nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro, das 8:30h às 12h e das 13 às 18h, no edifício sede da Prefeitura do Recife. 

“Doar sangue salva-vidas. Mais uma vez estamos com uma ação junto ao Hemope. Sou doadora há mais de 25 anos e tenho muito orgulho de poder somar nessa corrente bem. Sem temer, podemos doar amor, doar vida, doar sangue”, convidou a vice-prefeita, Isabella de Roldão. 

Este ano, a campanha do Hemope tem como tema: “É carnaval: A alegria voltou! E a festa começa com sua doação”.  O objetivo é aumentar em 30% o estoque atual, o que representa 150 bolsas de sangue coletadas a mais por dia.

“A campanha já virou tradição. Um mês antes do carnaval, o Hemope convoca doadores para reforçar o estoque de sangue. A expectativa é aumentar o número de doações em 20%. Com o estoque em baixa, o Hemope precisa de todos os tipos de sangue, principalmente aqueles com fator rh negativo e isso ascende o alerta.”, explicou Isabella de Roldão. 

*Como doar*

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg. Para os menores de 18 anos, é necessário autorização e acompanhamento de um responsável durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico. Vale lembrar que o Hemocentro Recife estará funcionando todos os dias (de segunda a sábado), de 7h15 as 18h30, inclusive, nos feriados do período do Momo. Informações pelo: 0800 081 1535.

Condições para ser doador de sangue:
-Ter idades entre 18 e 60 anos;
-Adolescentes com 16 e 17 anos deverão ter consentimento formal e presença dos pais ou responsáveis;
-Maiores de 60 anos, caso já seja cadastrado no Hemope;
-O limite para primeira doação terá que ter 60 anos, 11 meses e 29 dias;
-Respeitar os intervalos para doações: mulheres (quatro meses), homens (três meses) e maiores de 60 anos ( seis meses);
-Peso maior que 50kg;
-Ter dormido bem a noite anterior;
-Não estar em jejum, alimentar-se normalmente e evitar comida gordurosa;
 
Algumas situações em que não devem doar sangue:
-Síndromes gripais (aguardar 15 dias, após término dos sintomas);
-Amamentação: se o parto ocorreu a menos de 12 meses;
-Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
-Tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
-Endoscopia nos últimos seis meses;
-Covid-19, após 15 dias sem sintomas;
-Situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue previstas pela legislação vigente;
-Hepatite após os 11 anos de idade;
-Evid ências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Sífilis, Hepatite B/C, virus HIV, HTLV I/II, Doenças de Chagas)
-Uso de drogas ilícitas, exceto maconha;
-Diabetes, se usou insulina pelo menos uma vez;
-Conduzir ônibus, caminhão ou trem, pilotar avião, operar maquinário de alto risco, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho nas 24 horas;
-Estar conduzindo bicicleta.

Bloco Abre o Olho

🎊 A prévia carnavalesca do bloco Abra o Olho do Sindsep-PE acontecerá na sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a partir das 16h, na sede do sindicato. Capriche na fantasia e venha cair na folia com a gente!

👁️ Este ano, o tema do bloco é "A Esperança Equilibrista". Esperança da reconstrução do Brasil e de sua democracia, do fortalecimento dos serviços públicos e da valorização dos servidores e servidoras.

➡️ O Abra o Olho será animado pelo cantor pernambucano Eduardo Moreno e pela Orquestra Arrecifes Frevo. Comidas e bebidas serão vendidas a um preço acessível. Haverá também um concurso de fantasia, no qual o vencedor ou vencedora ganhará um brinde surpresa. Não deixe de participar! É sexta, dia 10!

Bulindo no Caldinho anima Carnaval de Boa Viagem com saída da rua Setúbal


A Troça Carnavalesca, Gastronômica, Erótica, Cultural e Etílica Bulindo no Caldinho volta a animar o autêntico Carnaval de rua de Boa Viagem no próximo dia 11 de fevereiro, depois de 2 anos sem a Festa de Momo.  Com o tema, “Pode Apostar! Agora Vai!”, o bloco chega ao seu 19º Carnaval e mantém o mesmo roteiro de sempre, com saída da rua Setúbal, em frente ao edifício Sierra Nevada, próximo ao Parque Dona Lindu. O percurso é pela Avenida Boa Viagem com os foliões sendo arrastados até o Hotel Atlante Plaza, local onde realiza a tradicional parada de 30 minutos e faz um tributo aos turistas hospedados, retornando ao local de partida. A concentração começa a partir das 11h.
Para fazer a animação dos cerca de 5 mil foliões esperados para este ano estão confirmadas entre as atrações o Maracatu Kangoma, com cerca de 55 integrantes liderado pelo mestre Adrim Aron e a tradicional orquestra de frevo A Venenosa, de Vitória de Santo Antão formada por 49 músicos exclusivamente de sopro e percussão, sob a regência do maestro Silvano com seu clarinete, que acompanha o bloco desde sua fundação. Além disso, não pode faltar o famoso point do caldinho, espaço sempre presente nos desfiles e que inspirou o nome da agremiação. O Bulindo no Caldinho conta com apoio da Pitú, Budweiser e Urbano Alimentos e é o único bloco de Carnaval autorizado para a Avenida Boa Viagem.

Em todas as edições da troça, são feitas homenagens a pessoas com afinidades aos conceitos do bloco, nas 5 categorias específicas. Os homenageados deste ano foram Paulo Braz, do bloco Siri na Lata, como melhor Carnavalesco; o empresário Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, na área Gastronômica; a empresária Camilla Vargas, da rede de lojas Lola Sex Store, no quesito Erótica; o pernambucano Gilberto Freire Neto, da Fundação Gilberto Freire, no segmento Cultural e o radialista Wagner Gomes, apresentador do programa Mesa de Bar na Rádio Jornal, na categoria Etílica. Eles receberam os certificados de homenagens, no último dia 21, quando aconteceu a prévia carnavalesca do bloco, realizada no Manhattan, do chef Ronald Menezes, em Boa Viagem e prometem comparecer em peso no desfile de rua do bloco deste ano.

*HISTÓRIA* - Fundado em janeiro de 2004, o bloco Bulindo no Caldinho surgiu a partir de uma conversa de quatro amigos, que combinaram de se reunir na carrocinha do caldinho, em um dia de domingo, para beber uma Pitú e tomar uma cerveja gelada, saboreando um caldinho de feijão, na Praia de Boa Viagem. Alexandre Ferrer, Doryan Bessa, Cleiton Pinteiro e Laudenor Lins (in memoriam), decidiram então criar uma troça para reviver o tradicional Carnaval de rua em Boa Viagem, que havia acabado.
Doryan Bessa criou o nome e a marca, Alexandre Ferrer garantiu a Pitú como patrocinadora oficial, Cleiton Pinteiro e Carlos da Vaca foi atrás de outros patrocinadores e Laudenor Lins, na época, organizou a logística para a saída da Troça. Assim, estava formada a Troça Carnavalesca, Gastronômica, Erótica, Cultural e Etílica Bulindo no Caldinho, com saída definida para o sábado que antecedia o Carnaval.

“Ainda guardo recordações como se fosse hoje da saída do 1º Bulindo no Caldinho, que desfilou pela avenida Boa Viagem com cerca de 100 participantes e já acompanhados da orquestra de frevo A Venenosa que está conosco até hoje”, lembra Doryan.

No ano seguinte, em 2005, o sucesso se repetiu, ampliando o número de foliões, sendo novamente arrastada pela mesma orquestra de frevo. Já em 2006, surgiram algumas dificuldades como o falecimento de Laudenor Lins, um dos fundadores do bloco e a desistência do “Vovô” que fazia o caldinho para vender, que também deixou de participar.  “Tudo isso serviu de estímulo para o crescimento do nosso bloco a cada ano. E para o Carnaval do ano que vem, já estamos com muitos projetos em pauta para marcar as comemorações dos 20 anos do Bulindo no Caldinho”, revela.

*SERVIÇO*

*BLOCO BULINDO NO CALDINHO*
*Quando:* Sábado (11 de fevereiro), a partir das 11h;
Concentração: Rua Setúbal em frente aos edifício Sierra Nevada, próximo  ao Parque Dona Lindu e percurso pela  Avenida Boa Viagem.
Facebook/bulindonocaldinho
Instagram/bulindonocaldinho
 

“A alegria está de volta”: Campanha oficial do Carnaval de Pernambuco exalta raízes culturais do nosso Estado


Após dois anos, Pernambuco está pronto para promover novamente o melhor carnaval do Brasil. Para celebrar o retorno da maior festa da Terra, o Governo do Estado lança a campanha do Carnaval 2023. Com o mote "A alegria está de volta", o vídeo de estreia está disponível nas mídias sociais oficiais do Governo, da Secretaria de Turismo e Lazer, da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Empetur. A exibição na televisão ocorre nesta sexta-feira (3), em horário nobre. 

Ao som do Hino de Pernambuco em ritmo carnavalesco, o vídeo mostra ícones da tradição cultural do nosso Estado: passistas de frevo, A La Ursa, caboclinhos, dançarinos de bregafunk, caboclo de lança, entre outros. Locais consagrados das festividades, como as ladeiras de Olinda e o Recife Antigo, ambientam as cenas.

O Secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, comemorou o lançamento. “A volta da alegria celebra o grande momento da nossa cultura que é o Carnaval. A campanha dissemina essa apoteose popular exaltando a diversidade de nossa gente em todas as suas manifestações. Nosso Estado é o mais rico em cultura, seja com o frevo, maracatus, caboclinhos. Com os Caretas, Papangus, todas as agremiações que fazem a nossa festa”, avaliou. 

"O Carnaval de Pernambuco está cada vez mais divertido, coletivo, diversificado e com muita esperança. Que possamos brincar uma festa linda e repleta da nossa cultura depois de tanto tempo de pausa. Nós temos um colorido indescritível de personagens, um elenco maravilhoso de ritmos, que não é só o frevo, mas o coco, o maracatu, a ciranda, os caretas, o bumba-meu-boi e os papangus, entre tantas outras coisas. O sentimento é de que a alegria voltou e que teremos um Carnaval com segurança, saúde, amor e paz", pontuou Silvério Pessoa, secretário de Cultura de Pernambuco.

"Estamos animados para ver novamente a alegria e a energia do Carnaval de Pernambuco após dois anos sem a festa. A alegria está de volta!", disse o presidente da Empetur, Eduardo Loyo. "É um momento de celebração da cultura e da tradição do nosso Estado. Estamos ansiosos para receber visitantes de todo o mundo", concluiu.

“Está chegando a hora de matar a saudade do carnaval de Pernambuco, estado apaixonado por essa festa e que se orgulha da riqueza de seu patrimônio cultural! Estamos empenhados em trazer a alegria de volta e mostrar para o mundo a pluralidade de nosso povo, que vai encher as ruas com cores, músicas, danças, além da criatividade e espontaneidade que só se vê aqui!”, ressalta Renata Borba, presidente da Fundarpe.

Instituição de ensino do Recife promove bazar em prol do povo Yanomami


O Centro Universitário UniFBV Wyden promove, entre os dias 8 e 10 de fevereiro, um bazar beneficente em prol do povo Yanomami, que enfrenta uma séria crise sanitária e alimentar. O bazar será aberto ao público externo e toda a renda será revertida em donativos a serem enviados para Roraima.

As peças que estarão à venda durante o evento foram doadas por alunos e professores da instituição de ensino superior. São roupas e sapatos masculinos e femininos, além de objetos de decoração novos ou usados em bom estado de conservação, com valores que vão de R$2,00 a R$40,00. 

O bazar funcionará das 9h às 15h, no andar térreo do UniFBV Wyden, localizado na Rua Jean Emile Favre, nº 422, na Imbiribeira.

Ferreira Costa está com vagas abertas e todas podem ser estendidas a PCD.


O Home Center Ferreira Costa está com diversas vagas em aberto em várias áreas, e todas as oportunidades podem ser estendidas a PCD.  

Para quem está procurando emprego, na loja localizada na Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE tem vaga para supervisor de auditoria, caixa, atendente, auxiliar de depósito e vendedor. Já na loja localizada na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 - Imbiribeira, Recife – PE as vagas são de auxiliar de auditoria, auxiliar de prevenção, caixa, motorista, auxiliar de assistência técnica, conferente de mercadoria, auxiliar de depósito, consultor do Centro Automotivo, atendente e Supervisor de depósito. 

As candidaturas são feitas através do site https://carreiras.ferreiracosta.com/. E as vagas são divulgadas nas redes sociais através das plataformas Instagram e Linkedin. Confira os endereços abaixo:https://instagram.com/ferreiracostacarreiras?igshid=YmMyMTA2M2Y= e  https://www.linkedin.com/company/ferreiracosta/  

A Ferreira Costa respeita as diferenças de cada um e valoriza os seus talentos para as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional oferecidas nas nossas unidades. 

 

Sobre a Ferreira Costa: 

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Oficina gratuita ensina crianças a produzir máscara de Carnaval


O Carnaval está chegando e nada melhor que garantir opções para a criançada que curte este período de momo. Pensando nisso, o Shopping Carpina, na Mata Norte pernambucana, vai realizar o evento gratuito "Estação da Alegria" com oficinas gratuitas para crianças e ainda desfile carnavalesco de bloquinho infantil.  Todas as atrações acontecerão na praça de alimentação.

Na programação, haverá dois finais de semana de oficinas criativas de máscaras de carnaval, estandarte e colar havaiano. As atividades irão acontecer sempre às 14h, entre os dias 4, 5, 11 e 12 de fevereiro. Não é necessário fazer inscrição. Podem participar crianças de 2 a 12 anos, os menores de 6 anos devem ser acompanhados dos pais ou responsáveis. Os materiais das oficinas serão fornecidos pela organização do evento.

No sábado (25), tem desfile do ‘Bloquinho Infantil’, com participação da orquestra Itaíba Frevo, a partir das 15h.


SERVIÇO:
Quanto: gratuito
Onde: Rodovia PE-041, KM 02, Bairro Novo, Carpina-PE
Quando: sábado (11), domingo (12) e sábado (25)
Horário: 14h às 18h (oficinas) | 15h às 17h (Bloquinho Infantil).

Porto de Galinhas é eleita um dos destinos mais acolhedores do mundo


Porto de Galinhas está em destaque internacional. O balneário foi eleito o oitavo destino mais acolhedor do mundo pelo prêmio Traveler Review Award 2023, sendo o único brasileiro. A premiação é realizada pela Booking.com, plataforma online de reserva de viagem. 

Para o ranking, a plataforma leva em consideração a opinião dos usuários (hóspedes) de todo o mundo. Sendo assim, os meios de hospedagem de Porto de Galinhas foram bem avaliados, mostrando a qualidade da rede hoteleira. Para a premiação, foram analisadas 240 milhões de avaliações feitas na plataforma sobre 1,6 milhão de acomodações.

“Estamos muito felizes em Porto de Galinhas ser o único destino do Brasil no ranking do Traveler Review Award 2023. Essa premiação só vem para validar o trabalho que o trade turístico vem realizando em prol destino, em especial aos hotéis da região que sempre buscam o melhor para os hóspedes. Ações que vão de atendimento de qualidade, melhorias estruturais e atividades para toda a família”, comenta o presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Eduardo Tiburtius.  

A Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas conta com nove empreendimentos de alto padrão e com muitas opções de lazer para  toda a família. Fazem parte o Nannai Resort & Spa, o Armação Resort, o Hotel Village Porto de Galinhas, o Kembali Hotel, o Vivá Porto de Galinhas Resort, o Marulhos Suítes Resort, o Hotel Solar Porto de Galinhas, o Marupiara Resort e o The Westin Porto de Galinhas.

Feira do Empreendedor Local

A Feira de Empreendedorismo Local é um projeto de sucesso, que acontece de maneira itinerante na Região Metropolitana do Recife. A missão é que os artesãos estejam em contato direto com os clientes, estimulando a formalidade como a inscrição como Microempreendedor Individual (MEI).

Os produtos fornecidos são das áreas de gastronomia, artesanato, moda, entre outros. São cerca de 30 expositores envolvidos que se revezam. Assim, eles podem trabalhar e de maneira honesta vencer a crise econômica que está no País. Inclusive com a escassez das ofertas de empregos. O espaço é dinâmico por isso a feira está recebendo constante novos fornecedores.

Por onde passa o encontro segue todos os protocolos de segurança para evitar casos de Covid-19. O distanciamento é respeitado.

Ano letivo 2023 da Rede Municipal de Ensino de Caruaru terá início nesta segunda-feira (06) com acolhimento aos estudantes e entrega de novas escolas


O dia 06 de fevereiro será marcado pelo início do Ano Letivo 2023 das 145 escolas e creches do município de Caruaru, nas áreas urbana e rural. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), irá promover, a partir das 7h30, na Escola de Tempo Integral Álvaro Lins, a acolhida aos estudantes da rede com a presença do prefeito, Rodrigo Pinheiro; da secretária de Educação, Aline Tibúrcio; do secretário executivo de Desenvolvimento da Aprendizagem, Lúcio Farias e da secretária executiva de Planejamento e Rede Física,Kathiane Lima.

A Rede Municipal de Ensino de Caruaru irá receber mais de 47 mil estudantes em suas salas de aula, tendo um incremento maior que 11% de alunos novatos. "Estamos nos preparativos finais para receber os nossos estudantes e ter um ano grandioso em nosso ensino público municipal", disse a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio.

Na segunda-feira (06) também, serão entregues duas novas unidades escolares. Pela manhã, haverá a inauguração da ampliação do CMEI Artista Plástica Luísa Cavalcanti Maciel, na Vila Andorinhas, que contará com novo espaço de  1.079 m², sendo dois berçários (30 vagas), quatro salas infantis (80 vagas para 1 ano a 1 ano e 11meses), quatro salas infantis (80 vagas para 2 anos a 2 anos e 11meses), sala de atividade, sala de alimentação, sala de higienização, lactário, fraldário, playground e pátio coberto. 

Na parte da tarde, a partir das 13h, haverá a acolhidas aos alunos da Escola Municipal Maria Félix de Lima, no Sítio Juá. Na sequência, terá a  cerimônia de inauguração da Escola Municipal José Raimundo Sobrinho, localizada no Sítio Pitombeiras, 1º distrito de Caruaru.

Imprensa Caruaru

Doutores da Alegria comemoram Carnaval com o Bloco Miolinho Mole

O carnaval de Pernambuco é o grande homenageado do bloco Miolinho Mole, que vai passar pelos cinco hospitais atendidos pelos Doutores da Alegria no Recife a partir da próxima quarta-feira, dia 8.  O frevo começa no Hospital da Restauração; no dia seguinte, 9, é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Procape; na semana seguinte, dia 13, os palhaços estarão no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); e, no dia 14, no Hospital Barão de Lucena. O cortejo do Miolinho Mole começa sempre às 10h. Desde 2020, os palhaços não comemoravam o carnaval com o elenco completo reunido. “É uma festa que tem muita importância para os pernambucanos. Celebrar essa data nos hospitais em toda sua potência, depois do que vivemos, principalmente na área da saúde, é especial”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria. Por isso, em sua 16ª edição, o Miolinho Mole resolveu homenagear o próprio carnaval do nosso estado. As fantasias dos palhaços são engraçadas, criativas e celebram a tradição. Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), por exemplo, homenageia o Bloco das Flores; Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), o Homem da Meia-Noite; Dr. Gonda (Tiago Gondim), o Maracatu Piaba de Ouro; Dra. Muskyta (Olga Ferrario), os papangus de Bezerros. Participam do cortejo oficial 10 palhaços: além desses já citados, Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dra. Svenza (Luciana Pontual), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Micolino (Marcelino Dias), e Dr. Wago (Wagner Montenegro). Os adereços dos figurinos estão sendo confeccionados pelo aderecista Antônio Olivier. O repertório musical é composto por paródias de canções como Voltei Recife, de Capiba, e composições dos palhaços da instituição, como Dança da Ambulância, de Henrique Rimoli, coordenador artístico da unidade São Paulo, e Ninguém Solta a Mão de Ninguém no Miolinho Mole, de Juliana de Almeida, Dra. Baju. A música é tocada ao vivo, por Dra. Baju (violão), Dr. Gonda (ukulele), Dr. Dud Grud (caixa) e Dr. Marmelo (bumbo). Uma das novidades deste ano é que uma dupla de palhaços: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio) e Dra. MonaLisa (Greyce Braga), fantasiados de Galo e Galinha da Madrugada, não vão participar do cortejo do Miolinho Mole, porque cumprirão o roteiro tradicional de visitas. Assim, todos os hospitais vão receber palhaços duas vezes por semana, como é costumeiro o ano inteiro. A agenda dessa dupla será: 8 de fevereiro, Imip; 9 de fevereiro, Barão de Lucena; 13 de fevereiro, Hospital da Restauração; e 14 de fevereiro, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape.  Miolo Mole, o bloco dos Doutores da Alegria para todos os foliões – O Bloco do Miolo Mole, que está em sua 18ª edição e concentra muitos artistas da cidade, além de profissionais da saúde, ex-pacientes e admiradores do trabalho dos Doutores da Alegria, sai na quinta-feira, dia 16, um dia antes da abertura oficial do carnaval do Recife. Este ano, a concentração será no Armazém do Campo (Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio), a partir das 18h.  Uma das tradições do Miolo Mole é a escolha de uma baliza para ser homenageada. Geralmente, assume a função uma profissional de saúde ou uma artista da cidade. Quem vai ganhar o título de baliza 2023 será Yolanda Monteiro, técnica de enfermagem de 66 anos, que trabalha no Hospital da Restauração. “Queremos muito homenagear alguém que esteve ao nosso lado durante a pandemia, que enfrentou os problemas que esses profissionais viveram. Yolanda é um símbolo de todos esses profissionais de saúde, parceiros do nosso trabalho o tempo inteiro”, comenta Arilson Lopes.  “Dia desses, eu estava na neurologia e chorei de felicidade quando vi um menininho sorrindo com os palhaços. Até aquele momento, ele não apresentava reação a qualquer estímulo. Foi uma surpresa maravilhosa receber essa homenagem de ser baliza. Sempre acompanho a saída do bloco e agora vou dançar, brincar e cair no frevo como nunca!”, promete Yolanda, que trabalha na área da saúde há 46 anos, sempre na pediatria.  A técnica de enfermagem recebe o bastão de baliza de Gheuza, atriz do Coletivo Angu de Teatro, homenageada em 2020. O figurino da baliza 2023 foi desenhado por Luciano Pontes, artista do elenco. O frevo ficará sob a batuta da Orquestra Paranampuká, do maestro Rinaldo Dias, que tem 25 músicos. Às 19h30, os palhaços vão fazer um pocket show com o repertório dos hospitais, acompanhados pela orquestra. Às 20h, o bloco sai para o cortejo, cumprindo o seguinte roteiro: Ponte Buarque de Macedo, Avenida Rio Branco, Rua do Apolo, Avenida Barbosa Lima, Rua da Guia (cruzando a Avenida Rio Branco), Rua Dona Maria César, Avenida Marquês de Olinda e Ponte Maurício de Nassau, chegando novamente ao Armazém do Campo. 

A iluminação do bloco é de Luciana Raposo; a decoração de Luciano Pontes; Nice Vasconcelos assume a produção executiva; e Marinalva da Silva faz a assistência de produção no dia do bloco.  O bloco do Miolinho Mole é uma ação realizada pelo Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O bloco do Miolo Mole é realizado por Doutores da Alegria e, este ano, conta com o apoio do Armazém do Campo.  Programação do bloco Miolinho Mole:  8/02, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração 9/02, quinta-feira, às 10h, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e, às 11h30, no Procape 13/02, segunda-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) 14/12, terça-feira, às 10h, no Hospital Barão de Lucena  Programação do bloco Miolo Mole:  16/02, quinta-feira, no Armazém do Campo (Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio) 18h: Concentração 19h30: Pocket show dos palhaços com a Orquestra Paranambuká 20h: Saída do bloco. Roteiro: Ponte Buarque de Macedo, Avenida Rio Branco, Rua do Apolo, Avenida Barbosa Lima, Rua da Guia (cruzando a Avenida Rio Branco), Rua Dona Maria César, Avenida Marquês de Olinda e Ponte Maurício de Nassau, chegando novamente ao Armazém do Campo.  Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.   Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens. 

Como  ajudar  na  manutenção  da  associação  Doutores  da  Alegria? O trabalho  da  associação  Doutores  da  Alegria,  gratuito  para  os  hospitais,  é mantido  por  doações  de  empresas  e  de  pessoas  físicas,  tanto  por  recursos próprios  quanto  por  recursos  advindos  por  meio  das  leis  de  incentivo  fiscal. Os  recursos  das  contribuiçõ es  permitem  a  continuidade  e  a  expansão  das atividades  e  da  estrutura  do  grupo,  a  realização  de  atividades  de  formação, oficinas  e  o  aprimoramento  técnico  dos  artistas.  Para  contribuir  com  a manutenção  do  trabalho,  basta  acessar  o  site www.doutoresdaalegria.org.br

Grupo Raymundo da Fonte expande atuação na região Sudeste


A Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte S.A concluiu a aquisição da Iplasa Indústria e Comércio, proprietária da marca Candura - líder no segmento de limpeza doméstica no interior de São Paulo. A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em janeiro de 2023. 

O anúncio da mudança de controle da Iplasa aconteceu nessa quinta-feira (02/02) sendo então comunicada para colaboradores, fornecedores e clientes. O processo de integração será conduzido por um time de representantes do Grupo Raymundo da Fonte junto com o time da Candura.

Neste momento de expansão das atividades, fortalecimento e integração das marcas, a Raymundo da Fonte reafirma aos acionistas, colaboradores, consumidores, fornecedores, parceiros de negócios, sociedade e poder público o seu compromisso com a condução dos seus negócios, com o objetivo de fortalecer a marca Candura, dotando-a de maior capacidade financeira e produtiva, e associando novas linhas de produtos à marca. 

Com este movimento acreditamos ter dado um passo relevante na direção de nossa missão de “desenvolver, produzir e levar aos lares dos consumidores brasileiros produtos que contribuam para uma vida melhor, com decisões equilibradas, visando a satisfação de todas as partes envolvidas”, sempre alinhados aos nossos valores: comprometimento, respeito, ética, simplicidade e empreendedorismo. 

A Candura foi criada em Piracicaba (SP) em 1977 e, em 1981, entrou para o segmento de produtos de limpeza com o lançamento da água sanitária Candura que deu nome à marca e se tornou o carro-chefe da empresa, com a visão de “Ser a mais apaixonante empresa brasileira de produtos de limpeza”. 
A partir do sucesso da água sanitária, a empresa investiu na ampliação de sua linha de produtos para limpeza. Hoje 182 funcionários trabalham com a missão de ser uma empresa apaixonante e oferecer praticidade nos seus produtos. A sede ocupa uma área total de 22 mil metros quadrados, sendo 11 mil metros quadrados de área construída. Atualmente, o portfólio da fábrica conta com mais de 40 produtos da linha Candura, divididos em diversas categorias de limpeza de banheiro, cozinha, lavanderia e multi superfícies, com produtos clorados e não clorados. 

*Sobre a Raymundo da Fonte* 

Com 76 anos de história, a Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte S/A leva para os lares brasileiros produtos que contribuem para uma vida melhor. O grupo possui plantas industriais em Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, além da matriz em Paulista - Região Metropolitana do Recife (PE). 

As diversas marcas da companhia, entre elas, a Brilux, Minhoto, Sonho, Even, Tubarão, Olimpo, Cloral, Muriongo, Filgueira, Alerta e Sentinela compõem um portfólio com mais de 300 SKU’s. São produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, que, desde 1946, fazem parte da família do brasileiro. 

Em cumprimento ao seu plano estratégico, além da aquisição da Candura, a empresa planeja, em 2024, disponibilizar ao mercado nacional uma planta de sabão em pó com as diversas marcas do grupo, e aumentar sua atuação geográfica, oferecendo aos clientes e consumidores um número crescente de opções para o mercado de limpeza doméstica e higiene pessoal.

Jarbas Filho destaca a necessidade de melhorias na BR-232 em reunião com a govenadora


O deputado estadual Jarbas Filho (PSB) participou na manhã desta sexta-feira (03)  da reunião dos deputados estaduais com a governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas. O parlamentar aproveitou a ocasião para levantar junto à chefe do executivo a necessidade de melhorias de infraestrutura na BR-232. 

"A governadora nos recebeu para debater melhorias para o estado em diversas áreas. Busquei informações sobre uma possível requalificação, além de questionar se existe previsibilidade de ampliação da BR-232. Precisamos dar mais atenção a esta importante via que corta o nosso estado. A duplicação foi feita no governo Jarbas Vasconcelos, acredito que chegou o momento de buscarmos mais melhorias para a BR", disse. 

Aos 46 deputados presentes, Raquel falou quais os objetivos do Governado de Pernambuco referente a pontos como saúde, enfrentamento à pobreza, saneamento básico, entre outros. "Ouvimos e colocamos em pauta os anseios do nosso povo, sugestões e demandas que precisam ser executadas para que os pernambucanos tenham a esperança de dias ainda melhores", explicou Jarbas.

Goiana anuncia chegada do primeiro laboratório de Análises Clínicas do município


O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, anunciou hoje (03) que a partir de março, a população ganhará o primeiro Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Segundo ele, o espaço contará com estrutura e aparelhos automatizados de última geração. "O recurso para a compra dos equipamentos foi da própria prefeitura. Um diferencial do laboratório será que o paciente terá o resultado do exame em um prazo de 24h e poderá retirá-lo pela internet ou presencialmente", explica. O laboratório também atenderá as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da UPA Osvaldo Rabelo Filho.

Para os atendimentos, a prefeitura de Goiana, através da secretaria de Saúde, realizou a contratação de profissionais capacitados como biomédicos e técnicos em análises clínicas para realizarem os exames de bioquímica, hematologia, urinalises, parasitólogico, hemostasia, gasometria, imuno-hormonio, marcadores tumorais e citopatológicos. Os novos funcionários começarão o treinamento nesta próxima semana.

O prédio onde funcionará o laboratório é alugado pela prefeitura de Goiana e fica localizado na 2° Travessa Djalma Raposo. O horário de atendimento será de domingo a domingo. "Continuamos investindo na área da saúde pública de Goiana, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população", disse Lícia Maciel, secretária municipal de Saúde.

Imprensa Goiana PE 

Mutirão da Compesa em Bezerros


Os  clientes da Compesa  do município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, irão receber o mutirão de serviços da empresa, a partir da próxima segunda-feira (6), iniciativa que oferece atendimento  nos bairros, sem a necessidade do deslocamento para atendimento em uma loja  física convencional.  A Agência Móvel da Companhia  estará com equipes  especializadas  das áreas comercial e operacional, prontas para resolver qualquer demanda dos seus clientes. A loja itinerante  permanecerá na cidade  até a sexta-feira (16), no horário das 9h às 16h, na Praça Duque de Caxias, Centro, em frente  à farmácia Pague Menos.

Sem a necessidade de comparecer à uma loja convencional da Compesa, os clientes poderão aderir ao programa da Tarifa Social, atualizar os dados cadastrais, fazer a revisão de contas, solicitar mudança de titularidade, dentre outros.

 Na área operacional,  conserto de vazamento, verificação de falta de água e inspeção de hidrômetros são algumas atividades que poderão ser solicitadas para execução das  equipes disponíveis nessa ação. 

Além da prestação efetiva dos serviços, a  Compesa  aproveita a iniciativa para  oferecer  condições especiais para negociação de débitos. Quem tiver qualquer pendência financeira com a empresa, deve comparecer à  Agência  Móvel e escolher a melhor forma  para quitar ou negociar o débito com a possibilidade do parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito.

Na semana seguinte, ainda no município de Bezerros, o mutirão de serviços da Compesa estará na Rua Major Miguel, no bairro  do Rosário, na Praça Alcides D’Andrade Lima/Praça Centenária, no período de 13 a 18 de fevereiro, no horário das 9h às 16h. Os mesmos serviços oferecidos na Praça Duque de Caxias serão estendidos para os clientes que procurarem o atendimento  no bairro do Rosário.

Imprensa Compesa

Ministro da Pesca recebe integrantes do Movimento dos Pescadores Artesanais e inicia discussão de demandas


Integrantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) de diversos estados do país e do Distrito Federal foram recebidos, nesta quinta-feira (2), em Brasília, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. 

De acordo com o ministro, esse foi um primeiro contato com o MPP, que teve a oportunidade de levar ao MPA as principais demandas do setor. “A pesca artesanal, que tem como secretário nacional o professor Cristiano Ramalho, terá papel de destaque e será uma das grandes prioridades do Ministério, nesse governo”, destacou. 

O MPP foi fundado em 2010 e defende ações fundamentais para o segmento, a exemplo da defesa dos territórios pesqueiros, já que sem os mares, rios e manguezais é impossível a existência da atividade e de suas respectivas comunidades. Um segundo aspecto imprescindível, defendido pelo MPP, diz respeito ao combate ao racismo ambiental e à valorização da mulher pescadora, do reconhecimento de seu trabalho e direitos. 

Importância do MPP

Segundo o secretário Cristiano Ramalho, que há mais de 26 anos estuda esse universo, mais de 40% das pessoas vinculadas à pesca artesanal estão concentradas no Nordeste brasileiro e são, em sua grande maioria, pretas e pardas. 

“O MPP atua na maioria dos estados e é um movimento expressivo, que se organiza de forma democrática, respeitando questões de gênero, raciais, regionais e geracionais, valorizando os mais experientes e os mais jovens, que são importantes para a renovação da existência da pesca”, diz Ramalho. 

“Se a gente for imaginar as principais agendas de lutas do MPP no país, compreenderemos que se trata de um sujeito decisivo, um ator importante. Por essa razão, foi valioso o gesto do ministro, de receber o Movimento, que, por outro lado, também manifestou total apoio à gestão que se inicia. Acolher a agenda dos pescadores e pescadoras artesanais e transformá-la em políticas públicas é fundamental”, acrescenta o secretário.

Secretária Lucinha Mota recebe representantes do BID


Projetos voltados para a conclusão de obras do sistema prisional, além da ampliação e fortalecimento das políticas de Direitos Humanos no estado de Pernambuco foram alguns dos pontos abordados pela secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, em reunião, nesta quinta-feira (02/02), com representantes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). O secretário executivo de Ressocialização, Paulo Paes, também acompanhou o encontro, realizado na sede da SJDH, no bairro do Recife.

Lucinha destacou que muito precisa ser feito e parcerias que venham a somar serão bem-vindas. “Pernambuco precisa voltar a crescer em todas as áreas. Precisamos ampliar o alcance dos nossos programas voltados para a promoção e proteção dos Direitos Humanos, precisamos reestruturar o sistema prisional do estado com a criação de novas vagas e robustecer os eixos de educação e trabalho. Muitas são as demandas e iremos buscar alternativas viáveis e confiáveis para executá-las em parceria com o BID e outras entidades que queiram colaborar de forma efetiva com o desenvolvimento do nosso estado”, garantiu a secretária.

A comitiva do BID foi formada pelo especialista em Segurança Cidadã e Justiça, designado para a sede do Banco em Washington, Rodrigo Serrano, os especialistas sênior em Segurança Cidadã e Justiça, designados no escritório do BID em Brasília, Rodrigo Pantoja e Fernando Cafferata, e os consultores Fátima Cartaxo (especialista em gestão pública e modernização do Estado) e Alberto Kopitke (especialista em prevenção da violência baseada em evidências científicas).

Os representantes do Banco também realizaram uma visita técnica ao Complexo Prisional de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado, na manhã desta sexta-feira (03/02), acompanhados de policiais penais da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Imprensa SJDH PE

Obras avançam e Governo do Estado iniciará nova etapa da BR-232 na segunda-feira (06.02)


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, segue avançando na execução das obras de triplicação da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. A partir da próxima segunda-feira (06), será iniciada uma nova etapa dos serviços com a implantação da pavimentação em concreto armado na pista principal, em um trecho de 800 metros, sentido Capital/Interior.

Para melhorar a fluidez do tráfego e diminuir os engarrafamentos, duas faixas estarão liberadas para a circulação de veículos no sentido Interior/Capital, entre os quilômetros 11 e 09, no trecho que está em obras dede o dia 02. Os trabalhos são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

Durante a realização dessa nova etapa, com duração estimada em 60 dias, será necessária a interdição da pista do viaduto sobre a BR-408. Desta forma, o tráfego de veículos vai ser desviado provisoriamente. Os condutores que seguem pela BR-232 em direção ao Interior do Estado deverão entrar à direita na alça de acesso à BR-408; seguir até a área de contorno, no acesso ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP); voltar pela 408 e acessar alça à direita para retornar à Rodovia BR-232. O trajeto do desvio estará devidamente sinalizado com placas informativas para auxiliar os condutores. Agentes da Polícia Rodoviária Federal darão auxílio no trabalho de orientação e fiscalização do trânsito no local.

Os trabalhos são realizados em etapas para minimizar os impactos no trânsito durante a execução dos serviços. Até o momento, já foram finalizados mais de 70 % das ações previstas pelo cronograma de obras. O alargamento da rodovia vai melhorar a fluidez da via, assegurando a integração dos modais de transporte, fortalecendo a mobilidade urbana e a acessibilidade dos usuários. Depois de pronta, os motoristas deverão sentir a redução de até 58% na duração do trajeto. Com o acréscimo de 33% na sessão viária, a redução de tempo será de uma hora para 25 minutos, mesmo nos horários de pico.

As intervenções na BR-232 abrangem a recuperação do pavimento; o alargamento da plataforma; novo sistema de drenagem; instalação das placas de concreto na pista principal e asfalto nas vias marginais; implantação de retornos; realocação e redimensionamento das paradas de ônibus existentes; implantação de ciclovia e calçadas em concreto; e sinalização viária horizontal e vertical.

Imprensa PE

Últimos dias para se inscrever no desfile das Virgens do Bairro Novo.


Terminam esta semana as inscrições para o concurso de fantasias do desfile das Virgens do Bairro Novo. Os interessados em se inscrever devem se apressar, pois além do fim do prazo, as inscrições são limitadas a 300 desfilantes.

As inscrições estão sendo feitas no Hotel Costeiro (beira mar de Olinda), das 20h às 22h até a próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro. Para se inscrever, o interessado paga uma taxa de R$ 50,00, que dá direito ao kit Virgens (Camisa, Crachá, Pulseira, Porta Latinhas, Boné, 6 Fichas de Cerveja para consumir durante o desfile), a participar do café da manhã oficial das Virgens e a concorrer nas sete categorias do concurso que darão, no total, 4 mil reais em dinheiro e troféus.

As categorias são: Grupo, Luxo, Originalidade, Destaque, Virgem mais tímida, Virgem mais malamanhada e Virgem mais sapeca. O julgamento das Virgens acontece das 9h30 às 11h na praça 12 de março. Ao fim da apuração são divulgados os vencedores e é dado início ao desfile.

Este ano, 10 trios animarão as virgens durante todo o percurso do desfile. Entre as atrações estão Priscila Senna, Sheldon e Ávine Vinny. É a primeira vez que o desfile vai contar com uma atração musical.

As Virgens do Bairro Novo tomam as ruas de Olinda no próximo dia 12 de fevereiro.

Alvo de ataques racistas, o jogador brasileiro Vini Jr. é novamente vítima na Espanha.

 

Um boneco com camisa de Vinícius Jr. aparece 'enforcado' em uma ponte em Madri. O boneco foi pendurado simulando um enforcamento. Em cima, havia uma faixa vermelha com os dizeres 'Madri odeia o Real'.

O jogador recebeu diversas mensagens de apoio e muitos cobrando punição contra crimes de ódio. Mas é não hoje que que Vinícius Jr., de 22 anos, sofre preconceito, já foi alvo de abusos raciais por parte de torcedores adversários em pelo menos três ocasiões: no Camp Nou, jogo contra o Barcelona, em novembro de 2021; no estádio do Atlético, em setembro de 2022; e em Valladolid, no final de dezembro também de 2022. Ou seja, o caso é recorrente. Até quando???

"Os casos de racismo contra Vini Jr. nos possibilita compreender que o racismo está em todas as esferas sociais, que o racismo não tem a ver com classe social, que o racismo é aliado do patriarcado branco e tem origem eurocêntrica. O jogador, que vem há muito tempo se posicionando contra o racismo dentro e fora do Brasil, infelizmente não será a única vítima desse nefasto e repugnante ato de violência. Por isso, manifesto total apoio e solidariedade a Vini Jr. e espero, assim como todas, todes e todos que buscam contribuir e se empenhar na luta antirracismo", declarou o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos (foto), que é fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), liderança que atua há 40 anos em prol das liberdades, dos direitos humanos, das pluralidades contra o racismo e a intolerância religiosa.

Em nota, a LaLiga, responsável pela organização do Campeonato Espanhol, condenou o ataque e afirmou que vai investigar o caso. É pouco!

O caso está sob investigação, uma vez que se trata de "atitude perigosa, ofensiva e passível de processo criminal". É muito pouco!

A Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha, anunciou ontem, que aplicará punições a torcedores do Valladolid que proferiram insultos racistas contra Vinicius Junior. É quase nada!

Real Madrid e CBF repudiaram o ato racista contra Vinícius Junior. E vão ficar só nisso?

"O racismo sofrido pelo jogador é, sem sombra de dúvidas, resquícios da colonialidade que ainda hoje sustenta o imaginário social de boa parte da sociedade brasileira que acredita na inferioridade das pessoas pretas, das pessoas indígenas, das pessoas LGBTQIAPN+. Racismo é crime. Declara a Profa. Dra. Mariana Gino - Secrétaire Générale du Centre International Joseph Ki-Zerbo pour l'Afrique et sa Diaspora/N'an laara an saara. (CIJKAD-NLAS).

Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.