quinta-feira, 15 de agosto de 2019

André Mussalém e Illy lançam single Leão nesta sexta

A necessidade de respirar, beijar e seguir em frente, mesmo em tempos de “Distopia” é a tônica do próximo single do pernambucano André Mussalém, que será lançado nesta sexta-feira (16), nas plataformas digitais. Intitulado “Leão”, a faixa conta com participação da baiana Illy, grande revelação da música popular brasileira.

Inspirada em canções de Gil e Caetano, da década de 70, o novo trabalho de André surge no passo do afoxé e “com a necessidade de fazer política sem deixar a tristeza contaminar”, conta o artista.

“Leão” é o segundo single do álbum "Distopia" e conta com a participação de Rafael Marques, no cavaquinho, Renato Bandeira, na guitarra, Eugênio Gomes, no baixo, Henrique Albino no sopro e Lucas dos Prazeres, na percussão. 

As vozes foram gravadas no estúdio de Kassim no Rio de Janeiro. As bases, no estúdio Muzak, aqui em Recife e a masterização é de Felipe Tichauer (EUA), engenheiro de som premiado com Grammy. A primeira música do disco, o frevo "Gente de Bem", foi lançada em pleno carnaval, com um feat de Flaira Ferro. 

LEÃO LETRA:

Trago a minha banda para ver o sol raiar

Nessa distopia, só queria respirar

às vezes não quero soar sério como eu sou

E você? Que signo é, amor?




Beija a minha boca que esse tempo vai passar

E a gente festeja quem a gente quer beijar

às vezes não quero soar sério como eu sou

E você? Que signo é, amor?




Eu sou Leão 




Cantar uma bobagem faz um bem ao coração

Lua de São Jorge Ilumina minha escuridão

Sigo ao seu lado e não sei para onde eu vou




E você? Que signo é, amor?




Eu sou Leão 




Tempos de trevas pedem um sol pra queimar

A fúria incerta desse Mar

(Desse Mar)




Eu sou Leão 



















SERVIÇO:




ANDRÉ MUSSALÉM LANÇA SINGLE EM PARCERIA COM A BAIANA ILLY 

Nesta sexta-feira (16), em todas as plataformas digitais

11ª Edição do É Meu direito será realizada no próximo sábado (17), na cidade de Escada

Serviços gratuitos de cidadania, saúde, beleza e atividades lúdicas, serão ofertados no próximo sábado (17), na ação do programa É Meu Direito, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), no município de Escada, Mata Sul de Pernambuco. Os serviços serão disponibilizados na Escola Municipal Barão de Suassuna, localizada na Rua Barão de Suassuna, 77, Centro, das 8h às 12h. 

Abrindo a ação, será realizada uma apresentação cultural do Grupo de Percussão Maracatu Barões Coroados, logo após serão abertos para os atendimentos. Dentre os diversos serviços serão disponibilizados encaminhamentos para segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, documentos de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), emissão carteira do idoso, orientações jurídicas e com representantes do Procon, Bombeiro Militar, Detran, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), dentre outros.

Os moradores que se interessarem pelos serviços de emissão de segundas vias de certidão ou identidade deverão comparecer ao local da ação, munidos com o documento antigo ou cópia. 

Serviços:


 2ª vias de Certidão de nascimento, Casamento e Óbito;


 2ª via da Carteira de Identidade;


 2ª via do CPF;


 Foto 3X4;


 Xerox;


 Orientação Psicossocial;


 Orientação Jurídica;


 PROCON - Orientação para o consumo;


 Unidade Móvel do DETRAN - Educação e Orientação para o trânsito, consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e agendamento da segunda via de CNH;


 COMPESA - Negociação de débito, abertura de revisão de consumo, averbação (atualização cadastral), emissão de 2-º via de fatura, solicitação de 1-º ligação de água, abertura solicitação de conserto de vazamento de água/esgoto, tarifa social;


 Unidade Móvel da CELPE - Registro de ligação nova, religação, informação de débitos, de segunda via, plano de parcelamento, atualização cadastral, troca de titularidade, mudança definitiva de local do medidor, notas de serviços, orientações, dicas de segurança e outros serviços;


 SPA para rosto e mãos;


 Corte Cabelo;


 Aferição de Pressão Arterial;


 Dosagem Glicêmica;


 Saúde Bucal;


 Distribuição de Preservativo Masculino;


 CRAS;


 CADUNICO – Bolsa Família;


 Emissão Carteira do Idoso;


 Orientação para Carteira Reservista;


 Alerta Celular/PM – Orientações e cadastro de celulares;


 Bombeiro – Prestando orientações em primeiros socorros e vazamento de gás de cozinha;


 Cine – Pipoca;


 Apresentação Cultural


Imprensa SEDH PE

Escolas recebem o projeto "Cordel: novos tempos, novos leitores

Um projeto das professoras e pesquisadoras Shirley Rodrigues e Eulina Fraga vai levar a arte do Cordel a algumas escolas públicas do Estado. A ideia é propor o resgate e a valorização dessa arte popular junto aos estudantes do ensino médio. O projeto "Cordel: novos tempos, novos leitores” tem por objetivo trabalhar a poesia e o cordel em forma de oficinas, buscando ser um atrativo cultural e motivador da leitura, como também difundir a cultura popular do cordel. Nesta primeira etapa, as oficinas vão acontecer em três escolas de ensino médio, sendo duas no Recife, nos bairros de Nova Descoberta e Macaxeira, e uma na cidade sertaneja de Custódia.
“Por meio das oficinas vamos mostrar a importância do cordel na evolução da história da literatura do Brasil. Apresentar as várias formas de se utilizar o cordel na sala de aula por exemplo: leituras jogral, esquetes teatral e musicado. Incentivar a produção escrita e valorizar os novos talentos, repassar aos poetas-escritores técnicas de aperfeiçoamento da produção artesanal do folheto de cordel”, explica a professora e cordelista Shirley Rodrigues. A primeira oficina começa na próxima segunda-feira (19) e encerra no dia 23 de agosto. Durante uma semana, os alunos da escola estadual Rotary, em Nova Descoberta, terão contato com o universo das rimas e versos da literatura de cordel.
Cada oficina terá cinco atividades, que serão distribuídas da seguinte forma: Contexto histórico e pesquisa sobre o cordel; Técnicas de produção de textos de cordéis, métrica e rima; Produção individual dos alunos; Técnicas da xilogravura; e Produção escrita e gráfica dos cordéis. O projeto das oficinas será destinado ao público em geral com faixa etária superior a 14 anos. “A oficina resgatará e valorizará a literatura de cordel motivando-os ao interesse pela cultura, leitura e a escrita”, reforça.
Uma das preocupações das idealizadoras do projeto é com a inclusão e a participação de todos os estudantes nas oficinas. Para isso, nas turmas haverá uma professora de braile/libras para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e visual. “A literatura de cordel trata de temas simples do cotidiano das pessoas e de forma diversificada de vivências. Por trabalhar com a realidade, cada participante pode sentir-se parte da história, o que contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem. Por isso, queremos que todos participem”, destaca.

Agrinordeste reunirá tendências e lançamentos para a Agropecuária

O Agrinordeste reunirá as tendências e lançamentos nas áreas de serviços, capacitação e venda de produtos no Centro de Convenções, de 24 a 26 de setembro. As novidades foram apresentadas na manhã da quarta-feira (14), no JCPM, pelo presidente da Faepe, Pio Guerra.
A programação inclui Arena Agrinordeste, Feira de Produtos do Campo, Espaço Moda Country, Oficinas de Trabalho, Sabor do Campo, Show de Churrasco, 27º Seminário sobre a Modernidade do Setor Primário da Economia Nordestina, 12º Show de Lácteos, 7ª Feira dos Produtores de Cana do nordeste (Norcana) e 2º Encontro dos Contabilistas no Agrinordeste.
A Arena Agrinordeste vem repaginada e ampliada com 31 oficinas de trabalho, apresentações equestres e Adestramento de Cães, na área Agripet. O 12º Show Lácteos, que também está instalado na Arena, vai premiar os melhores produtos derivados de leite da região. Este ano, 20 laticínios concorrem com 49 produtos inscritos, que serão auditados pelo Instituto Cândido Tostes, de Minas Gerais.
Por sua vez, o 27º Seminário do Agrinordeste traz uma programação diversificada com 86 palestras, que serão ministradas simultaneamente em 10 auditórios. Os assuntos abordados são relacionados à Apicultura, Atualidades, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Cana-de-açúcar, Caprinovinocultura, Floricultura, Fruticultura, Horticultura, Paisagismo, Horticultura e Turismo Rural. Em 2018, foram mais de cinco mil inscritos.
Este ano, a Feira de Produtos do Campo já registra recorde no número de estandes, com 290 unidades comercializadas. Outro ponto alto são as apresentações das inovações tecnológicas. Além disso, contará com a participação de caravanas de empresas de todo o Nordeste, organizadas com apoio do Sebrae, Federações e Associações.
De acordo com a área técnica de levantamento de dados do Sebrae, uma pesquisa foi realizada em 2018, com 73 dos 153 expositores da feira, que corresponde a cerca de 50% deste público. Os resultados apontam um alto índice de aprovação nos quesitos avaliados: infraestrutura, organização, atendimento e negócios. Vale ressaltar que a feira reuniu produtores rurais e empresários de onze estados brasileiros.
A 2ª edição do Espaço Moda Country traz 20 expositores e 12 desfiles de moda, que serão realizados nos corredores, durante os três dias de feira. Os expositores, em sua maioria do Polo de Confecções do Agreste, apresentarão as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados, acessórios, chapéus, bonés e produto de beleza.
Ícone na valorização dos produtos e da gastronomia local, a 8ª edição do Sabor do Campo ganhará uma área maior com 32 chefs renomados de todo o país. A nova atração desta temporada é o 1º Show de Churrasco, com quatro oficinas, com especialistas vindos do Rio Grande do Sul.
O evento é uma realização da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com o apoio do Sebrae Pernambuco, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar, Governo Federal, por meio do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e AD Diper. Na ocasião, o gerente de Agronegócio do BNB, Josué Lucena, ressaltou a importância do agronegócio em Pernambuco. Segundo ele, foram investidos quase R$800 milhões do Fundo Constitucional de Financiamento no Nordeste (FNE) na agricultura, pecuária e nas atividades da agroindústria.
Serviço:
27ª Agrinordeste
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Data: 24, 25 e 26 de setembro
Horário: 9h às 21h 

Jogos Escolares Inclusivos do Recife batem recorde de inscrições em 2019


Os Jogos Escolares Inclusivos do Recife 2019 bateram recorde de inscrições. A competição, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, já tem 2.047 atletas confirmados, 70% mais do que os 1.200 do ano passado. A abertura está marcada para o dia 22 de agosto e a competição acontecerá até 30 de novembro. Na tarde desta quinta (15), aconteceu o Congresso Técnico, na Escola de Formação de Professores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, com o objetivo de alinhar as informações com as 30 escolas de anos finais que estão participando e realizar o sorteio da tabela.

O campeonato é realizado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação. “O número de participantes ainda pode aumentar, pois as escolas têm até 72h antes de cada competição para fazer as inscrições”, explica o gerente de Esportes de Participação e Educacional do Recife, Filipe Amaral. Os jogos terão dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica.

Os campeões terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife, que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Em 2018, a rede municipal de ensino do Recife teve um campeão na luta olímpica nos JEPs, além de duas equipes de handebol mirim entre os 10 melhores classificados. O atleta da luta olímpica se classificou também para os Jogos Escolares da Juventude. Já em 2017, o Recife teve 10 estudantes nos três primeiros lugares nas modalidades individuais dos JEPs e classificou três equipes para as modalidades coletivas, todas a partir da participação na etapa municipal dos Jogos Escolares.

Imprensa Recife

Pintando o 7

A CAIXA Cultural Recife recebe, nos fins de semana de agosto, a terceira temporada consecutiva do projeto Pintando o 7, com três espetáculos voltados para toda a família. A programação conta com apresentações até o dia 25 de agosto de 2019, sempre aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 11h, e com workshops gratuitos aos domingos, das 14h às 16h.

No primeiro fim de semana, foi apresentado o espetáculo Vila Tarsila, da Cia Druw (São Paulo). No final de semana seguinte, o grupo G2 Cia de Dança (Paraná), que é o segundo grupo de dança do Balé Teatro Guaíra, apresenta o espetáculo La Cena. Encerrando a temporada, a Companhia Caixa do Elefante (Rio Grande do Sul) traz o espetáculo Cuco, a linguagem dos bebês no teatro.

O grupo G2 Cia de Dança apresenta, no segundo fim de semana dedicado ao Pintando o 7, o espetáculo La Cena, que conta a história de um grupo de empregados contratado para preparar uma festa de fim de ano na mansão do Sr. Stahlbaum. Após alguns incidentes no local, todos entram em um estado de sono profundo, o que desperta desejos misteriosos e pesadelos inconfessáveis. O espetáculo mistura teatro, dança, música, suspense e humor.

No último fim de semana, encerrando a temporada, o Pintando o 7 apresenta o espetáculo Cuco, a linguagem dos bebês no teatro, inspirado no universo da primeira infância, ou seja, indicado para crianças com até 3 anos, o espetáculo propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo na condição de espectadores junto aos seus pais.  

O projeto Pintando o 7 é uma realização da {Fervo} Projetos Culturais, sob a curadoria de Iris Macedo, e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. Todos os espetáculos são de classificação livre e têm os preços acessíveis e fixos de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia), à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Recife sempre a partir das sextas-feiras da semana em que o espetáculo acontece.

Workshops – Além dos espetáculos, o Pintando o 7 oferece ao público a oportunidade de participar deworkshops artísticos gratuitos mediante prévia inscrição através do e-mail info@fervoprojetos.com. Inscrições a partir do dia 06 de agosto para todas as oficinas. Dados necessários: Nome da oficina, responsável pela criança, nome da criança, idade da criança, e-mail do responsável, telefone do responsável e redes sociais.

O segundo workshop, que acontece no dia 18 de agosto, das 14h às 16h, é o Processo Criativo do G2 Cia de Dança. O curso aborda o uso do lúdico como estratégia de criação coreográfica utilizada pelo grupo. O objetivo é promover a imaginação, a interação entre pais e filhos, e a criatividade. Indicado para crianças a partir dos 10 anos e adultos. Todo o elenco ministrará a capacitação.

O último workshop da temporada é o Sensibilização para o teatro de animação, que acontece no dia 25 de agosto, das 14h às 16h, para crianças a partir dos 7 anos e para seus pais ou responsáveis. Comandado por Mario de Ballentti, a oficina tem o objetivo de possibilitar a experimentação da criação artística através de estímulos musicais e usando um material expressivo, que é o jornal, como instrumento para explorar o imaginário.

Serviço:
 
Pintando o 7 – Espetáculo “La Cena” – G2 Cia de Dança (PR)
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Datas: 17 e 18 de agosto de 2019
Horários: sábado às 16h e domingo às 11h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia para casos previstos em lei e clientes CAIXA)
Bilheteria: a partir das 9h do dia 16 de agosto (sexta-feira)
Duração: 60 min
Classificação: livre
Capacidade107 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Pintando o 7 – Espetáculo “Cuco, a linguagem dos bebês no teatro” - Cia Caixa do Elefante (RS)
Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Datas: 24 e 25 de agosto de 2019
Horários: sábado às 16h e domingo às 11h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia para casos previstos em lei e clientes CAIXA)
Bilheteria: a partir das 9h do dia 23 de agosto (sexta-feira)
Duração: 60 min
Classificação: livre
Capacidade24 lugares (adultos acompanhados de bebês) 
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Camará Shopping recebe Festival do Vinil

O Camará Shopping planejou uma programação especial, neste sábado e domingo (dias 17 e 18), para os amantes do vinil. Trata-se da segunda edição do Festival do Vinil, que ocorre no Piso L3, sempre a partir das 12h. A programação vai trazer exposição e venda de discos clássicos, raros e lançamentos de todos os estilos musicais com valores a partir de R$ 10.

O Festival do Vinil do Camará Shopping vai contar ainda com exposição de fitas K7 originais de época e vinis de 10 polegadas, além de apresentação de DJs das 16h às 20h. No dia 17, os DJs João Paulo e Edson Luna apresentam o projeto “Clássicos dos Clássicos”. Já no dia 18, o espaço recebe apresentação do DJ Sub com a participação especial de Fernando Vinil. O Camará Shopping está localizado na Rua Manoel Honorato da Costa, n.º 555, Vila da Fabrica, em Camaragibe.

Compesa amplia abastecimento de Sertânia com água do Rio São Francisco

Uma nova obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para ampliar o abastecimento de água da cidade de Sertânia, no Sertão, com águas da Transposição do Rio São Francisco. As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa do presidente da companhia, Roberto Tavares, é cumprir o cronograma sugerido pelo governador Paulo Câmara para que o empreendimento seja entregue à população em novembro deste ano. A cidade hoje é atendida em regime de rodizio que prevê três dias com água e 12 dias sem. “Com a ampliação do Sistema Produtor do Açude da Barra, localizado no distrito de mesmo nome em Sertânia, teremos condições de aumentar em 70% a retirada de água do Canal da Transposição, deixando a cidade de Sertânia com a distribuição de água diária, sem interrupção do fornecimento”, destaca o Gerente de Unidade de Négócios da Compesa, Denis Mendes.

O Açude da Barra tem a capacidade de acumular 2,8 milhões de metros cúbicos de água e já contribui com o abastecimento de água da cidade de Sertânia, no entanto, a vazão não é suficiente para retirar a cidade do rodízio na distribuição. O investimento autorizado pelo governador Paulo Câmara foi de R$ 5,3 milhões, recursos necessários para a execução da obra de ampliação da captação de água. O projeto consiste na implantação de uma adutora de quatro quilômetros de extensão, implantação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA móvel de fibra) que terá capacidade para tratar 40 litros de água, por segundo, além de uma estação de bombeamento. Se somar esse novo sistema ao que já opera na cidade, serão fornecidos 80 litros de água, por segundo, possibilitando uma melhoria da oferta de água para os cerca de 20 mil habitantes.

Na área rural do município, a Compesa também está executando outra obra para atender os quatro mil moradores do distrito de Rio da Barra e das comunidades rurais de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique. A obra de implantação do sistema de abastecimento d´água está em andamento e o investimento é de R$ 3,8 milhões. A obra prevê uma captação direta no canal da Transposição do Rio São Francisco. Os serviços incluem uma Estação de Tratamento de Água, duas estações elevatórias (de bombeamento), dois reservatórios com capacidade de armazenar 100 metros cúbicos, implantação de 17 quilômetros de adutora e 13 quilômetros de rede de distribuição. A previsão é que essa obra seja concluída em abril do próximo ano.

Imprensa Compesa

Cartilha orienta gestores escolares a como proceder com o período de matrículas

Passadas as férias de julho os gestores das instituições de ensino privadas iniciam as preparações para o período de matrícula de alunos novatos e veteranos para o ano letivo de 2020. Esse é um dos períodos mais importantes para essas unidades de ensino, já que o número de matrículas efetivadas vai servir de guia para o planejamento pedagógico do ano seguinte.

Por outro lado, muitos gestores acabam, por falta de orientação, prosseguindo de maneira errada e efetuando contratos de matrícula que podem trazer prejuízos para a realização das atividades escolares, como a efetivação de matrículas de pais e responsáveis com filhos em situação de inadimplência.

A inadimplência é um mal que paira sobre toda a instituição de ensino particular. Porém, principalmente no período de matrícula, algumas ferramentas podem ser usadas pela instituição com o escopo de minimizar o não pagamento do responsável financeiro durante o ano ou semestre letivo.

Há ainda casos de instituições de ensino cujo os pais ou responsáveis não chegam a firmar um contrato de matrícula, o que pode trazer muitos danos. Além de trazer para a instituição de ensino maior segurança na relação com o aluno ou seu responsável – para o caso daquele ser menor de idade, a formalização do contrato de matrícula permite a recuperação do crédito sobre o inadimplente.

Para o advogado Dr. Luiz Tôrres Neto, fechar o famoso “acordo de boca” representa um perigo iminente para os gestores. “A não formalização do contrato de matrícula, como é popularmente conhecido como o ‘acordo de boca’, impede a identificação de quem seja o responsável financeiro e, em caso de inadimplência, pode servir de obstáculo para o trabalho de cobrança, quer extrajudicial ou judicial”.

Outro ponto muito importante é o preenchimento correto e completo de todos os dados no ato da matrícula, podendo a instituição de ensino exigir alguns documentos no ato da matrícula, como condição para a realização desta, além do preenchimento de dados como cópia do RG e do CPF do aluno ou seu responsável financeiro, comprovante de residência atualizado do aluno ou seu responsável financeiro, comprovação de renda do aluno ou seu responsável financeiro.

“Além disso, é muito importante que os gestores das unidades de ensino particulares não realizem parcelamento de débitos como negociação para a formalização da matrícula, não aceitem cheques e que realizem a matrícula de alunos inadimplentes apenas após a quitação do débito existente”, completa Dr. Luiz Tôrres Neto.

Durante o ano letivo, os gestores devem sempre buscar ter uma política de recadastramento de dados, permitindo a contínua atualização do banco de dados do aluno ou do responsável – para o caso daquele ser menor de idade. Essa conduta da instituição de ensino proporcionará um maior êxito do trabalho contra a inadimplência.

Essas e outras orientações você pode encontrar na Cartilha “Período de matrícula e suas implicações para todo o ano ou semestre letivo”, lançada pela equipe jurídica da Ferreira Tôrres Advogados Associados, e tem como objetivo orientar os gestores a como lidarem com esse período de matrículas que se aproxima. 

Fase regional do Torneio de Robótica First Lego League para estudantes acontecerá no SESI Paulista

A robótica tem causado grande impacto na sociedade por trazer inovações em diversos setores, principalmente o industrial. Visando atrair o interesse dos estudantes de 9 a 16 anos por essa área e estimular a criação de soluções inovadoras, a etapa regional do Torneio de Robótica First LEGO League chegará a Pernambuco operado pelo quarto ano consecutivo pelo SESI-PE. O campeonato acontecerá na unidade SESI Paulista, com datas a definir, e as inscrições começarão no dia 1º de setembro.

A cada edição é escolhido um tema baseado em um assunto científico do cotidiano e “City Shaper” foi o selecionado para a temporada 2019/2020. Estudantes de 80 países serão desafiados a pesquisar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, otimizando questões relacionadas ao meio ambiente, mobilidade, acessibilidade, desastres naturais, entre outras situações. Os competidores também precisarão construir e programar robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm (linha voltada para educação tecnológica) para cumprir diversas missões. 

As equipes – que poderão ser compostas por alunos de escolas públicas ou particulares, grupos de amigos ou times de garagem – deverão ter entre dois e 10 participantes, além de dois treinadores (um sendo suplente). Para a etapa regional pernambucana, há 40 vagas. A taxa de inscrição custará R$ 100, e as melhores equipes serão classificadas para o torneio nacional.

Durante o campeonato, os participantes precisarão trabalhar em sintonia e mostrar capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico através das categorias desafio do robô, design do robô, projeto de pesquisa e valores. As equipes serão avaliadas pelo desempenho através de conceitos definidos pelos juízes.

Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a robótica pedagógica desperta o protagonismo infantil e permite os alunos participarem ativamente da construção da aprendizagem. “Desde 2006, o SESI adota a robótica educacional em sala de aula por proporcionar um aprendizado multidisciplinar, facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, enaltecer o trabalho em equipe e formar cidadãos com competências essenciais para o futuro. No torneio, os estudantes vão aliar aprendizado e prática, bem como exercitar a criatividade e compartilhar descobertas”, comentou.

Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Todos os detalhes referentes ao desafio, regras e documentos estão disponíveis no site oficial: www.sesi.org.br/robotica. Outras informações pelo telefone (81) 3412-8344 ou pelo e-mail gislenne.araujo@sistemafiepe.org.br

Imprensa SESI PE

TRE lança livros sobre Direito Eleitoral


No próximo dia 19, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, promoverá o lançamento de dois livros na área de Direito Eleitoral. São eles: a obra “Propaganda eleitoral: Poder de polícia e tutela provisória nas eleições”, de autoria do pesquisador e ex-corregedor da casa Alexandre Pimentel, e “O poder econômico e caixa dois no sistema eleitoral brasileiro”, do advogado e professor da Faculdade de Direito da USP Walber Agra.

A cerimônia solene acontecerá na Sala de Sessões do Tribunal, às 17h, e pretende reunir vários nomes da cena jurídica, bem como representantes do executivo pernambucano. Evento tem como intuito prestigiar os autores e, claro, discutir as temáticas levantadas pelas obras.

Imprensa TRE PE

Sesc promove feiras agroecológicas

Acompanhando a busca das pessoas por uma alimentação saudável, mais natural e livre de agrotóxicos, as feiras orgânicas vêm ampliando presença no Recife. O Sesc foi uma das instituições que impulsionou esse movimento, democratizando o acesso de comunidades a espaços agroecológicos, com a presença de produtos orgânicos a preço justo e comercializado direto por agricultores, em 2015, quando levou para Santo Amaro, no Centro do Recife, sua primeira feira agroecológica.
Em quatro anos, o projeto cresceu e só na Região Metropolitana do Recife são quatro feiras que acontecem semanalmente em parceria com cooperativas associadas ao Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá. São pequenos produtores que cultivam seus alimentos, como hortaliças, frutas, verduras, e produtos, como pães, massas, bolos, polpas de frutas, entre outros.
“Além dos benefícios para a saúde, com o consumo de itens naturais e frescos, há a vantagem econômica porque os preços são inferiores aos praticados pelos mercados”, explica Elisabete Lacerda, coordenadora da iniciativa. Além das feiras nas unidades de Santo Amaro, Casa Amarela, Piedade e São Lourenço, há edições em Surubim e Garanhuns, no Agreste, e em Araripina, no Sertão.
Casa Amarela (Av. Norte Miguel Arraes, 4490. Mangabeira)
Dia – todas as sextas-feiras

Horário – das 7h às 13h

Produtos - coentro, alface, beterraba, milho, cebola, alho poró, feijão verde, cebolinha, batata doce, macaxeira descascada, banana comprida e prata, massa para tapioca, entre outros.

Valores – de R$ 1 a R$ 20


Sesc Piedade (Rua Goiana, 40. Piedade)
Dia - todas as quintas feiras

Horário – das 11h às 14 h

Produtos - inhame, cará, laranja, laranja cravo, berinjela, acerola, feijão verde, alface, couve, alho poró, acelga, rúcula, polpas de frutas, espinafre, manuê, água de coco, batata doce, sapoti, mudas de plantas e roseiras, massa de mandioca e massa de tapioca, entre outros.

Valores: de R$ 1 a R$ 10



Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455. Santo Amaro. A feira acontece no pátio da delegacia)
Dia: todas as quartas-feiras

Horário: das 7h às 11h

Produtos- Alfaces, coentro, cebolinha, brócolis, alho poró, rúcula, espinafre, manjericão, cebola, tomate cereja, macaxeira, cará, inhame, batata doce, aipo, rabanete, limão, laranja, laranja cravo, sapoti, acerola, pitomba, banana, banana cumprida, massa de mandioca, massa de tapioca, além de carne de jaca, quiche, geleias, bolos, cenoura, açaí, entre outras. Também há produtos sem glúten e lactose, entre outros.

Valores: de R$ 0,20 a R$ 15



Sesc Ler São Lourenço da Mata (Avenida das Pêras, 56. Tiúma)
Dia – todas as sextas-feiras

Horário – das 7h às 12h

Produtos - macaxeira, batata, banana, maracujá, abacaxi, laranjas, graviola, coco verde, feijão verde, jerimum, acerola, coentro, alface, quiabo, maxixe, cebola, cebolinha, couve, plantas ornamentais e medicinais, pães integrais e artesanais, além de salgados veganos.

Valores - a partir de R$ 1

Imprensa SESC PE