domingo, 20 de outubro de 2024

VIII Cine Jardim - Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim anuncia vencedores


Foram anunciados neste sábado, 19/10, no Cine Teatro Cultura, os vencedores da oitava edição do Cine Jardim - Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim, que contou com dezenas de filmes na programação. O longa Mais um Dia, Zona Norte, de Allan Ribeiro, e o curta-metragem Dona Beatriz Ñsîmba Vita, de Catapreta, se destacaram e foram premiados com o Troféu Conceição Moura. 

Na mostra competitiva de curtas-metragens latino-americanos, que contou com 14 títulos, o Júri Oficial foi formado por: Diego Benevides, jornalista e crítico de cinema, que também foi responsável pela oficina Crítica de Cinema desta edição; Priscila Urpia, jornalista, curadora, produtora, cineclubista e fotógrafa; e Leo Scott, produtor e coordenador de produção, atuando em diversas etapas de projetos culturais, entre eles, o Festival de Cinema de Gramado.  

Já na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros, o Júri Oficial foi formado por: Daniel Jaber, ator, realizador audiovisual e cofundador do Cardume, streaming de curtas; Guto Bicalho, codiretor do longa de animação O Sonho de Clarice, que foi o filme de abertura desta oitava edição do Cine Jardim; e Danny Barbosa, atriz e diretora paraibana, que se destacou em Bacurau, entre outros títulos. 

Nesta edição, o Cine Jardim contou também com o Júri da Crítica, que foi formado por: André Guerra (PE), Beatriz Saldanha (CE), Arthur Gadelha (CE), Kel Gomes (MG) e Marcela Freire (RN). Além do Júri Oficial, Crítica e Popular, a premiação apresentou o Júri Jovem, formado por participantes da oficina de crítica de cinema. O festival também entregou prêmios de parceiros em serviços, entre eles, Prêmio Edina Fujii e Prêmio Mistika.  

O Cine Jardim, realizado no agreste pernambucano na cidade de Belo Jardim, teve início em 2015. Atualmente, faz parte do calendário de eventos da cidade e da programação das escolas públicas. O festival atende, também, algumas das cidades da microrregião do Vale do Ipojuca, como: Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Pesqueira, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano e Tacaimbó. É um festival de formação que tem como público-alvo alunos das escolas públicas de Belo Jardim.

Belo Jardim, localizada no Agreste Central de Pernambuco, tem população aproximada de 76.687 habitantes (Censo 2020), sendo a urbana com 59.934 habitantes e a rural com 16.753 habitantes. Vale destacar que mesmo sendo a terra do cineasta Cleto Mergulhão, Belo Jardim não possui salas de cinema ou qualquer outra possibilidade democrática de exibição dos filmes. 

O Cine Jardim - Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim é realizado pela Pontilhado Cinematográfico, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet. Conta com o patrocínio da Baterias Moura e do Banco do Nordeste, além das parcerias da Universidade Católica de Pernambuco, Instituto Humanitas Unicap, Armazém Coral, NayMovie e Mistika.

Conheça os vencedores do VIII Cine Jardim: 

MOSTRA COMPETITIVA | LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

MELHOR FILME
Mais um Dia, Zona Norte, de Allan Ribeiro (RJ)

MELHOR DIREÇÃO
Mais um Dia, Zona Norte, de Allan Ribeiro

MELHOR ROTEIRO
Mais um Dia, Zona Norte, escrito por Allan Ribeiro

MELHOR IMAGEM
Victor de Melo pelo filme Centro Ilusão, de Pedro Diogenes

MELHOR ATUAÇÃO
Cássia Damasceno, pelo filme Solange

MELHOR CONCEPÇÃO DE SOM
Lucas Coelho pelo filme Centro Ilusão, de Pedro Diogenes

MELHOR MONTAGEM
Mais um Dia, Zona Norte, de Allan Ribeiro

MELHOR TRILHA
Frevo Michiles, de Helder Lopes

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Solange, de Nathália Tereza e Tomás Osten (PR)

PRÊMIO DA CRÍTICA: LONGA-METRAGEM
Na contradição entre a beleza de uma cidade e o esquecimento das suas margens, o filme faz da simplicidade sua maior qualidade, elaborando a aproximação de dois mundos aparentemente tão distantes que estão, na realidade, lado a lado. Por esse olhar envolvente na fusão de imagens, personagens e sentimentos, o Prêmio da Crítica de Longa-Metragem vai para "Centro Ilusão", de Pedro Diógenes.


MOSTRA COMPETITIVA | CURTAS-METRAGENS LATINO-AMERICANOS

MELHOR FILME
Dona Beatriz Ñsîmba Vita, de Catapreta (MG)

MELHOR DIREÇÃO
Dependências, de Luisa Arraes

MELHOR ROTEIRO
Dependências, escrito por Luisa Arraes

MELHOR IMAGEM
Petrus Cariry pelo filme Fenda, de Lis Paim

MELHOR ATUAÇÃO
Marta Aurélia, pelo filme Circuito, de Leão Neto e Alan Sousa

MELHOR SOM
Felippe Mussel pelo filme A Menina e o Pote, de Valentina Homem

MELHOR MONTAGEM
Fenda, de Lis Paim

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Jupiter, de Carlos Segundo

MELHOR CURTA-METRAGEM LATINO-AMERICANO | JÚRI JOVEM
Morro do Cemitério, de Rodrigo R. Meireles (MG)

PRÊMIO DA CRÍTICA: CURTA-METRAGEM
Na fantasia da resistência de um povo que parte da sua própria recriação, a obra atravessa paz e crueldade, restaurando uma ancestralidade que fascina na lucidez e no mistério. Pela ousadia hipnotizante dessas sensações que estão igualmente imersas no traço do desenho, na técnica da animação e nos rumos da própria narrativa, o Prêmio da Crítica de Curta-Metragem vai para "Dona Beatriz Ñsîmba Vita", de Catapreta

VOTO POPULAR 

Melhor longa-metragem brasileiro: Centro Ilusão, de Pedro Diogenes (CE)
Melhor curta-metragem latino-Americano: Galega, de Anna Lu Machado e Noan Arouche (PE)

Ramos e Felipe fazem a maior carreata de Paulista ao lado de Raquel e Priscila


Com sentimentos de um novo governo e não ao passado, a população do Paulista saiu às ruas do Paulista, neste domingo (20/10), para acompanhar a carreata da chapa dos candidatos Ramos (PSDB) e Felipe Andrade (PSD), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Foram duas horas de trajeto, 17 km de percurso e centenas de carros, marcando a maior carreata da história do município.

O ato de campanha contou com as participações da governadora, Raquel Lyra (PSDB), e da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), além de várias lideranças políticas, apoiadores e militantes.

"Nós percebemos no rosto das pessoas que o desejo de mudança é enorme. Junto com o povo vamos construir uma Paulista mais humana e para todos. É importante destacar também que faremos uma administração alinhada com Raquel e Priscila para Paulista crescer ainda mais", declarou Ramos.

O público, formado por crianças, adultos e idosos, vibrava por onde a comitiva passava. "Com acenos, cantando e portando bandeiras, a população deixou claro que Ramos é o melhor e que a corrupção não vai voltar", comentou Felipe Andrade.

A carreata saiu de Jardim Paulista Baixo, seguiu por Paratibe, Centro, Maranguape I, Maranguape II, Engenho Maranguape e Janga.

Fotos: Fabiano Alves

Matheus Buente e João Pimenta fazem sessão extra na FLICA para atender o público que lotou o Cine Theatro Cachoeirano

O sol esquentou a tarde de ontem (19) em Cachoeira e empolgou a galera da Geração Flica, que lotou o Cine Theatro Cachoeirano. Atrações muito esperadas na FLICA 2024, os influenciadores baianos Matheus Buente e João Pimenta, que possuem milhares de seguidores nas redes sociais, fizeram jus à expectativa e apresentaram um show leve e cheio de baianidade, mesclando altas doses de humor crítico e dicas culturais. A plateia se divertiu bastante e interagiu com os humoristas, que fizeram uma sessão extra para atender a todo o público presente no local.

O charme do Cine Theatro Cachoeirano, que foi construído em 1922, aliado a um cenário colorido e aconchegante, foi o palco perfeito para o público se divertir com o humor ácido, rápido e inteligente da dupla de baianos. Para fazer o link com o evento em si, Pimenta foi preciso: “A gente preparou um materialzinho de referências sobre questões literárias, porque a literatura não está só no livro, né? Como roteirista e com experiência no mercado publicitário, é bacana falar sobre o assunto para uma galera que tem interesse em começar a escrever e trampar com isso”, destaca.

Professor de História e craque do stand up comedy, Matheus Buente comemora a terceira participação dele em edições da FLICAa. “É muito bom vir para outra cidade e se sentir querido, principalmente em Cachoeira, que tem um valor histórico tão grande e é uma cidade com personalidade. A gente não tem livros publicados, mas escreve muito, porque o comediante vive de texto, né? Nós levamos a oralidade para o palco, mas tudo começa na caneta e no papel. Então, é muito bom se sentir respeitado e considerado em um espaço como esse”, ressalta.

Durante a apresentação para uma plateia atenta, os humoristas demonstraram entrosamento e desenvoltura na condução, arrancando risos e plantando reflexões ao mesmo tempo. “Um dos meus primeiros contatos com a leitura é a coleção Paraíso da Criança. Isso me ajudou demais, porque foi a primeira relação que eu tive com lendas do nosso país e estes livros, além de extremamente ricos, fazem você entender o conteúdo e, com isso, absorver a leitura”, afirma Pìmenta, que é natural de Pojuca e começou a fazer humor em 2005 em um projeto social da cidade.

Habilidoso na arte de misturar humor e crítica social, Pimenta, que já fez parte do elenco de Porta dos Fundos, acredita na importância de se posicionar ante as questões da sociedade contemporânea. “Ser isento é uma coisa muito chata, é uma vida muito cômoda, e eu acho que vai chegar um momento em que a oportunidade não vai poder mais dizer não pra gente, eles vão ter que aceitar que a forma que o mundo está cobrando por mudança, é preciso mudar a cabeça, o pensamento e o comportamento”, diz.

Uma das sugestões de Matheus Buente foi a Antologia da Literatura Fantástica, um livro de contos organizado por Adolfo Bioy Casares, Silvina Ocampo e Jorge Luis Borges. “É um ótimo exercício, tanto para a galera que não tem uma proximidade muito grande com a literatura, para poder começar a apreciar e desenvolver isso, quanto para quem é que nem eu, que se perde no meio da leitura. Essas leituras menores me ajudaram muito na questão de construção de roteiro e sintetizar idéias”, afirma o humorista, que começou a ficar famoso ao adotar métodos mais descontraídos nas aulas de História.

Buente também trouxe reflexões acerca da importância da representatividade no universo das obras de audiovisual produzidas para cinema e televisão. “Não adianta colocar uma galera de fora para contar e interpretar uma história que acontece na Bahia. Se a história acontece aqui, ela deve ser contada pelas pessoas daqui. Mas, para isso, é preciso que o investimento chegue nas mãos de quem sabe fazer. O sucesso de Ó Paí Ó é fruto disso: atores e atrizes baianas em condições propícias de contar a sua história”, pontua.

*FLICA* - Na edição 2024 da FLICA, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além da programação artística, dividida entre o Palco Raízes e o Palco dos Ritmos. Todos os espaços têm indicação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria da FLICA é formada por Calila das Mercês, Emília Nuñez, Deko Lipe e Linnoy Nonato. A Coordenação Geral é assinada por Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.

A 12ª FLICA é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Bracell, ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, Caixa e Governo Federal.

"Samba pra Pitil", a Banda Tercina festeja personagem icônico em novo single


Neste domingo (20), a banda Tercina lançou o novo single "Samba pra Pitil" nas plataformas digitais, uma homenagem a João José da Silva, o famoso Pitil, personagem querido e presença constante em seus shows na feira de Tracunhaém. Conhecido como Pitil, ele rapidamente conquistou o coração de todos com sua alegria e espírito vibrante.

Sempre dançando com entusiasmo, Pitil tem uma predileção pelo reggae e faz questão de pedir à banda que toque seu ritmo favorito. Inspirada por esse pedido, a banda começou a compor a música como um reggae. No entanto, durante o processo criativo, a canção evoluiu e se transformou em um samba, mantendo sua originalidade.

Para João Paulo, Pitil é um personagem emblemático de Tracunhaém, e para a banda Tercina, ele é a pessoa que mais representa a energia do grupo nas apresentações. É uma figura muito especial que faz parte da cidade e da história da banda.

Além de sua presença constante nos shows, Pitil é uma figura cativante que inspira não só a banda, mas também o público, que se envolve em sua animação. O single "Samba pra Pitil" festeja essa energia e marca um novo momento na trajetória da banda Tercina.

Último dia da Feira de Imóveis Morar Bem nos Shoppings Recife e North Way Paulista


Hoje é o último dia da Feira de Imóveis Morar Bem, que acontece nos shoppings Recife e North Way Paulista, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja adquirir a casa própria. Com mais de quinze construtoras participando, os visitantes podem encontrar mais de seis mil opções de imóveis disponíveis na região metropolitana.

O evento conta com subsídios de até R$ 75 mil, sendo R$ 20 mil do programa Morar Bem, do governo do Estado, e até R$ 55 mil do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Paulo Lira, diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação, destaca o sucesso do evento: “Neste sábado, tivemos construtoras atendendo até às 23h devido ao movimento intenso de clientes. São pernambucanos realizando o sonho da casa própria, e hoje é o último dia para conferir as diversas opções de compra e já sair com o contrato assinado .”

Para simular as opções de compra e verificar os subsídios, é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e certidão de estado civil. 

Mais informações podem ser encontradas em www.morarbempe.com.br.

Serviço:
Horário: das 12h às 21h
Locais: Shoppings Recife e North Way Paulista

“O que deu certo no Recife eu quero que dê certo em Paulista”, diz Júnior Matuto a Lula em vídeo


O candidato a prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), compartilhou imagens de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante a reunião, Matuto ressaltou sua parceria com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o apoio do Governo Federal para implementar programas que beneficiem as famílias mais carentes da cidade.

“Temos um vizinho que tá fazendo uma gestão de referência no estado e no país, que é João Campos. Ele também se colocou à disposição, com sua técnica, sua experiência, e em parceria com o Governo Federal transformou a vida do povo do Recife. Tá lá o carimbo do presidente Lula e do prefeito João Campos. E o que deu certo no Recife, eu quero que, com a ajuda do senhor, dê certo em Paulista”, declarou Matuto.

Lula, em resposta, destacou a importância de cuidar da população mais pobre. “Júnior, você eleito prefeito, cuide do povo mais pobre. Nosso povo precisa ser tratado com muito respeito e com muita decência”, afirmou o presidente.

Matuto reafirmou seu compromisso com a população de Paulista.“Presidente, tô dando minha palavra que vamos cuidar do povo que mais precisa, e tô dando minha palavra ao povo de Paulista”, concluiu.

*Inspiração em Recife* - O candidato tem citado diversos programas e ações da Prefeitura do Recife como inspiração de seu plano de governo. A construção de três unidades do Compaz, aumento no número de creches e a implantação de programas como o “Conecta Paulista” e o “Gramadão”, todos inspirados em ações da cidade vizinha, tem sido citados em seus matérias de campanha.

Abertas as Inscrições para o II Seminário da Indústria Gráfica - Graphium Show

 

Estão abertas as inscrições para o II Seminário da Indústria Gráfica - Graphium Show, que será realizado dias 7 e 8 de novembro, na sede da Fiepe, no Recife, sob o tema “Construindo o amanhã, explorando o futuro da indústria gráfica”.

Promovido pelo Sebrae e Sindusgraf, com apoio da Fiepe, o seminário visa estimular a formação e capacitação de mão-de-obra, o empreendedorismo e apresentar as inovações tecnologias. A entrada é gratuita para profissionais e estudantes da área. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/ii-seminario-da-industria-grafica---graphium-show__2565567

O evento conta com a participação e apoio de empresas de peso, tais como a Xerox, Duplicopy & Eurostar, Zênite Sistemas, Rio Branco, Mimaki, Papirus, Serilon, Nova Impressão e Vaz Curado Representações, além do apoio institucional da Fiepe - Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.

Além disso, o Graphium Show conta com especialistas apresentando e compartilhando as principais tendências e inovações.

A programação inclui palestras técnicas, painéis de debate, networking e rodadas de negócios e rodada de créditos. “É uma oportunidade para compartilhar conhecimentos sobre os desafios e avanços do setor, além de refletir sobre as tendências e oportunidades da indústria da impressão gráfica no nosso estado”, destaca o presidente do Sindusgraf, Antônio Carlos Pereira da Silva.

Simultaneamente ao seminário, acontece uma exposição com as novidades de produtos e serviços voltados para a indústria gráfica, no Foyer térreo da Fiepe. O setor gráfico reúne mais de 560 empresas em Pernambuco, sendo 90% micro e pequenas empresas e 10% médias e grandes estabelecimentos, gerando 3400 empregos diretos.

Na FLICA 2024, Itamar Vieira Júnior e Kalaf Epalanga falam como interação com o leitor influencia em suas escritas


Dois dos autores mais aguardados da 12ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), o baiano Itamar Vieira Júnior, vencedor do prêmio Jabuti em 2020, e o angolano radicado em Berlim, Kalaf Epalanga, falaram sobre como a interação e a interpretação do leitor influenciam em suas escritas. Os dois escritores participaram da roda de conversas “Linguagens, corpos, mistérios e chão”, na tarde de ontem (19), e lotaram a Tenda Paraguaçu, onde foi realizado o encontro. 

Itamar explicou que o que ocorre na estrutura narrativa de “Salvar o Fogo”, seu mais novo livro, é algo que ele já tinha experimentado no seu processo criativo. “Acho que nenhum narrador é completamente confiável nem quem escreve. É tão interessante isso porque muito dessa história, ela vai ganhar uma leitura e uma integração dos leitores E muitas vezes o que os leitores descobrem sobre essa história passa a figurar também como mutável. E aí eu aprendi que nós que escrevemos nem sempre temos um domínio absoluto da história. E se eu não tenho o domínio, de alguma maneira, eu vou traçar essa voz para que as personagens respondam”. 

Para Itamar, a narrativa em terceira pessoa tem uma outra perspectiva, que considera mais distanciada e, assim, possibilita uma maior diversidade de interpretações e uma visão mais ampla do enredo. “Eu acho que essa abordagem, essa estrutura permite ao leitor ter muitos pontos de vista, acho que a mesma coisa que o Kalaf disse, ter alguns pontos de vista e ter uma visão mais abrangente de toda a história. Tem muitas pessoas que me perguntam no que eu inspirei para escrever “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” e eu respondo: li muita literatura ao longo dos anos e continuo sendo leitor de literatura, então aprendi um pouco sobre estrutura narrativa, sobre projeto narrativo”.

Para escrever Torto Arado, por exemplo, Itamar encontrou a maneira de contar a história do livro quando entendeu na oralidade um projeto estético, já que foi por meio da sua interação com agricultores e agricultoras que encontrou inspiração para escrever seu premiado livro. “Então, como descobri isso? Eu escutava, fazia entrevista, e pensava como era bonita a maneira como eles contam e como a história é brilhante. Então, precisava reproduzir a maneira de contar a história. E eu, como escritor, preciso fazer essa mediação para um público mais amplo. Ali eu vi a musicalidade, oralidade, algo esteticamente potente, poderoso para contar essa história em particular”. 

*Identificação com a cultura brasileira* - Durante a sua participação na FLICA, o escritor angolano Kalaf Epalanga agradeceu à coordenação do evento pelo convite para estar na festa literária e falou sobre sua identificação com a música brasileira e do quanto a literatura produzida no Brasil, usando como exemplos escritores como Jorge Amado e Guimarães Rosa, está presente na literatura angolana, inspirando os seus escritores e suas formas de ver o mundo.
 
“A minha admiração pela música brasileira quase não consigo identificar um antes e um depois. Acho que ela está na minha formação, na minha gênese. Cresci ouvindo a música que toca no rádio de toda a gente. Então, a música do Gilberto Gil, do Dorival Caymmi era a música que estava na casa. Ou seja, o Brasil tem uma relevância e uma amplitude dentro do espaço da língua portuguesa, que é quase impossível a gente não ficar seduzido por ela, não ficar seduzido pelo Brasil”.

*FLICA* - Na edição 2024 da FLICA, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além da programação artística, dividida entre o Palco Raízes e o Palco dos Ritmos. Todos os espaços têm indicação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria da FLICA é formada por Calila das Mercês, Emília Nuñez, Deko Lipe e Linnoy Nonato. A Coordenação Geral é assinada por Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.

A 12ª FLICA é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Bracell, ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, Caixa e Governo Federal.

Dom Santana, artista de Pernambuco

 

Dom Santana Não Binárie, de 26 anos é natural do Recife, Formade em Violino e Canto Erudito e vem trazendo em seu trabalho parte do panorama sonoro preto diaspórico Pernambucano do mais enraizado possível como côco e maracatu que conta com um Ep chamado De Pés juntamente com um Ep Visual ao mais estilizado possível como o Brega, mais especificamente o Brega Chique, Subgênero do brega desenvolvido e difundido através de seu trabalho e que terá um álbum de doze faixas com previsão de Lançamento para dezembro de 2024 intitulado “Minha Cabeça” dando continuidade a ideia do primeiro EP.

Especialista alerta para o consumo excessivo de biscoito 

 

O biscoito, sendo um lanche tradicional da tarde, faz parte da rotina de muitas pessoas. Sua praticidade e a diversidade de sabores o tornam uma escolha popular. Entretanto, o consumo diário desse alimento pode causar preocupações em relação aos seus efeitos na saúde.

A ingestão deve ser feita com moderação, funcionando mais como uma opção ocasional do que um hábito diário. O excesso, especialmente de biscoitos industrializados, pode acarretar diversos riscos à saúde. Assim, é fundamental ler atentamente os rótulos, escolhendo produtos sem altos níveis de açúcar, gorduras saturadas e aditivos químicos.

"Os biscoitos costumam ter altos teores de açúcares refinados, gorduras saturadas, sódio e aditivos químicos, como conservantes e corantes. Os principais riscos são o ganho de peso, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios digestivos. Além disso, algumas pesquisas indicam que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados pode estar relacionado a um maior risco de câncer, devido à presença de substâncias possivelmente cancerígenas nos aditivos e nos processos de fabricação”, afirma Thaysa Amorim, professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem.

Trocar opções menos saudáveis por alternativas mais nutritivas e diminuir a frequência do consumo são maneiras eficazes de desfrutar dos biscoitos sem prejudicar a saúde. Embora proporcionem prazer e praticidade no cotidiano, é crucial que seu consumo seja realizado de forma consciente e equilibrada.

“Busque os biscoitos ricos em fibras, feitos com farinhas integrais ou cereais, pois contribuem para uma melhor digestão e promovem a sensação de saciedade. Opte também pelas opções que contêm gorduras saudáveis ao invés de saturadas, menor teor de açúcar ou adoçadas com alternativas naturais, como mel ou xilitol. Além disso, considere escolher os enriquecidos com vitaminas e minerais essenciais, como ferro e cálcio”, conclui a especialista.

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

 

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI reúne empresas de todo o mundo que abrangem a cadeia de fornecimento, desde princípios ativos e produtos acabados até máquinas, produtos biológicos e embalagens. Há mais de 10 anos, a Biolab Farmacêutica participa do evento que envolve os diferentes elos da cadeia, com foco em desenvolvimento de negócios, licenciamento e aproximação com possíveis parceiros.

Segundo Laura Teresa Soares, gerente Executiva de Exportação da Biolab, participar da CPhI e outras ações apoiadas pela Apex impulsionam e otimizam a busca por parceiros de negócios. “Como resultado da nossa participação em edições anteriores da feira, conseguimos parcerias que representam o sucesso que temos hoje com produtos como Vonau Flash®, que já apresenta uma performance surpreendente com liderança no Equador e Colômbia em diferentes especialidades, além de vir ganhando força na Arábia Saudita, onde foi lançado em 2024”, explica.

A internacionalização da empresa está ganhando robustez por uma série de fatores, incluindo a aquisição da Exzell Pharma, no Canadá, somado à sua forte atuação junto aos parceiros de negócios estabelecidos em países Latam, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Recentemente, a empresa lançou Ad-Muc® no Equador, pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, e projeta levar produtos da linha veterinária em breve ao Paraguai.

“Com esse movimento, esperamos atingir o mesmo sucesso do Vonau Flash®, levando aos parceiros o conhecimento técnico necessário para a promoção dos produtos por meio da Educação Médica Continuada e garantindo acesso a novos medicamentos”, completa Laura Gomes.

A ampliação da rede de contatos proporcionada pela participação na CPhI é importante para o desenvolvimento dos negócios, uma vez que o evento reúne mais de 60 mil visitantes e expositores por edição.

“A inovação está no DNA da Biolab e, com o evento, temos a oportunidade de fortalecer a nossa imagem globalmente, destacando que estamos acompanhando a evolução do setor, investindo em inovação e que somos especialistas em parcerias de sucesso e estamos sempre em busca de empresas que compartilham a mesma visão de negócio, fortalecendo a nossa estratégia em um mercado que é cada vez mais dinâmico”, detalha Dr. José Roberto da Costa, diretor de Novos Negócios da empresa.

Sobre a Biolab:

A Biolab é uma indústria farmacêutica nacional que investe em pesquisas para superar os crescentes desafios da saúde, renovando o compromisso de oferecer qualidade de vida às pessoas.

Os quatro centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação contribuem para a evolução constante e reforçam o DNA da inovação. Entre as suas linhas de negócio está a Biolab Genéricos, Avert Humana e o braço de saúde animal, a Avert, com foco em suplementos e medicamentos para cães e gatos. Já são mais de 500 produtos, cada um pensado com carinho e atenção para que pessoas e animais vivam mais e melhor.

Para se somar às três unidades de produção localizadas em São Paulo, a companhia ampliou a infraestrutura com um moderno complexo em Pouso Alegre (MG) que atende à legislação dos Estados Unidos e União Europeia, multiplicando por cinco a capacidade de produção, além de fortalecer os planos de exportação.

Internacionalmente, a participação do negócio é crescente, com produtos inovadores chegando a sete países, inclusive os mais regulados do mundo. E, em 2022, adquiriu o laboratório canadense Exzell Pharma. Também é a primeira farmacêutica brasileira com um Centro de PD&I no exterior, localizado em Mississauga (Canadá).

Ao lado de seus 3.800 colaboradores, a Biolab constrói uma história de sucesso e prepara-se diariamente para ir mais longe com a determinação e a certeza de que trilha o caminho do crescimento sustentável, com responsabilidade, respeito às pessoas e às boas práticas de gestão.

O Boticário apresenta Quasar Deep Blue: o frescor atemporal reinventado em uma nova intensidade

 

No universo masculino, marcas clássicas buscam se reinventar para equilibrar modernidade e aspiração, sem perder a essência. Alinhado a esse movimento, Quasar – a segunda maior marca de perfumaria masculina do Boticário – lança Quasar Deep Blue, sua nova fragrância. Desenvolvida para o homem que valoriza o tempo e abraça o novo sem abrir mão da atemporalidade, a novidade oferece uma experiência sofisticada, preservando as características icônicas da coleção e a estética refinada do frasco, com os vincos icônicos de Quasar e um degradê azul-marinho profundo.

Resgatando o frescor clássico com ingredientes nobres, a fragrância reflete a essência da marca em seu novo posicionamento, alinhada à ideia de que o mundo está em constante transformação – assim como a linha, criada nos anos 1990. “Com Quasar Deep Blue, buscamos celebrar a força do clássico, mantendo nosso compromisso com o frescor e a atemporalidade que definem a linha. Além de conquistar os fãs que têm uma conexão nostálgica com a marca, queremos atrair novos consumidores em busca de um frescor instigante para o dia a dia", comenta Diego Costa, diretor-executivo de Perfumaria e Presentes, do Grupo Boticário.

O novo Quasar Deep Blue traz para o público masculino o que há de mais sofisticado entre as matérias-primas da perfumaria mundial com o exclusivo Blend Orpur Profond – uma versão mais nobre e fresca de ingredientes clássicos da perfumaria, como lavanda, cardamomo e patchouli que possuem o selo ORPUR® – que classifica a qualidade de ingredientes naturais de origem específica e pureza olfativa, consideradas joias no universo das fragrâncias. O resultado é uma interpretação contemporânea, fresca e sofisticada.

O lançamento está disponível em todas as lojas físicas do país e no e-commerce da marca, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp por meio do número 0800 744 0010 – contato oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de acionar um revendedor da marca pelo link.

SERVIÇO

Quasar Deep Blue 100 ml |Preço sugerido: R$ 119,90

Quasar Deep Blue traz o frescor clássico com uma intensa sofisticação por meio do Blend Orpur Profond, a versão mais nobre de clássicos ingredientes da perfumaria – lavanda, cardamomo e patchouli. A fragrância intensifica os contrastes envolventes e traz uma interpretação moderna e elegante do frescor de Quasar.

Single “O Preço”, do pernambucano Robertto, apresenta romantismo com a essência da música nordestina

 

O cantor e compositor pernambucano Robertto acaba de lançar seu mais novo single, “O Preço”, uma composição de Cleves Moreira, produzida no Estúdio Colchão por Flavio Ferrari. A canção mergulha em uma temática romântica, refletindo sobre os desafios e as escolhas que fazem parte das relações amorosas. Com uma melodia cuidadosamente construída, “O Preço” combina sonoridades acústicas e modernas, sem deixar de lado a forte conexão com as raízes culturais nordestinas, que sempre marcam o trabalho do cantor.

Disponível em todas as plataformas digitais e no canal oficial de Robertto no YouTube, a nova música apresenta ao público uma oportunidade de se reconectar com as tradições da música popular nordestina, enquanto desfruta de uma abordagem contemporânea. Robertto, que nasceu em Caruaru, um dos berços da cultura nordestina, e atualmente reside em Recife, traz para suas composições uma mistura autêntica de influências que vão do frevo ao forró, com um toque especial de MPB. Essa fusão de gêneros não só define o estilo do cantor, mas também reforça sua capacidade de dialogar com diferentes públicos, oferecendo interpretações emocionantes e carregadas de sentimento.

“O Preço” é mais um exemplo do compromisso de Robertto com a música de qualidade e com a valorização das tradições nordestinas. A letra, carregada de sensibilidade, reflete sobre momentos decisivos em uma relação amorosa, em que escolhas e sacrifícios são necessários. A canção consegue capturar essa complexidade de maneira envolvente, criando uma conexão imediata com o ouvinte. A produção musical de Flávio Ferrari colabora para esse efeito, trazendo uma sonoridade limpa e equilibrada, que dá destaque tanto à voz expressiva de Robertto quanto aos arranjos instrumentais.

O lançamento marca mais um importante passo na carreira do cantor, reafirmando sua trajetória de constante renovação e diálogo com suas origens.


Instagram: @oficialrobertto

Ministério das Comunicações vai antecipar a banda larga em 4,5 mil escolas públicas para 2024

 

A disputa entre empresas de telecomunicações em um edital do Ministério das Comunicações para levar internet de banda larga e wi-fi para uso pedagógico em escolas públicas resultou na antecipação da instalação para 4,5 mil unidades escolares ainda neste ano.

O cronograma de atendimento do edital, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), previa o atendimento de 8 mil escolas até o final de 2025 e de 8 mil até junho de 2026, para um total de 16 mil unidades escolares. Contudo, as propostas finais apresentadas preveem o atendimento de 4,5 mil dessas escolas já em 2024, 5,4 mil em 2025 e de 6,1 mil em 2026.

“Este foi o primeiro edital de uma nova modalidade de investimento do Fust, chamada de renúncia fiscal, que criamos para acelerar as nossas ações para conectar escolas. Nela, as conexões são realizadas por empresas de telecomunicações com seus próprios recursos, que, em troca, poderão abater o investimento das contribuições ao fundo. Essa é uma oportunidade de combater as desigualdades sociais, ao dar, para o aluno de uma escola pública, as mesmas condições de um estudante em uma escola particular”, disse Juscelino Filho.

Além disso, a disputa entre as companhias levou a uma economia de 24% no investimento previsto inicialmente. O governo federal vai utilizar R$ 534 milhões para conectar 16 mil unidades escolares, enquanto que, pelo valor de referência do edital, seriam necessários R$ 701 milhões.

As escolas que serão atendidas contam com conectividade abaixo do que é necessário para o uso escolar, conforme os parâmetros previstos na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). O resultado do edital foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial da União (DOU).

Na modalidade de renúncia fiscal do Fust, as operadoras poderão utilizar neste ano até 40% do que contribuiriam para o Fust para conectar escolas. Tanto em 2025 quanto em 2026, esse percentual será de até 50%.

A iniciativa faz parte do programa Escolas Conectadas, que tem o objetivo de garantir internet de banda larga e wi-fi para uso pedagógico em escolas públicas. Nela, o Ministério da Educação indica as unidades escolares que necessitam de conectividade e o Ministério das Comunicações providencia a infraestrutura. No total, o investimento previsto é de R$ 8,8 bilhões.

Cinema São Luiz será reaberto no dia 1º de novembro

 

Os amantes da sétima arte já podem se preparar para o tão aguardado reencontro com um dos cinemas de rua mais importantes do Brasil. Após a execução de serviços de restauração realizados no equipamento cultural, o Governo de Pernambuco já definiu a data da reabertura do Cinema São Luiz. O monumento histórico será entregue à população em 1º de novembro, com o início da programação do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, evento que conta com direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux e acontecerá até o dia 8 do próximo mês.

As obras de recuperação foram realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e incluíram a recuperação da coberta, orçada em R$ 106 mil de investimento estadual, e a restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

“O Cinema São Luiz estava fechado desde novembro de 2021 e é uma prioridade desde o início do nosso governo. Sua reabertura é fundamental para o segmento audiovisual e representa um resgate da nossa cultura. É também uma das iniciativas para recuperar equipamentos importantes e históricos na área central do Recife, a exemplo da antiga sede do Diario de Pernambuco, do prédio do Liceu de Artes e Ofícios e dos prédios do INSS e Frei Caneca (antiga Vice-Governadoria), sendo os dois últimos transformados em moradia popular”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, a reabertura do São Luiz é um importante movimento para o aquecimento da economia do setor audiovisual local. “A restauração do Cinema São Luiz, um monumento histórico da capital pernambucana, é uma ação da gestão estadual que fortalece o setor do audiovisual e da economia criativa, promovendo a geração de emprego e renda, além da questão afetiva de entregar para a população um equipamento cultural que é referência para o cinema brasileiro", disse.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou a relevância do equipamento para a valorização da memória cultural pernambucana. “É com a sensação de dever cumprido que reabrimos o Cinema São Luiz. Sabemos da importância deste equipamento cultural para o segmento do audiovisual e da economia criativa pernambucana, e ter de volta esse grande espaço faz parte da série de ações do Governo de Pernambuco voltadas para a preservação do patrimônio histórico e para a valorização da cadeira produtiva da cultura no Estado”, observou.




MODERNIZAÇÃO – Após a reabertura, outras melhorias seguem em curso para deixar o São Luiz mais moderno, seguro e acessível. A última fase de obras no cinema iniciou no mês de agosto passado, com a licitação da requalificação e acessibilidade do espaço cultural. O serviço inclui a recuperação das marquises externas, a instalação de um sistema de prevenção e combate a incêndios, a requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador para os quatro pavimentos superiores. Também será realizada a recuperação de danos em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada. A previsão é que, em dez meses, tudo esteja finalizado.

JANELA – A programação da 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife inclui lançamentos nacionais e internacionais, clássicos restaurados, sessões com música ao vivo, o retorno da premiação de curtas-metragens nacionais, além de ações formativas e homenagens, entre elas, à cineasta pernambucana Kátia Mesel. O festival também contará com exibições no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Sala Museu), em Casa Forte.

Durante os oito dias do evento, o Janela exibirá mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, distribuídos em cerca de 55 sessões. Os ingressos estarão disponíveis para compra pelo Sympla e nas bilheterias dos cinemas antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala. O Festival é realizado pela Cinemascópio, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e Lei Paulo Gustavo Recife, além do apoio cultural da Copergás e do Complexo Industrial Portuário de Suape.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe, o Cinema São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cineteatro. Atualmente, é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do Brasil.

Serviço:

Governo de Pernambuco reabre o Cinema São Luiz no dia 1º de novembro | 15ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife

Quando: dia 1º de novembro de 2024

Programação do festival até o dia 8 de novembro de 2024

Coquetel Molotov chega aos 21 anos de música independente

 

Com atrações que vão do Sertão pernambucano a países europeus e africanos, o No Ar Coquetel Molotov chega à 21ª edição com um line-up expressivo com mais de 70% de atrações femininas. Rock, brega, trap, jazz, funk e coco de roda se mesclam numa programação que oferece mais de 12h de música no Campus da UFPE, Recife, dia 7 de dezembro. E neste mosaico de ritmos e estilos, o festival recifense apresenta revelações da cena local e os coloca no mesmo palco em que grandes atrações do cenário nacional e internacional.

Em constante evolução, o No Ar Coquetel Molotov segue fiel aos princípios que o norteiam desde sua criação em 2004 no Recife. É um festival voltado ao fomento de novos talentos, que reflete apostas sobre o que vai se destacar na cena musical brasileira no ano seguinte, conforme tem ocorrido nos últimos anos. “Um dos grandes diferenciais do festival é o fato de ser liderado por mulheres desde sua criação, o que pode ser visto nos detalhes. A presença feminina, tanto na curadoria quanto na produção, traz uma sensibilidade e uma perspectiva única, algo que é perceptível em todas as áreas do evento”, explica a diretora do festival, Ana Garcia.

Dividido em três palcos, o No Ar chega com mais de 25 atrações. Além dos nomes já anunciados anteriormente junto ao line-up do Palco Kamikaze, o festival desta vez surpreende e ousa com a vinda de bandas e artistas como Pabllo Vittar (MA), AJULIACOSTA (SP), Amaro Freitas Trio (PE), Gaidaa (Países Baixos), Nailson Vieira (PE), Ventura Profana (BA), Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo (SP), Fykyá & Coco das Antiga (PE) e o encontro de Jéssica Caitano (PE) com o Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE). Virão também Baile Charme (PE) e DJ Corello (RJ), Dandarona (PE), DJ Ramon Sucesso (RJ), Bar Italia (UK), Ebony (RJ), Jaloo (PA), Luísa e Os Alquimistas (RN), MU540 (SP), Nega do Babado (PE) & Rayssa Dias (PE), Paulete Lindacelva (PE), RONI (França), SPEEDTEST (RJ) convida Chediak (MG), DJ BJ3 (PE) e Zoe Beats (PE), Tati Quebra Barraco (RJ) e Zaynara (PA).

Sobre esta curadoria diversificada, Ana Garcia revela que “o diferencial está em misturar diferentes estilos e criar experiências que se tornam memórias únicas para o público. Nós entendemos que o gosto musical de uma pessoa é plural, por isso o Coquetel Molotov inclui desde cultura popular até música indie, MPB, eletrônica e até brega funk”.

Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Shotgun para o evento que é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio master do Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Natura, Deezer e Prefeitura do Recife, numa realização da Coda Produções e Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO - O Palco Coquetel Molotov receberá um grande encontro que celebra a tradição e a modernidade no âmbito da cultura tradicional nordestina com a presença de Jéssica Caitano ao lado do Coco Raízes de Arcoverde. Outro superencontro bastante esperado é o das cantoras de brega recifense Nega do Babado e Rayssa Dias.

Vindas diretamente do Pará, o festival traz duas cantoras do universo pop. Zaynara começou 2024 com um impacto significativo, ganhando destaque nas redes sociais com sua presença de palco marcante e habilidades vocais impressionantes. Jaloo vem para apresentar o novo álbum, “MAU", uma grande celebração ao feminino que coloca no centro temas como o prazer, a liberdade e o risco.

Trazendo questionamentos pessoais, autoconhecimento e grandes debates de cunho social ligados à indústria do rap, AJULIACOSTA levanta a voz feminina preta e periférica como um ato político. Rapper e produtora musical vinda de Queimados (RJ), Ebony ganhou destaque como Artista Revelação pela Genius e é reconhecida como "a primeira garota do Trap" no Brasil após ser a única participante feminina no documentário oficial do Spotify sobre a cena Trap no Brasil.

Nascida em São Luís (MA), Pabllo Vittar é uma das poucas personalidades no meio musical braisileiro que ostenta o impactante número de mais de dois bilhões de visualizações no Youtube, sendo ainda a primeira cantora drag queen a receber um prêmio no MTV EMA. Com um portfólio de cinco álbuns, diversas parcerias e inúmeros sonhos a conquistar, Pabllo vem ao Coquetel Molotov no embalo do lançamento do seu 6° álbum de estúdio, o “Batidão Tropical Vol.2”. Pabllo Vittar promete levar muita música, forró e brega funk com este show inédito no Recife.

Palco Natura - O cantador e performer Fykyá tem 25 anos de idade, é indígena LGBTQIAP+ pertencente ao povo Pankararu do Sertão de Pernambuco. Quem também vem do interior de Pernambuco é o cantor Nailson Vieira, brincante da Zona da Mata trabalhando com ciranda, maracatu e outros ritmos de culturas populares.

Um dos principais nomes da cena atual do jazz, Amaro Freitas detém o posto de revelação do jazz internacional com o elogioso lançamento do seu último disco solo “Y’Y” em momentos de spiritual jazz. Dois anos depois de estrear com seu disco homônimo, a banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo vem ao Recife pela primeira vez e apresenta o show de seu segundo álbum de estúdio pelo selo RISCO e com produção de Vitor Araújo.

Aclamados como uma das mais interessantes novidades no mundo do indierock, Bar Italia é um trio britânico formado por Nina Cristante, Jezmi Tarik Fehmi e Sam Fenton. Esta é a primeira vinda da banda ao Brasil - chega com uma turnê produzida pela Balaclava Records com mais três datas no país, passando ainda por São Paulo (10/12 - Rockambole), Curitiba (12/12 - Jokers) e Belo Horizonte (14/12 - Autêntica). De raízes sudanesas e criada nos Países Baixos, Gaidaa tem se destacado no cenário do R&B contemporâneo. Desde o início de sua carreira, Gaidaa conseguiu mais de um milhão de streams de forma independente e tem conquistado espaço nas principais publicações de música globais.

Profetizando multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti, Ventura Profana rompe a bruma: erótica, atômica, tomando vermelho como religião. E após nove anos de uma trajetória marcante, Luísa e os Alquimistas estão prontos para se despedir dos palcos e o Recife vai ser parte deste momento histórico com show deste grupo potiguar.

Deezer apresenta Palco Kamikaze - Ela é uma das expoentes de um dos ritmos mais populares do Brasil, o Funk. Tati Quebra Barraco dispensa maiores apresentações e promete um show com muito swingue e papo reto com alguns dos maiores sucessos de sua carreira ao longo dos anos. Pronunciado "Musão", Mu540 é um dos produtores musicais na cena de Rap/Funk de maior destaque dos últimos anos. Em seu trabalho como produtor, trouxe influências do Funk e as mesclou com o Rap e em gêneros internacionais como o Drill e o Grime.

Idealizado pelos pesquisadores Rebeka Barbalho e Márcio Fellipe, o Baile Charme rola pelo Recife desde 2022 e tem o prazer de convidar para esta edição especial um dos precursores do estilo: Corello DJ. Sempre na vanguarda, Corello criou nos anos 80 o termo "Charme" para definir um novo caminho do R&B que privilegiava harmonia e ritmo cadenciado.

Membro da Leigo Records e criador da festa e coletivo SPEEDTEST, Pedro Chediak classifica seu som como "Música Elétrica" passeando entre o Drum'n'Bass, Jungle, Garage, Ambient, Footwotk, Techno e House. DJ e produtor musical do Recife, BJ3 é o nome artístico de Bernardo Fonseca, que iniciou seu trabalho explorando ritmos latinoamericanos. Desde 2022, passou a focar suas apresentações e produções autorais na música eletrônica. Zoe Beats é DJ, produtor musical, diretor criativo, diretor musical e fotógrafo. Musicalmente, mistura influências do Grime, Drum‘n’Bass, Garage, Drill e Jungle, junto a sonoridades pernambucanas como o Manguebeat.

Artista franco-malaia, RONI equilibra seu trabalho entre os mundos da música eletrônica, moda e arte. Seu set musical abrange um som único de rave com influências do techno britânico, além de incluir uma seleção de house old-school, cortes de disco, funk e afro beats. Recifense radicada em São Paulo, Paulete Lindacelva é reconhecida por sua pesquisa sobre os sons da diáspora negra, com foco em gêneros como House, Techno e Breakbeats. Paulete é underground em sua essência, promovendo liberdade, insurgência e união através da música, destacando o poder transformador da arte.

Considerado o Rei do Beat Bolha, Ramon Sucesso impressiona o público com suas mixagens, deixando uma marca indelével na história do Funk, simbolizando riqueza e singularidade. O sucesso de críticas o levou à sua primeira turnê pela Europa, com datas marcadas no Boiler Room do Primavera Sound. DANDARONA vem ganhando destaque no cenário da música eletrônica brasileira pela característica enérgica que sua seleção traz. Recentemente, lançou o single “Bate so Much”, sendo um marco inicial na sua carreira como produtora musical.

O FESTIVAL - Desde sua primeira edição em 2004, o No Ar Coquetel Molotov quebrou conceitos pré-estabelecidos e vem evoluindo como um evento que já está no calendário de Pernambuco, cativando público fiel com uma relação afetiva e com um compromisso com a inovação artística. O festival é reconhecido por seu pioneirismo nas áreas de sustentabilidade ambiental, adotando neste ano um protocolo de Lixo Zero. O evento ainda conta diversas ações de acessibilidade com Intérprete de Libras, Audiodescrição e Área PcD, além de cardápios em braile, banheiros adaptados e equipe de apoio.

E antes dos dias de shows do festival, ocorre a 6ª edição do Coquetel Molotov Negócios, dias 5 e 6 de dezembro, com atividades voltadas a artistas, produtores e empreendedores da área cultural, mais pocket shows gratuitos para o público. Este ano, o projeto se expande para além do Recife em ações descentralizadas em Arcoverde (Sertão) e Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana). A programação conta com incentivo do Funcultura - PE.

O 21º No Ar Coquetel Molotov tem patrocínio master da Nubank via Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio da Natura, Deezer e Prefeitura do Recife; apoio via Embaixada dos Países Baixos, Consulado Geral da França e Livre de Assédio. Tem como mídias parceiras Toca UOL, Trend Midia, Universitária 99,9 FM, S.O.M., O Grito!, Frei Caneca FM, Afoitas, Recife Ordinário, Mapa dos Festivais e Seremos Resistência. A cerveja oficial é Sol. Vendas oficiais da Shotgun e realização da Coda Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Nubank - Uma das principais fintechs do mundo, o Nubank vem revolucionando o setor financeiro no Brasil com serviços digitais inovadores e acessíveis. O patrocínio do Nubank à 21ª edição do No Ar destaca o alinhamento entre as diretrizes de ESG da empresa e os valores de sustentabilidade e inclusão promovidos pelo festival. Essa aposta nos eventos da região é parte da estratégia do Nubank de contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades onde atua, alinhando seus valores corporativos com ações que têm um impacto positivo na sociedade.

Natura - Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as ma@yrcas Avon, Natura e The Body Shop. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes.

Ministério da Cultura e Nubank apresentam:
Festival No Ar Coquetel Molotov – 21ª Edição

Data: Sábado – 7 de dezembro de 2024 – A partir das 15h
Local: Campus da UFPE – Cidade Universitária – Recife/PE
Atrações: AJULIACOSTA (SP), Amaro Freitas Trio (PE), Baile Charme (PE) e DJ Corello (RJ), Bar Italia (UK), Dandarona (PE), DJ Ramon Sucesso (RJ), Ebony (RJ), Fykyá & Coco das Antiga (PE), Gaidaa (Países Baixos), Jaloo (PA), Jessica Caitano (PE) & Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE), Luísa e Os Alquimistas (RN), MU540 (SP), Nailson Vieira (PE), Nega do Babado (PE) & Rayssa Dias (PE), Pabllo Vittar (MA), Paulete Lindacelva (PE), RONI (França), Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo (SP), SPEEDTEST (RJ) convida Chediak (MG), DJ BJ3 (PE) e Zoe Beats (PE), Tati Quebra Barraco (RJ), Ventura Profana (BA) e Zaynara (PA)

Ingressos: R$ 80 (meia), R$ 90 (social), R$ 160 (inteira)


Pontos físicos no Recife:
Think Collection Rules (R. das Ninfas, 269, Soledade)
Barchef RioMar (RioMar Shopping, Pina)

*Clientes Nubank possuem 45% de desconto na compra de ingressos "Inteira" e 50% de desconto na compra de merchandising oficial do festival

Patrocínio master: Ministério da Cultura e Nubank
Patrocínio: Natura, Deezer e Prefeitura do Recife

Apoio: Embaixada dos Países Baixos, Consulado Geral da França e Livre de Assédio

Cerveja oficial: Sol

Festival Associado: Abrafin, WME e Keychange

Realização: Coda Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal

Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br | @noarcm




RecargaPay e Bob's firmam parceria para dar descontos especiais aos clientes cadastrados no aplicativo da rede de fast food

 

O super app de pagamentos RecargaPay anuncia parceria inédita com o Bob's, primeira rede de fast food e franquia do setor no Brasil. Até novembro, os clientes que realizarem pedidos pelo aplicativo do Bob's e efetuarem o pagamento via Pix com o RecargaPay terão R$ 15 de desconto na compra.

Com foco em oferecer a melhor experiência aos consumidores, a novidade fortalece o leque de benefícios do RecargaPay e favorece a expansão dos serviços da companhia no país. A campanha é válida para os pedidos com valor mínimo de R$ 40 e conta com o limite de uso de um CPF por vez, abrangendo os mais de nove milhões de usuários do app de pagamentos e novos clientes.

“A união com o Bob's representa um marco importante para a RecargaPay, consolidando nossa tecnologia como uma referência em soluções de pagamento. Nosso objetivo é facilitar o dia a dia dos brasileiros, oferecendo praticidade e conveniência em suas compras”, comenta Felipe Costa, gerente de Parcerias do RecargaPay. “Estamos muito entusiasmados com a novidade e, ao somar forças com a rede de restaurantes de fast food pioneira no país, expandimos os benefícios do super app de pagamento para a rotina de cada vez mais clientes”.

“Além de trazer praticidade e a possibilidade de aumentarmos a nossa base de fãs, a parceria com a RecargaPay valoriza a experiência de compra e a conexão com os nossos clientes no meio digital, proporcionando mais economia e a possibilidade de conhecer as vantagens exclusivas que oferecemos no app do Bob’s”, destaca Fernanda Rimbano, gerente de Inteligência do Varejo do Bob’s.

Como faço para aproveitar o benefício?

Após realizar um pedido no aplicativo do Bob's com valor mínimo de R$ 40, escolha a alternativa de pagamento via Pix, utilizando a função "copia e cola" ou lendo o QR Code gerado. Em seguida, acesse o RecargaPay e conclua a transação com qualquer cartão de crédito registrado no aplicativo. O desconto de R$ 15 será aplicado de forma automática assim que o pagamento for aprovado.

Todos os detalhes da campanha também estão disponíveis para consulta no link: https://recargapay.com.br/bobs.

Sobre a RecargaPay
RecargaPay é o super app de pagamentos que está simplificando a maneira como clientes, pequenas e médias empresas em todo o Brasil lidam com as suas finanças no dia a dia.
Com a missão de democratizar pagamentos móveis e serviços financeiros no Brasil, a plataforma facilita os pagamentos do dia a dia para milhões de brasileiros, bancarizados e desbancarizados. Nela, é possível consolidar cartões de crédito e débito, realizar pagamentos instantâneos como Pix e Open Finance, e utilizar serviços projetados com conveniência, baixo custo e flexibilidade, como pagamento de contas, recargas de celular, recargas de bilhetes de transporte público, parcelamentos, empréstimos e muito mais.
Fundada em 2010, a empresa já recebeu mais de US$ 120 milhões em rodadas de investimento com investidores como IFC e IADB. A RecargaPay é autorizada como Instituição de Pagamentos e SCD pelo Banco Central do Brasil. Para conhecer mais, visite nossas redes sociais (@recargapay) ou o site: recargapay.com.br

Celebrando maior investimento da história do Corpo de Bombeiros, governadora Raquel Lyra participa de cerimônia de entrega de condecoração da corporação

 

Em comemoração ao aniversário de 137 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), celebrado hoje (20), a governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. O evento, que também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foi realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quinta-feira (17).

“Hoje estou prestigiando uma solenidade que confere uma medalha de mérito àqueles que têm contribuído para fazer uma instituição tão respeitada pelo povo de Pernambuco e pelo povo do Brasil. Quero agradecer a todos que fazem a corporação por estar nos apoiando a fazer o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, com investimentos dentro do Juntos pela Segurança em frota, compra de equipamentos e instrumentos de proteção individual”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado já realizou o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, destinado à compra de equipamentos e infraestrutura. Com um total aproximado de R$ 26,2 milhões, destacam-se aquisições como 20 ambulâncias de autorresgate, 14 motos de salvamento aquático, assim como materiais essenciais para operações de mergulho, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. Foram adquiridos também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, roupas de aproximação e botas.

“Todos esses investimentos demonstram o esforço do Governo do Estado de Pernambuco em reestruturar o Corpo de Bombeiros com os melhores e mais modernos equipamentos, resultando no pronto e eficaz atendimento à população pernambucana”, destacou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, agradeceu a todos que trabalham pela instituição. “Agradeço à governadora pela confiança depositada nesse trabalho, com novas sedes, viaturas e valorização dos homens, e por todos que se dedicam diariamente dentro da corporação. Durante mais de um século, nossa corporação tem sido um farol de esperança e segurança para os cidadãos pernambucanos, enfrentando desafios com bravura e determinação”, ressaltou.

Entre os agraciados com a medalha, estão o comandante militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o capitão de Mar e Guerra Carlos Frederico do Vale; os secretários estaduais da Casa Civil, Túlio Vilaça, de Administração, Ana Maraíza, de Defesa Social (em exercício), Dominique Oliveira, o chefe de gabinete da governadora, Eduardo Vieira, a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além de tenentes, sargentos e majores de corporações do Estado.

Participaram da solenidade os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Dominique Oliveira (Defesa Social em exercício), Juliana Gouveia (em exercício da Mulher), Clóvis Ramalho (executivo de Defesa Civil), a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além do deputado estadual Eriberto Filho. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite, também esteve presente.

Lojas do Recife abrirão segunda em horário especial no Dia dos Comerciários

 

Amanhã (21), o comércio do Recife vai funcionar com horário especial. A mudança no funcionamento é por conta do Dia dos Comerciários, data em comemoração à categoria. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), as lojas de rua abrirão de maneira facultativa. Já lojas de shoppings centers da Região Metropolitana do Recife vão operar com horário especial.

#Confira abaixo como será o funcionamento de lojas do centro, de bairros e de shopping centers no Dia dos Comerciários:

#Centro do Recife e bairros - facultativo

*Recife

Shopping Recife - das 12h às 21h.
RioMar Recife - das 12h às 21h.
Shopping Boa Vista - das 11h às 19h.
Shopping Tacaruna - das 12h às 21h.
Plaza Shopping - das 12h às 21h.
Shopping ETC - lojas fecham. Alimentação e lazer funcionam
Shopping de Afogados - fechado

*Olinda
Shopping Patteo Olinda - das 12h às 21h.

*Paulista
Paulista North Way Shopping - das 12h às 21h.

*Camaragibe
Camará Shopping - das 12h às 21h.

*Jaboatão
Shopping Guararapes - das 12h às 21h.

*Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada - lojas fecham. Alimentação e lazer funcionam

*Igarassu
Shopping Igarassu - fechado

*Moreno
Recife Outlet - das 9h às 21h.

Psicólogo explica a importância da responsabilidade afetiva

 

A responsabilidade afetiva é um pilar fundamental para relações saudáveis e duradouras. E ela não deve ser levada em consideração apenas em namoros e casamentos, mas também em amizades. O ponto principal é reconhecer e respeitar as próprias emoções e as dos outros.

Cleyson Monteiro, psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda, explica que a responsabilidade afetiva é como um contrato não escrito e vincular. “É sobre agir de forma consciente e intencional nas relações, considerando o impacto das palavras e atitudes no bem-estar emocional de quem está ao redor. É preciso se comprometer a cuidar e respeitar os sentimentos de quem é importante em sua vida".

Isso não significa ser apenas gentil, mas ser transparente em relação aos sentimentos e às expectativas, evitando criar falsas expectativas ou manipular as emoções do outro. “Ao cultivar essa habilidade, é possível fortalecer vínculos, construir confiança e promover um ambiente emocionalmente seguro. A prática da responsabilidade afetiva faz com que as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Isso contribui para relacionamentos mais saudáveis e gratificantes, tanto no âmbito pessoal quanto profissional”, finaliza o psicólogo Cleyson.

Scania amplia oferta de soluções para redução de CO2 com lançamento de seu primeiro caminhão elétrico

 

A Scania inicia mais uma importante etapa da sua jornada de sustentabilidade no Brasil com o anúncio do seu primeiro caminhão elétrico. A marca, pioneira em trazer soluções para redução de CO2 no ecossistema do transporte de cargas, por meio de um investimento na recente plataforma a diesel mais eficiente Super, a apresentar os primeiros veículos movidos a gás e/ou biometano e gnl de fábrica, lança mais uma opção ao transportador e ao embarcador: o modelo histórico 30 G 4x2. Ele será importado da Suécia e terá sua primeira exibição na Fenatran (Feira Internacional do Transporte de Carga), o principal salão do setor na América Latina, que será realizado de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo (SP).

O 30 G tem autonomia de aproximadamente 250 km, vocação urbana e regional, versão cavalo mecânico 4x2 com 300 kw de potência (310cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. Além destas características, está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416kWh). A máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm. Ele complementará a linha sustentável da marca. Portanto, a Scania vai agregar mais uma matriz energética e não substituir nenhuma atualmente comercializada. O Scania 30 G já está na terceira geração de BEV (veículo elétrico a bateria).

Com a introdução do elétrico, o mix sustentável da Scania ficará desta forma: gás comprimido (gnc), gás liquefeito (gnl), biometano e biodiesel B100.

“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, afirma Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “Sabemos que a jornada da eletrificação tem pela frente etapas importantes de desenvolvimento em várias áreas, especialmente em infraestrutura, por isso, acreditamos na multimodalidade com diversas matrizes energéticas alternativas ao diesel. E essa multimodalidade passa pelo gás, biodiesel e elétrico. A Scania está estimulando e ajudando a desenvolver os corredores azuis (gás, gnl e biometano) e a cadeia de produção do biometano para caminhões há 5 anos”, diz Montagna.

Segundo o presidente, o transportador está em busca da solução ou soluções que melhor proporcionem resultados para atender a cada vez maior exigência dos embarcadores para cumprir suas metas de descarbonização com frotas de caminhões mais sustentáveis transferindo suas cargas. “É um frete disputado hoje no mercado”, revela. “Por isso, estamos investindo pesado na melhoria contínua dos nossos produtos, serviços e na rede de concessionárias Scania.”

De acordo com Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, é importante lembrar que o cliente busca por soluções viáveis ‘Aqui e Agora’ e equilibradas ambiental e economicamente. “As primeiras entregas do elétrico estão previstas a partir de janeiro de 2026. Neste momento, a nossa visão é que o elétrico atenda as distâncias urbanas e regionais de até 250 km no hub a hub logístico (produtos mais perecíveis) e na última etapa da entrega da carga (last mile). Já o gás natural e o biometano sejam usados nas rotas de 200 a 600 km (médias distâncias), e o diesel, o gnl e o biodiesel – fomos os pioneiros a ter o caminhão com B100 – utilizados nos trajetos de longas distâncias acima de 600 km”, explica Nucci.

Caminhão elétrico da Scania: mais uma opção para a descarbonização

O 30 G 4x2 tem eixo R780 com capacidade de carga de até 66 toneladas o que garante robustez e confiabilidade. O modelo dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.

“Pensamos em cada detalhe para as aplicações no perfil atual do transporte brasileiro elétrico. Vamos começar as importações e ir amadurecendo com o mercado, clientes, rede e embarcadores, juntando toda a cadeia do transporte e o poder público”, comenta Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania Operações Comerciais Brasil. “Quando estivermos com os veículos elétricos rodando, vamos passar por um ciclo que é normal na indústria: de demonstrações, aprendizagem, avaliação das demandas dos clientes, análise do que mais poderemos complementar a linha dos produtos e a de acompanhar o desenvolvimento da infraestrutura no país. É uma jornada que não depende apenas da Scania.”

Por falar na máquina elétrica Scania, a EMC1-4 (Electrical Machine Central), se posiciona entre as longarinas do chassi do caminhão e está ligada a um câmbio com quatro marchas, com relações de 18.60, 10.26, 5.02 e 2.77, proporcionando um conjunto robusto com peso total de 350kg. O motor Scania tem construção e design simples para facilitar a manutenção. Portanto, seus custos de manutenção são similares aos motores de combustão interna.

Há outra vantagem: quase nenhum ruído em ordem de marcha, o que aumenta de forma impressionante a suavidade na operação. Grande aliada neste quesito, a caixa de transmissão traz maior economia de energia e também melhor performance quando será necessário “vencer” algum ponto da topografia na rota.

Baterias: capacidade total de 416kWh

O Scania 30 G poderá ser equipado com dois pacotes de baterias de 208kWh cada, totalizando 416kWh, dos quais 312kWh são utilizáveis, ou seja, para garantir uma margem de segurança e aumentar a vida útil, assegurando uma autonomia de aproximadamente 250 Km.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto). “As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade energética, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar carga”, diz Arita. Um grande diferencial está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga pelo caminhão.

O 30 G tem um carregador CCS2, que suporta até 375kW e 500 A, e capacidade de estar com carga total em aproximadamente 50 minutos. “Isso possibilita que os veículos sejam carregados durante intervalos, por exemplo, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade”, conclui Rodrigo Arita.