segunda-feira, 12 de abril de 2021

Últimos das de inscrição do Teatro imersivo para Bebês

 

O grupo pernambucano Tapete Voador lança nesta sexta (16) o seu primeiro Teatro Imersivo Para Bebês. Intitulado Meu Ninho, este é mais um projeto inédito do grupo e surge para garantir diversão, entretenimento e o desenvolvimento dos pequenos, em tempos de pandemia. As apresentações interativas acontecem também, no sábado (17) e domingo (18), sempre às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do Sympla, até a próxima quinta-feira (15). Os encontros podem ser assistidos em diversas cidades do Brasil.

Idealizado pelas atrizes Mila Puntel e Gaby Suamy, os três encontros virtuais são voltados para público da primeira infância e para os pais que desejam também, voltar a serem crianças. O projeto surgiu para estimular o encontro desses bebês com o universo poético e sensorial por meio do teatro de formas animadas, atrelado aos desafios dos pais que enfrentam tempos de confinamento.

Selecionado pela Lei Aldir Blanc na linha de Criação, Fruição e Difusão por meio de edital em Pernambuco, a ideia do projeto que tem como cenário a casa, “é transformar o ambiente doméstico tão familiar dos bebês numa experiência multissensorial de descobertas, na qual os pais serão convidados a criarem, juntamente comigo e com Gaby, um ambiente mágico, poético, lúdico e divertido para os bebês”, explica a atriz Mila Puntel.

Cada encontro virtual será direcionado para uma faixa etária diferente. O encontro para bebês de 0 a 12 meses, ocorre na sexta-feira (16), às 15h. As apresentações para as crianças de 1 a 3 anos, acontecem no sábado (17), também às 15h e o último encontro, para os de 3 a 5 anos, será no domingo (18), no mesmo horário.

Quem convive com crianças pequenas diariamente sabe que elas entendem e acompanham o que está acontecendo ao redor de maneira muito mais atenta do que pode parecer à primeira vista. Um estudo feito em parceria por pesquisadores do Brasil, Espanha e Polônia mostrou que isso também é verdade quando se trata de teatro para bebês. A pesquisa realizada pela Cia de teatro para bebês, La Casa Incierta, comprovou que os bebês são capazes de terem atenção plena no decorrer de uma peça, inclusive ocorre o efeito espelho no qual os bebês vivenciavam as sensações de tensão que a atriz sentia em certos momentos na dramaturgia.

“Pensamos no Teatro de formas animadas como um caminho para chegarmos até os bebês e proporcionar momentos de experimentação, magia e descobertas para o público da primeira infância”, ressalta a atriz Gaby Suamy.

Os encontros serão transmitidos por meio da plataforma Zoom através de links gerados pela Sympla Streaming que irá possibilitar uma experiência ainda mais interativa, com abertura das janelas para que as atrizes possam se “aproximar” das crianças e de seus pais através de múltiplos estímulos sensoriais que serão propostos.

O Tapete Voador é um dos grupos infantis mais importantes do Brasil. O grupo trabalha reunindo música, narração, teatro e costuma utilizar em suas apresentações, recursos cênicos que auxiliam na construção de narrativas que possibilitam a criança aguçar sua imaginação, geralmente chamando o público para interagir em alguma parte das histórias. É assim que Mila Puntel (atriz e cantora) e Bruna Peixoto (Musicista e Contadora de histórias), Babi Regina (percussionista e arte-educadora) e Gaby Suamy (atriz e arte-educadora) promovem uma rica e divertida viagem ao universo da música, leitura e da imaginação.

Sobre as atrizes:

Atriz, cantora e contadora de histórias, Milla Puntel iniciou cedo no universo musical se apresentando aos 9 anos em corais e cantatas de natal por igrejas do Rio de Janeiro. Como contadora de histórias participou de inúmeras apresentações pelo Brasil com seu grupo “O Tapete Voador”, do qual é a fundadora, e desde então tem se apresentado em espetáculos narrativos e sessões de histórias por teatros, livrarias e escolas em Pernambuco. Atualmente, integra o elenco do Musical da Broadway ”Avenida Q” como a “Japaneusa” com direção musical de Miguel Briamonte e Direção de Andre Gress em Fortaleza, CE. No Cinema, participou de dois curtas “Duas Luas” e “ De novo aqui” ambas produções Pernambucanas e lançou seu primeiro Single “Encanta-Moça” do projeto Reza a Lenda ao lado de Bruna Peixoto em 2020.

Atriz, diretora, iluminadora teatral e professora de teatro, Gaby Suamy é apaixonada pelo que faz. Formada na Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Teatro, desde dos 15 anos participa de grupos, cursos e oficinas de teatro. Participa do grupo Cia. TANTO de Teatro, onde atua como diretora e iluminadora do espetáculo Mateus, O Sonhador. No Teatro Bordô, participa como atriz e iluminadora do espetáculo “Tudo que é Bonito é Bordô”, tendo sido premiada nas duas categorias. Atualmente, integra o grupo Tapete Voador , com participação do espetáculo Reza a Lenda, onde conceitua e executa a iluminação.

SERVIÇO:

Meu Ninho – Teatro Para Bebês
Dias 16 (Sexta), 17 (sábado) e 18 (domingo)
Via Zoom (link gerado no ato da inscrição)
Apoio e patrocínio: Lei Aldir Blanc

A menina que saiu de casa para saber o que era o medo

 

Conhecida por seu trabalho com o horror gótico, a atriz, bonequeira, marionetista e puppeteer Daiane Baumgartner criou uma versão empoderada do conto “O menino que saiu de casa para saber o que era o medo”, dos Irmãos Grimm, agora chamado de “A menina que saiu de casa para saber o que era o medo”. A temporada online acontece nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h, no canal do YouTube @DaianeBaumgartner.

O espetáculo infantil conta a história de uma adolescente de 16 anos que, por não ter medo de nada, passa a ser vista como bruxa, acreditando que é uma pessoa má. A jovem resolve, então, aventurar-se pelo mundo para mostrar que tem medo sim e não pratica maldade. Em suas andanças, depara-se com lugares como florestas sombrias, cemitérios abandonados e castelos mal-assombrados.

Para potencializar a narrativa e ainda estimular a imaginação do público, Daiane decidiu investigar diversas linguagens, como Teatro de Sombras feito com retroprojetor, Cinema Mudo e quadrinhos. A união desses elementos cria uma atmosfera soturna, que explora a dualidade entre o claro e o escuro.

E, ao longo da trama, imagens em movimento complementam a ação, bem como balões de fala cheios de onomatopeias. Sem contar a trilha sonora criada por Jomo Faustino exclusivamente para o espetáculo.

“Sempre fui apaixonada pelo horror gótico e aquele clima de Era Vitoriana, com muita névoa, mistério e melancolia. Nesse trabalho, mesclo fúnebre e poético, mas de uma maneira mais voltada às crianças. A ideia é estimular reflexões sobre temas considerados tabu, como a morte e o medo do desconhecido, mas de maneira leve. Trata-se de uma busca pelo belo, mesmo naquilo que mais nos aterriza”, conta a artista.

Para Daiane, é fundamental que as crianças entrem em contato com as realidades mais complexas da vida, como doença, ódio e morte. Assim, a protagonista se relaciona com fantasmas ao mesmo tempo em que embarca em uma jornada de autoconhecimento. Ao final, ela precisa tomar uma importante decisão sobre seu futuro.

Para recriar essa história, Daiane enfrentou um grande desafio. “O conto é bem machista. Em uma das versões que me inspirou, a única mulher presente na narrativa é uma princesa que fica trancada em um castelo porque seu pai fantasma não quer que ela se case ou abandone o lar. Já o ‘menino que não tinha medo de nada’ descobre que, na verdade, tem algo que o assusta: compromisso amoroso. E a mulher passa de um dono (o pai) para outro (o garoto que a ganha como prêmio)”, comenta.

Por isso, em “A menina que saiu de casa para saber o que era o medo”, a mulher é retratada com mais independência, não mais vista como um objeto. “Precisei adaptar essa história de maneira que ela fosse condizente com aquele período histórico, entre os séculos 18 e 19. Eu não quis atualizá-la para os dias de hoje. O que poderia amedrontar uma mulher naquele momento?”, reflete a atriz.

SOBRE DAIANE BAUMGARTNER

Formada em Artes Cênicas, foi coordenadora e bonequeira da Companhia da Sombra. Fez cursos com pesquisadores da linguagem do Teatro de Sombras e fez o Workshop de Construção de Bonecos com Natacha Belova. Ganhou diversos editais de produções e circulações de espetáculos como: ProAC 10/2014, CAIXA Cultural 2015/2016, ProAC 03/2016, ProAC 36/2017 e editais municipais de Rio Claro em 2018 e 2019. Atualmente está aprimorando um trabalho que circulou por festivais internacionais em Portugal, Romênia, Cabo Verde além de estar presente no 20º Festival Mondial des Theatre de Marionnette em Charleville na França.

SINOPSE

Por não ter medo de nada, uma adolescente de 16 anos passa a ser vista como bruxa, acreditando que é uma pessoa má. A jovem resolve, então, aventurar-se pelo mundo para mostrar que tem medo sim e não pratica maldade. Em suas andanças, depara-se com lugares como florestas sombrias, cemitérios abandonados e castelos mal-assombrados.

FICHA TÉCNICA

Concepção e direção: Daiane Baumgartner (@daianebaumgartner)
Adaptação do texto: Daiane Baumgartner e Jomo Faustino
Dramaturgia sonora: Jomo Faustino (@jomo.sapiens)
Mixagem de som: Leo Bortolin e Bruno Franco (@somdeblackmaria)
Ilustração: Mariana Waechter (@mari.waechter)
Bonecos: Daiane Baumgartner
Edição e captação de imagem: Daiane Baumgartner
Fotografia: Gabriel Rais (@gabriel.rais)
Comunicação visual: Marina Monteiro (@marinamonteiro_art)
Produção: Geovana Oliveira e Daiane Baumgartner (@geoliveir)
Assessoria de imprensa: Canal Aberto (@canal_aberto)

SERVIÇO

A MENINA QUE SAIU DE CASA PARA SABER O QUE ERA O MEDO
Dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de abril, às 17h
Ingressos: grátis
Duração: 30 minutos | Classificação: livre

Mutirão em Paulista retira mas de 500 toneladas de resíduos

 

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou mutirão no domingo (11.04). Foram retirados 508, 42 toneladas de resíduos domiciliares e entulhos no município. A mega operação envolveu 160 pessoas que atuaram em diversos locais da cidade. O serviço contou com 14 veículos compactadores, 13 caçambas e quatro retroescavadeiras.

O mutirão passou pelos seguintes locais: Avenida Cláudio Gueiros Leite e Manepá; rua Poeta João Neves; Ponte do Janga; PE’s 15 e 22; e seguintes nos bairros: Maria Farinha, Pau Amarelo, Conceição, Janga, Engenho Maranguape, Arthur Lundgren I, II e Mirueira.

Lavagem - Houve também a lavagem na Feira do Centro de Paulista; e nos Mercados Públicos de Paratibe e Jardim Paulista.

lmprensa Paulista PE

O Mundo do Cabeleireiro acelera transformação e vendas pelos canais digitais devem crescer em 2021.

 











O Mundo do Cabeleireiro já tinha o plano de aceleração digital e ominicanalidade em seu roadmap e, em abril de 2020, com as restrições adotadas para conter a pandemia, o tema virou prioridade total na companhia. Dessa forma, foi criada uma área DIGITAL com vários canais de comunicação e venda com seus clientes (www.mundodocabeireiro.com.br) onde a prioridade estava focada na experiência de compra. 

Ainda em 2020 essa nova área já representava mais de 3% do faturamento da empresa, tendo como canais mais relevantes o site www.mundodocabeireiro.com.br e as vendas pelo Whatsapp, os quais equivalem a 95% do resultado da área do digital. Para 2021 a meta é mais ousada: o Mundo do Cabeleireiro projeta um crescimento através dos canais digitais quatro vezes maior que em 2020, sendo o e-commerce, www.mundodocabeireiro.com.br , o maior tracionador do resultado e o Whatsapp com uma relevante taxa de crescimento. É uma estratégia da área estar presente nos principais marketplaces com uma representatividade por volta de 20% do resultado, estando também já presente no RAPPI em todas as categorias da loja. 

A perspectiva é que, em 2025, esses canais digitais representem mais de 15% do faturamento da Companhia. Essa busca expressiva comparada ao mesmo período do ano passado, se dá pela mudança de comportamento das pessoas ao preferirem adquirir um produto, na comodidade do seu lar. Para quem pretende buscar o www.mundodocabeleireiro.com.br como opção de compra online, a rede entrega em qualquer lugar do Brasil com toda segurança e medidas de prevenção. 

Poderão ser adquiridos produtos como: acessórios, cabelo, coloração, cuidados com o corpo, Eletro, Infantil, Maquiagem, Masculino, mãos e pés. Além disso, apresenta oferta exclusiva toda semana e frete grátis nas compras acima de R$199. Já para quem busca efetuar suas compras através do whatsapp, tanto em São Paulo quanto em Pernambuco, poderá encontrar o contato da sua loja preferida através do https://linktree.com.br/new/MundoDoCabeleireiroWhatsApp. O horário de funcionamento em São Paulo é das 12h às 19h e em Pernambuco, das 10h às 17h. 

O consumidor será atendido por uma vendedora de plantão, para auxiliá-lo em suas compras. O aprimoramento da jornada do consumidor é uma estratégia conhecida e fundamental para fidelizar e conquistar clientes, ampliando a interação por meios de novos canais digitais de vendas. Diante do cenário atual, foram aplicados os protocolos exigidos, normas para distanciamento, cuidado com a higienização, limpeza e proteção, tanto para colaboradores quanto para clientes. Toda a logística das entregas foi reforçada para atender a essa nova demanda através de novos pontos de vendas, além da segurança nas entregas, garantindo a qualidade do serviço com o intuito de ter uma verdadeira experiência positiva com a marca.

Covid cognição e ginástica mental

 

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), em São Paulo, realizou estudo com 185 pessoas, entre março e setembro de 2020, e constatou que 80% dos pacientes recuperados da Covid-19 apresentaram algum tipo de disfunção cognitiva. Dentre elas, estão perda de memória, dificuldade de concentração, problemas com compreensão e raciocínio. 

Andréa Negreiros, gestora do Supera Ginástica para o Cérebro, em Boa Viagem, comenta sobre a importância de manter a mente ativa, principalmente em tempos de pandemia e os benefícios dessa escolha. "Exercitar o cérebro sistematicamente é tão importante quanto o exercício aeróbico para o corpo. Através de exercícios "mentais" é possível criar uma reserva cognitiva. Uma boa qualidade de vida somada à atividade intelectual podem auxiliar no aumento da reserva cognitiva, proporcionando saúde cerebral e bem-estar."

Prefeitura promove curso de qualificação para beneficiários do Mãe Coruja Recife

 

Na manhã desta segunda-feira (12), a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife (STQP) iniciou a primeira turma do ciclo de minicursos profissionalizantes deste semestre. Em parceria com o Programa Mãe Coruja Municipal (PMCR), o momento aconteceu na Upinha Emocy Krause, na Torre, e a programação conjunta segue até Julho. No total, serão ofertadas 130 vagas em 13 turmas e os cursos acontecem também no Compaz Cordeiro e nas Upinhas do Rio da Prata, no Ibura, além da Maria Rita, que fica no Alto José Bonifácio.

Frutos dessa ação transversal, os cursos profissionalizantes oferecidos são: manicure, design de sobrancelhas e corte de cabelo com máquina. O único requisito para participar é ser usuário do programa Mãe Coruja - seja a mãe acompanhada ou algum membro da família, desde que esteja diretamente envolvido na geração de renda do lar. "Para nós, o importante é não parar de viabilizar ações que gerem alternativa de renda e inserção no mercado de trabalho - especialmente neste momento de crise", comenta a secretária de Trabalho e Qualificação da cidade, Adriana Rocha.

Os interessados em participar podem realizar a inscrição diretamente nos espaços do PMCR. Em razão da pandemia, foi preciso adaptar os cursos de qualificação para adotar precauções contra a Covid-19. Ao invés de 25 participantes, como acontecia anteriormente, as turmas foram reduzidas para 10 alunos e o uso dos protocolos de segurança são obrigatórios.

Ao fim do curso, o participante recebe o certificado de qualificação profissional emitido pela Prefeitura e um kit com as principais ferramentas de trabalho para a pessoa começar a empreender.

SERVIÇO

Quem pode se inscrever:
Usuário do Mãe Coruja Recife - seja a mãe acompanhada pelo programa ou algum membro da família, desde que esteja diretamente envolvido na geração de renda do lar.

Cursos disponíveis:
Manicure, design de sobrancelhas e corte de cabelo com máquina.

Próximas turmas:
26 de abril - Manicure - Upinha ACS Maria Rita - Alto José Bonifácio
10 de maio - Design de sobrancelha - Compaz Dom Helder Câmara - Cordeiro
10 de maio - Corte de cabelo com máquina - Upinha Rio da Prata - Ibura

Onde se inscrever:
Compaz Dom Helder Câmara - Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra
Policlínica Salomão Kelner - Estrada Velha de Água Fria , 1658
USF Chão de Estrelas - Rua Dr. Elias Gomes, 65, Campina do Barreto
Upinha Emocy Krause - Rua Cantora Clara Nunes, Torre
UBT Prof. Joaquim Cavalcanti - Avenida do Forte, 1350
CSU Bido Krause - Rua 11 de Agosto, s/n
USF San Martin Barreto Campelo - Rua Comendador Franco Ferreira, 876
CS Gaspar Regueira Costa/Barro - Rua Guiragibe, 2-156 - Barro
USF Bernard Van Leer - Rua Francisco Valpassos, Brasília Teimosa
CS Vereador Romildo Gomes - Rua Jalisco, Imbiribeira
Upinha Hélio Mendonça - Avenida da Recuperação, 6429
USF Macaxeira/Burity - Rua Maria Cândida, 87, Macaxeira
Upinha Dia Dom Hélder Câmara - Rua Grijalva Costa, Brejo de Beberibe
Upinha ACS Maria Rita - Rua Córrego do Euclídes, 309, Alto José Bonifacio
Centro de Saúde Prof. Ivo Rabelo - Avenida Campina Grande, s/n, UR1
Upinha UR 04/05 - R. Cap. Vicente Curado, 33, COHAB
Upinha Rio da Prata - Ibura

lmprensa Recife 

TIM abre oportunidade para empreendedores em Pernambuco

 

Os serviços de telecomunicação se tornaram ainda mais essenciais durante o período de distanciamento social. Para estar ainda mais próxima dos clientes e atender à alta da demanda, a TIM está buscando parceiros comerciais para abertura de novas lojas em sete estados da região Nordeste. Em Pernambuco, a companhia pretende aumentar a capilaridade com novas unidades nas cidades de Arcoverde, Bodocó, Ouricuri, Pesqueira, Goiana e Carpina.

A oportunidade é para empreendedores com foco em tecnologia e inovação, que tenham perfil de investidor e que já possuam ou tenham disponibilidade para abertura de CNPJ. Vale destacar que as lojas parceiras da TIM precisam ter uma equipe formada a partir de três funcionários, a depender do tamanho e da localização do espaço. Entre os benefícios oferecidos pela operadora estão o apoio ao desenvolvimento do negócio, programa de treinamento e reciclagem e visibilidade da marca. Os interessados devem fazer contato pelo e-mail luciene.barros@timbrasil.com.br.