segunda-feira, 23 de setembro de 2019

#NinguémSoltaAMãoDeNinguém [19]

O Jão Predo é do Rio Grande do Norte e tem um canal no YouTube. Ele dá o seu depoimento, pois quer ajudar através do seu canal:

Olá! Eu sou Youtuber e criei uma iniciativa no meu canal, metade do lucro que eu conseguir arrecadar com a monetização dos vídeos será destinado a lares de idosos e para instituições que cuidam de crianças com câncer daqui da minha cidade mesmo. Hoje eu ainda não consegui a monetização pois ainda não consegue alcançar a meta estabelecida pelo YouTube, mas pretendo conseguir em breve para poder ajudar as pessoas que mais precisam. Vi uma foto que você postou em um tweet meu e resolvi escrever esse e-mail. Se entendi bem você vai escrever algum artigo sobre isso, não sei, mas de fizer, agradeceria muito. O link do meu canal:




Dia de Combate ao Estresse serve de alerta para consequências na saúde que a tensão pode provocar

A data 23 de setembro é marcada pelo Dia de Combate ao Estresse. Diante das muitas situações de tensão que vivenciamos ao longo da vida, algumas chegam a provocar respostas físicas ao nosso organismo, alterando a homeostase, que se refere à habilidade de manter o meio interno em equilíbrio, independente das alterações que ocorram no ambiente externo. “O corpo percebe a necessidade de enfrentar as ameaças e aciona mecanismos para ‘entrar na guerra’. Dessa forma, envia mensagens para o cérebro, que movimenta a liberação de hormônios, causando alterações fisiológicas com objetivo de deixar o indivíduo em estado de alerta”, explica a psicóloga do Hospital Santa Joana Recife, Erika Correia. 
De acordo com a especialista, o momento atual, com tantas necessidades de adaptação, enfrentamento de situações novas em vários aspectos da vida pessoal e do mundo como um todo, por exemplo, desencadeia muitos sentimentos e pode chegar a provocar estresse. “São situações de ameaça, de crise, possibilidade de perda, conflitos, instabilidade financeira ou mudanças na relação de trabalho. Tudo isso contribui imensamente para que haja alterações físicas e emocionais”, comenta a psicóloga.
Dra. Erika Correia esclarece ainda que o estresse é vivenciado pelas pessoas de forma bastante diferente. Cada indivíduo enfrenta esse fenômeno de modo próprio e nem todos apresentam adoecimento em função do convívio com situações estressantes. “Apesar da forma singular do enfrentamento de estresse pelas pessoas, o estudo da Organização para Pesquisa e Prevenção da Estafa no Brasil (ISMA-BR), mostra que, em níveis distintos, 70% dos trabalhadores brasileiros sofrem desse mal”, destaca.
A especialista faz um alerta sobre a relevância pela busca por orientação e tratamentos adequados. “O acompanhamento psicológico pode ajudar muito uma pessoa que está passando por esse problema. Em alguns casos, é necessário a assistência médica, já que situações específicas demandam o uso de medicamentos por um período”, acrescenta.
O estresse também é responsável por causar problemas neurológicos, que comprometem tanto a vida pessoal como a profissional de um indivíduo. “As limitações podem variar entre cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, tensão muscular, dificuldade para trabalhar, insônia e diminuição do processo criativo. Além disso, também pode desencadear um déficit de atenção, provocando até esquecimentos”, alerta a neurologista do Hospital Santa Joana Recife, Renata Azevedo. 
A médica destaca, ainda, a importância de manter um hábito de vida saudável, além de assegurar cuidados com a saúde mental. “Procurar ter hobbies ou fazer exercícios físicos são grandes fatores que previnem várias doenças, não só as cardiovasculares. É considerável, também, evitar o uso do álcool e cigarro”, afirma Dra. Renata.
Outro cuidado que precisa ser enfatizado é a relação do estresse com os problemas cardíacos. O estresse aumenta a chance de desenvolver alterações nos níveis de colesterol, hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arritmias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e morte súbita. “Devido a esses problemas causados, as limitações vão desde as físicas, como impossibilidade de retorno ao trabalho, afastamento de atividades físicas de alto rendimento ou até a incapacidade de realizar qualquer outro exercício, nos casos de sequelas neurológicas ou cardíacas graves. Além de atividades do dia a dia, como dirigir. Limitações de ordem psicológica também podem ser identificadas nos casos que evoluem para depressão, ansiedade, distúrbio do sono e baixa autoestima”, explica o cardiologista do Santa Joana Recife, Dr. Carlos Frederico.
Perceber e compreender os sinais relacionados é uma forma de prevenção do estresse crônico. “É interessante haver uma conversa sobre o assunto com familiares e amigos, pois essas pessoas podem dar suporte emocional e motivação nessa fase”, comenta Dr. Carlos. Atividades como ciclismo, natação, corridas e meditação são medidas eficientes para prevenção e tratamento do estresse crônico. “Cuidar da saúde mental está na lista das recomendações mais importantes para obter um coração saudável’’, conclui o cardiologista.

Abertas inscrições para as oficinas da 10ª Mostra de Circo do Recife

No próximo dia 25 de setembro, a 10ª Mostra de Circo do Recife inicia sua programação de atividades formativas gratuitas e dedicadas aos iniciados nas artes do picadeiro. Até o dia 27 de setembro, serão oferecidas quatro opções de oficinas, com aulas gratuitas, nos expedientes da manhã e da tarde, ministradas por artistas internacionais. A programação é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Pela manhã, das 9h às 12h, acontecem as oficinas Acrobacia de Solo e Contorção, com aulas na Escola Pernambucana de Circo, que fica na Avenida José Américo de Almeida, nº 5, Macaxeira. Serão oferecidas 25 vagas para Acrobacia e 20 para Contorção.

À tarde, entre as 14h e 17h, o Espaço Avoar, localizado na Rua vigário Tenório, nº 199, Recife Antigo, recebe as oficinas de Acrobacia Aérea e Parada de Mãos, com 20 e 15 vagas, respectivamente.

As oficinas serão ministradas pelo russo Alexander Khudyakov e pela argentina Marisa Andrea Coriat. Alexandrer se dedica ao circo desde os 12 anos de idade. Graduado na Escola de Circo de Moscou, Já atuou em várias companhias de circo e se apresentou em picadeiros de todo o mundo. Tem mais de 28 anos de experiência como professor de todos os gêneros circenses.

Professora, bailarina e coreógrafa, Marisa já se apresentava como acrobata infantil aos cinco anos de idade. Mais tarde, como acrobata, trabalhou em diversos circos, hotéis e cassinos de toda a Europa, reunindo mais de 30 anos de experiência como artista e também como professora de artes circenses e de balé clássico.

Para se inscrever, os interessados devem mandar e-mail para oficinasmostradecirco@gmail.com, informando a oficina desejada, experiência no circo, nome completo, idade e telefone para contato. 

Imprensa Recife

Novo Portal da Lei de Acesso à Informação

A partir de amanhã, 24 de setembro, o portal da Lei de Acesso à Informação (LAI) do Governo de Pernambuco ganhará novo leiaute, ficando mais moderno e de fácil compreensão. Na plataforma, coordenada e monitorada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), serão disponibilizados aos cidadãos conteúdos de interesse coletivo ou geral dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A mudança reafirma o compromisso da administração pública com a transparência e o controle social, estimulando a participação da sociedade no monitoramento dos gastos e da execução das políticas públicas.

“Nossa proposta é oferecer aos usuários uma página mais rápida e responsiva, simples de ser consultada por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo. Todas as informações exigidas pela lei estarão contempladas, como telefones, organograma, principais atribuições, relação de contratos e relatórios de interesse público. Também estarão disponíveis seções complementares para áreas específicas, como saúde e reforma agrária”, explicou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

O portal da Lai foi implementado em 2013, após a publicação da Lei Estadual nº 14.804/2012, que regula o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Estadual. Desde o seu lançamento, o site já registrou mais de 1,6 milhão de acessos únicos e mais de 3,8 milhões de visualizações de páginas. A área mais visitada é a do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), com aproximadamente 392 mil visualizações, seguida da página da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compensa), cada uma com 99 mil acessos.

Além dos ajustes implementados na ferramenta, a Controladoria-Geral do Estado promoveu nos últimos meses o treinamento das autoridades de monitoramento e de outros servidores que apoiam o trabalho de atualização das páginas.

LEGISLAÇÃO – A lei de No 14.804, de 29 de outubro de 2012, regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

Serviço:


Novo portal da Lei de Acesso à Informação (LAI)

24 de setembro de 2019

Endereço: www.lai.pe.gov.br


Imprensa SCGE PE

TerçaNegra celebra cultura hip hop com Jornada de MC’s

O Pátio de São Pedro vai rimar criatividade e diversidade, negritude e juventude. A final da Jornada de MC’s retorna ao Pátio de São Pedro na programação da Terça Negra - espaço de referência das culturas negras, populares e tradicionais organizadas. A partir das 19h, desta terça (24), se revezam na disputa pelos três primeiros lugares 32 Mc’s do Recife e de mais dez cidades do estado.
A Terça Negra é uma realização do Movimento Negro Unificado com apoio da Prefeitura do Recife. Esta edição será também um Rolê REC'n'Play, série de atividades promovidas antes do festival, com o objetivo de instigar o público a se inscrever no evento.
O REC'n'Play será realizado entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife e tem, com um de seus destaques, a Jornada de MC's. Nos quatro dias de festival os participantes poderão conferir debates, rodas de diálogo, apresentações artísticas e diversas outras atividades relacionadas ao universo Hip Hop, além das próprias batalhas entre os MC's. O MC vencedor da Jornada, também participa da programação do REC’n’Play.
Hip hop e cultura cidadã
Criado por iniciativa do DJ Big, a jornada teve início no Festival de Garanhuns desse ano. A ação busca difundir a cultura hip hop com ênfase na valorização da categoria dos MC’s - segmento formado por jovens da periferia que baseiam a produção poética no seu cotidiano, enfatizando a realidade em suas falas.
Convidados especiais da cena hip hop pernambucana vão subir ao palco dessa Terça Negra especial. Preta Nick, Grito da Favela, Hoope D’Sant, Tiger, Maggo MC e Chypher de Break com o Okado do Canal se revezam no palco do Pátio de São Pedro.
A Jornada de MC’s celebra a resistência, a diversidade, a negritude e a criatividade da juventude. Defende a cultura como instrumento de cidadania e protagonismo. Busca fortalecer o senso de coletividade e celebra através da rima, música, dança e grafite as diferenças, a luta contra o racismo, violência contra a mulher, LGBTQI+Fobia e quaisquer tipo de discriminação.
Serviço
Terça Negra – Final da Jornada de MC’s
Terça-feira 24 de setembro
Horário: 19h
Local: Pátio de São Pedro - Bairro de Santo Antônio, centro do Recife
Entrada: Gratuito

Imprensa Recife

Mutirão para a emissão de segundas vias de certidões acontece na RMR e interior do estado

A população de Cumaru, Recife, Goiana, Vitória de Santo Antão e Olinda receberão serviços gratuitos para emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito realizados pelo programa Balcão de Direitos, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). As ações, que tem o objetivo de levar cidadania, terão início a partir desta terça-feira (24), todas no horário das 8h às 12h.

Na terça-feira os serviços serão realizados na Escola Municipal João Duarte, localizada na Rua João Paulo Barbosa, s/n, Vila Ameixas, Cumaru, Agreste de Pernambuco; na Escola Estadual Delmiro Gouveia, na Avenida Conselheiro Aguiar, s/n, Pina e no Hospital Oswaldo Cruz, Rua Arnóbio Marquês, 310, Santo Antônio.

As ações acontecerão em parceria com os Programas Governo Presente e Olinda Mais cidadania, Secretaria de Defesa Social (SDS), Centros Universitários Faculdade Boa Viagem (UNIFBV) e 

Os moradores que se interessarem pelos serviços de emissão de segundas vias de certidão ou identidade deverão comparecer ao local da ação, munidos com o documento antigo ou cópia. Demais ações seguem abaixo.

Confira a programação completa abaixo:

Terça Feira (24/09)
Local: HOSPITAL OSWALDO CRUZ - SETOR GACC
Endereço: Rua Arnóbio Marquês, 310, Santo Antônio, Recife-PE

Terça Feira (24/09)

Local: Escola Municipal João Duarte
Endereço: localizada na Rua João Paulo Barbosa, S/N, BairroVila Ameixas, Cumaru

Terça Feira (24/09)

Local: Escola Estadual Delmiro Gouveia
Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, S/N, Pina, Recife-PE


Quarta Feira (25/09)
Local: Escola Municipal Professora Gilda Bertino Gomes
Endereço: localizada na R. 1º de Maio, S/N, Centro, Cumaru



Quarta Feira (25/09)
Local: Associação das Quilombolas de São Lourenço - Tejucupapo
Endereço: Rua da Praia - Comunidade Quilombola, São Lourenço de Tejucupapo - Goiana - PE



Sábado (28/09)

Local: Escola Pública Estadual Tabajara
Endereço: Avenida Tabajara, 149, Cidade Tabajara, Olinda


Sábado (28/09)
Local: Centro Universitário Faculdade Boa Viagem (UNIFBV)

Endereço: Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira, Recife-PE

Sábado (28/09)
Local: Escola Clídio Nigro - Sítio Novo - Olinda
Endereço: R. Cacimbão, S/N - Salgadinho, Olinda - PE





Sábado (28/09)
Local: UNIFACOL - CAMPUS SEDE
Endereço: Rua do Estudante, nº 85, Bairro Universitário - Vitória de Santo Antão 




Imprensa SEDH PE

Ação voltada para a importância da vida e da escuta do sofrimento psíquico vai as ruas do Recife na próxima quinta (26)

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (2003), o suicídio é uma questão de saúde pública, que constitui uma das causas mais comuns de mortes, sendo a terceira causa entre a faixa de 15 a 44 anos. Conforme a Organização, aproximadamente um milhão de pessoas morrem no mundo em virtude do suicídio, ocorrendo um fato a cada quarenta segundos. 
O aumento expressivo de ocorrências desse fenômeno fez com que o serviço escola de Psicologia da ESUDA criasse uma ação, chamada “Mudas que falam”, indo às ruas do Recife para falar sobre a importância da vida e da escuta do sofrimento psíquico. “Se você precisa falar, estamos aqui para escutar”, é o lema da ação. Na próxima quinta-feira (26) pela manhã e, também, no final da tarde, a faculdade ESUDA distribuirá centenas de mudas, que representam o florescer da vida. Neste mesmo dia, haverá palestras em referência ao setembro amarelo. 
Às 9h no auditório da ESUDA, a professora Ângela Baia e o Professor Glaudston vão ministrar a palestra sobre “Suicídio: aspectos históricos e pessoais”. Já às 19h15, no pátio da faculdade, os temas em discussão serão “A Psicologia e os desafios da prevenção do suicídio”, ministrada pelo especialista em Psicologia Junguiana, Anderson Santiago da Silva e, também, “O homem diante da morte: possibilidades e os desafios da prevenção do suicídio”, apresentada pelo Psicólogo e especialista em saúde mental, Carlos André, residente do programa de saúde coletiva do IMIP. 
As palestras são abertas ao público, e a faculdade pede a doação de brinquedos novos para o Natal Especial ESUDA, em parceria com a UNEDIN (Unidade de Educação Integrada), beneficiando crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades.

Festa dos 40 anos dos Calçados Melissa no Recife

A marca Melissa celebra seu aniversário de 40 anos com uma série de eventos em diversas cidades do Brasil. No Recife, a marca promove neste domingo (29), das 12h às 22h, uma grande comemoração com shows, feira, intervenções artísticas, surpresas e o relançamento exclusivo de um icônico sapato da marca. O evento ocorre no Marco Pernambucano da Moda, com apresentações de Sofia Freire, banda Bule, da festa o Odara Ôdesce e muito mais. 

Com ares de festival, o evento acontece em um cenário de futuro extraordinário, promovendo relações mais humanas, colaborativas com os locais. Além de estilo, moda, arte e design, a festa traz um palco montado na rua, com shows do calibre de Sofia Freire, banda BuleKatarina NápolesLarissa Lisboa e do grupo Maracatu Baque Mulher. Além disso, a festa Odara Ôdesce e os Djs Iury AndrewMilena CinismoClaudia AiresRevérse e o VJ Mozart prometem shows quentes.

A convite da NOIX Produtora, o evento no Recife tem assinatura de Ana Garcia diretora do Coquetel Molotov e do Styling Nestor Mádenes. A marca Melissa pertence ao grupo Grendene e conquistou seu espaço no mercado aos poucos, com apenas um produto, de cor (transparente). Com diversos modelos diversificados que hoje tornaram-se itens colecionáveis, a marca é febre em todo o mundo. O evento promete reunir a turma descolada que movimenta a cidade em um domingo inesquecível



PROGRAMAÇÃO MELISSA 40 ANOS

12h > 15h DJ Set Claudinha Summer
12h > 15h Troca Troca Melissa Squad
12h > 22h Festival Bon.Bini
15h > 16h Maracatu Baque Mulher da Mestra Joana
16h > 17h DJ Set Coletivo Reverse
17h > 18:30h Lançamento Melissa: Coquetel Molotov [Bule convida Sofia Freire, Larissa Lisboa e Katarina Nápoles]
18:30h > 20:30h Odara Ôdesce
20:30h > 22h DJ Set Iury Andrew B2B Milena Cinismo

Serviço: 
Aniversário de 40 anos da Melissa em Recife*
Data: 29 de setembro
Local: Marco Pernambucano da Moda – 
Rua da Moeda, 46, Recife Antigo
Gratuito

Encontro em Paulista orienta pessoas sobre adoção de crianças e adolescentes

Gestação e Parto Adotivos: Expectativas X Realidade. Este é o tema do encontro mensal promovido pelo Grupo de Apoio à Adoção do Paulista (GAAP). O evento é destinado aos pais adotivos, pretendentes e o público interessado na temática. O assunto será abordado pela psicóloga clínica e comunitária e vice-presidente do GAAP, Emilene Freire. A reunião ocorrerá neste sábado (28.09), às 15h, no auditório do Ministério Público de Paulista, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista. A entrada é gratuita.

Renan Brayner lança livro nesta terça-feira

“Eu aprendi que” é o primeiro livro de Rennan Brayner, especialista em Programação Neurolinguística, Oratória, Hipnose, Head Trainer Comportamental, palestrante e agora, escritor. O lançamento do livro acontece na Livraria Cultura, que fica no Shopping RioMar, no Pina, zona Sul do Recife. O evento é aberto ao público, a partir das 18h30, na terça-feira, dia 24 de setembro.
A obra, que tem 158 páginas e capa assinada por Aline Fortunato, aborda questões relacionadas ao autoconhecimento, à cura interna e à exponencialização pessoal que a posição de aprendiz é capaz de promover. Segundo Brayner, o livro é voltado a todas as pessoas interessadas em autoconhecimento, comportamento e reflexões sobre a condição humana, com uma visão filosófica sobre esses assuntos.
Para o autor, em uma face realista, o livro busca compartilhar aprendizados que só a experiência é capaz de apresentar. De acordo com Brayner, reconhecendo a importância da ciência, da sistematização racional ao mesmo passo que se abre para a liberdade, a experimentação, a diversidade e a dúvida, o aprendizado maior dos aforismos poderia ser a máxima expressão de que o ser humano aprende mesmo, é vivendo, pois, o prazer de curtir uma boa música nasce da audição e não da análise tonal e leitura de sua partitura.

Caruaru é reconhecida como Cidade Segura

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) certifica, nesta terça-feira (24/09), a cidade de Caruaru, em cumprimento aos eixos e metas do projeto Cidade Pacífica. A certificação atesta a realização de ações efetivas, por parte do Governo Municipal, na prevenção à criminalidade e gera, além das conquistas para a população, a possibilidade de obter recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos, por meio de articulação junto aos órgãos federais e estaduais.

O evento ocorre a partir das 9h, no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac - Caruaru), durante a programação do II Fórum Municipal Juntos Pela Segurança, evento organizado pela prefeitura municipal.

MPPE certifica cidade de Caruaru pelo projeto Cidade Pacífica
Data: 23/09/2019, às 9h
Endereço: Centro de Convenções do Senac - Caruaru, Av. Maria José Lyra, 140 - Indianópolis - Caruaru

Imprensa MPPE

Paulo Câmara discursa na ONU

Como representante dos nove Estados do Nordeste e mais o Espírito Santo, o governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (23.09), do primeiro dia de atividades da 11ª Semana do Clima, em Nova Iorque, Estados Unidos. Além da  cerimônia oficial de abertura do evento, o governador também manteve um encontro com representantes da US Climate Alliance, grupo formado por representantes dos governos de 25 estados norte-americanos.

"Fizemos uma apresentação sobre o trabalho integrado da região Nordeste em favor de um desenvolvimento sustentável e de resposta às mudanças climáticas", explicou Paulo Câmara, que também expôs aos participantes do encontro o trabalho que vem sendo desenvolvido em Pernambuco na área de preservação ambiental, a exemplo das novas unidades de conservação (Caatinga e Mata Atlântica) e do incentivo à produção e à utilização de energias renováveis.

"Em Pernambuco, estamos trabalhando com foco em reduzir a emissão de carbono com a ampliação das áreas de preservação do Estado e o manejo responsável da Caatinga, visando barrar a desertificação, e com ações inovadoras como o Programa Carbono Zero, que até 2030 vai retirar todos os carros movidos à combustão na Ilha de Fernando de Noronha", acrescentou o governador


Por último, Paulo Câmara voltou a reforçar a necessidade de uma integração o mais ampla possível em torno de uma agenda que dialogue com o futuro. "Esperamos que seja uma semana muito produtiva, com avanços voltados para o curto e longo prazos nesse tema do meio ambiente, que exige atenção do poder público e de toda a sociedade", concluiu.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco