terça-feira, 23 de maio de 2023

Assembleia e passeata marcam dia de lutas do Sintepe



Nesta terça-feira (23) os trabalhadores e as trabalhadoras em educação demonstraram novamente a força de sua mobilização, realizando uma Assembleia Geral da categoria e logo em seguida saindo em passeata para o Palácio do Campos das Princesas. Ambas as atividades foram realizadas pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e reuniram mais de 2 mil servidores/as da Secretaria de Educação do Estado. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), participou de nossa assembleia e garantiu que o Sindicato e os trabalhadores em educação têm portas aberturas no Poder Legislativo Estadual para apresentar argumentos contrários ao Projeto de Lei Complementar 712/2023, que oferece o reajuste do Piso do Magistério para uma pequena parcela da categoria.

"As portas estão abertas para todos os professores e para todas as classes aqui em Pernambuco. Tenham certeza que vocês podem contar com o apoio da Assembleia. Não vai ser votado nada hoje (23), apenas hoje foi distribuído (o PL 712/2023) e a gente, tenham certeza, estamos ao lado de vocês e a Casa de todos os pernambucanos está aberta para todos", disse Álvaro Porto.

Ontem (22) na audiência pública sobre o Piso do Magistério que lotou o auditório da Assembleia Legislativa, 15 deputados e deputadas compareceram. Desses, 10 discursaram e defenderam que o Projeto de Lei seja revisto pelo governo e que a urgência da tramitação seja retirada.

ASSEMBLEIA E PASSEATA
A Assembleia Geral da categoria aprovou a manutenção da agenda de lutas do Sintepe, com reforço à paralisação da próxima quinta-feira, 25 de maio. Debaixo de muita chuva, a categoria seguiu da Assembleia Legislativa para o Palácio do Campo das Princesas, quando foram recebidos pela Casa Civil do Governo. 

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, avaliou como decepcionante a reunião com o Governo. “Fomos recebidos por técnicos que apenas confirmaram os dados que trouxemos, mas nenhum deles tem poder político de decisão. Os dados estão aí, o Governo sabe que temos ciência dos números, falta vontade política”, explicou. 

Ivete reforçou a convocação para as próximas paralisações marcadas para o dia 25 de maio, 2 e 6 de junho. “Dia de paralisação não é para ficar em casa, é para ir para as ruas. Precisamos mobilizar os pais, mães, estudantes e toda comunidade escolar, pois é preciso que todos saibam do que a governadora está fazendo com a educação de Pernambuco. É preciso conscientizar a população de que, sem valorização profissional, não se tem educação de qualidade”, finalizou.

PL 712/2023
O Sintepe tem se posicionado contrário ao texto do PL 712/2023, primeiro porque o envio do texto para a Assembleia Legislativa atropelou as negociações entre Sindicato e Governo. Segundo, porque no PL o Governo de Pernambuco promove a divisão da categoria, oferecendo a atualização do Piso do Magistério apenas para 32% dos servidores da Secretaria de Educação, deixando de fora mais de 52 mil servidores, entre professores, analistas e administrativos, efetivos e aposentados.

O Sindicato tem angariado apoios dos deputados estaduais, tanto na tentativa de retirar o Regime de Urgência do texto, quanto na possibilidade do reenvio de um PL após as negociações entre Sindicato e Governo.

Paulista recebe primeiro empreendimento da MULTTÉCNICA Engenharia


Como destaque principal na atração de novas edificações imobiliárias no Estado, o município do Paulista vai receber o primeiro empreendimento da MULTTÉCNICA Engenharia. A operação, que inicia na segunda quinzena de junho, vai ter investimentos aproximados de R$ 40 milhões, gerando 350 vagas de emprego diretos em sua execução e mais 60 postos de trabalho para realizar as atividades de funcionamento e manutenção da estrutura. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23.05)

As tratativas ocorreram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, entre representantes da pasta e da empresa. 

Batizado de Maria Farinha Flat Residence, o conjunto residencial terá 280 unidades, distribuídas em 4 torres e ficará localizado na Avenida João Fonseca de Albuquerque, Av. Beira Mar, no bairro de Maria Farinha.

Na ocasião, o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da cidade, Paulo Marenga, ressaltou que a instalação do habitacional tem o objetivo principal de incrementar o turismo de Paulista. “Estamos dando todo o incentivo às empresas para que o local seja um novo polo de lazer e divertimento na região do Litoral Norte”, destacou 

Segundo o consultor e engenheiro chefe da empresa, Aldo Bezerra, o empreendimento contará com um espaço que vai abrigar restaurantes, lavanderia, e academia de ginástica, entre outros, para facilitar o dia a dia das pessoas. “Não é somente a questão da moradia de qualidade que estamos oferecendo, também pensamos na oferta de serviços próximos à residência das pessoas para que tenham mais comodidade”, disse o engenheiro.

No mesmo sentido, o CEO da empresa, Mário Fernandes, ressaltou que a vinda do empreendimento para Paulista foi definida pela excelente oportunidade que a cidade oferece para construção imobiliária. “Agradecemos todo o apoio que a gestão municipal tem dado para os processos de licenciamento e assim iniciarmos a construção”, disse o empresário.

Imprensa Paulista PE 

Com nova operação, Prefeitura chega a 50 animais de grande porte recolhidos das ruas do Recife

O Recife amanheceu com mais uma operação de recolhimento de animais de grande porte abandonados nas ruas e aqueles usados em veículos de tração animal. A ação aconteceu nesta terça-feira (23) nos bairros de Campo Grande, Arruda, San Martin, São José e Joana Bezerra. A ação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e de outros órgãos vem intensificando as fiscalizações em cumprimento da Lei 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife. A lei se refere a todas as espécies de animais. Ao todo, já são 50 cavalos resgatados nas abordagens que ocorreram desde janeiro deste ano. 

As operações que estão sendo realizadas são mais uma medida da gestão municipal para combater maus-tratos contra animais. No caso dos cavalos, é importante reforçar a responsabilidade que os tutores têm para que não os deixe soltos, aumentando, assim, a possibilidade de acidentes graves. Os animais recolhidos estão sendo levados para o CVA, em Peixinhos, onde passam por exames para avaliar se possuem alguma zoonose, a exemplo de anemia infecciosa e mormo (uma doença infectocontagiosa bacteriana). Caso estejam com algum mal irreversível, será feita a eutanásia. Nos animais saudáveis e sem donos, ou cujos proprietários não tenham apresentado condições de reverem os cavalos (como pelo fato de não possuírem local para criá-los em segurança e adequadamente), serão feitos procedimentos para doação dos animais.

A secretária executiva dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, explicou que os animais recolhidos nestas operações passarão por avaliação clínica para descartar qualquer doença infecciosa, receberão assistência veterinária adequada e, posteriormente, poderão ser adotados. Recentemente, a Prefeitura do Recife lançou um edital de credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas capacitadas e interessadas em receber doação de equídeos recolhidos pelo município. “É extremamente importante para a continuidade da operação que pessoas responsáveis assumam a guarda desses animais, para que haja disponibilidade de novas vagas na unidade para onde são encaminhados”, afirmou a gestora. 

Além da SEDA e do CVA, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e a Polícia Militar de Pernambuco também participam das operações de fiscalização. As ações têm foco no recolhimento de animais soltos nas vias. No último domingo (21), as equipes da gestão municipal também recolheram animais em uma grande operação, que aconteceu desde o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, até o bairro do Cabanga.

Imprensa Recife

Dani Portela acompanha categoria das professoras e professores em marcha ao Palácio do Campo das Princesas

A deputada estadual Dani Portela acompanhou a comissão dos profissionais em educação que seguiu em marcha para o Palácio do Campo das Princesas após a assembleia da categoria realizada hoje (23), em frente à Alepe. O ato foi realizado em virtude da ausência do retorno do governo sobre as propostas apresentadas em audiência pública, realizada na manhã de ontem (22): retirada do projeto de lei que versa sobre o piso salarial dos professores, com apresentação de um substitutivo; ou a retirada do regime de urgência do atual PL remetido à Assembleia Legislativa.  

A categoria segue em pressão para que a governadora Raquel Lyra retire o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, reabrindo a mesa de negociações para o reajuste dos profissionais. “O PL que está atualmente em trâmite já foi rejeitado por unanimidade pela categoria em assembleia. E mesmo tendo sido rejeitada, a proposta foi enviada pelo governo para Alepe, atropelando o diálogo e o debate. Hoje, em mais um claro sinal de apartamento do governo para com as trabalhadoras e trabalhadores da educação, a nossa comissão não foi recebido por nenhum secretário de governo, nem mesmo os que estavam ontem na Audiência Pública”, afirmou a deputada Dani Portela.

De acordo com a parlamentar, a categoria está aberta ao diálogo e espera respostas concretas do governo do estado. “O piso já é lei federal e a gente precisa que a governadora aplique essa Lei em nosso estado. O projeto lei 712/2023 não respeita as professoras e professores e rasga o plano de cargos e carreira. Não contempla a luta que há anos a categoria trava em Pernambuco. O piso precisa ser aplicado para todas e todos da categoria com repercussão para toda a carreira docente e para todos os segmentos da educação”, finalizou.

Banco do Nordeste tem novo diretor Financeiro e de Crédito

Tomou posse hoje, como diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste (BNB), Wanger Antônio de Alencar Rocha (foto). O novo executivo foi eleito pelo Conselho de Administração da Instituição na segunda-feira, 22. O gestor substitui Luiz Abel Amorim de Andrade, que estava à frente da Diretoria desde o ano passado.

Wanger Rocha possui experiência no setor bancário que inclui o próprio Banco do Nordeste, tendo passado pela Diretoria de Negócios e pela Assessoria Especial, e no Banco do Brasil, onde atuou na Superintendência Regional e Estadual na Bahia.

 

“O Banco do Nordeste tem um trabalho nobre, que é o de colocar recursos nas mãos do povo que produz e enriquece nosso propósito. Nós temos ainda uma distância econômica considerável em relação a outras regiões do país, como o Sul e o Sudeste, e precisamos trabalhar muito para que alcancemos o patamar que consideramos necessário”, destaca Wanger Rocha.
 

De acordo com o executivo, o Nordeste não seria o mesmo se não fosse a atuação do BNB ao investir em toda a Região, além de Minas Gerais e Espírito Santo. "A nossa missão é cumprir todas essas questões que envolvem o desenvolvimento dentro dos valores éticos que a empresa tem", completa.
 

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou na solenidade de posse do novo diretor a responsabilidade de toda a Diretoria Executiva do Banco de promover a retomada do crescimento econômico na Região, para a qual o trabalho desenvolvido pelo BNB é essencial.
 

“Fica a certeza de que não faltará apoio ao trabalho do diretor Wanger Rocha e, principalmente, a unidade necessária e fundamental, que nós vamos construir todo dia, para que o Banco do Nordeste seja um indutor de desenvolvimento e de redução de desigualdades na nossa região”, enfatizou Câmara.
 

Currículo

Wanger Rocha é formado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. Além da experiência no Banco do Nordeste, exerceu funções gerenciais no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços (Funedic) e Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Estava na Superintendência de Gestão do Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (Sudep) do Governo do Estado da Bahia até assumir a Diretoria Financeira e de Crédito do BNB.
 

Com a nomeação de Wanger Rocha, a Diretoria Executiva o Banco do Nordeste passa a ter a seguinte composição:

 

- Paulo Henrique Saraiva Câmara - Diretor Presidente;

- Anderson Aorivan da Cunha Possa - Diretor de Negócios;

- Haroldo Maia Júnior - Diretor de Administração;

- João Monteiro da Franca Neto - Diretor de Controle e Risco;

- José Aldemir Freire - Diretor de Planejamento

- Wanger Antonio de Alencar Rocha – Diretor Financeiro e de Crédito; e
- Thiago Alves Nogueira - Diretor de Ativos

Imprensa BNB

Paulista intensifica programação do Maio Amarelo


Dentro da programação alusiva ao Maio Amarelo, o movimento internacional que tem por objetivo fomentar a educação e a conscientização no trânsito para a redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Paulista levará, nesta quarta-feira (24.05) o Projeto Amigo do Trânsito à Escola Municipal Margarida Sampaio, no bairro de Nossa Senhora da Conceição.

A ação integrada entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, contará com o caminhão do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), junto com os personagens da Turma do Fom-Fom, realizando atividades educativas para os alunos. Na ocasião, haverá uma pequena exposição exclusiva e inédita no município, sobre os carros que o Detran utiliza em suas diversas operações de trânsito.

imprensa Paulista PE 

Mutirão pra tirar carteira de identidade


O Centro Universitário UniFBV Wyden e a Casa de Justiça e Cidadania da UNIFBV, juntamente com o Instituto Tavares Buril, órgão ligado a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE), realizará na próxima terça-feira, dia 30, das 8h às 12h, um mutirão para retirada gratuita da primeira via do RG para toda a população e a segunda via gratuita para pessoas com mais de 65 anos. 

O local onde o serviço estará acontecendo é no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UniFBV, localizado no Campus da instituição na Imbiribeira. Importante levar certidão de nascimento ou casamento (original em bom estado), qualquer documento que deseje colocar no RG deve ser apresentado o original (CPF, CNH, Título de Eleitor, Grupo Sanguíneo, Fator RH, carteira do SUS, Reservista, entre outro.

 Importante lembrar que só podem tirar o RG pessoas acima dos 16 anos, crianças até 15 anos devem estar acompanhadas pelo pai ou pela mãe, responsável legal por decisão judicial e portador do RG original. Para quem for tirar a segunda via fora da gratuidade deve pagar o DAE no valor de R$ 28,57, levar cópia da certidão antiga ou RG que contenha os dados do cartório, é necessário a presença do solicitante ou responsável legal.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra tem agenda com Banco Mundial para discutir investimentos para Pernambuco

Em agenda realizada em Brasília nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra dialogou sobre as possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de Pernambuco. Em encontro com líderes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a chefe do Executivo estadual conversou sobre a prospecção de projetos em áreas como segurança hídrica, energia, infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana.

“Estive em Brasília, em conversa com o Banco Mundial, para buscar recursos em projetos capazes de melhorar a condição de vida dos pernambucanos, além de elevar a competitividade do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No encontro, a chefe do Executivo também tratou sobre dois projetos já pré-aprovados pelo Banco Mundial. Um deles foi o Programa de Saneamento Rural do Estado de Pernambuco (Prosar), que tem o objetivo de realizar projetos e obras voltadas para o aumento e melhoria do abastecimento de água da população rural de regiões do Estado. E o outro foi o Pernambuco Agroecológico, que visa transformar os sistemas produtivos dos agricultores familiares do Estado em sistemas agroecológicos e orgânicos. 

Acompanharam a governadora na agenda os secretários estaduais Fabrício Marques Santos (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos). O Banco Mundial esteve presente com a equipe formada por Johannes Zutt, diretor do Brasil para o Banco Mundial; Sophie Naudeau, gerente de Operações; Luis Alberto Andres, líder setorial de Infraestrutura, e Renato Nardello, líder Escorial do desenvolvimento sustentável.

João Campos e Álvaro Porto saem fortalecidos com indicação de Rodrigo Novaes para o TCE

Além de ser um símbolo da independência da Assembleia Legislativa (Alepe), capitaneada pelo presidente Álvaro Porto (PSDB), a indicação do deputado Rodrigo Novaes (PSB) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovada nesta terça (23), também é uma vitória do prefeito do Recife, João Campos, principal liderança do PSB. Mesmo com tentativas de interferência do Palácio do Campo das Princesas, a candidatura socialista prevaleceu contra a postulação apoiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), o que garantiu ainda a volta à Alepe do deputado Diogo Moraes, primeiro suplente do PSB.

Rodrigo Novaes foi um aliado de primeira hora das gestões do PSB no Governo do Estado em seus mandatos passados e selou uma aproximação ainda maior com o prefeito João Campos na pré-campanha de 2022, quando se filiou ao partido. Já nas eleições, fez dobradinha com o irmão do prefeito, o então candidato a deputado federal Pedro Campos (PSB), em Floresta, a principal base de Novaes. Como postulante pelo PSB, o parlamentar sertanejo elegeu-se para o quarto mandato como deputado estadual, no ano passado, com a votação mais expressiva de sua trajetória política, obtendo 85.107 votos. Agora, assume uma cadeira no TCE mesmo militando no maior partido de oposição ao poderio do Palácio do Campo das Princesas.

Para o presidente estadual do PSB e líder do partido na Alepe, deputado Sileno Guedes, a escolha de Novaes demonstrou a força do PSB, que tem a maior bancada da Alepe, e o prestígio do prefeito João Campos entre os deputados. “Todos os três candidatos têm imensa capacidade técnica e jurídica. Pudemos ver isso pelos currículos e pela apresentação deles na comissão, pela manhã. O diferencial para a escolha de Rodrigo Novaes foi a intensa articulação em torno do nome dele, o desprestígio dos articuladores do Palácio e a demonstração de repúdio à interferência do governo nesse processo”, afirmou.

Imprensa PSB PE

Assembleia geral SIMEPE nesta quarta (24)


Com o objetivo de discutir a campanha salarial desse ano e as condições de trabalho dos médicos servidores públicos do estado de Pernambuco, o   Sindicato dos Médicos (Simepe), convoca os profissionais para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a ser realizada na quarta-feira (dia 24/05), às 19h. A atividade sindical ocorrerá de forma híbrida, com a participação do médico presencialmente, na sede do Simepe - Av. João de Barros, 587 – Boa Vista, no Recife, ou virtualmente, de forma telepresencial, via zoom. 

É o início do movimento da categoria que busca, principalmente, a valorização e o reconhecimento profissional dos gestores da saúde do governo estadual.  Além disso, os médicos relatam que diariamente enfrentam uma série de problemas nas emergências e urgências da rede estadual de saúde.

 Segundo eles, faltam leitos de UTis, insumos, medicações, estrutura, além de equipamentos sucateados e déficit nas equipes de plantão; outro problema grave diz respeito às ameaças e os atos de violência que estão acontecendo contra os profissionais de saúde. Eles denunciam que são vítimas constantes da intolerância e agressividade de familiares.   

Vale salientar que o  link de acesso à Assembleia será disponibilizado a todos os médicos que manifestarem interesse em participar da Assembleia, com a confirmação deste interesse a ser enviada ao e-mail: presidencia@simepe.org.br até o horário da assembleia.

Outras informações: 
Assessoria de Comunicação do Simepe
Chico Carlos, Charles Andrade e Martina Arraes

José Patriota fortalece a cadeia produtiva da construção civil em visita ao Sertão pernambucano

Na última semana, o deputado estadual José Patriota (PSB) esteve presente em Tabira, São José do Egito e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú pernambucano, em uma série de reuniões estratégicas voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil. O objetivo central desses encontros, realizados em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios, foi discutir a aquisição legal da areia e outros insumos, buscando o desenvolvimento sustentável do setor. Contribuíram para as discussões as advogadas especialistas Anne Cabral e Poliana Moura, que trouxeram valiosos insights jurídicos.

Durante as reuniões, que contaram com a participação de representantes de diversas cidades da região, profissionais liberais, indústria, comércio e importantes instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), foram debatidas medidas para garantir a regularização e a transparência no processo de aquisição de materiais para a construção civil, como areia e outros insumos.

O deputado José Patriota ressaltou a importância dessas reuniões para o desenvolvimento econômico e sustentável do Sertão pernambucano. Em suas palavras: "Nossa atuação visa impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável da região. A construção civil desempenha um papel fundamental nesse processo, gerando empregos e movimentando a economia local. Estamos comprometidos em garantir a legalidade e a transparência na aquisição de insumos, buscando sempre o uso ambientalmente correto do solo."

Além dos representantes dos setores envolvidos, os encontros contaram com a presença dos prefeitos Sandrinho, de Afogados da Ingazeira, e Adelmo Moura, de Itapetim, bem como do vice-prefeito Naldo Costa, de Brejinho. 

Como encaminhamentos dessas reuniões, ficou acordada a formação de uma comissão regional, composta por representantes dos municípios e setores envolvidos, que será responsável por discutir os caminhos de proteção e fortalecimento do setor da construção civil na região. Além disso, será realizada uma discussão com os órgãos de governo para pactuar um plano de ações que promova a sustentabilidade e o crescimento econômico das cidades do Sertão pernambucano.

"Temos que conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, garantindo um futuro promissor para as cidades pernambucanas. Meu compromisso é impulsionar a economia local, fortalecer a cadeia produtiva da construção civil e buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento regional", concluiu Patriota.

Exercícios físicos na Terapia ABA podem ajudarna redução de comportamentos autolesivos e agressivos a cerca de 2 milhões de autistas no Brasil

A prevalência do autismo no Brasil é um assunto que vem sendo discutido há muito tempo, principalmente porque os dados mais recentes estimam que no Brasil, 2 milhões de pessoas têm autismo, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde e outras entidades que, em 2013, entrou numa nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, a CID (ICD na sigla em inglês para International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems). Intitulado DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), esse documento postulado pela Associação Americana de Psiquiatria classifica todos os diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Por isso, para que uma criança com TEA aprenda e desenvolva todas as suas habilidades, é fundamental que ela inicie, o mais precocemente possível, um tratamento especializado e, nesse contexto, a intervenção a partir da Análise do Comportamento Aplicada pode ser considerada uma das principais opções. “A Análise do Comportamento é uma ciência que se baseia em princípios filosóficos para reconhecer e compreender o comportamento dos indivíduos. Ela abrange o processo de aprendizagem e ensino, sendo aplicável em diversos contextos que envolvem relações humanas, como medicina, marketing, economia e esportes de alto nível”, destaca o professor Paulo Chereguini, doutorado em Educação Especial (UFSCar-SP).

 

De acordo com o especialista em ABA ao TEA (UFSCar-SP), a Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis — ABA), como esta é a análise e intervenção em comportamentos socialmente relevantes para os indivíduos, é importante considerar que ela tem dois principais objetivos: a ampliação do repertório comportamental ou ensino de novas habilidades; e a redução da frequência e/ou intensidade de comportamentos indesejáveis, ou pouco adaptativos. “Antes mesmo do autismo, a ABA já era utilizada em uma variedade de contextos, como Alzheimer, reabilitação motora e reabilitação de mobilidade, utilizando técnicas e procedimentos específicos da análise do comportamento”, diz Chereguini.

 

Mas, no que diz respeito ao TEA, a ABA representa assim um conjunto de estratégias e procedimentos de ensino desenvolvidos para intervir em diferentes contextos, inclusive de ensino de habilidades sociais e comunicativas para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Além de ensinar habilidades motoras básicas, o exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta terapêutica para abordar características específicas do TEA. Por exemplo, indivíduos com autismo frequentemente apresentam interesse restrito em determinados assuntos ou atividades. Nesse caso, a utilização do exercício físico, como a prática de ciclismo ou a participação em circuitos de atividades, pode ser uma maneira de ampliar seus interesses”, comenta o profissional.

 

Por isso, a educação física é tão importante para pessoas com TEA quanto para qualquer outra pessoa, pois as atividades físicas dentro de um planejamento e comunicação adequados por parte dos profissionais podem ajudar na vida diária de pessoas com autismo. “O exercício físico aplicado por profissionais de educação física no Brasil demonstra efeitos positivos além do ensino de habilidades motoras, como a redução de comportamentos autolesivos e agressivos, além do aumento da prontidão para aprendizagem. Esse tipo de intervenção pode contribuir para a eficácia de outros profissionais que atuam no tratamento do TEA, melhorando a participação dos indivíduos em diferentes terapias e atividades”, completa.

 

De fato, o exercício físico num contexto de tratamento do TEA traz uma configuração específica na ABA em uma intervenção das pessoas com autismo trazendo inúmeros benefícios ainda não mensuráveis e, por isso, o analista do comportamento acreditado pela ABPMC - Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e supervisor ABA do Modelo ExerCiência de Intervenção e Supervisão traz essa temática em discussão nos próximos dias 27 e 28 de maio do I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento, com a temática “Um Olhar Multidisciplinar”, no Mar Hotel em Boa Viagem, com palestra sobre “Influência da Psicofarmacologia na aprendizagem”. “Buscamos profissionais que pelas suas formações e trabalhos estão transformando o processo de aprendizagem para mais diversos público, através de iniciativas, técnicas e intervenções que têm proporcionado experiências inovadoras para crianças e adolescentes que, no passado, não eram vistos ou incluídos da maneira adequada no processo pedagógico escolar”, diz a Dra. Luciene Santos, psicopedagoga e fundadora do CEAM, que traz o profissional em caráter exclusivo para Pernambuco.

 

Com foco nessa preocupação de esclarecer e compartilhar práticas assertivas no tratamento de transtornos como o TEA o evento promovido pelo Grupo CEAM - Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, organização que nasceu de um compromisso de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes,  reúne o time de especialistas multidisciplinares no campo da educação e saúde, para dividir experiência, técnicas e conhecimento para quem atua ou convive com públicos com transtornos e dificuldades de aprendizagem. “Nossos palestrantes são especialistas em suas áreas e trarão métodos e trabalho e dividirão experiências com profissionais que atuam na educação e na saúde e pais de crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem para entenderem melhor como se envolverem no processo e obter resultados que reduzam as dificuldades existentes”, ressalta a fonoaudióloga e sócia-diretora do CEAM, Anne Karerina Bittencourt. 

 

Reunindo alguns dos profissionais mais renomados da área, o programa conta com a presença do Doutor em Educação Especial (UFSCar-SP) Paulo Chereguini, especialização de ABA ao TEA; a neurocientista Marta Relvas; a psicopedagoga Rita Russo; a fonoaudióloga e a professora Simone Capellin, Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem; o psiquiatra  e neurocientista, Luiz Antônio Correia, presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp); o fonoaudiologista e professor doutor Jaime Zorzi, Diretor do CEFAC Saúde e Educação; o professor Paulo Chereguini, especialista em terapia ABA (Análise Aplicada ao Comportamento) ao TEA; a psicóloga clínica e mestre em Educação, Aída Brito, especialista em Educação Especial e Inclusiva; e o professor Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. “Queremos que todos que participem do congresso tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aplicar no dia a dia processos que estão mostrando grandes resultados no país todos, pois acreditamos que quem estuda melhor atende. Com isso, os pais das crianças se sentem mais preparados e os profissionais conseguem desenvolver melhor suas intervenções seja no ambiente clínico ou escola. Precisamos mostrar que o desenvolvimento das crianças é uma parte de todo uma jornada que envolve vários agentes e interações multidisplinares”, enfatiza o psicólogo Italo Gomes, sócio-diretor do CEAM. 

 

 

 

SERVIÇO

I CONGRESSO NACIONAL DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR

Dias: Sábado (dia 27 de maio) e Domingo (dia 28 de maio)

Horário: 07h às 19h

Local: Mar Hotel Conventions, Recife – PE (Rua Barão de Souza Leão, 451 Boa Viagem)

Tipo: Evento presencial

Inscrições: Sympla

(https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-nacional-de-transtorno-do-desenvolvimento-um-olhar-multidisciplinar/1804781)

Informações: https://faculdadeceam.com.br/congresso/

Programa completo:

https://drive.google.com/file/d/16Eh24hAlFoa_P6Y0UXUVJvUbQmPyPJUF/view

Com informações da jornalista Ivelise Buarque 


Curso de dança de forró, no Recife, prepara pessoas para arrasta-pé no São João

O forró - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - é uma expressão artística genuinamente nordestina. E, nesta época do ano, com os festejos juninos batendo à porta, muita gente se apressa para poder dominar o ritmo e não fazer feio nos ‘arraiás’. Enquanto os  os trios pé-de-serra ensaiam o repertório, e sanfoneiros afinam a sanfona, jovens e adultos, homens e mulheres investem no aprendizado da dança, que compõe postura, autoconhecimento, ritmo, coordenação motora e bem-estar.

No Recife, a Escola de Dança Novo Passo, localizada na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade, tem percebido um aumento significativo no número de alunos interessados em dançar forró. O local, que dispõe de aulas de segunda a sábado, nos turnos da tarde e noite, conta com oito turmas, formada por alunos interessados em aprender a forrozar. 

“Desde janeiro muita gente tem procurado a escola em busca das nossas aulas. Ou seja, muito antes dos festejos juninos, muitas pessoas aproveitaram para tirar aquela meta do papel e colocar em prática. E isso é muito bom porque, além de estimular os alunos para um novo aprendizado, também contribui para outras áreas da vida pessoal e interpessoal, como vencer a timidez, melhorar humor e concentração; e na parte física, como mobilidade, desenvolvimento corporal, entre outros benefícios”, relata a bacharel em psicologia pela UFPE e professora do curso, Catarina Ramos. 

Para aprender a dançar forró não tem segredo: é preciso estar atento às técnicas, mas, sobretudo, praticar em casa, nas festinhas de família e amigos, para poder chegar afiado no São João. “Nosso curso completo vai do básico ao avançado. Ao todo são seis módulos.  A média é 4 meses para cada um. Ou seja, em dois anos, o aluno sai daqui dominando todos os movimentos sobre o forró. É importante frisar que, dançar forró, tem de ser encarado como um estilo de vida.” acrescenta, Bruno Gomes, professor de dança. 

Na prática, as aulas, que têm média de duração de 60 minutos. O público, que tem uma média de 25 a 55 anos, está dividido entre pessoas solteiras e casadas. Como parte da metodologia da aula, durante a execução dos passos e movimentos, os professores buscam revezar os alunos. “Na aula formamos os pares, e aquele par não é fixo, vamos mudando sempre. E isto também é parte do desenvolvimento do aprendizado, porque dançar é um momento de construção coletiva, no qual aprendemos juntos” pontua Catarina. 

Baile de Forró - Para abrir as comemorações dos festejos juninos deste ano, a Escola Novo Paço, vai realizar, no próximo dia 10 de junho, sábado, véspera do Dia dos Namorados, o Baile de São João da Novo Paço - evento dedicado ao forró raiz, no Sesc Cais de Santa Rita, a partir das 20h. A organização estima que cerca de 200 pessoas, entre alunos e convidados, participem do evento, que terá como atração principal, o trio pé-de-serra As Januárias e o DJ Vini. A programação é restrita aos alunos da Escola. Cada aluno poderá trazer seus convidados para dançarem a noite toda. Ao todo, serão sete horas de muito arraiá. 

Sobre a Escola Novo Passo -  é um espaço de formação educacional dedicado às pessoas que buscam aprender a dançar. Em atividade desde 2009, a unidade funciona de segunda a sábado, das 13h às 23h, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. 

Pernambucano Igor Roque é nomeado pelo Presidente Lula para Defensoria Pública Geral Federal

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o ex-aluno da Unicap, Igor Roberto Albuquerque Roque, para assumir o cargo de Defensor Público Geral Federal. A sabatina no Senado para a sua nomeação ainda não tem data marcada, mas espera-se que ocorra em breve.

Roque obteve sua graduação em Direito em 2009 e possui uma experiência significativa no campo jurídico. Entre 2011 e 2013, atuou como procurador federal, antes de ingressar na Defensoria Pública da União (DPU).

Durante sua trajetória na DPU, Roque também ocupou o cargo de presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais de 2017 a 2019, destacando-se como um defensor comprometido com a causa pública.

A escolha de Roque para o cargo traz expectativas de fortalecimento da Defensoria Pública da União, órgão responsável por garantir assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não têm condições financeiras de arcar com um advogado.

Roque disse que mantem uma ligação afetiva com a Unicap. A irmã dele também foi aluna de Direito e o pai dele se graduou em Ciências Contábeis na Católica. Roque avalia que a contribuição da Unicap na sua trajetória profissional foi "decisiva pelos professores e pela preocupação social da Universidade".

Imprensa Unicap

#VcNoBlog Pedro Dias e o Trabalho Voluntário

Tenho o maior prazer em fazer teatro, cinema, ações em empresas, esquetes teatrais, Mestre de cerimônia, locutor, animador, é o meu oficio de ator  recheado de paixão , o meu oxigênio.  

Trabalho com o ator há 35 anos , trabalhei com síndrome de down por 13 anos e com deficientes físicos por 06 anos . Querendo sempre usar o meu oficio de ator  para servir ao meu público lindo com informações, questionamentos, provocações e trazendo emoção.  Faço trabalhos voluntário com muito prazer nada lindo do que um brilho nos olhos e um sorriso nos lábios de qualquer ser humano de todas as idades, cores, genero, raça e etnia.

Hoje fiz um trabalho muito especial com mulheres mães de autistas ,comemorando o dia das mães, que na verdade são todos os dias. 

O convite foi feito pela fonoaudióloga Ana Julia Melo, do  CENTRO ESPECIALIZADO CASINHA AZUL DE IGARASSU, que faz um belo trabalho multidisciplinar com vários profissionais que fazem um belo trabalho com crianças e adolescentes autistas.

As mães foram contempladas com um café da manhã, música com o cantor Eram Roche, um esquete teatral da saúde ,sorteio, presentes, bingo, ginástica com o professor Helder e a presença poética de Pedro Dias que foi um pouco de tudo,como: ator, Mestre de cerimônia, locutor, apresentador e gritei o bingo.

Um belo trabalho voluntário que me faz bem feliz e um ser humano melhor.

Ivanice Dias coordenadora geral, Ray Teixeira coordenadora clínica e equipe  CECAI: CENTRO ESPECIALIZADO  CASINHA AZUL DE IGARASSU.

Senado aprova projeto de Teresa Leitão que inscreve mulheres de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria


A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (23/05) o projeto da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para inscrever  o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

“Incluir as mulheres de Tejucupapo no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um valioso reconhecimento histórico. A batalha de 1646 foi a primeira no país que teve as mulheres como protagonistas e valorizar aquele momento é muito significativo. É um resgate do lugar das mulheres na história do país, com ênfase no que elas representam de transformação na sociedade e na luta pela liberdade”, afirmou a senadora. Na reação aos holandeses, as mulheres foram lideradas por quatro Marias: Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina.

Teresa Leitão lembrou ainda que, por tudo o que representou, a batalha de Tejucupapo é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil. 

A relatora do projeto na Comissão de Educação foi a senadora Jussara Lima (PSD-PI). “Não podemos senão aplaudir a iniciativa, que propõe reconhecer devidamente o destemor e os feitos heróicos das mulheres de Tejucupapo, que, vendo-se sozinhas diante da investida dos neerlandeses, enfrentaram os invasores com o que tinham à mão. Água fervente e objetos contundentes foram empregados na luta, terminando por desorientar, juntamente com o fator surpresa, os soldados dos Países Baixos”, disse. Aprovado no Senado, o texto agora segue para a Câmara dos Deputados.

Na foto abaixo, as Heroínas de Tejucupapo são representadas pelo povo da comunidade, que as interpreta num espetáculo teatral. Imagem divulgada aqui no blog. 

Em pesquisa inédita, FIEPE e CNI revelam que as pequenas e as médias indústrias estão insatisfeitas com o seu desempenho


As pequenas e as médias indústrias ficaram economicamente insatisfeitas no primeiro trimestre de 2023. É o que revela a pesquisa inédita ‘Panorama da Pequena e Média Indústria de Pernambuco’, feita pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em março, o indicador dessa sondagem fechou com 47,5 pontos – ficando abaixo dos 50 pontos e revelando um descontentamento por parte dessa fatia de empresas. 

Na análise do economista da FIEPE, Cézar Andrade, o interessante dessa pesquisa é mostrar, de forma estratificada, como está a confiança por parte desses negócios. “A FIEPE mede, mensalmente, a confiança das empresas de modo geral e tem percebido que há certo otimismo pairando os negócios locais. No entanto, não é o que sente essa parcela de empresas”, explicou. 

Para Andrade, o que, normalmente, tem puxado a confiança na pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para cima é o sentimento das grandes empresas – que representa apenas 10% dos negócios locais. “Já esse Panorama retrata como está a maioria das indústrias pernambucanas, já que 90% delas são pequenas e médias, e, pelo que vimos, não está bem”, disse, destacando também que vêm delas a maior geração de empregos no Estado. 

É exatamente esse cenário que a pesquisa retrata. Conforme os dados, o Índice Geral da Situação Financeira apontou que os empresários não estão satisfeitos com suas condições financeiras. No primeiro trimestre deste ano, o indicador apontou um resultado de 47,7 pontos. 

Nesse quesito, as pequenas indústrias obtiveram um resultado melhor, com 50 pontos, ficando no cenário neutro. Já as médias indústrias, tiveram um desempenho ruim, pois o indicador apontou 41,7 pontos – indicando que foram as indústrias de médio porte que puxaram o resultado do trimestre para baixo.

Dentre as maiores dificuldades enfrentadas pelas indústrias de pequeno porte no período, a elevada carga tributária foi a mais citada pelos empresários, sendo queixa de 50% dos entrevistados. 

Em seguida, com 30% das reclamações, apareceu a falta de financiamento de longo prazo, que, em relação ao quarto trimestre de 2022, teve suas queixas aumentadas em 10,0 pontos. 

Com relação às indústrias de médio porte, as maiores dificuldades enfrentas foram competição desleal e insegurança jurídica, ambas com 41,67% das queixas apresentadas. Burocracia excessiva aparece como a terceira queixa mais citada; e a falta ou o alto custo da matéria-prima aparece como o quarto maior problema enfrentado pelos empresários das médias indústrias. 

Já o Índice de Expectativas, que indica como o empresário da indústria enxerga como as condições da sua empresa estarão nos próximos seis meses, o índice no mês de abril ficou em 45,7 pontos, indicando que os empresários não estão confiantes com a conjuntura nos próximos meses.

*METODOLOGIA* - O Panorama da Pequena e Média Indústria de Pernambuco terá periodicidade trimestral e trará informações sobre as indústrias de pequeno e médio portes do estado de Pernambuco, com índices consolidados e separados por portes. O estudo abordará quatro varáveis, são elas: índice de desempenho, situação financeira, índice de expectativas e confiança da pequena e média empresa. Como método, são utilizados índices de difusão que variam de 0 a 100, sendo 50 pontos o cenário neutro que divide o otimismo do pessimismo.

*Sistema FIEPE* - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Ministérios da Igualdade de Brasil e Espanha divulgam nota conjunta sobre caso Vini Jr.

As ministras Anielle Franco (Brasil) e Irene Montero (Espanha): compromisso bilateral de combate ao racismo. Foto: Rithyele Dantas

Como desdobramento das ações do Governo Federal em torno dos reiterados casos de racismo contra o jogador de futebol Vini Jr. na Espanha, o Ministério da Igualdade Racial do Brasil assinou nesta terça-feira, 23.05, uma nota conjunta com o Ministério da Igualdade do Reino da Espanha.

No texto, as pastas declaram solidariedade incondicional ao atleta brasileiro, vítima de cânticos racistas no último domingo, (21/5), durante uma partida entre o Real Madrid e o Valencia, no estádio Mestalla.

A nota ressalta ainda a "mais contundente e absoluta condenação ao racismo no esporte e à violência que ele geral, que constitui uma grave violação dos direitos humanos e perpetua a desigualdade e a discriminação em todos os âmbitos da sociedade".

Para além de condenar o racismo, a nota exige providências imediatas e contundentes. "É obrigação de todas as instituições competentes responderem com a maior diligência para agir contra este e todos os casos que ocorrem no campo desportivo e que não podem ficar impunes, garantindo o acompanhamento, proteção e reparação das vítimas desses crimes".

O texto conjunto é um desdobramento de um acordo bilateral estabelecido entre as titulares das pastas, Anielle Franco (Brasil) e Irene Montero no início do mês, em Madri. Na ocasião, as duas firmaram um Memorando de Entendimento de combate ao racismo, à xenofobia e a formas correlatas de discriminação. Um dos destaques do acordo é exatamente a previsão de que os países “dediquem atenção especial à luta contra o racismo nas atividades esportivas”.

CONFIRA O COMUNICADO CONJUNTO:

EM PORTUGUÊS

Devido a um ataque racista cometido recentemente no âmbito da Liga Espanhola de Futebol contra um jogador de origem brasileira, o Ministério da Igualdade Racial da República Federativa do Brasil e o Ministério da Igualdade do Reino da Espanha declaram, por meio desta comunicação conjunta:

Em primeiro lugar, sua mais contundente e absoluta condenação ao racismo no esporte e à violência que ele gera, que constitui uma grave violação dos direitos humanos e perpetua a desigualdade e a discriminação em todos os âmbitos da sociedade. Atitudes racistas, sexistas e fascistas dentro e fora dos campos de futebol são intoleráveis em uma democracia.

Em segundo lugar, declaramos solidariedade incondicional a Vini Jr., o jogador agredido, bem como a todos os atletas, profissionais ou não, que vivenciam diariamente a violência racista no esporte. O esporte deve ser um reflexo dos valores de igualdade, respeito e diversidade que norteiam nossas sociedades e nele não há lugar para quem propaga mensagens de ódio, racismo, perseguição e intolerância.

Em terceiro lugar, insiste a obrigação de todas as instituições competentes responderem com a maior diligência para agir contra este e todos os casos que ocorrem no campo desportivo e que não podem ficar impunes, garantindo o acompanhamento, proteção e reparação das vítimas desses crimes.

Os Estados signatários desta comunicação valorizam a recente assinatura compartilhada entre os dois governos de um Memorando de Entendimento para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, discriminação racial e outras formas de intolerância correlatas. O referido memorando incentiva a cooperação e o progresso na área da igualdade, para compartilhar conhecimentos e boas práticas e ampliar o acesso para africanos, afrodescendentes, negros, ciganos e migrantes, entre outras populações e grupos étnicos que sofrem discriminação racial com mais frequência, a políticas públicas que promovam a equidade, a dignidade e o bem-estar dessas populações.

O Ministério da Igualdade da Espanha, no âmbito do referido Memorando de Entendimento, compromete-se a promovê-lo no exercício das competências que lhe correspondem para a proposta, promoção e desenvolvimento da aplicação transversal do princípio da igualdade de tratamento e a eliminação de todo tipo de discriminação de pessoas por motivos de origem racial ou étnica. Cabe lembrar que, no âmbito do referido acordo, estabelece-se como prioridade, justamente, que os Estados prestem atenção especial ao combate ao racismo nas atividades esportivas.

O referido acordo baseia-se no fato de que o racismo é estrutural em nossas sociedades e que eventos como o ocorrido em Valência não são eventos isolados, mas estão profundamente enraizados na sociedade. Para avançar em sua erradicação, os Estados devem primeiro reconhecer e proteger os direitos daqueles que a sofrem, a fim de implantar políticas públicas eficazes que enfrentem enfaticamente o racismo e a discriminação racial, reduzam os níveis de vulnerabilidade e violência e protejam os povos tradicionais e as comunidades migrantes. Da mesma forma, e a fim de informar todas as possíveis vítimas de racismo no esporte, bem como em qualquer outro campo, a Espanha informa sobre a existência do Serviço de Assistência e Orientação a Vítimas de Discriminação Racial ou Étnica do Conselho para a Eliminação de Discriminação Racial ou Discriminação Étnica (CEDRE), dependente do Ministério da Igualdade, que oferece assistência jurídica e aconselhamento às vítimas de discriminação por raça ou origem étnica por meio de atendimento telefônico (021) e presencial em 23 escritórios em todo o estado.

No caso espanhol, a futura Lei do Racismo configura-se como o horizonte para articular e materializar esta agenda de forma integral. No caso brasileiro, os ministérios da Igualdade Racial, do Esporte e da Justiça estão trabalhando juntos para desenvolver um programa nacional de combate ao racismo no esporte, reforçando o compromisso do governo brasileiro como um todo.

Os Estados signatários, por meio desta Comunicação Conjunta, insistem nesse compromisso compartilhado antirracista e feminista e na importância de realizar ações concretas e efetivas para promover a igualdade e o combate ao racismo como pilares essenciais para o desenvolvimento de ambos os países.

EM ESPANHOL

Con motivo de una agresión racista cometida recientemente en el marco de la Liga de Fútbol Española contra un jugador de origen brasileño, el Ministerio de la Igualdad Racial de la República Federativa de Brasil y el Ministerio de Igualdad del Reino de España declaran, a través de la presente comunicación conjunta:

En primer lugar, su más rotunda y absoluta condena al racismo en el deporte y a la violencia que éste genera, que constituye una grave vulneración de los derechos humanos y perpetúa la desigualdad y la discriminación en todos los ámbitos de la sociedad. Las actitudes racistas, machistas y fascistas dentro y fuera de los campos de fútbol son intolerables en una democracia.

En segundo lugar, su solidaridad incondicional con Vini Jr., el jugador agredido, así como con todos y todas las deportistas, profesionales o no profesionales, que experimentan cada día la violencia racista en el ámbito deportivo. El deporte debe ser el reflejo de los valores de igualdad, respeto y diversidad que guían nuestras sociedades y en él no tienen cabida quienes promulgan mensajes de odio, racismo, persecución e intolerancia.

En tercer lugar, insisten en la obligación de todas las instituciones competentes de responder con la máxima diligencia para tomar medidas ante este y todos los casos que acontecen en el ámbito deportivo y que no pueden quedar impunes, asegurando el acompañamiento, protección y reparación de las víctimas de estos delitos.8

Los estados firmantes de esta comunicación ponen en valor la reciente firma compartida entre ambos gobiernos de un Memorando de Entendimiento para la promoción de la igualdad racial y la lucha contra el racismo, la discriminación racial y otras formas conexas de intolerancia. Dicho memorando impulsa la cooperación y el avance en materia de igualdad, para compartir conocimientos y buenas prácticas y ampliar el acceso de las personas africanas, afrodescendientes, negras, romaníes, y migrantes, entre otros grupos poblacionales y étnicos que sufren con más asiduidad la discriminación racial, a las políticas públicas que promuevan la equidad, la dignidad y el bienestar de estas poblaciones.

El Ministerio de Igualdad de España, el marco del citado Memorándum de Entendimiento, se compromete a su impulso en ejercicio de las competencias que le corresponden para la propuesta, impulso y desarrollo de la aplicación transversal del principio de igualdad de trato y la eliminación de toda clase de discriminación de las personas por razón de origen racial o étnico. Cabe recordar que en el marco del citado acuerdo se establece como prioridad, precisamente, que los estados presten una especial atención a la lucha contra el racismo en las actividades deportivas.

El mencionado acuerdo parte del hecho de que el racismo es estructural en nuestras sociedades, y que hechos como el acontecido en Valencia no son hechos aislados, sino que están profundamente arraigados en la sociedad. Para avanzar en su erradicación los estados deben en primer lugar reconocer y proteger los derechos de quienes lo sufren, para así desplegar políticas públicas efectivas que aborden con rotundidad el racismo y la discriminación racial, reducir los niveles de vulnerabilidad y violencia, y proteger a los pueblos tradicionales y comunidades migrantes. Asimismo, y para informar a todas las posibles víctimas de racismo en el ámbito deportivo, así como de cualquier otro ámbitos, España informa de la existencia del servicio para la Asistencia y Orientación a Víctimas de Discriminación Racial o Étnica del Consejo para la Eliminación de la Discriminación Racial o Étnica (CEDRE), dependiente del MInisterio de Igualdad, que ofrece asistencia jurídica y asesoramiento a las víctimas de discriminación por su origen racial o étnico a través de un servicio de Atención telefónica (021) y presencial en 23 oficinas en todo el estado.

En el caso español, la futura Ley del Racismo se configura como el horizonte para articular y materializar esta agenda de forma integral. En el caso brasileño, los Ministerios de la Igualdad Racial, del Deporto y de la Justicia están trabajando conjuntamente para el desarrollo de un programa nacional de combate al racismo en los deportes, reforzando el compromiso del gobierno de Brasil como un todo.

Los estados firmantes, a través de la presente Comunicación conjunta, insisten en este compromiso antirracista y feminista compartido y en la importancia de tomar acciones concretas y efectivas para la promoción de la igualdad y la lucha contra el racismo como pilares esenciales para el desarrollo de ambos países.

Imprensa Planalto 

Reforma Tributária: o que isso tem a ver com a vida das/os trabalhadoras/es?


💶 Debater a reforma tributária é importante para a classe trabalhadora entender que existe uma necessidade urgente de mudar o sistema tributário do país, de forma justa, já que quem paga mais impostos no Brasil são as trabalhadoras e trabalhadores de baixa renda. 

⚖️ A reforma, que vem sendo proposta pelo governo Lula, tem gerando debate nacional e seu principal ponto de partida é aliviar a carga tributária de famílias pobres, taxar os mais ricos, os lucros e dividendos de pessoas jurídicas e que os trabalhadores e trabalhadoras com renda mais baixas tenham maior isenção nas alíquotas do imposto de renda, entre outras medidas.

🚩*E se tem a ver com a vida da classe trabalhadora, a CUT está inserida na luta*. No mês de abril, a Central, representada pelo presidente Sérgio Nobre, defendeu em audiência na Câmara Federal, uma reforma tributária mais justa, que taxe os mais ricos, os lucros e dividendos de pessoas jurídicas e que os trabalhadores e trabalhadoras com renda mais baixas tenham maior isenção nas alíquotas do imposto de renda, entre outras medidas.

*Como isso mexe na vida da/o trabalhadora/or?* 

‼️ É que o governo federal vem estudando a elaboração de uma proposta de devolução de impostos pagos automaticamente no consumo, ou seja, os impostos embutidos em produtos, em especial, de alimentos, os mais consumidos por esta população. 

📲 Este modelo de tributação e devolução dos impostos seria uma forma de fazer política distributiva, como explicou recentemente o Ministério da Fazenda.

✅ Exemplo: para viabilizar o sistema de devolução, o Cadastro Único (CadÚnico) quer mapear as famílias que seriam beneficiárias. Desta forma, as famílias informariam o CPF na hora da compra e estariam aptas a serem ressarcidas posteriormente, após a verificação de quais impostos foram embutidos naquela compra.

📢 E quem não quer pagar menos impostos? Para isso, brigadistas, nossa mobilização nas redes sociais em defesa de um sistema tributário justo que promova justiça social, é a nossa tarefa.

Imprensa CUT 

Adoção Pet no Camará Shopping


 O Camará Shopping, localizado em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, promove no sábado, dia 27, das 14h às 19h, no Espaço Park Pet, que fica no Piso L1, o projeto “Adoção Pet”, que tem o objetivo de incentivar a adoção de cães e gatos. A entrada para o evento é gratuita e não paga nada para fazer a adoção. 

Pela terceira vez no shopping, o evento sempre atrai um grande público interessado na adoção de animais. Segundo Ariene Bassoli, coordenadora do projeto, para adotar é fácil. “A pessoa precisa ser maior que 21 anos, levar comprovante de residência e fotos da nova moradia do animal. É muito importante que todas as pessoas que irão conviver com o pet estejam de acordo com a adoção”, explica a coordenadora. 

No ato, quem fizer a adoção precisa assinar um Termo de Responsabilidade que terá duas vias: uma do projeto e a outra, de quem adotar.  Ariene ressalta: “só participam do evento os animais que estiverem cadastrados pelo projeto. Para isso, os animais precisam estar saudáveis e passam por uma avaliação da nossa veterinária, que permanece no local durante todo o evento. Além disso, os animais são todos castrados, de acordo com a Lei Estadual vigente, e são vacinados com a antirrábica, se já tiverem idade para isso”. 

SERVIÇO:
“ADOÇÃO PET”
ONDE: CAMARÁ SHOPPING - Rua Manoel Honorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe - PE
QUANDO: SÁBADO, 27 DE MAIO DE 2023
HORÁRIO: DAS 14h às 19H
ENTRADA GRATUITA


Monte Rodovias realiza ação educativa de trânsito para alunos do Lar de Clara, no Cabo de Santo Agostinho


De forma lúdica e descontraída, o Grupo Monte Rodovias, que administra a Rota dos Coqueiros e a Rota do Atlântico,  realizou uma ação de educação de trânsito para 289 crianças estudantes educação infantil e do ensino fundamental I do Lar de Clara, no Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa, promovida em alusão ao movimento Maio Amarelo, aconteceu na tarde desta terça-feira (23), e contou com a participação de arte educadores que ajudaram sensibilizar os pequenos com relação à importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito. 


Durante as brincadeiras e atividades desenvolvidas com os alunos, que, no geral, têm de 3 a 11 anos, foram abordados temas como os direitos e deveres dos pedestres, os perigos do excesso de velocidade, como realizar uma ultrapassagem segura e a importância do uso do capacete ao trafegar de motocicleta.  


“O foco é um trabalho educativo voltado à prevenção e não somente tratar os efeitos dos riscos do trânsito. Ao serem estimuladas a adotarem um comportamento positivo, elas se transformam em agentes multiplicadores dentro da família, ajudando a educar os parentes e até outras crianças com as quais convivem. Assim, estamos contribuindo para formar cidadãos mais conscientes”, explica a Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Monte Rodovias, Talita Vasques.  


BLITZ EDUCATIVA – Na próxima segunda-feira (29), a Rota dos Coqueiros e a Rota do Atlântico realizarão a  blitz educativa Cidadania na Pista, no km 37 sul da PE-009, em Suape. A iniciativa contará com orientações sobre um trânsito seguro, além de serviços de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia para os condutores. A ação é uma parceria com a Polívia Rodoviária Estadual e o Detran-PE.


MAIO AMARELO - O movimento é uma iniciativa que busca conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da segurança viária, incentivando a adoção de comportamentos seguros e a valorização da vida. Durante todo o mês, diversas ações são reforçadas com o objetivo de alertar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre os riscos e as consequências dos sinistros de trânsito. No Brasil, é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.  A Monte Rodovias aderiu, mais uma vez, ao movimento e tem realizado ações e campanhas nas redes sociais para apoiar a propagação de informações sobre o assunto.

PARCERIA COM O LAR DE CLARA - O Grupo Monte Rodovias anunciou, em abril, o apoio ao Lar de Clara, com a adoção de uma sala de aula de uma turma com 24 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A instituição de ensino filantrópica beneficia 290 famílias moradoras da região. A iniciativa atende crianças, adolescentes e jovens carentes de municípios do entorno, dando assistência às famílias e à comunidade. O suporte acontece por meio do acesso à educação com a formação de uma escola de educação infantil, alfabetização de jovens e adultos, reforço escolar para adolescentes e cursos profissionalizantes.

Temporada de gripes chegou mais cedo: especialista fala sobre ameaças do vírus e cuidados necessários


Com a pandemia do Covid-19, a sazonalidade do vírus sincicial respiratório (VSR) foi alterada. Antes conhecido como o “vilão” da temporada outono/inverno, ele agora esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023, causando mais infecções que o vírus da gripe. A coordenadora de Biomedicina do Centro Universitário UniFBV Wyden, Mariana Figueiredo, alerta sobre as consequências mais graves do VSR “Um dos principais causadores da bronquiolite, sendo altamente transmissível. É perigoso principalmente para crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida ou que possuem doenças cardíacas e pulmonares pré-existentes".

De acordo com a biomédica, os principais sintomas das infecções causadas pelo vírus assemelham-se com os da Influenza: Febre alta; Tosse; Coriza; Cansaço e fadiga. O sintoma que merece atenção especial é a dificuldade respiratória. “Os cuidados vêm da prevenção, como fizemos durante a pandemia do Coronavírus: o uso de máscara é recomendado em ambientes com aglomeração, principalmente se estiver com sintomas respiratórios ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco’ explica Mariana Figueiredo.

 Segundo a coordenadora é importante evitar que as crianças menores de 2 anos e idosos entrem em contato com pessoas doentes, e se sintomáticos, evitar que os mais novos sejam mandados para as escolas ou creches. “As medidas preventivas são aquelas que aprendemos na pandemia da Covid-19: lavar as mãos frequentemente, evitar o toque em objetos contaminados, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar. Proteções comuns que normalmente temos com os vírus respiratórios. Não há vacina disponível ainda para esse vírus, então o melhor é prevenir para evitar mais casos e agravamento nos mais suscetíveis”, finaliza Mariana Figueiredo.

Beca Barreto comemora idade nova com festa Hippie


A influenciadora pernambucana Beca Barreto comemorou a chegada dos seus 22 anos com uma festa íntima para amigos e familiares.  Fenômeno nas redes sociais, Beca acaba de ultrapassar a marca de 29 milhões de seguidores no TikTok e quase 700 milhões de curtidas na plataforma, o que a torna referência entre os maiores influenciadores digitais do país. No Instagram, a jovem é seguida por quase 12 milhões de pessoas.

Com sua expressão marcante, ela se destaca com todo seu talento na dança e nas dublagens, dando um show nas interpretações. Ela iniciou nas redes postando seus vídeos de dança e em pouco tempo já estava conquistando uma legião de fãs, incluindo grandes personalidades nacionais, sendo convidada para grandes eventos e realizando trabalhos comerciais para grandes marcas nacionais e internacionais. 

Recentemente, Beca participou de uma imersão na TV Globo com a Dança dos Famosos. A recifense tem sua carreira digital gerenciada pela Aloha Influencer, que atualmente gerencia a carreira de mais de 80 criadores de conteúdo do Brasil e do mundo. 

Criada em fevereiro de 2021 pelo empresário visionário Fábio Trindade, a agência está em constante expansão. Atualmente com sede nos Estados Unidos e em breve iniciando atividades em outros países. Nos EUA, nomes como João Coronel e Bárbara Silvestre fazem parte do casting. No Brasil, Mel Maia, Gui Vieira, Carol Chamberlain, Duda Wendling, as Trigêmeas do CDT e muitos outros fazem parte do time.

Sesc promove encontro com autores nacionais no Recife


Projeto Arte da Palavra realiza bate-papo com a escritora Renata Ventura e o quadrinista Zé Wellington

Mais uma ação do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras desembarca no Recife promovendo o contato com a literatura, num bate-papo com a escritora Renata Ventura (RJ) e o roteirista de quadrinhos Zé Wellington (CE). O encontro acontece nas unidades do Sesc Santa Rita, no dia 24 às 19h, e Santo Amaro no 25 de maio, às 16h; entrada gratuita.

A carioca Renata Ventura é jornalista de formação e já trabalhou com cinema documentário a fim de refinar suas técnicas de pesquisa para a escrita literária. Ela vem a Pernambuco pela segunda vez, já tendo participado de eventos em escolas e da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

"Acho muito importante esse contato entre autores e leitores na promoção da leitura. Contatos assim mostram a eles que a literatura é viva, que continua sendo feita e que eles também podem fazer parte disso. Muitos jovens, ao conhecerem autores pessoalmente, começam a se empolgar com a ideia de ler", destaca Ventura.

Zé Wellington vem de Sobral, no interior do Ceará, e traz em sua bagagem um amplo repertório: músico, produtor cultural, professor universitário na área de marketing e inovação, além de finalista do Prêmio Jabuti em 2019 - maior prêmio da literatura no Brasil – com a obra Cangaço Overdrive (2018), uma história em quadrinhos sobre um lendário cangaceiro revivido num Ceará futurista.

Ele destaca que quadrinhos e literatura caminham juntos, mas são diferentes, cada um com suas especificidades. E assim como muitos brasileiros, foi introduzido à leitura por meio dos quadrinhos, e logo se encantou pelos super-heróis na adolescência.

"Eu comecei tentando contar histórias de super-heróis ou coisas parecidas com mangás, até que vi que havia fontes de inspiração mais próximas ao meu redor, como o imaginário do sertão, as histórias urbanas. E hoje acho muito legal estar em Sobral, a 220km de Fortaleza, e usar tudo que está à minha volta, o chão que eu piso, para contar as minhas histórias”, pontua o roteirista sobre as potências narrativas da sua região, apesar das dificuldades de estar distante da capital.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra  - Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e  promover o intercâmbio e a divulgação de novos autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

Sua itinerância conta com a participação de 51 escritores, que estarão junto ao público em bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas, entre outras atrações de sua programação circulando por todo o Brasil. O itinerário pernambucano do Arte da Palavra estará presente em 15 unidades do Sesc em Pernambuco, divididas entre os circuitos de Criação, de Oralidades e de Autores.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Arte da Palavra | Renata Ventura (RJ) e Zé Wellington (CE)

Sesc Santa Rita (Rua Cais de Santa Rita,156 – São José / Recife – PE)

Quando: 24 de maio, às 19h

Entrada: gratuito


Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, s/nº – Santo Amaro / Recife – PE)

Quando: 25 de maio, às 16h

Entrada: gratuito

Prefeitura de Caruaru oferece oficina de baquetas e abafadores de zabumba para mulheres


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizará, nesta quarta (24), das 14h às 17h, uma oficina de construção de baquetas e abafadores para zabumba.

A oficina é direcionada para as mulheres, tanto as que já fazem o curso de zabumba e triângulo da SPM,  como também para as demais que se interessarem. A qualificação será oferecida na avenida Cleto Campelo, nº 29, Nossa Senhora das Dores (Centro).  

A Secretaria de Políticas para Mulheres fica na rua dos Expedicionários, 30, Centro. 
Outras informações: 9 8384- 2954


*Serviço:*
*Oficina de Construção de baquetas e abafadores para zabumba*
Data de Início e Término: 24/05/2023
Horário: 14h às 17h
Número de Vagas: 10 mulheres
Local: avenida Cleto Campelo, nº 29, Nossa Senhora das Dores, Caruaru/PE