segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Saneamento Rural será debatido em Pernambuco


A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado (SRHS-PE) abriu uma consulta pública online para coletar opiniões da população sobre o Prosar-PE – o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco. Elaborado a partir de um investimento assegurado junto ao Banco Mundial, na ordem de R$ 600 milhões, que serão aplicados ao longo dos próximos sete anos, o programa integrará ações que irão promover a melhoria da segurança hídrica, prioritariamente, nas áreas rurais do estado. 

Ao todo, 1,2 milhão de pessoas de 106 municípios pernambucanos serão beneficiadas pelo conjunto de ações advindas do Prosar-PE, que é considerado o maior volume de investimentos voltados prioritariamente para a população rural do estado. O programa prevê a expansão dos sistemas de abastecimento de água simplificados nas regiões de maior escassez hídrica, bem como também a implantação de soluções de esgotamento sanitário para estas comunidades, além de investimentos direcionados à Apac – a Agência Pernambucana de Águas e Clima. 

“Os recursos do Prosar direcionados à Apac visam o fortalecimento da atuação da agência, que, além das ações de meteorologia que a população mais conhece, é a gestora da política de recursos hídricos do estado de Pernambuco. Também estamos prevendo a realização de novos estudos para a captação de águas subterrâneas e ainda a aquisição de equipamentos de monitoramento, que são importantes para o planejamento e a garantia da segurança hídrica da nossa população”, explicou Suzana Montenegro, presidente da Apac. Além disso, está prevista também a criação de duas subsedes regionais, que promoverão a interiorização da atuação da agência.

O Prosar-PE também irá fortalecer o Sisar (Sistema de Saneamento Rural de PE) - uma startup social que promove a gestão compartilhada de sistemas locais de abastecimento d’água e saneamento, voltado para populações vulneráveis à escassez hídrica. O modelo tem hoje duas unidades implantadas em Pernambuco, que atendem juntas 30 municípios: Sisar Moxotó, com sede em Arcoverde e o Sisar Pajeú, com sede em Afogados da Ingazeira. A partir dos investimentos do Prosar,, outros 4 Sisars serão criados, que irão beneficiar outras 78 cidades: Sisar Sertão do São Francisco, Sisar Mata Sul, Sisar Agreste Central e Sisar Araripe/Sertão Central. 

A parceria com o Banco Mundial acontece no momento em que o estado enfrenta o desafio de alcançar as metas do Novo Marco Legal do Saneamento, a Lei 14.026, sancionada, em julho de 2020, que impõe prazo, até 2033, para que 99% da população brasileira tenham acesso à água potável e 90% recebam serviços de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, em Pernambuco, o percentual de atendimento para os serviços de água é de 93,38% e de esgotamento sanitário é de 35,35%, na área urbana. Enquanto, na área rural, o atendimento atinge índices bem menores: cerca de 38% para abastecimento de água e 10% para esgotamento sanitário.

“O deficit no atendimento estimulou a implementação do Prosar-PE, que será o primeiro programa estadual de investimento público com prioridade para a oferta dos serviços de água e esgotamento sanitário para o atendimento à população rural, historicamente esquecida e invisibilizada em nosso estado”, destacou Artur Coutinho, secretário executivo de saneamento do estado, coordenador do programa.

Ao longo dos últimos nove meses, equipes do Banco Mundial e da SRHS-PE vem cumprindo etapas que antecedem a liberação do empréstimo, que incluem visitas a campo, reuniões e encontros, articulações junto a órgãos e entidades que representam o público-alvo do programa e a confecção dos projetos que serão financiados com estes recursos. A expectativa é de que o acordo seja assinado até maio de 2024. E, até lá, a SRHS-PE irá colher a opinião dos pernambucanos, as contribuições e demandas da população em geral, no âmbito do saneamento rural, que certamente irão enriquecer a execução do Prosar-PE.

A consulta está disponível no site da APAC, no endereço: www.apac.pe.gov.br

Por ela, é possível acessar os documentos que trazem uma síntese do que está sendo planejado para o programa e, se quiser, a população poderá deixar sugestões e críticas, através de um formulário que também foi disponibilizado. As opiniões serão tratadas de forma confidencial e o preenchimento das questões não é obrigatório. O internauta é livre para responder, caso tenha interesse em compartilhar sua opinião e contribuir com a elaboração do Prosar-PE.

Cais do Sertão promove atividades musicais e lúdicas em comemoração ao Dia das Crianças


O Centro Cultural Cais do Sertão promove a "Semana da Criança", que acontece de 10 a 13 de outubro, com diversas atividades voltadas para a diversão dos pequenos. Exclusivamente no dia das crianças, quinta-feira (12), não será cobrada a entrada das que têm até 12 anos de idade. 
As atividades, que serão ministradas pelos próprios educadores do Museu, contemplam vivência lúdica, teórica e prática sobre a história cultural da sanfona no Brasil, expondo os modelos e sons que elas conseguem emitir, dinâmicas recreativas a partir de brincadeiras musicais baseadas em percepção rítmica, atividade para colorir o traje de couro utilizado pelo vaqueiro, além de pesca no rio cenográfico que representa um dos mais importantes do Brasil, o São Francisco. 
Ainda é possível visitar a exposição permanente do museu, “O Mundo do Sertão”, na qual propõe expandir as diversas possibilidades de interpretações do universo sertanejo, além de celebrar a vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga. 
O Cais do Sertão funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, (última entrada às 15h30) e aos sábados e domingos, das 11h às 17h (última entrada às 16h30). O museu fica localizado na Av. Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3182-8269 ou pelo e-mail conteudo@caisdosertao.pe.gov.br

*Confira a programação completa:*

A Sanfona e o Som – Oficina de Iniciação a Sanfona 
Dia: 10 de outubro
Horário: 14h 
Local: Sala Caixa de Poesia 

Jogos Musicais 
Dia: 12 de outubro 
Horário: 11h 
Local: Sala SertãoMundo 

Colorindo o Vaqueiro 
Dia: 12 de outubro 
Horário: 14h 
Local: Sala SertãoMundo 

Pescaria no São Francisco 
Data: 13 de outubro 
Horário: 14h 
Local: Exposição

Outubro Rosa e a saúde mental da mulher no diagnóstico do câncer de mama


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, em 2021, mais de 66 mil casos novos de câncer de mama foram estimados, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Tendo em vista que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, é preciso debater cada vez mais o tema. A campanha do Outubro Rosa vem para reforçar isso, tanto no lado físico da doença, quanto na parte emocional e psicológica.

Um estudo publicado no Jounal of Cancer Survivorship, mostra que muitas mulheres em tratamento para o câncer de mama são diagnosticadas com sintomas relevantes de ansiedade e/ou depressão. 

“Devido acometer os seios, órgãos associado à feminilidade, à sexualidade e à maternidade, o câncer de mama tem um impacto direto na estrutura emocional e psicológico da mulher, pois influencia na sua autoestima”, destaca o psiquiatra João André Sampaio, com especialização no Hospital Albert Einsten, em São Paulo.

O médico especialista aponta ainda a importância de um acompanhamento amplo de apoio às mulheres diagnosticadas com a doença, como algo fundamental.

“O diagnóstico gera uma fragilidade emocional na mulher, devido à insegurança e ao receio de se ter a doença. Neste momento, o apoio da família, amigos e, claro, de um profissional que lide com o lado psicológico é essencial. Quando há um procedimento cirúrgico mutilatório é mais doloroso ainda para a mulher, por isso o acompanhamento psicológico é muito importante”, explica Sampaio.

Grupos de apoio emocional para compartilhamento de vivências e sentimentos, além de acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, são ações que contribuem para amenizar o sofrimento psicoemocional.

Instituto PIPA lança nova plataforma de doações para apoio à Primeira Infância


Com o intuito de destacar a importância da primeira infância e oferecer apoio a famílias em situação de vulnerabilidade, o Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) apresenta, neste mês das crianças, uma plataforma digital que permite que pessoas físicas realizem ações para apoiar projetos sociais respaldados pelo PIPA. As doações podem ser feitas através do site ( https://www.infanciapipa.com/seja-um-doador ).

"Esta plataforma vai além de ser simplesmente um meio para doações. Ela representa uma ponte que unirá pessoas que desejam ajudar, mas não sabem como, às crianças que mais precisam. Nosso desejo é que cada doador perceba o impacto real e significativo de sua contribuição na vida desses pequenos", destacou Rogério Morais, diretor executivo do PIPA.

Uma contribuição mensal de R$ 100,00 pode fornecer suporte integral a uma criança, garantindo seu acesso a recursos específicos que podem transformar positivamente seu desenvolvimento e futuro. Para tornar o processo de doação mais acessível, a plataforma disponibiliza diversas opções de pagamento, desde boletos e pix até cartões de crédito. Os doadores têm a liberdade de optar por contribuições únicas ou recorrentes, garantindo, assim, um auxílio contínuo.

Morais destaca o propósito do instituto: "Que legado você deseja deixar para o mundo? Ao investirmos na primeira infância, estamos fazendo mais do que apoiar crianças individualmente: estamos moldando o futuro de nossa sociedade. Cada contribuição representa um passo em direção a essa transformação ."

Rogério ressalta que a introdução desta plataforma reafirma o compromisso do PIPA em consolidar os alicerces da sociedade, priorizando as crianças. “Com o engajamento direto da comunidade, temos uma chance de disseminar amor e esperança, colaborando juntos para um futuro mais promissor para todos”, concluiu.

Serrambi ganha empreendimento de alto padrão


SERRAMBI GANHARÁ NOVO EMPREENDIMENTO DE ALTO PADRÃO
O residencial Akua Experiencie conta com uma excelente infraestrutura e diferentes plantas

A Praia de Serrambi, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, destino bola da vez em investimentos e reduto de uma das mais belas praias do estado, vai ganhar um novo empreendimento. Localizado à beira-mar e com a proposta de ter uma superestrutura, com lazer completo: o AKUA Experience.

 À frente do empreendimento está a GRS Empreendimentos, empresa que atua desde 2010 e desde então vem conquistando cada vez mais espaço através de seus empreendimentos ousados e inovadores. 
Com um investimento de mais de R$20 milhões, o residencial conta com plantas distintas, de 32 a 72m, apts com 1,2 e 3 quartos, nascente, vista definitiva para o mar e térreo com pé direito duplo e mezanino; são 300m de área cuidadosamente projetada, com piscinas e bangalôs, criando um ambiente acolhedor e exclusivo, com uma super infraestrutura. O residencial possui 56 unidades, distribuídas em 7 pavimentos, incluindo um Rooftop. 

O destaque do projeto dos apartamentos e do edifício como um todo são as linhas leves, vidros e acabamentos nobres e aproveitamento máximo da luminosidade natural. Além disso, segundo Rafael, será o primeiro do NE a entregar os residenciais com dois barcos novos equipados para os moradores. 

De acordo com Rafael Souza, à frente da empresa, essa é uma excelente opção para aqueles que desejam investir em imóveis e também morar a poucos metros do mar. As obras já iniciaram, gerando 130 empregos, entre postos diretos e indiretos e a conclusão de entrega é em 2027. 

SOBRE A GRS 
A GRS Empreendimentos Imobiliários foi fundada em 2010 pelo empresário Rafael Souza e desde então vem conquistando cada vez mais espaço através de seus empreendimentos ousados e inovadores. Com mais de 150 obras realizadas em três estados, a empresa atualmente se consolidou como uma das melhores opções no segmento de apartamentos compactos no litoral nordestino.

Alepe lança selo e coleção de livros infantis na Bienal


A Alepinha Literária, um novo projeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), será lançado nesta terça (10), às 10h30, na Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções, em Olinda. A proposta visa traduzir por meio de livros infantis os temas discutidos pelos deputados estaduais de maneira lúdica. Dentre os assuntos abordados estão: direitos, deveres, leis, democracia, cidadania, mobilização social e representatividade. A série estreia com a apresentação do livro Quem Mora no Palácio Azul?

A primeira edição da coleção é voltada para crianças de 0 a 6 anos de idade. Na Bienal, a obra será interpretada pela contadora de história Ilana Ventura. Além das explicações a respeito do livro da Alepe, ela abordará sobre outras histórias do universo infantil. Durante o evento, participarão crianças residentes em abrigos do estado e filhos de funcionários da Alepe. As crianças que estiveram na feira também poderão se integrar à contação gratuitamente. 

A proposta do Alepinha Literária é despertar nas crianças o interesse pelo universo da leitura por meio da contação de histórias e brincadeiras. A ideia é fazer com que a garotada comece a entender o que faz um deputado, ter noções de representatividade, empoderamento e pertencimento. A programação terá como fio condutor a leitura do ‘Quem mora no Palácio Azul”, escrito pela jornalista e doutora em Comunicação pela UFPE, Carly Falcão. 

_Programação_ - À tarde, às 15h, o Alepinha Literária será lançado no hall da Biblioteca da Alepe com a leitura do livro ‘Quem Mora no Castelo Azul?’. Quem vai explicar para as crianças sobre o livro é a autora Carly Falcão. Haverá atividades lúdicas com pinturas e desenho, além de brincadeiras com a garotada. Crianças de comunidades do entorno da Alepe, da Creche Ana Rosa, em Santo Amaro, e filhos de funcionários da Casa foram convidados para participar da programação.

A história do primeiro livro se desenrola a partir da curiosidade de uma garota e de seu irmão que ao passear com seu pai se deparam com o Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede da Alepe. A menina e seu irmão tentam descobrir quem mora naquela construção. Eles imaginam que no prédio pode morar uma princesa. 

Aos poucos as crianças vão conhecendo de maneira lúdica o funcionamento da Casa Joaquim Nabuco, que o prédio em questão é a sede histórica da Alepe, inaugurado em 1975, e que são os deputados que trabalham na Alepe. São eles que criam as leis para garantir o direito de todos os dos pernambucanos. 

 
Autora do livro ‘Quem Mora no Palácio Azul’, Carly Falcão revela que a ideia do livro surgiu a partir de um passeio com sua filha Sofia para mostrar seu local de trabalho. “Comecei a construir a história com ela perguntando se naquele prédio morava uma princesa e ela embarcou nessa viagem lúdica. O livro aborda diversos temas. Mostra a criança como sujeito da história, com voz, direitos e deveres e procura se comunicar de maneira descomplicada com as crianças”, afirmou.

_Incentivo_ - O Alepinha Literária é uma iniciativa da Mesa Diretora da Alepe, da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão de Educação da Casa. Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Waldemar Borges, usar a linguagem infantil para despertar o interesse das crianças da história da Assembleia Legislativa, das leis e de seus direitos, além de despertar o interesse pela leitura, é uma forma lúdica de atrair desde cedo as crianças para temas como cidadania e democracia. “O selo Alepinha Literária é muito bem-vindo porque chega para aproximar esse público infantil, seus pais e mães do Poder Legislativo”, comentou Borges.

Segundo a coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, deputada Simone Santana, a Alepe reforça, com o Alepinha Literária, que a cidadania se constrói desde o começo da vida. “Já se foi o tempo em que as crianças não eram consideradas cidadãs. Essa não é a primeira vez que o Legislativo coloca as crianças pequenas no centro. Iniciativas como o Conselho de Crianças de Pernambuco, criado em 2019 para escutar as meninas e meninos sobre a cidade ideal para eles, já mostraram que a Casa de Todos os Pernambucanos também é, por direito, das crianças”, afirmou.

Imprensa Alepe

Paulista abre inscrições para a IV Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência


A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Paulista (COMID), abrirá as inscrições para a IV Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, nesta segunda-feira (09.10), das 10h às 15h, na Sala dos Conselhos de Direitos, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, bairro de Maranguape I. Os interessados podem fazer suas inscrições até o dia 16 de outubro.

Com o Tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a Conferência será realizada nos dias 18 e 19 de outubro, na Faculdade Fasup, localizada na Av. Doutor Cláudio José Gueiros Leite, no bairro do Janga. Para mais informações, é só ligar para o telefone (81) 99930-0325.

Para as inscrições, os representantes da sociedade civil deverão apresentar os seguintes documentos:

Segmento usuário - Para representações das deficiências física, visual, auditiva e intelectual: cópias do RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico.

Segmento trabalhador - Cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovação de atuação no segmento da pessoa com deficiência em Paulista.

Segmento instituições - Cópia do estatuto, registro e alvará de funcionamento da instituição e declaração da indicação de seus representantes e documentos (RG e CPF) do indicado.

Imprensa Paulista PE 

INSS liga para segurados a fim de facilitar perícias médicas


Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguardam a análise de requerimentos para benefício por incapacidade temporária estão recebendo ligações do número (11) 2135 0135 para oferecer uma alternativa: a troca da perícia presencial pela análise documental.

De acordo com informações fornecidas pelo INSS, o balanço inicial dessa iniciativa é positivo. Nos três primeiros dias de implementação, foram realizados 55.551 contatos telefônicos, dos quais 14.055 segurados atenderam às chamadas. Dessas pessoas contatadas, 5.883 foram encaminhadas para o Atestmed, o serviço de análise documental do INSS.

No entanto, o advogado Flávio Bomfim, especialista em direito trabalhista e previdenciário, faz um alerta importante sobre os cuidados ao atender ligações do INSS. "O INSS somente entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informações sobre requerimentos e outros serviços semelhantes", explica o advogado.

A orientação, de acordo com o próprio INSS, é desligar imediatamente caso alguém solicite informações sensíveis ou fotos de documentos. "Nunca é demais dizer que o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária por telefone", conclui Bomfim.

As ligações acontecem de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, enquanto a Central 135 está disponível das 7h às 22h (horário de Brasília).