terça-feira, 11 de setembro de 2018

Comunidades do Recife e RMR recebem mutirão de documentos esta semana

Um mutirão de 2ª vias de Registros de Nascimento, Casamento e Óbito será realizado nesta quarta-feira, 12, nas comunidades de Campina do Barreto, Paulista e Vitória de Santo Antão. Os serviços serão disponibilizados gratuitamente pelo Balcão de Direitos, programa do governo de Pernambuco, executado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

Na Campina do Barreto e em Vitória de Santo Antão, o atendimento acontece dentro da VIII Ação da Justiça Itinerante, promovida pelo Tribunal de Justiça; e em Paulista, na Escola Municipal Frei Guido, através das atividades do Governo Presente, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, que também vai disponibilizar para a comunidade serviços de saúde e cidadania.

Na próxima sexta-feira, 14, o Balcão de Direitos estará na Associação de Familiares dos Dependentes Químicos Presos e Apenados do Estado de Pernambuco (AFADEQUIPE), no bairro de Areias.

No sábado, 15, o atendimento vai ser em Bonsucesso, Olinda, numa parceria com o Programa “É meu Direito”, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que ainda vai oferecer: 2ª vias da Carteira de Identidade e CPF; foto 3X4; orientação jurídica e psicossocial; unidade Móvel do DETRAN, com educação e orientação para o trânsito, consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e agendamento da segunda via de CNH; além do PROCON Estadual, com orientação para o consumo, entre outros serviços. Também neste sábado, 15, haverá mutirão de documentos em outra ação do Governo Presente.

“Através de ações itinerantes o Balcão de Direitos leva cidadania a população de Pernambuco. Com essas ações no Recife e Região Metropolitana, a comunidade tem acesso a 2ª vias de registros de nascimento e casamento gratuitos, além de outros serviços. O objetivo é ampliar o acesso das pessoas as políticas públicas”, explica o secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.

Serviço: Mutirão de 2ª vias de Registros de Nascimento, Casamento e Óbito

Datas: 12, 14 e 15 de setembro

Locais e Horários: 

Casa da Cidadania - Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) - TJPE - VIII Ação da Justiça Itinerante - 12/09
Rua Coronel Mário Libório, s/n, Campina do Barreto - Feira de Serviços
Horário: 8h às 12h 

Casa da Cidadania - NUPEMEC - TJPE - I AÇÃO DA JUSTIÇA ITINERANTE - 12/09
FACOL - Endereço: Rua do Estudante, 85, Cidade Universitária, Vitória de Santo Antão
Horário: 8h às 12h

Governo Presente - 12/09
Escola Municipal Frei Guido - Av. João Paulo II, Mirueira, Paulista
Horário: 8h às 12h 

AFADEQUIPE - Associação de Familiares dos Dependentes Químicos Presos e Apenados do Estado de Pernambuco - 14/09 
Rua Oiticica Lins nº 689 Areias –
Horário: 8h às 12h

É meu Direito - 15/09
Escola Estadual Themístocles de Andrade - Rua Dom Miguel de Lima Valverde, s/n - Bonsucesso – Olinda
Horário: 8h às 12h

Governo Presente - 15/09
CAIC Ibura - Av. Doze de Junho, 320-350 - Cohab/Ibura
Horário: 8h ás 12h 




Imprensa SEDH PE

Caruaru: Aulas grátis de teatro para mulheres

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), passará a oferecer oficinas terapêuticas semanais de teatro para mulheres, na sede do órgão público. O lançamento aconteceu na segunda-feira (10), no auditório da ASCES-UNITA e reuniu usuárias de diversos serviços oferecidos pela secretaria. A abertura foi marcada pela apresentação do Grupo de Teatro Cena Aberta, que encenou a peça Rastro, do escritor Jorge Andrade, e direção de Moisés Gonçalves.

As atividades da oficina teatral serão direcionadas tanto para as usuárias da SPM, do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, e estudantes de escolas públicas, quanto para o público feminino em geral. A atriz e diretora Paula Monteiro será a instrutora das aulas que contarão com o suporte terapêutico da gerente Ana Elizabeth e da psicóloga Silvania Cardoso, ambas do Eixo de Saúde da SPM. “O projeto tem o objetivo de despertar a capacidade de expressão corporal e emocional das participantes, através de técnicas teatrais, além de ampliar a consciência e a luta pelos seus direitos”, destacou a secretária da pasta, Perpétua Dantas.

Durante as ações serão trabalhados exercícios, jogos teatrais, leitura e interpretação de textos, além de montagem de esquetes para serem apresentados em eventos promovidos pela SPM, de acordo com as temáticas propostas. Para se inscrever, basta se dirigir à sede da secretaria que fica localizada na Rua Padre Rolim, nº 40, Bairro Maurício de Nassau, no horário comercial. O curso é exclusivo para mulheres e exige idade mínima de 16 anos. É necessário levar os documentos: RG, CPF e Nis (ou Cartão do SUS).

Imprensa Caruaru
Fotos Jorge Farias


Defensoria sem Fronteiras analisa situação processual de presos no Amapá


Até 21 de setembro, 37 defensores públicos voluntários, cedidos pelos Estados e pela União, participam de força-tarefa para analisar a situação processual de aproximadamente 3 mil pessoas privadas de liberdade em Macapá/AP. Na quarta-feira (12/9) será realizada solenidade de abertura, às 11h, na Escola de Administração Pública do Amapá. 

O Defensoria sem Fronteiras é um programa de atuação integrada da Defensoria Pública da União, dos Estados e do Distrito Federal, em um esforço concentrado para garantir o acesso à justiça. No Brasil, mais de 90% da população carcerária depende de assistência jurídica gratuita integral.

Como parte da ação, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) realizará visitas aos estabelecimentos prisionais do Estado para elaboração de relatório de inspeção e levantamento de dados que servirá para análise da efetivação da política penal e da gestão penitenciária no Estado. 

O programa é realizado pelo Depen, órgão do Ministério da Segurança Pública, em parceria com o Governo do Estado do Amapá, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), as Defensorias Públicas do Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado e o Ministério Público do Estado do Amapá. 

A ação já foi realizada em Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, duas vezes em Santa Catarina e em Pernambuco, Rondônia e Ceará. Os bons resultados alcançados têm sido reconhecidos como política pública dentro do sistema de justiça brasileiro. 

Serviço
Solenidade de abertura
Data: 12/09/2018 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Escola de Administração Pública do Amapá. Av. Mario Cruz, 20 - Central, Macapá - AP

Imprensa Min. Segurança Pública

Alguém Pra Fugir Comigo retorna aos palcos em final de temporada

O Resta 1 Coletivo de Teatro leva o espetáculo Alguém pra fugir comigo ao palco do Teatro Apolo neste final de semana (19, 20 e 21/09). A peça, com direção de Quiercles Santana e Analice Croccia, mescla acontecimentos históricos e atuais a partir de três eixos: desigualdade, resistência e laços afetivos, para falar da injustiça cotidiana presente em vários grupos sociais no Brasil. O espetáculo estreou no 23° Janeiro de Grandes Espetáculos, onde levou 5 prêmios APACEPE, incluindo Melhor Espetáculo de Teatro Adulto. De janeiro de 2017 até agora já foram três temporadas, com participação em dois festivais internacionais, além do Trema! Festival de 2018. A obra tem classificação etária de 16 anos, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Membros de sindicatos e movimentos sociais têm gratuidade, mediante agendamento prévio, com vagas limitadas. Estudantes, professores, artistas e idosos têm direito à meia-entrada.

"A obra trata daquilo que o brasileiro conhece muito bem: o áspero, o bruto e o injusto que existe no nosso cotidiano, desde as coisas mais simples. E isso vem desde a época da colonização. Seja pelo aparelho burocrático, seja pela estrutura social, econômica e cultural, acabamos naturalizando um peso que não deveríamos carregar, e sim questioná-lo. Hoje, esse fardo é ainda mais pesado pela guerra que se trava pela possessão da narrativa de nossa própria história. Muitos fatos históricos e objetivos estão perdendo força graças a um cenário onde o indivíduo não encontra condições mínimas que o permitam se desenvolver de forma crítica e autônoma. O resultado é uma grande quantidade de pessoas envoltas numa overdose de informações moldadas de acordo com valores de determinados grupos, na manutenção do poder. O espetáculo é uma tentativa de convidar o espectador para respirar fundo e observar com atenção o que ocorre consigo e com os seus, todos os dias", explica Quiercles Santana, que assina a encenação ao lado de Analice Croccia. 

"Alguém para fugir comigo" não apresenta uma narrativa com começo, meio e fim, mas se mostra como um mosaico de vários fragmentos, separados pelo tempo, e unidos pelo mesmo contexto de corrupção, discriminação, ignorância e solidão. “É um espetáculo sobre não ter lugar certo, sobre o massacre sofrido a cada novo dia, as injustiças, a democracia de fachada, a liberdade ferida, os séculos de escravidão perpétua. É sobre fugas e sonhos desejados. Sobre o poder de subversão do corpo, da voz, da vida que se nega a ceder aos ditames das oligarquias. Isso tudo com humor e coragem. Sem panfletos”, revela Quiercles Santana. 

Diálogo em boa hora

E justamente pelo teatro ser uma força de reflexão e questionamento num país onde nem todos têm acesso à cultura, o Resta 1 toma para si a responsabilidade de ampliar as chances do público conferir o espetáculo. Estudantes, professores, artistas e idosos têm direito à meia-entrada. Membros de sindicatos e movimentos sociais podem adquirir convites gratuitos sob um número limitado de vagas, mediante agendamento prévio com o coletivo. "Estamos encerrando a temporada num momento bastante oportuno em nossa história, no auge de um processo político bastante turbulento, às portas de uma eleição. Portanto, nada mais urgente do que olhar para o nosso próprio histórico de mazelas, a fim de reacender nossa empatia e tomada de consciência sobre o respeito e a dignidade que todos merecemos, sem exceção. Por isso, estamos fazendo a nossa parte enquanto artistas, enquanto agentes da subjetividade que toca nossos anseios, dúvidas e sonhos mais íntimos. É importante e muito necessário dar chance a todos que quiserem assistir a peça", completa Quiercles.

Histórico

O espetáculo estreou no 23° Janeiro de Grandes Espetáculos, onde levou 5 prêmios APACEPE, e reforçou o seu caráter de amplificador da reflexão promovida pela arte, ao adaptar o texto nos mais diversos locais, como teatro em casa e apresentação para comunidades quilombolas no agreste pernambucano.

Na primeira metade de 2018, o Resta 1 dedicou-se aos intercâmbios criativos com outros grupos, com vistas à pesquisa continuada e montagem de outros trabalhos, sempre em processo colaborativo. O primeiro deles, com o grupo português Gambuzinos com 1 pé de fora, resultou na montagem do segundo espetáculo do jovem coletivo recifense, intitulado A Mula, inspirado no Auto da Mula de Padre, texto de Hermilo Borba Filho, e também no convite para apresentar o Alguém pra fugir comigo em Portugal, no encerramento do Ao Teatro! 2018, com solicitação de sessão extra, tamanho interesse despertado. Em seu retorno à capital pernambucana, o Resta 1 teve a oportunidade de interagir com o grupo mineiro Quatroloscinco Teatro do Comum, a convite do Festival Palco Giratório, cujo diálogo foi instigante e inspirador.

FICHA TÉCNICA

ELENCO Analice Croccia, Ane Lima, Caíque Ferraz, Clau Barros, Luís Bringel, Pollyanna Cabral, Wilamys Rosendo
ENCENAÇÃO Analice Croccia e Quiercles Santana
ASSISTÊNCIA DRAMATÚRGICA E PRODUÇÃO Ana Paula Sá
DESENHO E OPERAÇÃO DE LUZ Elias Mouret
DIREÇÃO MUSICAL Katarina Menezes e Kleber Santana
DESENHO DE SOM Kleber Santana
PREPARAÇÃO DE CORPO E MOVIMENTO Patrícia Costa
DIREÇÃO ARTÍSTICA E PRODUÇÃO Resta 1 Coletivo de Teatro
CENOTECNIA Flávio Freitas
ADERECISTA Gorett Cabral
VOZ OFF Zoraide Coleto

Serviço
Alguém pra fugir comigo
19, 20 e 21/09
Teatro Apolo
R. do Apolo, 121 - Bairro do Recife

29 e 30/09
Teatro Marco Camarotti
R. Treze de Maio, 455 - Santo Amaro, Recife

Sessões às 20h, Domingos às 18h.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Bilheteria aberta 2h antes de cada sessão

Com informações do jornalista Juliano da Hora
Fotos de Yaser Khodabander




Procon notifica financiadora por agiotagem eletrônica

Seis empresas financiadoras de empréstimos foram fiscalizadas hoje (11.09) pelo Procon-PE. Duas foram interditadas, uma notificada por oferecer empréstimos utilizando o limite do cartão de crédito e outras duas notificadas para apresentar documentos. Em menos de um mês a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, já interditou sete estabelecimentos.

As empresas interditadas hoje, funcionavam no Empresarial Implan, na Rua Jener de Souza, no bairro do Derby. “As duas não possuíam documentos para funcionar oferecendo empréstimos, como prevê a resolução 3954 do Banco Central”, explica a secretária-executiva de Direito do Consumidor, Mariana Pontual. As empresas possuem 10 dias para apresentar defesa. Mas só reabrem após regularizar toda a situação.

Os outros três estabelecimentos funcionam na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, Olinda. Dois foram notificados para apresentar documentos que comprove para qual banco correspondente trabalha já um foi notificado para apresentar explicações por estar oferecendo empréstimos utilizando o limite do cartão de crédito.

“Esse tipo de prática é ilegal. Eles simulam a compra de produto e o consumidor recebe o dinheiro. Isso é o que chamamos de agiotagem eletrônica. Vamos encaminhar o caso para a Delegacia do Consumidor e para a operadora do cartão de crédito”, afirmou o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos. Ainda na presença do Procon a loja retirou a placa com as informações sobre esse tipo de crédito. Como os outros estabelecimentos a empresa terá 10 dias para apresentar defesa, mas elas podem ainda ser multadas em valores que variam de R$ 1.050 a R$ 9 milhões.

Desde o início de agosto que o Procon vem realizando fiscalizações. Mais de 30 estabelecimentos foram visitados.

Imprensa Procon PE



Dicionário Poético-Militante


Caruaru Shopping realizará a 6ª edição do Black Day

Mais uma edição do Black Day Caruaru Shopping será realizada neste mês de setembro. A promoção, bastante aguardada por clientes da cidade e da região, acontecerá nos dias 19 e 20, com todas as operações do centro de compras e convivência ofertando descontos de até 70%. 

Para garantir uma maior tranquilidade na hora das compras, o Shopping terá o seu horário de funcionamento estendido, nos dois dias, isto é, das 8h às 23h. No dia 18, que antecede o Black Day, o centro de compras e convivência funcionará normalmente, o que não ocorria nos outros anos. 

Nessa sexta edição do Black Day, além do cliente realizar compras, ele poderá concorrer a vários prêmios. “Para participar é preciso realizar um cadastro no stand de trocas da promoção. São 24 prêmios no total, entre eles TV, celular, geladeira, lavadora e forno micro-ondas”, adiantou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping. “Haverá sorteios de hora em hora”, completou.

E as novidades não param por aí. Este ano, o centro de compras e convivência realizará a promoção ‘Voucher Premiado Black Day’. “Nessa promoção, os clientes que encontrarem os vouchers premiados dentro do Shopping vão ganhar R$ 500,00 em compras em nossas lojas nos dias do evento”, explicou Walace Carvalho, acrescentando que o cliente pode encontrar dicas para achar o voucher nas redes sociais do Caruaru Shopping.“O Black Day Caruaru Shopping 2018 será, com certeza, imperdível!”, finalizou o gerente de Marketing.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Indianópolis.

Eleições: Entrega da prestação de contas parcial é até 13 de setembro

A prestação de contas parcial, que discrimina transferências do Fundo Partidário (FP) e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), bem como gastos realizados, recursos financeiros e estimáveis em dinheiro recebidos, deve ser encaminhada à Justiça Eleitoral pela internet no período de 9 a 13 de setembro, contendo o registro de movimentações ocorridas desde o início da campanha até o dia 8 de setembro. 

O envio deve ser feito pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE 2018), disponível no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br), no item Prestação de Contas da página Eleições 2018. Não é necessário encaminhar ao Tribunal nenhuma documentação física.

Na tela “Qualificação” do sistema, o usuário deverá selecionar a opção “Tipo de entrega: Parcial” e, em seguida, a opção “Gravar”, devendo, ao final do processo, enviar a prestação clicando em “Gerar/Enviar Prestação de Contas”.

Imprensa TRE PE