domingo, 22 de setembro de 2019

Governo lança edital para oferecer internet Wi-Fi grátis em 16 terminais integrados do Grande Recife

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e do Grande Recife Consórcio de Transportes, lançou, nesta sexta-feira (20), edital de chamamento público para pessoas jurídicas interessadas em oferecer internet Wi-Fi gratuita em 16 terminais integrados do Grande Recife. O documento foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado e está disponível na página oficial do Grande Recife. O credenciamento dos interessados será feito durante um período de seis meses.

Após a etapa de análise de documentos, a empresa(s) credenciada(s) terá prazo de quatro meses para instalação dos equipamentos. A escolhida será responsável pela implantação de toda a infraestrutura necessária à operação do sistema. Isso inclui: dutos, fiação, cabos ópticos e metálicos, circuitos elétricos dedicados, no-breaks, ativos de rede, antenas, entre outros. O edital também prevê a participação de consórcios de empresas para prestação do serviço, desde que atendam às especificações previstas. O contrato terá validade de 60 meses. O projeto beneficiará diariamente cerca de 530 mil pessoas.  

Os terminais que serão contemplados são: Aeroporto, Afogados, Barro, Cajueiro Seco, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Joana Bezerra, Macaxeira (foto), PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Rio Doce, Tancredo Neves, TIP e Xambá. A escolha desses terminais como objeto deste edital se deu pelos parâmetros de fluxo de passageiros, número de linhas e infraestrutura dos terminais.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, o objetivo do projeto Wi-Fi nos Terminais é oferecer um serviço agregado de qualidade ao usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). “Estamos trabalhando para que, cada vez mais, possamos melhorar a experiência de quem usa o transporte público diariamente. Com esse projeto, a ideia é que os usuários possam ter acesso a uma conexão de internet de alta velocidade, sem nenhum tipo de custo extra por isso, enquanto permanecem nas dependências desses terminais”, ponderou o gestor.  

Em contrapartida, a empresa selecionada poderá explorar modalidades de publicidade digital que permitam divulgar, nos equipamentos conectados à sua rede, o seu logo, nome institucional, produtos, marcas e/ou campanhas publicitárias próprias ou de outras empresas parceiras. Eventuais dúvidas ou esclarecimentos poderão ser encaminhados para o e-mail: wifiterminais@granderecife.pe.gov.br. O edital é produto do novo Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (PPPE).

Imprensa Grande Recife

Shopping Costa Dourada sedia evento gastronômico

O Shopping Costa Dourada será sede, pelo segundo ano consecutivo, da Feira de Gastronomia do Instituto Federal de Pernambuco. A sexta edição do evento será realizada de 01 a 03 de outubro na praça de eventos do centro de compras. A feira terá como tema ‘Comfort Food: Receitas e Memórias’ e contará com a presença de renomados Chefs de Pernambuco. 

A essência do Comfort Food está na simplicidade dos pratos. Como o tradicional arroz e feijão, uma macarronada, uma torta ou um bolo. Durante as oficinas ministradas no evento, os participantes vão aprender com os chefes de cozinha sobre o preparo deste tipo de comida, que desperta conforto e bem-estar ao ser consumida. 

Os workshops serão ministrados pelo chef especialista em comida regional, residente do restaurante Reteteu, Thiago Chagas; a chef Jace Sousa, do restaurante Mingus; o chef referência em cozinha pernambucana, Rivaldo França; o chef Claudemir Barros, especialista em cozinha francesa; o especialista em confeitaria regional, chef Heleno Júnior e a chef proprietária do restaurante Porto Mix, Lúcia Soares.

Para participar das oficinas é necessário realizar a inscrição através do site do evento (https://www.even3.com.br/feiradegastronomiaifpe/) e validar a inscrição doando 1kg de alimento não perecível. 

Além das oficinas, mini degustações e apresentações de preparações temáticas feitas pelos alunos do curso técnico do IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho acontecerão todos os dias. Durante a feira também acontecerá concursos gastronômicos. Já é possível realizar a inscrição para participar do I Concurso de Fotografia Gastronômica, III Concurso de Drinks e V Concurso de Sobremesas.



PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

· dia 01:



14:00 - Abertura do evento;



15:00 - Aula show com o Chef Thiago das Chagas;



16:30 - III Concurso de Drinks;



17:00 - Mostra de Cozinha das Américas e Cozinha Pernambucana;



18:30 - Aula show com o Chef Rivandro França;



· dia 02:



15:00 - Aula show com o Chef Claudemir Barros;



16:30 - I Concurso de Fotografia Gastronômica;



17:00 - Mostra de Cozinha Européia e Cozinha Brasileira;



18:30 - Aula show com a Chef Jace Souza;



· dia 03:



15:00 - Aula show com o Chef Lúcia Soares;



16:30 - V Concurso de Sobremesa;



17:00 - Mostra de Cozinha Asiática e de Panificação e Confeitaria;



18:30 - Aula show com o Chef Heleno Júnior.

FIEPE promove Congresso da Micro e Pequena Indústria nos dias 26 e 27 de setembro

Com o objetivo de apontar ferramentas que impulsionem a gestão e a melhoria dos negócios industriais das micro e pequenas, responsáveis por mais de 90% do quantitativo das indústrias estabelecidas em Pernambuco, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizará o 1º Congresso da Micro e Pequena Indústria, com palestras, rodada de crédito e serviços e espaço para networking. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, na Casa da Indústria, localizada em Santo Amaro.

A programação do primeiro dia terá início às 14h, com o painel “O futuro das coisas – Encontrando novas oportunidades para as MPIs”, que discutirá novas tecnologias e tendências, como internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual e design think.

Às 15h, o debate será sobre as ferramentas de marketing, tendências de mercado, mídias digitais e soluções práticas que apoiem estratégias focadas no cliente. Já o terceiro painel, marcado para às 16h, terá como tema “Construindo negócios com o varejo”. Na pauta, como varejistas e industriais podem inovar juntos, ominichannel: tendência para a indústria e a relação do consumidor e fornecedores.

Para encerrar o primeiro dia, haverá uma palestra sobre “Motivação pessoal e coletiva, alta performance e alto desempenho: motivando e energizando todos para a qualidade, a produtividade e a competência pessoal”, com Daniel Godri (foto)

Já no dia 27 de setembro, o evento começa às 9h, com a palestra sobre novos negócios e a era exponencial. Em seguida, a cultura de inovação e o bom uso das ferramentas digitais estarão no centro da discussão, como forma de ajudar as empresas a driblarem a crise.

À tarde, a conversa terá como foco o empreendedorismo e as oportunidades que a inovação e a convergência digital permitem como oportunidades de mercado. Por fim, o encontro vai abordar a temática ‘Muitas Pequenas Coisas: a gestão dos detalhes’, repercutindo questões que o não deve deixar de fazer para ter sucesso nos negócios.

Além de apresentar estratégias e perspectivas para o setor, o 1º Congresso da Micro e Pequena Indústria visa estimular a competitividade das indústrias do Estado e fomentar um ambiente favorável a troca de experiências.

“Com o mundo corporativo vivenciando cada vez mais constantes transições, as organizações devem buscar inovar e se adaptar às novas tecnologias. O evento promoverá o benchmarking entre as empresas participantes e é uma excelente oportunidade para os empresários discutirem formas e alternativas para adotar um novo posicionamento diante dos desafios do mercado”, comenta a superintendente da FIEPE, Fernanda Mançano.

Realizado pela FIEPE e pelo SEBRAE, o evento é patrocinado pelo Sindicato das Indústrias de Sabão e Velas, Saneantes e Material de Limpeza de Pernambuco (Sindilimpe), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) – Governo Federal, Ser Educacional, Millenium e Sul América Seguros e conta com apoio da CNI e dos Sindicatos.

RODADA DE CRÉDITO E SERVIÇO
Visando oferecer as melhores soluções para o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, as instituições que compõem o Sistema S, bancos, empresas de serviço estarão reunidos na 1ª Rodada de Crédito e Serviço, no dia 26 de setembro, das 13h às 17h, e no dia 27 de setembro, das 9h às 17h.

Imprensa FIEPE

Conectividade na educação: como a tecnologia dinamiza interação em sala de aula

A tecnologia vem mudando as mais variadas formas de interação social: como a gente paquera, consome, produz e, também, como aprende e ensina. Usar aplicativos para além dos sites de buscas e das redes sociais, como um potente recurso didático e de fácil estímulo aos estudantes, tem se tornado um importante aliado no processo de aprendizagem. Mas ainda a passos lentos aqui no Brasil. A pesquisa anual Tecnologia de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Brasil 2017) apontou que o uso do computador e da Internet para a realização de tarefas dentro do ambiente escolar é comum entre 37% dos alunos de escolas públicas e 50% dos alunos de escolas particulares. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 36% dos professores de escolas públicas tiraram dúvidas on-line, enquanto chega a 66% entre os professores de escolas particulares. “Temos um perfil de aluno muito diferente de alguns anos atrás e a metodologia de ensino não passou por mudanças tão significativas para acompanhar esta evolução. Assim, a educação ficou cada vez mais desconectada do universo dos alunos e professores”, explica Antonio Lapa, CEO da Safetec, representante certificada da Google for Education no Norte e Nordeste. “O caminho para romper essa lacuna é agregar o uso das tecnologias de forma natural aos ambientes educacionais para conectar melhor quem ensina e quem aprende, ou seja, dividir o protagonismo entre professor e aluno.”

E essas soluções podem ser alcançadas com apenas alguns cliques. O Google oferece uma plataforma especialmente desenvolvida para o segmento: o Google for Education. São disponibilizadas ferramentas capazes de explorar toda as possibilidades de comunicação, interação, colaboração e gestão de atividades, com soluções específicas para a sala de aula. “Antes de criar a tecnologia, o Google fez pesquisas para entender sobre as necessidades dos professores e alunos. Os resultados deram origem a uma tecnologia mais interativa e experimental, colaborativa, personalizada, orientada a projetos autogerenciados, assim como a equipamentos especialmente desenvolvidos para tal, os Chromebooks. Isso contribui com a formação do profissional do futuro, entregando ao mercado um indivíduo com as qualificações desejadas, que saiba trabalhar em grupo, dividir conhecimento e resolver problemas”, diz Lapa.

“A jornada da transformação digital na educação ainda é um longo caminho a se percorrer, principalmente no Brasil. É algo que oferece grandes possibilidades, com um potencial enorme”, conclui o especialista. Atualmente, cerca de 80 milhões de usuários em todo o mundo já contam com a experiência do G Suite for Education e mais de 20 milhões usam o Google Sala de aula.

Em Pernambuco, a Safetec ajudou a introduzir a plataforma em instituições como a Universidade Católica de Pernambuco e o Colégio Damas. "Nós estamos diante de uma geração que funciona melhor com a tecnologia. Quando a gente traz isso para dentro da sala de aula, a aprendizagem acontece de forma mais eficiente, porque eles estão ali com tudo o que eles vivem na sociedade", conta Ana Lúcia Arteiro, coordenadora do Damas. "Facilitou tanto a interação entre professor e aluno, quanto a interação entre os professores", ressalta. “O aluno pode produzir o próprio texto no documento. Isso incentiva ele a escrever, se concentrar e trocar ideias com outros colegas. Ele envia o mesmo documento para mim e eu corrijo na mesma hora, no próprio documento. Posso colocar soluções, auxiliar, e tenho a possibilidade de corrigir e devolver e eles colocarem outras observações”, complementa Regina Paes, professora de produção textual do Damas. 

Já para Silvio Guedes, aluno do 6º ano, os Chromebooks ajudaram a melhorar o desempenho em sala de aula, mas também o meio-ambiente. “A gente usa a tecnologia de uma forma que não vai precisar de papel e lápis, ou seja, salvamos milhões de árvores."

Sobre a Safetec - A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste, tem apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte. 

Semana Nacional de Trânsito promove ações em Camaragibe

Segundo o Ministério da Saúde, por ano, mais de 40 mil brasileiros perdem a vida em acidentes de trânsito. Visando mudar essa realidade, foi criada a Semana Nacional de Trânsito, iniciativa que busca envolver a sociedade em torno de ações que promovam um trânsito mais seguro para pedestres, passageiros e condutores.
Durante a Semana, o Detran/PE vai realizar ações em todo o Estado. Em Camaragibe, elas vão ocorrer de 27 a 29 deste mês, no Camará Shopping. Com o tema “Respeito às vagas especiais”, a iniciativa tem como objetivo divulgar a lei sobre uso dos espaços e também os direitos e deveres dos ocupantes das vagas especiais. A iniciativa busca ainda fazer com que a sociedade pare e reflita a respeito da necessidade de mudanças comportamentais no que diz respeito às vagas prioritárias em estacionamentos públicos e privados.
Cada veículo estacionamento no Camará vai receber um folheto contendo informações sobre a importância das vagas especiais, a localização delas no shopping e o passo a passo para ter acesso ao benefício. Idosos e portadores de deficiência também vão poder emitir o cartão que dá direito a estacionar em vagas especiais, do Camará ou outros espaços.
A ação ocorre nos dias 27, 28 e 29, das 14h às 17h, em espaço montado próximo ao aquário da escada rolante. Para ter direito ao benefício é preciso se dirigir ao local da ação levando RG, CPF ou habilitação, comprovante de residência e o laudo médico (para as pessoas com deficiência). O cartão é gratuito e vai ser emitido na hora.

Linhas do bairro de São José têm mudança de itinerário para manutenção de galerias

Um serviço de reparo e manutenção de galerias interditou a Rua do Peixoto, no Centro do Recife, nesta sexta-feira (20). A via fica fechada no trecho entre as ruas Floriano Peixoto e da Concórdia até o próximo dia 24, data prevista para a conclusão dos trabalhos. Neste período, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário de 29 linhas que passam pela localidade.

Confira, abaixo, os ônibus e seus percursos alternativos:

104 - Circular (IMIP)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitoria...

018 - Brasília Teimosa
031 - Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 - Aeroporto
036 - Aeroporto (Bacurau)
038 - Residencial Boa Viagem (Bacurau)
039 - Setúbal (Príncipe)
062 - Jardim Piedade
063 - Jardim Piedade (Bacurau)
069 - Conjunto Catamarã
072 - Candeias (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas...

166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
191 - Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Rua da Concórdia, Rua do Peixoto, Avenida Dantas Barreto...

Por conta da interdição, todas as linhas acima deixam de serem atendidas pela parada nº 180265, localizada na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

013 - Jardim Beira Rio (Pina)
101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
116 - Circular (Príncipe)
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
532 - Casa Amarela (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
644 - Largo do Maracanã
742 - Linha do Tiro
1983 - TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo

...Rua Floriano Peixoto, Rua do Muniz, Praça Sérgio Loreto, Rua Imperial, retorno para Avenida Sul na primeira rua após o Posto BR, Avenida Sul, seguir pela Avenida Sul em direção ao Terminal do Cais de Santa Rita...

Com o desvio, estas linhas deixam de serem atendidas pelas seguintes paradas nº 180021, que fica na Praça Frei Caneca; nº 180019, localizada na Avenida Sul; e nº 180265, na Rua do Peixoto. A opção para o passageiro é uma parada provisória instalada na Rua Floriano Peixoto, ao lado da loja Expedito Alumínio.

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999)

Imprensa Grande Recife

Schin repagina embalagem e traz novo rótulo

A Schin, cerveja que faz parte do portfólio do Grupo HEINEKEN no Brasil, valoriza e tem muito orgulho de estar na mão do consumidor brindando suas conquistas e foi pensando nisso que a marca renova sua identidade e apresenta um novo rótulo, sem mudar sua receita.
Foi baseado no sentimento de orgulho, que é o mote da marca, que a Schin decidiu atualizar sua embalagem e deixá-la mais moderna. Com destaque para a cor laranja, proprietária da marca e reconhecida pelo consumidor, a mudança na identidade visual deixa o rótulo mais clean. Além disso, a marca optou por incluir o brinde de três copos para a nova embalagem, reforçando seu posicionamento e celebrando as conquistas e bons momentos do consumidor.
Apesar da reinvenção de seu design, a Schin mantém a sua receita e o processo ultracontrolado de produção que garante o padrão de qualidade do Grupo HEINEKEN no Brasil, a cerveja fica protegida do contato com o ar em seu processo de produção, o que só acontece no instante em que a embalagem é aberta. Com isso, possibilita uma receita livre de aditivos, com ingredientes 100% naturais.
"Uma marca precisa sempre se atualizar e trazer algo relevante para seu cliente, e, por conta disso, fizemos diversas pesquisas para entender o que o consumidor gostaria de ver na Schin e comunicar nossas principais características. E, foi pensando nisso que decidimos trazer uma embalagem que reflete a qualidade do nosso produto e que represente o orgulho que a marca tem de estar nas mãos daqueles que brindam suas conquistas", comenta Carina Hermida, diretora de marketing da Schin.