segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

UPE divulga listão do SSA 3 nesta quarta (10)

Os nomes dos primeiros lugares classificados no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) serão anunciados na Reitoria da instituição nesta quarta-feira (10/01), a partir das 15h. O listão com os 1.730 candidatos classificados será disponibilizado às 15h30 no mesmo local e às 17h na internet e no sistema individual do candidato.

O resultado será divulgado na Reitoria, onde estará afixada a lista e na internet nos seguintes endereços eletrônicos: www.upe.br e www.processodeingresso.upe.pe.gov.br

São 1.730 vagas para o SSA 3 nos 55 cursos de graduação. As provas aconteceram nos dias 19 e 20 de novembro de 2017 e teve 10.523 inscritos.

O desempenho individual no sistema de inscrição e a lista de possíveis remanejáveis será disponibilizado até o dia 19/01/2018. O acesso aos espelhos das redações corrigidas poderá ser feito a partir de 16/03.

Já o desempenho individual no sistema de inscrição do SSA 1 e do 2 será divulgado até o dia 16/03/2018.

Imprensa UPE

Inaugurado primeiro pavilhão do presídio de Itaquitinga

Foi inaugurada na manhã de hoje (08) a Unidade I do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga. No evento, foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade II do empreendimento. As intervenções, que inicialmente foram concebidas para ser uma Parceria Público-Privada (PPP), custaram aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres do Governo do Estado. Para a conclusão da Unidade II, mais R$ 10 milhões serão investidos.

A unidade será ocupada gradativamente, após a composição de equipagem e pessoal. No entanto, por medida de segurança, não serão divulgados o dia das transferências e nem as procedências dos presos. A expectativa é que, nos próximos 40 dias, o processo de ocupação seja iniciado. A unidade, que havia sido construída inicialmente para o regime semiaberto, foi adaptada para abrigar cerca de 1.000 presos do regime fechado. As adequações incluíram, também, bloqueios de acesso para contenção dos detentos.

A construção da Unidade I do Centro tem o objetivo de desafogar as unidades prisionais da Região Metropolitana. Em um total de 10 hectares, foram construídos 1.000 metros quadrados de estrutura, seguindo um novo conceito de arquitetura prisional, onde as paredes internas da administração são de gesso e toda a área externa e demais áreas são de concreto. 

O complexo abriga celas de tamanhos variados; administração e recepção de visitantes; pavilhão destinado aos concessionados (presos que exercem atividades laborais); 12 salas de aula; área jurídica e de saúde; refeitório; 3 pavilhões de vivências coletivas; instalações para a Polícia Militar (vestiários, WCs); 8 guaritas, além de muros com alambrados. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Camada de ozônio está se recuperando, afirma NASA



Observações diretas do buraco de ozônio, por satélite, mostram que a proibição global do clorofluorcarbono (CFC) fez com que a destruição da camada de ozônio diminuísse 20% em relação a 2005.

Susan Strahan, cientista atmosférica do Goddard Space Flight Center da Nasa, e sua colega Anne R. Douglass publicaram essas constatações na revista Geophysical Research Letters. "Vemos claramente que a concentração de cloro do CFC está decaindo, no buraco de ozônio, e que ocorre menos decréscimo de ozônio, em consequência", confirma Strahan.

Ambas se basearam em dados do Microwave Limb Sounder (MLS). A bordo do Aura, desde meados de 2004 esse aparelho vem medindo continuamente a temperatura e uma série de substâncias químicas na estratosfera inferior relacionadas à camada de ozônio, o efeito estufa e a mudança climática global.

O ozônio estratosférico protege a Terra ao absorver a radiação UV, capaz de causar câncer de pele e catarata, comprometer o sistema imunológico e danificar plantas. O CFC é uma substância química duradoura, antes utilizada em aerossóis e sistemas de refrigeração. Ao chegar à estratosfera terrestre, é decomposta pelos raios ultravioletas (UV) do sol, liberando átomos de cloro que destroem as moléculas de ozônio.

Recuperação lenta

Projeções estatísticas indicam que o ozônio antártico deverá se recuperar gradualmente à medida que o clorofluorcarbono abandonar a atmosfera. No entanto sua reconstituição completa deverá levar décadas, já que a camada enfrenta outras ameaças.

"O CFC tem ciclos de vida entre 50 e 100 anos, portanto permanece na atmosfera por um tempo muito longo. O buraco de ozônio deverá ter desaparecido por volta de 2060 ou 2080, e mesmo assim pode ser que ainda sobre uma pequena falha", prevê Douglass.

Dois anos depois de o buraco de ozônio da Antártida ter sido descoberto, em 1985, cerca de 150 países assinaram o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, com o fim de erradicar inteiramente a produção de CFC.

Ratificado em 1989, o pacto recebeu oito emendas, sendo a última em 2016. Atualmente ele tem como signatários 196 países e a União Europeia, tornando-se o primeiro tratado universalmente ratificado na história das Nações Unidas.

Deustche Welle (Alemanha)

Lei Anticorrupção assinada em Pernambuco

O governo de Pernambuco sancionou, nesta segunda-feira (08), a Lei Anticorrupção Estadual, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, no âmbito do Poder Executivo Estadual. Com isso, a Controladoria-Geral do Estado(SCGE), poderá combater possíveis atos lesivos evitando fraudes em licitações e contratos. 

Aprovada pela Assembleia Legislativa, a Lei Estadual Anticorrupção fortalece ainda ações da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado - órgão central de controle interno, que tem entre as suas competências a prevenção e o combate à corrupção, a defesa do patrimônio público e o fomento ao controle social. A execução do trabalho com base na Lei Anticorrupção vai contar com o apoio dos demais órgãos do Poder Executivo, sobretudo das comissões de licitação. Um canal estadual de denúncias anticorrupção foi estabelecido, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, para receber informações que serão repassadas à SCGE.

A Lei Anticorrupção, elaborada pelas equipes da SCGE e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), traz 73 artigos e estabelece os processos administrativos para apuração dos atos ilícitos e as devidas punições das empresas infratoras e de seus sócios, entre elas a aplicação de multas e a publicação extraordinária de decisão condenatória. Outro destaque são os acordos de leniência que poderão ser firmados com as empresas infratoras, com a participação da SCGE e PGE, podendo ter a participação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O Projeto de Lei prevê ainda a criação de um Fundo Estadual Vinculado de Combate à Corrupção (FUNCOR), com recursos provenientes do orçamento do Estado, convênios com a iniciativa privada, aplicação de multas, dentre outros. A gestão do Fundo será feita pela SCGE, sendo os recursos aplicados na melhoria da estrutura e aquisição de equipamento da SCGE e da PGE, na capacitação e sensibilização de gestores públicos e no fomento de ações educativas voltadas à temática anticorrupção.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

João Campos coloca a cara no sol em 2018

O ano de 2018 chegou e o jovem chefe de gabinete do Governo de Pernambuco, João Campos, começa a representar o estado em eventos públicos. Agora em janeiro, Campos representa o Brasil no programa de Líderes Internacionais do Governo Britânico, ao lado de outros 13 participantes de todo o mundo. A escolha dos 14 jovens, de acordo com sua assessoria tem a ver com o papel que eles podem desempenhar em seus países nos próximos anos e no impacto em assuntos de interesse global. Não haverá qualquer gasto de dinheiro público, pois todas as despesas serão pagas pelo Governo Britânico. 

Além da agenda de atividades sugerida pelo ministério, João fará uma agenda própria, incluindo uma palestra no King’s College - oportunidade para tratar da questão educacional e assuntos relacionados à economia. Ainda sobre a agenda personalizada, João Campos estará acompanhado do cônsul geral britânico no Recife, Graham Tidey (com João na foto), visitando instituições renomadas de ensino, como o King’s College, além da Thames Water, companhia internacional de águas e saneamento, e conhecendo projetos da área de tecnologia, entre outros.

Tradição - João Campos é filho de Eduardo Campos (1965-2014) e tem aparecido publicamente e o seu nome é especulado para uma possível candidatura a deputado federal pelo PSB nas eleições deste ano. Engenheiro civil de formação, assumiu a Chefia de Gabinete do Governo de Pernambuco em 2015, no mesmo patamar político em que seu pai começou, no segundo governo de Miguel Arraes (1916-2005), na década de 1980.




Servidor de Olinda é o novo comandante da Guarda Municipal

Com cinco anos no funcionalismo público de Olinda, o servidor municipal Matheus Barbosa alça voos mais altos. Ele foi nomeado pelo prefeito Professor Lupércio como o novo comandante da Guarda Municipal da cidade. É a primeira vez que a Secretaria de Segurança Urbana passa a ter um profissional de carreira num setor estratégico. Antes o cargo era de Odin Neves, que agora passa a comandar a executiva de Planejamento em Segurança Cidadã.

“Estamos muito felizes e a Guarda vai ter papel mais fundamental, Matheus sabe dos desafios e tem muita competência e desejo sucesso na empreitada”, destacou Pereira Neto. Odin Neves, que agora assume nova missão, ressaltou na cerimônia, o compromisso que manteve durante um ano e está feliz em receber o novo cargo.

O novo comandante, Matheus Barbosa, ficou emocionado ao se lembrar da infância com dificuldades e agora se tornar chefe de uma instituição. “Agradeço a todos que estão aqui. Tenho honra e oportunidade de assumir essa missão e queria agradecer o apoio dos meus companheiros e pedir colaboração também neste momento. Queria até adiantar que vamos criar um grupo tático operacional para dar mais respaldo as ações de rua e dar mais segurança. Dos novos aos mais antigos guardas, vamos ser mais atuantes”, ressaltou.

Por fim, o prefeito professor Lupércio destacou a missão árdua que é ser servidor público. “Nós vamos valorizar ainda mais a nossa guarda, nós já cumprimos a entrega de novos fardamentos e nosso objetivo é fortalecer ainda mais a relação entre poder público e população”, enfatizou.

Participaram do evento, o secretário de Transportes e Trânsito e o executivo da pasta, Gustavo Alves e Jonas Ribeiro, respectivamente. Além do diretor de Feiras e Mercados, Everaldo Silva.

Secretaria de Imprensa de Olinda

Obra da Compesa em Candeias afeta abastecimento de água de áreas de Jaboatão e Cabo



A Companha Pernambucana de Saneamento - Compesa realiza, na próxima quarta-feira (10), a terceira e última etapa do conjunto de intervenções que a empresa está realizando para interligar as adutoras de Gurjaú e Pirapama, com intuito de melhorar as pressões e, consequentemente, o abastecimento de água dos bairros de Candeias e Barra de Jangada. A última parte do serviço está programada para iniciar às 6h da quarta-feira, com conclusão prevista para o meio dia da quinta-feira (11). Durante esse intervalo, o abastecimento ficará temporariamente suspenso nas localidades de Candeias, Piedade, Cajueiro Seco, Massangana, Massaranduba e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; e em Ponte dos Carvalhos e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A previsão é que a distribuição de água seja normalizada gradativamente após a finalização da obra. 

Assim como nas duas intervenções executadas anteriormente, os serviços ocorrerão na rua Major Médico Vicente Fonseca Matos, em Candeias, na altura da Rua Bacharel José Mário de Oliveira. “Dividimos a obra em etapas para minimizar o impacto da paralisação do sistema e o reflexo no abastecimento de água”; Atualmente, Candeias é abastecida pela adutora de Gurjaú e, por ficar localizada no final da rede, possui pressões muito baixas. Como a rede de Pirapama tem uma pressão melhor, irá reforçar a de Gurjaú, aumentando de duas a três vezes a pressão existente, principalmente em final de rede distribuidora, que não tem atendido satisfatoriamente a área”, destaca a gerente de Controle Operacional, Maria Lúcia Martins.

Pela Rua Major Médico Vicente Fonseca Matos passam as duas adutoras: a de Gurjaú, no cruzamento com a Av. Ulisses Montarroyos; e a de Pirapama, no cruzamento com a Rua Bacharel José Mário de Oliveira. Na primeira etapa, realizada em outubro de 2017, foi assentado cerca de 100 metros de rede de ferro de 500 milímetros entre elas. Em novembro, foi feita a interligação da adutora de Gurjaú de 600 milímetros nessa rede de ferro. Nessa fase final, será feita a ligação da rede de 700 milímetros de Pirapama à rede assentada em outubro, finalizando o trabalho neste local.

Imprensa Compesa

Teatro Valdemar de Oliveira não será vendido; afirmação é de Reinaldo de Oliveira

Na noite de ontem, uma dúvida permeou as redes sociais de pessoas ligadas ao teatro pernambucano. O Teatro Valdemar de Oliveira, com 47 anos de estrada, estava para ser vendido a uma igreja evangélica. No entanto, Reinaldo de Oliveira, ator e filho do homem que dá nome ao teatro afirmou categoricamente que o Teatro Valdemar de Oliveira e o Teatro de Amadores de Pernambuco (entidade mantenedora do teatro) continuam firmes, para alívio e alegria de atores, atrizes, autores teatrais e trabalhadores da arte em geral. 


Só falta agora o Teatro do Parque ser novamente reaberto, para que artistas e público possam se reencontrar em meio a aplausos.

Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

O juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, suspendeu liminarmente na noite desta segunda-feira a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o ministério do Trabalho. A parlamentar, que foi processada na Justiça Trabalhista por dois ex-motoristas, chegou a pedir ao presidente Michel Temer para antecipar a posse, que estava marcada para amanhã. O governo já avisou que vai recorrer da decisão.

"No caso concreto, conceder a liminar sem ouvir os réus encontra-se justificado diante da gravidade dos fatos sob análise. Em exame ainda que perfunctório, este magistrado vislumbra flagrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, em seu artigo 37, caput, quando se pretende nomear para um cargo de tamanha magnitude, Ministro do Trabalho, pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas, condenações estas com trânsito em julgado", escreveu o magistrado, que determina uma multa de R$ 500 mil para cada agente que descumprir a decisão.

"Defiro em caráter cautelar e liminar inaudita altera parte, provimento para suspender a eficácia do decreto que nomeou a Exma. Deputada Federal Cristiane Brasil Francisco ao cargo de Ministra de Estado do Trabalho, bem como sua posse", decidiu o magistrado.

Advogados trabalhistas entraram com ações nas comarcas de municípios em que atuam para impedir a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho. Eles fazem parte do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes (Mati) e, entre eles, está o advogado Carlos Alberto Patrício de Souza, que defende um dos motoristas que processou Cristiane Brasil.

— O grupo entrou com várias ações porque representam autores que residem em comarcas diferentes — afirmou o advogado. — O argumento é com base no princípio da moralidade. Se ela infringe as leis trabalhistas, não pode ser ministra do Trabalho.



Trecho da decisão do juiz da 4ª Vara Federal de Niterói - Reprodução


Como O GLOBO revelou no último sábado, o dinheiro usado para pagar as parcelas de uma dívida trabalhista que Cristiane Brasil tem com um ex-motorista tem saído da conta bancária de uma funcionária lotada em seu gabinete na Câmara. Cristiane foi processada na Justiça trabalhista por dois ex-motoristas que alegaram não ter tido a carteira assinada enquanto eram empregados dela, conforme divulgou a TV Globo.

Uma das ações foi movida por Leonardo Eugênio de Almeida Moreira e, nesse caso, a nova ministra fez um acordo para pagar a ele R$ 14 mil, divididos em dez parcelas que começaram a ser repassadas em maio do ano passado. Acontece que saem da conta bancária de Vera Lúcia Gorgulho Chaves de Azevedo — e não de Cristiane — os R$ 1,4 mil mensais. O GLOBO confirmou que Vera Lúcia é funcionária do gabinete de Cristiane Brasil.

A deputada alegou que Vera Lúcia é chefe de seu escritório político no Rio, a representou na audiência e que, por esse motivo, “entendeu que o dever de garantir o cumprimento do acordado em termos de pontualidade nos pagamentos cabia a ela”.

“Assim, por estar representando a deputada e por mera questão de praticidade, cadastrou a despesa na sua conta pessoal para transferência automática a fim de evitar quaisquer atrasos. Importante ressaltar que os valores pagos são reembolsados pela deputada, restando quitadas ambas as despesas judiciais e pessoais".

O GLOBO, então, pediu os comprovantes de reembolsos à funcionária, o que foi negado pela futura ministra.

"As movimentações bancárias da ministra Cristiane Brasil são de cunho privado. No referido caso, trata-se claramente de uma relação entre duas pessoas físicas, protegida por sigilo na forma da lei e em nada tendo relação com quaisquer das atividades exercidas por ela na esfera pública", diz a nota.

Vera Lúcia não foi localizada pela reportagem.

Jornal O Globo