quinta-feira, 2 de março de 2023

Arquivo Público de Olinda comemora 40 anos

 

Os 488 anos (a serem comemorados daqui a dez dias) de Olinda estão guardados nos 40 que o Arquivo Público comemorou nesta quinta-feira (02.03) da maneira que quem trabalha com pesquisa: conversando. Funcionários novos e antigos e amigos do espaço se reuniram no jardim da casa histórica para lembrar os bons tempos.

“Olinda é a única cidade de Pernambuco que tem um arquivo público próprio. Aqui é a memória da cidade”, lembra Aneide Santana, uma das funcionárias do arquivo.

Lá estão documentos, plantas, fotografias e reportagens que datam de mais de 300 anos, como uma versão mais antiga do Foral de Olinda, documento outorgado por Duarte Coelho, e que confere à povoação de Olinda o título de Vila e estabelece o seu patrimônio público. Esse Foral ainda tem validade jurídica, retroativa a 1537, ano da fundação da cidade.

“Ele delimita o espaço físico e dá à Olinda o direito de receber foro – taxa sobre a propriedade do terreno”, explica o também funcionário do Arquivo Público, Alexandre Dias.

No arquivo também existem referências a bairros que não existem mais e outros que, na delimitação das cidades, passaram de Olinda para o Recife, como Arruda e Beberibe. Entre as fotos, há registros das primeiras casas construídas na beira-mar. “O registro fotográfico mais antigo que temos aqui data de 1.850”, conta Alexandre.

O Arquivo Público de Olinda está aberto para pesquisadores, estudantes e cidadãos de segunda a sexta, das 8h às 13h. Ele começou a funcionar com a atual estrutura, na casa da antiga residência da família Coelho Leal, na Rua de São Bento, em 1996. Até então, o Palácio dos Governadores era a sede do Arquivo. Já partindo das novas instalações, foram realizadas incursões em várias cidades do Brasil, sobretudo Rio de Janeiro, e do mundo em busca do material que hoje pode ser conferido em Olinda. Só em Portugal, o trabalho durou de 1996 até 2002.


Economista dá dicas de como se planejar financeiramente após os gastos de Carnaval

 

Os dias de folia passaram, mas os gastos em cartão de crédito com roupa, lanches, viagens, bebidas, entradas em festas, transporte e até com medicamentos para ressaca podem estar recheando a fatura e preocupando aqueles que gastaram um pouco mais do que deveriam no período. Mas como quitar as dívidas, começar a repor o saldo da conta e se programar financeiramente?

Segundo a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues Cunha, o primeiro passo para organizar o pagamento dos gastos no período da folia é fazer o cálculo e verificar o quanto foi gasto, em seguida, analisar a forma de pagamento, se foi no cartão de crédito, parcelado, à vista, por pix, por exemplo. Outra importante informação é saber quantos meses o salário ficou comprometido. “Além disso, saber que o mês de fevereiro ainda tem mais dias para terminar e é necessário recursos financeiros disponíveis para não passar aperto. Depois de analisar essas informações, a pessoa vai ter a noção real do que gastou e pode traçar metas para organizar a quitação dessas dívidas”, comenta.

A economista destaca que é importante lembrar que o ano de 2023 é repleto de feriados, por isso, é importante manter uma meta de valores que podem ser gastos para não estourar o orçamento. Para não cair em dívidas financeiras, Lytiene destaca que se as dívidas são feitas a prazo, em compras parceladas em cartão de crédito, é importante verificar se as parcelas assumidas cabem no orçamento, para que elas possam ser honradas nos prazos. Além disso, o cheque especial pode ser outro vilão. Apesar de muito utilizado, esse meio de pagamento tem as maiores taxas de juros praticadas no mercado.

“Lembrando que o Brasil é o país com a maior taxa básica de juros do mundo, então, pagar juros é o fim para o planejamento e organização financeira. É importante que as pessoas lembrem que para não se endividar e comprometer toda a renda por meses, é preciso planejar com cuidado o descanso, o lazer, a diversão e com antecedência, sem esquecer que precisa estar dentro do orçamento financeiro que cada pessoa dispõe”, ensina.

Entre as principais dicas para se planejar financeiramente depois dos gastos das festas de carnaval estão evitar usar o cartão de crédito para novas despesas, exceto aquelas que forem indispensáveis, reservar 20% a 30% do salário em uma poupança para uma situação de emergência ou para um investimento futuro.

“Depois que as dívidas contraídas forem pagas, é preciso começar a fazer uma poupança específica para o próximo carnaval, se ele é tão importante de ser vivenciado. Faça reservas de hotéis com bastante antecedência, na baixa temporada. Parcele os pagamentos, para que 4 meses antes do carnaval, a maior parte das despesas estejam quitadas”, finaliza.

No Dia Mundial da Audição, audiologista do SESI Saúde ressalta a importância dos cuidados com a saúde auditiva

 

Questão de saúde pública, a perda auditiva atinge mais de 5% da população mundial, afetando a qualidade de vida de cerca de 430 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Comemorado no dia 3 de março, o Dia Mundial da Audição tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância de prevenir e estimular a melhoria dos cuidados auditivos. O alerta para os cuidados da saúde da audição acaba não sendo somente sobre a capacidade de ouvir, mas, também, sobre os impactos significativos na vida social do portador de perda auditiva.

“A perda auditiva tem sido uma preocupação crescente e um dos fatores mais nocivos tem sido o ruído. Temos observado um aumento da incidência da perda auditiva entre adolescentes e adultos jovens, que, no passado, dificilmente acontecia. Isso ocorre, sobretudo, porque estão expostos a jogos de computador e de videogame, que contêm muitos ruídos, além do fone de ouvido, que é um grande vilão”, afirma a fonoaudióloga e audiologista do SESI Saúde, Laíse Galindo.

A especialista explica que, no passado, a orientação de não usar fones de ouvido era comum, mas que, atualmente, cabe ao profissional da área ensinar ao paciente a melhor forma de usar esse dispositivo. “É muito difícil que eles deixem de usar, pois já virou um hábito comum da sociedade”, explica, complementando que, hoje, ensina as pessoas a usarem o fone de ouvido de acordo com o que a ciência aponta como seguro. “Usar em volume intermediário, que é aquele em que a gente está escutando o que está acontecendo no ambiente e não ultrapassar 2 horas por dia o tempo de uso”, recomenda.

Laíse destaca que perder a audição, mesmo que parcialmente, não impacta somente na capacidade de ouvir, mas na socialização dos portadores de perda auditiva, mesmo em uma sociedade, que, atualmente, tem uma maior consciência da necessidade de comunicação com esse público. “Eles perdem habilidades auditivas como a localização sonora e a capacidade de ouvir uma conversa em um ambiente ruidoso, como um restaurante ou um parque. Pacientes relatam que, muitas vezes, dizem que estão entendendo o que a outra pessoa falou, sem ter entendido, apenas para não ficar constrangedor. Com o tempo, é possível observar situações de isolamento social, depressão ou ansiedade pela dificuldade de estabelecer uma comunicação eficaz”, esclarece a especialista.

Ela destaca que é importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá, uma vez que, algumas perdas auditivas podem vir acompanhadas de sintomas. “Pode ser um zumbido no ouvido ou a sensação de ouvido tampado. Um outro sintoma pode ser com relação ao equilíbrio da pessoa, pois a perda auditiva pode ser uma porta para alterações da movimentação do corpo, uma vez que a audição e o labirinto fazem parte do mesmo sistema”, alerta.

Entre os principais cuidados para preservar a saúde auditiva, Laise destaca que a limpeza feita com o uso do cotonete deve ser feita com muito cuidado. “Muita gente acha que é preciso inserir o cotonete no canal auditivo, mas, dessa forma, podemos empurrar não só a cera, mas sujeira e bactéria para dentro do ouvido e acabar provocando, por exemplo, uma otite. Ou pior: perfurar o tímpano”. Ela também orienta a realização da audiometria, que é o exame inicial da investigação auditiva. “O ideal é fazer esse exame uma vez ao ano como prevenção, mas, infelizmente, a nossa cultura é de ir ao médico otorrino somente quando há alguma queixa”, pontua.

Nas empresas, sobretudo as que oferecem o risco de ruído ao funcionário, a audiologista aponta que esse cuidado deve ser feito por meio do Programa de Conservação Auditiva (PCA), que promove ações educativas de acompanhamento dos de exames audiométricos dos funcionários, além de oferecer informações sobre o assunto e orientações sobre o uso correto de protetores auditivos.

Imprensa FIEPE

Coletivo Estopô Balaio encena novo espetáculo em vagões de trens e ruas da Zona Leste de SP

 

O Coletivo Estopô Balaio, formado em 2011 no Jardim Romano, Zona Leste de São Paulo, segue, desde 2020, para uma nova empreitada, um mergulho profundo em si, na trajetória migrante e na retomada indígena que perpassa a maioria dos integrantes do grupo. RESET BRASIL, o inédito trabalho do coletivo, que estreia dia 11 de março, sábado, às 15h, reúne todos esses elementos em um espetáculo de quatro horas de duração.

Projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura e ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, RESET BRASIL conta com dramaturgia de Juão Nyn, direção de Ana Carolina Marinho e um elenco de 20 atores, sendo 12 crianças. Com um repertório de espetáculos que acontecem nos vagões de trem e na rua, o Coletivo Estopô Balaio junta essas duas premissas em sua nova montagem, na qual o público é convidado a sonhar rotas de fuga para o Brasil.

Em RESET BRASIL, ao embarcar em um trem, rumo a São Miguel Paulista, os espectadores com aparelhos sonoros e fones de ouvido, começam a ser guiados por vozes de crianças e anciãos que falam, além do português, diversos idiomas nativos. Nesse trajeto o público descobre que o Brasil sumiu do mapa e quando desembarca em São Miguel Paulista é recepcionado por um levante indígena no Jardim Lapena. Aos poucos vai descobrindo que o antigo aldeamento Ururay – nome original da região pantanosa que abrange os bairros do Jardim Romano, Itaim Paulista e São Miguel Paulista, além de outros da Zona Leste e Alto Tietê – ainda resiste e planeja um novo cerco. Os moradores, as crianças e os artistas vão se revelando a partir de suas ancestralidades: indígenas, vindos de África, de Abya Yala, benzedeiras, pajés e nordestinos.

O espetáculo integra a Trilogia da Amnésia do Coletivo Estopô Balaio composta pelas peças Reset Nordeste – encenada em versão on-line e que provavelmente terá uma versão presencial – RESET BRASIL e Reset América Latina, em processo de pesquisa.

Memória étnica

O Coletivo Estopô Balaio traz para a encenação de RESET BRASIL a pesquisa e provocação de Juão Nyn, ator do grupo e indígena Potyguara, bem como toda a inquietação como artistas migrantes, em sua maioria vindos do Nordeste, e desterritorializados.

Na atualidade, o corpo de artistas do Coletivo Estopô Balaio está formado majoritariamente por artistas indígenas – Dunstin Farias, Keli Andrade, Juão Nyn, Mara Carvalho e Lisa Ferreira. Essa configuração de equipe estabeleceu-se dessa maneira pela continuidade da pesquisa do grupo sobre fluxos migratórios, além da ampliação de consciência indígena em corpos urbanizados, mestiçagem e memória étnica, fortalecimento de redes politizadas na periferia e valorização da presença de corpos nordestinos/migrantes/indígenas diante da demanda territorial de moradia e dignidade de vida na metrópole paulista.

Para a encenação de RESET BRASIL, o Coletivo Estopô Balaio convidou diversos atores e atrizes que participaram de uma residência artística no ano passado para integrarem o elenco, que é majoritariamente formado por moradores dos bairros Jardim Romano e Jardim Lapena. De acordo com a diretora Ana Carolina Marinho, o fazer artístico do Estopô Balaio sempre esteve voltado para a Zona Leste de São Paulo e para o resgate da oralidade e das memórias. Como migrantes nordestinos, os artistas encontraram no Jardim Romano um lugar de pertencimento.

“São Miguel Paulista é palco desta história, tanto porque é o bairro paulista com a maior concentração de nordestinos fora do Nordeste, como porque foi palco para uma importante resistência indígena na época de São Paulo colonial. Foi do aldeamento de Ururay que surgiu o cerco do Piratininga, em 1562, uma das maiores resistências indígenas contra a escravização e catequização dos povos nativos. Ururay é um território que compreende os atuais bairros de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Jardim Romano, desta maneira nos sentimos reconectados com o levante desta terra. A Capela dos Índios foi construída pelos indígenas e jesuítas em 1560, é o templo mais antigo da cidade de São Paulo e está localizada na Praça do Forró, ponto final do espetáculo”, explica ela.

Já o dramaturgo Juão Nyn conta que a dramaturgia de RESET BRASIL é pautada na memória, nos sonhos e nas narrativas orais dos moradores do Jardim Lapena e redondezas. “Como o Brasil é uma falsificação ideológica, descobrir que o Jardim Romano também é Ururay nos convocou para um processo de retomada deste território. Esse espetáculo é nosso contrafeitiço. Quando o historiador indígena Xukurú Tupinambá, Casé Angatú, durante a pesquisa deste projeto, nos revelou as imagens dos primeiros migrantes nordestinos para São Paulo, reconhecemos corpos indígenas. Então, nosso desejo é nos compreender como uma resistência-parente, unida pela nossa ancestralidade, pela nossa territorialidade e pelos nossos sonhos.”

Sobre o Coletivo Estopô Balaio (@coletivoestopobalaio)

Surgiu em 2011 no bairro Jardim Romano, na Zona Leste de São Paulo, e consolidou sua atuação no espaço público, propondo novas relações com a cidade e novas experiências de praticar a vida urbana. O grupo é formado por artistas migrantes, em sua maioria vindos de estados do Nordeste, e trabalha com a perspectiva de arte em comunidade. O Coletivo encontrou no bairro um lugar de pertencimento e acolhimento e definiu seu endereço na rua Adobe, 47, onde instalou a Casa Balaio, que abriga diversos grupos, oficinas e espetáculos. Com repertório de espetáculos que acontecem nos vagões de trem e na rua, a exemplo de A cidade dos rios invisíveis, vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação em 2020, o coletivo frequentemente desenvolve trabalhos itinerantes, que utilizam a cidade como suporte de cenário e dramaturgia e com a perspectiva de biografar personagens reais e levá-los à cena.

Serviço:
RESET BRASIL
Com o Coletivo Estopô Balaio.
De 11 de março a 16 de abril, sábado e domingo, às 15h.
Ponto de encontro: Estação Brás da CPTM – Plataformas 6/7 da linha 12 – Safira da CPTM com destino à Calmon Viana (os espectadores devem chegar com 30 minutos de antecedência para retirada do equipamento sonoro utilizado na viagem).

240 minutos | 10 anos | Gratuito (os ingressos devem ser reservados no site coletivoestopobalaio.com.br.

Ficha técnica:

Direção – Ana Carolina Marinho. 
Dramaturgia – Juão Nyn. 
Direção de Movimento e Preparação Corporal – Rodrigo Silbat. 
Diretora Assistente – Maíra Azevedo. 
Direção Elenco Infantojuvenil – Carol Piñeiro. 
Direção Musical, Edição e Mixagem “Trem-Ato” – Rodrigo Caçapa. 
Direção de Arte – Mara Carvalho e Juão Nyn. 
Elenco – Dandara Azevedo, Dunstin Farias, Jaqueline Alves, Jefferson Silvério, Jéssica Marcele, Keli Andrade, Laís Farias e Silvana Farias. 
Elenco Infantojuvenil – Anny Beatriz, Anny Victoria, Eduarda França, Eduarda dos Santos, Gabriely Vitória, Gi Godoy, Julya Pereira, Kim Andrade, Lua Brites, Pedro Henrique, Ryan Peixoto e Suemy Dagmar. 
Percussionistas – Josué Bob e Thiago Babalotim. 
Flautista – Giovani Facchini.
Operação de Som – Jomo Faustino, Devão Sousa e Emerson Oliveira. 
Efeitos [Arte Laser] – Diogo Terra. 
Artistas Visuais [Artes Muros] – Felipe Urso, Morales, Ricardo Cadol, Ana Kia, Rote, Vini Meio, Ignoto, Auá Mendes e Ju Costa. 
Participações Especiais – Socorro, Márcia Gazza, Olga, Ângela Alves, Fernando Alves, Didão e Page Rubens. 
Cenotécnico – Enrique Casa. 
Figurinos – Mara Carvalho. 
Adereços – Aline Dayse. 
Costureira – Pamela Rosa. 
Artes Gráficas – Daniel Torres. 
Contrarregras – Lisa Ferreira, Rodrigo Vieira e Wesley Carrasco. 
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. 
Assessoria Jurídica – Paulo Rogerio Novaes e Aline Dias de Andrade. 
Secretaria – Lisa Ferreira. 
Mídias Sociais – Gabriel Carneiro. 
Fotografia e Câmera – Cassandra Mello. 
Produção e Direção de Produção – Wemerson Nunes [Wn Produções]. 
Realização – Coletivo Estopô Balaio e Cooperativa Paulista de Teatro.

Data Magna: Confira quais serviços municipais no Recife funcionam no feriado

 

Nesta segunda-feira (6), quando é comemorado o dia da Data Magna, em alusão à Revolução Pernambucana, de 1817, será feriado estadual. O movimento, inspirado por ideais iluministas e republicanos, uniu o povo pernambucano na luta por liberdade de pensamento, de credo, por direitos de cidadania e por uma imprensa livre contra o império português, culminando com a independência de Pernambuco e tornando o estado num país durante 75 dias. 

O feriado, instituído desde 2017, acarretará em mudanças no funcionamento de alguns serviços públicos oferecidos pela Prefeitura do Recife neste dia. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará a todo vapor ao redor da cidade para o aproveitamento da população recifense. Os centros de vacinação contra a covid-19 estarão abertos para atendimentos feitos por agendamento via Conecta Recife, dentre outros serviços.

Confira o que abre e fecha durante o feriado:

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado, retomando a normalidade na terça-feira (7).

SAÚDE - No feriado da Data Magna, as vacinas contra covid-19 continuarão sendo disponibilizadas nos centros de vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall. A aplicação do imunizante anti covid também vai acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 7h às 17h30. Os demais pontos de imunização, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na terça-feira (7).

É importante destacar que a aplicação da vacina bivalente contra covid-19 é realizada exclusivamente via agendamento pelo aplicativo ou site do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/). A imunização dos bebês de 6 meses a 2 anos, além da terceira dose das crianças de 5 a 11 anos, também é realizada apenas por marcação.

Os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; e no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; também estarão realizando os exames para detectar o novo coronavírus. O acesso aos exames se dará por demanda espontânea ou por agendamento através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectalps.recife.pe.gov.br/vamos-testar).

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriadão, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro). Também estarão funcionando, durante o feriadão, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na terça-feira (7). O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado de Data Magna. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

A Secretaria conta, ainda, com um disque orientação, o “Liga Mulher”, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - A rede Compaz e a rede de Bibliotecas Pela Paz estarão fechadas na próxima segunda-feira (6), devido ao feriado da Carta Magna. Ambas voltam ao seu funcionamento normal na terça-feira (7).

TURISMO E LAZER - A Ciclofaixa de Turismo e Lazer vem em dobro nos próximos dias. Por conta do feriado da Data Magna, o serviço estará à disposição da população nos dias 5 e 6 de março. Além do percurso para bicicletas, que corta a cidade passando por diversos atrativos turísticos, outra opção é aproveitar os parques que também estarão funcionando normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O Hospital Veterinário do Recife funcionará apenas para atendimentos de emergência, das 8h às 12h. A partir de terça-feira (7), o HVR retorna ao funcionamento normal, das 7h às 18h.

CULTURA - Em função das atividades culturais que são oferecidas durante os finais de semana, os equipamentos culturais ligados à Secretaria de Cultura e à Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) não vão abrir na segunda-feira (6).

PROCON RECIFE - Na próxima segunda-feira (6) não haverá atendimento presencial na sede do Procon Recife, localizada na Rua Porto Carreiro, 156, Boa Vista. O atendimento volta a ser realizado na terça-feira (7). O consumidor pode registrar denúncias no site procon.recife.pe.gov.br e pelo e-mail denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta segunda-feira (6), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na terça-feira (7), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

ESPORTES - As 26 unidades da Academia Recife estarão fechadas na segunda-feira (6). As atividades retornam à normalidade na terça (7). O mesmo esquema se aplica ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Nesta segunda-feira (6), as Agências de Emprego do Recife, Salas do Empreendedor e Escolas Profissionalizantes da cidade não irão funcionar. O expediente retorna na terça-feira (7), das 8h às 16h, no caso da Agências e Salas do Empreendedor, e das 7h30 às 21h30 nas Escolas Profissionalizantes.

Os recifenses podem encontrar os serviços da Agência em Casa Amarela, na Av. Norte, 5.600. Além deste espaço, pode-se encontrar os serviços da Agência em conjunto com da Sala do Empreendedor nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Ariano Suassuna, no Cordeiro; Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra; e na Sala do Empreendedor, na Prefeitura do Recife, no bairro do Recife, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

O Recife possui 17 escolas profissionalizantes distribuídas em diversos bairros da cidade. Nelas, os cidadãos encontram cursos profissionalizantes em diversas áreas de atuação, como culinária, estética, administração, idiomas, entre outros.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas não funcionarão na segunda-feira (6). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da CTTU fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na terça-feira (7), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MERCADOS E FEIRAS - Todas as feiras e os mercados públicos municipais funcionarão normalmente nesta segunda-feira (6), no horário das 6h às 18h.

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) não abre nesta segunda-feira (6), dia dedicado à manutenção do espaço. O local volta a funcionar de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira abre somente de quinta a domingo, das 9h às 16h.

Imprensa Recife

Manutenção da rede de esgoto em Casa Forte

 


Desde as 22h desta quinta-feira (2), a Compesa começou um serviço de manutenção em um trecho da rede de esgoto localizada na Avenida Dezessete de Agosto, próximo ao nº 698, no bairro de Casa Forte, zona norte do Recife. A ação deve ser finalizada até às 18h da sexta-feira (3).

A obra consiste na substituição de três metros de uma tubulação que está danificada no local, com profundidade de 1,70 metros. Por isso, um trecho de 20 metros da Avenida Dezessete de Agosto será interditado para o tráfego de veículos, sentido Apipucos.

A ação tem o objetivo de manter a correta operação do sistema de esgotamento sanitário na área e será executada pela BRK Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) dará apoio quanto ao desvio, que será realizado na própria via. Os motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao transitar pela região, com atenção à sinalização.

Imprensa Compesa

Tem dúvidas sobre o Bolsa Família? Confira perguntas e respostas sobre o programa


Maior programa de transferência de renda e combate à pobreza e à fome da história do Brasil, o Bolsa Família está de volta com novidades para ampliar a proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade. Confira abaixo um compilado de respostas às perguntas mais frequentes sobre o programa.

Todas as famílias beneficiárias receberão no mínimo R$ 600.  As famílias com crianças na faixa etária de até seis anos vão receber um adicional de R$ 150 por criança (Benefício Primeira Infância) a partir de março de 2023. Além disso, há um adicional de R$ 50 para cada integrante da família com idade entre 7 e 18 anos incompletos e para gestantes (Benefício Variável Familiar) que será pago a partir de junho de 2023.

Quem pode ingressar no programa? 

Para receber o Bolsa Família, a principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 (duzentos e dezoito reais) por pessoa. Isso significa que toda a renda gerada pelas pessoas da família, por mês, dividida pelo número de pessoas da família, deve ser de, no máximo, R$ 218.

Como se inscrever? 

A família elegível precisa estar inscrita Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com os dados corretos e atualizados, além de atender ao critério da renda de até R$ 218 por pessoa. A inscrição pode ser feita em um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município. Para encontrar o posto de atendimento mais próximo, saber as documentações necessárias ou para outras informações, acesse a página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e encontre a aba Serviços – Carta de Serviços.

O que fazer para continuar recebendo?

Os dados cadastrais devem estar sempre atualizados. Sempre que houver mudança de endereço, do telefone de contato e da composição da família, como o nascimento de uma criança, falecimento de alguém da família, casamento e adoção, as informações devem ser informadas ao setor responsável pelo cadastramento no município. Isso garante que o programa atenda plenamente as famílias.

 Existem outras condições necessárias para permanecer no programa?

As famílias devem cumprir alguns compromissos nas áreas de saúde e de educação, que são chamados de condicionalidades. O Bolsa Família prevê a exigência de frequência escolar para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos das famílias beneficiárias, o acompanhamento pré-natal para gestantes, o acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças até 6 anos e a manutenção do caderno de vacinação atualizado, com os imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Minha família recebe um benefício de valor maior no Auxílio Brasil. Como fica a minha situação?

Para os casos em que o valor pago no Bolsa Família for menor do que o benefício que a família recebia no Auxílio Brasil, será pago um valor compensatório extraordinário para que ninguém seja financeiramente prejudicada. Nenhuma família vai perder o benefício ou receber menos do que no programa anterior durante a transição entre os programas.

Se alguém da minha família conseguir emprego fixo e a renda familiar mensal subir? Minha família perde o direito ao Bolsa Família?

Com a Regra de Proteção, que será implementada a partir de junho de 2023, se a família melhorar de vida e a renda por pessoa subir para além do critério de entrada do programa (linha de pobreza) até o limite de meio salário-mínimo, o benefício não será imediatamente cortado. A família pode permanecer por até dois anos no programa, recebendo 50% do valor do benefício. 

Como consigo informações sobre meu benefício? 

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome oferece diversos canais de contato: 

» Central MDS 121 – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento eletrônico funciona todos os dias, 24 horas por dia.  

» No Fale Conosco do site www.mds.gov.br é possível encontrar link para registrar sua demanda pelo formulário eletrônico.

» Aplicativo Bolsa Família, onde o responsável familiar pode consultar informações sobre seu benefício, tais como valor, situação e a data de pagamento do seu benefício. 

Imprensa Planalto

Sambada de Coco do Guadalupe abre as comemorações dos 488 anos de Olinda

 

No próximo dia 12, Olinda comemora 488 anos e a programação cultural será aberta, neste sábado (4), com a Sambada de Coco do Guadalupe. O evento é uma tradição preservada há 26 anos pela comunidade e será celebrado na Rua João de Lima (Beco da Macaíba), no Guadalupe.

A programação, aberta ao público, está marcada para iniciar às 20h, com shows do DJ M.K, Coco Mulheres de Catemba, Afoxé Babá Orixalá FunFun, Coco de Umbigada, Tambor Falante e Caetana.

A Sambada de Coco do Guadalupe conta com o apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda (SepacTur) e é um trabalho de fortalecimento, valorização, difusão e preservação do ritmo. O evento conquistou espaço e encontrou na resistência uma forma de libertação dos preconceitos sociais e discriminação racial. Busca promover sentimento de pertencimento e identidade negra.

Imprensa Olinda PE

Furto de energia elétrica em choperia no bairro de Afogados

 

A Neoenergia Pernambuco identificou um furto de energia no bar e restaurante, Léo Chopp, em Afogados. O comércio estava ligado diretamente na rede de distribuição da concessionária consumindo energia sem passar pelo medidor. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações estabelecidas pela legislação do setor elétrico. A ação foi fruto das análises realizadas pela área de inteligência da empresa, que apontaram indícios de fraude na medição de energia elétrica do imóvel. O volume de energia desviado foi de 38.733 KWh, quantidade que seria suficiente para abastecer 130 residências por 30 dias

“Nossa área de inteligência analisou o consumo do comércio e identificou que não tinha um consumo proporcional. Realizamos uma vistoria e encontramos o furto. Esse é o tipo de atitude que impacta diretamente na qualidade do fornecimento de energia e na segurança das pessoas, tanto dos clientes como dos que estão passando próximo ao local”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Ícaro Bezerra.

A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.

DENÚNCIA - Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia Pernambuco através dos nossos canais de atendimento e fazer a denúncia. Não precisa se identificar. Além de crime, essas ações colocam em risco a segurança de toda a localidade e prejudicam consideravelmente a qualidade, a continuidade e confiabilidade da rede de distribuição de energia elétrica.

CANAIS DE ATENDIMENTO

- 116

- WhatsApp: (81) 3217-6990

Imprensa Neoenergia PE

Caruaru está prestes a entregar nova Avenida Brasil

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), está cada vez mais próxima de entregar à população, a pavimentação asfáltica e drenagem da nova Avenida Brasil, no Bairro Universitário. Com 90% já executada, a obra está próxima de ser concluída, atendendo a reivindicação antiga por parte de transeuntes do local, que aguardavam por um investimento do tipo, havia já vários anos.

“Já fizemos a requalificação por completa da via referente ao trecho de 1,6 km restando atualmente apenas 400m para ser executado. Todo ele está sendo restaurado em relação à pavimentação e drenagem. A previsão de finalização da obra se encontra dentro do cronograma estabelecido pela Siurb, a depender é claro, do volume de chuva registrado no local”, comentou o engenheiro-fiscal da obra, Adiclênio Domingos.

Com o objetivo de minimizar os transtornos de quem utiliza a via, a obra foi dividida em três etapas, sendo duas delas já finalizadas. “Atualmente se encontram em execução os serviços de base e de sub-base da pavimentação no trecho da avenida entre as ruas Cícero Pereira e Amsterdam. O tráfego será liberado na sequência, com posterior lançamento da pavimentação asfáltica”, complementou Adiclênio.

“A atenção do prefeito Rodrigo Pinheiro em relação à Avenida Brasil continua mais do que redobrada e a população caruaruense pode ficar tranquila, que o seu governo, propiciará uma nova realidade nesse e em todos os locais que estamos atuando”, destacou o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras de Caruaru, Andrews Melo.

Imprensa Caruaru PE

Recife alerta sobre a importância do Teste da Orelhinha no Dia Mundial da Audição

 

Um teste rápido, indolor, sem contraindicação e que pode verificar a presença de anormalidades na audição dos recém-nascidos. A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como Teste da Orelhinha, é o procedimento recomendado para detectar, precocemente, a impossibilidade ou dificuldade de ouvir. No Dia Mundial da Audição, lembrado nesta sexta (3), a Prefeitura do Recife reforça a importância de realizar o teste, que idealmente deve ser feito 48 horas após o nascimento ou até o primeiro mês de vida.

O teste, que dura em torno de cinco a 15 minutos, foi realizado em 9.874 recém-nascidos ao longo de 2022 pela Secretaria de Saúde do Recife. As quatro maternidades que compõem a Rede Municipal - Barros Lima, em Casa Amarela, Bandeira Filho, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital da Mulher, no Curado - realizam o teste a fim de prevenir e diagnosticar precocemente doenças auditivas ou surdez, seja adquirida ou congênita.

“Esse processo de triagem neonatal na criança no primeiro mês de vida é o primeiro passo de um processo de atenção à sua saúde auditiva. O exame é fundamental para que o diagnóstico da criança seja concluído de forma ágil e o tratamento iniciado rapidamente, minimizando os demais prováveis problemas decorrentes”, detalha a coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife, Nádia Narcisa Garcia Sousa.

Durante o Teste da Orelhinha, uma sonda é introduzida no ouvido do bebê, emitindo um som, semelhante a um “clique”, captando seu retorno sonoro e vibração. Caso a triagem levante suspeita de alguma anormalidade, o bebê é encaminhado para uma avaliação otológica e audiológica, através do Sistema de Regulação, na Rede Municipal de Saúde.

DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO - Comemorado em 3 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da audição e de promover ações a fim de prevenir a perda auditiva e a melhoria dos cuidados auditivos.

Imprensa Recife

TRE-RJ recebe o Corregedor-geral da Justiça Eleitoral para um debate sobre a participação política de grupos minorizados

Com a participação do Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) promove, no dia 3 de março, das 9h às 14h, o seminário “Eleições, democracia e grupos minorizados”. Interessadas e interessados podem inscrever-se até o dia 2 de março, véspera do evento.

Além do ministro Benedito Gonçalves, participarão do evento o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, a primeira mulher trans eleita deputada estadual no Rio de Janeiro Danieli Balbi, o professor-doutor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e babalaô Ivanir dos Santos, a procuradora da Fazenda Nacional Cláudia Trindade, a deputada estadual no Rio Tia Ju, o ex-ministro da Igualdade Racial e vereador no Rio Edson Santos, a magistrada eleitoral do estado de Morelos, no México, Ixel Mendoza Aragón, e a secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria.

Voltado para membros da magistratura e do Ministério Público Eleitoral, além de servidoras e servidores, advogadas e advogados e membros da comunidade acadêmica, o seminário busca promover o debate sobre a participação política ampla e plural dos diversos segmentos brasileiros após a redemocratização e a promulgação da Constituição da República de 88.

Serviço:

Seminário “Eleições, democracia e grupos minorizados” 

Dia: 03/03/2023

Horário: a partir das 9h

Local: Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 198, sobreloja, Centro

Compesa reaproveita a água em Fernando de Noronha

Preservar mananciais, reduzir perdas e aumentar ganhos. São esses os resultados que a Compesa espera obter com o recente investimento feito no sistema de tratamento de água em Fernando de Noronha. A Companhia começou a operar na ilha uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETEF) capaz de reaproveitar cerca de 90 mil litros de água por mês que, antes, seriam descartados. O projeto, orçado em R$ 440 mil, foi desenvolvido e implantado pelo quadro técnico da Compesa e representa uma economia de recursos para a empresa e um benefício ambiental para os 7,5 mil habitantes da ilha.

A ETEF opera dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Boldró, que faz a captação de água doce no açude Xaréu, responsável por boa parte do atendimento aos moradores. Para que esteja própria para o consumo, essa água passa por diversos processos, sendo um deles a filtragem. É nessa etapa que a ETEF atua. Essa estação consegue recuperar mais da metade da água que é usada na filtragem e devolvê-la novamente para o sistema, podendo ser reaproveitada.

O engenheiro civil Artur Santos, gerente da Unidade de Negócios de Fernando de Noronha, explica que a ETEF recupera os efluentes gerados nas etapas de lavagem dos filtros sem causar danos ao meio ambiente ou gerar resíduos impróprios. “Usamos polímeros para quebrar as partículas e clarificar a água usada nesse processo. A parte sólida vira um lodo e a líquida volta para o sistema, diminuindo as perdas”, detalha o especialista. “Esse processo de reaproveitamento de praticamente 100% da água de lavagem dos filtros permite reduzir os custos operacionais e as perdas de água no processo da ETA Boldró, sendo um exemplo de prática sustentável de gestão dos recursos hídricos”, complementa.

Já a parte sólida fruto da ETEF constitui o lodo, que é acumulado em bolsas de decantação por um período que vai de seis meses a um ano. Após esse tempo, ele já estará em estado sólido e poderá ser aplicado em diversas soluções sustentáveis. “O beneficiamento e o direcionamento adequado dos resíduos de ETAs representam um assunto de interesse da Compesa, que já desenvolve diversas parcerias e acordos junto a instituições de ensino e pesquisas que visam melhores destinações e aplicações para esses materiais”, adiantou o gerente.

Compromisso ambiental – O retorno da água de lavagem dos filtros oferece diversas vantagens para o meio ambiente, a população e a empresa. Com o uso dessa tecnologia, o volume de água que é captado no açude pode ser reduzido, bem como a quantidade de efluentes no manancial. “Essa prática deve ser considerada parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional da água. A redução da produção de lodo, o aumento de sua concentração, a reutilização da água da lavagem dos filtros, a não contaminação dos cursos d’água e a destinação adequada do lodo são alguns dos benefícios alcançados com o tratamento desse resíduo que cooperam com a preservação do meio ambiente”, finaliza.

Imprensa Compesa

Governo de Pernambuco convoca professores aprovados em concurso


A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (02), a convocação dos professores aprovados no concurso para rede estadual de ensino. O cronograma engloba o certame de professor efetivo da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). A nomeação dos profissionais vai acontecer até o dia 22 de maio, com posse marcada para até 21 de junho. O início do exercício desses profissionais deve ocorrer até o dia 20 de julho.

“Os novos professores e professoras serão nomeados até o dia 22 de maio e já estarão trabalhando em julho, preparando as aulas para quando os estudantes retornarem das férias no segundo semestre. Reforçamos o nosso compromisso por uma educação de qualidade e o nosso esforço em ajudar a construir os sonhos de estudantes, mães e pais do nosso Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Um censo dos profissionais de educação será realizado para detectar quantos professores serão necessários em cada unidade de ensino. Após esse levantamento, será definida qual a quantidade de profissionais a serem convocados.

“Estamos apresentando esse cronograma agora porque, como já foi divulgado anteriormente, houve alguns problemas com a banca avaliadora do certame, o Cebraspe, e, somente no último dia 15 de fevereiro, recebemos a lista oficial de aprovados. Até o dia 22 de maio, convocaremos os professores para que assumam suas funções na rede estadual de Pernambuco”, registrou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.

Os convocados receberão uma comunicação oficial do órgão com as datas para apresentação e a documentação necessária. Os concursos tiveram o intuito de dar continuidade à reposição da força de trabalho da Rede Estadual de Ensino.

Cronograma
Nomeação dos Professores: até 22 de maio
Posse: até 21 de junho
Início do Exercício: até 20 de julho


Imprensa PE