quinta-feira, 20 de maio de 2021

Funase inicia levantamento de interesses de socioeducandos em cursos profissionalizantes

 

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), começou a fazer um levantamento de interesses dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de internação e de semiliberdade em Pernambuco sobre educação profissional. A ideia é conhecer áreas e cursos prioritários e, assim, viabilizar a oferta de vagas de modo mais assertivo, além de medir o efeito das ações realizadas em períodos anteriores. A pesquisa é feita anualmente para manter atualizado esse banco de informações, considerando a rotatividade do público que passa pela instituição.

Durante apresentações nas unidades da Funase, os socioeducandos são apresentados a áreas como informática, eletrônica, mecânica, construção, marcenaria, barbearia, jardinagem, moda e beleza, alimentação e artesanato. Depois de terem conhecimento de possibilidades de trabalho e de empreendedorismo em cada setor, além de aspectos relativos aos cursos, como carga horária e requisitos mínimos, os adolescentes e jovens são consultados sobre as áreas em que mais desejam se qualificar, o que é registrado em fichas de pesquisa. Esse trabalho é conduzido pela equipe do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase.

Até o momento, o levantamento já ocorreu em unidades de internação localizadas no Recife, no Cabo de Santo Agostinho, em Jaboatão dos Guararapes, em Timbaúba, em Garanhuns e em Arcoverde. Em junho, a pesquisa deve ser estendida a adolescentes e jovens em semiliberdade durante a realização de cursos no Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, equipamento exclusivamente voltado à educação profissional do público do sistema socioeducativo. A expectativa é de que, em todo o levantamento, sejam ouvidos cerca de 700 socioeducandos.

O coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, explica que, embora indique interesses, o levantamento não condiciona a oferta de cursos apenas aos temas escolhidos. “O levantamento também busca medir o efeito das ações já realizadas. Temos exemplos na área de alimentação, que normalmente não é muito escolhida, mas, quando ofertada, sempre gera uma participação muito efetiva dos alunos, com praticamente nenhuma desistência. Então, buscamos experimentar temas diferentes dos que eles escolheram e produzir vivências que nem sempre eles esperavam ter”, afirma.

lmprensa Funase

Morena Rosa será inaugurada hoje no Rio Mar

 



As empresárias Singrid Andry e Luciane Almeida inauguram, nessa quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, das 17h às 20h, a loja Clube Morena Rosa, no Shopping RioMar, na zona Sul do Recife.

Um pequeno grupo de convidados prestigia a inauguração da nova loja, com horário agendado, para evitar aglomerações, e seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid.

A franquia Clube Morena Rosa reúne as marcas Maria.Valentina, Zinco, Lebôh e Iódice e, claro, Morena Rosa, em um lugar único. Grifes com personalidades distintas e que, juntas, oferecem versatilidade de estilos para as clientes.

Em expansão pelo Brasil, a rede conta com 70 franquias e oferece um mix de produtos completo que conta com roupas casuais, para a noite, sapatos, moda praia, fitness e underwear. O projeto visual do espaço acompanha o requinte e a sofisticação das outras lojas da rede, como a que está localizada na Oscar Freire, e que ocupa 654m² na famosa rua paulistana.

“A loja Clube Morena Rosa Oscar Freire tem nosso mix de produtos em um dos melhores endereços comerciais de moda do Brasil. A ideia é ter em um único espaço, marcas com identidades próprias e que se complementam, permitindo uma experiência de compra completa às consumidoras”, conta Lucas Franzato, CEO do Grupo Morena Rosa.

Entre as marcas, a Morena Rosa veste uma mulher protagonista. A grife, que é uma das mais famosas e amadas do país, ainda conta com linhas de sapatos, beachwear e moda fitness. O lado sofisticado e prático da mulher contemporânea aparece na Maria.Valentina, enquanto a Zinco dialoga com o público jovem e que aproveita o melhor da vida. A Lebôh, por sua vez, traz um design urbano, revelando a personalidade original de cada consumidora. E a Iódice apresenta uma moda atual e também peças atemporais, que vestem uma mulher confiante e sensual.