segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Ação educativa contra a hanseníase

Diversas ações acontecem, a partir desta segunda-feira (20), em várias unidades de saúde da Prefeitura do Recife para chamar atenção das pessoas e profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da hanseníase. As atividades estão dentro da programação do Janeiro Roxo e são em alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase, celebrado no último domingo deste mês, que será dia 26. O objetivo da campanha é alertar para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Ao longo da semana, as unidades de saúde farão avaliação dermatoneurológica (testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora etc) dos pacientes identificados com manchas suspeitas, durante a busca ativa que os profissionais realizaram nas comunidades, nos últimos dias. As pessoas que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para tratamento e acompanhamento.

No dia 28, na Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Maracanã, em Dois Unidos, haverá a ação Dia do Espelho, em que a população é convidada a fazer o autoexame diante de um espelho. Nos últimos dias, os profissionais também participaram de discussões sobre hanseníase nas unidades de saúde onde as ações irão acontecer, para sensibilizá-los sobre a importância da busca ativa para o sucesso do tratamento da doença.

Além das atividades nas unidades de saúde, acontecerá, na próxima sexta-feira (24), no Centro do Recife, a 1ª Caminhada Municipal em Alusão ao Dia Mundial Contra a Hanseníase. A saída está marcada para as 9h, da Praça da República, com destino ao Marco Zero, no Bairro do Recife, com a presença de uma frevioca, animando os participantes ao longo do percurso.

HANSENÍASE – A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Ieprae, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença, que é feito com antibióticos e tem duração de seis a 12 meses. Poucos dias após o início do tratamento, o usuário deixa de transmitir a doença.

Em novembro, a Secretaria de Saúde do Recife lançou a Linha de Cuidado em Hanseníase - um guia prático para orientar e uniformizar a atuação de profissionais de saúde envolvidos no diagnóstico e no cuidado aos pacientes com a doença. O documento busca compartilhar com todos os profissionais o fluxo dos atendimentos dentro das unidades de saúde.

Na ocasião, também foram distribuídas para as unidades de saúde maletas com kits de Avaliação da Função Neurológica Simplificada e do Grau de Incapacidade Física (GIF). Cada maleta é composta por materiais como lupa e lanterna para avaliação clínica, tubos de ensaio para teste de sensibilidade térmica, lamparina para aquecimento do tubo de ensaio, além de canetas coloridas para preenchimento da avaliação sensitiva no Formulário de Avaliação Neurológica Simplificada. Os kits também contam com Tabelas de Snellen que auxiliam na avaliação da acuidade visual.

REFERÊNCIA - Todas as unidades de Saúde da Família realizam tratamento da doença. Na Policlínica Lessa de Andrade, funciona o serviço de sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que necessitam de calçados especiais. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o paciente seja encaminhado pela unidade básica, através do médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, que informa todas as especificidades do item a ser confeccionado. A sapataria produz palmilha de descompressão, sandálias, dorso flexor, splinter, entre outros.

SANAR RECIFE - Para atender as doenças transmissíveis consideradas negligenciadas (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que conta com ações como assessoramento de unidades de saúde; acompanhamento, tratamento e investigação dos casos; fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.


Imprensa Recife

CTTU implanta nova área de trânsito calmo na Avenida Alfredo Lisboa

Com o objetivo de preservar a integridade dos pedestres que circulam pelo Bairro do Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará três novas áreas de trânsito calmo na Avenida Alfredo Lisboa. A intervenção fará uso de urbanismo tático no trecho compreendido entre o Museu do Céu Aberto e a Travessa Tiradentes. Na mesma avenida, serão regulamentadas mais 120 vagas de Zona Azul com cinco horas de permanência, no trecho entre o Ministério da Fazenda e a Área Militar. Toda intervenção terá início na quarta-feira (22).

A intervenção na Alfredo Lisboa dá continuidade ao projeto de Urbanismo Tático que a Prefeitura do Recife vem trabalhando desde 2019, que prevê criação de áreas de refúgio para facilitar a passagem dos pedestres, além de outras ações para promover segurança viária de todos os atores no trânsito. O projeto que será implantado nesta semana ampliará a área de espera dos usuários das faixas de pedestre, o que deixará a travessia mais segura para quem circula a pé, especialmente para quem tem a mobilidade reduzida.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que o Bairro do Recife tem recebido diversas ações do órgão ao longo dos anos e tem sido, inclusive, um espaço educativo para boa convivência de motoristas e pedestres. “Aqui no Bairro do Recife já temos estacionamentos rotativos, Zona 30, fiscalização eletrônica, ruas pedestrianizadas e, agora, intervenções de urbanismo tático para dar ainda mais vez ao pedestre. É uma boa experiência porque é um lugar central e um dos mais movimentados da cidade e serve também para educar ainda mais o condutor sobre o respeito à mobilidade e à segurança viária dos que andam a pé”, destaca. Desde 2019, já foram implantados mais 60 refúgios para pedestres, o que compreende uma área de 2.267 m² destinado a esse público nas vias do Recife. Áreas como Santo Amaro, Largo da Paz, Ilha do Leite e Boa Vista já receberam intervenções como essa.

Além do projeto de redesenho urbano, a via passará a contar com mais 120 vagas de Zona Azul. A Avenida Alfredo Lisboa já era uma área beneficiada por 45 estacionamentos rotativos desde o trecho após a Ponte Giratória. Para garantir a rotatividade das novas vagas de estacionamento, a CTTU irá regulamentar a implantação de Zona Azul com sinalização horizontal e vertical de toda a área envolvida. As vagas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com duração de cinco horas e podem ser ativadas pelo aplicativo “Zona Azul Digital Recife”, disponível nas plataformas Android e IOS para download gratuito, ou em pontos de venda existentes na área - já credenciados pela empresa responsável pelo gerenciamento do serviço, a Serttel.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de 4.400 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, Boa Viagem, Derby e Ilha do Leite. A ativação das vagas pode ser realizada por meio do aplicativo Zona Azul Digital Recife, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização regulamentada nos locais, custando R$ 3, invariavelmente. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação; e o veículo está passível de remoção ao depósito.


Imprensa Recife

Mobiilização por melhorias no Transporte Coletivo

A Frente de Luta pelo Transporte Público realizou nesta segunda-feira, pela manhã, um ato em defesa de melhorias no sistema.

O ato saiu dos Correios, na Avenida Guararapes, e finalizou na Praça do Diário. Apesar do recuo do Governador Paulo Câmara e da decisão de não aumentar as passagens de ônibus, até agora nenhum plano de investimentos e melhorias no sistema de transporte foi anunciado.

A Frente de Luta reivindica a implementação imediata da tarifa única, com o fim do anel B, da integração temporal e a suspensão das demissões dos cobradores, promessas do Governador. Inclusive, na próxima reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitana, estas propostas serão apresentadas ao órgão. 

A manifestação pacífica desta manhã é a primeira de uma jornada de lutas que deverá contar com atos nos Terminais e em toda região metropolitana, sobretudo nos bairros que mais sofrem com a precariedade do transporte.

A Frente demonstra muita preocupação com o fim do BRT, a indefinição quanto à licitação e o controle da bilhetagem eletrônica nas mãos da URBANA, e impetrará ações judiciais contra o Grande RECIFE e o sindicato patronal. 

“Nos últimos anos, o reajuste das passagens foi acima da inflação, ou seja, quando o governador anuncia que não terá aumento não faz mais do que a sua obrigação. Infelizmente, não vimos melhoria alguma, apesar de pagarmos por estes serviços. Todos os dias temos ônibus quebrados, ar condicionado sem pegar, assaltos, desrespeito ao quadro de horários e até agora não temos notícia de qualquer plano de investimentos por parte do governo. Vamos fazer mais atos descentralizados para conscientizar a população e cobrar do Governador”, afirma o advogado Pedro Josephi, coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco.

Últimos dias para inscrição na seleção do curso Técnico em Agronegócio

As inscrições para processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio do Senar Pernambuco terminam na próxima quarta-feira (22). O cadastro, gratuito, deve ser feito até às 18h (horário de Brasília), no site http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20201/

O edital prevê a liberação de 45 vagas para o Estado de Pernambuco, sendo 20 para o polo de Recife e 25 para o polo de Petrolina. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar seu histórico escolar do ensino médio e indicar em qual polo de ensino deseja participar das aulas presenciais.

É importante ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF e NÃO PERMITE ALTERAÇÕES APÓS O ENVIO DOS DADOS.

A relação dos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 29 de janeiro de 2020, data em que serão divulgados também os critérios da segunda etapa do processo classificatório, no site http://senar-pe.com.br/ .

De 3 a 19 de fevereiro, os aprovados farão as entrevistas, que correspondem a segunda e última fase do processo, nos polos escolhidos no ato da inscrição.

Semipresencial - A formação técnica é gratuita com 80% de suas aulas realizadas na modalidade a distância e 20% nos respectivos polos de ensino.

Ao final do curso, que tem duração de dois anos, o técnico estará apto para a execução de procedimentos de gestão do agronegócio, que planeja e auxilia na organização e controle das atividades do setor.

A atuação deste profissional não se limita aos processos internos de uma propriedade, podendo trabalhar em um amplo setor de empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Serviço:
Processo seletivo curso Técnico em Agronegócio
Data: Até 22 de janeiro
Link para acessar o edital e efetivar a inscrição: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo-20201/
Informações e dúvidas: 81 3312.8966

Imprensa Senar PE

Ingressos à venda para o 56º Baile Municipal

Em épocas de crise enquanto o mercado das prévias vem arrefecendo ano a ano, o Baile Municipal do Recife celebra seu 56º Carnaval e promete lotar o Classic Hall de cores, fantasias, frevo e samba no próximo dia 15 de fevereiro. Iniciativa da Prefeitura do Recife, a festa, que preserva a tradição da folia nos clubes, é uma das mais antigas e concorridas prévias da cidade e os ingressos já estão à venda on line e em pontos de venda físicos (vide serviço). O valor dos ingressos é o mesmo do ano passado: R$ 50,00 (pista) e R$ 600,00 (mesa para quatro pessoas), confirmando o Baile Municipal como a programação mais competitiva entre as tradicionais prévias na cidade.

O Baile Municipal também chega junto da população, artistas e foliões ao se consagrar como o evento que contempla o maior número de atrações em apenas uma noite. Ao se somarem as atrações de palco e de chão com o receptivo da entrada, a festa reúne em torno de 200 artistas entre cantores, musicistas e brincantes. O baile também beneficia instituições com reconhecidos trabalhos de prestação de assistência social em prol da comunidade. Desde 2013, a renda do baile, cuja venda de ingressos é beneficente, reverteu cerca de R$ 3,65 Milhões para 45 instituições. As entidades beneficiadas deste ano ainda serão anunciadas.

Esta edição do Baile terá como cicerones o maestro Edson Rodrigues e o Bloco das Flores, que serão os homenageados do Carnaval 2020. A abertura da noite ficará por conta de Rodrigues, que levará ao palco convidados como Gustavo Travassos e Coral Edgar Moraes. Após o tradicional e amado frevo, o samba invade os salões com a apresentação de Gerlane Lops e sua orquestra de Bambas e a apoteose da noite fica por conta de Maestro Spok, que receberá como convidados verdadeiros baluartes do frevo como Nena Queiroga, Almir Rouche e André Rio. Elba Ramalho e Fafá de Belém, as divas paraibana e paraense mais do que amadas na folia recifense serão as grandes estrelas da noite.

Close e brilho também estão garantidos no desfile dos vencedores do Concurso de Fantasias, que abrirá a festa no Classic Hall, onde os monarcas da folia 2020, o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife, são presença confirmada. O Baile Municipal é beneficente e terá toda renda arrecada com a venda dos ingressos revertida para instituições de assistência social.

Serviço

56º Baile Municipal do Recife

Data: 15 de fevereiro

Local: Classic Hall, na Avenida Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho

Ingressos: R$ 50,00 (pista) e R$ 600,00 (mesa para quatro pessoas)

Pontos de venda:


Pontos de venda físicos – Classic Hall, quiosques do Ticket Folia dos Shoppings RioMar, Recife, Tacaruna, Plaza, Boa Vista e Guararapes e quiosques do PE no Carnaval nos shoppings Recife e Rio Mar


Imprensa Recife

Polo Galo reúne amantes da folia no Sábado de Zé Pereira

Quem ama o Galo da Madrugada e quer cair na folia com muito conforto, frevo e animação, já pode ficar tranquilo, o bloco liberou disponibilizou mais um lote de ingressos do seu camarote Polo Galo, que se consagrou como um dos melhores do desfile, por ter uma das vistas mais privilegiadas do evento, que ocorre no sábado de Zé Pereira (22). Regado com Open Bar Premium, a programação do Polo Galo tem início às 09h e conta com DJ convidado, serviços de Open Food, Espaço Beauty e Customização, para aqueles que querem carnavalizar com muito estilo.

Localizado no corredor principal do desfile, em frente à praça Sérgio Loreto, a poucos metros da Sede do Galo, o camarote Polo do Galo se concentra na área mais disputada do circuito, onde acontece a interação entre o público e o artistas nos trios elétricos. 

O grupo La Cuisine Bistrô assina todo o buffet do camarote que faz parte do selo Galo da Madrugada. Os ingressos do Polo Galo custam R$ 350 e estão disponíveis online, através do site Sympla e também na Sede do Galo. Os valores podem ser parcelados em até 12x no cartão de crédito.

CAMAROTE POLO GALO:

Open Bar Premium (Refrigerante, Cerveja, Vodka, Gin, Whisky, Água) 
Open Food (La Cuisine Bistrô)
Espaço Beauty
Customização
DJ Convidado 
Melhor Estrutura

SERVIÇO:
CAMAROTE POLO GALO REÚNE AMANTES DA FOLIA NO SÁBADO DE ZÉ PEREIRA
No Sábado (22), a partir das 09h, Em frente à praça Sérgio Loreto – Recife.
INGRESSOS: R$ 350 (segundo lote) disponíveis no site Sympla e Sede do Galo
Informações: (81) 3224-2899 | www.galodamadrugada.org.br

Agricultores pernambucanos começam a receber o Garantia-Safra

O Governo Federal anunciou o início dos pagamentos do Garantia-Safra aos agricultores que tiveram perdas de 50% ou mais de suas lavouras na safra 2018-2019. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União da última quinta-feira (16), a relação dos municípios que tiveram o processo de verificação de perdas concluído. Em Pernambuco, até o momento, foram contemplados 13.811 agricultores e agricultoras de 24 municípios do Agreste e do Sertão. Entraram em folha, também, diversos agricultores que possuíam pendência documental da safra 2017-2018, recebendo integralmente o valor do benefício pendente.

O Programa Garantia-Safra injetará, ao longo dos próximos cinco meses, um montante de R$ 21,1 milhões na economia dos municípios que já tiveram a perda comprovada, sendo R$ 4,7 milhões apenas em janeiro. Desse total, R$ 20,5 milhões são referentes à edição 2018-2019 do programa e R$ 625 mil ao pagamento residual de edições anteriores, segundo informou a coordenação estadual do programa. Nesta edição do Garantia-Safra, que contou com um investimento de R$ 11,2 milhões do Governo de Pernambuco, estão inscritos 110.376 agricultores em 47 municípios do Agreste e 53 municípios do Sertão do Estado. Os municípios ainda não contemplados estão na dependência de dados do IBGE para passarem pelo processo de verificação de perdas, o que deve ocorrer nos próximos meses.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a coordenação estadual do Garantia-Safra está acompanhando de perto o processo de verificação de perdas realizado pelo Mapa. “Da mesma forma que acompanhamos todo o processo da Safra 2017-2018, vamos acompanhar essa edição 2018-2019. Caso a gente identifique alguma inconsistência na verificação de perdas, nós vamos interceder junto ao Ministério”, destacou.

Para participar do Garantia-Safra, é preciso ser agricultor familiar, ter renda de até um salário mínimo e meio e plantar de 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O fundo do Garantia-Safra é composto pela contribuição paga pelos agricultores (R$ 17), município (R$ 51 por agricultor inscrito), Estado (R$ 102 por agricultor) e União (R$ 340 por agricultor).

Imprensa Agricultura PE


Municípios contemplados
Alagoinha
Gravatá
Salgueiro
Arcoverde
Iati
Sanharó
Betânia
Ibimirim
Santa Cruz do Capibaribe
Brejo da Madre de Deus
Itacuruba
Santa Maria da Boa Vista
Cabrobó
Jatobá
Santa Maria do Cambucá
Casinhas
Lagoa Grande
Surubim
Custódia
Pesqueira
Taquaritinga do Norte
Floresta
Petrolina
Verdejante