domingo, 17 de dezembro de 2023

Geraldo Maia no Frege

 


Sabe aqueles bregas antigos, autênticos, que você sempre adorou ouvir, aqueles que arrebatam nossos corações latinos? Pois é o que Geraldo Maia vai cantar. Acompanhado por um super power-trio, e com sua interpretação personalíssima, a noite será dançante e promete. Odair José, Reginaldo Rossi, Márcio Greyck, Evaldo Braga, Fernando Mendes, Gilliard, estão entre os clássicos que Geraldo pinçou para esta noite especial. Você não vai perder, né? É sexta-feira, dia 22, no Frege.

Informações: @fregerecife e (81) 994074431

Prefeitura do Recife inicia requalificação de quiosques da orla de Brasília Teimosa

 

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta sexta-feira (15), a terceira etapa do Projeto Orla Parque, com a requalificação dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa, no bairro de Brasília Teimosa, e a reforma da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. O projeto, lançado pelo prefeito João Campos em setembro, tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. Nesta fase, a gestão municipal está investindo R$ 2,4 milhões.

"Os novos quiosques de Brasília Teimosa vão ser feitos no mesmo padrão dos que a gente viu na Orla de Boa Viagem. E ainda tem uma diferença: esses aqui são maiores, pois funcionam também com uma cozinha e uma espécie de bar. E faremos o tão esperado espaço para as Sereias Teimosas, um grupo de dança para idosas, que reinvindica esse espaço já há muito tempo. Três quiosques já estão em obra, e, até o final do mês, começaremos mais dois. No início do ano que vem, iniciaremos as entregas, fazendo com que a orla do recife se consolide como a melhor do Nordeste Brasileiro", destacou o prefeito João Campos.

As obras, coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife, serão divididas em duas etapas e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2024. Os novos equipamentos terão a mesma especificação dos quiosques de Boa Viagem e Pina, entregues em março deste ano.

Cada um terá tamanho padrão de 39,8m² de área coberta, sendo 16m² de área interna – maiores que as estruturas anteriores. A ideia do projeto foi realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida – mantendo aspectos de segurança, durabilidade, funcionalidade e acessibilidade.

“Os quiosques terão as estruturas feitas através do sistema de lajes de concreto de alto desempenho, que garante a segurança e a durabilidade aos equipamentos e também facilita a manutenção. Outra mudança diz respeito à acessibilidade, uma vez que todos eles contarão com balcão acessível para atendimento de cadeirantes”, destaca Cinthia Mello, chefe do Gabinete de Projetos Especiais.

Além disso, os equipamentos terão forte identidade recifense, com a preservação da herança arquitetônica, da memória urbana e da cultura popular da cidade. A exemplo do painel de azulejaria de tradição portuguesa, largamente utilizado na arquitetura moderna brasileira e pernambucana, que foi incorporado ao projeto com um redesenho das antigas velas e ondas das calçadas da Avenida Boa Viagem, se transformando num momento de resgate da memória urbana do Recife.

Nesta etapa, também será requalificada a sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas, fundada em 2009 por cirandeiras, moradoras do bairro. O local tem como objetivo resgatar e fortalecer a identidade cultural local, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento do turismo na localidade.

PROJETO ORLA PARQUE - O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão, transformando-a num grande parque linear. O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A primeira etapa do Projeto Orla Parque foi concluída em março deste ano, quando foram entregues os últimos dos 60 quiosques de Boa Viagem completamente reformados. Já a segunda etapa está em andamento e prevê a reforma dos dez sanitários já existentes e construção de outros 11, duplicando a quantidade de equipamentos disponíveis para uso da população ao longo de toda a extensão da orla. Dois banheiros já foram entregues em outubro.

Imprensa Recife

Não passou no Enem? Comece já a se preparar gratuitamente para 2024

 

Nesse mês de novembro, aconteceu a prova mais aguardada pelos estudantes, o Enem, que é uma das principais ‘portas de entrada’ para ingressar em universidades. A prova de exatas do Enem 2023 gerou debate entre os participantes, que consideraram que havia questões de nível muito difícil. Agora, os estudantes aguardam o resultado oficial, que sairá em janeiro.

Pensando em auxiliar na preparação de quem terá que fazer o Enem novamente, a Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online, com foco no conteúdo complementar para o Ensino Médio, Enem e vestibulares - oferece cursos gratuitos para explicar os conceitos básicos das disciplinas de Exatas - Matemática, Física e Química.

Os conteúdos são disponibilizados na própria plataforma e qualquer aluno pode acessar os conteúdos, com custo zero, após realizar um breve cadastro. As aulas são ministradas pelos professores Daniel Ferretto (Matemática), André Coelho (Física), e Michel Arthaud (Química), onde os docentes explicam os conceitos de suas respectivas matérias, para que os estudantes possam compreender e avançar na revisão para a prova do próximo ano.

Com mais de 20 horas de aulas, a seção gratuita da plataforma oferece aos estudantes uma extensa carga horária de conteúdo educacional, além de centenas de exercícios para que os alunos coloquem em prática o que foi aprendido. Complementando esse conjunto de recursos, o canal também oferece materiais gráficos de alta qualidade, que auxiliam na visualização e compreensão dos conceitos abordados nas disciplinas.

“É um conteúdo 100% gratuito e rico em informações e que vão acrescentar à vida acadêmica e à preparação dos candidatos. Diversos alunos concluíram o Ensino Médio de forma remota, e isso pode ter impactado em seu desempenho - seja por acesso limitado à internet ou falta de informação. E, pensando nisso, a plataforma criou um novo método de ensino: os cursos online. As aulas estão disponíveis em vídeo, facilitando o aprendizado e permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo, e no horário que puderem”, explica Daniel Ferretto, que é fundador da Plataforma Ferretto e o maior influenciador de Matemática da América Latina, com mais de 3 milhões de seguidores em seu canal no Youtube.

Sobre a Plataforma Professor Ferretto - A plataforma é uma das maiores do país no segmento e tem o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível aos jovens. Atualmente, conta com mais de 50 mil estudantes em todo o país, que se preparam para as provas do Enem e dos vestibulares mais importantes com aulas online. Por meio da plataforma, os candidatos podem fazer o seu próprio cronograma, sem sair de casa para estudar. Nesse espaço virtual, têm acesso a diversos materiais e um total de 12 professores das principais disciplinas, todos altamente qualificados e que uniram forças para ensinar, orientar e dar acesso aos conteúdos.

Atenção ao que é permitido e proibido no réveillon da Orla do Recife

 

Quem for curtir a virada de ano na Orla do Pina e de Boa Viagem deverá estar atento ao que é permitido e proibido no local. Levar cooler é ok, desde que o mesmo não contenha recipientes de vidro. Cadeiras? Tudo bem, principalmente para os idosos e pessoas com mobilidade restrita. Mas tudo dentro do bom senso. Toldos e ombrelones são expressamente proibidos, uma vez que podem caracterizar privatização do espaço público.

Os barraqueiros e quiosqueiros da Orla que desejarem abrir os estabelecimentos no período do réveillon deverão estar atentos às orientações da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) da Prefeitura do Recife. Para cada um dos 476 barraqueiros serão permitidos até 20 jogos de mesa e cadeiras. Já para os 60 quiosques, o número é de quatro jogos. Será proibido qualquer tipo de música ao vivo ou DJs - ficando o som mecânico ambiente a cargo de cada estabelecimento, se assim desejar. O horário de funcionamento fica a cargo dos permissionários, que devem estar atentos ao limite de 5h do dia 1 de janeiro de 2024, quando os jogos de mesa e cadeiras já deverão estar recolhidos.

Os permissionários terão da próxima segunda-feira (18) até o dia 28 para pagar a taxa de licenciamento e uso do solo específica para o período. O processo será feito na sede Regional Sul da Secon, localizada na Avenida Senador Robert Kennedy, 350, Ipsep (no horário comercial). A taxa será de R$ 126.

No entorno da área onde haverá os shows do período de réveillon, no Pina, foi estabelecido um perímetro onde será proibido o comércio, de forma a não restringir a acessibilidade e a mobilidade. “Estamos organizando esse local para que todas pessoas que habitualmente trabalham ali não sejam prejudicadas e possam funcionar da melhor forma possível”, explica Marta.

Imprensa Recife

Morar Bem PE: Governo de Pernambuco entrega chave de 40 novas residências e 422 títulos de propriedade a famílias de Caruaru

 

Famílias do município de Caruaru, no Agreste, foram contempladas com moradias dignas através do programa Morar Bem PE. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, com a participação da vice-governadora Priscila Krause, neste sábado (16). Quarenta famílias de Caruaru receberam a ajuda do Governo do Estado, por meio do programa Morar Bem, na modalidade Entrada Garantida, para realizar o sonho da casa própria. A governadora encontrou com parte dessas famílias e entregou, simbolicamente, a chave de suas residências. As moradias estão localizadas no residencial Xique-Xique 3, no bairro de Jardim Boa Vista. A chefe do Executivo estadual também entregou 422 títulos de propriedade para famílias da Vila Popular de Caruaru. Ainda na ocasião, a gestora anunciou a construção de uma escola com investimento de R$ 20 milhões próxima ao residencial Xique-Xique 3.

“Não vamos descansar até chegar na vida das pessoas que mais precisam de ajuda. E sabemos que uma família que ganha até dois salários mínimos tem dificuldade de dar entrada no seu imóvel. Então, fomos buscar recursos para essa garantia. Além disso, entregamos dignidade a mais de 400 famílias da Vila Popular de Caruaru para que elas possam dispor do seu patrimônio, que agora ninguém pode tirar”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Simone Nunes, o programa Morar Bem PE tem o papel de transformação. “Tivemos um momento muito especial de entrega de casas através da modalidade Entrada Garantida, um programa que veio para ser permanente. E entregamos os títulos de propriedade a famílias que esperavam por muitos anos”, ressaltou a secretária.

As famílias contempladas com novos imóveis no residencial Xique-Xique 3 receberam um subsídio de até R$ 20 mil para a compra do primeiro imóvel por meio do Entrada Garantida. As casas têm área total construída de 42,58m² e possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os primeiros contratos do Entrada Garantida para a compra de imóveis com subsídio do Governo do Estado foram assinados no mês passado e, atualmente, mais de 3 mil unidades habitacionais estão disponíveis para compra no site do programa. Os residenciais estão liberados no site da Cehab (www.morarbem.com.br), disponíveis para as mais de 30 mil pessoas que fizeram cadastro.

O Governo do Estado tem um orçamento inicial de R$ 200 milhões para o Entrada Garantida. O programa é voltado para famílias de baixa renda, com até dois salários, que não têm capacidade de poupança para pagar a entrada num financiamento habitacional. Segundo dados da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), o pernambucano que tem uma renda de dois salários precisa ter, em média, R$ 20 mil para complementar a entrada num financiamento do programa Minha Casa Minha Vida. Esse valor já considera o subsídio dado pelo governo federal no programa que financia até 80% do valor do imóvel.

Uma das beneficiadas foi a cuidadora social Denise Teixeira de Melo, de 40 anos, que estava emocionada com a entrega. “Não tinha dinheiro para a minha entrada de R$ 15 mil. Acreditei que iria dar certo e hoje estou recebendo minha casa. Sou uma mãe solteira, conquistando minha casa para cuidar dos meus filhos”, disse Denise.

A governadora acompanhou, também, a ação de plantação de muda de árvores para os moradores do residencial Xique-Xique 3 em uma ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha. A iniciativa integra o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), lançado durante a participação de Pernambuco na Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).

ESCRITURAS - As 422 escrituras entregues neste sábado pela governadora Raquel Lyra estão incluídas nas 3.922 residências regularizadas pelo Governo do Estado este ano, sem qualquer custo para os beneficiários. Do total de imóveis regularizados, 3.630 tiveram as escrituras emitidas pela Perpart S/A e 292 pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

Dona Elizabeth dos Santos Silva mora há 48 anos na Vila Popular de Caruaru e é uma das beneficiárias com a entrega do título de propriedade. "Chegamos em 1976 e só tinha cinco moradores no local. Parecia um sítio. Não tinha iluminação, não tinha Igreja. Hoje moramos em um bairro tranquilo, com toda estrutura, e agora vamos receber a escritura de nossa casa. É a realização de um sonho", conta dona Elizabeth.

A ação integra o Morar Bem PE, que tem como meta beneficiar, até 2026, 50 mil famílias com moradias dignas. Desse total, o plano é regularizar 40 mil unidades com títulos de propriedade e o restante, 10 mil casas, será viabilizado por meio da retomada de obras paralisadas e através de novos contratos habitacionais com recursos do Minha Casa, Minha Vida, e contrapartidas do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS).

Estiveram presentes os secretários estaduais Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Gustavo Adolfo (Bonito), Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e a prefeita Luciele Laurentino (Bezerros); André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe; Francisco Amaral, diretor-presidente da Perpart e Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Imprensa PE

Yves Ribeiro oficializa entrada no Partido dos Trabalhadores

 

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, referendou sua entrada no PT em ato com a militância política, ocorrido na manhã deste sábado (16/12). O evento contou com a presença de líderes partidários que compõem a federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, como o senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, entre outros políticos e lideranças.

Yves Ribeiro afirmou que sua trajetória política e de vida é semelhante à do presidente Lula, pois ambos foram operários de fábrica e sempre militaram nas causas populares. “Tanto eu como Lula sempre trabalhamos ouvindo o povo e lutando em favor dos menos favorecidos”, disse. Humberto Costa deu as boas vindas ao novo filiado afirmando que ele é um exemplo de liderança política a ser seguido e que realizará ainda mais. “Se Yves já fez muito por Paulista até agora, imagine o que vai fazer estando ao lado do presidente Lula e de todos esses companheiros da nossa federação“, finalizou o senador.

Desastre em Maceió motiva cineastas a produzir novos filmes

 

A cena parecia saída de um pesadelo. Chão afundando, imóveis com rachaduras e desespero espalhado por moradores de cinco bairros de Maceió. Não era ficção, tratava-se de um mistério real. Mas não havia tempo a perder naquele 3 de março de 2018, quando Octávio Lemos resolveu tirar às pressas a família de uma casa do Pinheiro, a primeira comunidade afetada. Ele precisou convencer a avó de 92 anos de que era preciso sair rápido de casa. Resolvido o problema familiar imediato, o jovem cineasta alagoano estava certo de que era urgente começar a filmar. O desastre só estava começando.

Como ele, produtores do audiovisual em Alagoas entenderam que, diante do desastre nesses últimos cinco anos, as câmeras ligadas poderiam ser aliadas para denunciar o que ocorria. Segundo pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, a extração mineral de sal-gema, realizada pela petroquímica Braskem, seria responsável pelos danos à região. Cientes da tragédia anunciada, os cineastas tentam, desde 2018, evitar o apagamento da memória e sensibilizar o país para histórias de milhares de pessoas.

Longa - Octávio Lemos é um dos realizadores do documentário “Histórias do Subsolo”, que está em fase final na produção. A ideia é que o longa seja exibido em TV e também disponibilizado em plataforma de streaming no ano que vem. “Desde 2018, estamos acompanhando alguns personagens. É uma tragédia anunciada há muitos anos e essa é a história que o nosso filme conta”. O diretor explica que o filme aborda a implementação de exploração da petroquímica Salgema na década de 1970, durante a ditadura militar.

Acervo - Até agora, o diretor da obra calcula haver mais de 100 horas de imagens. “Estamos certos de que houve uma tentativa de apagar e silenciar as denúncias”. O que mais impactou o cineasta foi justamente as histórias dos moradores. “Sobretudo as pessoas mais pobres que moravam lá nessa região, como na encosta do bairro do Mutange. O que eu tenho conhecimento é que foram registrados 15 casos de suicídio diretamente ligados a esse caso”. Além do filme programado para o ano que vem, o projeto conta com um site que detalha o crime ambiental. Confira dados da pesquisa no site Histórias do Subsolo (https://historiasdosubsolo.org/).

A dor na casa - Em vez de um documentário, a cineasta Luíza Leal da Cunha optou por uma ficção inspirada nos fatos acontecidos na vizinhança do bairro dela, o Pinheiro. Desde os primeiros tremores, Luíza realiza pesquisas no Pinheiro. “Percebi que o caso vem afetando a vida pessoal e a saúde mental dessas pessoas. E isso me inspirou a pensar uma história de ficção que pudesse tocar outras pessoas”.

O filme Rachadura conta a história de uma mulher que vive a perda de uma companheira com quem era casada e moradora do Pinheiro. “Essa mulher tem uma ligação muito forte com essa casa. E, em uma noite, ela tem um pesadelo com tremores”. No dia seguinte, ela vê uma cratera gigantesca na frente de casa. O filme deve estar pronto no ano que vem.

Fuga - O cineasta Henrique Cavalcanti, de 33 anos, nascido e criado no bairro do Pinheiro, resolveu também se inspirar no desastre para conceber uma ficção, o curta “Rota de Fuga”. As locações foram na região ameaçada. “Quando a gente acabou de gravar algumas cenas, aconteceu esse novo tremor que desencadeou uma nova onda de consequências, que foi o abalo da Mina 18 (em 10 de dezembro). O filme foi 100% rodado nos bairros afetados pelo crime ambiental da Braskem”.

A principal locação ficava no Pinheiro, bairro símbolo da tragédia. O curta conta a história da relação de um filho com um pai, que sofre do Mal de Alzheimer, e que vê a vida impactada por um desastre ambiental. “O filme mostra uma remoção forçada de casa e os problemas emocionais causados pela realidade. A gente acabou de gravar e o curta terá 22 minutos”. A previsão de lançamento é até meados de 2024. O filme tem mistura de ficção com realidade, mas muito baseado em histórias que a gente teve contato.

Entre as pessoas consultadas, a fotógrafa Andréa Guido atuou como consultora do filme. “Tem rua que eu não consigo mais reconhecer. O bairro está completamente desconfigurado. Eu não consigo reconhecer a rua que morei. A Andréa nos ajudou muito porque conhece o lugar em detalhes”.

Detalhes doloridos - Inclusive, foi inicialmente o tremor de 2018 que Andréa, radicada em Maceió, a se aventurar com a máquina em punho. Mesmo passados cinco anos, ela se emociona com as casas destruídas ou mesmo com os tapumes que desconfiguraram o que antes era vida normal. Ela e a família são moradoras do bairro do Pinheiro e ainda não tiveram que sair do apartamento em que vivem. Do outro lado da sua, os vizinhos tiveram que sair. “Como moradora, eu me senti na obrigação de fotografar e registrar a indignação das pessoas. O que me motiva até hoje é fazer com que essa história tenha um registro”.

Às vezes, a fotógrafa tem dificuldades de disparar a máquina. Cada esquina fala direto ao coração dela. “A minha filha tem 28 anos. Ela nasceu e cresceu aqui no Pinheiro. Todos os prédios foram demolidos. Inclusive a igreja em que foi batizada, o mercadinho, o lugar que vendia o churrasco ou que vendia a tapioca, para onde a gente ia depois da escola. Todos esses locais que fazem parte da nossa memória afetiva”. As fotos transformaram-se em exposições, mas há tanto material que deve render mais conteúdo inédito. Ela ainda pretende publicar um livro.

Foto de família - Outro trabalho sensível de investigação fotográfica começou em 2020 e foi um projeto do artista visual Paulo Accioly. Ele criou o “A gente foi feliz por aqui”, que buscava registrar famílias que ainda moravam no bairro, mas estavam prestes a sair. “Eu fotografava e colava a foto da família nos muros das casas que seriam derrubadas. O projeto era deixar as famílias ali presentes, na casa deles, até o último momento possível”.

Braskem - A Braskem, por intermédio de sua página na internet, alega que implementou “medidas amplas e adequadas para mitigar, compensar ou reparar impactos do afundamento do solo” nos cinco bairros atingidos. “Ao longo dos últimos 4 anos, os moradores das áreas de desocupação mapeadas pela Defesa Civil foram realocados de forma preventiva e indenizados. Os últimos 23 imóveis ocupados foram desocupados pela Defesa Civil, por determinação judicial”.

A empresa acrescenta que tem acordos com autoridades para a realocação preventiva e compensação financeira das famílias; apoio psicológico; ações urbanísticas e ambientais. “Até o momento, R$ 14,4 bilhões foram provisionados e R$ 9,2 bilhões já foram desembolsados com as ações adotadas em Alagoas, incluindo indenizações e medidas socioambientais e econômicas”.

Agência Brasil

Recentro conquista o segundo lugar do Prêmio Nacional de Turismo com programa de incentivos fiscais

 

Os incentivos fiscais para o centro histórico do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2023 na categoria “Melhoria do Ambiente de Negócios e Investimentos privados para o Turismo”. Mais de 470 iniciativas de todo o País disputaram os prêmios em dez categorias. A honraria é concedida pelo Ministério do Turismo e é um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. O anúncio dos vencedores e entrega dos trofeús foram realizados neste sábado (16), durante o Salão Nacional de Turismo, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, que esteve no evento, esse prêmio é uma conquista e prova da consolidação do trabalho assertivo que o Programa Recentro vem realizando no centro da cidade. “Para nós é uma alegria e orgulho imensos levar para o Recife esse trofeú fruto de muito trabalho, engajamento e cooperação entre a gestão pública, a academia, os setores produtivos com propósito de tornar o centro um local reabilitado urbanisticamente, bom para se trabalhar e viver”, afirmou. Na categoria disputada pelo Recentro, o projeto Inovatur, da Secretaria de Turismo de Santa Catarina, ficou na primeira colocação, enquanto a Sala do Empreendedor, da Prefeitura de Camocim (CE), ficou na terceira posição.

O tema da edição deste ano é o “O Turismo Transformando Vidas” e o Programa Recentro recebeu o Prêmio na categoria “Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo” em função do trabalho que vem realizando na atração de investimentos privados ao centro histórico do Recife, contribuindo para impulsionar a reabilitação urbana do território.

Além do reconhecimento, a ideia é que as iniciativas vencedoras sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios. Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil.

Esse é o maior prêmio do turismo brasileiro e reconhece projetos e profissionais do setor que impulsionam a atividade turística como uma força econômica geradora de emprego e renda ao País.

Imprensa Recife

Governo de Pernambuco assina ordem de serviço para recuperação da PE-109 e autorização de licitação para obras na PE-112

 

Em mais um trabalho de melhoria da malha viária de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, neste sábado (16), em Bonito, a ordem de serviço da PE-109, que liga o município a Agrestina, e autorizou a licitação da PE-112. Essa via tem seu início no entroncamento com a PE-103, em Camocim de São Félix. A melhoria da malha rodoviária de Pernambuco é uma das prioridades do Governo do Estado. Este ano, a gestão estadual investiu R$ 900 milhões em obras para assegurar melhores condições de trafegabilidade em todo o território pernambucano, garantindo mais segurança a motoristas e pedestres.

“Em um ano desafiador, chegamos ao final trazendo mais notícia boa. O recurso da PE-109 já está totalmente garantido, uma obra que vai beneficiar não só o município de Bonito, mas a região inteira. Também foi autorizado o lançamento do edital da PE-112, que vai beneficiar os moradores e o escoamento da produção. Celebramos essas conquistas para o desenvolvimento econômico”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O Governo do Estado irá começar a restauração da PE-109 ainda este ano em toda sua extensão de 18,4 km, atendendo a uma demanda antiga da população de Bonito e do entorno. A rodovia será contemplada com investimento de R$ 45 milhões e passará por melhorias que vão beneficiar diretamente os produtores rurais da região e otimizar o fluxo na via, que também tem uma grande circulação turística. Os serviços serão executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e incluem recomposição de base, restauração do asfalto, sistema de drenagem e das sinalizações horizontal e vertical.

“Estamos aqui para anunciar duas obras que a população dessa região tão desejava. A PE-109 vai iniciar já no início do próximo ano. E ainda lançamos a licitação da PE-112, que também será um marco de desenvolvimento. Temos o compromisso de começar as obras e entregá-las totalmente concluídas”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.

A autorização da licitação da PE-112 prevê a restauração de 25,10 km, sendo também um marco. “Estamos aqui para dar o maior presente que o povo de Bonito esperava há tanto tempo, rotas que são para o desenvolvimento de toda a região. Quero agradecer à governadora, que está tirando do papel o desenvolvimento maior de Bonito”, registrou o prefeito da cidade, Gustavo Adolfo.

Estiveram presentes os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Carlos Braga (Secretário de Assistência Social); o deputado federal Clodoaldo Magalhães; os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Débora Almeida; os prefeitos Orlando José (Altinho), Duguinha (São Joaquim do Monte), Giorge Bezerra (Camocim de São Félix) e Luciele Laurentino (Bezerros); André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe e Rivaldo Rodrigues Filho, diretor-presidente do DER.

Imprensa PE