sábado, 6 de abril de 2019

Justiça suspende acordo entre Bayer, MPF e Prefeitura de Porto Alegre para esterilizar adolescentes

Em decisão liminar, o juiz Artur César de Souza da Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu um Termo de Cooperação firmado entre a empresa Bayer, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, o município de Porto Alegre, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Hospital Presidente Vargas para a colocação de um método contraceptivo de longa duração de introdução uterina (portanto interno) em adolescentes que estão em abrigos públicos.

O recurso foi interposto no tribunal pela Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do estado do Rio Grande do Sul e a Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero. Essas mesmas entidades entraram com uma ação civil pública na 2ª Vara Federal de Porto Alegre que negou a tutela recursal contra a política contraceptiva.

Os autores da ação explicam que a medida tem caráter discriminatório, uma vez sendo direcionada exclusivamente a um grupo vulnerável, ferindo assim direitos fundamentais de jovens sob a tutela do Estado.

O acordo entre a indústria farmacêutica Bayer, o MPF-RS, a prefeitura de Porto Alegre e os hospitais foi assinado em junho de 2018. Na época, a Associação Brasileira Rede Unida publicou um abaixo assinado para a suspensão do termo de cooperação. As motivações, pontuaram os críticos, são “de dimensões éticas, técnicas e econômicas”.

A entidade levantou que a proposta de implantação do SIU-LING (Sistema Intra Uterino Liberador de Levonorgestrel 20 mcg), ou seja, do produto comercializado pela Bayer, remonta às velhas políticas eugenistas de “controle de natalidade que vigoraram nas décadas de 1960 e 1970, e a experimentações com populações vulneráveis, com sérias implicações bioéticas”.

Eles pontuaram ainda que o produto contraceptivo é focado apenas no combate a gravidez indesejada e não permite proteção às Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV, hepatite e sífilis.

“Ações específicas de saúde sexual e reprodutiva voltadas para adolescentes pressupõe o acesso real a uma gama variada de informações sobre sexualidade, sobre o próprio corpo e, também, sobre os diversos métodos anticonceptivos e práticas de sexo seguro que estejam disponíveis”, escreveu a Associação Brasileira Rede Unida na época do abaixo assinado.

Por fim, a entidade mostrou que o SIU-LING é mais caro do que outros métodos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). “Caso o SIU-LING fosse incorporado [pelo SUS], a estimativa de impacto orçamentário incremental seria de R$ 4,6 milhões no primeiro ano e de R$ 42,1 milhões ao final de 5 anos”, isso com base em valores de 2016.

A associação lembra que, naquele ano, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia para o SUS (CONITEC) emitiu relatório em resposta à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendando a não aprovação do método contraceptivo da Bayer por falta de evidências de sua superioridade em relação aos outros métodos.

“A dimensão econômica remete claramente às diversas estratégias da indústria farmacêutica para a incorporação de suas tecnologias pelo SUS”, concluiu a entidade.

Na decisão que suspendeu o acordo de Cooperação com a prefeitura de Porto Alegre, o juiz Artur César de Souza apontou que as falhas do sistema local de saúde não serão sanadas por meio da implantação do novo dispositivo contraceptivo, ressaltando que “há uma negativa das adolescentes quanto à utilização daqueles já disponíveis e nada nos autos demonstra, minimamente, aceitação global da nova metodologia pelas jovens”.

Como a decisão de Souza é uma liminar, o mérito do tema será julgado pela 6ª Turma, que irá decidir em segunda instância se o acordo deve ou não vigorar. A data do julgamento ainda não foi marcada. Enquanto isso a ação civil pública segue tramitando na 2ª Vara Federal de Porto Alegre.

Portal GGN

Terceira cota do IPTU de 2019 do Recife vence no dia 10 de abril

Quem parcelou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do Recife, referente ao exercício fiscal de 2019, deve ficar atento à data de vencimento. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Finanças, lembra que a terceira cota vence no dia 10 de abril.

No inicio do ano, a Secretaria de Finanças enviou aos contribuintes o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que pode também ser acessado no Portal de Finanças portalfinancas.recife.pe.gov.br mediante número do sequencial do imóvel.

Quem pagou o IPTU em parcela única garantiu o desconto de 10%. A prefeitura concedeu desconto de 5% ao contribuinte que optou por parcelar o imposto de 2019. Informações pelo 0800 081 1255.

Imprensa Recife

Paixão dos Guararapes



Completando sua quinta edição a Paixão dos Guararapes reafirma a força e a importância do município do Jaboatão dos Guararapes no cenário cultural do nosso Estado.

Hoje com o reconhecimento do município o evento vem ainda mais ousado, levando o Mar da Galileia aos Montes dos Guararapes, transportando o público através do universo teatral a uma cena marcante e inédita nas Paixões de Cristo do nosso Estado.

O elenco formado em sua maioria por atores da terra ou que trabalhem no município, traduz o comprometimento e o orgulho de ser Jaboatonense. São 120 atores, dando vida a história de Cristo e renovando a nossa fé.

Nada disso seria possível sem a intervenção dos “materializadores de sonhos” os que apesar de não serem vistos tornam tudo real, esses materializadores doam seu tempo, suor e sobre tudo seu amor para que a magia do espetáculo aconteça, e é lembrando desses. que este ano homenageamos Boás Ribeiro, coordenador do núcleo de cenografia de nossa Paixão

Com texto de Albemar Araújo e Direção Geral de Geraldo Dias, o espetáculo tem 1h30 de duração e traduz de forma emocionante e sensível o maior ato de amor à humanidade.


Serviço:
Local: Pátio das Bandeiras – Montes dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes-PE.
Dias: 18,19 e 20 de Abril 2019, quinta, sexta e sábado
Horário: 19h
Acesso Gratuito

REALIZAÇÃO:
G, SOLUÇÕES

CORREALIZAÇÃO
ASTEJ – Associação de Teatro do Jaboatão dos Guararapes
CAPIBARIBE PRODUÇÕES

APOIO:
SESC – URBANO ALIMENTOS – CAPRICHE - PREFEITURA DO JABOATÃO – CIA OS FERREIRAS – M. ALMEIDA LOCAÇÕES E EVENTOS – MAKERMIDIA – IMAGEM GRÁFICA – UNICAP – TV NOVA – METROPE 

FICHA TÉCNICA:
Direção Geral; Geraldo Dias
Texto: Albemar Araujo
Coreografia; Valeria Barros
Iluminação: Astej
Pesquisa de Sonoplastia: Astej
Cenografia, Adereços e Direção de Contrarregragem: Boás Ribeiro
Assistentes de Produção; Marcia Honorato, UiraquitanJr.

ELENCO PRINCIPAL:

João Batista – João Lobo
Jesus – André Alencar
Maria – Ana Montarroyos
Madalena – Inailza Alves
Caifaz – Roberto Vasconcelos
Anaz – Álvaro Heleno
José de Arimateia – Léo Monte
Nicodemos – Alex Lino
Adúltera - Maria Dias
Judas – Augusto Oliveira
Apóstolo Pedro – Gabriel Baade
Herodes – Pedro Dias
Herodiades – Marcia Honorato
Pilatos – Geovane Souza
Claudia – Tatiele Garmennie
Diabo – Neemias Dinarte
Pirofagia – Ruam Diego e Walisson Ricardo
E com participações especiais das atrizes: Iolanda Pachêco, Maria Dias e Telma Ratta.


Abertura da Temporada no Pátio, do Conservatório, conta com o pianista alemão Ingo Dannhorn



Sucesso no calendário do Conservatório Pernambucano de Música no ano passado, a Temporada no Pátio volta a acontecer a partir desta quarta-feira (10). A abertura do programa em 2019 é marcada pelo concerto do pianista alemão Ingo Dannhorn, que traz obras dos compositores Bach, Beethoven e Brahms, entre outros. A apresentação será na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, às 19h30. A entrada é franca.

Além do músico internacional, o concerto ainda conta com a participação da mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti e do violista Carlos Santos. “Essa apresentação terá a participação de dois pernambucanos, uma parceria musical e institucional. É um concerto do mais alto nível para a cidade do Recife”, destaca o maestro e curador do evento, José Renato Accioly. O projeto é realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música, ligado à Secretaria de Educação, e pelo Instituto Dom da Paz, da Arquidiocese de Recife e Olinda. Também conta com a parceria do Consulado Geral da Alemanha no Recife.

O PIANISTA - Ingo foi vencedor de diversos prêmios internacionais de piano, como o Concurso Internacional de Piano Beethoven em Viena, o Concurso Internacional de Piano de Sydney e outras competições em Salzburgo, Viena, Ettlingen, Pinerolo e Senigallia. Já se apresentou nos grandes centros de música, e salas de concerto como a Herkulesaal de Munique, o Grande Salão da Associação Musical em Viena e o Centro de Artes em Seoul. O músico ganhou rapidamente a atenção do público internacional com sua musicalidade cativante e vem comovendo audiências e críticos em todo o mundo.

Ainda neste mês, dia 25, a Concatedral receberá o Concerto de Páscoa do Conservatório Pernambucano de Música, com apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Aciolly. O evento será em homenagem aos 300 anos do compositor pernambucano Luis Alvares Pinto, que trabalhou na igreja onde acontece o projeto.

TEMPORADA NO PÁTIO - Em seu segundo ano, o Temporada no Pátio apresentará, em média, um concerto de música de câmara por mês até o fim do ano na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro. Serão apresentações de conjuntos de pequeno e médio porte (número de integrantes). O objetivo é oferecer música de qualidade e aproveitar os espaços públicos da cidade, aprendendo mais sobre a sua história.

SERVIÇO

TEMPORADA NO PÁTIO APRESENTA: INGO DANNHORN (PIANO) 
Quarta-feira, 10 de abril, às 10h, 
Concatedral de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro). 
Evento aberto ao público.

Semana de preparação contra a Hanseníase em Olinda

Olinda vai receber, a partir desta segunda-feira (08), a 4.ª Etapa do projeto Abordagens Inovadoras para Investigação e Esforços para um Brasil Livre da Hanseníase. Desta vez, a capacitação prática terá a presença de pacientes. O curso será voltado para os médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades de saúde da cidade. A capacitação será promovida pelo médico Humberto Barreto, (Médico sanitarista pela FIOCRUZ e mestre em Saúde Coletiva pelo ISC-UFBA Título de especialização em Hansenologia pela AMB. Ele é servidor do Ministério da Saúde desde 1988). A programação seguirá até a sexta-feira (12.04), das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, no auditório da Policlínica Barros Barreto, no Carmo.

O Projeto é organizado em parceria com Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Fundação Nippon e as secretarias municipais e estaduais de Saúde.

A iniciativa, que começou em 2017 será concluída em dezembro deste ano e passa por 5 estados do Brasil, os quais têm maior índice de casos de hanseníase. Pernambuco é o 9º na escala nacional de casos confirmados e Olinda, atualmente tem 132 pacientes em tratamento.

Antes, as preparações contaram com informações sobre grau de dificuldade no diagnóstico, tratamento e preconceito em relação à doença. A hanseníase é uma doença infecciosa e entre os sintomas estão manchas na pele, falta de sensibilidade e caroços também espalhados na pele. É uma enfermidade que tem cura, mas precisa iniciar o tratamento logo no início.

"As capacitações que nossos profissionais recebem são sempre fundamentais para melhor atender os pacientes da hanseníase, até pelo número de casos em menores de 15 anos. Algo que precisa de bastante empenho da família das crianças, por exemplo, para levá-las aos postos de atendimento", destacou a coordenadora municipal de Hanseníase e Tuberculose, Deisiany Carvalho.

Cronograma de Atividades

08/04/2019 - 12/04/2019

Dia: Segunda - Feira (08/04) 
Turno: Manhã / 08h - 12h
Local: Auditório da Policlínica João de Barros Barreto (Rua Dr. Justino Goncalves, s/n - Carmo, Olinda)
Profissionais: Enfermeiros: 30; Fisioterapeutas: 03 
Turno: Tarde / 13:30h-17:30h
Profissionais: Médicos: 20

Dia: Terça - Feira (09/04) 
Turno: Manhã / 08h - 12h
Local: USF Alto da Conquista I e II
Profissionais: Médico - Bruno Rodrigo de Sá Marcolino / Enfermeiro - Aldenizia Santos da Silva e Talita Monique Freitas de Aragão
Turno: Tarde / 13:30h-17:30h
Local: Varadouro I e II 
Profissionais: Médico: Maria Tereza Diniz Ribeiro; Edson José Beltrão Figueiredo Filho
Enfermeiro: Helika Samma Bezerra; Poliana Sibelly Bezerra Patriota Alves

Dia: Quarta - Feira (10/04) 
Turno: Manhã / 08h - 12h
Local: USF Azeitona I e II 
Profissionais: Médico - Ney de Oliveira Carvalho Filho - Enfermeiro: Renata Esmeria Romeiro Candido; Maria do Socorro Sátiro Cavalcanti
Turno: Tarde / 13:30h-17:30h
Local: Ilha de Santana I e II 
Profissionais: Médico: Lúcio de Sá Leitão Filho Enfermeiro: Amanda Abade; Cláudia Regina Ferreira Peixoto

Dia: Quinta - Feira (11/04) 
Turno: Manhã / 08h - 12h
Local: USF Bultrins Monte I e II 
Profissionais: Médico - Médicas: Renata Fernanda Mendes Vieira; Michele Paola Freitas Uyeno - Enfermeiras: Nadja de Souza Ferreira da Silva; Mariana Miranda Cavalcanti
Turno: Tarde / 13:30h-17:30h
Local: USF Jardim Atlântico
Profissionais: Médico: Murilo soares machado dias - Enfermeira: Maria da Conceição Bruno de Almeida Gomes

Dia: Sexta - Feira (12/04) 
Turno: Manhã / 08h - 12h
Local: USF Caixa D’água I e II 
Profissionais: Médicas: Isabela de Souza Carvalho Oliveira; Juliana Costa Carvalho Enfermeiras: Rosângela Lourenço de Andrade; Cleise Querino Carneiro de Santana 
Turno: Tarde / 13:30h-17:30h
Local: USF Jardim Fragoso I e II 
Profissionais: Médicas: Carolina Buarque Valença; Eristartti Ener Raian Valério Enfermeira: Raquel Gomes Lopes; Cynara de Oliveira Nascimento

Imprensa Olinda

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima quarta (10)



A partir da próxima quarta-feira (10), aproximadamente 400 mil recifenses poderão procurar uma das 170 unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife para receber a vacina contra a gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. O Dia D da 21ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) será realizado no dia 4 de maio, e a previsão é encerrar a campanha no dia 31 de maio. Em 2018, 100% do público-alvo foi imunizado contra a doença.

A novidade deste ano é que a faixa etária das crianças que precisam se vacinar foi ampliada. Antes, o Ministério da Saúde (MS) recomendava imunizar os menores de 5 anos, e agora a vacina será para os menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Entre os próximos dias 10 e 17, das 8h às 17h, serão vacinadas apenas as gestantes e as crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Na semana seguinte, serão imunizados os outros grupos prioritários: pessoas com 60 anos de idade ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; os detentos e os funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os profissionais de saúde vão aproveitar o período de campanha para atualizar a Caderneta de Vacinação da população. “Precisamos aproveitar que as pessoas estão nos nossos serviços para melhorar as coberturas vacinais. Vamos aplicar as vacinas contra coqueluche nas grávidas e crianças que precisarem, assim como pretendemos imunizar mais adolescentes contra HPV, por exemplo”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

A vacina é contraindicada apenas para pessoas que têm alergia a ovo e para aquelas que apresentaram alguma reação adversa em doses anteriores. Nos casos de doenças febris agudas, moderadas ou graves, é recomendado que a vacinação seja adiada.

A DOENÇA - Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

DOCUMENTOS - Parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Já as pessoas com comorbidade têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.

VIGILÂNCIA – A Vigilância da Influenza é composta pela vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A vigilância sentinela tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimento por essa doença. Já a vigilância universal de SRAG monitora os casos hospitalizados e óbitos com o objetivo de identificar o comportamento da Influenza grave.

No Recife, a rede sentinela para a Síndrome Gripal é formada pela Policlínica Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Policlínica Arnaldo Marques (Ibura) e Hospital Pediátrico Cravo Gama (Areias). Já para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, a rede é formada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Santo Amaro), Imip (Coelhos) e Real Hospital Português (Paissandu).

Medidas para evitar a doença:

- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar ou usar o banheiro);

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

- Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

- Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como o contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);

- Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas. Nas crianças pode durar, em média, dez dias;

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.


Imprensa Recife

Hoje é dia de exposição dos 100 Anos dos Bonecos Gigantes do Brasil

A pedida para este sábado (06.04), em Olinda, é a exposição de 100 Anos dos Bonecos Gigantes do Brasil. Com entrada gratuita, o evento será realizado, das 10h às 18h, na Biblioteca Municipal de Olinda, no Carmo. Quem for conferir a programação acompanhará apresentações culturais, mostra de 50 bonecos, artesanato e uma homenagem para as bonecas mulheres.

Organizadora da exposição, a produtora cultural Sônia Costa, confirma shows com As Netas de Selma do Coco; Batuque das Morenas; Benedito da Macuca; Roberta Tampinha e Forró Raiz; Orquestra Vereda Tropical, do Maestro Lessa; Troça A Bela da Tarde; Zeca do Rolete; Os Poetas Dizem.

Imprensa Olinda

Obra emergencial de esgoto interdita trecho da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem

Desde às 22h de ontem (5), a Compesa faz obra emergencial para recuperação de uma rede do sistema de esgotamento sanitário localizado na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Os serviços são necessários para substituir cerca de três metros de uma tubulação, com 300 milímetros de diâmetro, situada próximo ao Restaurante Macunaíma. 

Para executar a intervenção, que deve ser concluída até a próxima segunda-feira (8) de manhã, será necessário interditar parcialmente um trecho de vinte metros de extensão da Domingos Ferreira - ou seja, abrange duas faixas da pista leste da Avenida. A interdição será sinalizada para que os motoristas possam realizar o desvio pela faixa da direita da pista leste, ou mesmo utilizar a pista oeste da Avenida. 

O serviço será realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e é considerado de alta complexidade em função da tubulação estar localizada a mais de quatro metros de profundidade.

Imprensa Compesa