quinta-feira, 27 de março de 2025

Cabo sedia no próximo domingo (30), 2° Encontro de Juremeiros e Juremeiras


Neste domingo (30/03), acontece, às 14h, na Praça dos Eucaliptos, no distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, o 2º Encontro de Juremeiros e Juremeiras, que irá reunir representantes de vários terreiros do município e da Região Metropolitana do Recife (RMR), cidades de Alagoas e do Sertão pernambucano.

Um dos organizadores do evento é o juremeiro Josemar de Oliveira, que ressalta a importância do Encontro com a finalidade de louvar os povos de terreiros que são os caboclos, mestres/as, e os encantados da Jurema. Além disso, visa cobrar políticas públicas, enfrentar o preconceito, intolerância religiosa e resgatar a importância do mestre Zé Pelintra nascido no Cabo.

“Nosso segundo encontro visa combater a intolerância religiosa e o preconceito racial. Nós queremos envolver todo o estado de Pernambuco, por isso, a gente está trazendo diversas caravanas, porque o Cabo é o berço da Jurema Sagrada. Tendo em vista, que Pelintra abre os cânticos da Jurema, e nasceu e criou se no Cabo.”, declarou o pai de santo.

O evento é de cunho social e objetiva arrecadar alimentos não perecíveis para as entidades sociais de caridade do Cabo. A ação é realizada pela Organização dos Juremeiros de Pernambuco. Às 15h, haverá os cânticos para Exu e pomba gira. Também na ocasião, terá entrega de certificados para pessoas homenageadas.

Já às 17h, ocorre a abertura da Jurema Sagrada para os pretos e pretas velhas e às 18h é a cerimônia para os mestres e mestras com os seus ritos. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura do Cabo, sendo a cerimônia religiosa aberta à toda a população.

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco completa 30 anos com foco na acessibilidade e no mercado editorial


A XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco acontece de 3 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, consolidando-se como o terceiro maior evento literário do país e o principal do Nordeste. Em sua edição comemorativa de 30 anos, o evento apresenta o tema “Ler é sentir cada palavra”, reforçando a importância da leitura como experiência sensorial e acessível a todos. A Bienal é realizada com o incentivo da Lei Rouanet, do Governo Federal, tem patrocínio premium da Petrobras e realização assinada pela Cia de Eventos, Ideação e Vox Produções.

Diferente das edições anteriores, este ano a feira será a própria homenageada, com o subtítulo “30 anos em estado de poesia”. A proposta é transformar o espaço em uma "Cidade da Bienal", reunindo editoras, autores independentes, agentes literários e público em geral. Segundo a organização, grandes editoras nacionais já confirmaram presença, reforçando o evento como um dos mais importantes do setor no País.

A última edição, realizada em 2023, registrou números expressivos, com mais de 120 lançamentos de livros, 300 atividades culturais, 160 expositores e um impacto econômico superior a R$ 18 milhões. O evento também obteve mais de 5 milhões de impressões digitais, com 63 mil curtidas e mais de 2 mil comentários nas redes sociais. A expectativa para 2025 é ampliar esses resultados, atraindo um público ainda maior.

A nova edição contará com iniciativas inéditas para ampliar o impacto do evento. O Educativo Bienal 2025 oferecerá experiências literárias para crianças, adolescentes e jovens, além de um ciclo de palestras voltado para professores, incentivando a leitura e a formação crítica desde cedo. A Bienal reforçará o compromisso com a acessibilidade, garantindo maior acesso para pessoas com deficiência e ampliando o acesso ao conteúdo literário por diferentes formatos. 

Entre os nomes já anunciados para este ano está Paulo Ratz, criador do projeto multiplataforma "Livraria em Casa". Aos 36 anos, o carioca e administrador de empresas trabalhou por quase uma década na produção audiovisual antes de se tornar um influenciador literário. Com quase 600 mil seguidores somados em YouTube, Instagram, TikTok e Twitter, ele usa o humor para divulgar literatura e será um dos destaques da programação jovem desta edição.

A XV Bienal também reforçará a presença do público infantil, com um espaço ampliado para crianças e adolescentes, além de atividades específicas para estimular a leitura desde cedo. Mais nomes e editoras participantes serão divulgados nos próximos meses, consolidando a Bienal como um polo de inovação e negócios no setor literário, promovendo encontros entre escritores, editores e leitores e impactando o mercado cultural e econômico do estado.
https://bienalpernambuco.com/
@bienalpe

Ação Março Lilás leva serviços de saúde e cidadania para mulheres em Santa Cruz do Capibaribe


Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com diversos órgãos e profissionais, realizou uma da Ação do “Março Lilás”, campanha voltada para a promoção da saúde e bem-estar das mulheres do município. O evento aconteceu na Rua Domingo Gomes de Melo, no bairro Malaquias e contou com grande participação da população.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços gratuitos, como atendimento médico e realização de exames preventivos, vacinação, assistência jurídica, emissão de documentos, ventosaterapia, além de orientações sobre planejamento familiar e saúde da mulher. O objetivo do evento foi reforçar a importância da prevenção e do autocuidado, garantindo mais qualidade de vida para as mulheres santa-cruzenses.

A secretária de Saúde, Simone Aragão, destacou a relevância da iniciativa: “Nosso compromisso é levar saúde e cidadania para todas as mulheres, promovendo não apenas atendimentos, mas também informação e conscientização. A Ação Março Lilás reforça a importância do cuidado contínuo com a saúde feminina”, afirmou.

A ação foi considerada um sucesso, com dezenas de atendimentos realizados e o engajamento de profissionais dedicados em proporcionar um serviço humanizado e acessível. A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe segue investindo em políticas públicas voltadas para a saúde da mulher, reforçando a importância do acompanhamento médico e da prevenção.

UPAE Garanhuns realiza mutirão para reduzir filas de espera


A UPAE Garanhuns promove, no próximo sábado (29/03), o primeiro mutirão do ano do programa Cuida PE, uma iniciativa voltada à redução das filas de espera por consultas, procedimentos cirúrgicos e exames especializados na região. Todos os atendimentos foram agendados previamente, garantindo mais organização e eficiência no fluxo de pacientes.

Ao todo, serão realizados 447 procedimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias em especialidades como dermatologia, geriatria, endocrinologia, oftalmologia, reumatologia, urologia e ginecologia.

Segundo Gustavo Amorim, coordenador geral da unidade, os mutirões são essenciais para otimizar os atendimentos e garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados necessários. “Essas ações ajudam a reduzir o tempo de espera e proporcionam um atendimento mais ágil e eficiente para a população”, afirmou.

Todas as consultas serão reguladas, e os exames e cirurgias atenderão exclusivamente à demanda interna da unidade. Não haverá atendimento sem agendamento prévio.

“A UPAE Garanhuns reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população por meio de iniciativas como este mutirão, que demonstra o empenho da unidade em ampliar o acesso a atendimentos especializados. A ação reflete a dedicação da equipe em oferecer um serviço de qualidade, reduzindo a espera e garantindo mais eficiência no cuidado com os pacientes”, complementa Gustavo.

Anderson Correia solicita conclusão da Via Parque trecho Cidade Jardim-Rendeiras


Após fiscalizar e ouvir a população, o vereador Anderson Correia (PP) solicitou a conclusão da Via Parque que vai da Cidade Jardim a entrada do bairro Rendeiras. O trecho encontra-se precisando ser concluído para ter o mesmo padrão das demais partes da obra que se estende ao longo da cidade, podendo contar ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, bicicletários, academias, quadras poliesportivas e praças de convivência. 

A solicitação do edil está em consonância com o que expressa a Lei nº 8.987/95, de permissão da prestação de serviços públicos, que traz em seu parágrafo primeiro sobre adequação do serviço que tem que satisfazer as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.

“Nosso mandato é conhecido pelo nosso trabalho e presença diária na rua, e visitando a Cidade Jardim, vimos a necessidade da conclusão dessa área da Via Parque, que vai até a entrada do bairro Rendeiras. É preciso que essa obra seja concluída para atender toda essa parte desta comunidade, que também precisa ter acesso aos benefícios presentes neste equipamento tão importante para nossa cidade, sobretudo na promoção de saúde e bem-estar com a prática de exercícios físicos, bem como na questão da mobilidade na ligação dos bairros”, destacou Anderson.

Vereador Jorge Quintino solicita políticas públicas para proteger idosos contra abusos financeiros e patrimoniais


Na sessão legislativa desta quinta-feira (27), o vereador Jorge Quintino apresentou um requerimento solicitando a criação de políticas públicas voltadas à proteção dos idosos contra abusos financeiros e patrimoniais em Caruaru. A iniciativa busca coibir fraudes, extorsões e empréstimos abusivos que comprometem a segurança financeira e a dignidade da população idosa.

A preocupação do vereador se baseia em dados alarmantes que mostram um aumento nos casos de golpes e apropriações indevidas de bens, muitas vezes praticados por pessoas próximas, como familiares e cuidadores. Com o crescimento da população idosa, torna-se essencial fortalecer mecanismos de proteção que garantam seus direitos e evitem que sejam vítimas de exploração econômica.

Um dos problemas destacados por Jorge Quintino é o desrespeito ao limite legal de 35% para empréstimos consignados, sendo 30% para crédito pessoal e 5% para cartão consignado. No entanto, há denúncias de empresas que ultrapassam esse percentual, chegando a comprometer até 80% da aposentadoria dos idosos. “Isso é inadmissível. Precisamos garantir que os idosos tenham seus direitos respeitados e que não sejam levados ao endividamento extremo por práticas abusivas”, enfatizou o vereador.

O parlamentar já demonstrou seu compromisso com a causa ao propor, anteriormente, a construção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e a criação de uma Delegacia do Idoso em Caruaru. Agora, reforça sua atuação em defesa dessa população vulnerável, cobrando medidas concretas para evitar que os idosos sejam vítimas de exploração financeira.

A proposta segue para análise da Câmara, e o vereador reforça seu compromisso em lutar por políticas públicas que garantam respeito, dignidade e segurança para os idosos de Caruaru.