terça-feira, 5 de maio de 2020

Por independência e autonomia: Adeppe solicita PEC para mandato de chefe da Polícia Civil e desengavetamento da Lei Orgânica

Com o objetivo de impedir interferência no trabalho da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) encaminhou, nesta segunda (quatro de maio), ofício ao governador Paulo Câmara, solicitando que seja enviada à Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que assegura mandato de dois anos para o chefe de Polícia Civil. Também no ofício, a Adeppe requer que seja desengavetado o projeto que cria a Lei Orgânica da PCPE, entregue à Chefia de Polícia no início de 2017. A criação da legislação poderá impedir problemas como remoções arbitrárias, munições vencidas e Delegacias sem materiais de trabalho, uma vez que estabelece autonomia financeira, administrativa e inamovibilidade para a categoria.

A Adeppe lembra, no ofício, que a interferência política no trabalho policial é uma preocupação do próprio Governo do Estado, conforme consta em publicação no Instagram oficial do Executivo Estadual, no dia 24 de abril. Na ocasião, foi registrado: “A saída do Ministro Moro evidencia a instabilidade do governo federal, mas preocupa também por outra revelação contundente: a ameaça de ingerência política nas ações policiais”. Por meio da PEC, o artigo 103 da Constituição Estadual passaria a contar com dispositivo que estabelece mandato de dois anos para o chefe de Polícia, com possibilidade de uma recondução de igual período. Para a nomeação do cargo, está prevista a formação de lista tríplice eleita pelos delegados.

Na avaliação do presidente da Adeppe, Bruno Bezerra, “há a necessidade urgente de se estabelecer mandato para o cargo de chefe de Polícia e o envio da Lei Orgânica, já pronta há anos, à Alepe. A sociedade exige que a investigação criminal esteja isenta de qualquer tipo de ingerência política”. A Associação ainda informa que a livre substituição do chefe de Polícia, atualmente por escolha do governador, causa “grande instabilidade” à PCPE durante investigações que envolvam políticos.

Imprensa Adeppe

FIEPE realiza nova doação de EPIs para hospitais do Recife

Como forma de apoiar na luta contra o novo coronavírus, o Sistema FIEPE iniciou, nesta segunda-feira (04), a doação de mais um lote de equipamentos de protetores individuais para atender aos profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos e sem fins lucrativos do Estado. Nesta segunda doação, estão sendo entregues mais 10.450 protetores faciais (face shields), além de 28 mil máscaras cirúrgicas triplas e 2 mil capotes. Parte dos equipamentos foi direcionada para a Secretaria de Saúde do Estado e a outra parte está sendo entregue em sete hospitais do Recife. A expectativa é que as entregas sejam concluídas nesta terça-feira (05).

As doações estão sendo direcionadas para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, IMIP, Procape, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital da Restauração e Hospital Correia Picanço. Além destes, a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE) recebeu 7 mil protetores faciais que serão distribuídos em outras instituições de saúde. Este é o segundo lote de EPIs entregue pelo Sistema FIEPE aos profissionais da saúde do Estado. Na semana passada, a entidade direcionou 6,5 mil face shields a quatro hospitais do Recife, cidade com maior número de casos de coronavírus em Pernambuco.

As máscaras, os capotes e parte da matéria-prima utilizada na confecção dos face shields foram adquiridos com recursos oriundos da campanha Pelos Heróis da Saúde, liderada pela FIEPE e realizada entre os dias 6 e 20 de abril. No total, a ação arrecadou R$ 521 mil. “A nossa ideia é colaborar para preservar a saúde dos profissionais que estão se dedicando a salvar vidas. O objetivo da nossa campanha foi atingido e esperamos, dentro dos próximos 30 dias, realizar a doação de cerca de 300 mil itens de proteção individual para esses profissionais”, detalha o empresário e coordenador da campanha, Marcelo Tavares de Melo.

Além de recursos oriundos da campanha, a produção dos face shields contou, também, com doações feitas por diversas empresas e instituições. “A montagem dos protetores faciais está sendo feita dentro do SENAI, com a participação de profissionais da instituição. A ideia é que nosso trabalho continue ao longo do mês de maio, para que possamos atender a maior quantidade de instituições de saúde possível”, detalha a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto.


Imprensa FIEPE

Assaí Atacadão lança hotsite sobre compras seguras

Com parte da população em casa e reduzindo ao mínimo seu deslocamento como medida de prevenção ao novo coronavírus, marcas que tradicionalmente apostam em mídia Out of Home estão ampliando sua presença no digital. O Assaí Atacadista, por exemplo, lançou neste mês em seus perfis nas redes sociais a campanha "Por Você", cujo objetivo é oferecer informações para que o consumidor se mantenha informado sobre a Covid-19 e possa se abastecer de forma segura, conhecendo todas as medidas de segurança adotadas pela rede e seguindo as orientações corretas no momento da compra.
As peças da campanha mostram colaboradores Assaí protegidos com máscaras, valorizando o importante papel desempenhado por esses profissionais nesse período, e direcionam os consumidores para o hotsite da ação - https://www.assai.com.br/porvoce.
O portal reúne todas as iniciativas adotadas nas lojas da rede para conter a disseminação do vírus, como reforço na higienização dos carrinhos de compra, a sinalização da distância recomendada entre clientes nas filas e a distribuição de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para colaboradores, além de dicas para empreendedores e consumidores - para esse último público, as recomendações foram divididas em etapas: antes, durante e depois das compras.
No site, é possível ainda consultar o horário de funcionamento de cada unidade e os benefícios oferecidos nesse período, como o parcelamento das compras.
"Nesse momento, é fundamental estreitarmos a nossa comunicação com os nossos clientes, nos fazendo presentes onde eles estão: nas redes sociais. Por isso, criamos uma campanha que prioriza a transparência de nossas ações e focada em três pilares - Segurança, Saúde do Colaborador e Solidariedade. Queremos contribuir para que a sociedade tenha acesso à informação e possa se proteger do vírus. Seguindo corretamente as recomendações, todos podem se abastecer com mais segurança", afirma Marly Lopes, Diretora de Marketing do Assaí Atacadista. 
Canais oficiais do Assaí:

Qualifica Jovem Olinda oferece capacitações gratuitas de forma digital

Em tempos de isolamento, conhecimento nunca é demais. O Qualifica Jovem Olinda, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE/PE), oferece oito capacitações de forma digital. As inscrições podem ser feitas através do link https://www.olinda.pe.gov.br/nossajuventude/inscricao/.

As aulas acontecerão ao vivo, via link que será disponibilizado após a inscrição no whatsapp de cada inscrito. Elas acontecem segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h ou das 14h às 15h. São 100 vagas (metade para cada turno).

Os participantes vão receber certificados digitais. Confira as opções:

- Currículo e empregabilidade

- Criatividade: diferencial competitivo

- Dicas para um processo seletivo

- Trabalho em equipe

- Educação Financeira

- LinkedIn e o comportamento no meio digital

- Comunicação e oratória

- Empreendedorismo

Imprensa Olinda

Aplicativo Movimenta Recife ultrapassa a marca de 40 mil usuários

Criado para estimular e orientar a população a praticar exercícios físicos sem sair de casa durante a pandemia da covid-19, o aplicativo Movimenta Recife acaba de ultrapassar a marca de 40 mil usuários. O app está disponível nas versões Android e iOS, contendo videoaulas de ginástica, dança e práticas integrativas, ministradas por profissionais de Educação Física, para serem praticadas em casa, nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

O Movimenta Recife foi elaborado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), e faz parte do conjunto de medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para a contenção da covid-19. O objetivo é minimizar o impacto da suspensão do funcionamento das Academias Recife, das Academias da Cidade e do Caminhão da Malhação, além da recomendação da suspensão do funcionamento das academias de ginástica privadas.

“Os mais de 40 mil acessos comprovam o sucesso da nossa iniciativa e mostram que a população quer continuar praticando exercícios físicos, fundamentais para o bem estar nesse momento de quarentena. A Prefeitura não mediu esforços para disponibilizar o aplicativo em tempo recorde”, destaca a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Para facilitar ainda mais o acesso da população à ferramenta, a PCR criou também o site movimenta.recife.pe.gov.br.

As três atletas olímpicas que integram a equipe esportiva da Prefeitura do Recife – Yane Marques, Cisiane Dutra e Joanna Maranhão – gravaram vídeos para explicar o funcionamento do APP e dar orientações aos usuários. E as videoaulas foram gravadas por professores de Educação Física que trabalham nas 19 Academias Recife e nas 42 Academias da Cidade.

Após baixar o aplicativo, o usuário tem acesso a um tutorial explicativo em formato de texto, passa por um cadastro com informações básicas e em seguida escolhe o nível das atividades que pretende praticar.

Há também um quiz interativo sobre atletas pernambucanos e uma seção com atividades de dança e práticas integrativas. “Gravamos vídeos com Yoga, Automassagem, Meditação e práticas e técnicas ligadas ao Tai Chi Chuan. São vídeos bem explicativos, de aproximadamente meia hora, que ensinam o básico e os detalhes de cada prática, facilitando para o usuário realizá-la em casa. As atividades são eficazes para combater o estresse, acalmar a mente, melhorar o equilíbrio físico e mental e aumentar a imunidade daqueles as exercitam”, explica o coordenador das Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde do Recife, Nícolas Augusto.

COMO UTILIZAR

Aplicativo


Site


Imprensa Recife

Dia das Mães no Pão de Açúcar

Mesmo com tantas mudanças, existem coisas que não mudam ou se fortalecem. É assim com o amor de mãe. Por isso, para celebrar esse dia tão importante, bem pertinho ou através de uma chamada de vídeo, a Rotisserie e a Confeitaria das lojas Pão de Açúcar já estão com as opções de encomendas abertas e trazem um menu prático e especial para tornar este Dia das Mães ainda mais delicioso. São diversas entradas, aperitivos, acompanhamentos, pratos principais, sobremesas e até mesmo um menu completo para fazer da data um momento presente, mesmo que a distância.
O processo das encomendas segue com as alterações necessárias para garantir a tranquilidade de todos os consumidores durante o momento de compras. Os pedidos podem ser realizados com até 48 horas de antecedência nas lojas e as retiradas terão horário agendado para garantir o fluxo normalizado de clientes nas unidades.
A medida está em linha com as iniciativas do Pão de Açúcar para assegurar um ambiente seguro de consumo, juntando-se às demais ações da rede, como o controle de entrada dos clientes para evitar aglomerações, o reforço dos cuidados com a limpeza, a implantação de painéis de acrílico temporários para separar os operadores de caixa dos consumidores, o horário de atendimento exclusivo para clientes acima dos 60 anos e a disponibilização de álcool em gel para todos.
Com receitas feitas com todo o carinho da ocasião e ingredientes cuidadosamente selecionados por especialistas, o kit especial Almoço de Dia Das Mães serve de 4 a 6 pessoas, contendo 6 unidades de cestinhas de siri (45g), salada especial de quinoa com legumes (500g), arroz com alho-poró e amêndoas douradas (500g), batatas assadas com alho e alecrim (800g) e roast beef de alcatra ao molho de mostarda (800g). 

As opções de receitas incluem, também, as saborosas entradas, acompanhamentos e pratos principais do cardápio do Pão de Açúcar disponíveis para que cada cliente possa escolher como complementar o seu almoço de domingo. O menu conta com possibilidades de combinações que incluem bolinho de bacalhau, torta de palmito, quiche de queijo, cuscuz marroquinho com legumes, passas e nozes, salpicão de frango, lasanha da mamma, gratinado de camarão com legumes, manta de pernil à pururuca com batatas rústicas, entre outros pratos deliciosos.
E para que a refeição seja completa, as lojas também prepararam sobremesas feitas com ingredientes de alta qualidade e que combinam especialmente com a doçura da data. As opções especiais para deixar o momento ainda mais gostoso incluem bolo de frutas, bolo cremoso red velvet, pudim de brigadeiro especial, pudim de coco, pudim de leite em pó e bolo de chocolate branco com abacaxi.

Prefeitura de Olinda instala toldos para proteção da população que vai retirar o auxílio emergencial

A Prefeitura de Olinda instalou toldos de proteção na fila da Caixa Econômica Federal, no bairro de Casa Caiada para a população que aguarda para retirar o auxílio emergencial não fique expostas ao sol e à chuva. Os equipamentos foram instalados no início da manhã desta terça-feira (05.05).
Equipes da Guarda Municipal de Olinda, com apoio da Polícia Militar de Pernambuco, fazem o ordenamento da fila e fiscalização do local. Ao lado dos toldos foram colocados cones para demarcar o limite para passagem dos veículos pela Avenida Carlos de Lima Cavalcante.
A Guarda Municipal faz oito rondas diárias no entorno da agência, bem como no corredor bancário da Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, na orla de Olinda, lotéricas e periferia. O objetivo é garantir o cumprimento das determinações do Governo de Pernambuco.

Imprensa Olinda

Dia das Mães no Extra

Esse Dia das Mães, mesmo distantes fisicamente, é um momento de descobrir novas maneiras de estar perto e cultivando momentos especiais em casa e mantendo a homenagem, mesmo que seja de forma digital. A Rotisserie e a Confeitaria do Extra prepararam um menu completo e muito saboroso para tornar o almoço de domingo ainda mais prático, com receitas e ingredientes cuidadosamente selecionados, da entrada à sobremesa, para oferecer uma refeição de qualidade, feita com o carinho, cuidado e segurança que tanto combinam com o clima da data.

O kit Almoço de Mães é o destaque do menu, desenvolvido pensando exclusivamente no Dia das Mães, e traz sugestões 
que servem até 6 pessoas, incluindo lasanha à bolonhesa (800g), lombo assado (800g), arroz com castanha-de-caju (800g) e caponata de berinjela e abobrinha (500g).

Além da praticidade de um kit completo, a Rotisserie tem, também, outras opções saborosas e acessíveis de acompanhamentos para dar um toque extra na refeição. Entre as opções estão salpicão de frango, farofa de banana-da-terra com bacon e abobrinha, maionese de legumes, torresmo de pururuca, farofa rica e couve-manteiga refogada. Ainda, são disponibilizadas saborosas opções complementares de pratos principais, como frango assado com batatas coradas, arroz à grega, bacalhoada, lagarto assado com batatas coradas e tortas de frango ou palmito. Dessa forma, o cliente pode montar o cardápio com os pratos de sua preferência.

E o que não poderia faltar são as melhores sobremesas, preparadas pela Confeitaria do Extra para adicionar doçura a essa data tão especial. Os clientes podem escolher torta holandesa de fabricação própria, bolo de festa de chocolate, bolo de doce de leite com coco, bolo festa, bolo ninho com creme de avelã, pudim de leite, pudim de ninho e pudim de coco.

As encomendas dos pratos e do Kit Almoço podem ser feitas diretamente nas unidades de Rotisserie e Confeitaria das lojas Extra Hiper até o dia 8 de maio, às 12h. Lembrando que todas as lojas da rede no Brasil estão seguindo as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde para evitar aglomerações e, por isso, a recomendação é que apenas uma pessoa da família faça as compras e resolva tudo em um só lugar. Ainda, as unidades têm sinalizações que informam quanto ao distanciamento mínimo necessário para garantir a segurança de cliente e colaboradores, tanto nas áreas de atendimento, quanto nas filas dos caixas.

Núcleo de Fisioterapia de Olinda alerta para a postura correta durante home office

O modelo de trabalho em home office (literalmente escritório em casa) adotado por muitos brasileiros por conta da pandemia do Coronavírus requer alguns cuidados, entre eles com o corpo. Trabalhar deitado, sentado no sofá ou em lugares sem a ergonomia necessária pode causar incômodos, dores e até problemas mais graves como tendinites e hérnias de disco, por isso, a coordenadora do Núcleo de Fisioterapia de Olinda, Rosely Chaves, dá algumas dicas para quem usa sala, cozinha ou quarto para a labuta diária.
O primeiro ponto abordado é onde instalar-se. Rosely explica que, mesmo estando mais à vontade em casa, é preciso reservar um local mais adequado: uma mesa e uma cadeira. E já vale a primeira orientação de postura.
"Muita gente gosta de ficar no sofá, na cama, porém lugar de trabalhar é na mesa. A pessoa tem que estar sentada com os dois pés tocando no chão e os joelhos na mesma altura do quadril. Não é recomendável ficar de pernas cruzadas. Quando você cruza uma perna põe o peso de uma em cima da outra, isso força o quadril e o nervo ciático", explica. O computador tem que estar numa posição que não seja necessário inclinar a cabeça tanto para baixo quanto para cima, posturas que forçam a região cervical."
Queixas na região lombar também são frequentes em quem passa muito tempo sentado e pode se agravar para quem tem hiperlordose lombar, conhecida como postura de grávida, com a região forçada "para dentro". "Problemas de postura que perdurem por muito tempo podem levar até a uma hérnia de disco", avalia.
O que fazer?
Para evitar e reduzir os problemas, o trabalhador precisa estar atento não só à postura durante a execução do trabalho, mas também seguir algumas práticas antes, durante e após a jornada. "Quando todo mundo acorda não se espreguiça? Pois esse é um bom alongamento. Cruzar as mãos e esticar os braços acima da cabeça, fazer uma inspiração bem prolongada e soltando devagar como se quisesse assobiar. Girar o pescoço devagar, alongar o trapézio. Também é importante alongar os músculos das pernas, tanto anteriores quanto posteriores".
Durante a trabalho, a fisioterapeuta ensina que devem ser feitas pausas a cada 40 minutos para a pessoa levantar, dar uma caminhada para tomar uma água e alongar os músculos extensores e flexores das mãos.
"Quando terminar é bom fazer a respiração lenta novamente. Depois, balançar braços e pernas para soltar as articulações e alongar-se novamente como estivesse se espreguiçando. Outra recomendação é alongar os músculos das pernas novamente. O músculo 'fala' e essa fala dele vem através da dor. Por isso é importante estar atento à postura e esses movimentos simples".

Imprensa Olinda

Delivery de Carinho Ferreira Costa

Perto ou longe, tem uma coisa que nos une: O AMOR. E muitas famílias terão de lidar com esse desafio de comemorar o Dia das Mães à distância e com respeito às orientações sobre contato pessoal. Mas, essa data comemorativa é muito especial, e não dá para deixar passar em branco. 
Mesmo estando longe, a Ferreira Costa não deixará de fazer com que você esteja presente na vida daquela pessoa que mais te amou. O beijo e o abraço durante o almoço de domingo terão que ficar para outra oportunidade, mas, com a ajuda da Ferreira Costa, o presente poderá ser comprado e enviado diretamente para a residência da mamãe homenageada, através do site (www.ferreiracosta.com). Afinal, a data é uma das mais importantes do ano, é a ocasião ideal para presentear àquela que nos deu a vida, nos ama e nos cuida.
A compra feita através do site é simples e fácil, podendo escolher receber no conforto do seu lar (ser entregue na casa da mamãe) ou, se preferir, fazer o pedido online e retirar na loja. No e-commerce da Ferreira Costa você encontra uma variedade e preços para todos os gostos e o melhor: que cabem em todos os bolsos. Porque a Ferreira Costa sabe que é o dia de mimar as nossas amadas mães e quer te ajudar a garantir o presentão que ela tanto merece.

Olinda tem o melhor índice de isolamento social entre os municípios do Estado

Os órgãos de saúde têm recomendado o confinamento e o distanciamento entre as pessoas como medida mais eficiente para diminuição de casos da covid-19. A estratégia vem sendo tomada oficialmente pelos governos estaduais e municipais para evitar a superlotação nos hospitais e o caos no atendimento à saúde. Nessa campanha diária, Olinda tem se destacado como a cidade com o maior índice de pessoas cumprindo o isolamento, de acordo com os dados do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
O levantamento foi realizado a partir da geolocalização de aparelhos celulares e aponta que, 61,7% da população olindense tem optado por ficar em casa durante o período da pandemia do novo coronavírus. Esse número se dá a um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas na cidade, como a fiscalização diária do fechamento dos serviços não essenciais e a circulação de pessoas em praias, praças públicas e áreas reservadas à prática de esportes coletivos.  
Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelas secretarias de Segurança Urbana e a Executiva de Controle Urbano da cidade que atuam, inclusive, nos bairros da periferia. Além disso, guardas municipais e agentes de trânsito trabalham no ordenamento das filas em casa lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. “Nosso efetivo está empenhado no disciplinamento e no cumprimento do decreto estadual. É um trabalho que exige o bom senso de todos, mas estamos atentos para quem insiste em descumprir as medidas restritivas”, revelou o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Cel. Pereira Neto.
O painel do isolamento social mapeamento pelo MPPE mostra o percentual de cada município de Pernambuco e pode ser conferido no portal do órgão: http://www.mppe.mp.br/mppe/  
Imprensa Olinda

Procon-PE lista dicas para as compras on line para o Dia das Mães

Com o comércio fechado e a maioria das pessoas passando por uma quarentena, por conta da Pandemia do Covid-19, para o presentear no Dias das Mães, muitas pessoas vão optar pelas compras on line. A data será comemorada no próximo domingo (10.05). Pensando na segurança do consumidor, o Procon Pernambuco elaborou algumas dicas para quem pretende fazer compras nas lojas virtuais.

Confira as dicas

- Compre de site que você confia, conhece e já utilizou;

- Privilegie as lojas da cidade e da região. Ajude a economia local, inclusive de pequenos empreendedores que estão vendendo pelas redes sociais;

- Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail e que aparecem em outras redes sociais;

- Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra;

- Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador;

- Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança;

- Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas.

- Opte por pagamentos online. Evite ter contato com a máquina de cartão durante a entrega. É seguro para o cliente e para o vendedor.

- Ao receber o produto tome os devidos cuidados de higiene ao receber produto em sua residência.

TROCA - No caso de compras virtuais ou por catálago, o consumidor não pode experimentar nem verificar qual é o material usado na fabricação nem tem como avaliar o produto em mãos. Mas, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao cliente o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade, contando a partir do dia que produto chegue na residência.

Caso tenha algum problema como atraso, entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar nos canais de atendimento do Procon em Pernambuco.
Call center (0800-282-1512), o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e um número de Whatsapp: 3181-7000, onde o consumidor recebe orientações para registrar suas queixas.

Imprensa Procon PE

Empresas do do setor químico acumulam queda no faturamento de 70%, em média

O setor químico de Pernambuco vinha na contramão da produção industrial do País de 2019 para cá, pois, enquanto o dado nacional caía 15,1% no ano passado, o segmento incrementava em 6,1% o seu Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, e assim como boa parte das empresas do País, algumas indústrias do segmento foram duramente atingidas pela crise provocada pela Covid-19 e, atualmente, temem pelo que pode acontecer com os mais de 200 negócios responsáveis por gerar 8.275 postos de trabalho.

De acordo com a presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para fins industriais, resinas sintéticas, tintas e vernizes do Estado de Pernambuco (Siquimpe), Caroline Souto Maior, dentro do escopo do setor químico, existem os negócios que estão numa crescente em razão da pandemia, como os saneantes, e os que dependem de outros setores econômicos para alavancar as suas vendas, como de tintas e vernizes, por exemplo. É para esse nicho que Caroline chama atenção e tem receio pelo o que está por vir.

Segundo ela, as indústrias começaram a sentir o impacto ainda em março, quando o comércio fechou as suas portas. “Provocando, assim, o aumento da inadimplência e gerando grande dificuldade para as indústrias quitarem as suas dívidas com seus fornecedores”, disse, destacando que, outro ponto importante e problemático para o mercado, se deve às fortes oscilações cambiais, que têm impactado diretamente na compra dos insumos importados.

Para driblar o momento, Caroline contou que as empresas precisaram antecipar as férias dos seus colaboradores, usar o seu banco de horas e, até mesmo, se arriscar em outros mercados para não perder capilaridade e sobreviver à pandemia. “A crise pode ser um momento importante para repensar tudo, desde o modelo de negócios até a relação com a tecnologia. Exemplo disso, algumas indústrias químicas fabricantes de tintas e assemelhados, através da portaria SES/SDEC Nº 2, começaram a fabricar álcool 70% como forma de criar oportunidades de crescimento”, disse.

Mas não foi somente na ponta que tudo mudou. Na análise da presidente, a relação com o cliente também foi impactada, bem como a visão das empresas sobre os seus custos operacional e de investimento. “Sabemos que todos precisam fazer a sua parte, mas, para sobrevivermos, é fundamental que tenhamos mais facilidade e flexibilidade no acesso ao crédito, na postergação do prazo de pagamento de encargos e impostos e na injeção de recursos via bancos públicos”.

A gerente administrativa da Óxidos do Nordeste, Rosiane Oliveira, diz sentir na pele o cenário que Caroline descreve. Na empresa em que trabalha, o volume de vendas baixou 75%, os clientes prorrogaram os débitos e houve queda na produção. “Está sendo bem difícil este momento. Tivemos que repensar muitas coisas, como parar os investimentos, manter apenas as compras necessárias para a produção e manter o caixa da empresa com uma reserva dos valores para pagar nossos fornecedores”, adiantou.  O impacto está atrelado também ao que vem passando os demais setores econômicos, como construção civil e as indústrias de tintas – principais consumidores de pigmentos da Óxidos do Nordeste. 

A proprietária da Spectracolor, Grace Klein, também fala numa queda de 70% no volume de vendas e conta que uma das grandes dificuldades do seu mercado tem a ver com a instabilidade do dólar, já que o segmento depende de matéria-prima importada. “Seria fundamental a união de todos os poderes públicos diante da situação tão difícil que estamos enfrentando. Isto daria uma calma no mercado, tão fundamental neste momento”, afirmou.

Imprensa FIEPE

Olinda orienta funerárias sobre os cuidados para evitar o contágio da COVID-19

Higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras, isolamento social entre outras medidas restritivas e recomendações preventivas têm sido divulgadas à população olindense para conter o avanço do contágio da COVID-19. Para diminuir a propagação do vírus, a Secretaria de Saúde de Olinda através da Diretoria de Vigilância Sanitária está intensificando o monitoramento das casas funerárias.
O objetivo do trabalho é fiscalizar os procedimentos e cuidados restritivos no manuseio dos corpos, descarte de materiais utilizados e higienização do ambiente, até o transporte e sepultamento das vitimas da COVID-19.

Imprensa Olinda