segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Ambulantes devem solicitar ligação provisória de energia para o Carnaval com antecedência


 A menos de 15 dias para o início do Carnaval, a Neoenergia Pernambuco intensificou o atendimento aos interessados em solicitar ligações provisórias para as prévias ou dias de Momo, nas cidades do Recife e de Olinda. Os ambulantes que desejarem contar com o fornecimento de energia regular durante o período precisam fazer o pedido e atender alguns pré-requisitos para a execução do serviço.  

Entre as exigências do setor elétrico para a realização de uma ligação provisória estão a autorização do uso do solo pela prefeitura, a declaração da carga que será utilizada e o pagamento da taxa única de vistoria, ligação e desligamento. O padrão de entrada e o aterramento do sistema também são de responsabilidades do cliente. É importante ressaltar que o local ainda precisa atender aos critérios técnicos e de segurança. 

“Hoje, a Neoenergia possui um serviço célere para garantir o atendimento provisório para os ambulantes do Recife e Olinda, porém existem alguns prazos no processo, como o de até cinco dias úteis para a realização da ligação. Quanto antes tivermos esses pedidos, poderemos nos planejar e atender no mais curto espaço de tempo possível, até mesmo antes dos cinco dias”, afirmou a supervisora comercial da Neoenergia Pernambuco, Mariana Cordeiro.

 É importante ressaltar que a Neoenergia Pernambuco estará com 800 eletricistas nas ruas de todo o Estado para acompanhar os pontos de folia e retirar qualquer tipo de ligação clandestina que estiver sendo feita para atender qualquer tipo de cliente. 

“Nossa tolerância com ligações clandestinas será zero. Por isso estamos chamando a atenção para o uso indevido da energia que contribui para o risco de acidentes. Não é admissível uma pessoa subir no poste e fazer uma gambiarra em tempo algum, mas no Carnaval a situação é ainda mais sensível, porque é muita gente aglomerada. Qualquer intervenção indevida na rede pode ser fatal”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

Outro ponto relevante é que a ligação provisória também protege os equipamentos dos barraqueiros e comerciantes, evitando possíveis danos elétricos que podem acabar com a atividade nos dias de Momo. “É um cuidado que deve ser tomado por quem deseja trabalhar da forma correta, segura e sem prejuízo”, finalizou.

*EQUISITOS DE SEGURANÇA PARA REALIZAÇÃO DA LIGAÇÃO PROVISÓRIA*
01 - Todo material, inclusive o ramal de ligação (fio que liga a rede da Neoenergia à barraca, trailer, palco etc), é de responsabilidade do cliente, como também a montagem do padrão onde será instalado o medidor.

02 – O ramal de ligação deverá possuir, obrigatoriamente, as seguintes características: utilização de cabo 4 (quatro) milímetros (PP) duas vias, em perfeitas condições e sem emendas.

03 - A Neoenergia não permitirá ligações com condutores pelo solo ou extensão.

04 – As ligações provisórias só poderão ser realizadas em locais onde já existe rede de distribuição de energia e sem travessia de rua.

05 - As barracas deverão possuir ponto de fixação (barrote + rack, cantoneira etc.) para elevação do ramal de ligação à altura padrão de 3 metros.

06 - As barracas deverão ser providas de dispositivo de proteção (disjuntor), padrão Neoenergia.

07 - Barracas e estruturas metálicas (palcos, camarins etc.) obrigatoriamente deverão ser providos de aterramento.

08 - A ligação só será efetuada mediante a apresentação das faturas de consumo e serviço pagas.

09 - Nos casos que forem identificadas cargas adicionais, o cliente deverá desliga-las até que ocorra a regularização da situação junto à distribuidora.

10 - As ligações provisórias das barracas só serão realizadas com cabo de 4 (quatro) milímetros (PP) duas vias e o aterramento devidamente instalado.

11 - A ligação interna não poderá ter contato com a parte metálica da barraca.

Galo Gigante evidencia educação ambiental e alunos do Colégio Madre de Deus colaboram com doações de garrafas pet


O compromisso com a educação ambiental está sendo pauta de projetos educacionais durante todo o ano letivo. No Carnaval não é diferente. A conscientização está, inclusive, na construção do Galo Gigante, que este ano contará com arrecadação de garrafas PET transparentes ou verdes de 2 litros, devidamente higienizadas, que serão utilizadas na confecção da icônica escultura do Galo Gigante. O Colégio Madre de Deus é a única instituição de ensino parceira do projeto e este mote para a sala de aula. 

Como a única instituição de ensino envolvida na iniciativa, o colégio busca engajar alunos, famílias e a comunidade na arrecadação e na discussão do tema. Como parte das ações do projeto, no último dia 3 de fevereiro, o Colégio Madre de Deus recebeu o artista Leopoldo Nóbrega que apresentou o projeto do Galo 100% sustentável e a importância da mobilização para a arrecadação dos materiais. “Ser a única escola envolvida nesse projeto nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a educação cidadã e a valorização das nossas raízes culturais. Além disso, essa campanha é mais uma ação dentro da nossa cultura anual de educação ambiental. Todas as séries do colégio têm anualmente o compromisso de arrecadar resíduos, de acordo com os conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, reforçamos o aprendizado e estimulamos a consciência ambiental de nossos alunos”, destaca Maria Paula Figueiredo, gestora do Colégio Madre de Deus.

Com essa iniciativa, o Colégio Madre de Deus reafirma seu compromisso com a responsabilidade ambiental e educa seus alunos para um futuro mais consciente e sustentável. “Quando o Galo Gigante surgir imponente na ponte Duarte Coelho, queremos que cada um de nossos alunos, pais e colaboradores possam olhar para ele e dizer: 'Eu fiz parte dessa história' ”, conclui Maria Paula Figueiredo.

*Como participar?* A Campanha Sustentável de Carnaval segue até o dia 17 de fevereiro, e toda a comunidade está convidada a contribuir com a doação de garrafas PET. Para facilitar o descarte, foram instaladas ecoestações no colégio, além dos 14 pontos de coleta espalhados pela cidade e mais de 130 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) acessíveis a toda a população.

*Pontos de Coleta*
CAMPUS I - BOA VIAGEM
Rua Belmonte, 199, Boa Viagem, Recife/PE
Fone: (81) 3341-3530

CAMPUS II - BOA VIAGEM
Rua João Cardoso Aires, 705, Boa Viagem, Recife/PE
Fone: (81) 3341-1747

CAMPUS III - ZONA NORTE
Rua Sebastião Alves, 73, Tamarineira, Recife/PE
Fone: (81) 3204-4179

CAMPUS IV - ZONA NORTE
Estrada do Arraial, 3460, Tamarineira, Recife - PE
Fone: (81) 99220-0750


Quinta do Chef: A Chef Hellida Kelsch vai comandar a noite de frutos do mar no Quiosque 51


Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Chef Hellida Kelsch – chef executiva do Oma Patisserie Bistrô, na Zona Norte de Recife – traz sua experiência internacional para um jantar exclusivo no Quiosque 51, às 19h, à beira-mar de Boa Viagem. Tendo como prato da noite o delicioso ‘’Na onda do Mar’’. O valor da reserva para o prato principal é R$ 70,00 com sobremesa inclusa. As reservas são antecipadas e estão disponíveis no link na bio do Instagram @quiosque51.  

*Prato Principal:* 
Na Onda do Mar - Um delicado creme de peixe dourado acompanhada de camarões crocantes, servida com vinagrete de tomate verde, cebola roxa e arroz de coentro, realçada com aromas de ervas frescas, azeite, castanhas e batata-doce crispi para dar o toque final.

*Sobremesa:*
Delícia de Abacaxi - Uma saborosa combinação de abacaxi com merengue e limão siciliano.

*Sobre a Chef Hellida Kelsch:*
Com um currículo de peso, formada na escola de Laurent Suaudeau e tendo trabalhado ao lado de nomes como Alex Atala, Jeferson Rueda e Murakami, Hellida aprimorou suas técnicas na Catalunha e representou o Brasil na China, cozinhando para chefes de Estado. Agora, ela aterrissa no Quiosque 51 para uma noite de alta gastronomia.

*Serviço:*  
Data: 20 de fevereiro (quinta-feira)  
Horário: 19h  
Local: Quiosque 51 – Orla de Boa Viagem, próximo ao Parque Dona Lindu  
Valores: Prato principal + Sobremesa inclusa: R$ 70,00  

Carnaval 2025 de Igarassu homenageia Almir Rouche e Maestro Spok

 

Na manhã desta segunda-feira (17), a prefeita professora Elcione Ramos divulgou a programação completa do Carnaval 2025 e os homenageados nas festividades deste ano: Almir Rouche e Maestro Spok. O anúncio aconteceu no Gabinete ao lado do vice-prefeito Amaury Henrique e secretários.

Os festejos iniciam na sexta-feira (28), véspera do reinado de Momo, com as apresentações dos artistas, e seguem até o dia 04 de março em seis polos localizados em Sítio Histórico, Saramandaia, Cuieiras, Agamenon, Três Ladeiras e Mangue Seco. Além das atrações locais e culturais, o público poderá desfrutar dos shows de Nonô Germano, Raphaela Santos, Patusco, Priscila Senna e muito mais. O tema deste ano é “Aqui nasceu Pernambuco, terra do Frevo”.

O saxofonista e compositor de frevo Maestro Spok, expressou sua gratidão ao receber o prestígio neste ano no município onde nasceu. “É um prazer ganhar essa homenagem ao lado do meu grande amigo, Almir, em uma festividade tão importante para nós, sobretudo no lugar que nasci. Agradeço à prefeita Elcione por ter esse olhar tão especial pelo Carnaval em Igarassu.”

Para o cantor Almir Rouche, que também é natural de Igarassu, a honra é a realização de um sonho. “Eu fiquei radiante ao receber o tributo na nossa terra. Modéstia parte, Igarassu tem dois filhos para compartilhar a cultura por todo o mundo. Fazer sucesso em muitos lugares não é tão difícil, mas ser reconhecido na própria terra é, e a prefeita Elcione nos deu essa oportunidade. Igarassu está em boas mãos.”

O secretário de Governo, César Ramos, declarou: “Estou muito feliz por estar presenciando este momento tão importante para a nossa cidade. Eles são os homenageados, mas nós recebemos o prestígio deles.”

Para o vice-prefeito Amaury Henrique, a presença dos artistas em Igarassu representa a valorização da cultura para as próximas gerações. “É uma satisfação enorme estar ao lado dessa dupla incrível. Ficamos gratos porque enaltecer a nossa história e cultura é garantir que ela será passada para os nossos filhos.”

Já para a prefeita Elcione, o reconhecimento de Almir e Spok vai além dos palcos. “Nós os recebemos de braços abertos e com o coração cheio de alegria, com a certeza de que teremos o melhor Carnaval que Igarassu já viu. Esse reconhecimento é de coração.”Fotos: Ivonildo Pedro

Folia dos Gigantes em Santa Cruz do Capibaribe


Santa Cruz do Capibaribe, no agreste do estado, vai uma grande prévia de carnaval neste sábado, 22/02, a partir das 16h30. A Folia dos Gigantes vai tomar conta da cidade. Será um desfile de vários bonecos gigantes, tradição do carnaval de Olinda, acompanhados de duas orquestras de frevo e vários passistas.


Toda essa folia de frevo vai percorrer a Av Padre Zuzinha, saindo próximo a escola Santo Antonio, seguindo até a Prefeitura, passando pela Av Jose Francelino Aragão, e vai terminar na Av 29 de Dezembro, em frente a secretaria da Cultura. Bonecos como o Ney Matogrosso, Tony Garrido, Diogo Nogueira, Mateus e Catirina, La Ursa, Caretas e Papangus, do artistas plástico André Vasconcelos, assim como os bonecos do Maestro Forró e Maestro Spok, de Silvio Botelho, entre outros, vão desfilar pela cidade, convidando a todos a cair no passo, fazendo um grande desfile carnavalesco no agreste pernambucano.


O projeto Folia dos Gigantes no Agreste, que tem apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento a Cultura – PNAB, é uma iniciativa inédita na região, visando proporcionar um desfile de carnaval com elementos icônicos da cultura pernambucana ao calendário festivo do Agreste que são os bonecos gigantes acompanhado de orquestras e passistas. A Folia dos Gigantes é um convite a todos, para que venham fantasiados e tragam sua animação e alegria para abrilhantar a festa!!

ANDRÉ VASCONCELOS
André Luiz da Silva Vasconcelos é artista plástico, olindense. Desde criança já participava da produção do Carnaval de Olinda. Discípulo do Mestre Silvio Botelho, participou de diversas produções culturais, acumulando experiência como artesão, mestre bonequeiro, produtor de palco, carnavalesco e produtor cultural.


 SERVIÇO:
 Folia dos Gigantes no Agreste
 Quando: 22 de fevereiro
 Hora: 16h30
 Saída: Av Padre Zuzinha, próximo à escola Santo Antonio
 Encerramento: 19 horas

Galo Cidadão Ecológico reinará na ponte Duarte Coelho durante Carnaval do Recife 2025




“Carnaval do Recife. É gente.” Sob a temática do Carnaval do Recife 2025, amparada pela criatividade e inclusão, vestida e investida de premissas de responsabilidade social e sustentabilidade, com a assinatura do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer e produtora executiva de Germana Xavier, gestores do Espaço Multicultural Arte Plenna, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho prepara a sua indumentária para este ano, quando assume a identidade do Galo Cidadão Ecológico. 

Entre as novidades, sua majestade cresce 5 metros, alcançando superlativos 32 metros de altura, chega trazendo mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA), saudando o meio ambiente, através dos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental e reverenciando manifestações culturais e agremiações carnavalescas mais do que presentes no ciclo momesco do Recife: o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa – lembrando esse legado tão valioso dos povos ciganos em Pernambuco.

Segundo Leopoldo, diversas temáticas sociais e inclusivas permeiam as inspirações que deram origem ao projeto artístico da indumentária da escultura em 2025. Entre as centelhas que moveram as engrenagens de criação, estão as próprias tradições carnavalescas, além de inclusão, meio ambiente, economia circular, ecologia, cidadania, sustentabilidade e o conceito de Recife Cidade Parque, que abre cada vez mais clareiras no adensamento urbano para o lazer e o usufruto dos espaços públicos pela população.

E como tudo isso dialoga entre si para formar a maior obra de arte a céu aberto do Carnaval do Estado? O primeiro desses conceitos, que levantará junto com o Galo sobre as ruas da festa recifense, é a sustentabilidade. A alegoria será ainda ferramenta de educação ambiental, posto que todos os cidadãos podem colaborar para a doação de garrafas PET de dois litros, que irão compor a vestimenta de 2025 (vide serviço para os locais onde podem ser realizadas doações até o dia 22, quando as partes do galo seguirão para a ponte, para montagem. 

“Esta ação permite que o cidadão seja co-responsável e faça parte da criação da escultura. Ao depositar as garrafas PET nos pontos de doação, além de se tornar parte integrante e ativa da maior obra de arte a céu aberto do Carnaval do Brasil, o cidadão contribui com o meio ambiente e torna a cidade mais resiliente ao impacto das águas de córregos, canais e rios, destinos finais de descartes incorretos do lixo que produzimos”, reflete Leopoldo. Ainda entre as novidades, a convite da agremiação Galo da Madrugada, todas as etapas de construção da escultura estão sendo rastreadas para que possa ser realizada a compensação do crédito de carbono na edição do próximo ano. Será a primeira vez que a maior obra de arte do carnaval do Recife terá esta iniciativa – reduzindo os impactos produtivos como marco no ano da COP 30 no Brasil.

A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz um mix de tons quentes que revisitam o frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. Assim, o branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural vestem a alegoria. As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também será rememorada no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo.

 Ressalte-se que as cores utilizadas estão presentes na sombrinha do frevo e também sintonizam com a bandeira de Pernambuco.

Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos ‘tornozelos’) feitas de pneus reciclados. Inclusive, as sandálias serão replicadas em tamanho humano pelo grupo 3Rs, para revenda aos foliões, cuja renda será destinada às entidades que trabalham com o combate à fome. A seus pés, o Galo contará com um jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade.

O estilo alegórico do design que veste a alegoria é inspirado no pontilhismo armorial dos bordados que adornam os maracatus de Baque Solto, típicos da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A escolha enaltece uma das tradições populares mais exuberantes e artesanais para além do carnaval. O figurino buscou um design paramétrico, termo utilizado para codificação matemática das formas geométricas através de programas de computador, em um mapeamento 3D, que ajudará no posicionamento exato de milhares de garrafas que revestirão a escultura de 32 metros de altura e 8 toneladas.



Ariano Suassuna é celebrado em aula-espetáculo, dia 19 de fevereiro, no RioMar Recife


A exposição imersiva "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso" extrapola os 13 ambientes que ocupa no Espaço de Eventos do RioMar Recife e realiza um evento especial no cinema do shopping. É a aula-espetáculo "Na Trilha do Mestre", que será conduzida pelo historiador e produtor cultural João Suassuna, neto mais velho de Ariano Suassuna e cocriador da exposição. O encontro acontece no dia 19 de fevereiro, às 10h, e será uma oportunidade única para mergulhar ainda mais fundo no legado de um dos maiores escritores brasileiros.

Exclusiva para convidados e com a participação do brincante Pedro Salustiano, filho do Mestre Salustiano, a aula-espetáculo combina palestra interativa, vídeos, música e dança armorial para explorar vida e obra de Ariano Suassuna, destacando sua defesa da cultura popular nordestina e sua influência na literatura, dramaturgia e pensamento cultural. Com uma abordagem dinâmica e emocionante, João Suassuna conduz um diálogo entre o público e o universo do avô, trazendo reflexões sobre a identidade cultural brasileira e a importância da preservação das tradições. O evento é uma realização do Luzzco e do RioMar Recife.

A aula-espetáculo se soma à programação da exposição imersiva "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso", em cartaz até 9 de março e que ocupa 1.200 metros quadrados no shopping. Com uma combinação de cenografia detalhada, tecnologia de ponta e elementos legítimos do homenageado, a mostra oferece uma experiência sensorial e interativa sobre os universos artístico e humano de Ariano Suassuna.


*SERVIÇO:*

*Aula-espetáculo "Na Trilha do Mestre"*
Cinemark - RioMar Recife
Dia 19 de fevereiro (quarta), às 10h
Evento exclusivo para convidados

*Exposição "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso"*
RioMar Recife – Espaço de Eventos (Piso L3)
Em cartaz até 9 de março
Segundas a sábados: 9h às 22h | Domingos e feriados: 12h às 21h
Ingressos: a partir de R$ 35 na plataforma Fever e app RioMar Recife

Olinda Beer chega à sua 27ª edição com 12 horas de festa e superestrutura


No próximo domingo (23), o Olinda Beer chega a mais uma edição consolidado como a maior prévia de carnaval do país, reunindo milhares de foliões para mais de 12 horas ininterruptas de festa na Área Externa do Centro de Convenções, em Olinda. Na 27ª edição, o evento terá shows completos de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Bell Marques, Sorriso Maroto, Claudia Leitte, Léo Santana, Henry Freitas e Pablo, garantindo um line-up diverso e democrático que abraça diferentes ritmos e públicos.


Além de levar alegria e animação ao público, o evento também impulsiona a economia local e gera milhares de empregos diretos e indiretos. No dia da festa, aproximadamente 3 mil profissionais atuam diretamente na operação, entre seguranças, garçons, produtores, equipe de camarim, artistas, imprensa e outros profissionais essenciais para o funcionamento do evento. No período prévio, uma grande equipe trabalha na montagem da megaestrutura de palco, som, luz, bares e demais áreas, totalizando cerca de 5 mil pessoas envolvidas na realização do Olinda Beer.


A estrutura do festival começa a ser montada meses antes do evento e inclui um palco de última geração, com tecnologia de LED e telões estrategicamente posicionados para garantir visibilidade total dos shows. A iluminação e o som utilizam equipamentos de ponta, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível ao público. Com isso, o Olinda Beer se firma como um dos principais atrativos do período pré-carnavalesco, atraindo foliões de diversas regiões do Brasil e até do exterior.


A movimentação financeira gerada pelo evento beneficia diversos setores, como hotelaria, transporte, comércio e serviços. Além disso, o festival cria oportunidades para vendedores ambulantes, costureiras especializadas na customização de abadás e profissionais do turismo. 


A cada edição, o Olinda Beer busca inovações para aprimorar a experiência do público. Nesta edição, entre as novidades estão a antecipação da retirada das camisas, permitindo maior organização dos foliões, e a divulgação prévia dos horários dos shows, facilitando o planejamento para que ninguém perca a apresentação do seu artista favorito.


Com 27 anos de história, o Olinda Beer segue como referência no cenário dos grandes eventos nacionais. O evento, que começou como um pequeno camarote para 800 pessoas durante um bloco em Olinda, cresceu e se tornou um gigante da música, reunindo milhares de foliões a cada edição. Mais do que uma festa, o evento se transformou em uma tradição, um marco no calendário festivo e um verdadeiro símbolo do carnaval.


Os ingressos custam a partir de R$ 90 e podem ser adquiridos no site e quiosque da Bilheteria Digital, além das lojas Esposende dos shoppings RioMar e Tacaruna. Mais informações em @olindabeeroficial.

Foto: Kaio Cads

Recife Frevo Festival tem Aulas-espetáculos e Batalha de Orquestras nesta quarta-feira (19)


Após o sucesso da programação artística no Teatro do Parque, o Recife Frevo Festival dá continuidade às suas atividades com a etapa pedagógica "Rumos do Frevo", que acontece no dia 19 de fevereiro, no Paço do Frevo, no Recife. A programação inclui uma aula-espetáculo com Jota Michiles, homenageado do festival, e uma roda de diálogo com maestros e pesquisadores sobre a importância das orquestras de frevo na salvaguarda do frevo. Encerrando as atividades, o evento promove a já tradicional Batalha de Orquestras, uma celebração vibrante do frevo de rua. O Recife Frevo Festival é realizado pela Mina Comunicação e Cultura, da produtora cultural Michelle de Assumpção, com incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura, da Prefeitura do Recife. Tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e apoio do Paço do Frevo e Cepe Editora.

AULA-ESPETÁCULO
A primeira atividade do dia, a aula-espetáculo "A Poética do Frevo Canção", acontece das 14h às 16h, na Sala Nelson Ferreira, e será conduzida por Jota Michiles, um dos maiores compositores da história do frevo, autor de clássicos como Bom Demais, Me Segura Senão Eu Caio e Roda e Avisa. Acompanhado pelo flautista César Michiles e pelo percussionista Jerimum de Olinda, o artista abordará seu processo criativo, explorando a métrica, a interpretação e a construção poética do frevo-canção. Além da troca de experiências, a atividade incentivará a composição coletiva de um novo frevo-canção.

RODA DE DIÁLOGO
Já às 17h, a programação se desloca o café Aurora, no térreo do Paço do Frevo, onde acontece a roda de diálogo "O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua na salvaguarda do Frevo”. Mediado pelo músico e pesquisador Climério Oliveira e pela jornalista e produtora Michelle de Assumpção, o encontro reunirá nomes como Maestro Oséas (foto), Maestro Risonaldo, Luiz Santos, gerente de Memória e Exposições do Paço do Frevo e Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo. O debate discutirá o papel das orquestras de rua como verdadeiras escolas de formação musical e mantenedoras do frevo ao longo do ano, além do cenário das políticas de salvaguarda do frevo, reforçando o compromisso do festival com o debate em torno da desestacionalização do gênero e sua presença em circuitos culturais ao longo do ano.

BATALHA DE ORQUESTRAS
Finalizando a programação deste dia, às 18h está programada a Batalha de Orquestras, um aspecto inovador do Recife Frevo Festival, que colocará frente a frente as orquestras dos maestros Oséas e Lessa, dois dos nomes mais emblemáticos do frevo pernambucano. As orquestras seguirão em cortejo pelas laterais da Praça do Arsenal e se encontrarão em frente ao Paço do Frevo, onde farão uma disputa musical animada, desafiando-se mutuamente na interpretação de clássicos do frevo. A plateia será o grande júri, vibrando e interagindo a cada execução.

Maestro Oséas
Oséas Leão de Souza, o Maestro Oséas, iniciou sua trajetória musical aos 9 anos na Banda 15 de Agosto, em Aliança-PE. Com a mudança para Olinda, aprofundou seus estudos no Grêmio Musical Henrique Dias e passou a tocar nos carnavais da cidade. Em 1992, fundou a Orquestra Maestro Oséas (OMO), que hoje conta com cerca de 38 músicos e acompanha tradicionais agremiações como Elefante de Olinda, Cariri Olindense, Boi da Macuca e Bloco do Cimento. Com uma regência vibrante e um repertório que exalta o frevo, sua orquestra se consolidou como uma das mais importantes do carnaval pernambucano.

Maestro Risonaldo
Risonaldo Manoel Verçosa da Silva toca no Carnaval como músico desde 2003 e há 11 anos como regente. Eu Acho é Pouco, Porco Digital e Segunda Tem Palhaço são os blocos onde atua à frente da orquestra formada por 40 músicos. Aos 42 anos, é um dos mais jovens regentes em atuação no Carnaval de Pernambuco. Começou na regência à frente da Banda Musical Padre Galdino, orquestra de Pombos, na Zona da Mata Norte. Filho de um músico que também fazia parte da banda regida por ele, Risonaldo disse que começou a estudar música ainda criança, aprendendo a tocar clarinete e, depois, saxofone.

Climério Oliveira 
Doutor em Música, professor, pesquisador e produtor cultural, com atuação na área de patrimônio cultural imaterial. Docente do Conservatório desde 1994 e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE, desenvolveu e coordenou projetos como Nossos Passos, Batuque Book e Pesquisa Nacional do Forró Patrimônio Brasileiro. É um dos autores do livro "Frevo, Transformações ao Longo do Passo" e secretário-geral da Associação Respeita Januário.

RUMOS DO FREVO | RECIFE FREVO FESTIVAL
 Local: Paço do Frevo – Praça do Arsenal, Recife
 Data: 19 de fevereiro de 2025
Entrada gratuita
 14h às 16h – Aula-espetáculo com Jota Michiles
 Sala Nelson Ferreira, Paço do Frevo
 17h às 18h – Roda de Diálogo "O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua na Salvaguarda do Frevo"
Café Aurora do Paço do Frevo
 18h – Batalha de Orquestras com Maestro Oséas e Maestro Lessa
 Praça do Arsenal, em frente ao Paço do Frevo
Link para Inscrição:
Mais informações: @recifefrevofestival

Filhotes de tartaruga seguem para o mar em Paulista


Mais uma emocionante caminhada de 98 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), rumo ao mar aconteceu no domingo (16), na praia da Enseadinha, no Janga, em Paulista. A ação foi acompanhada por técnicos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), voluntários e moradores, que auxiliaram na proteção dos animais durante o percurso.

A atividade faz parte dos esforços de conservação marinha realizados pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA). Além do monitoramento das desovas, as equipes também atuam na conscientização da população sobre a importância de preservar o habitat das tartarugas marinhas.


De acordo com a técnica ambiental do NSU, Jocelane Cavalcanti, o trabalho preventivo é essencial para garantir a sobrevivência dos filhotes. “Muitas ameaças podem comprometer essa jornada, como iluminação artificial excessiva, poluição e até mesmo a presença humana muito próxima. Nosso papel é minimizar esses riscos e garantir que os filhotes consigam chegar ao mar com segurança”, explicou.

A Secretaria de Meio Ambiente do Paulista reforça que, ao avistar uma tartaruga marinha desovando ou filhotes se deslocando para o mar, é fundamental manter uma distância segura, evitando qualquer interferência no processo natural. Caso encontre um animal nessa situação, a orientação é entrar em contato com o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) pelo telefone (81) 9 9836-9947.

Fotos: Wagner Santos

Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá celebram os 20 anos da associação local


A Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá (ACMAGG) dá início, nesta terça-feira (18), às atividades do projeto comemorativo “20 Anos da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá”. A cerimônia de abertura acontece às 9h, no Museu do Mamulengo, e contará com uma palestra do museólogo Givanildo Ferreira.


Com o objetivo de preservar, fortalecer e difundir o mamulengo — tradicional teatro de bonecos nordestino —, a iniciativa prevê uma programação diversificada ao longo de 12 meses. Exposição permanente de bonecos, apresentações teatrais e oficinas voltadas a estudantes e professores da rede pública. A meta é alcançar cerca de 6.000 pessoas.


Há duas décadas à frente da valorização da cultura popular, a ACMAGG reafirma seu compromisso com a memória e a continuidade do Mamulengo. A cerimônia de abertura reunirá mestres, bonequeiros, pesquisadores e autoridades, promovendo um espaço de encontro e troca de saberes sobre essa manifestação cultural.

O evento é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO:
Comemorações dos “20 Anos da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá”

O evento é gratuito e aberto ao público.

Quando:
Nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, às 9h

Endereço:
Museu do Mamulengo, Rua Cleto Campelo, s/n, centro, Glória do Goitá–PE (distante 62 km do Recife).