sábado, 18 de julho de 2020

SESI-PE ofereceu consultas médicas e teste rápido da Covid-19 para a comunidade

Sempre em busca de promover a saúde e a qualidade de vida, principalmente em tempos de pandemia, o SESI-PE realizou, entre os dias 15 e 26 de junho, 500 atendimentos clínicos para os moradores do Ibura e Vasco da Gama. A ação aconteceu nas unidades do SESI situadas nesses bairros e ofereceu, ainda, oficinas educativas sobre como lavar as mãos e usar as máscaras de forma correta, além da aplicação de testes rápidos de Covid-19 no SESI Ibura.

Ao chegar no SESI Ibura ou SESI Vasco, o paciente era encaminhado para uma triagem, na qual as técnicas de enfermagem do SESI-PE realizaram aferição de pressão, medição de glicose e anamnese voltada para a Covid-19. As pessoas que, de acordo com as respostas dos questionários e avaliação clínica, assim como as pertencentes ao chamado grupo de risco da Covid-19, foram encaminhadas para consulta médica e etapa de testagem rápida, realizada por profissionais de saúde do SESI-PE. 

Os exames foram feitos com o uso de amostras de sangue, cuja metodologia utilizada é a imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IGM e IGG. Toda a ação de promoção de saúde foi projetada para respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos. 

De acordo com a diretora de Sáude e Segurança do SESI-PE, Fernanda Guerra, o SESI Vasco e o SESI Ibura foram escolhidos para sediar a ação por estarem localizados em bairros de alta vulnerabilidade social no Grande Recife. “O objetivo do projeto foi cuidar da saúde da sociedade, sobretudo dos trabalhadores das indústrias dessas regiões, agilizando o diagnóstico da doença e conscientizando sobre as maneiras de transmissão para evitar a propagação da Covid-19 na cidade​”, disse.​​

Imprensa FIEPE

Grupo HEINEKEN realiza ações para cuidar da saúde de seus colaboradores e familiares

O Grupo HEINEKEN no Brasil, que tem o respeito como um de seus principais valores e, por isso, coloca sempre a saúde e segurança das pessoas em primeiro lugar, tem se dedicado totalmente a proteger seus colaboradores durante a pandemia da Covid-19, olhando cuidadosamente também para suas famílias. Por isso, criou uma grande força-tarefa e implementou uma série de ações, seguindo também os termos definidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Na unidade de Recife, bem como nas demais espalhadas pelo País, a Companhia adotou medidas para proteger seus times, como trabalho remoto para todas as funções possíveis, distribuição de máscaras de tecido para 100% do time e entrega de um kit de higiene pessoal e do lar para todos os colaboradores da cervejaria, tanto os que foram afastados como também para aqueles que seguem na linha de frente, como operadores, técnicos de manutenção, analistas, empilhadeiristas, conferentes e liderança. Além disso, todos que chegam ao trabalho, passam pelo processo de medição de temperatura na entrada. 

Motoristas e visitantes devem preencher um questionário para identificação de sintomas e, em caso de suspeita, encaminhados ao serviço de saúde. Pensando também nos impactos negativos que esse momento pode causar no equilíbrio emocional dos colaboradores, pelos canais internos, eles têm acesso a conteúdos mais leves, para manter o otimismo e a positividade, como bate-papo com psicólogos, aulas de meditação, sobre educação financeira em período de crise e até vídeos de receitas e cuidados com o pet na quarentena. 

E o cuidado também foi estendido às famílias. Os colaboradores e seus familiares passaram a contar com um canal de WhatsApp exclusivo de Saúde Corporativa, que realiza atendimentos com mais agilidade, disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Em complemento, aqueles que sentirem sintomas da Covid-19, poderão ligar imediatamente para o SAC “COM VOCÊ Família”, um 0800 que oferece as primeiras orientações a ajuda a indicar o que deve ou não ser feito nesse momento. Além dessas ações que foram implementadas para este momento, o Grupo HEINEKEN possui o programa CONTA COMIGO, no qual os colaboradores e seus familiares recebem apoio, por meio de atendimento 24 horas, em psicologia, serviço social, orientação jurídica e consultoria financeira. 

Além das medidas tomadas nas unidades, a Companhia teve que usar a criatividade para, de diversas formas, se manter próxima das pessoas e presente em seu dia a dia. Uma dessas maneiras foram as tão populares lives, que colocaram executivos da empresa para reforçar mensagens importantes de saúde e bem-estar. No começo do mês, foi realizada a primeira live aberta, transmitida pelo Youtube, com o Presidente do Grupo, Mauricio Giamellaro, o médico da equipe de Saúde Corporativa e uma especialista em Psicologia positiva. Intitulada de “Tamu Junto Família”, o bate-papo leve e descontraído contou com mais de 2 mil pessoas ao vivo acompanhando o conteúdo. Além dessa aproximação, o Grupo vem organizando dias especiais para colaboradores de áreas específicas, que levam por meio de várias plataformas – Workplace (rede social interna), Whatsapp, live interna e mural, dicas de prevenção à Covid-19 e orientações de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho. Até agora já foram realizados os “Tamu Junto” Promotor, Distribuição e Produção. 

“Nós estamos constantemente monitorando a situação do País e acompanhando as necessidades de nossos colaboradores e seus familiares, para que possamos agir de forma rápida e garantir o máximo de prevenção e redução dos impactos da crise. Neste momento, sabemos da importância de estarmos ainda mais próximos, unidos, mesmo que remotamente. Só assim, sairemos mais fortes desse grande desafio”, comenta Cesar Silva, Diretor da Cervejaria de Recife.

Já para a comunidade local, O Grupo Heineken e a ONG Amigos do Bem doaram 500 mil garrafas de água mineral e aproximadamente seis mil cestas básicas para comunidades vulneráveis do sertão nordestino. Os estados que receberam as doações foram Alagoas, Ceará e Pernambuco. A doação faz parte de um movimento pelo bem, para auxiliar diferentes frentes de combate à crise gerada pela pandemia de Covid-19, envolvendo ações para a sociedade, colaboradores e toda a cadeia de negócios.

Outras ações trabalhadas pelo Grupo HEINEKEN:
  • Compromisso de não realizar demissões estruturais em 2020 como consequência da pandemia;
  • O colaborador que apresentar qualquer um dos sintomas da Covid-19 é colocado em quarentena e acompanhado diariamente pela equipe médica da Companhia;
  • Adiantamento do pagamento de benefícios, como o bônus anual; 
  • Comunicações diárias pelos canais internos, com atualizações e orientações para todos os colaboradores;
  • Campanha de vacinação contra gripe, fornecendo a dose tetravalente para garantir maior imunidade;
  • Afastamento de todos os colaboradores que fazem parte dos grupos mais vulneráveis, sem qualquer impacto salarial, desde o início da pandemia;
  • Envio de SMS para os celulares de 100% dos colaboradores, aparelhos pessoais e corporativos, além de comunicação no aplicativo de relacionamento com promotores de venda, para monitoramento da saúde;
  • Parceria com fornecedores de cadeira e mesas de escritório que oferece até 35% de desconto, para que os colaboradores possam melhorar a estrutura de home office.

Para conhecer todas as ações que o Grupo HEINEKEN tem realizado com comunidade e parceiros, acesse www.juntxsnessa.com.br.

Pessoa idosa: Junho supera os cinco meses deste ano em número denúncias

Em casa, na rua ou em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a violência contra a população idosa pode ocorrer de diversos modos, que vão desde uma negligência, quando a pessoa não recebe os cuidados essenciais, a uma agressão verbal ou psicológica e, nos piores casos, a violência física. Por isso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), tem redobrado e ampliado a sensibilização contra as violações, principalmente, neste momento de pandemia, o que gerou o aumento nas denúncias recebidas pelo órgão, no mês de junho, em comparação com os cinco primeiros meses deste ano.

De acordo com o CIAPPI e a ouvidoria da SJDH, só em junho foram recebidas 89 denúncias. Comparado ao mês de maio, que teve 36 queixas, houve um aumento de 147,22%. Os números de violações, identificadas a partir das denúncias, foram de 192, sendo as principais: negligência, violência psicológica, física, financeira e ameaça. Já as cidades que mais apareceram nos dados, são: Recife, Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. “Cuidar da pessoa idosa é dever de todos nós, poder público, sociedade e familiares. Precisamos estar atentos aos mínimos sinais de violação para que possamos denunciar e punir os agressores”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 

Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 13h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

Imprensa SEDH PE

BRK Ambiental disponibiliza programa de bem-estar para os funcionários

Home office, manutenção da produtividade, isolamento social, relações com a família intensificadas e outras tantas mudanças fazem parte do novo cenário que a pandemia trouxe para toda a sociedade. E com tudo isso acontecendo de uma só vez, a BRK Ambiental decidiu investir em uma ferramenta para oferecer um suporte emocional aos funcionários e suas famílias, entendendo que cada pessoa possui uma realidade e enfrenta esse período de uma maneira diferente.

O programa "Viva Bem", como é chamada a ferramenta, é uma forma de apoiar os funcionários e suas famílias em diversos aspectos do dia a dia. Por meio dele é possível receber, via telefone, orientações psicológicas, financeiras, jurídicas, nutricionais, fisioterápicas e pedagógicas, além de apoio nas áreas de educação física, serviço social e cuidados com o pet. “Esta nova forma de relacionamento tornou possível entender e aprimorar o apoio da empresa aos funcionários e seus familiares, além de ser muito eficaz neste novo momento e contexto de trabalho.”, comenta a gerente de RH da BRK Ambiental em Pernambuco, Maria Duarte.

Com essa assistência disponível gratuitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana por telefone, a BRK reforça o compromisso com as pessoas, com o bem-estar e com a promoção de ambientes saudáveis para todos, tanto em casa quanto nos escritórios e unidades operacionais.

Recife entrega ciclofaixa e área de trânsito calmo em Beberibe e Água Fria

O recifense tem visto desenhos diferentes nas pistas da cidade: mais ciclofaixas, canteiros de pedestres alargados com tintas coloridas, refúgios para pedestres no meio das pistas, mais travessias e mais áreas destinadas a transportes públicos. Tudo isso faz parte da política de mobilidade urbana da Prefeitura do Recife, que inverte a prioridade do uso do espaço público para priorizar as pessoas e os meios de transportes que ocupam menos espaço, além de garantir mais segurança viária para os que são mais vulneráveis no trânsito. Pensando nisso, a PCR, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) entregou a Rota Beberibe, ciclofaixa com 2,2 km de extensão. Além disso, no entorno do Mercado de Água Fria, será implantada uma área de trânsito calmo, utilizando urbanismo tático.

A Rota Beberibe, que terá 2,2 km de extensão, fará o seguinte trajeto: Estrada Velha de Água Fria, Rua São Bento, Rua Alegre, Rua da Regeneração e Avenida Beberibe. Essa nova rota se conecta com a Ciclofaixa Professor José dos Anjos, formando um total de 34,9 km de rotas interligadas na Zona Norte e Centro, utilizando as rotas Sebastião Salazar, Santos Dumont, Marquês de Abrantes, Othon Paraíso, Avenida Norte, Santo Amaro, Boa Vista, Jornalista Graça Araújo e Bairro do Recife.

Na região da Rota Beberibe, foi implantada, também, uma área de trânsito calmo devido ao grande número de pedestres que circulam no entorno do Mercado de Água Fria. A CTTU fez uso de urbanismo tático, com pinturas no chão para sinalizar oito refúgios de pedestres, aumentando, assim, o espaço para esse público na via. Além disso, foram implantadas, também, sete novas faixas de pedestres com o objetivo de dar mais segurança viária aos que andam a pé.

A última pesquisa de origem e destino realizada pelo Instituto Pelópidas Silveira, aponta o bairro de Beberibe como uma localidade que apresenta alta concentração de ciclistas em deslocamento para o trabalho ou para uma instituição de ensino diariamente. São trabalhadores, estudantes e comerciantes que usam a bicicleta como principal meio de transporte e que serão beneficiados com a nova rota cicloviária de Beberibe, uma estrutura cicloviária segura, preenchida com tinta vermelha para destacar a presença do ciclista na via, que conectará importantes destinos da localidade a rede cicloviária já existente.

RECONHECIMENTO - A PCR entregou à população mais de 100 km adicionais de malha cicloviária nos últimos anos, um crescimento sem precedentes, que contribui para o deslocamento seguro de quem opta por esse meio de transporte. Em 2019 a malha cicloviária de Recife foi considerada, em estudo realizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP-Brasil), como a quarta rede mais acessível à população dentre as 20 maiores cidades do país. O estudo mostra que mais de 24% da população da cidade consegue acessar uma rede cicloviária a menos de 300 m de sua residência. Isso é um marco importante da Política Pública voltada para a mobilidade Sustentável e para o incentivo a ciclomobilidade.

Atualmente, o Recife possui 125,5 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de 420% desde 2013, quando havia 24 km. Desde 2013, as novas rotas implantadas compõem a Rede Cicloviária Complementar, previstas pelo Plano Diretor Cicloviário (PDC), e estão sendo projetadas para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 34,9 km de malha cicloviária interligada. Na Zona Sul, o número chega a 12 km de rotas cicláveis interligadas e, na Zona Oeste, 33,25 km. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a experiência do bairro de Beberibe é um exemplo para toda a cidade. “A nova sinalização no bairro contribui diretamente para dar mais segurança às pessoas que circulam, principalmente pedestres e ciclistas, além de ficar mais bonito com os desenhos utilizados no urbanismo tático, que também tem sido visto em outros bairros de nossa cidade. Temos feito intervenções diferenciadas, especialmente em locais com maior número de ciclistas e pedestres, como nas áreas do Largo da Paz, no bairro de Afogados, e também no bairro de Santo Amaro”, destaca a gestora.

URBANISMO TÁTICO NO RECIFE - Áreas de trânsito calmo têm diversas características como, por exemplo, espaços de rotas cicláveis, ampliação de calçadas para os pedestres, diminuição da velocidade regulamentada e humanização do espaço público para que as ruas sejam cada vez mais ocupadas pelas pessoas. Desde 2019, já foram feitas diversas áreas de trânsito calmo, com destaque para a Zona 30 da Ilha do Leite, que adequou a velocidade e implantou redesenho urbano e rotas cicláveis. No Largo da Paz, com grande fluxo de pedestres, a área de trânsito calmo auxilia os que andam a pé e também os que aguardam os transportes públicos nas paradas. Enquanto, em Santo Amaro, na Praça de Campo Santo, a área escolar recebeu uma nova geometria para dar protagonismo à mobilidade dos pedestres. 

INICIATIVA BLOOMBERG – Desde junho de 2020, a PCR tem contado com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, o Recife tem recebido consultoria de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações do poder público municipal em melhorias no gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização, educação e comunicação. Os parceiros vão oferecer apoio técnico e também financeiro à cidade para implementação de estratégias comprovadamente eficazes para prevenção de mortes e feridos no trânsito, em consonância com as melhores práticas internacionais na área. Entre eles estão a OMS, National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative, Johns Hopkins International Injury Research Unit, World Bank’s Global Road Safety Facility, Vital Strategies e International Association of Chiefs of Police.

Imprensa Recife

Produtoras de abacaxi de Pombos serão capacitadas para iniciar vendas online

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do escritório local de Pombos, inicia um projeto piloto de capacitação virtual para viabilizar a venda online de produtos online. O primeiro objetivo inicial é alcançar 30 mulheres dos Sítios Manoel Mulato, Olho D´Água e Maracujá. O trabalho é coordenado pela extensionista, Andry Lúcia, que também é responsável pela capacitação, dessas agricultoras, para beneficiamento do abacaxi.

“A ideia é dar andamento ao escoamento da produção, que é vendida , em sua maioria, na Festa do Abacaxi, e iria executar plano para venda durante todos os meses deste ano”, explica ela, que investiu em capacitações online, nas áreas de vendas, mercado, atendimento ao cliente e Biossegurança a fim de atender essa demanda. “Juntas, definiremos estratégias para viabilizar a retomada da comercialização”, disse. O primeiro encontro foi realizado via watsap nesta terça-feira (07), com a participação de seis mulheres que contam com acesso à Internet e a smartphone. “Estamos estudando junto com a gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural -(DEEM), Milze Luz, a expansão dessa capacitação para grupos de outros municípios”, finalizou Andry.

Imprensa IPA

SESI-PE abre vagas para cursos gratuitos de educação financeira e inclusão social

Referência quando o assunto é educação​, o SESI-PE está com 300 vagas abertas para interessados em adquirir novos conhecimentos, gratuitamente, nas áreas de educação financeira, ética e cidadania. As matrículas para os cursos a distância de “Inclusão Social e Diversidade” e “Administrando o seu dinheiro” estão abertas até o dia 15 deste mês e podem ser feitas em www.pe.sesi.org.br

​Para realizar a inscrição, é necessário possuir e-mail e ter noções básicas de informática. Depois de inscrito, o aluno tem até 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado, no horário e local que preferir.​ Quem cumprir a carga horária total do curso participará de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos no exame, receberá a Certificação de Conclusão. Outras informações pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.​​

Imprensa FIEPE

Universo em Rede leva conhecimento a estudantes

Em um cenário desafiador de pandemia se reinventar foi uma das palavras de ordem. Com o Universo Compesa não foi diferente e, mais do que nunca, fez jus a sua proposta que é levar, de forma tecnológica e interativa, a história do saneamento em Pernambuco para instituições de ensino por todo o estado. E foi pensando nos alunos que a Compesa lançou o projeto Universo em Rede, uma proposta inovadora com conteúdo educativo que já contribuiu com cerca de 1.000 alunos da rede de ensino nas suas atividades on-line com os professores.

Com o Universo em Rede está sendo possível levar conteúdo educativo para estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao nível superior. Dentre as atividades estão sendo realizadas “lives” com especialistas da Compesa que abordam temas sobre a importância do saneamento e seu impacto na saúde e no meio ambiente, e ainda exibidos vídeos sobre os temas de permeiam os serviços prestados pela Compesa. Até o momento, mas de 15 instituições já participaram das atividades oferecidas.

A coordenadora do Colégio Madre de Deus, Cláudia Gomes, achou enriquecedor o projeto, principalmente em situação de isolamento social. “Foi excelente a maneira que o Universo Compesa encontrou para chegar até a classe estudantil. Todos os anos levamos nossos alunos do 5º ano para visitar o espaço que fica na sede da Compesa. Como não podemos fazer a visita física, o Universo veio até as salas de aula, trazendo muita informação de maneira lúdica, mostrando o caminho e todo o cuidado que devemos ter com a água que chega até a nossa casa”, disse ela.

O aluno Gabriel Ribeiro Freire, 10 anos, do 5° ano do Colégio Madre de Deus, falou com entusiasmo da sua participação em uma das palestras. “Gostei muito do tema sobre o ciclo da água – o percurso que ela faz até chegar em nossas casas e os prejuízos causados pelo desperdício da água”, contou. Já participaram do projeto Universo em Rede, instituições de ensino como as escolas Souza Leão, Pontual, Conecta, Santa Terezinha, Madre de Deus, Reino Colégio e Curso, IFPE (Campus Recife e Cabo de Santo Agostinho) e CEGEMA.

A presidente da Compesa, Manuela Marinho, avaliou como de extrema importância o projeto Universo em Rede para poder levar, principalmente nesse momento de pandemia, informações sobre a importância da água para uma melhor qualidade de vida da população. “Estamos executando um pacote de ações emergenciais para garantir e ampliar a oferta de água para a nossa população e, neste momento, estar junto aos alunos contribuindo para o aprendizado deles é motivo de orgulho”, afirmou.

A professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, Juliana Morais, aprovou a iniciativa e informou que o projeto Universo em Rede está proporcionado aos estudantes do curso de Saneamento do IFPE um aprendizado importante. A partir de bate-papo on-line, os estudantes podem aliar conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com as atividades práticas desenvolvidas pela Compesa. “Está sendo um grande estímulo para os nossos estudantes nesse período de pandemia, onde as aulas presenciais estão suspensas”, garante. 

Para a compesiana e palestrante Valderice Alves, analista de Saneamento e especialista em Química, o Universo em Rede está sendo uma oportunidade de explicar para o público, seja criança, jovens ou adulto, todo o trabalho envolvido por trás da água que chega nas torneiras, desde a busca por fontes de água para captação, o tratamento para remover as impurezas, até a entrega ao cliente, pontuando principalmente os cuidados através do monitoramento para garantia da qualidade da água.

“É importante também que as pessoas valorizem o uso de forma racional e evitem o desperdício. E, neste período de pandemia, destacar principalmente o esforço de todos os compesianos na garantia do abastecimento e com as ações voltadas para atendimento principalmente a comunidade mais carente”, pontua.

ATIVIDADES – O Universo em Rede abrange três atividades: a primeira é o Tour Universo que pode ser feito acessando o site www.compesa.com.br, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história do saneamento, desde o seu passado, presente e propostas futuras. O Universo vai à Escola que conta com diversos vídeos disponibilizados para auxiliar os professores em suas aulas a distância e, por fim, o Bate-papo Universo Compesa online que são as “lives” com participação de especialistas e técnicos em temas que relacionem o saneamento a realidade que estamos vivendo, a importância da água para o cuidado da higiene e da saúde, ambientando assim os conteúdos com a atualidade.

As escolas e instituições interessadas em participar pode solicitar agendamento pelo telefone (81) 3412.9039 ou pelo e-mail universocompesa@compesa.com.br.

SOBRE O UNIVERSO COMPESA - O Universo Compesa é um espaço digital interativo e multimídia que funciona na sede da Compesa, em Santo Amaro. No espaço é realizada a transmissão da história do saneamento do Estado e propõe, com o auxílio da tecnologia e de práticas educativas, apresentar os recortes temporais e o conhecimento acerca do desenvolvimento do abastecimento de água e esgotamento sanitário e a preservação do meio ambiente. Com 150 metros quadrados de área, o Universo Compesa foi pensado para atender o público com conforto e oferece visitas mediadas para diversos públicos, desde alunos do Ensino Fundamental, escolas técnicas e universidades, até entidades sociais e grupos de empresas.

Imprensa Compesa

Em Caruaru, projeto estimula nova relação de adolescentes com a leitura

O contato mais próximo com a leitura proporciona a melhoria do vocabulário e o despertar do senso crítico sobre desigualdades sociais. É essa experiência que adolescentes em internação provisória na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, estão vivenciando em apenas 45 dias, período máximo em que permanecem nesse tipo de regime. A iniciativa, considerada inovadora pelos resultados alcançados em um curto tempo, já impactou 120 pessoas em menos de um ano de funcionamento e é um das práticas pernambucanas que disputam o 17º Prêmio Innovare, o principal da Justiça brasileira.

Com o título “Entre livros e textos: leitura, diálogo e relações sociais”, o projeto reúne os adolescentes duas vezes por semana. Dos encontros, eles saem com livros emprestados para exercitarem a leitura em seus alojamentos e, na semana seguinte, discutirem sobre os temas abordados. No acervo, composto por mais de 100 exemplares, obras como “Triste Fim de Policarpo Quaresma” e “A Batalha dos Mamulengos”. Os internos são estimulados a produzir redações, anexadas aos relatórios encaminhados ao Judiciário com o intuito de mostrar o viés produtivo do período que passam na Funase e contribuir com a avaliação dos processos de cada um.

“Os adolescentes que chegam, em sua maioria, têm problemas de autoestima. Então, essa iniciativa tem ajudado nesse processo e estimulado que aproveitem o tempo livre de forma produtiva. Costumamos levar textos com alguma intencionalidade, propondo questões de gênero, machismo, preconceito e outros temas. Fazemos a leitura em grupo, trabalhando a oralidade e estimulando que eles despertem para essas questões. É comum que, alguns encontros depois, eles passem a se perceber em algumas situações, como de racismo, e comecem a problematizar isso”, avalia a pedagoga Maurinúbia Moura, uma das autoras do projeto.

A ação, que é voltada a internos já alfabetizados, ocorre desde setembro de 2019. Na unidade, é atendido um público oriundo de 42 municípios do Agreste e com idades entre 12 e 18 anos. “O projeto leva o adolescente a fazer uma reflexão e ele passa a ter voz por meio dessa ação. Quando é levado a esse lugar de fala, ele se percebe como indivíduo e passa entender que o espaço dele termina onde o do outro começa. Passa a pensar, inclusive, sobre a possibilidade de retorno à escola, entendendo que a educação é a melhor opção para iniciar um novo projeto de vida”, completa a assistente social Natália de Melo, também autora da iniciativa.

A expectativa é de que, além de pleitear reconhecimento nacional, por meio da participação no Prêmio Innovare, o projeto possa ser estendido a outras unidades de internação provisória da Funase. “Mesmo tendo apenas 45 dias para trabalhar com esses adolescentes, temos buscado realizar atividades que influenciem positivamente o momento posterior da vida deles. Os resultados do grupo de reflexão e leitura nesses primeiros meses de funcionamento nos orgulham muito e têm potencial, com certeza, para obter reconhecimento nacional”, avalia a coordenadora geral do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, Maria Clara Amorim.

Imprensa Funase