quarta-feira, 28 de junho de 2017

Renan deixa liderança do PMDB

O senador Renan Calheiros decidiu entregar o cargo de líder do PMDB. A atitude ocorre depois que o líder do governo, senador Romero Jucá, obteve o apoio da bancada para tirar Renan do posto. Renan, desde o começo do ano, faz oposição ao governo Michel Temer, especialmente às reformas, maior bandeira do Planalto. Ontem ele e Jucá discutiram em plenário, porque Renan queria trocar integrantes da Comissão de Constituição e Justiça para evitar a aprovação da reforma trabalhista.

Jornal O Globo (Rio)

A qualidade da carne do frango

Com preço bastante acessível, qualidade nutricional completa e facilidade para o preparo, o frango é uma opção do consumidor brasileiro que dispensa apresentações.

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita da carne de frango chegou a 43 quilos por habitante ao ano, alta de 2,8% ante os 41,8 quilos registrados no ano passado. Essa alta, possivelmente, está relacionada aos recentes escândalos da carne bovina, o que diminuiu bastante a confiança do consumidor no produto.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial da proteína, posição alcançada por conta do resultado da eficiência em manejo e da tecnologia genética das granjas. Além do mercado nacional, a carne de frango brasileira é consumida em 150 países, o que faz do Brasil o maior exportador global da ave desde 2004.

Paulo André, engenheiro agrônomo pernambucano, responsável pela Vale do Sino Galinha Caipira, empresa que vem desenvolvendo frangos saudáveis de modo natural, tendo acompanhamento diário por parte do consumidor, destaca que apesar da quantidade ser um fator importante, a qualidade do frango vem se tornando a principal preocupação dos consumidores nacionais.

“Alimentação sem nenhum tipo de ração industrial, consumo de água constante e modo de vida natural, são fatores que se diferenciam das galinhas criadas a partir de um manejo totalmente incorreto feito apenas para obtenção de lucros”, destacou Paulo, acrescentando que as condições de higienização das instalações e a preparação técnica dos funcionários que trabalham nas granjas são essenciais para a qualidade da galinha oferecida.

Compesa diminui racionamento de água em Caruaru

O abastecimento de água na maior cidade do Agreste, Caruaru, será ampliado a partir de amanhã (27.06), quando passará a vigorar o novo rodízio de cinco dias com água para 15 dias sem, reduzindo em 5 dias o intervalo. A boa notícia foi definida hoje (26.06) durante reunião do presidente da Compesa, Roberto Tavares, com o governador Paulo Câmara.

Em função das chuvas que vem caindo na região do município de Bonito, onde está localizada, a Barragem do Prata alcançou hoje o índice de 79,4 % da sua capacidade total de armazenamento, que é de 42 milhões de metros cúbicos de água. O volume acumulado já garante segurança hídrica para prorrogar o uso da água do Prata até o próximo verão.

A recuperação da Barragem do Prata trouxe uma grande esperança para a cidade de Caruaru, que teve o rodízio ampliado desde o colapso da Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, em setembro de 2016. Nesse período, foi preciso implantar um calendário de quadro dias com água e 12 dias sem, que vigorou até fevereiro de 2017. Em março o calendário foi novamente ampliado para cinco dias com água e 20 dias sem, o que permaneceu até hoje. O nível do reservatório vem melhorando desde o início do ciclo de chuvas, em maio, quando saiu da situação de pré-colapso e ,desde então, a barragem vem se recuperando de forma satisfatória.

Além do Sistema do Prata, a Compesa estava usando o Sistema Pirangi, um investimento de R$ 60 milhões, construído em oito meses, para o socorrer a população de Caruaru e mais cinco cidades do Agreste. Com as chuvas torrenciais no final de maio, a enchente do Rio Pirangí provocou inundação da Estação de Bombeamento, queimando os painéis elétricos e impedindo o seu funcionamento. Os equipamentos ainda estão em manutenção e a previsão é de 45 dias para o retorno da operação do Sistema Pirangi. Quando isso ocorrer, teremos os 2 sistemas funcionando.

A expectativa da Compesa é reduzir ainda mais o calendário de distribuição e assim ofertar mais água para a cidade de Caruaru e demais municípios da região. Isso ocorrerá assim que a obra para ampliação das estações de bombeamento do Sistema do Prata/ Pirangi for concluída, em setembro deste ano. O governador Paulo Câmara autorizou o investimento de R$ 2,6 milhões para instalação de novos conjuntos de motobombas mais potentes, cujas obras estão em andamento, e vai possibilitar o aumento da capacidade transporte de água do sistema de 740 litros por segundo para 950 l/s.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Dona Glorinha do Coco é do Caribe!!!


Está de malas prontas a mestra do Coco do Amaro Branco (Olinda), Dona Glorinha do Coco, que viaja dia 1º de julho para o XXXVII Festival do Caribe, no dias 03, 04 e 05 de julho, na Casa do Caribe, em Santiago. Este ano, o evento é dedicado à cultura popular da ilha de Bonaire, município especial abrangente dos Países Baixos e considerado um território ultramarino da União Europeia. 

A mestra do Coco do Amaro Branco viaja com seu grupo composto por Viola Luz, Isa Melo, Chris Nolasco e Tony Boy. Numa oportunidade ímpar, patrocinada pelo Ibermùsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, em ação conjunta com a Funarte, Dona Glorinha do Coco apresentará seu coco ancestral, inserida neste contexto de festividade e celebração, para orgulho dos pernambucanos e estreitamento de nossos laços culturais com o povo cubano.

Além de tradicionais manifestações populares da ilha, haverá espaço para poesia, oficinas de arte, contação de história, música e apresentação de pesquisas sobre a história e cultura dos países da região, como informa a produção do evento. Dona Glorinha do Coco entende a ocasião como uma abertura de horizontes e espaços ao seu trabalho de tradição oral, e agora com a responsabilidade de quem leva nos ombros a cultura de um Brasil, neste momento por ela representado.

Do começo do ano pra cá, Dona Glorinha do Coco recebeu três homenagens e prêmios: Troféu AcinPE, Troféu Diva Pacheco e Trofeu Mulheres Empoderadas Geram Transformações Sustentáveis. Nesta viagem a Cuba, Dona Glorinha foi selecionada no Ibermùsicas, edital internacional que contempla artistas dos países que fazem parte do programa de apoio à música Ibero-americana. Vários artistas de vários países foram contemplados. Dona Glorinha do Coco encabeça a lista dos nove brasileiros contemplados, contando com ela, que recebeu o teto máximo de dez mil dólares, para a compra das passagens. Foi a única a receber o teto máximo.

Ano passado foi homenageada do São João do Recife e em 2015 foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, como melhor cantora regional e melhor CD regional. Agora há pouco, foi uma das vencedoras do 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, no segmento Cultura Popular - Mestre

Sobre Dona Glorinha do Coco

Maria da Glória Braz de Almeida ou Dona Glorinha do Coco nasceu no bairro do Amaro Branco, em Olinda/PE, em setembro do ano de 1934. Neta de uma escrava fugida do interior de Pernambuco, a história de Dona Glorinha se confunde com a da própria comunidade, uma base do coco em Pernambuco há mais de 100 anos. 

Fundado oficialmente em 1925 pelos frades franciscanos que residiam no Convento de São Francisco, em Olinda, a comunidade já existia desde muito antes, formada por pescadores e ex - escravos que no alto da colina e “cercados por abundantes coqueiros, começaram a erguer seus mocambos cobertos pela palha do coco que, aliás, dá nome à brincadeira mais celebrada da região”. 

Joana, nome da avó de Dona Glorinha, foi procurada pelos feitores e pela polícia, mas nunca encontrada e assim, constitui família naquela localidade com a qual se identificou e onde foi tão bem recebida. Dos filhos que colocou no mundo, Maria Belém, mãe de Dona Glorinha, foi destaque no Amaro Branco, participando de várias agremiações carnavalescas e fundando, entre outras coisas, a Escola de Samba Oriente (1945), até hoje em funcionamento. 

Nas rodas de coco de sua comunidade, onde ficou conhecida por suas composições, era figura ilustre e bem conceituada entre os brincantes locais, que esperavam a senhora nas sambadas, sempre acompanhada de Dona Glorinha que lhe respondia os cocos desde os sete anos de idade. Sua avó, que foi mulher calada, comportamento esse decorrente dos anos de escravidão, faleceu aos 105 anos de idade, Maria Belém, por sua vez, faleceu em 1991 aos 97 anos, deixando um grande legado que não se perdeu no tempo. 

Hoje, Dona Glorinha é a mestra de coco mais antiga da cidade de Olinda e uma das mais representativas no estado de Pernambuco. Com empoderamento e propriedade tem difundido esse legado que, sendo seu por direito é também herança de todo povo brasileiro. 

Seu trabalho original e cheio de ancestralidade tem lhe rendido frutos de importante reconhecimento, a exemplo de homenagens, troféus, condecorações e à representação de seu país em festivais de música e cultura, em âmbito internacional, como o Ano do Brasil em Portugal, em Lisboa (2013), e Festival do Caribe, 37ª edição, em Santiago de Cuba, em 2017. Finalista do Prêmio da Música Brasileira, edição 2015, com seu primeiro CD, intitulado Dona Glorinha do Coco, a mestra que se sente gratificada com as surpresas que a maturidade constantemente lhe traz, busca ratificar sua trajetória de sucesso, sempre pautada na simplicidade e perseverança.

PROGRAMAÇÃO DONA GLORINHA DO COCO NO FESTIVAL:

Dia 3/07 – 21h- Casa del Caribe #1
Dia 4/07 – 21h - Casa de Bonaire, país homenajeado (ICAP)
Dia 5/07 – 17h - Desfile Inaugural
Dia 5/07 – 20h - Casa Dreanguet

Com informações da jornalista Luciana Torreão
Fotos de João Vasco

Taça Bicentenário da Revolução Pernambucana #CampeonatoPernambucano

Engajada nas homenagens que vêm sendo realizadas pela passagem do Bicentenário da Revolução de 1817, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) oficializou, nesta segunda-feira (26.06), que o campeão do Campeonato Pernambucano de Futebol 2017 receberá taça inspirada no movimento separatista. O comunicado foi feito durante reunião entre o governador Paulo Câmara, o presidente da entidade, Evandro Carvalho, e dirigentes de Salgueiro e Sport - clubes que disputam, na próxima quarta-feira (28.06), a partida final do torneio, no município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco.

O gestor estadual também registrou a importância do esporte na vida da população e afirmou que “o futebol se encaixa na história de Pernambuco”. “O futebol pode ajudar muito, como sempre ajudou, na formação de jovens e no futuro deles, podendo dar oportunidade aos jovens atletas de terem uma vida melhor”, concluiu.

Para Evandro Carvalho, a gravação do Bicentenário de 1817 na taça é um reconhecimento da FPF da importância do movimento para o Estado. “Reconhecemos a grandeza da história de Pernambuco. Além disso, é uma oportunidade que a Federação teve de se aliar e de se alinhar ao governador Paulo Câmara na homenagem à Revolução Pernambucana. Então, a FPF e os clubes pernambucanos tiveram e têm o maior prazer em instituir o troféu em homenagem ao Bicentenário”, pontuou, complementando que, este ano, será a primeira vez que uma final do Campeonato Pernambuco acontece no Interior do Estado.

Entre as atividades que estão sendo realizadas ao longo deste ano em homenagem à Revolução de 1817, estão exposições culturais, construção de um monumento em referência ao marco e a publicações de livros. A Revolução de 1817 foi o único movimento separatista que chegou a ter um governo republicano - instalado durante 74 dias -, sob o ideário de "liberdade, igualdade e fraternidade".


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Obra de esgoto no bairro de Maranguape I, em Paulista



A Compesa informa que desde o último domingo, uma obra para a melhoria do fluxo de esgoto no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua 98, próximo ao Colégio Soledade, no bairro de Maranguape I, em Paulista. A intervenção, que deve ser concluída até o dia 10 de julho, vai reconstruir toda a estrutura de um poço de visita - local por onde são realizadas as inspeções da rede - que possui cerca de três metros e meio de profundidade e um metro de diâmetro. Os motoristas que trafegam pelo local devem ficar atentos à sinalização. A Rua 98 está totalmente interditada, por este motivo, será necessário que se faça um desvio pelas vias paralelas: as Ruas 97 e 99. Já na Avenida Brasil, só será preciso bloquear a faixa da direita (no sentido Paulista/Olinda) para as obras, por isso, o desvio será realizado pela faixa da esquerda. A obra será realizada pela BRK Ambiental, parceira da Compesa no programa Cidade Saneada.




Imprensa Compesa

PF suspende emissão de passaporte por tempo indeterminado

A Polícia Federal decidiu suspender hoje à noite, por tempo indeterminado, a emissão de novos passaportes.

Segundo a PF, a verba destinada ao serviço chegou ao teto orçamentário. Não há mais como destinar mais dinheiro para a fabricação de documentos, a não ser com a edição de uma Medida Provisória ou a aprovação de um projeto de lei pelo Congresso.

Ainda de acordo com a PF, todas as pessoas que já requisitaram o documento vão recebê-lo. Os novos pedidos, no entanto, não têm previsão de entrega.

Jornal O Globo (Rio)

Legislação estadual para Micro e Pequena Empresa

Estimular o desenvolvimento do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas com foco na geração de emprego e renda. Foi justamente com esse objetivo que na última segunda-feira (26.06), um Termo de Cooperação com o Sebrae visando a criação de uma Legislação estadual específica para o setor. A assinatura ocorreu durante a abertura da Reunião Plenária do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte (Fempe-PE),na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no Recife. Na ocasião, foi instituído um Grupo de Trabalho formado por empresários, órgãos governamentais e bancos para elaboração da Lei. 

A elaboração da Lei Estadual vai levar em consideração as particularidades de Pernambuco e o cenário dos micro e pequenos empreendedores locais. "Vamos reunir estudos, pesquisas e especialistas, com a experiência do Sebrae para avaliar os impactos da implantação de uma lei que deverá incentivar e favorecer as micro e pequenas empresas do Estado", registrou o secretário Alexandre Valença. Atualmente, as micro e pequenas empresas representam 29% do PIB de Pernambuco e empregam 48% da mão de obra do Estado.


O governador Paulo Câmara aproveitou a ocasião para também assinar um decreto que amplia os participantes do Fempe-PE. O Porto Digital, a Secretaria Estadual de Cultura, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE), a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (Assespro) e a Associação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Pernambuco (Assentra) passaram a integrar o Fórum. 

Fempe-PE - Criado em 2008, por decreto do então governador Eduardo Campos, o Fempe-PE passou a ser gerido pela Sempetq em 2014 e vem reunindo representantes de micro e pequenas empresas e entidades do governo estadual para cumprir seu papel governamental de garantir tratamento diferenciado e favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado. 

As ações do Fórum giram em torno das demandas apresentadas pelas empresas que são articuladas nos Grupos de Trabalho (GT) de Desoneração e Desburocratização; Comércio Exterior e Exportação; Compras Governamentais; Inovação, Capacitação e Educação Empreendedora e Crédito/Serviços Financeiros. Os grupos reúnem bancos públicos, secretarias e órgãos estaduais, as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco e entidades de empresários contábeis, do comércio, dos serviços e da indústria do Estado, além do Sebrae e da Receita Federal.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

#ForaTemer Sexta Feira tem greve geral no Recife

Aconteceu na manhã de hoje (28), coletiva de imprensa das Centrais Sindicais de Pernambuco, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no centro do Recife. O encontro teve como objetivo informar o andamento das mobilizações para a Greve Geral que acontece nesta sexta-feira (30), bem como as expectativas para a paralisação e para o ato político e cultural que será realizado às 15h, na Praça da Democracia (Derby). Segundo as lideranças dos movimentos, dezenas de categorias irão parar seus trabalhos e somarão força às ações programadas em todo o estado. Além do Recife, estão previstas manifestações de rua em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Paulista, Ouricuri, entre outros municípios pernambucanos.


Brasil de Fato PE