sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Em Paulista, cidade que abriga o Berçário das Tartarugas, é registrado o primeiro nascimento do ninho na temporada 2022/2023

Na manhã de sexta-feira (10/02), por volta das 6h30, a cidade de Paulista, que abriga o Berçário das Tartarugas Marinhas, registrou o primeiro nascimento de ninho da temporada 2022/2023. O fato da natureza ocorreu na Praia de Conceição, próximo ao Privê Caravelas e o Bar do Guaiamum, onde 85 filhotinhos da espécie de Tartarugas de Pente (Eretmochelys imbricata) realizaram sua caminhada do ninho até o mar. 

A eclosão do ninho das tartarugas foi acompanhada pelos servidores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Paulista, que realizaram os trabalhos de monitoramento e contagem dos animais.

O nascimento dos filhotes também foi presenciado por moradores da área e pelo pescador Valdomiro Guimarães, que é voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas no município, junto a sua família. Ele não perdeu a oportunidade e registrou o acontecimento em fotos e vídeos. 

“Para mim, foi uma satisfação imensa presenciar esse fato e acompanhar a equipe da SEMA e poder registrar esse momento. Como voluntário, faço esse trabalho com muita alegria e tento passar isso para os meus filhos e para o pessoal aqui da região”, declarou o pescador.

Na ocasião, a analista ambiental e cientista social, Ana Laura, que é coordenadora do NSU, informou as peculiaridades do nascimento. "A desova da tartaruga aconteceu no dia 16 de dezembro do ano passado, e o ninho encontrado no dia 27 do mesmo mês. Desde esse então monitoramos com nosso biólogos o tempo aproximado para o nascimento e durante a manhã de hoje fomos até o ninho para constatação do fato. O processo foi muito tranquilo e, sobretudo, sem quase nenhum tipo de intervenção, apenas com a colocação da tela de proteção para evitar a proximidade das pessoas e a abertura do caminho para facilitar o andar do filhote até o mar”, concluiu a servidora.

Ao presenciar a desova de tartarugas, a população deve, além de entrar em contato pelos canais informados pela SEMA, deve também manter distância de, no mínimo, 30 metros, e não tocar. Se o avistamento for à noite, não usar lanterna ou flash de câmera com luz branca nos olhos do animal. Já se tratando do nascimento dos filhotes, o procedimento é o de manter distância, não tocar no animal e entrar em contato com a SEMA.    

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou ou mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma, @paulista.tartarugasmarinhas. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e seis meses a um ano de prisão.

Imprensa Paulista PE 

#OBlogExplica Vai ter confisco de bens e poupanças???

 

É sério que estão com medo de um novo confisco aqui no Brasil?

É de se entender esse temor, até porque no Brasil, em 1990 aconteceu mesmo o confisco da poupança e de alguns investimentos. Certamente um dos piores momentos da história brasileira. Muita gente faliu e morreu, inclusive por causa disso.

E sim, em outros países, vem sendo recorrente...


Essa Emenda Constitucional é a Emenda 32 em cujo Parágrafo 1°, Inciso II, afirma categoricamente que "é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria [...] que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro".

Em outras palavras: dentro da lei, no Brasil, não há perigo de que você perca seus bens por simples confisco. Até porque, quem toma os bens das pessoas é o banco, né?

Confisco de Bens - Só que a turma não parou por aqui e começou a espalhar que os bens dos cidadãos serão confiscados para uma "Poupança Fraterna". Ainda bem que o site de fact-checking Aos Fatos já desmentiu aqui.

Ah, e andaram espalhando que Lula iria confiscar propriedades privadas. Só que não, né? O Sistema de Participação Social, o decreto 11.407, de 31 de janeiro deste ano, é uma organização interministerial que tem como objetivo articular a criação de políticas públicas em parceria com movimentos sociais.

E nada tem a ver com o confisco de bens. Inclusive, tem uma cláusula pétrea da Constituição que determina que o direito à propriedade privada não pode ser revogado por decreto

Ah, e o que é Cláusula Pétrea? são limitações materiais ao poder de reforma da constituição de um Estado, ou seja, são dispositivos que apenas podem ser alterados para melhor, por meio de emenda constitucional.

Fique na paz e não acredite quando alguém disser que o Comunismo vai tomar sua casa, seu carro, seus bens... Isso não procede no Brasil de hoje.

Projeto inédito da Central de Licenciamento Agilizado da gestão municipal é discutido com Corpo de Bombeiros e pode virar modelo para o Estado

Levando em conta o crescimento contínuo do município de Paulista e buscando mais oportunidades de relacionamento institucional que levem benefícios aos empreendedores e contribuintes da cidade, representantes da Prefeitura do Paulista apresentaram, na manhã desta quinta-feira (09/02), em reunião com o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), a Central de Licenciamento Agilizado, que é um projeto inédito implementado pela gestão municipal do Paulista e que funciona desde o início do ano de 2022 e poderá tornar-se no referente à instituição um modelo para o Estado.


A Central de Licenciamento Agilizado de Paulista engloba os serviços como emissão de alvarás de Localização e Funcionamento, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, licenças de Meio Ambiente, emissão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Inscrição Municipal e emissão de Nota Fiscal. Além destes, o serviço também vai incluir licenças emitidas pelo Corpo de Bombeiros como atendimento, informações e recolhimento de documentações que serão enviadas ao órgão estadual, para o acompanhamento de processos para emissão de alvarás de funcionamento. O objetivo é de que seja realizado um treinamento dos servidores do município, por parte dos Bombeiros, para o atendimento aos empreendedores e contribuintes da cidade.


Segundo o comandante geral do CBMPE, coronel Luciano Fonseca que na ocasião, ao lado dos Coronéis Evandro Rocha Subcomandante Geral e Luiz Augusto Diretor de Planejamento e Gestão do órgão estadual ouviram a proposta, a ideia do projeto traz uma solução bem plausível para apoiar a instituição em complemento às ações que já são realizadas.


”Estamos extremamente felizes, pois, diante de uma grande necessidade para suprir as demandas das quais somos acionados, este projeto inédito trazido por Paulista vai ser bom, tanto o Município como para o Estado, e inclusive, pode ser aplicado como como procedimento da instituição para os outros municípios no estado, onde os requerentes poderão acompanhar de forma eletrônica (online) seus processos”, frisou o comandante. 


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, dentro do trabalho diário da gestão municipal, são pensadas várias possibilidades que agilizem, e, sobretudo, destravem os procedimentos e tragam soluções para os empresários, empreendedores e contribuintes do município de Paulista. “A ideia é oferecer aos servidores da Prefeitura o treinamento por parte do Corpo de Bombeiros Militar nos processos de atendimento, além de informações e requerimento de documentações, nas dependências do balcão da Central de Licenciamento Agilizado, para serem enviados ao Estado, que é quem realiza a análise deste material para liberação de alvarás”, concluiu o secretário Raimundo Lopes.

Imprensa Paulista PE 

Centro de Convenções de Pernambuco em clima de Carnaval


Expectativa é de um público de até cem mil pessoas durante prévias em fevereiro
Depois de dois anos sem Carnaval, a expectativa é imensa para a folia deste ano. Só pelo Pernambuco Centro de Convenções, administrado pelo Consórcio CID Convenções, devem circular mais de cem mil pessoas em prévias carnavalescas muito aguardadas pelo público, incluindo o De Bar em Bar, já realizado. 

Para este fim de semana, estão programados o baile do bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça e o Olinda Beer, que levam para o pavilhão e a área de externa do Pernambuco Centro de Convenções, grandes estrelas da MPB. 
“Estamos iniciando um novo tempo no Pernambuco Centro de Convenções, que promete colocar o complexo em um novo patamar de espaço multiuso de eventos. Sabemos da importância do espaço e, nos próximos três anos, vai atuar nas principais demandas do público e dos produtores de eventos, que são nossos principais parceiros. Em janeiro já começamos a arrumar o equipamento, pintar, limpar fachadas, pisos, calçamento e vias, além de fazer a capinação geral. Queremos que o público venha aproveitar as prévias com muita alegria e já veja as melhorias que estão sendo feitas”, afirma o CEO do Consórcio CID Convenções, Cláudio Vasconcelos.

Nesta sexta-feira, entram em cena os mocinhos e vilões mais amados do Carnaval pernambucano com a prévia do Enquanto Isso na Sala da Justiça, no pavilhão do Centro de Convenções, das 21h às 5h. O grande show da noite será ‘Gilsons convida Gilberto Gil’ com a participação do trio formado por Francisco, João e José Gil, respectivamente netos e filho do artista. No repertório do show inédito na cidade, muito pop-rock, samba, reggae, MPB e baianidade. 

Já a BaianaSystem, segunda atração da noite, apresenta o seu mais recente trabalho, o álbum OXEAXEEXU, que faz referência às mudanças provocadas após o início da pandemia. Ainda na programação, a banda Malícia Champion, que se apresenta ao lado da Orquestra de Frevo do Babá, Isaar, Martins e Fábio Trummer; o grupo Sambadeiras e, para animar os intervalos dos super-heróis, os DJs Gilson Martins e Zé Kbeça. Ingressos a partir de R$ 133 (meia-entrada).

A terceira festa marca a celebração dos 25 anos do Olinda Beer. A edição histórica acontecerá dia 12 de fevereiro na área externa. Serão mais de 12 horas de shows com a participação de nomes como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Bell Marques, João Gomes, Thiaguinho, Alok, Leo Santana, Raphaela Santos e Priscila Senna. Os ingressos variam entre R$ 80 e R$ 460, de acordo com área escolhida (VIP, Open Beer e Camarote Seu Tito). Os ingressos adquiridos para 2022 seguem válidos para esta nova edição.

Siga o Instagram @pernambucocecon e acompanhe as novidades no Pernambuco Centro de Convenções.

Maria Arraes propõe tornar permanente laudo para deficiências e transtornos irreversíveis como o do espectro autista


A deputada federal Maria Arraes (SD) protocolou nesta sexta-feira (10/2) o Projeto de Lei 442/2023 que torna permanente em todo o Brasil o laudo médico para deficiências ou transtornos físicos, mentais ou intelectuais de caráter irreversível. Caso do transtorno do espectro autista (TEA). 

Com a aprovação da proposta, não será mais necessário renovar o laudo para comprovar a condição aos órgãos públicos e privados, um processo burocrático e demorado que dificulta a vida de pacientes, familiares e cuidadores. "A condição dessas pessoas não tem cura, mas a qualidade de vida delas pode ser melhorada. Por isso, queremos derrubar as barreiras que, muitas vezes, impedem o acesso a tratamentos e benefícios. A ciência já comprova que quanto mais cedo é possível fazer o diagnóstico e iniciar as terapias, maiores as chances de suavizar os sintomas", pontua a parlamentar.

Inspirado na Lei 9.425 de 29 de setembro de 2021, proposta pelo Deputado André Ceciliano no Rio de Janeiro, o projeto de Maria Arraes amplia a sua abrangência para todo o território nacional, atendendo a uma demanda fundamental de saúde pública e de direitos humanos da população brasileira. Somente o Transtorno do Espectro Autista atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no País, segundo o IBGE. 

De acordo com o PL 442/2023, o Laudo Médico Pericial que terá validade por tempo indeterminado poderá ser emitido por profissional especialista credenciado à rede pública ou privada de saúde, e deverá conter o nome completo do paciente, numeração da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID- 10), e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Capacidade e Saúde (CIF), carimbo e número de registro no Conselho Profissional competente, bem como a condição de irreversibilidade da deficiência. 

"Vamos avançar na luta pelos direitos e pela dignidade de quem tem transtorno do espectro autista e de todas as pessoas com deficiências irreversíveis", finaliza Maria Arraes. 

Bolo de rolo ganha versão em picolé e sorvete de pote


Você gosta de bolo de rolo? Picolé? E o sorvete? As pernambucanas Fino Nordeste e gelateria Nawa apostaram no formato gelado do bolo de rolo tradicional de goiaba e apresentam ao mercado a partir desta sexta-feira (10), a versão em picolé e sorvete. A novidade gastronômica promete agradar toda família. O lançamento chega como uma boa pedida para o verão e principalmente para refrescar os foliões no período do Carnaval que não acontece há dois anos.

“A ideia de transformar o bolo de rolo, que é Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco, em um delicioso sorvete surgiu a partir da vontade de criar um produto que o nordestino identificasse como regional e que saísse do comum”, revela um dos responsáveis pelo projeto, chef Mauro de Castro, da Fino Nordeste, que já idealizou bolo de rolo com sabores diversos. 

Os produtos são desenvolvidos com a própria massa do bolo, recheados com bolo de rolo. O formato do picolé é de 90 gramas, o valor unitário é R$9. O sorvete de pote, contém 1 litro e tem preço sugerido de R$32. Os produtos não tem corantes e aromas artificiais. Lançado para o período de Carnaval, o produto pode ser encontrado o ano inteiro em supermercados, padarias, conveniências e restaurantes.

“A apresentação permite que o consumidor tenha uma experiência de consumo diferenciada, que vai desde o visual, a textura e principalmente ao sabor final, ao abrir o picolé por exemplo, o consumidor já é impactado com uma linda fatia completa de bolo”, finaliza Thiago Monteiro, diretor da Nawa, outro idealizador do projeto.

Procon-PE recolhe quase 100 unidades de pomada proibida pela Anvisa


O Procon Pernambuco apreendeu nesta sexta-feira (10/02) mais 63 unidades de pomadas para trançar cabelos, proibidas de distribuição, exposição e venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só nesta semana, foram 96 embalagens do produto recolhidos em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante fiscalização do órgão de defesa do consumidor. 

Através da Resolução 475, de 9 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o órgão proibiu a comercialização de todos os fabricantes e marcas do produto. A Anvisa ainda reforçou que as pessoas físicas ou jurídicas que adquiriram o material antes da proibição também devem suspender o uso até nova atualização da medida. 

De acordo com a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, as ações irão continuar, a fim de inibir o uso do produto e evitar novos casos no estado. “Continuaremos com os fiscais nas ruas, vistoriando, recolhendo e  autuando, quando necessário, quem insistir em colocar a saúde da população em risco”, acrescentou a secretária. 

Ainda segundo a secretária, é importante que as pessoas sejam empáticas nesse momento. “Pedimos a sensibilização das pessoas para que, definitivamente, não utilizem o produto. Não se coloquem em risco, porque as reações são sérias”, finaliza Lucinha. 

*DENÚNCIAS:* As denúncias de locais que estejam comercializando os produtos podem ser feitas ao Procon/PE de forma anônima, por ligação, e-mail ou Whatsapp, inclusive com a apresentação de fotos e vídeos, através dos seguintes canais: 0800.282.1512; denuncia@procon.pe.gov.br ou WhatsApp 3181-7000.

Imprensa Procon-PE

#OBlogExplica A blindagem de carros está proibida em todo o País?

 

Pra variar, a resposta é NÃO

Chamado de “revogaço das armas” pela imprensa, o decreto presidencial assinado por Lula não interfere na de blindagem de automóveis brasileiros.

O que aconteceu é que o Exército - órgão que cuida da burocracia sobre a blindagem de automóveis para proteção contra disparos de armas de fogo - não estava autorizando a blindagem de carros em cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife devido à espera de ordens e/ou autorizações judiciais

Mas então por que estavam falando de que a culpa era do Governo Federal?

Isso ocorreu porque O Decreto 11.366/2023, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu que proprietários de veículos blindados deveriam ter um Certificado de Registro (CR) — uma exigência que não constava no decreto anterior, o 10.030/2019 que liberava a blindagem sem o certificado.

A partir de então, o Comando do Exército decidiu esperar um parecer jurídico para dar continuidade às autorizações que voltaram a ser emitidas pelo órgão. E durante a espera, suspendeu as blindagens em várias capitais

Mas ontem, 9 de fevereiro, o Exército emitiu um parecer autorizando as empresas a voltar a fazer a Blindagem de Veículos. Detalhe: Em São Paulo, maior mercado consumidor desse serviço, não houve interrupção dos serviços.

O novo frevo de Nena ganha as ruas neste Carnaval

 

O reencontro dos foliões nas ruas, brincando o carnaval após dois anos, tem novo ritmo de frevo. Para celebrar a volta da festa, a cantora Nena Queiroga vem propagando o lema "Viver de Amor", título de sua nova música em parceria com o guitarrista Leandro Melo.

O arranjo bastante dançante é um ritmo de frevo que contagia as pessoas com o "vírus" do amor. "A música Viver de Amor tem várias inspirações e significados. Passamos tanto tempo sem poder tocar nas pessoas e a letra retrata exatamente esse sentimento. Fala da alegria da gente poder se encontrar, ficar junto e sentir o sentimento mais puro que é o amor”, disse a cantora.

“Apesar de ser uma música de carnaval, ela também tem o lado romântico muito explícito. Só basta as pessoas se permitirem viver lindas histórias de amor, sejam elas em qualquer esfera”, pontuou Nena.

BEZERROS - No próximo dia 18, Nena Queiroga estará no palco principal de abertura do Carnaval de Bezerros (PE) que contará com atrações nacionais ainda a serem confirmadas. A expectativa já é grande para a artista que junto a João Gomes (na foto com ela) representaram Pernambuco no aniversário de São Paulo no último dia 25 de janeiro. Na programação de Bezerros (PE) , Nena também está prevista para de apresentar na tarde do domingo (19).

Veja o frevo de Nana Queiroga, "Viver de Amor":


#VcNoBlog Pedro Dias e o apelo para que Camaragibe tenha um Festival de Teatro

 

Camaragibe hoje na minha opinião é a capital da cultura de Pernambuco , é representada por vários projetos ,manifestações  culturais ,e em especial com os espetáculos de Teatro, onde podermos citar; Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife e Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá, que já faz parte da história do teatro de Camaragibe, Pernambuco.  As peças já viajaram: Pernambuco , Caicó/ RN, Rio de Janeiro e Chile, além de participações em Festivais de Teatro.

E para marcar anda mais a gestão da  prefeita Nadegi Queiroz (primeira mulher eleita prefeita de Camaragibe), a cidade poderia realizar um festival de Teatro!

 I Festival de Teatro de Camaragibe.
O festival aconteceria no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, Vila da Fábrica, Camaragibe.
Vamos realizar esse sonho?
Viva Camaragibe!
Viva o Teatro!!
Viva o Festival de Teatro de Camaragibe!!!



Especialista alerta sobre os cuidados com as crianças durante as festas de carnaval para evitar acidentes e alergias


Carnaval também é festa para criança que aproveita a ocasião para brincar nos blocos de rua, se fantasiar dos seus personagens favoritos ou viajar. Durante este período de folia, é importante que os adultos dediquem sua atenção aos mini foliões com cuidados que envolvem ações básicas, mas relevantes para evitar preocupações e acidentes, garantindo a segurança dos pequenos. Problemas como desidratação, insolação e alergias são bem comuns entre o público infantil durante as festas de carnaval. O pediatra Maiton Fredson, da Hapvida NotreDame Intermédica, aponta algumas precauções para garantir que a folia não tenha contratempos e as crianças possam curtir a festa com saúde e segurança.

O especialista destaca que os cuidados precisam ser tomados desde a preparação para curtir a festa com a escolha dos itens que irão compor a maquiagem das crianças. “É importante utilizar somente maquiagens e spray de cabelo específicos para crianças encontrados em lojas de cosméticos. Esses produtos costumam ser menos alergênicos e com uma remoção mais fácil a partir do uso de água. Também é necessário evitar que as crianças inalem pó de glitter e de se maquiarem sozinhas, pois a inalação do produto pode causar uma irritação das vias aéreas, principalmente em crianças asmáticas. Crianças que têm dermatite atópica precisam tomar cuidados redobrados, já que os corantes que são colocados nos produtos podem desencadear crises alérgicas", explica o pediatra Maiton Fredson.

Quem vai viajar com crianças para praias lotadas ou brincar em blocos com aglomerações também precisará reforçar as precauções. “Locais com aglomerações oferecem um maior risco para a criança se perder. Caso vá levar a criança para ambientes como esses, é interessante colocar uma pulseira no braço da criança com um telefone para contato. Na hora que estiver no local, também deve indicar para a criança qual o ponto de encontro ou onde ficam os bombeiros porque, em casos de ela se perder, poderá ir até o local pedir ajuda. Reforço ainda os cuidados em ambientes com piscinas. Quando for cuidar das crianças o padrão é 1 para 1, um adulto para cada criança. Quando acontece de mais de uma pessoa estar cuidando de uma criança, podem ocorrer distrações na expectativa que o outro está atento e, assim, acaba ocorrendo mais acidentes”, aponta o especialista.

Durante as viagens, o especialista ressalta que também é importante manter os cuidados com a alimentação. “É comum mudar o padrão da rotina alimentar. Então, os pais precisam ficar atentos porque, quanto menor a criança, o ideal é que se mantenha a alimentação com alimentos saudáveis, sempre levando frutas como opções de lanche, além de evitar excesso de doces. Outra questão fundamental é a hidratação. Na empolgação, é normal que os pequenos esqueçam de beber água, seja em viagens ou curtindo a folia do carnaval. Então, é importante que os pais fiquem atentos, fazendo a oferta de água sempre que possível, para evitar desidratação”, enfatiza. 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Pequenos Foliões Ferreira Costa


Prepare a criançada para um fim de semana carnavalesco! Neste sábado, na Ferreira Costa da Tamarineira, a partir das 14h, os pequenos vão poder divertir com várias atividades gratuitas. Entre elas, show do Tio Rodrigo, camarim de adereços de carnaval, além de outras recreações para os baixinhos aproveitarem a maior folia do ano. Já na unidade da Imbiribeira, a partir das 10h, a brincadeira fica por conta da pintura facial e mais show do Tio Rodrigo. E para quem irá frequentar, irá encontrar nas duas unidades Feirinha de Carnaval com bastante adereço para montar a sua fantasia. Folia é na Ferreira Costa. Participe!

#OBlogExplica A Uber vai sair do Brasil?

 

Sabe aquela história do "Telefone sem Fio"? Foi o que aconteceu nos últimos dias no Brasil.

Um aplicativo de serviços ameaçou ir embora da Espanha e realmente pegou o beco após aquele país anunciar regulamentação para profissionais de aplicativo. Só que a referida empresa não era a Uber, mas uma concorrente dela.

Detalhe: começaram a dizer que a Uber havia saído da Espanha e iria sair do Brasil caso houvesse a regulamentação para os profissionais de aplicativo, como motoristas e entregadores. 


Mas vamos explicar por A + B como pode vir a ser essa história de  regulamentação dos trabalhadores de aplicativo. Em um encontro com influencers e comunicadores da imprensa alternativa, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “As empresas de aplicativos precisam ser reguladas, numa nova relação mercado, capital e trabalho, porque se não os trabalhadores estão quase se colocando como escravos”.

Isso porque profissionais como motoristas e entregadores não têm os direitos de um trabalhador CLT. Se acontecer um acidente, por exemplo, o profissional fica desassistido e menos de 25% desses trabalhadores têm previdência. Nisso, foi assinado um manifesto nacional, que defende a criação de regras de trabalho para a mão de obra que atua com as plataformas digitais.

Pra que não haja "telefone sem fio" com um assunto de importância como esse, é preciso prestar atenção nas informações que chegam. A regularização é fundamental, pois além de dar assistência a motoristas e entregadores, também vai melhorar a prestação desses serviços para o consumidor final.

Projeto de lei, apresentado pela senadora Teresa Leitão, reconhece carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional

A senadora Teresa Leitão (PT/ PE) apresentou projeto de lei que concede ao Carnaval de Pernambuco reconhecimento como manifestação de cultura nacional. O projeto de lei busca reconhecer e valorizar os festejos populares e tradicionais da cultura local e de repercussão nacional.

Protocolado nesta quinta-feira (9/2), data em que se comemora o Dia do Frevo em
Pernambuco, este é o primeiro projeto de lei apresentado pela senadora. “É um projeto simples, mas carregado de simbolismo e de muita afetividade. É importante lembrar que este carnaval de 2023 é o primeiro que a gente realiza depois da pandemia da covid-19. Foram dois anos que toda cadeia produtiva do carnaval ficou parada e isso teve
impacto na vida das pessoas”, afirma a senadora.

O Carnaval pernambucano é muito representativo para o todo o país e reconhecido no mundo. A influência da cultura africana e indígena atravessa os tempos e até hoje se faz presente em uma das mais antigas manifestações culturais brasileiras. “O projeto faz com que a gente reconheça toda essa força criativa, toda essa multiculturalidade que faz o carnaval de rua de pernambuco ser reconhecido no mundo inteiro. Eu espero que o carnaval seja mais valorizado, que gere mais emprego e renda, que mantenha a nossa tradição e que seja reconhecido, evidentemente, como um patrimônio cultural do povo brasileiro”, completa.