quarta-feira, 22 de maio de 2013

A peça "O Beijo no Asfalto" vai ser encenada no Teatro Barreto Júnior


No corre-corre de um grande centro urbano, as pessoas parecem não notar umas as outras, mas um acidente no trânsito pode fazê-las interligadas por um breve momento. É o que acontece quando um anônimo atropelado ganha a atenção de inúmeros passantes. Não especificamente pela possibilidade da sua morte, que fatalmente acontece, mas pelo pedido inesperado que ele faz a um jovem que corre em seu socorro: um beijo, desejo prontamente atendido. A inusitada cena dos dois homens se beijando em meio ao caos da cidade grande é flagrada por dezenas de pessoas munidas de aparelhos celulares e o caso ganha repercussão imediata nas redes sociais. 
Esta parcela de modernidade, com imagens compartilhadas em tempo quase real na Internet, não estava presente na obra original de Nelson Rodrigues, a peça “O Beijo no Asfalto”, escrita em 1961, mas faz parte da encenação pernambucana assinada pelo diretor Claudio Lira, que será apresentada no Teatro Barreto Jr nos dias 25 e 26 de maio, às 20h. A montagem estreou no Rio de Janeiro em agosto de 2012, integrando o projeto “Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico”, iniciativa da Funarte. Em seguida, foi apresentada em Recife, dentro do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Fomentada pela Funarte, a peça inicia em maio sua turnê. Nos dias 18 e 19 será apresentada em Natal, depois João Pessoa (21 e 22) e Recife (25 e 26). Também está confirmada sua participação no Porto Alegre em Cena (07, 08 e 09 de setembro). 
Esta versão de “O Beijo no Asfalto” respeita o texto original, mas não teme acrescentar detalhes contemporâneos à trama, como a referência às redes sociais e as inserções de imagens em vídeo, num paralelo ao imediatismo atual da mídia, suprimindo ainda todas as referências ao universo carioca. Tanto que a história passa a acontecer no centro de qualquer grande cidade. A trama mostra a reviravolta que acontece na vida do jovem Arandir, que socorre um desconhecido atropelado e, atendendo a um pedido deste à beira da morte, lhe dá um beijo na boca. Um repórter presencia o fato e vê no ato de um homem beijar outro homem a possibilidade de ganhar dinheiro. O caso ganha grande espaço na imprensa, sendo explorado com extrema crueldade tanto por jornalistas quanto por policiais sem ética e que não temem invadir a privacidade familiar. 
A partir deste embaraçoso ato de misericórdia – um beijo na morte – presenciado por um repórter sensacionalista, um escândalo social se avoluma. Explorando o caso, Amado Ribeiro, o tal jornalista, e Cunha, um delegado corrupto, destroem a reputação de Arandir, um homem puro até então, e de sua família, levando todos a um desfecho trágico e surpreendente. A exploração da imprensa é tanta, que a história ganha outros contornos, retratando os dois homens como amantes em um crime passional. A partir daí, a vida do jovem se transforma num inferno e nem mesmo sua mulher, Selminha, acredita que ele é inocente, ainda mais diante das insinuações do pai dela, Aprígio, que sempre manteve o pé atrás com o genro. Há referências reais a toda esta história.
 “A peça aborda algo que eu quero dizer e me incomoda muito: essa imprensa que manipula a opinião pública e, principalmente, o ranço preconceituoso que as pessoas mantêm até hoje. Não só na questão da homossexualidade, mas num âmbito mais geral”, diz o encenador Claudio Lira, que ressalta como grande qualidade da escrita rodriguiana esse revelar tão cru da hipocrisia na sociedade. Com “O Beijo no Asfalto”, Lira promove um retorno às suas origens no palco, ainda como ator. “No início da década de 1990, fiz um curso com Almir Rodrigues, grande ator e diretor, hoje afastado da cena por problemas de saúde, e passamos muito tempo estudando as obras de Federico García Lorca e Nelson Rodrigues. O objetivo era unir seus dois universos num espetáculo, mas o projeto não se concretizou. Em 2010, consegui encenar “Um Rito de Mães, Rosas e Sangue”, adaptação minha a partir das três tragédias rurais de Lorca, espetáculo ainda em atividade; e, agora, consigo mergulhar numa das obras de Nelson, o que é uma grande honra para mim, pois o considero um dos maiores dramaturgos do Brasil”, comemora. 
Com vários outros trabalhos como encenador, em peças como “Alheio”, “Versos do Nós” e “Maçã Caramelada”, Claudio Lira diz que teve muita dificuldade em construir as cenas mais violentas propostas por Nelson – há embates terríveis entre Arandir e seus opositores – e, como traço de sua própria personalidade, resolveu dar à montagem um caráter mais clássico e psicológico, tanto que incorporou um inédito coro uníssono ao desenrolar da história, com personagens que usam máscara neutra sem personalidade individual e mais coletiva, numa áurea mítica, sensorial e, por que não, poética. Tais figuras, vestidas com ternos, funcionam como um bloco de gente que, se não comenta a ação verbalmente, como na tragédia grega, acompanha o desenrolar dos acontecimentos enquanto presença crítica e, por vezes, participativa. Assim como a sociedade que rumina opiniões, muitas vezes clandestinamente nas redes sociais. São figuras sem identidade revelada, mas prontas para julgar fatos e pessoas. 
Originalmente, toda a história acontece durante um dia e meio, portanto, as cenas desenrolam-se como quadros de um videoclipe, em sucessão vertiginosa, pontuada por trilha sonora que mescla sons urbanos a melodias originais, concebida por Adriana Milet, e inserções de vídeo – algumas em tempo real – da videomaker Tuca Siqueira. A iluminação é assinada por Luciana Raposo e o cenário, figurinos e adereços pela dupla Claudio Lira e Andrêzza Alves. A produção executiva é de Andrêzza Alves e Renata Phaelante. “É esta sobreposição de elementos cênicos – dos figurinos masculinizados, das projeções em vídeo, da trilha musical quase constante, da luz forte que nos remete aos cortes cinematográficos e ao cenário composto por várias portas giratórias em 360 graus – que me interessa ao contar esta história, algo que eu quero dizer, tendo como molho o sarcasmo presente em Nelson ao tirar chacota da sociedade”, complementa o encenador. 
Sobre o protagonista, Claudio define: “Arandir é um personagem tão comprometido por sua ação que duvida até mesmo da sua verdade. Portanto, assim como Nelson, eu trabalho em cima da dúvida – O beijo de Arandir no atropelado é a substância dessa dúvida – e a verdade, neste caso, pode ser forjada por qualquer um, como o faz a mídia, ao transformar notícias deturpadas em verdades absolutas, infelizmente. Este é o caráter desta tragédia brasileira, deste homem acuado que duvida até de si mesmo”, conclui. No elenco, Arthur Canavarro (Arandir), Andrêzza Alves (Selminha), Eduardo Japiassu (Aprígio), Ivo Barreto (Amado Ribeiro), Pascoal Filizola (Delegado Cunha), Sandra Rino (Viúva, D. Judith e Aruba), Daniela Travassos (Dália) e Lano de Lins (Barros, Werneck e um personagem surpresa ao final). Ainda há a participação das atrizes Cira Ramos, Clenira Melo, Vanda Phaelante, Renata Phaelante, Márcia Cruz e Sônia Bierbard, que mostram-se “virtualmente” na peça, numa homenagem a todas as atrizes pernambucanas, como opção do diretor, com falas da personagem Matilde, vizinha fofoqueira que acompanha o drama de Arandir, além dos comunicadores Gino César e Cardinot, este um símbolo da popularíssima imprensa pernambucana. 
OBS: “O Beijo no Asfalto” foi escrita especialmente para o Teatro dos Sete, com estreia no mesmo ano de 1961, no Rio de Janeiro, sob direção de Fernando Torres e com Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Ítalo Rossi no elenco, entre outros. A peça teve ainda duas versões cinematográficas, a primeira em 1963, com direção de Flávio Tambellini e com Reginaldo Faria, Norma Blum, Xandó Batista e Jorge Dória nos papeis centrais; e outra em 1981, com direção de Bruno Barreto e elenco composto por Ney Latorraca, Tarcísio Meira, Christiane Torloni e Daniel Filho, entre outros.

FICHA TÉCNICA O BEIJO NO ASFALTO
Direção: Claudio Lira | Elenco: Andrêzza Alves, Arthur Canavarro, Daniela Travassos, Eduardo Japiassú, Ivo Barreto, Lano de Lins, Pascoal Filizola e Sandra Rino | Participações em Vídeo: Cardinot, Clenira de Melo, Cira Ramos, Márcia Cruz, Renata Phaelante, Sônia Bierbard e Vanda Phaelante | Voz da Locução: Gino Cesar | Música Final / Voz: Lêda Oliveira e Pianista: Artur Fabiano | Direção de vídeo cenário: Tuca Siqueira | Iluminação: Luciana Raposo | Cenário: Claudio Lira | Figurinos: Andrêzza Alves e Claudio Lira | Direção Musical e Preparação Vocal: Adriana Milet | Preparação Física e Coreografias: Sandra Rino | Fotografias: Caio Franco e Américo Nunes | Programação Visual: Claudio Lira | Produção Executiva: Renata Phaelante e Andrêzza Alves | Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação |

SERVIÇO RECIFE:
Onde: Teatro Barreto Jr.
Quando: 25 e 26 de maio 20h
Endereço: R Estudante Jeremias Bastos, s/n - Pina - Recife - PE
Informações: (81) 3355-6398
Ingressos: R$ 12,00 (Inteira) e R$ 6,00 (meia entrada)
Duração: 1h 30m | censura 16 anos.
Debate: Após o espetáculo do dia 25 haverá um debate com Claudio Lira (diretor do espetáculo), João Denys Araújo Leite (diretor, pesquisador, ator e professor da UFPE) e a jornalista Mônica Silveira. Mediação: Andrêzza Alves.

Mariage Decorações de casa nova


Após 40 anos em Boa Viagem, a grife pernambucana muda para o Poço da Panela e transforma sua loja em ateliê. Com a mudança, a marca minimiza os produtos nas prateleiras e foca no atendimento personalizado, que atualmente já corresponde a 80% das vendas.  No Poço da Panela, a Mariage começou a operar nesta segunda-feira (20/05).  Além dessa novidade, até o fim do ano, a marca também inicia vendas pela internet, com sistema que vai manter a essência da loja. 
A marca comercializa coleções de cama, mesa e banho confeccionadas em ateliê próprio. Além da equipe que atua na fábrica, anexa à loja, são mais de 400 artesãs e costureiras organizadas em cooperativas, que trabalham com aplicações e estamparias, costuras e cortes originais, pinturas feitas à mão e artesanato. Mas todo o trabalho é supervisionado pela família Mendonça, que é responsável pela criação das estampas e bordados. 
História – A Mariage, tradicional loja de decoração do Recife, já está na terceira geração, com trabalhos feitos à mão e muita dedicação. Aberta há 40 anos, a loja tem artigos para celebrar todas as fases da vida e faz com excelência produtos exclusivos que conquistam gerações. A Mariage atua no Recife, mas fornece para as principais lojas de decoração do País. 
A loja foi fundada por Maria José Mendonça em agosto de 1973. Com o passar dos anos, Goretti, filha de Maria José, assumiu e ampliou as atividades. Agora, a Mariage já está na sua terceira geração com a presença de Felipe, Rafael e Carolina Moura, filhos de Goretti, atuando na loja.

Obras da Adutora do Agreste começam em junho


A obra da Adutora do Agreste já está em contagem regressiva: começam dia 3 de junho as intervenções do maior sistema integrado de abastecimento de água da América Latina. Os contratos para execução das obras dos lotes 1 e 3 foram assinados na sede da companhia, em Recife, pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, e pelos representantes dos consórcios vencedores da licitação: as empresas Passarelli Construções, de São Paulo, e a PB Construções, do Ceará, que vão executar o Lote 1.
O primeiro lote corresponde a uma investimento de R$ 361 milhões e envolve a implantação de 118 km de tubulações saindo da cidade de Arcoverde, no Sertão, e passando por Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caitano e Caruaru, no Agreste. O segundo Consórcio é Pernambucano, formado pelas empresas, EMCOSA, SCAVE e SIENA, que vão executar o Lote 3, que atenderá as Cidades de Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati, no valor de R$ 69 milhões. Além disso, mais de R$ 250 milhões em tubos já foram contratados.
Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, essa obra será um dos maiores desafios da companhia, tanto pela grandiosidades das ações físicas como por seu benefício e volume de investimento. “Somente  a adutora terá 1.300 km, atenderá 68 municípios do Agreste, além de distritos e localidades no entorno do novo sistema, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes”, enfatizou o dirigente. Tavares ressaltou ainda que esta obra consolida o compromisso do Governador Eduardo Campos no abastecimento de água e será a redenção da região do agreste, onde há uma grande concentração demográfica e poucas fontes de abastecimento  de água, sendo considerado o pior balanço hídrico do Nordeste.
A Compesa também irá construir o Ramal do Agreste, que é o canal para transportar água da Transposição do Rio São Francisco (eixo leste) até a Barragem do Ipojuca. O investimento será superior a R$ 2 bilhões e a previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2013. 
Imprensa Compesa

Ainda dá tempo: terminam às 23h59 as inscrições para seleção de Oficiais de Saúde da Marinha

Termina nesta quarta-feira (22/05) às 23h59 o prazo de inscrição para o interessado em ingressar no Corpo de Saúde da Marinha. O Edital prevê 20 vagas para o Quadro de Cirurgiões–Dentistas, em diversas especialidades, e 19 vagas para o Quadro de Apoio à Saúde, destinadas a quem possui graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. 

O certame é uma oportunidade para brasileiros natos, de ambos os sexos, com menos de 36 anos de idade e que tenham concluído o curso superior na área pretendida. 

As inscrições podem ser realizadas no site da DEnsM, www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha. 

Aqueles que forem classificados em todas as etapas do processo passarão por um Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de 39 semanas, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na Ilha das Enxadas, na cidade do Rio de Janeiro. 


Após aprovação no curso de formação, serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber vencimentos de cerca de R$ 7.400,00, além de diversos benefícios, tais como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa.


SERVIÇO:
Concurso Público de Admissão ao Corpo de Saúde da Marinha 
Total de vagas: 39 
20 vagas para o Quadro de Cirurgiões-Dentistas nas seguintes especialidades: (02) Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, (04) Dentística, (02) Endodontia, (01) Implantodontia, (02) Odontopediatria (02) Ortodontia, (01) Patologia Bucal e (01) Estomatologia, (02) Periodontia, (02) Prótese Dentária e (02) Radiologia.   
19 vagas para o Apoio à Saúde nas seguintes profissões: (06) Enfermagem, (06) Farmácia, (01) Fisioterapia, (02) Fonoaudiologia, (02) Nutrição e (02) Psicologia.

Valor de cada inscrição: R$ 45,00 
Data da prova: a ser definida
Informações: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (21) 2104-6006 
Capitania dos Portos de Pernambuco

Semana do Brincar LBV


Durante os dias 23 e 24 de maio, as crianças e familiares dos Coelhos e bairros circunvizinhos, beneficiados pelo programa LBV: Criança – Futuro no Presente! na capital pernambucana realizarão uma série de atividades lúdicas em função das comemorações da “Semana Mundial do Brincar”. A mobilização é promover a consciência sobre a importância do brincar no processo de formação da criança e relembrar aos adultos a real necessidade de se preservar e se respeitar esse ato tão importante da infância.


A garotada da LBV com seus familiares irão produzir brinquedos com materiais recicláveis. A garrafa pet, copinhos de iogurte, caixa de papelão, palito de picolé serão transformados em peteca, vai e vem, chocalho, bilboquê e entre outros. As brincadeiras populares conhecidas como amarelinha, queimado, pular corda, bambolê, dominó, damas, estão na pauta das atividades lúdicas.


A Semana Mundial do Brincar foi instituída pela Unesco e surgiu na Europa, onde se estipulou a última semana do mês de maio para as comemorações.


O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos – próximo ao Cais José Mariano. Informações: (81) 3413.8600.




Serviço:
Semana Mundial do Brincar
Dias: 23 e 24 de maio de 2013
Sede da Legião da Boa Vontade – LBV
Rua dos Coelhos, 219 – Bairro: Coelhos –
Recife/PE - Informação: (81) 3413.8600

Com informações da jornalista Vania Besse

Em três anos, Fernando de Noronha terá 100% da sua energia renovável


Com o novo sistema de energia solar, o Arquipélago de Fernando de Noronha dá mais um passo para a consolidação do projeto sustentável. O governador Eduardo Campos assinou, nesta terça-feira (21/05), na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, um acordo de cooperação com Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A nova usina, que entra em operação dentro de um ano, vai ampliar o parque de energia renovável e contribuir com 6% do consumo total da ilha.

“Em 2016, Fernando de Noronha será 100% abastecido por fontes de energia renováveis”, anunciou o governador, explicando que a fonte tradicional (a diesel) ficará como uma alternativa para uma possível emergência. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, o governo fez um amplo planejamento para consolidar essa transição. “Temos um projeto sólido e que deve servir de exemplo para outros Estados”, completou Granja.

A implantação da usina terá um custo de R$ 11 milhões. O Governo do Estado vai ceder o terreno onde serão implantados os painéis fotovoltaicos. A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável também participará da parceria fornecendo apoio técnico. O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Celpe e de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A presidente do Grupo Neoenergia, Solange Ribeiro, ressaltou a liderança do Estado no segmento. “Com três usinas solares em processo de implantação, Pernambuco lidera o investimento em energias renováveis”, afirmou Solange, exaltando a parceria afinada que mantém com o Governo do Estado. A presidente também explicou que a energia gerada pelas novas usinas vai suprir o consumo dos prédios públicos da ilha, fator determinante na diminuição das contas públicas.

O presidente da Celpe, Luiz Antonio Ciarlini, reafirmou o compromisso do Estado, juntamente com a instituição, em desenvolver todas as alternativas de cadeias de energia. Luiz Antonio afirmou que Pernambuco fez avanços significativos quando o assunto é tecnologia. “A perspectiva é que novos projetos sejam implantados e que Pernambuco cresça ainda mais no setor”, completou.

Para Eduardo Campos, esse avanço vai contribuir para elevar a imagem da ilha na comunidade internacional. Além disso, ele expressa a consolidação de um excelente piloto que pode ser implantado em outras regiões do Estado. “Pernambuco é único Estado da federação que têm todas as nuances de fornecimento e geração de energia”, comemorou o governador.

INOVAÇÃO - Eduardo também ressaltou o esforço feito pela concessionária e pelo Governo do Estado em incentivar a micro-produção de energia na ilha. “Com os modernos aparelhos de medição, a Celpe vai poder controlar e até comprar (excedente) energia produzida pelos moradores”, disse o governador, explicando que o importante é provocar a produção de fontes mais limpas para o meio ambiente.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, afirmou se tratar de mais um projeto que visa preservar o futuro de um dos locais mais ricos em ecossistemas do mundo. “Esse é mais um passo importante que aponta para um futuro sustentável”, declarou o secretário, ressaltando que outras ações relevantes já estão sendo desenvolvidas na ilha, como a produção de energia pelo impacto da maré.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Grande Recife disponibiliza linhas de ônibus exclusivas para o jogo de hoje na Arena Pernambuco


Com um público esperado de 30 mil pessoas, a Arena da Copa recebe nesta quarta-feira (22) o jogo entre Náutico X Sporting (Portugal) a ser realizado às 20h. Para aqueles que forem participar do evento, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibilizará duas linhas especiais que levarão os torcedores do TI Cosme e Damião e do estacionamento Parqtel até a Arena. As linhas 046 – PARQTEL/ARENA e 047 – COSME E DAMIÃO/ARENA entrarão em funcionamento a partir das 16h e irão operar até duas horas após o jogo.
A linha 046 – PARQTEL/ARENA contará com uma frota de 25 veículos que partirão a cada cinco minutos em direção à Arena e de volta ao estacionamento, em comboios de três ônibus. A linha 047 – COSME E DAMIÃO/ARENA contará com 50 veículos na viagem de ida e 60 veículos na viagem de volta, com intervalos de três minutos, que partirão em comboios de cinco ônibus.
Os torcedores que desejarem seguir de carro até o Parqtel pagarão uma taxa de R$ 40 pelo estacionamento. Os torcedores contam, ainda, com a possibilidade de deixar o carro em outros terminais e seguir de metrô até o Terminal Integrado Cosme e Damião.
Para efetuar as viagens de ida e volta ao estádio, os torcedores receberão uma pulseira colorida para que possam garantir a gratuidade do retorno. As pulseiras serão distribuídas no momento do embarque e os torcedores devem mantê-las no pulso até a hora de voltar.
O Grande Recife lembra aos passageiros que não é indicado permanecer na Arena por muito tempo após o jogo, já que os Terminais Integrados encerram suas atividades a meia-noite.
Imprensa Grande Recife

Governador empossa novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco


O governador Eduardo Campos empossou, nesta terça-feira (21/05), o novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco. Quem assume o mais alto posto da corporação é o coronel Carlos Pereira, que antes exercia a função de diretor integrado do Interior II. O novo comandante substitui o coronel Marcos Aureliano. Durante a solenidade, que reuniu centenas de oficias de vários órgãos operativos da PM, no Quartel do Derby, o governador enalteceu a qualificação dos dois oficiais.

Ao agradecer os serviços prestados pelo comandante Luiz Aureliano ao Estado de Pernambuco, o governador destacou a “lealdade, correção no trato da coisa pública, empenho e talento” do ex-comandante. O coronel foi, segundo Eduardo, o responsável por uma “transição respeitosa” de geração que deu oportunidade à jovens policiais militares de mostrarem seu talento ao ingressarem no mais diversos postos da carreira da corporação. Eduardo disse estar tranquilo em passar o mais alto comando da Polícia Militar para o coronel Carlos Pereira, por sua “capacidade de trabalho, preparo e dedicação e de cumprir missão nos mais diversos recantos deste Estado”.
 
Ainda durante a solenidade, o governador destacou a necessidade da implantação de uma ação integrada para vencer a criminalidade no País, a exemplo do que vem sendo realizado em Pernambuco. “O esforço policial precisa ser somado ao esforço de se gerar desenvolvimento econômico e de se chegar com ações que estruturam a mudança efetiva, como uma política de educação que leve a grande transformação para uma legião de jovens que vivem expostos aos riscos”, defendeu.
 
Na Polícia Militar desde 1984, o coronel afirmou que assumir o comando-geral da instituição é "o sonho de qualquer oficial". O novo comandante destacou em seu discurso que o grande desafio e compromisso de sua gestão será desenvolver um “trabalho contínuo de agregação interna entre oficiais, praças e funcionários civis nas áreas administrativa e operacional, para bem servir a comunidade pernambucana".

"A Polícia Militar de Pernambuco é uma corporação que o Brasil aplaude pelos números e pelo exemplo que tem dado”, disse o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ao destacar os resultados exitosos do programa estadual de enfrentamento à criminalidade, o Pacto Pela Vida.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Ferreira Costa contribuiu com a formação de jovens Restauradores em Mobiliário


No último dia 15, o MEPE - Museu do Estado de Pernambuco realizou a formatura de 22 jovens Restauradores em Mobiliário, que já estão prontos para o mercado de trabalho. A conclusão deste curso só foi possível graças ao patrocínio da Ferreira Costa através da Lei Rouanet, pois a empresa já incentiva vários programas de incentivo à cultura e a sustentabilidade através do seu programa "Por Um Mundo Melhor".
O projeto da Oficina de Artífices Restauradores em Mobiliário Janete Costa do MEPE, tem como objetivo promover a capacitação profissional no ofício de conservação e restauração do mobiliário do acervo do Museu, através de oficinas de qualificação de nível básico no ofício da Marcenaria fina, Entalhe, Empalhamento, Estofamento, Lavradura em couro, Refinamento e Acabamento, Desenho Técnico Digital, Cooperativismo e Empreendimentos Associativistas, Desenho Técnico Tradicional, Conservação e Restauro para Mobiliário.
A turma recém-formada foi preparada durante um ano, por mestres que dominam o ofício e passaram todo conhecimento através de aulas teóricas e práticas. Estiveram presentes na solenidade, representantes de órgãos e empresas que contribuíram para realização do projeto como a Ferreira Costa, IPHAN, Ministério da Cultura, Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco com a presença da Primeira Dama Renata Campos.
Janete Costa - A Oficina de Restauradores do Museu recebeu o nome Janete Costa, em homenagem à arquiteta pernambucana falecida em 2008, que formou-se no Rio de Janeiro e se tornou referência mundial em arquitetura. Deixou seu legado como importante divulgadora da arte popular e do artesanato brasileiro, além de ter deixado grandes contribuições nos campos da arquitetura de interiores, design expositivo e produtos. Nascida no dia 3 de junho de 1932 em Garanhuns, Janete sempre procurou, por meio de seus projetos, contemplar a inclusão social e a geração de renda.

Banda Santroppê na festa de aniversário da Vulcan House


A banda Santroppê será uma das atrações da edição especial de aniversário em comemoração aos quatro anos da Vulcan House, nesta sexta, dia 24, a partir das 22h, no Maluco Beleza. O evento conta ainda com a banda Padang e o cantor Helton Lim
Hits como “Ching Ling” e “Pianinho, Caladinho” estarão presentes no repertório de show da banda Santroppê. O ingresso para o show custa R$ 70, com direito a open bar. O Maluco Beleza fica na Rua José da Silva Lucena, nº 189, Boa Viagem, Recife. Mais informações pelo fone 9789 – 7704. 

Almir Rouche em show beneficente pró-Casa do Estudante


O cantor Almir Rouche será uma das atrações do evento beneficente “Arraiá do Interior – São João Solidário da Casa do Estudante de PE”, que acontece na própria Casa do Estudante de Pernambuco, neste sábado, dia 25, a partir das 21h. O evento conta ainda com atrações como Maciel Melo, Nádia Maia, Derico Alves e Patch Oulli, além de uma banda pé de serra nos intervalos. A renda destinada será para a reforma e implantação do anexo feminino da Casa.
 No repertório de Almir, sucessos como “Tudo outra Vez”, “A natureza das Coisas”, “Fácil de Entender”, “Se tu Quiser”, “Parte da minha Vida” etc.  O ingresso para o show custa R$ 20 à venda no local e no Aconchego do Matuto. A Casa do Estudante fica na Rua Henrique Dias, sem nº, em frente ao Colégio da Polícia Militar, Derby, área central. Mais informações pelo telefone 3182 – 5996. 

Mega Show da Imobi traz The Fevers e Adilson Ramos

Um pedaço de Glória de Goitá estará no Recife no dia 2 de junho. O Grupo Imobi vai promover o Mega Show Imobi, onde serão vendidos lotes do Glória Eco Life, com shows exclusivos de The Fevers e Adilson Ramos, almoço, coquetel, recreação para crianças e agendamento de voos de helicópteros para quem adquirir um terreno. O evento será na Blue Angel Recepções Benfica a partir das 10h. A entrada é gratuita para convidados e quem retirar o ingresso na sede da empresa, em Boa Viagem. Mais informações: (81) 3312-4000. 

Robô BIO da Compesa ganha prêmio


O robô Bio, da Compesa, foi convidado de honra na festa de entrega do Prêmio Top Socioambiental da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), realizada na noite de ontem (21) no empresarial JCPM, no bairro do Pina. Ele recebeu, junto com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o prêmio em reconhecimento ao projeto de educação ambiental e responsabilidade social desenvolvido em escolas de todo o Estado.
Ao comentar o prêmio, Roberto Tavares afirmou que é um reconhecimento pelo trabalho sócio-educativo da Compesa nas comunidades e escolas, levando conteúdos que visam a conscientização sobre o bom uso da água. "A água é um bem finito. Ações educativas estão no nosso dia a dia  e, para ampliar o alcance dessa mensagem, estamos usando todos os recursos disponíveis, inclusive, a tecnologia para ensinar aos nossos clientes como eles têm um papel importante na preservação dos recursos hídricos", disse o presidente.
Considerado o primeiro robô-professor do Brasil, Bio já se apresentou em 35 escolas em todas as regiões do Estado e até em shopping centers. “Ele é um robô totalmente interativo, que fala com as crianças e conta com uma tela sensível ao toque. Para a Compesa, é uma ferramenta a mais no intuito de sensibilizar as pessoas para temas como a sustentabilidade e o uso consciente da água”, destacou a assessora de Responsabilidade Social da companhia, Fabíola Coelho.
Ainda segundo ela, a opção por levar informação aos estudantes é uma prioridade da Compesa. “As crianças e adolescentes são o público mais receptivo das nossas ações educativas e quando conseguimos aliar informação e diversão, sabemos que vamos contar com multiplicadores do esforço pelo uso racional da água”, acrescentou Fabíola.
Além da premiação com o robô Bio, a Compesa já havia conquistado o Top Socioambiental de 2012 com o projeto Compesa no Meu Bairro.
Imprensa Compesa

Mulheres da Zona da Mata tem ações estratégicas para fomento ao trabalho e renda


A Secretaria Estadual da Mulher reuniu hoje, 22 no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, trinta e três gestoras de organismos municipais de políticas públicas para mulheres. Elas participaram do I Fórum Estadual de Organismos para as Mulheres da Zona da Mata, um dos quatro territórios estratégicos para investimentos da SecMulher. O tema evidenciado no encontro foi a implementação de ações de trabalho e renda. Também foram vistas as iniciativas da secretaria estadual referentes ao enfrentamento da violência contra as mulheres. 
A Secretária Cristina Buarque ao realizar a abertura do evento, parabenizou a região pelo número de municípios que já formalizaram os organismos voltados para o gênero, que somam 33, de um total de 43 municípios em toda a zona da mata pernambucana. Ela explicou que as políticas públicas da SecMulher vem sendo implementadas de forma territorial. Para isto, o Estado foi dividido em quatro territórios, entre eles a zona da mata, “a secretaria é pioneira em todo o País nesta forma de trabalho por divisão territorial”.  Ela também comentou que considera quatro questões fundamentais para a sustentabilidade das ações na área de emprego e renda, as quais as gestoras devem ter uma atenção especial: habitação, creche, educação e comunicação. 
O Fórum das gestoras ocorreu pela primeira vez, objetivando, além da troca de informações, realizar a integração das gestoras da área, evidenciando o emprego e renda no diálogo entre elas. O tema escolhido pretende gerar alternativas para dar visibilidade às novas atividades econômicas adotadas pelas mulheres, a partir da série de capacitações e formação profissional, que estão sendo promovidas através da SecMulher e de outras entidades governamentais, a exemplo dos Projetos Chapéu de Palha Mulher e Convergir Mulher.  
A Gerente de Programas e Ações temáticas, Alessandra Rios, apresentou às gestoras da zona da mata as metas e ações em andamento pela SecMulher entre eles : o projeto Feneart,  que está selecionando grupos de artesãs para participar da feira; o artesãs empreendedoras, com a formação em políticas públicas, melhoria do produto e gestão da produção de artesãs dos municípios de Buíque, Altinho e Orobó, no Agreste e mais Serra Talhada, Salgueiro e Petrolândia, no Sertão;  fortalecimento das associações de catadoras de materiais recicláveis; apoio à inclusão digital de mulheres (formação de 300 mulheres nos cursos de inclusão digital da Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional), projeto de renovação profissional para segmentos específicos da população feminina ( com a formação para  mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional , além de mulheres idosas para fazer cursos de Guest Relation e Hosters), entre outros.   
 A ideia, segundo a gerente, é fomentar a criação de ambientes favoráveis a novos negócios e a multiplicação de experiências empresariais de mulheres, oportunizando a geração de renda e trabalho; além de aprimorar a capacidade empreendedora das mulheres; e, promover a inserção social das mulheres em situação de vulnerabilidade social por renda. Dentro destes projetos e ações, no período de 2008 a 2012, a SecMulher atendeu a 5313  mulheres.  
A coordenadora da mulher de Catende, Tânia Rodrigues,  avaliou estar muito feliz com a oportunidade de estar caminhando junto com as demais gestoras  da zona da mata e pelas ofertas e oportunidades apresentadas pelo Estado, “com esse apoio temos condições de tornar as mulheres muito mais produtivas e aptas a concorrer no mercado de trabalho,  fortalecendo o processo da busca por uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”, concluiu a gestora municipal. 
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Outback é uma deliciosa opção para o Dia do Hambúrguer


Em 28/5 é comemorado o Dia do Hambúrguer e os apaixonados por essa delícia ficarão com água na boca, pois a rede Outback Steakhouse traz combinações que vão tirar suspiros dos mais exigentes paladares.
A principal novidade do momento é a porção de seis mini-hambúrgueres preparados ao estilo Outback. Com o nome de Ridgy Didgy, a porção traz suculentos mini-hambúrgueres grelhados no ponto certo e servidos com queijo, ketchup, mostarda, picles, cebola roxa e batatas fritas. A deliciosa novidade faz parte do cardápio do Billabong Hour, o happy hour do Outback, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 20h, por R$ 32 e é um aperitivo ideal para compartilhar.
Para quem prefere um hambúrguer mais “sério”, a opção ideal é o The Outbacker Burguer. Conhecido pelo tamanho, o sanduíche traz um hambúrguer de 200g servido em um pão macio e liso, ao estilo australiano, com maionese, tomate, alface, cebola, picles, mostarda, queijo e fritas (R$ 29,90). Além disso, o cliente pode acrescentar mais sabor e incluir deliciosas fatias crocantes de bacon ao lanche, sem custo adicional.
Os que gostam de um sabor mais marcante poderão escolher o The Mad Max. O hambúrguer de 200g é temperado ao estilo Outback, no ponto ideal, com textura macia e suculenta, servido com alface, tomate, cebola, picles, mostarda e queijo. O sanduíche é acompanhado de fritas. (R$ 29,90).
Os apaixonados por sabores picantes vão se render ao The Smokehouse Burger. O hambúrguer de 200g é servido com alface, tomate, queijo, maionese e bacon. O ponto alto deste sanduíche é o toque do delicioso Flame Sauce com cebolas caramelizadas. Este molho, feito ao estilo Louisiana, dá um sabor único e marcante a este hambúrguer (R$ 29,90). Delicioso.

Compesa continua obras da Proest em Boa Viagem


A Compesa está trabalhando hoje no assentamento de 200 metros de tubulações de esgoto na Rua Marechal Juarez Távora, em Boa Viagem. A ação faz parte da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros de Boa Viagem, Imbiribeira e Porta Larga (divisa entre Recife e Jaboatão dos Guararapes).
Para executar os serviços, a companhia interditou a faixa direita da via, próximo à escola Pequenos Passos. Já foram implantados 80 metros de tubos na área e até a sexta-feira (31) será finalizado todo o trecho previsto. As ações estão sendo realizadas  de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O projeto faz parte do Programa Estruturador do Recife - Proest 1, um investimento de R$ 70 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), governo do Estado e Compesa. A previsão é concluir toda a obra em  julho de 2014, beneficiando mais de 100 mil pessoas nessas áreas.
Imprensa Compesa

Montado esquema de segurança para o primeiro jogo profissional na Arena da Copa


A Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos em Pernambuco  está com todo aparato de segurança para  a realização do primeiro jogo profissional na Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. No amistoso entre o Clube Náutico Capibaribe e o Sporting Clube de Portugal, hoje (22), às 20h, serão empregados 872 profissionais de segurança pública dentre Polícias Militar, Civil, Científica,  Federal, Rodoviária Federal além do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, dentre outros.
O presidente  da Comissão, Humberto Freire, informou que toda estrutura foi montada visando garantir a segurança dos que forem à Arena. “Estamos com um aparato de segurança atuando desde ontem durante o deslocamento e escolta da  equipe do  Sporting no trajeto do Aeroporto para o hotel”, disse.  Outras medidas também foram adotadas como não permitir o acesso de pessoas com objetos como bagagens, mochilas, garrafas, alimento, dentre outros, inclusive materiais pontiagudos como guarda-chuvas que possam ser utilizados para agressão.
A Polícia Militar estará atuando com 510 homens  integrantes do 20º Batalhão, Companhia Independente de Policiamento com Cães – CIPCães, Companhia Independente de Policiamento com Moto – CIPMotos e Regimento de Policiamento Montado – RPMon. A Polícia Civil disponibilizou  50 polciais da Delegacia do Torcedor, Gerência de Polícia da Criança e Adolescente – GPCA e Coordenação de Operações Especiais – CORE. Duas delegaciais móveis estarão atuando na Arena.
O Corpo de Bombeiros estará com 66 militares com equipes de Resgate e Salvamento . a Gerência de Polícia Científica disponibilizou 12 profissionais dentre Médicos Legistas, Auxiliares e Peritos Criminais e Papiloscópistas. A Polícia Rodoviária Federal contará com 74 homens, a Polícia Federal com 43 policiais, 70 Guardas Municipais, além dos outros órgãos empenhados na operação.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Revista norte-americana Forbes classifica presidente Dilma como a segunda mulher mais poderosa do mundo


A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do planeta, aponta o ranking anual das 100 mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira, 22. No ano passado, Dilma estava na terceira posição, atrás da chanceler alemã, Angela Merkel, em primeiro e que manteve a posição neste ano, e da ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Com a saída de Hillary do primeiro escalão do governo dos Estados Unidos, Hillary caiu para o quinto lugar e abriu espaço para a subida de Dilma à vice-liderança do ranking.
Intitulado "The World''s 100 Most Powerful Women", o ranking inclui ainda outras duas brasileiras: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, que subiu da 20ª para a 18ª posição; e a modelo Gisele Bundchen, que caiu da 83ª posição para 95ª neste ano.
A revista ressalta que Dilma, chamada pela publicação de "ex-revolucionária", "fica no topo da sétima maior economia do mundo" e que "sua ênfase no empreendedorismo inspirou uma geração de ''start-ups''" no Brasil. A Forbes afirma ainda que a atual tarefa da presidente brasileira é "tirar o país dos dois anos de crescimento mais lentos em mais de uma década", em referência às taxas de crescimento brasileiras registradas em 2011 (2,7%) e 2012 (0,9%), seus dois primeiros anos de mandato.
Com relação à presidente da Petrobras, a Forbes ressaltou que, no ano passado a companhia se tornou a "maior empresa do hemisfério sul em vendas (US$ 144 bilhões) e valor de mercado (US$ 120 bilhões)". Nesta semana, no entanto, a consultoria Millward Brown rebaixou o valor da marca Petrobras de US$ 10,5 bilhões para US$ 5,7 bilhões entre 2012 e 2013, passando da primeira para a quarta posição entre as marcas mais valiosas da América Latina.
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, caiu da 16ª posição em 2012 para a 26ª neste ano. A revista ressaltou os problemas com a inflação no país e as demonstrações populares de insatisfação contra seu governo para justificar seu novo lugar na lista.
Em primeiro lugar, a chanceler alemã Angela Merkel liderou o ranking em sete das últimas dez edições. Ela é descrita como a pessoa que carrega a "fé no euro em suas costas". A revista ressaltou suas políticas de austeridade fiscal no combate à crise econômica global e os conflitos que ela enfrenta com seus vizinhos europeus com relação a essas políticas.
Segundo a Forbes, a lista deste ano inclui nove chefes de Estado com um PIB combinado de US$ 11,8 trilhões, 24 CEOs que controlam um total de US$ 893 bilhões em receitas e 16 mulheres que iniciaram suas próprias empresas.
"Selecionamos mulheres que vão além da taxonomia tradicional da elite do poder (político e econômico). Essas agentes de mudanças estão realmente transformando nossa ideia de influência e autoridade e, no processo, vão transformando o mundo de maneiras novas e emocionantes", afirmou a revista.
Estadão