sábado, 25 de dezembro de 2021

Favela Vencendo

 

O cantor e compositor Guma acaba de disponibilizar em todas as plataformas digitais o single, “Favela Vencendo”, acompanhado do videoclipe que está disponível em seu canal oficial no YouTube.

Favela Vencendo, tem a composição de Gustavo Andrade e produção musical de Krbeats. A letra passa o conceito de relatar o dia-a-dia das pessoas que vivem em comunidades e que tem a força e vontade de vencer na vida, cumprindo a missão de viver em paz com a sociedade, além de ter um pouco da “ousadia”.

Guma lança seu primeiro trabalho solo e vem apostando com força total e fecha com chave de ouro de 2021, este maravilhoso trabalho, mas lembrando aos fãs e admiradores de Guma, que ele continua fazendo parte do grupo "Normas '$ Gang”, que é composto por mais dois artistas talentosos, Navsom e Twonary.

Com a produção de Lec Production, direção e edição de Leleo Cesário, o clipe foi gravado entre a vista panorâmica dos complexos de comunidades da Penha, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, retratando uma pegada mais antiga e remetendo ao passado, que vai ser mais sobre o presente do momento atual que vivemos, além de ter uma envolvente sonoridade de trap-funk, com direito a muita grave e conforme o nome sugestivo de um jovem que reside em uma comunidade emergindo socialmente, através da música e meios lícitos, colocando pontuais críticas sociais quanto a dificuldade de fazer o jogo virar quando não se tem privilégios.


Fotoproteção: especialistas dão dicas de saúde para a estação mais quente do ano

 

O verão chegou e as altas temperaturas também. Nesse período, muito se fala na fotoproteção - um conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e prevenir o desenvolvimento dos danos agudo e crônico a pele. São vários os tipos de cuidados químicos, físicos e de uma alimentação regular que podem ajudar a prevenir nessa época do ano os prejuízos a exposição solar. As farmacêuticas Flávia Morais e Ítala Nóbrega, docentes do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, destacam a importância desses cuidados.

“As medidas fotoprotetoras, juntas, trazem muitos benefícios aos apaixonados pelo sol. Porém, precisamos ficar atentos aos riscos de uma exposição irresponsável, o que pode, inclusive, prevenir o desenvolvimento de um câncer de pele. Os fotoprotetores químicos podem ser encontrados em diversas formas de apresentação, como em géis, cremes, sprays e é necessário sabermos que eles precisam ser aplicados, pelo menos, 30 minutos antes da exposição, replicar após 2h em geral. Outra orientação é também fazer a leitura das informações dos rótulos e das embalagens”, disse Flávia Morais, coordenadora do curso de Farmácia da FPS.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), precisamos ter atenção para as atividades de rotina que exigem também a fotoproteção, como: caminhada, piscina, praia, prática de esporte, o trabalho sob a luz dos computadores, etc. Por isso, a importância do uso diário dos diferentes tipos de fotoproteção.

“Também ajudam o uso de chapéus, óculos de sol e guarda-sol. Na alimentação, é considerado alimento fotoprotetor o mamão, a cenoura, o espinafre e o couve. São sugestões para serem adicionadas a dieta no dia a dia. Precisamos destacar que numa rotina tem-se os melhores horários de exposição. Pela manhã: 6h às 10h, e à tarde após às 16h. Assim, não podemos esquecer que através do conhecimento, a população entende a importância da prevenção e do cuidado”, acrescentou Ítala Nóbrega, tutora do curso de Farmácia.

Dicas das especialistas

Para cada apresentação, existe uma orientação:

Creme: use a palma da mão para espalhar de forma homogênea e aplique com movimentos circulares;

Gel: use a palma da mão para espalhar de forma homogênea, aplicando com movimentos em um sentido;

Aerosol: cubra o corpo usando o jato contínuo do spray, mas não espalhe com as mãos.

Governo do Estado abre inscrições para rota de lazer destinada às pessoas com deficiência

 

O programa estadual PE Conduz promove nos próximos dois domingos - 26 de dezembro e 02 de janeiro - um passeio pela iluminação de Natal da cidade do Recife. A rota vai iniciar na Praça da Jaqueira, passando pela Avenida Agamenon Magalhães e indo em direção ao Parque Dona Lindu, no bairro de Setúbal. O percurso de volta vai passar ainda pelo Recife Antigo. O trajeto vai permitir que mais de 100 pessoas com deficiência e seus acompanhantes contemplem a decoração natalina da capital pernambucana.

Essa é a primeira vez que a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) disponibiliza vagas de programação de lazer para todas as pessoas que utilizam ou não os serviços do PE Conduz. Os interessados devem entrar em contato com o teleatendimento do programa, através do número 0800.281.0312. Poderão participar do passeio as pessoas que apresentarem o comprovante de vacinação, sendo este um documento obrigatório. Para quem não é beneficiário do programa, as vans acessíveis farão o embarque, às 16h, e o desembarque, às 20h, na Praça do Derby. Para quem é usuário, os veículos irão buscar no endereço cadastrado a partir das 14h30. O passeio está marcado para iniciar às 17h.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, a ação busca garantir a cidadania. “A rota de lazer do programa PE Conduz é uma forma que o Governo do Estado encontrou de promover o acesso a espaços culturais e permitir momentos de entretenimento para as pessoas com deficiência com o intuito de garantir inclusão social”, afirma o gestor.

Atendimento - O programa foi criado durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos. É gratuito e atua em diversas regiões de Pernambuco transportando as pessoas com deficiência motora de segunda a sexta-feira, para atendimentos de saúde. Nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual.

“Queremos continuar contribuindo com a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência e seus acompanhantes na rotina de tratamento. Com a rota de lazer vamos garantir momentos de descontração e, como neste caso, um passeio pela cidade do Recife para desfrutar do cenário natalino, que essa época do ano permite e que, além de embelezar a capital pernambucana, também proporciona a inclusão”, pontua a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marilia Bezerra.

lmprensa SDSCJ

O Palco é a Rua

 

O projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares”, que pesquisou as dinâmicas de músicos de ruas no Estado de Pernambuco, virou um filme que será lançado na próxima segunda-feira (27), para todo o Brasil, através do site: opalcoearua.com.br e YouTube do projeto, a partir das 21h.

Em um fio narrativo, o documentário aborda os caminhos de entrada no mundo da música, as oportunidades de formação acadêmica ou “autodidata”, as negociações e cooperações com o entorno para a vivência do espaço público, a experimentação de composições próprias em interações que acontecem sem distância entre artista e espectador e, também, os desafios que os “palcos” urbanos trazem para o enfrentamento dos preconceitos e censuras que atinge esse modus operandi musical por vários motivos.

Com realização da Theia Produtores Associados, incentivo do Funcultura da Música (Secult, Fundarpe – Governo do Estado de Pernambuco), o documentário de curta duração (2021, 20’) que conta com versão com acessibilidade comunicacional por meio de LIBRAS, LSE e Audiodescrição, também será distribuído para instituições públicas voltadas à educação e formação musical em Pernambuco.

Fruto de uma imersão no atual universo do trabalho de instrumentistas, músicos, musicistas, cantores(as), bandas, MCs, repentistas e outros artistas musicais que se apresentam em ruas, praças, mercados, feiras, pontos turísticos e transportes coletivos de diferentes cidades pernambucanas, o documentário revela interpretações, envolvimento social, trato governamental e as estratégias desses músicos, no caminho da sobrevivência e criação.

Do Sertão do São Francisco, passando pelo Agreste Central, pela Zona da Mata Norte, até a Região Metropolitana do Recife, mais de cem artistas foram registrados, o que resultou em uma pesquisa social e estética diversa em cenários distintos da vida destes artistas como por exemplo, o meio de obtenção de renda a partir das contribuições espontâneas dos transeuntes ou passageiros.

“O projeto é riquíssimo. Cada cidade visitada apresenta características próprias para as práticas sociais dos músicos nos espaços populares. Conhecemos como as barcas, que fazem a travessia do rio São Francisco, entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), se transformam em “palcos” para os músicos, assim como nos surpreendemos com os jovens compositores de Caruaru que se apresentam próximos aos caixas eletrônicos dentro das agências bancárias”, revela a pesquisadora Laura Sousa.

Finalizado em 2021, o “Manifesto O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” já foi exibido em festivais/mostras competitivas de Pernambuco e outros estados, tais como Urbanocine 2021 (RN) – com mostra virtual, na Tv e presencial em seis comunidades do Rio Grande do Norte, VIII CineVirada (BA), III Jornada de Estudos do Documentário (PE), 16º Comunicurtas (PB), I Cine Solar A Brincadeira Tá On (SP e itinerante), Mostra Play The Movie (PE), Mostra Da Casa em Casa (RJ), Mostra [Em]Curtas Julho 1001 Temas (MG) e Mostra VRT Channel Curta Agosto (SP e MG) além de estar disponível pelo serviço on demand do VRT Channel para 700 cidades de 160 países até fevereiro de 2022. Dessa forma, diferentes públicos, ainda durante as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, estão acessando as percepções, memórias e provocações desenvolvidas por artistas que alimentam nossa cultura musical nas ruas.

“O documentário trás as vozes e performances de artistas dos espaços populares através da conjunção de suas realidades e nossas percepções técnicas, filosóficas e artísticas sobre o tema. Partindo da alteridade, encampamos nossos olhares e percepções sobre o mundo dentro deles com o sentido de torna-los simplesmente o que eles são: artistas e humanos, assim como nós. Não se trata de cinemão ou cinema de autor, nenhuma dessas buscas foi encampada, queríamos apenas construir um audiovisual simples e ao mesmo tempo complexo, como são as vidas dos músicos e musicistas das ruas.” Guilherme Patriota

O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” foi vencedor do Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa 2020, concedido pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Prêmio Bráulio de Castro, concedido pelo Governo Federal, Ministério do Turismo e Prefeitura da Cidade do Recife e já tem novo campo de pesquisa aprovado pelo SIC (Sistema de Incentivo à Cultura) da Cidade do Recife, com o intuito de pesquisar junto a governantes, gestores, artistas e especialista políticas públicas para os Músicos/musicistas de Rua e terá como resultado um segundo documentário sobre o tema a ser lançado em 2022.

SINOPSE

Este manifesto traz ao centro as vozes daqueles que habitam as regiões centrais e periféricas das cidades, ruas, praças, parques, transportes coletivos, feiras e demais espaços populares, trazendo música, interação e performance para os transeuntes no Estado de Pernambuco.

Muitas vezes marginalizados, os músicos e musicistas das ruas, espaços populares, são símbolos da efervescência cultural que não exclusivamente obedecem ao status quo, porém conduzem suas trincheiras de forma lúdica, abraçando relações afetivas, comerciais e criativas com todos os passantes e ou habitantes das ruas.

No Brasil das diferenças, das incompreensões, do descaso corriqueiro com aqueles que não obedecem às leis e regras gerais de uma herança viva do patriarcado econômico estrutural, ouvir e dialogar com estes artistas é um estado de manifesto.

A vida livre e complicada, a educação desestruturada, a economia das exceções não é uma situação exclusiva dos músicos/musicistas das ruas, é uma realidade humana no ano de 2021.

No Manifesto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares”, seus diretores adotam o tom do ouvir e dialogar, compreendendo que nas situações de rua a frase mais audiente é: A polifonia é livre!

Link para Teaser/trailer: https://youtu.be/Ci2w2ZIimpk

Ficha Técnica
Direção, pesquisa, produção, texto e roteiro: Laura Sousa e Guilherme Patriota
Produção executiva: Theia Produtores Associados (Guilherme Patriota e Laura Sousa)
Fotografia, edição e finalização: Guilherme Patriota
Produtores Locais: Maércio José, Lucivan Max e Thiago Santos
Áudio: Laura Sousa, Guilherme Patriota, Maércio José, Lucivan Max, Thiago Santos e Wagner Santos
Narração: Bruno Lins
Identidade Visual: Adeildo Leite
Acessibilidade comunicacional: Centrae Acessibilidade Comunicacional
Realização: Theia Produtores Associados
Incentivo: Funcultura da Música, Governo de Pernambuco, Secult-PE e Fundarpe


Chegada do verão traz alerta para prevenção ao câncer de pele

 

O Dezembro Laranja é o mês de atenção e cuidado especial contra o câncer de pele, que registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, formando camadas e originando diferentes tipos do tumor. Segundo o médico oncologista Diogo Sales, da Oncoclínicas Pernambuo, o câncer de pele é o mais incidente na população brasileira. “A gente tem aproximadamente quase 200 mil casos de câncer de pele no Brasil por ano, o que gera em torno de 16 mil mortes em cada ano”, relatou.

Os dois tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, além do melanoma – que é o mais agressivo da doença. Os dois primeiros correspondem a 97% dos casos no mundo. Já o melanoma é mais danoso, por ter altas chances de disseminação para outros órgãos. Em ambos os casos, o diagnóstico inicial e o tratamento rápido podem salvar vidas e levar à uma recuperação satisfatória.

É necessário ficar atento aos fatores de risco: histórico de doenças de pele na família, idosos, indivíduos de pele, olhos e cabelos claros, ruivos e pessoas que sofreram com problemas de pele e queimaduras do sol na infância podem ter mais chances de desenvolver o câncer. Os sintomas também são importantes para o diagnóstico: feridas que sangram e não cicatrizam, cicatrizes antigas e úlceras, sinais antigos localizados no tronco ou perna – com borda irregular, assimetria e cores – devem ser monitorados sempre.

A melhor forma para evitar o câncer de pele ainda é a prevenção. “O ideal é passar o protetor solar todos os dias, pelo menos nas regiões da pele mais expostas. Também é necessário, em situações de mais exposição ao sol, como praia e caminhada, usar camisa de proteção ultravioleta, chapéu e óculos escuros”, salientou Diogo Sales.

Campanha interna da BRK doa brinquedos para instituição em Jaboatão dos Guararapes

 

A BRK realizou no mês de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, uma campanha interna com ações de solidariedade e criatividade. Chamada de BRKids, a iniciativa envolveu os filhos dos funcionários da empresa, na faixa etária entre 4 e 12 anos, que receberam a proposta de elaborar um desenho com o tema diversidade e foram também incentivados a doar brinquedos em boas condições.

As doações recebidas pela empresa resultaram em cerca de 60 itens, incluindo brinquedos, jogos e bonecas, além de 195 kits de desenho/pintura, que foram entregues no início desde mês de dezembro para a Casa da Esperança, instituição que atende mais de 100 crianças no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes.

Fundada em 1998, a instituição visa dar apoio, cuidados e educação as crianças da região, com momentos de lazer e estímulos às capacidades motoras, atividades lúdicas e culturais, aulas esportivas e cinco refeições diárias. Para a coordenadora psicológica da instituição, Cristina Pequeno, a doação fez a diferença para as crianças. “É muito bom receber esse apoio da BRK para fortalecer a nossa missão que é oferecer um pouco mais de alegria e qualidade de vida para as crianças e suas famílias”, destaca Cristina.

A BRK se orgulha em promover a iniciativa que estimula a criatividade e a solidariedade nos funcionários e em seus filhos, ao mesmo tempo em que motiva internamente o debate de um tema essencial que é a diversidade. “Pequenas atitudes como o BRKids ajudam a transformar o mundo e levam esperança para a vida das pessoas”, comenta a analista da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Herlanda Santana.

Prefeitura do Recife e Associação da Comunidade Chinesa entregam 1.000 cestas básicas

 

Em um gesto de solidariedade, a Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro do Recife, e a Associação da Comunidade Chinesa do Recife Brasil (ACCRB) realizaram a doação de mil cestas básicas para Organizações Não-Governamentais (ONG) e entidades civis com atuação no Bairro do Recife, São José e Santo Antônio. A entrega simbólica ocorreu nesta quarta-feira (22), no Lugar da Criança, que fica na rua Imperial, centro da cidade. Essa é mais uma iniciativa do Programa Recentro, que tem o objetivo de revitalizar e gerenciar a área central da cidade.

Os donativos foram arrecadados junto aos mais de 4,5 mil associados à ACCRB. Ao todo, 18 entidades serão atendidas, beneficiando mais de 3 mil pessoas que vivem nessas localidades. A Chefe do Gabinete do Centro do Recife, que tem status de secretária, Ana Paula Vilaça, e o presidente da ACCRB, Lu Gongrong, participaram das entregas dos mantimentos. A ação também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e da Plataforma Transforma Recife.

“Essa é uma ação importante que fortalece a rede de proteção em nosso centro histórico do Recife, sobretudo nesse período em que ainda convivemos com a pandemia da covid-19 e seus reflexos econômicos e sociais. Poder oferecer alimentos para tantas famílias e garantir um fim de ano mais digno é fundamental para consolidar o projeto de revitalização que queremos pôr em prática com o Recentro, que vai além de obras físicas e incentivos fiscais, mas também o cuidado com as pessoas, transformando a vida delas para melhor”, ressalta a chefe do Gabinete do Centro do Recife, que tem status de secretária, Ana Paula Vilaça.

O presidente da ACCRB, Lu Gongrong, disse que a doação é uma retribuição da comunidade chinesa para mostrar o carinho que a entidade tem pela população recifense em situação de vulnerabilidade e é uma atividade corriqueira da Associação realizar essas doações. Lu Gongrong chegou ao Recife em 2002 e considera a cidade sua segunda terra natal. "A gente sente muita satisfação em realizar essa ação”, explicita. O dirigente destacou também o trabalho que a Prefeitura do Recife vem realizando para o desenvolvimento local, sobretudo, dos bairros do centro.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, que também esteve presente ao evento, disse que a distribuição de cestas é um trabalho recorrente da Prefeitura do Recife que foi expandido durante a pandemia de covid-19 através do Recife Solidário, que recebe doações da sociedade no ato da vacinação contra a covid-19. “Em 2021, a Prefeitura do Recife distribuiu 959 toneladas de alimentos com entidades do terceiro setor que atendem crianças, idosos e populações em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária. Ainda na entrega, a gestora do Transforma Recife, Marcela Balthar, falou que a entidade tem participado ativamente dessas ações com foco em levar alimentos aos recifenses que mais precisam.

SOBRE A ACCRB - A Associação da Comunidade Chinesa do Recife Brasil (ACCRB) existe desde a década de 1950 e participa ativamente da vida econômica do Recife e do Estado de Pernambuco, desenvolvendo atividades comerciais. Hoje, a ACCRB compreende mais de 500 pontos de vendas no centro do Recife, gerando mais de 6 mil empregos diretos, representando cerca de 4,5 mil associados.

RECENTRO - É um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio. O Projeto inclui incentivos fiscais para empreendedores dessas áreas.

O Projeto Recentro é baseado em quatro eixos: governança, incentivos fiscais, inovação e investimento público. Toda a iniciativa do Recentro é gerida pelo Gabinete do Centro do Recife, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro em toda sua complexidade e de forma integrada com vários órgãos e secretarias.

lmprensa Recife

Paulista reduz intervalo de aplicação da dose de reforço no público a partir de 18 anos para quatro meses

 


A Prefeitura da Cidade do Paulista reduziu o intervalo de aplicação da dose de reforço (D3) da vacina contra a Covid-19 no público a partir de 18 anos para quatro meses (120 dias) após a aplicação da segunda dose. A medida está em conformidade com a orientação da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. As gestantes, por sua vez, passarão a receber a terceira dose (D3) cinco meses após tomarem a segunda (D2).

Além disso, a aplicação da quarta dose foi liberada para os imunossuprimidos que receberam a dose de reforço há no mínimo quatro meses. A vacinação segue ocorrendo sem agendamento no município, sendo necessário apenas ir a qualquer um dos polos disponíveis e levar os documentos necessários.

Imunossuprimidos - São considerados imunossuprimidos os indivíduos (com/em): imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; uso de corticoides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver tabela 1); pacientes com hemodiálise; pacientes com doenças imunomedidas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Primeira dose - De acordo com o critério idade, a etapa atual do Plano de Imunização de Paulista contempla o público a partir de 12 anos. O grupo é imunizado com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adolescentes entre 12 e 17 anos.

Além do público geral a partir de 12 anos, podem ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com comorbidades (a partir dos 12 anos); gestantes (a partir dos 12 anos); puérperas com até 45 dias (a partir dos 12 anos); caminhoneiros; profissionais da saúde; profissionais da educação; profissionais de educação física; trabalhadores industriais; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; aquaviários; forças armadas; forças de salvamento; seguranças; trabalhadores dos correios e bancários.

Quem estiver no grupo de comorbidades deve levar o laudo médico e o registro do CID no dia e hora marcados. Os profissionais que serão vacinados em razão da atividade profissional que exercem deverão comprovar vínculo empregatício. Além disso, precisam atuar no município do Paulista.

lmprensa Paulista 

Festival Cena Brasil festeja 19ª edição com encontros virtuais de afoxés, maracatus nação e oficinas culturais

 









A música faz parte do dia a dia das pessoas e está inserida na nossa humanidade. Somos seres culturais, artísticos inovadores e memoráveis. É desta cepa que nasce o projeto Festival Cena Brasil – 19 anos de Resistência, O evento cultural, que tem sua raiz na cidade de Olinda, tem como proposta levar a música e a cultura popular para onde o povo está.

Com uma programação 100% virtual, que inclui encontros de afoxés, maracatus nação e oficinas culturais, o evento começa dia 27 de dezembro de 2021 e segue até o dia 09 de janeiro de 2022. As transmissões acontecem por meio do canal do festival no Youtube.

O público vai acompanhar uma vasta programação cultural, gratuita. Destaque para 13 apresentações artísticas de música e dança, sendo sete grupos de afoxés e seis de maracatus de baque virado. Os shows virtuais serão transmitidos sempre a partir das 19h.

Além das apresentações musicais, ainda está prevista para acontecer uma roda de diálogo online nas páginas oficiais do projeto, que tem como tema: “As Nações Africanas e sua Influência na Formação Cultural Pernambucana“. O Bate-papo contará com tradução em libras, democratizando e ampliando o acesso à informação.

Durante o festival, os artistas Téo Armando e Valério Bizunga, dois talentosos artistas grafiteiros, ensinarão o passo a passo do processo criativo da arte da grafitagem, através da criação de quatro peças artísticas, as estantes/geladeiras. Ao final, as peças serão doadas à administração do Parque 13 de Maio, no Recife. A formação é realizada por meio da internet. Instagram: @cenabrasilolinda I Facebook: https://www.facebook.com/FestivalCenaBrasil.

Em 2021, o Festival Cena Brasil Olinda é viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Secretaria de Cultura do Recife. Para saber mais sobre a programação acesse:

Serviço
O quê: Festival Cena Brasil Olinda festeja 19ª edição com encontros afoxés, maracatus nação e oficinas
Quando: 27/12 á 09/01/2022
Horário: 19h
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO
Dia 27 e 28 de dezembro
Exibição da Oficina de grafitagem
Oficineiros: Téo Armando e Bizunga

Dia 29 de dezembro

Exibição Roda de Diálogos
1 - Fábio Sotero da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco ( Amanpe)
2 - Fabiano Santos, da União dos Afoxés de Pernambuco ( UAPE)
3 - Demir da Hora do Movimento Negro Unificado (MNU)
4 - Mestre Chacom é babalorixá Nação Porto Rico.
5 - Wagner Solto, radialista e presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, em Pernambuco. (ABRAÇO - PE).

Dia 08 e 09 de Janeiro 2022

Exibição do Festival / apresentações artísticas
1 - Maracatu Nação Porto Rico
2- Maracatu Nação Leão da Campina
3- Maracatu Nação Aurora Africana
4 - Maracatu Nação Cambinda Estrela
5- Maracatu Nação Estrela Dalva
6 - Maracatu Nação Leão da Campina
7 - Afoxé Ará Omim
8 - Afoxé Ylê de Egbá
9 - Afoxe Povo de Ogunté
10 - Afoxé Omô Obá Dê
11 - Afoxé Filhos de Ayrá
12 - Afoxé Afalin Oyó
13 - Afoxé Oba Iroko

Pernambuco ganha marco legal na assistência social e anuncia cursos de pós-graduação na área

 

O Governo de Pernambuco publicou, na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado, a Lei nº 17.556, que dispõe sobre a Política de Assistência Social e a organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado. Outra novidade é o anúncio dos dois primeiros cursos de pós-graduação oferecidos pela ESFOSUAS, escola de formação instituída em setembro deste ano e voltada a profissionais desse setor. O edital de seleção, que contará com 120 vagas, será lançado em 17 de janeiro.

Na lei que entrou em vigor, a Política de Assistência Social é definida como instrumento voltado à promoção de ações de proteção à vida, à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, de amparo a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, de integração na vida comunitária da pessoa com deficiência, de acolhimento e promoção de cidadania às pessoas em situação de rua, do respeito às diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais, de vigilância socioassistencial – que busca identificar situações de risco e vulnerabilidades e se há cobertura adequada de serviços socioassistenciais – e de gestão compartilhada, cofinanciamento, regionalização e cooperação técnica entre Estado e municípios.

O texto, assinado pelo governador Paulo Câmara, ainda define competências do Estado de Pernambuco na organização e coordenação do SUAS e na gestão local do Fundo Estadual de Assistência Social e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, entre outras atribuições. “A conquista desse marco legal dá garantia para o trabalho das equipes da assistência social, pois o SUAS, agora, está organizado em lei. Isso foi garantido após consulta popular e apresentação em conferência, ouvindo as pessoas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes.

Já a ESFOSUAS, cuja criação foi autorizada pelo Decreto nº 51.468, de 28 de setembro de 2021, já vinha incorporando atividades de extensão do CapacitaSUAS e, em 2022, passará a disponibilizar cursos de pós-graduação gratuitos. Serão 60 vagas para a Especialização em Políticas Sociais e outras 60 para a Especialização em Gestão de Políticas Sociais. As vagas serão destinadas a servidores, gestores, técnicos, conselheiros e outros agentes públicos que atuam na assistência social de Pernambuco. As aulas devem começar em abril, após o processo de seleção dos interessados, e vão ocorrer em modelo híbrido (presencial e virtual).

“A escola de formação do SUAS é uma conquista de Pernambuco. Com ela, a gente consolida esse plano maior em relação à gestão do trabalho e à educação permanente dos trabalhadores e das trabalhadoras da assistência social”, avaliou o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, durante evento de monitoramento, nesta quinta, com profissionais do setor.

A construção da grade curricular e a gestão administrativa da ESFOSUAS contam com a parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio da Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe).

lmprensa SDSCJ

Edital aberto para implantação do Programa Mediar

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD) mantém aberto edital para receber termo de colaboração de instituição interessada em implantar o Programa Mediar. O objetivo é selecionar propostas de entidades de direito privado sem fins econômicos, que possam apoiar a gestão do Governo do Estado no processo de implantação, gerenciamento e monitoramento das atividades do Programa Mediar, que vai oferecer Mediação de Conflitos Itinerante no Estado de Pernambuco.

O Programa Mediar vai atuar abrangendo todas as macrorregiões de Pernambuco. O programa está dividido em três lotes, com um conjunto de 10 municípios em cada lote, num total de 30 municípios. As cidades prioritárias, que vão participar do Programa Mediar, são aquelas nas quais a incidência de crimes de proximidade é maior, de acordo com os indicadores do Pacto pela Vida.

O Programa Mediar vai dispor de cinco veículos (vans), que serão adaptados e com profissionais especializados na técnica de Mediação de Conflitos. Serão dois veículos para o Sertão, dois para região do Agreste e Zonas da Mata; e um para a Região Metropolitana do Recife. Cada lote contará com seis equipes e, ao todo, 63 profissionais vão trabalhar nesta iniciativa específica. O edital, publicado no Diário Oficial de Pernambuco, no início deste mês, também pode ser encontrado no site da SPVD (https://www.prevencao.pe.gov.br/licitacoes-e-chamamentos). O documento detalha as etapas de inscrição, seleção e toda a documentação necessária para participação na seleção, que vai até o dia 5 de janeiro.

Todo o processo de seleção dos projetos, assim como o andamento e aplicação, serão coordenados e monitorados pela SPVD, com base na legislação que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração (Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014), assim como pelo Decreto Estadual nº 44.474, de 23 de maio de 2017 e outros normativos aplicáveis, além das condições estabelecidas no Edital e seus Anexos.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), Cloves Benevides, destaca o esforço do Governo do Estado na busca de recursos para envolvimento de novos parceiros. “Os fenômenos da violência são temas complexos para os quais devem ser evitadas soluções genéricas ou simplistas. O Programa Mediar trabalha uma técnica específica, a Mediação de Conflitos, para se promover a cultura de paz em ambientes sociais em situação de estresse e no qual os envolvidos têm relação de proximidade”, argumenta o secretário Cloves Benevides.

A Mediação de Conflitos tem importância no campo da Prevenção Social ao Crime e à Violência atuando principalmente para evitar a causa dos crimes de proximidade. A estratégia de atuação procura estimular a fala das partes envolvidas nos conflitos, através da escuta ativa qualificada. Com esta técnica, busca-se agir antes que os conflitos entre pessoas próximas evoluam e se tornem crimes violentos letais intencionais (CVLI).

Os crimes de proximidade apresentam vínculos entre os autores e as vítimas, podendo ser de natureza familiar, afetiva ou social e são passíveis de intervenção ou de mediação antecipada. Estes eventos violentos costumam ocorrer em locais que proporcionam alguma intimidade entre os envolvidos, tais como espaços domésticos, comunidades, espaços de trabalho ou escolares. Os dados são constantemente monitorados pelo Pacto pela Vida.

Serviço:
Telefone: (81) 3182-2067
Site: https://www.prevencao.pe.gov.br/licitacoes-e-chamamentos


lmprensa Prevenção PE

Carteira de vacinação desatualizada? A Saúde de Olinda atualiza a imunização

 

A criança está com a carteira de vacinação desatualizada? É só os pais ou responsáveis procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou policlínica para que todas as imunizações sejam realizadas, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo a diretora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Ramos, “é importante que a população atente à necessidade de manter em dia a carteira de vacinação, mas caso atrase é só nos procurar que terá atendimento. Nosso trabalho inclui acolher e garantir a imunização contra diversas doenças. A prioridade é a saúde da criança”, pontuou a diretora.

lmprensa Olinda 

Acordos firmados pela PGE-PE na 16ª Semana Nacional da Conciliação geram economia de mais de R$ 7,1 milhões para o Estado

 

Uma economia de mais de R$ 7,1 milhões aos cofres públicos do Estado. Este é o saldo gerado pela participação da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) na 16ª Semana Nacional da Conciliação, realizada no período de 8 a 12 de novembro. O valor corresponde a acordos pactuados em audiências promovidas por procuradores da Fazenda Estadual (PFE) e do Contencioso – especializadas da PGE-PE.

Organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais estaduais, a Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente, tendo como objetivo formalizar acordos para dar maior agilidade e efetividade aos processos judiciais. Vale ressaltar que este é o quinto ano consecutivo em que a PGE-PE se engaja na ação do CNJ e Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE).

Na 16ª edição da Semana, a Procuradoria da Fazenda Estadual participou com 18 procuradores envolvidos em audiências virtuais e presenciais. A procuradora-chefe da Fazenda, Fernanda Braga, destaca que esse ano foi incluída a participação inédita do Contencioso Tributário, com o resultado significativo de conciliação em 42% dos processos pautados.

Na área da execução fiscal, ainda de acordo com ela, foram indicados 148 processos, resultando na negociação de mais de R$ 6 milhões para os cofres públicos – sendo um montante superior a R$ 3,7 milhões relativos a três acordos realizados diretamente em audiência e de 17 encaminhamentos para resolução por meio de Negócio Jurídico Processual; e mais de R$ 2,3 milhões em 19 solicitações de suspensão do processo por parcelamento prévio à audiência e uma extinção por quitação integral da dívida.

Já a Procuradoria do Contencioso pactuou 35 acordos em audiências virtuais, promovidas por 26 procuradores, gerando a economia de mais de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos do Estado. O procurador-chefe do Contencioso, Felipe Vilar, ressalta que além da atuação ordinária no âmbito da própria PGE-PE – que tem institucionalizado a cultura da conciliação, sobretudo com a instalação da Câmara de Negociação, Conciliação e Mediação (CNCM) –, o engajamento em iniciativas específicas com o TJPE – em cujo contexto se insere a Semana Nacional da Conciliação – tem ensejado resultados muito positivos, tanto do ponto de vista da redução da litigiosidade pela extinção de processos, quanto do ponto de vista da economia obtida pela Fazenda Pública.

“No ano de 2021, em especial, se somarmos os resultados da 16ª Semana Nacional da Conciliação, em novembro, com os obtidos no evento realizado em agosto, junto com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPE; chegamos a um total de 60 acordos firmados no âmbito da Procuradoria do Contencioso, o que corresponde a uma economia superior a R$ 2,1 milhões para o Estado de Pernambuco, considerando os deságios obtidos. Isso, vale frisar, em um ambiente exclusivamente virtual”, comemora Vilar.

lmprensa PGE

Campanha Natal Solidário é um sucesso!

 

Fim do ano se aproxima e sempre bate aquele espírito de solidariedade no coração, sentimento que aumenta ainda mais com a proximidade do Natal.

A sensibilidade fica aflorada e cresce uma necessidade de agradecermos pelas coisas boas que recebemos durante o ano e procuramos, com muita empatia, dividir o fruto de nosso sucesso.

Este ano de 2021, o selo digital Runn Music, fez a sua primeira campanha do Natal Solidário para ajudar a colocar um sorriso no rosto daqueles que não tiveram um ano tão favorável, principalmente as crianças.

Para que este sonho se tornasse realidade, a Runn Music contou com a parceria de grandes marcas e empresas, que abraçaram este projeto com todo carinho.

A Runn Music, agradece à todas as empresas, à todos que carinhosamente apadrinharam as crianças entre a Ilha do Dendê (Ilha do Governador) e a Barreira do Vasco, (São Cristóvão) e à todos os seus colaboradores que, de maneira voluntária, colaboram com esta ação social que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre elas: @riodeemocoes, @albertoscolari, @nilcea_raposo, @bgoulart, @katia.moura.9237, entre outras que estão presentes, além da @runn.group.

Os selo Runn Music agradece pela linda e maravilhosa pareceria, gratidão:

“A vontade de fazer o bem, vai muito mais que julgar.” O futuro são todos eles as crianças.” - Afirma Leonardo Oliveira (CEO da Runn Music).

Laudos e perícias médicas para deficiências irreversíveis terão validade indeterminada

 

A população com deficiência do Estado não precisará solicitar mais de uma vez o laudo e a perícia médica que atestem as deficiências físicas, mentais e intelectuais quando esta for irreversível. O Governo do Estado sancionou a Lei Nº 17.562 que determina que estes documentos tenham validade indeterminada, fato que anulará a necessidade de atualização periódica do atestado médico. O ato foi divulgado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado.

O laudo é essencial para que a pessoa com deficiência tenha acesso a direitos, como a busca por emprego, isenção para compra de veículos ou serviços, o auxílio-doença, Benefício da Prestação Continuada (BPC) e outros. Por isso, para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, a determinação vai promover praticidade à população com deficiência e garantir a eles direitos e benefícios básicos. “A lei vai permitir o acesso deste segmento às políticas públicas, através da inserção de forma simples e rápida em ações, programas e projetos estaduais. A partir de agora, eles já terão em mãos um documento válido e sem necessidade de revisão que vai garantir direitos e cidadania”, afirma Sileno.

A secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra, destaca ainda que a lei vai minimizar os transtornos para as pessoas com deficiência que moram em áreas afastadas dos centros urbanos ou de difícil acesso. “Para algumas deficiências, a imposição era de que a revisão fosse feita a cada seis meses, uma exigência desnecessária quando se está em uma situação que não mudará no decorrer da vida e que só gera obstáculos para as pessoas, principalmente para as de baixa renda ou que vivem na zona rural e em locais distantes de clínicas médicas especializadas”, pontua a gestora.

De acordo com a norma, os laudos serão válidos para todos os serviços públicos e benefícios que exijam comprovação da deficiência para concessão. Ela destaca ainda que a emissão segue sendo de responsabilidade de um médico especialista, da rede pública ou privada, que deverá diagnosticar a condição de irreversibilidade da deficiência. Para ser aceito, o documento deverá ter o nome completo do paciente, a numeração da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10) e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Capacidade e Saúde (CIF), e o carimbo e número de registro no Conselho Profissional competente.

lmprensa SDSCJ

Repentistas do Corpo lança documentário

 

Os diretores da Cia. Repentistas do Corpo, Sérgio Rocha e Cláudia Christ, em parceria com os artistas visuais Giuliano VJ Scan e Mauro Nascimento, produziram o videodocumentário “Cia. Repentistas do Corpo – 20 Anos em Movimento” abordando a trajetória e a intensa participação da companhia no cenário da dança contemporânea em São Paulo, no Brasil e na Europa. O documentário será lançado em duas lives especiais, nos dias 28 e 29 de dezembro, terça-feira e quarta-feira, às 18h, através do YouTube. Nas sessões, haverá bate-papo com os realizadores para falar sobre o cruzamento de linguagens que caracteriza a concepção cênica dos trabalhos e transformou sua maneira de dançar e estar no mundo com um corpo brasileiro.

O trabalho de resgate e registro da memória reúne os 14 espetáculos autorais já criados, as inspirações, referências, os momentos marcantes da história, e depoimentos de artistas e técnicos envolvidos nos processos de pesquisa, criação e atuação ao longo de 20 anos de trajetória. .

Após o lançamento, o produto seguirá disponível gratuitamente para o público em geral e será oferecido, especialmente, para ETECs de artes, Fábricas de Cultura, Universidades e Centros Culturais de São Paulo e do Brasil com o intuito de estimular novas possibilidades de pensamento artístico e estabelecer pontes entre a Cia. Repentistas do Corpo e os estudantes de dança, artes cênicas e artistas de outros núcleos criadores, multiplicando os efeitos desta iniciativa cultural e pedagógica.

Projeto "Pra Sempre Criança 2021"

 

A Associação Irmã Júlia, entidade sem fins lucrativos, que desenvolve ações sociais em Bezerros e região, realizou, no último domingo (19), a sexta edição do Projeto “Pra Sempre Criança 2021”, após um período de atividades suspensas, devido à pandemia da Covid-19.

O projeto, que aconteceu nos Bairros de Encruzilhada de São João, incluindo o Residencial Pedro Lemos, Alto São Sebastião e Alto do Retiro em Bezerros, além das comunidades do Abrigo e Vale Verde, em Sairé, atendeu mais de mil crianças com brinquedos e kits de lanche.

A iniciativa reuniu mais de 25 coordenadores e voluntários da Associação, comprometidos em fazer o BEM e levar alegria e diversão para crianças carentes. Foram mais de 1.840 kits e 600 brinquedos distribuídos, além de 200 camisas personalizadas com o tema do desenho infantil “Pokémon” vendidas (todo o dinheiro foi revertido para a compra de brinquedos).

Com a retomada das atividades, a expectativa é que novas ações solidárias sejam realizadas a partir de janeiro de 2022. Lembrando que a Associação Irmã Júlia desenvolve ações sociais durante o ano todo, tendo como principais projetos o “Gol da Solidariedade”, “Adote Um Sonho” e “Pra Sempre Criança”.

É importante lembrar que as empresas e voluntários que desejam contribuir com a Associação podem fazer doações por meio dos contatos (81) 9-9724-8068, Instagram (@associacaoirmajulia) ou link https://cutt.ly/2p1B9SR.

O projeto #PraSempreCriança2021 contou com a parceria das empresas Norte Bolos, Produtos Iron e Panificadora Esperança, além do apoio da página Bezerros 24h, programa "Fala Rinaldo", site Bezerros Agora, Rádio 104 FM, programa "Tribuna da Verdade", Portal Ver Agora, Blog do Silvinho Silva, Rádio Nova FM de Gravatá, Blog do Alberes Xavier, Blog do Mário Flávio, Rádio Liberdade de Caruaru, Blog do Marcos Araújo, Blog Caderno Bezerrense, página Caruaru 24h, Blog Bezerros Notícias, Rádio Cidade de Caruaru, site Roberto Romero e Blog do Adriano Luiz.

Assessoria de lmprensa

Publicado edital para obras da Compesa em Pombos - PE

 

Conforme anunciado pelo governador Paulo Câmara em agenda na Mata Sul, foi publicado no Diário Oficial do Estado a licitação para as obras de implantação do Sistema de Abastecimento das localidades de Dois Leões e Macacos, no município de Pombos, a 62 km do Recife . O edital está disponível no site da Companhia: www.compesa.com.br e a disputa está marcada para 10/01.

“A obra possibilitará a expansão da área de atendimento da Companhia no município de Pombos para benefício direto de 600 pessoas que passarão a contar com mais água de forma regular e com continuidade nas torneiras, a partir de junho do próximo ano”, afirma o diretor Regional do Interior da Compesa, Mário Heitor.

As intervenções contemplam o atendimento às localidades com implantação de nova adutora derivada do bairro de Cajueiro, no município de Vitória de Santo Antão, bem como a execução das redes de distribuição e ligações. O investimento é da ordem de R$ 600 mil.

*BAIRRO DO RECANTO* – Além das obras para Dois Leões e Macacos, o governador já anunciou a licitação do projeto para implantação de rede de abastecimento no bairro Recanto. A obra, orçada em R$ 135 mil, tem como objetivo a ampliação do atendimento à área de expansão, com implantação de rede de distribuição e ligações domiciliares para atendimento a 200 pessoas. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em fevereiro do próximo ano.

lmprensa Compesa