segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Volta às Aulas: Sintepe repudia pronunciamento do Estado

 

O Sintepe repudia o pronunciamento do Secretário de Educação do Estado de Pernambuco no qual anunciou o retorno dos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos às atividades presenciais no próximo mês de outubro.

A posição unilateral do Governo do Estado é, além de contraditória, desrespeitosa. O anúncio feito vai de encontro e atropela documentos do próprio Governo. A Portaria 1340 de 29.7.2020 (publicada no Diário Oficial do Estado) instituiu comissões paritárias entre o Governo e os servidores, incluindo os da Educação, que não foram consideradas. As comissões (Central, Setoriais e Regionais) deveriam discutir os encaminhamentos e as condições de retorno de servidores para atividades presenciais, o que não aconteceu. Nesta condição, seriam também contemplados os servidores das gerências regionais de educação e o prédio sede da Secretaria.

A Secretaria de Educação ignorou o canal de negociação que vinha sendo mantido entre a representação da categoria e a própria Secretaria, um importante instrumento de diálogo, apesar das divergências e discordâncias postas na Mesa de Negociação. Outro fato a ser considerado são as estruturas físicas das escolas que deixam muito a desejar diante das condições necessárias ao retorno seguro para estudantes e profissionais. 

A categoria, que já conhece a realidade da maioria das escolas públicas estaduais e as condições de trabalho, está receosa do que vai encontrar no retorno aos locais de trabalho, ou melhor, o que não vai encontrar em termos de segurança.

O Sindicato considera que a posição do Governo está equivocada e cobra respeito a professores/as, funcionários/as, analistas educacionais, contratados/as temporariamente, terceirizados/as e aos estudantes.

O Sintepe já solicitou, em caráter de urgência, reunião com o Secretário de Educação e está convocando a categoria para uma Assembleia Virtual na próxima quinta-feira (24/9), às 14h30. É importante retomar e respeitar o diálogo. Não ficaremos parados diante dessa ameaça à vida.

Nota Oficial Sintepe

Projeto de alunos pernambucanos está na final de torneio de robótica sobre a Covid-19

 

Com a pandemia da Covid-19, mais do que nunca é preciso cuidar da saúde, praticar exercícios físicos e estar atento aos alimentos ingeridos, pois a má alimentação somada ao sedentarismo podem baixar a imunidade e deixar a pessoa mais exposta ao coronavírus. Pensando nisso e em desenvolver algo que ajude a fortalecer o sistema imunológico, estudantes do SESI Escada criaram um chocolate que contém as quantidades ideais de vitaminas C, D e E, além de complexo B, zinco e selênio, ativos indispensáveis para a manutenção da imunidade. O projeto é um dos finalistas do Desafio de Robótica Covid-19, torneio estudantil promovido pelo SESI Nacional.

O chocolate, batizado de Imunity, oferece 70% de puro teor de cacau, é livre de lactose, tem a quantidade necessária de vitaminas e é indicado, principalmente, para idosos e crianças. “Essas faixas etárias possuem mais dificuldade para ingerir cápsulas e medicamentos. Enquanto que os idosos fazem parte do principal grupo de risco da Covid-19 e devem ter ainda mais cuidados para não cair a imunidade, as crianças têm uma certa rejeição a remédios. Por isso, pensamos em criar um suplemento embutido em um chocolate”, explicou a aluna do 2º ano do Ensino Médio do SESI Escada Ester Santos.

A ideia de desenvolver o Imunity surgiu quando Ester e seus colegas da equipe Unity - Tales Paulo, Heloísa Pereira, Silas Robert e Robson Matheus - se uniram para desenvolver um projeto inovador para o Desafio de Robótica Covid-19, que propôs aos alunos criarem, a distância, soluções que minimizem os impactos causados pela doença. “Pensamos em como poderíamos ajudar as pessoas a manterem a imunidade alta em tempos de epidemia. Foi aí que chegamos à conclusão que deveríamos fazer uma suplementação que tivesse a quantidade necessária de vitaminas”, pontuou Ester. Das 367 equipes inscritas no Desafio de Robótica Covid-19, apenas 39 passaram para a segunda fase, sendo a Unity a única de Pernambuco. Agora, os estudantes do SESI Escada aguardam o resultado final, que será divulgado no dia 24 de setembro. Eles estão sendo avaliados em quatro critérios: inovação, criatividade, impacto social e empreendedorismo.

Para a professora do SESI Escada e técnica da equipe, Mônica Mendonça, estar na final de um torneio a nível nacional é fruto de orgulho e muito esforço. “Essa competição foi bastante desafiadora e possibilitou o desenvolvimento de novas habilidades. Foi emocionante acompanhar a evolução e a dedicação da equipe, além de vê-los como protagonistas na construção do conhecimento”, disse. De acordo com Ester, as expectativas dela e dos outros integrantes da Unity para o grande prêmio estão altas. “Participar do torneio foi uma experiência enriquecedora, porque todas as etapas foram on-line. Além, claro, de ser gratificante saber que estamos ajudando o país em um período atípico como este”.

Em parceria com a rede de farmácias de manipulação Pharmapele, os estudantes produziram amostras do Imunity e garantiram a viabilização do produto, que custará, em média, R$ 130 uma caixa com 30 unidades. Para adquirir o Imunity, o consumidor deve comparecer a uma loja da Pharmapele e fazer o seu pedido. “Os chocolates têm validade de quatro meses e o ideal é que seja consumido um por dia. Eles podem ser conservados em temperatura ambiente ou armazenados na geladeira”, comentou Ester.

Vídeo sobre o projeto: https://youtu.be/2N_1kHkhbcw

Imprensa FIEPE

Câncer de cólon e reto: Geração Millennial apresenta risco aumentado de desenvolver a doença

 

O recente falecimento do ator Chadwick Boseman, protagonista de "Pantera Negra" no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), com apenas 43 anos, alerta para o aumento anual do número de casos do câncer colorretal, segundo tipo mais comum entre os brasileiros. O Instituto Nacional de Câncer apresentou a previsão de mais de 40 mil novos casos da doença, para 2020. Em Pernambuco, a previsão é de 960 casos para esse ano.

O câncer de cólon e reto está ligado a algumas condições hereditárias, doenças inflamatórias intestinais, dietas ricas em carne vermelha e processadas, baixo consumo de fibras e vegetais, além de sobrepeso e obesidade. "Não podemos esquecer dos fatores de risco para a doença que podem ser evitados a partir de uma mudança simples de hábitos cotidianos relacionados à alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e controle do peso", explica Dr. Bruno Pacheco, oncologista do Grupo Oncolínicas/Multihemo. Estresse, sedentarismo, alcoolismo e o tabagismo também figuram como vilões neste cenário.

Sintomas – Entre os principais estão diarreia ou constipação, fezes finas e que apresentem sangue e/ou mucosa. Inchaço frequente na região abdominal, gases, fadiga ou falta de energia e perda de peso súbita também fazem parte da lista de sintomas possíveis. A atenção aos sinais é de extrema importância, pois, se descoberto em fase inicial, o câncer colorretal apresenta 90% de chance de cura.

Prevenção – o exame utilizado para investigação de doenças de cólon e reto é a colonoscopia, que ajuda a determinar a localização da lesão e permite a biópsia para confirmação da malignidade. "Hoje, a recomendação para pessoas com risco médio é que ela seja realizada aos 50 anos de idade e repetida a cada dez anos, mas frente às evidências de que pessoas cada vez mais jovens estão desenvolvendo tumores, especialistas sugerem que o rastreio possa ser iniciado aos 45 anos", explica Bruno Pacheco.

Geração Millennial - Apesar da maioria dos pacientes com a condição terem idades a partir dos 55 anos, estudos recentes indicam que esses tumores de intestino vêm apresentado incidência aumentada entre jovens adultos, nascidos após o início da década de 1980 até o início dos anos 2000 – os chamados Millennials. Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, publicado em Julho de 2019 pelo jornal JAMA Network Open, lança luz sobre este cenário preocupante: enquanto o volume de novos diagnósticos vem caindo quando observado o grupo de pessoas com mais de cinco décadas, entre aqueles que estão nas faixas etárias abaixo desta a tendência tem seguido na direção oposta, com crescimento constante nos números.

Entre 2006 e 2015, a análise mostra que as taxas de tumores de cólon e reto cresceram 3,47% entre os homens com menos de 50 anos. Já entre as mulheres, no período de 2010 a 2015 houve um acréscimo de 4,45 % considerando o mesmo recorte por idade.

Olinda participa de evento alusivo ao dia de luta da pessoa com deficiência

 

A Secretaria de Saúde de Olinda participou na manhã desta segunda-feira (21.9) de uma ação promovida pelo Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade aconteceu na sede da entidade, Avenida Carlos de Lima Cavalcante, 720, Olinda, próximo à emergência da Hapvida.

A Secretaria de Saúde de Olinda disponibilizou serviços de aferição de pressão e glicemia, ofertados pela Diretoria de Políticas Estratégicas; bem como de auriculoterapia, realizado pelo Núcleo de Fisioterapia, através dos profissionais fisioterapeutas e alunos do curso de fisioterapia da UNINASSAU, que ministraram orientações aos cadeirantes sobre postura e prevenção para evitar o surgimento de escaras.

Na ocasião, o Instituto entregou cestas básicas e kit de higiene pessoal aos associados. Para ter acesso ao atendimento foi necessário a apresentação da carteira de identidade da pessoa com deficiência e do responsável. O Instituto destacou que a atividade obedeceu e cumpriu os critérios de distanciamento social e, sobretudo uso de máscara e álcool em gel, atendendo as recomendações das autoridades de saúde.

Imprensa Olinda

Costa Dourada adere à Liquida Grande Recife

 

O Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, vai aderir às promoções da Liquida Grande Recife, que ocorre entre os dias 25 de setembro e 03 de outubro. A semana é uma ótima oportunidade para os adultos já adiantarem a escolha de presente de Dia das Crianças com um preço muito mais em conta. A expectativa é de um crescimento de 13 a 17% em relação ao ano anterior, devido à alta na procura por brinquedos para entreter as crianças, que estão mais tensas durante a quarentena. Nesta edição, os descontos no mall chegam a até 70%, não apenas no ramo de brinquedos, como também em outros itens.

Compesa é premiada pela revista Época Negócios

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Compesa é a campeã do setor Água e Saneamento entre as empresas participantes do prêmio Época Negócios 360°, da Editora Globo, que reconhece as melhores empresas do País. A Companhia também venceu a 9ª edição do prêmio na dimensão “Visão de Futuro”, que destaca as empresas com estratégias consistentes a longo prazo. O anúncio da premiação ocorreu na manhã de hoje (21) durante uma live exibida nos canais oficiais de Época Negócios, promovida pela primeira vez nesse formato pelos organizadores em função da pandemia, e contou com a participação da presidente da Compesa, Manuela Marinho, do CEO da empresa RUMO, João Alberto Abreu, campeão no setor Infraestrutura, e mediação do editor-executivo do anuário, Marcos Coronato. 

Na ocasião, Manuela Marinho ressaltou a importância da premiação, especialmente em meio aos desafios desse ano. “Recebemos com muito orgulho a notícia da premiação. Particularmente neste ano, frente a novidade do marco regulatório do saneamento e dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, o prêmio tem um sabor ainda mais especial. A Compesa é empresarialmente forte, possui uma governança corporativa e compliance bem implantados, além disso, tem um planejamento com foco em resultados que é um grande diferencial no mercado. Temos, ainda, uma equipe de colabores empenhados e comprometidos em levar qualidade de vida à população pernambucana. Por tudo isso, o reconhecimento nos traz a tranquilidade de saber que estamos caminhando de forma assertiva”, destacou Marinho. 

O reconhecimento da Compesa em um prêmio de escala nacional tem respaldo em uma estratégia clara da Companhia de investimentos sistemáticos em projetos para levar mais saúde e qualidade de vida aos pernambucanos. Para ampliar o percentual da população com atendimento de água e esgoto, bem como elevar a qualidade dos serviços já ofertados, a Compesa investe em projetos e obras que impactam todo o Estado. 

Nos últimos dez anos, os investimentos em obras de ampliação de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto representam R$ 7,5 bilhões. Tal estratégia tem sido viabilizada pelas parcerias firmadas ao longo dos últimos anos com governos federal e estadual, bancos internacionais, bancos nacionais privados e públicos e empresas privadas, resultado do esforço da gestão para obter fluxos contínuos de investimentos. Tudo isso tornou a empresa referência nacional entre as companhias de saneamento.

Além dos investimentos previstos, em 2020 a Compesa montou um plano de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As medidas emergenciais adotadas, alinhadas às estratégias do Governo do Estado, posicionaram o Estado entre uma das únicas unidades da federação que apresentaram planos de ação para garantir o abastecimento de água e o esgotamento sanitário no período da pandemia. Em março, a Compesa estruturou o Comitê de Acompanhamento e Combate ao Coronavírus, responsável pela implementação e monitoramento das ações estratégicas de reforço no abastecimento da população pernambucana.

Para 2021, a meta é seguir trabalhando para equilibrar os índices de saneamento em todo o Estado. Para isso, as 15 cidades que compõe a Região Metropolitana do Recife estão inseridas no Programa Cidade Saneada, a maior Parceria Público Privada do Saneamento do Brasil. O objetivo do Programa é aumentar de 30% (início do Programa) para 90% o índice de cobertura de esgoto nessas cidades até o ano de 2037, beneficiando cinco milhões de pessoas. Estão previstos investimentos de R$ 6,7 bilhões. Várias cidades já estão recebendo obras de esgoto na RMR: Recife, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Goiana.

Os investimentos também se voltam para o interior, por meio de programas robustos e estruturadores. O Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA) vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas de 11 cidades do Agreste, com um investimento de U$ 330 milhões de dólares, recursos do Governo de Pernambuco e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Já Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSH) abrange, e, dentre outras ações, obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Santa Cruz do Capibaribe e Surubim, e a elaboração de projetos para 16 municípios. O PSH aportou U$ 190 milhões de dólares, recursos financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial para beneficiar 3,5 milhões de pessoas.

Em termos de obras estruturadoras, grandes empreendimentos estão em curso, a exemplo da Adutora do Agreste, Adutora de Serro Azul, Adutora do Alto do Capibaribe, ações que vão mudar a realidade da população do Agreste, que sofre com a escassez de recursos hídricos nessa região. A Compesa segue investindo em todo o Estado, uma vez que o Governo de Pernambuco tem no saneamento a sua prioridade máxima.

Imprensa Compesa

Governo de Pernambuco autoriza processo de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio, a partir de outubro

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, anunciou, nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, a autorização para retomada gradual das aulas presenciais para os alunos do Ensino Médio. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno das turmas do 3º ano, previsto para 6 de outubro. No dia 13, as escolas poderão retomar as atividades com os estudantes do 2º ano e, no dia 20, poderão ser reiniciadas as aulas para os alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos. Para os estudantes, o retorno é opcional e, no caso de o aluno ser menor de idade, a decisão cabe aos pais ou responsáveis. As aulas remotas devem ser mantidas para atender a quem escolher essa opção, mas as escolas também têm a alternativa de ofertar o ensino híbrido, combinando os dois formatos de aula. 

“De todas as decisões difíceis que precisamos tomar, desde o início da pandemia, o retorno às escolas foi a maior delas. Mesmo com indicadores da Covid-19 em queda consolidada desde o final de maio, só agora, com a média móvel de casos e óbitos, além das solicitações de leitos de UTI, no patamar equivalente ao do início de abril, autorizamos a retomada de aulas presenciais no Ensino Médio”, disse o governador Paulo Câmara, advertindo que a luta contra o novo coronavírus não acabou. “Inclusive, estamos acompanhando o que vem acontecendo nos países da Europa, com a chegada de novas ondas após uma aparente superação da pandemia. É necessário manter toda a atenção, porque ainda vivemos uma transição, e esta fase que chamamos de convivência não tem prazo determinado. Ainda dependemos de uma vacina, mas não podemos impedir o retorno gradual da vida, neste novo normal, até que isso aconteça. É preciso encarar essa realidade, mas com cautela e mantendo os cuidados”, reforçou. 

As instituições precisam observar todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Entre as principais medidas previstas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e entre os equipamentos escolares – como as bancas e cadeiras – lavagem das mãos e uso do álcool em gel, orientações para todos nas escolas, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes. 

Além disso, fica determinado que estudantes, professores e demais profissionais da escola com fatores de risco (idade, doenças crônicas ou gestação) não devem retornar caso não tenham se infectado anteriormente. A retomada prevê, ainda, que o plano da escola deve ser informado aos pais ou responsáveis, professores e demais colaboradores para que todos compreendam o processo de retorno. O protocolo também estabelece o monitoramento de casos suspeitos entre estudantes, professores e demais profissionais, com orientações sobre testagem, inclusive dos contactantes na escola e na família. Também está previsto o retorno gradual de acordo com os anos e modalidade de ensino. 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, analisou o contexto de reabertura de escolas com bons resultados obtidos em diversos países. “A decisão final foi tomada após análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas é importante reforçar que o retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio, e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 continuará monitorando os dados da pandemia e, se necessário, a evolução das etapas de retomada poderá ser reconsiderada. A decisão é pautada na importância da educação para o desenvolvimento do Estado como um todo”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou a queda em três indicadores importantes para a decisão da retomada das aulas presenciais: número de casos, número de óbitos e demanda por UTI. “Os índices têm reduzido desde junho, e em setembro, a tendência continua. Ou seja, é o quarto mês de redução consecutivo”, destacou. Os casos da doença em Pernambuco começaram a chamar atenção em março e cresceram em abril e maio, somente registrando queda em junho. O Governo do Estado também anunciou a liberação das competições de modalidade coletiva envolvendo atletas federados, a partir de amanhã.

A Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde, também terá um centro de testagem da Covid-19 voltada para os professores e demais profissionais da rede estadual de ensino. A estrutura começa a funcionar em outubro com a retomada das aulas presenciais nas escolas, na sede do órgão estadual, no bairro da Várzea, no Recife, das 7h às 15h. Os testes serão realizados mediante agendamento.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Procon-PE notifica Academia Life do bairro da Jaqueira

 

O Procon Pernambuco notificou, na manhã de hoje (21.09), e deu o prazo de 48 horas, para a Academia Life, localizada no bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife, se explicar sobre o não cumprimento do plano contratado pelos consumidores antes da Pandemia. O órgão de defesa do consumidor recebeu uma reclamação coletiva, formada por 45 clientes. O Conselho Regional de Educação Física, acompanhou a equipe de fiscais do Procon.

O estabelecimento, como todos os outros do setor fechou durante a quarentena. Mas, mesmo com a permissão para reabrir no dia 20 de julho, não retornou as atividades. “Procuramos saber o porquê e eles avisaram que estavam realizando reformas”, explicou uma das clientes que preferiu não se identificar.

Ela conta que fez um plano anual com parcelas mensais de R$ 119. “Em nenhum momento fomos avisados de que mudariam os planos. Até que vimos na rede social um comunicado para os alunos irem renegociar a dívida. Foi quando fomos avisados que quando academia reabrisse teríamos que pagar uma diferença no valor da parcela já que o novo serviço terá mensalidade de R$ 236. Caso não, eles rescindem o contrato”.

Ela explica que se o aluno quebra o contrato paga multa. “Mas eles querem fazer da maneira deles. Mesmo recebendo algum valor de volta eu quero que o contrato que firmei seja cumprido”.

De acordo com a gerente de fiscalização, Ana Carolina Guerra, os incisos II, IV e XI do artigo 51, do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que é abusivo subtrair ao consumidor a opção de reembolso paga e colocar o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade. “O CDC ainda frisa que a autorização do fornecedor a cancelar o contrato unilateralmente, sem que igual direito seja conferido ao consumidor é uma abusividade”.


Imprensa Procon PE

Pernambuco disponibiliza drive-thru para testagem da Covid-19

 

O Governo de Pernambuco oferecerá, a partir desta terça-feira (22), mais uma opção para a população se submeter à testagem para o diagnóstico da Covid-19. O público considerado prioritário poderá fazer o exame via drive-thru, ou seja, sem precisar sair do veículo. Podem participar do teste pessoas com sintomas sugestivos da doença – sejam quadros leves ou graves – além daquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas.

A estrutura funcionará no estacionamento do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, com acesso pela Avenida Professor Andrade Bezerra. O serviço está aberto à população todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 8h às 17h. 

Os atendimentos serão feitos por demanda espontânea. “Essa nova frente de atendimento é mais uma forma de auxiliar as pessoas que estão com suspeita da infecção pela Covid-19 e que precisam ser testadas de forma prática e rápida. É muito útil para quem tem dificuldade de locomoção ou fragilidade de saúde”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o dia 11 de setembro, o Estado ampliou a população prioritária para a testagem da Covid-19. Mais de 420 mil testes já foram realizados em Pernambuco. O resultado do teste rápido sai em até 15 minutos após a coleta. Já o resultado do exame molecular RT-PCR será enviado via e-mail ou será disponibilizado no local para retirada.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Estudo de cientistas brasileiros analisa possibilidade que quem pegou dengue pode estar imune à COVID-19

 

Um estudo liderado pelo neurocientista Miguel Nicolelis mostra uma correlação entre as duas viroses. A pesquisa ainda está muito no começo, mas já mostra que, em lugares onde houve muitos casos de dengue demoraram mais tempo para ter transmissão comunitária do novo coronavírus.

Embora a pesquisa ainda esteja em fase inicial, o estudo indica uma possibilidade de que vacinas que estão sendo pesquisadas contra a dengue também sirvam para proteger contra a COVD-19. "Isso indica que existe uma interação imunológica entre os dois vírus que ninguém poderia esperar, porque os dois vírus são de famílias completamente diferentes", afirmou o cientista à Agência Reuters

O estudo pode ser conferido aqui, em inglês e, além de Nicolelis, tem a participação do Prof. Rafael Raimundo (UFPB), Prof.Pedro Peixoto (USP) e a pesquisadora Cecilia Siliansky de Andreazzi (Fiocruz)