quarta-feira, 9 de abril de 2025

Cris Leite: “Eu não vou parar!”

 


Aos 51 anos, Cris Leite se tornou um símbolo de representatividade e superação ao disputar o Miss Universe Brasil 2025. Natural de São Paulo e residente em Campinas, ela é a primeira mulher brasileira com mais de 50 anos a participar do concurso, levantando a bandeira contra o etarismo e pela inclusão de mulheres maduras na moda e na publicidade. No concurso, Cris representou o estado de Rondônia.

Antes de ingressar no mundo da moda, Cris atuou por 27 anos como cirurgiã-dentista. No entanto, um grave acidente em 2018 mudou sua trajetória. Durante uma queda em um shopping, ela fraturou a cabeça em 11 partes, passou 10 dias em coma e precisou reaprender a andar. Após meses de recuperação, decidiu abandonar a odontologia e seguir seu sonho de infância: tornar-se modelo.

Com cabelos grisalhos desde os 17 anos, Cris sempre acreditou que a beleza não tem prazo de validade. Sua participação no Miss Universe Brasil não foi apenas uma conquista pessoal, mas também um ato de reivindicação por mais diversidade etária na moda.

Além de modelo comercial e fashion, Cris também é atriz e uma das principais vozes contra o etarismo na indústria da moda. Em suas redes sociais, onde acumula milhares de seguidores, compartilha mensagens de empoderamento e reforça a importância da inclusão de mulheres maduras no mercado. Em entrevista exclusiva ao Blog Taís Paranhos, Cris reforçou sua missão de inspirar outras mulheres a se reinventarem e acreditarem no próprio potencial.

Cris, você está fazendo história ao ser a primeira mulher com mais de 50 anos a competir no Miss Brasil. Como foi receber esse convite e decidir aceitar o desafio?
Foi uma honra aceitar o convite e representar um estado tão grande e importante, repleto de diversidade natural, responsável pelas maiores jazidas de estanho do mundo e por fornecer energia elétrica pro Brasil mas ainda tão pouco visto e reconhecido no País. Eu aproveitei a oportunidade em participar do miss Brasil pra falar sobre a representatividade na moda e publicidade do público consumidor 50+ nessa plataforma que é mundial !

Sua carreira teve uma reviravolta marcante após seu acidente em 2019. De que forma esse episódio impactou sua visão sobre a vida e suas escolhas profissionais?
Após o acidente eu comecei a ter uma nova visão da vida e do mundo. Percebi que Deus havia me devolvido a vida por algum motivo importante e que não era mais possível mante- lá como estava , então resolvi fazer o que sempre desejava : trabalhar com a arte ! Mas não apenas pra eu ser feliz e Realizada, mas sim, pra ajudar outras pessoas que de alguma forma pudessem se espelhar em mim e também transformar ou ressignificar suas vidas

O mercado da moda ainda tem resistência em valorizar modelos mais maduras. Você acredita que sua participação no concurso pode acelerar essa mudança?
Sei que minha luta de cinco anos contra o etarismo, em busca da diversidade etária em todos os setores da sociedade, especialmente Moda e Publicidade Brasileira foram finalmente ouvidos à nível mundial e sei que o Público consumidor 50+ anseia muito por sua Representatividade. Basta ver o apoio do público lendo os comentários nas redes sociais ! Então agora é aguardar e observar como o mercado se comporta.

Muitas mulheres acima dos 50 anos enfrentam dificuldades para se enxergar representadas na mídia e na publicidade. Qual mensagem você gostaria de passar para elas?
O mundo envelheceu! O Brasil envelheceu! Portanto a presença das Mulheres Maduras na moda e publicidade é um Caminho sem volta. Seja resiliente , persista ! E vamos juntas conquistar o nosso merecido espaço

Você sempre se destacou por exibir seus cabelos grisalhos com orgulho. Em algum momento sentiu pressão para mudar sua aparência para se encaixar nos padrões do concurso?
Tenho cabelo branco desde os 17 anos. Naquela época, muito menina , sentia vergonha e pintava, mas quando tive minhas filhas gêmeas, me senti tão plena, tão poderosa, que pintar cabelo não fazia mais nenhum sentido . Então, podem tentar fazer a pressão que quiserem, mas não vão conseguir me atingir em nenhuma hipótese . Cabelo branco é a Identidade visual de uma Mulher Segura e Glamourosa . Amo meus brancos.

O Miss Brasil aboliu a restrição de idade para candidatas apenas em 2023. O que essa mudança representa para você e para futuras candidatas?
Isso é um marco de que as regras precisam ser mudadas qdo não fazem mais sentido na sociedade que vivemos! Beleza não tem idade e participar de um concurso de Miss tb não pode ter.

Como foi sua preparação para o concurso? Quais foram os maiores desafios enfrentados ao longo da jornada até a final?
Fui convidada a oito dias de concluir a inscrição, então não tive muito tempo para a preparação. Fui para o concurso absolutamente determinada a ampliar minha voz contra o etarismo e a buscar a Diversidade Etária para o mundo da moda e publicidade brasileira. Tive o patrocínio e apoio de algumas marcas que já eram minhas clientes antes de entrar no confinamento mas lá dentro não tive equipe ! Era eu , Deus e meu celular para ver o que acontecia no mundo . O maior desafio foi lidar com a coordenação do concurso que mesmo sabendo que estava ali lutando contra o etarismo , causou etarismo!

Sua trajetória envolve arte, moda, maternidade e superação. Qual dessas experiências mais contribuiu para sua confiança e determinação hoje?
O que me traz mais vitalidade e me faz superar tudo em qualquer circunstância são minhas três filhas

Você tem recebido muito apoio nas redes sociais. Qual foi a mensagem mais marcante que já recebeu desde que começou essa nova fase como modelo?
O que mais me motiva a continuar são as centenas de msgs por direct, por email, nos comentários dos posts dizendo : "Cris, você me inspira, você me motiva a mudar de vida, mudar de carreira, assumir o cabelo branco , usar biquini e ser a Mulher que sempre quis ser!"

Não existem palavras para eu expressar tamanha gratidão a todo esse público que me acompanha, me apoia e me incentiva ser 1% melhor todos os dias

Independentemente do resultado do concurso, quais são seus próximos planos? Pretende continuar atuando como modelo e levantando a bandeira da inclusão da mulher 50+?
Tenho como plano de carreira iniciar trabalhos internacionais como modelo. Eu não vou parar! Levantar a bandeira da inclusão da mulher50+ é Minha Missão

Reynaldo Giannechini confirmado no Festival de Toritama

 

O ator Reynaldo Gianecchini foi anunciado, nesta quarta-feira (9), como uma das atrações do Festival do Jeans de Toritama (FJT), que acontece entre os dias 30 de abril e 3 de maio. Ele se junta à atriz Paloma Bernardi na apresentação do evento, prometendo ainda mais brilho para esta edição, considerada a maior já realizada.

Pela primeira vez no FJT, Gianecchini acompanhará os desfiles e a programação do festival, que contará com uma estrutura imponente: 4500m² de área, arquibancada para mil convidados, cem marcas confirmadas e mais de 30 desfiles.

Além da moda, a arena de shows do evento também reunirá grandes nomes da música, como Priscila Senna, Iguinho e Lulinha, Tarcísio do Acordeon e Natanzinho Lima, garantindo entretenimento para os visitantes.

O Festival do Jeans de Toritama é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Toritama. A direção e produção do evento estão sob o comando de Thiago Alexandre, responsável por consolidar o festival como um dos mais importantes do setor de moda e confecção.

Crabolando Feira Criativa acontece na Praça do Rosário em abril

 


O bairro da Várzea, no Recife, recebe nos dias 13 e 27 de abril mais uma edição da Crabolando Feira Criativa, evento dedicado à arte, cultura e economia criativa. A feira acontecerá das 15h às 22h, na Praça do Rosário, localizada na Rua Francisco Lacerda.

A programação do Crabolando inclui diversas atrações artísticas, como apresentações musicais, exposições, gastronomia e moda, proporcionando um espaço de valorização para talentos locais. O evento conta com apoio cultural de organizações e coletivos da região, reforçando sua importância na cena cultural pernambucana.

Aberta ao público, a feira convida visitantes a explorarem o universo da criatividade e a prestigiarem produções independentes, fortalecendo a conexão entre artistas e a comunidade.


Porto de Galinhas recebe evento Lua Cheia Vinho & Música com apresentação de saxofonista Jorge Rodrigues

 


O tradicional evento Lua Cheia Vinho & Música acontece no próximo domingo, 13 de abril, trazendo uma experiência especial para moradores e turistas em Porto de Galinhas, PE. Com início às 18h, o encontro promete uma noite de boa música, gastronomia e cultura, reunindo amantes do vinho e do jazz em um ambiente descontraído e acolhedor.

A atração principal da noite será o saxofonista Jorge Rodrigues, que levará um repertório sofisticado para embalar o evento. Além da música ao vivo, os participantes poderão desfrutar de um happy hour com variedade de bebidas, cafés, frios, salgados, doces, moda e livros à disposição.

O encontro acontecerá na Rua Dr. Manoel Uchôa, Rua dos Buggy’s e Táxis, tendo como cenário o espaço Vila Duju, um dos pontos aconchegantes da região.

O Lua Cheia Vinho & Música se consolidou como um evento que celebra a cultura e o entretenimento na cidade, proporcionando momentos de lazer e apreciação artística ao público.

Prefeitura do Paulista inicia construção de política educacional para alfabetização infantil

 

Garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 7 anos de idade: Foi com esse objetivo que a Secretaria de Educação do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (9), um encontro no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev/PE). O evento reuniu gestores escolares, supervisores, membros do Sindicato dos Professores, Conselho Municipal de Educação de Paulista, Associação Bem Comum e equipe técnica da Secretaria de Educação, para tratar da importância da política de alfabetização no município.

Na ocasião, compuseram a mesa redonda Ana Cristina da Costa, coordenadora estadual da Associação Bem Comum; Iramaia Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Professores; Marcos Antônio Soares, presidente do Conselho Municipal de Educação do Paulista; Thiago Andrade, secretário executivo de Ciência e Tecnologia; Gilberto Sabino, secretário de Educação; e Fabiano Santos, secretário de Governo e Gabinete.

Na ocasião, Sabino salientou o ineditismo da iniciativa. "Aqui, nunca se criou uma política educacional voltada à alfabetização infantil como essa, que vai ser a base para Paulista vir a ter uma legislação própria que assegure nossas crianças do seu direito de aprender. O passo inicial para a aprendizagem é proporcionar um ambiente adequado para que a criança consiga se desenvolver, e estamos focados nisso", concluiu.

Representando o Prefeito Severino Ramos, o secretário Fabiano Santos celebrou o momento. “Hoje é um dia de alegria. Quando assumimos a gestão, muitas escolas estavam em condições precárias. Nosso objetivo é mudar essa realidade com trabalho e investimento”, declarou. De acordo com Fabiano, a atual administração está comprometida em transformar a educação no município. “Queremos garantir oportunidades reais para as nossas crianças. A alfabetização na idade certa é um passo essencial para isso”, salientou.

Perpart firma acordo com empresários de Tamandaré para regularização de imóveis construídos em terrenos que pertencem ao Estado

 

O Governo do Estado, por meio da Perpart, concluiu nesta quarta-feira (09/04) as negociações com 11 empresários de Tamandaré para regularizar os imóveis comerciais listados na licitação pública programada para a próxima sexta-feira (11/04). Os comerciantes aderiram ao acordo e vão pagar a caução de 5% do valor do bem para iniciar a compra e posterior regularização dos imóveis, que foram construídos em terrenos pertencentes ao Estado.

"O papel da Perpart é regularizar casas de famílias pernambucanas, é garantir moradia digna e contribuir para a política habitacional de interesse social da governadora Raquel Lyra, por meio do Programa Morar Bem PE", disse o presidente da Perpart, Francisco Amaral. Segundo ele, a lei não permite regularizar de forma gratuita imóveis comerciais instalados em áreas públicas, por isso a Perpart realiza a venda desses bens. "É preciso ressaltar que o Governo do Estado não vende imóveis residenciais", acrescentou Francisco.

A assinatura do acordo trouxe tranquilidade para os empresários de Tamandaré. "Assinamos a adesão e agora podemos sair daqui satisfeitos. A minha luta pela escritura do imóvel onde abri minha empresa é antiga e hoje consegui ser atendido aqui na Perpart. Finalmente vou regularizar meu imóvel", afirmou o empresário Eduardo Campinho Peçanha.

A elaboração do acordo teve a participação do deputado estadual France Hacker, que exerceu papel importante na negociação junto aos empresários e ajudou a construir a solução para o grupo. "Precisamos falar da satisfação de poder trazer os comerciantes de Tamandaré e de sermos bem recepcionados na Perpart e saber da sensibilidade da governadora Raquel Lyra em resolver os problemas desses terrenos", ressaltou Hacker.

Apesar da retirada dos imóveis de Tamandaré, a licitação será realizada na sede da Perpart, na sexta-feira, às 10h, com a oferta de um imóvel localizado em Caruaru.

Morar Bem PE

As licitações realizadas pela Perpart atingem apenas imóveis pertencentes ao Estado que estão ocupados irregularmente para fins comerciais. Todos os recursos obtidos com esses leilões são integralmente revertidos para o Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis), que é uma das fontes de financiamento do Programa Morar Bem PE. Além disso, a Perpart é o orgão responsável pela regularização fundiária em todo o Estado, com mais de 10 mil títulos de propriedade emitidos em pouco mais de dois anos e mais de 40 mil em andamento.

Jardim Curumim promove encontro pedagógico sobre limites na educação

 


O Jardim Curumim realiza nesta quinta-feira (10) mais um Encontro Pedagógico, voltado para pais, educadores e demais interessados em práticas educativas. O evento será presencial, das 19h às 20h30, e contará com a condução de Conceição Rodovalho. Com o tema "Limites, um ato de amor", o encontro proporcionará um espaço de reflexão e troca de ideias sobre a importância dos limites na educação e no desenvolvimento das crianças. A abordagem busca estimular um olhar sensível e construtivo para a disciplina, reforçando seu papel na formação infantil.

O evento é aberto ao público e convida pessoas interessadas a conhecer mais sobre os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, metodologias que valorizam o desenvolvimento integral da criança. A programação acontecerá no espaço do Jardim Curumim e será uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e aprendizado coletivo.

Serviço:
Encontro Pedagógico
Data: 10 de Abril
Horário: 19h
Endereço: Estrada do Barbalho, 207 - Iputinga, Recife - PE

Ex-Menudo Roy Rosselló celebra aniversário com festa virtual para fãs

O cantor Roy está preparando uma celebração especial para seu aniversário e convida os fãs para uma festa virtual inesquecível no dia 1º de maio. O evento acontecerá às 19h (20h no Horário de Brasília) por meio da plataforma Zoom Meeting, reunindo admiradores em uma noite de diversão e surpresas.

Com a promessa de um encontro interativo, Roy quer compartilhar esse momento especial com quem sempre o acompanha. A festa contará com momentos de descontração, boas risadas e interações exclusivas, tornando o aniversário ainda mais memorável.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo WhatsApp, no número +1 689-229-7498, para obter mais detalhes sobre o evento. A expectativa é que a celebração reúna fãs de diferentes lugares em um ambiente festivo e acolhedor.

Prepare-se para uma noite animada e cheia de emoções, garantindo sua presença na comemoração virtual de Roy. Não perca essa oportunidade de celebrar com ele e criar memórias inesquecíveis.


SINPOL-PE conquista Projeto de Emenda Constitucional (PEC) estadual que garante paridade e integralidade a todos os Policiais Civis de Pernambuco

 

Os Policiais Civis de Pernambuco comemoram a conquista das assinaturas de deputados estaduais necessárias para que uma PEC estadual (Projeto de Emenda Constitucional) tramite na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A Proposta de Emenda Constitucional precisaria de 17 assinaturas dos Deputados Estaduais para ser proposta, contudo, diante da preocupação da ALEPE, mais de 20 parlamentares assinaram a PEC em menos de 24 horas. A Emenda Constitucional garante a paridade e integralidade na aposentadoria dos Policiais Civis do estado e será uma das maiores conquistas da história da categoria.

Fruto de uma intensa articulação política e institucional conduzida pelo SINPOL, a nova emenda assegura que os Policiais Civis aposentados tenham direito à mesma remuneração dos profissionais da ativa (paridade), além de manter o valor integral do salário da ativa na aposentadoria (integralidade).

“Essa PEC é resultado de uma luta coletiva da categoria. Construída com diálogo e apoio da Assembleia Legislativa, em especial, com o presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social , Deputado Joel da Harpa que apresentou formalmente a PEC. A aprovação dessa PEC representará uma valorização da Instituição Polícia Civil. E será o marco inicial para o reconhecimento do papel essencial dos Policiais Civis no sistema de Segurança pública do Estado. E também uma forma de fazer justiça para que os Policiais Civis tenham uma aposentadoria mais justa, minimamente condizente com os riscos e a dedicação ao longo da carreira”, destaca Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.

O SINPOL continuará o diálogo com a Assembleia Legislativa de Pernambuco para que o trâmite da emenda constitucional seja rápido e atenda os anseios da categoria.



Dueire e Baleia Rossi trabalham pela aprovação da PEC da Sustentabilidade Fiscal

 

O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi , se reuniram hoje para somar forças e discutir estratégias para aprovação da PEC 66/2023, uma das principais pautas municipalistas do ano. A proposta - que nasceu no Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados com relatoria de Baleia Rossi -, busca estabelecer limites e novos prazos de parcelamento de débitos previdenciários que sufocam os caixas das prefeituras de todo o País. “Toda ajuda aos prefeitos hoje é mais do que necessária. Essa proposta permite que os gestores retomem o equilíbrio fiscal e mantenham a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou Dueire.

A PEC da Sustentabilidade Fiscal prevê o parcelamento especial das dívidas dos municípios junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e aos respectivos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS). Também sugere novo modelo de quitação de precatórios pelos municípios e a desvinculação de receitas. “Queremos dar fôlego e capacidade aos prefeitos. Isso vai possibilitar que eles possam investir em políticas públicas, ajudando na ponta quem mais precisa”, complementou Baleia Rossi.

Gabinete Itinerante - O primeiro dia de funcionamento do gabinete itinerante do senador Fernando Dueire (MDB), montado na cidade de Salgueiro, reuniu prefeitos e lideranças dos sertões Central e do Araripe. A iniciativa, que busca aproximar a população do poder legislativo, segue ao longo desta sexta. Todos os gestores das duas regiões serão atendidos pelo parlamentar. Desde as primeiras horas da manhã, o espaço montado para as audiências foi palco de uma intensa movimentação política e de fortalecimento do diálogo entre o senador e os gestores locais, que aproveitaram a oportunidade para discutir questões essenciais para o desenvolvimento dos municípios. Infraestrutura, saúde, educação e segurança pública foram alguns dos temas mais debatidos.

“Ter a presença e a atuação do senador aqui na nossa região facilita muito. Alinhamos ações importantes para nossa cidade e refirmamos nosso compromisso do trabalho em conjunto”, afirmou a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues. “Essa iniciativa faz o senador conhecer ainda mais a nossa realidade e as nossas urgências. A ajuda vem mais rápido”, disse o prefeito de Ipubi, João Marcos Siqueira. “Ser atendido em nossa própria região por um senador como Dueire já nos motiva muito a seguir trabalhando. Não tenho dúvidas que vamos colher bons frutos dessa iniciativa”, completou o prefeito de Ouricuri, Victor Coelho., ao lado do senador na foto.

A decisão instalar o gabinete do Senado Federal no sertão pernambucano está alinhada com a estratégia de Dueire de descentralização do seu mandato. “É uma forma de estar mais próximo da população, de entender as urgências e de buscar soluções. O trabalho em conjunto com os gestores locais é fundamental para que as ações e os recursos cheguem à ponta, a quem mais precisa”, comentou o senador. A agenda com as próximas regiões que vão sediar o gabinete itinerante do senador pernambucano já está sendo definida. No roteiro estão os sertões do São Francisco, Pajeú, Moxotó e Itaparica, além do Agreste e das Zonas da Mata Sul e Norte.

Asces-Unita lança projeto Inova Saúde e seleciona participantes, numa parceria com o Sebrae e o Porto Digital

 

Universitários e profissionais que queiram desenvolver uma ideia inovadora na área da saúde têm uma ótima chance a partir de agora. Está aberto um edital de seleção para o projeto de extensão Inova Saúde, da Asces-Unita, em parceria com o Sebrae-PE e com o Porto Digital.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras no campo da saúde. Através do projeto, os participantes receberão formação e mentoria em inovação e empreendedorismo para estruturar, validar e acelerar ideias com potenciais de negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 11 de abril por meio do link https://bit.ly/inovasaudeasces. É necessário ter disponibilidade mínima de 4 horas semanais para desenvolver as atividades do projeto e participar dos encontros de formação, que ocorrerão às sextas-feiras à tarde, durante a vigência do projeto.

“Reconhecendo ao mesmo tempo o potencial e a demanda por inovação no campo da saúde em Caruaru e região, as três instituições lançam essa parceria buscando desenvolver soluções inovadoras para os problemas reais que a saúde da região apresenta. A ideia é fomentar a criação de startups e novos negócios no campo da saúde. A primeira fase de inscrições permitiu inscrições dos estudantes da Asces-Unita e essa segunda e última etapa permite que profissionais das diferentes áreas e estudantes de outras instituições de ensino superior possam se inscrever no projeto”, explica o Pró-Reitor Acadêmico da Asces-Unita, Darci Cintra Filho.

Os detalhes sobre o projeto e o processo seletivo podem ser conferidos no site www.asces.edu.br

A Importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para Empresas

 

A adoção de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é fundamental para as empresas cumprirem a legislação vigente e assim contribuir para a redução dos impactos ambientais. Esse planejamento define a coleta, tratamento e destinação correta dos resíduos gerados, promovendo a sustentabilidade e evitando penalidades legais. Além da conformidade ambiental, um PGRS bem estruturado melhora a eficiência operacional e pode reduzir custos com descarte inadequado. Empresas que investem nessa prática conseguem otimizar recursos, minimizar desperdícios e fortalecer e atender ao conceito de Governança Ambiental e Social, ESG na sigla em inglês.

De acordo com o gerente de qualidade do Grupo Trino, Daniel Siqueira, o PGRS é a garantia à empresa de que o descarte de resíduos seja feito em conformidade com a legislação vigente e seguindo os preceitos de ESG. “O plano de gerenciamento de resíduos sólidos nos norteia sobre os resíduos que são gerados e a forma de destinação e tratamento. No Grupo Trino, por exemplo, temos contrato com uma empresa de transporte homologada, que faz a destinação ambientalmente adequada, seja para reciclagem, reaproveitamento ou refino, no caso de óleo”, explica.

O Sistema Nacional de Informações Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR) é o mecanismo do Ministério do Meio Ambiente responsável pelo controle das empresas. As companhias se cadastram como geradoras, transportadoras ou receptoras de resíduos e repassam uma série de informações. “Ao fazermos a destinação de nossos resíduos, geramos o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que informa a transportadora e receptora, como destinatário final. Quando o material é entregue, é emitido o Certificado de Destinação Final (CDF). Esse processo é o que garante que a empresa seja ambientalmente responsável. Além disso, produzimos relatórios trimestrais e, a cada ano, relatamos ao Ministério do Meio Ambiente, por meio do SINIR, o inventário nacional, onde são inseridas as movimentações do ano anterior”, detalha Daniel.

A responsabilidade social também é um fator determinante. Um plano eficaz contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a poluição e incentivando a reciclagem. Essa abordagem reforça o compromisso empresarial com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. A implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos não é apenas uma obrigação legal, mas uma necessidade que impulsiona o compromisso com a sustentabilidade no setor corporativo.

A nova configuração urbana: Como a legislação e o perfil dos compradores estão redesenhando as cidades

 


A legislação urbanística em Pernambuco vem se adaptando às mudanças no comportamento dos moradores e à evolução das cidades. Cada município possui diretrizes específicas para o planejamento urbano, como as normas sobre vagas de estacionamento em edifícios residenciais. No Recife, o Plano Diretor, instituído pela Lei nº 18.112/2015, busca incentivar a mobilidade sustentável. Edifícios localizados em áreas com boa infraestrutura de transporte público podem ser construídos sem vagas de estacionamento obrigatórias, refletindo a mudança no perfil de deslocamento urbano.

Já em Olinda, o Código de Obras, estabelecido pela Lei Complementar nº 013/2002, determina que projetos habitacionais incluam áreas para estacionamento. Contudo, flexibilizações podem ser analisadas caso o imóvel se situe em zonas urbanas bem servidas por transporte público ou alternativas de mobilidade. Em Jaboatão dos Guararapes, a Lei nº 972/2013 regulamenta o uso e ocupação do solo, incluindo exigências para vagas em edificações. Ainda assim, a legislação permite ajustes conforme o tipo de empreendimento e sua localização, considerando o desenvolvimento urbano sustentável.

Essas mudanças refletem não apenas preocupações ambientais, mas também uma transformação no perfil dos compradores de imóveis. Roberto Rios, diretor comercial da Construtora Carrilho, ressalta a importância de compreender tais mudanças. “Estar atento às mudanças de seu mercado consumidor é algo que faz parte de toda empresa. O nosso público consumidor de empreendimentos para 1ª moradia é composto, em sua maioria, por jovens de 25 a 35 anos e este público vem apresentando um comportamento diferente ao de gerações anteriores em relação ao uso de veículos, por exemplo. Segundo dados do DETRAN, houve uma redução de aproximadamente 20% na emissão de primeiras CNHs em 2024 em relação ao ano anterior. Estar atento a estas mudanças faz com que a empresa possa lançar mão de novos produtos no mercado. Iremos olhar com muito carinho para este público a partir de 2025", afirma. 

Ter uma CNH não implica necessariamente possuir um carro. Muitos jovens, público que prioriza a praticidade e está menos interessado em possuir automóveis, optam por alternativas como aplicativos de transporte e bicicletas, o que reduz a necessidade de vagas em prédios residenciais. Essa tendência tem levado construtoras a investirem em projetos sem vagas de garagem, alinhando-se ao perfil de consumidores que valorizam acessibilidade e sustentabilidade. Assim, a legislação municipal e o comportamento dos compradores reforçam um novo paradigma urbano, no qual a mobilidade e o planejamento habitacional se adaptam às demandas de uma sociedade em constante transformação.

Para Charles de Oliveira, 30 anos, a decisão de adquirir um imóvel não foi apenas sobre sair do aluguel ou conquistar a casa própria, mas encontrar um local que oferecesse infraestrutura completa e mobilidade acessível sem a necessidade de um carro. Atualmente morador do centro do Recife, ele percebeu que, apesar da proximidade com diversos pontos da cidade, a dependência do carro para deslocamentos era um entrave. "Aqui perto do Parque 13 de Maio, tudo parece perto, mas na verdade é longe, porque preciso de um carro para me locomover. E eu não tenho carro e nem quero ter. Queria um local onde pudesse contar com estabelecimentos próximos, como academias, farmácias e mercados, e que fosse bem localizado para andar a pé", explica Charles.

Essa necessidade o levou a escolher o empreendimento Botanik Torre Flora, da Construtora Carrilho, localizado no bairro da Madalena. Além da localização estratégica, que permite fácil deslocamento sem carro, a infraestrutura do condomínio pesou na decisão. "Como trabalho de home office, precisava de um espaço confortável para minha rotina e a da minha família, que também trabalha em casa. O Botanic oferecia áreas verdes, uma planta bem distribuída e estrutura moderna, como gás encanado e guarita com reconhecimento facial", destaca.

A escolha de Charles reflete uma tendência crescente entre jovens adultos que priorizam a mobilidade urbana eficiente e sustentável. Ele utiliza frequentemente as bicicletas compartilhadas disponíveis na cidade para deslocamentos diários, o que também influenciou sua decisão pelo novo endereço. "Uso bastante a bicicleta para ir ao mercado ou me locomover pela cidade. Tenho o plano do Itaú há quatro anos e renová-lo anualmente é algo essencial para mim. Como meu prédio atual não tem bicicletário, isso também pesou na escolha do novo imóvel", explica.

Além da mobilidade, Charles acredita que sua geração tem uma visão mais sustentável e consciente em comparação às anteriores. Ele também destaca o impacto financeiro positivo de não ter um carro. "O custo constante de um carro é alto. Prefiro investir esse dinheiro na parcela do meu apartamento ou em aplicativos de transporte quando necessário. Para mim, faz muito mais sentido economicamente", afirma.

Para Charles, o mercado imobiliário precisa se adaptar ao estilo de vida das novas gerações, priorizando infraestrutura moderna e mobilidade facilitada. "Gostaria que mais empreendimentos oferecessem bicicletários, coworkings bem equipados e áreas de lazer funcionais. A tendência é que as pessoas passem mais tempo em casa, então o condomínio precisa ser um ambiente que atenda a todas as necessidades do dia a dia", finaliza.

Serviço gratuito de prevenção contra câncer de mama na Ferreira Costa da Tamarineira. Declare Certo e muitas outras ações na filial da Imbiribeira.

 

A Ferreira Costa localizada na R. Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife - PE oferecerá nesta sexta-feira (11) das 08h às 16h, serviço de prevenção contra o câncer de mama, através do mamógrafo móvel, que ficará no estacionamento da loja, próximo a expedição.

A ação é destinada a mulheres entre 50 e 69 anos para exames de mama.

Para fazer o exame é necessário apresentar o cartão do SUS, documento de identificação e comprovante de residência. Não será necessário fazer agendamento, a loja distribuirá fichas por ordem de chegada (Serão 80 fichas). A ação acontecerá das 8h às 12h, e das

13h às 16h, mediante agendamento no local. O evento está sendo realizada em parceria com o Secretária de Saúde da Prefeitura de Recife.

Já na loja localizada na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 - Imbiribeira, Recife – PE irá acontecer ações focada em saúde, em parceria com o Grau Técnico, que oferecerão aferição de pressão arterial e teste glicêmico no dia 11 de abril das 14h às 17h, em

frente a Lista de Casamento.

Para os apaixonados por veículos, na sexta (11) e sábado (12) das 08h às 12h no Centro Automotivo terá um ponto de demonstração e dicas de uso de produtos para manutenção automotiva e doméstica.

E no sábado (12) das 09h às 20h terá o Plantão Declare Certo, com um plantão especial com profissionais disponíveis para orientar e auxiliar na declaração de forma correta e segura.

Sobre a Ferreira Costa:

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração.

Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com

e o App, com entrega para todo Brasil.

Feirinha de Páscoa da Funase movimenta bairro dos Aflitos nesta quinta-feira (10)

 

Em celebração ao período pascal, nesta quinta-feira (10), acontece a tradicional feirinha de artesanato da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O evento é aberto ao público e acontecerá na sede da instituição, localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, no bairro dos Aflitos, das 9h às 14h. Cerca de oito unidades irão compor a programação trazendo uma diversidade de produtos feitos pelos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ovos de páscoa, brownies, chocolates em formato de coelhinhos, entre outras decorações pascoaes e mercadorias estarão disponíveis na feira. Com artigos a partir de R$5,00 o evento contará com mais de 100 itens, oferecendo uma grande variedade para todos os gostos e faixas etárias. Além das opções de doces e decoração, o público poderá encontrar peças feitas artesanalmente pelos adolescentes, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento de novas habilidades. Todo dinheiro arrecadado através da venda dos artesanatos será revertido tanto para os próprios socioeducandos quanto para melhorias nas oficinas.

Vale destacar que as feiras de artesanato, que ocorrem periodicamente, são uma ferramenta essencial no processo socioeducativo, pois permitem que os socioeducandos comercializem seus próprios produtos, acompanhando o resultado final das oficinas realizadas tanto dentro quanto fora das unidades. “A Feirinha de Páscoa na Funase é um importante momento de valorização do trabalho dos jovens, um momento de transformação, esperança e ressignificação. Através do artesanato feito por eles, vemos histórias de superação, talentos revelados e a possibilidade de um novo começo”, comenta Karina Souza, integrante do Eixo Cultura, responsável pela organização do evento.

Paulista lança Orçamento Participativo e convida população para participar da construção do PPA 2026-2029

 

A Prefeitura do Paulista lança nesta sexta-feira (11), a campanha do Orçamento Participativo, uma iniciativa que integra a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A proposta é oportunizar a participação da população nas decisões sobre os investimentos e metas prioritárias do município, para os próximos quatro anos. Pela primeira vez, o processo será realizado exclusivamente de forma digital, com um formulário disponível até o dia 26 de abril, acessível pelo site da Prefeitura e pelas redes sociais.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Orçamento Participativo é uma ferramenta de democracia direta que permite aos cidadãos indicarem, com base em suas realidades locais, as principais necessidades de suas comunidades.

O secretário Evilson Rêgo destacou a importância da participação popular nesse processo.

“É a partir do sentimento da sociedade que construímos um orçamento mais justo. O cidadão vivencia o dia a dia da cidade e sabe onde estão os problemas. Queremos ouvir quem sente na pele as dificuldades do posto de saúde, da escola, do transporte urbano, da mobilidade, da urbanidade, da segurança, dentre outras”, explicou.

O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário do governo municipal, que define as diretrizes e metas para os próximos quatro anos — neste caso, de 2026 a 2029. Ele orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que regulamentam a aplicação dos recursos públicos. Para o secretário, o plano é “a espinha dorsal da administração pública municipal”.

A expectativa é de que os cidadãos contribuam com sugestões que vão desde demandas por melhorias na saúde, educação e infraestrutura, até propostas voltadas para o meio ambiente, turismo e desenvolvimento urbano e econômico. “Nós vamos disponibilizar o formulário digital por diversos canais. Mas quem quiser também pode comparecer à Secretaria de Planejamento para registrar sua opinião presencialmente”, explicou Evilson Rêgo.

O Prefeito Ramos reforça que a participação popular nesse processo é fundamental para tornar a gestão mais transparente, eficiente e próxima da sua realidade. “Estamos convidando todos os secretários e lideranças comunitárias a se engajarem na divulgação do processo. Quanto mais pessoas participarem, mais se consolida o senso de pertencimento e democrático da população”, completou.

O Orçamento Participativo do Paulista é, acima de tudo, um convite à cidadania ativa. É por meio dessa escuta pública que a cidade pode avançar de forma mais justa e equilibrada, com investimentos orientados pelas reais necessidades da população.

Paixão de Cristo de Camaragibe

 


A cidade de Camaragibe se prepara para mais uma emocionante encenação da Paixão de Cristo, evento tradicional que promete emocionar o público. A apresentação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2025, às 19h30, na Praça de Eventos - Vila da Fábrica.

Realizada pela Cia Popular de Teatro e produzida pela Refletores Produções, a montagem conta com o patrocínio da Fundação de Cultura Camaragibe e da Prefeitura de Camaragibe. O espetáculo, intitulado A Paixão dos Camarás, traz um elenco de destaque, com Gustavo Veiga interpretando Jesus, Patrícia Assunção como Maria e Mano Candeia no papel de Herodes.

A direção está a cargo de Anderson Henry, com assistência de Jonas Sant’ana. A produção também conta com figurinos assinados por Francis de Souza, coreografia de Micael Júlio de Albuquerque e cenários desenvolvidos por Jonas Sant’ana, Josinaldo Alves e Bernardo Junior.

Para garantir acessibilidade ao público, a apresentação contará com a participação do intérprete de libras Leonardo Ramos, permitindo que mais pessoas possam acompanhar essa grandiosa narrativa sobre os últimos dias de Jesus Cristo.

O evento tem o apoio de diversos parceiros, incluindo Radclin, Branca Dias, Seu Abel Bar & Petiscaria, Centro Médico Branca Dias e CE, que contribuem para a realização de um espetáculo que já se tornou tradição na cidade.

A Paixão de Cristo de Camaragibe é uma oportunidade única de vivenciar a história e a emoção dessa representação, que combina arte, fé e cultura em um espetáculo marcante para todas as idades.

Grupo Bagaceira de Teatro apresenta espetáculo ‘Interior’ de forma inédita, em Garanhuns

 


Pela primeira vez no Agreste nordestino com o espetáculo ‘Interior’, o Grupo Bagaceira de Teatro (CE) promove duas apresentações gratuitas, nos dias 11/04 e 12/04, no Centro Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Garanhuns. A peça conta com um longo histórico de aclamação do público e da crítica, além de colecionar participações em celebrados festivais de teatro pelo Brasil. As duas sessões serão realizadas no Auditório João de Barros e Silva. Também acontece a oficina “O ator no processo colaborativo” de forma complementar na Sala de Dança do Sesc Garanhuns. A Circulação Agreste do Grupo Bagaceira tem o incentivo da Bolsa Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura.

Buscando uma conexão que remete ao sensorial e afetivo, o espetáculo ‘Interior’ compartilha histórias de diferentes gerações. De forma irreverente e provocativa, a montagem interage diretamente com o público, convidando-o a um olhar sobre a vida. Ao mesmo tempo, a peça é uma homenagem à cultura do Nordeste em toda a sua amplitude, que por meio do fazer artístico interiorano segue resistindo e não se curva ao esquecimento.

O espetáculo estreou em 2013, e já esteve presente em programações como o 12o Festival Internacional de Teatro de Campinas (SP), O mundo inteiro é um Palco (RN), Festival de Teatro de Fortaleza (CE), Festival Porto Alegre em Cena (RS) e Circuito SESC de Inverno (RJ). Seus figurinos e cenário também representaram o Brasil na edição de 2015 da Quadrienal de Praga, na República Tcheca – maior evento de design da performance, cenografia e arquitetura teatral do mundo.

“Celebrando 25 anos de trajetória, o Grupo Bagaceira segue movido pelo desejo de experimentar, surpreender e se reinventar. Interior reflete essa essência ao contar a história de duas velhinhas que insistem em não morrer, num espetáculo que acolhe o público. As pessoas se sentam ao lado das personagens, sentem cheiros, compartilham bolo e memórias, transformando a experiência teatral em um encontro afetuoso. Levar essa peça ao Agreste nordestino sempre foi um desejo antigo, e agora, graças à Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, conseguimos realizar. E é assim que desejamos celebrar esse marco importante da nossa história, compartilhando nossa arte com novas plateias, criando laços e ampliando o alcance do teatro como espaço de encontro e transformação”, destaca Isabella Cavalcanti, atriz e produtora do Grupo Bagaceira.

O projeto conta ainda com intérprete de Libras em todas as apresentações. A proposta complementar de oficina “O ator no processo colaborativo” também vai ofertar vagas afirmativas para pessoas trans e travestis. O público-alvo das oficinas são jovens de 15 a 29 anos, mas as inscrições estão abertas para todas as pessoas a partir de 15 anos, no link: https://docs.google.com/forms/d/1YoMAxdXK9ZLR1mq9BZU02PD2sqSdpEayJR5mrhwoVkw/viewform?edit_requested=true. A oficina é baseada em técnicas de criação colaborativa desenvolvidas pelo próprio grupo na construção da peça ‘Interior’ e em outras obras. Exercícios práticos, atividades de auto investigação e improvisos serão entrelaçados com momentos de leitura, reflexão e conversas.

Contemplado pelo Prêmio Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional, o projeto Interior: Grupo Bagaceira – Circulação Agreste realizará apresentações de 5 a 16 de abril, passando por Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Garanhuns (PE) e Arapiraca (AL).

Sinopse:
“Interior” traz para a cena duas velhinhas que insistem em não morrer. Elas já cruzaram diversas gerações e sabem tudo a respeito da vida. Dão conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avós.

Mulheres negras do interior de Pernambuco ganham curso para fortalecer liderança em seus territórios culturais

 

Entre os versos do maracatu de baque solto, os pontos de bordado e as rodas de ciranda, resistem, com coragem e afeto, mulheres que desafiam diariamente o peso de uma cultura machista e patriarcal profundamente enraizada na Zona da Mata de Pernambuco. São negras, cis e trans, marisqueiras, quituteiras, bordadeiras, mestras, mulheres de terreiro e da cultura popular que, desde a última sexta-feira (4/4), ocupam mais um espaço de protagonismo: a sala de aula. Começa em Lagoa do Carro o curso “Cidadania e Autonomia Feminina – um salto para o futuro”, uma formação inédita para 30 mulheres da região nos eixos de cidadania, empreendedorismo e liderança política.

As aulas acontecem no Centro de Mulheres Urbanas e Rurais (CEMUR), localizado no centro de Lagoa do Carro, com encontros sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h, ao longo de cinco semanas consecutivas. A proposta é enfrentar as estruturas de silenciamento e exclusão que por séculos impediram mulheres negras — especialmente as que vivem da cultura e da tradição — de acessar direitos, planejar seus próprios futuros e ocupar cargos de decisão nos espaços públicos e privados.

A idealizadora do curso é a psicopedagoga e ativista Mauricélia Lino, que soma mais de 30 anos de trajetória na luta por direitos das mulheres, com passagens por órgãos como a Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Ministério das Mulheres. Para ela, o projeto parte da realidade de um território onde o patriarcado se impôs historicamente através da desigualdade econômica, da violência simbólica e física, e da desvalorização dos saberes femininos — sobretudo quando atravessados por raça, identidade de gênero e ancestralidade.

“Trata-se de um projeto que nasce do chão da cultura popular, das mãos que cozinham, bordam, cantam e educam. Essas mulheres já transformam o mundo todos os dias. Nosso papel é criar oportunidades para que elas também ocupem os espaços de decisão e rompam com esse ciclo de exclusão estrutural que ainda persiste nas comunidades”, afirma Mauricélia, que também atua como coordenadora geral da iniciativa.

Com 15 horas de carga horária, divididas nos módulos Projeto de Vida, Empreendedorismo e Economia Solidária e Empoderamento Político-Social, a formação visa impulsionar planos de ação pessoais e coletivos, ampliando a autonomia das participantes e fomentando um novo imaginário social onde mulheres negras são reconhecidas como lideranças e gestoras de seus próprios caminhos.

Além de combater diretamente a cultura patriarcal com formação política e econômica, o curso foi concebido a partir de uma pedagogia inclusiva e voltada às realidades locais, com tradução em Libras, linguagem acessível e respeito às especificidades culturais das participantes. O público-alvo reúne mulheres negras, cis e trans, periféricas, muitas delas em situação de vulnerabilidade, mas com forte atuação nos saberes tradicionais e na manutenção da identidade cultural da região.

O projeto é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco, aprovado na Categoria 6: Diversidade, Cultura e Periferia do Edital Geral para Fomentar Iniciativas Artístico-Culturais de Pernambuco.

Com informações do jornalista Salatiel Cícero

Festival do Chocolate de Garanhuns chega ainda maior na segunda edição e movimenta a cidade no período da Páscoa

 

O clima ameno de Garanhuns combina perfeitamente com chocolate e nada melhor do que celebrar essa harmonia com uma ação que vai apresentar receitas deliciosas tendo o produto como ingrediente principal. O Festival de Chocolate de Garanhuns, realizado pelo Sebrae/PE e pela Prefeitura do município, e que já obteve sucesso desde a sua estreia, no ano passado, chega a sua segunda edição com mais participantes e com mais tempo para que moradores e turistas possam viver esta experiência. Este ano, o evento será realizado de 10 a 27 de abril, com 18 estabelecimentos gastronômicos, cinco a mais do que na primeira edição.

“O Festival de Chocolate tem muito a ver com Garanhuns, com o perfil da cidade, e a finalidade é trazer inovação e estimular a criatividade nos estabelecimentos de gastronomia. É um grande ganho para o município e para os participantes. Estamos consolidando o festival como um importante evento gastronômico do município”, destaca Gerlane Melo, analista do Sebrae/PE.

Sivaldo Albino, prefeito de Garanhuns, antecipa o sucesso do evento. "A ampliação para mais datas e mais empresas da nossa gastronomia no 2º Festival do Chocolate de Garanhuns mostra o acerto da iniciativa que gera mais emprego e renda para nossa gente, ao atrair as pessoas para apreciarem a criatividade de nossos chefs. Mostra também a importância de parcerias como esta com o Sebrae e o segmento gastronômico da cidade ao implantarmos eventos que se consolidam em nosso calendário turístico".

DELÍCIAS E NEGÓCIOS

Como parte da programação, cada restaurante elaborou uma receita exclusiva - entre pratos e bebidas - para o festival. Participando pela primeira vez do Festival, Hugo Chianca, da Ritto Cafeteria, irá oferecer aos clientes um croissant com recheio de queijo gorgonzola e chocolate ao leite, coberto com calda de chocolate cremoso e finalizado com chocolate granulado. O prato foi batizado de Croissant du Louvre. “O festival é muito relevante porque ele destaca a cena gastronômica de Garanhuns. Principalmente tendo como base esse evento tão importante para nós que é a Páscoa. E aí todo mundo sabe que quando se fala em Páscoa se fala em chocolate. A nossa receita une chocolate com queijo gorgonzola, que quebra um pouco o doce do chocolate e deixa essa mistura muito harmoniosa”, detalha Hugo.

Participando da ação pelo segundo ano, Yanne Moraes, do Restaurante Dom Pedro, destaca que a primeira edição do festival foi muito positiva, ajudando a aquecer um mês que normalmente tem menor movimento. Ela avalia que, por envolver vários restaurantes simultaneamente, o evento gera uma comunicação mais ampla e engajamento coletivo. “Ter esse momento na Páscoa valoriza os negócios, incentiva a criar novos produtos. E isso é super positivo. Esse ano, vamos fazer uma releitura de uma sobremesa que já está no nosso cardápio, a Sobremesa das Freiras, em versão brigadeiro, só que uma nova roupagem, especial”, diz Yanne.

FIDELIDADE

Para conquistar ainda mais os amantes do chocolate, o festival terá um cartão fidelidade. Com ele, as 18 primeiras pessoas que forem degustar as receitas dos estabelecimentos e preencherem o cartão com cinco adesivos devem ir à sede do Sebrae em Garanhuns, até o dia 31 de abril, para pegar um cupom que dá direito a um prato do festival. Para essa promoção, cada estabelecimento vai ceder um prato para ser disponibilizado às primeiras pessoas que cumprirem os requisitos da ação.

CONFIRA OS ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES:

1 - Varanda Restaurante & Pizzaria: Ovo cremoso de colher
2 - Terraço Churrascaria & Choperia: Petit a la Garot
3 - Espaço Café: Café cremoso
4 - Área Cafeteria: Dois mundos
5 - Burger dos Deuses: Milkshake do Olimpo
6 - Aromas Bistrô e Cafeteria: Café agrestino
7 - Chatterier Cafeteria: Super chocolate Chatterier
8 - Chocolate com morango: Trufado de chocolate com morango fresco
9 - Caiana Express: Pastel no cone com sorvete de chocolate
10 - Ritto Cafeteria: Croissant du Louvre
11 - Chocolate Sete Colinas: Brownie cheese
12 - Balcone Gelateria e Café: Fiore di gelato
13 - Hermes Pastelaria: Chocoxinha
14 - Changai Express: Hot roll de chocolate com banana
15 - Dom Pedro Bar e Restaurante: Sobremesa das freiras versão brigadeiro
16 - República do Café: Torta mousse de cacau e praliné de avelãs
17 - Cantinho da Macaxeira: Anafado de chocolate
18 - Temak House: Pétit house

Sintepe, professores e estudantes realizam protestos em todo o Estado de Pernambuco

 

As mobilizações ocorrem nesta quarta-feira, 9 de abril, em manifestações descentralizadas no Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco) promove, nesta quarta-feira (9), atos em alusão ao Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Escola Pública, com uma série de protestos em escolas por todo o Estado. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade urgente de investimentos na rede pública de ensino e valorização dos profissionais da educação.

De acordo com dados do Censo Escolar 2023, mais de 86% dos jovens matriculados no Ensino Médio em Pernambuco, estudam nas escolas estaduais. Outros 10,9% nas escolas privadas e 2,5% na rede federal.

“Está evidente que investir nas escolas estaduais de Pernambuco é investir no futuro e no pleno desenvolvimento de nosso Estado. E o que estamos vendo? Escolas com graves problemas estruturais, com calor extremo, oferecendo merenda com pouca qualidade. Defender a escola pública é defender o lugar para onde vão mais de meio milhão de jovens de segunda a sexta-feira para estudar e conquistar seus sonhos. E defender a escola pública é valorizar os profissionais que fazem ela funcionar, que são professores, administrativos, analistas e demais servidores”, analisou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

As mobilizações ocorrerão a partir da organização interna das escolas, com o apoio do Sindicato que estará presente na maioria das manifestações. Não haverá paralisação das aulas, mas protestos que podem ocorrer antes, durante ou no fim do turno escolar.

Desde o mês de março, o Sintepe tem realizado uma intensa agenda de visitas e participação em protestos nas escolas da Rede Estadual. Os atos revelam uma série de problemas, como ausência de kits escolares, merenda insuficiente ou de má qualidade, salas sem climatização, falta de subestações de energia e infraestrutura precária.


Discotecagem de Vinil, Nagulha Sessions, retorna aos Domingos no Loa, nas Graças.

 

Após uma passagem pela Galeria Joana Dàrc, este domingo (13 de abril), o coletivo Nagulha Lab (composto pelos DJs Marco da Lata e Van Pires) retorna com o projeto Nagulha Sessions nas tardes de domingo, a partir das 15h no Loa Restô (Graças), totalmente gratuito.

Além de DJs, Marco da Lata e Van Pires são colecionadores de vinil, pesquisadores e fazem o programa semanal Nagulha, na Rádio Universitária 99.9 FM. “Estamos sempre à serviço da música. Somos trabalhadores do som. Desde o garimpo à seleção do set, e é essa cultura do disco que vamos levar pro Loa.”, disse Marco da Lata.

Eles prometem tocar uma seleção especial de discos com seus acervos e também levarão exemplares que desapegaram de suas coleções para venda, além de fazer um convite pra quem quiser compartilhar seus discos: “Tragam seus discos pra gente ouvir juntos”, convida Marco.

“Juntando nossas coleções mais o acervo da Rádio Universitária - nossa fonte de inesgotável de pesquisa - estamos falando de 15 mil discos, nossa intenção é levar isso tudo na mente e além de tocar no Loa, a gente vai trocar muita idéia com quem tiver por lá “, promete Van Pires.

Aos amantes de disco de vinil é uma ótima pedida para matar a saudade de escutar um bolachão e até comprar um disco que falta em sua coleção.

CONHEÇA UM POUCO DOS INTEGRANTES

Marco da Lata, baiano, músico profissional, formado em História, em Rádio e TV e Produção Fonográfica, baixista da Banda Anjo Gabriel com dois LPs e um compacto lançado e prestes a lançar o terceiro albúm pelo selo Rozenbeat, criado pelos próprios integrantes do projeto Nagulha Sessions.

Van Pires, paulistano, jornalista, pesquisador e produtor musical, já lançou vários trabalhos de artistas de vários cantos do mundo, entre LP's e singles, além de discos em vinil, entre eles o "Virada na Jiraya", da pernambucana Flaira Ferro.

Crédito das fotos | Marco da Lata
Assessoria de Imprensa | Alberto Leonardo Feitoza

SERVIÇO
Nagulha Sessions
Dia – 13 de Abril (domingo)
Horário – 15h
Local - Loa Restô (Rua Esmeraldino Bandeira, 68, Graças – Recife)
Entrada: Free
Informações – 81 9. 9791-2789