sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia Nacional da Matemática

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que mediu a capacidade de estudantes (de 15 anos) do mundo inteiro em resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38° lugar em um total de 44 países. Infelizmente, só 2% dos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos.
Não é novidade que muita gente se declara inimigo mortal da disciplina. Os dias de provas são apavorantes e os cálculos são vistos como algo que atormenta. Mas, em contrapartida existem os que gostam muito dos números e enxergam neles a solução para tudo.
Então, será que essa popularidade de detestável tem algum motivo específico ou base consistente? O que acontece é que cada indivíduo apresenta um ritmo de aprendizado específico e pessoas que creem não ter tanta facilidade com os números, sentem-se forçadas a estudar a matéria, passando a ter um sentimento de aversão à mesma.
Mas a matemática é tão importante e presente em nossas vidas, que até um dia só para ela foi criado em nosso calendário. Como homenagem ao professor e escritor carioca Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país - “O Homem que calculava” - no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática - criado com o objetivo de popularizar o tema, que é um importante campo do conhecimento, e mostrar sua relação direta com as demais ciências.
É cientificamente comprovado que a pessoa que se desenvolve bem em matemática tende ter menos dificuldades em outras áreas do saber. Além disso, a criança que tem contato com esse estudo apresenta um raciocínio mais veloz, desenvolve melhor o senso de assimilar as coisas à sua volta e se torna mais organizada, pois na matemática há uma lógica (e uma solução) para tudo.
Inserir a matemática desde cedo na vida dos pequenos é essencial para um desenvolvimento linear, evitando que eles venham a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem. Portanto, devemos entender que ela não é uma vilã que nasceu para atrapalhar. Seu ensino de forma correta (e, de preferência, lúdica) só traz benefícios e pode ajudar as pessoas na busca de seus objetivos e aprimoramento de diversas habilidades inerentes ao aprendizado.
Game
Em comemoração ao Dia da Matemática a Ensina Mais está lançando um game para Iphones e Andróides. Dividido em três faixas etárias (6-8, 9-11, 12-16), tem equações especialmente criadas para que as crianças possam testar seu nível de conhecimento da matéria de maneira desafiadora. O aplicativo é gratuito e já está disponível para download.

Sobre a Ensina Mais Complemento Escolar:

Há dois anos o Grupo Prepara criou a Ensina Mais, hoje uma referência em complemento escolar de Português e Matemática no Brasil. A rede, que já possui cerca de 250 franqueados e mais de cinco mil alunos, foi criada com o objetivo de melhorar a educação de base do país.

O Grupo Prepara tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é baseada em aulas 100% digitais e ensino individualizado, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo. Assim, ele fica motivado a aprender cada vez mais, adquirindo confiança em si mesmo, além de independência para seguir para novos níveis do conhecimento.

Quer saber mais? Acesse o site www.ensinamais.com.br

Linhas que trafegam pela Av. Norte terão itinerários alterados neste fim de semana

Os usuários das linhas que trafegam pela Avenida Norte deverão ficar atentos. Neste sábado (3) e domingo (4), 19 linhas que trafegam pelo local terão mudança temporária de itinerário e duas paradas serão desativadas provisoriamente. A mudança será feita devido a uma ação da Emlurb.
No sentido subúrbio/cidade não haverá mudança de parada. Já no sentido cidade/subúrbio a parada de nº110040, localizada em frente ao imóvel de número 4.530, será desativada. Os usuários deverão se dirigir as seguintes paradas: nº 110039, localizada na Av. Norte lado oposto ao imóvel 4.223; a de nº 100213, que fica na Rua Gomes Coutinho ao lado imóvel 86; e a de nº10011 localizada em frente ao imóvel 2812 na Estrada do Arraial.
Já os usuários que utilizam o ponto de desembarque de nº 110041, localizado em frente ao imóvel de número 4.936, poderão se dirigir para as seguintes paradas: 110042, localizada em frente ao Supermercado Sacolão na Avenida Norte; 100042, que fica em frente ao imóvel de nº 270; 100043, que fica no lado posto o imóvel de nº 635; 10044, em frente ao imóvel de nº 830, todas essas últimas localizadas na Rua da Harmonia; 100012, que fica em frente a Escola Dom Bosco ou a 100013, que fica em frente ao imóvel de nº 3.480, na Estrada do Arraial.

Linhas que terão os itinerários alterados :

Sentido subúrbio/cidade

330 - Casa Amarela/CDU (TRT)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
611 - Alto José do Pinho
680 - Vasco da Gama/ Afogados
730 - Beberibe/ Av. Norte
613 - Morro da Conceição (Bacurau)
626 - Brejo (Bacurau)

Itinerário provisório sentido subúrbio/cidade

… Av. Norte, Rua Arnoldo Magalhães, Av. José dos Anjos, Rua Rodrigues Sete, Av. Norte...

Linhas que terão o itinerário alterado nos dois sentidos (cidade/subúrbio e subúrbio/cidade)

517 - Córrego do Inácio
612 - Morro da Conceição
621 - Alto Treze de Maio
622 - Vasco da Gama (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
624 - Brejo
631 - Nova Descoberta (Cabugá)
632 - Alto do Refúgio
642 - Guabiraba
644 - Largo do Maracanã
645 - Av. Norte (Macaxeira)
626 - Brejo (Bacurau)
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Itinerário provisório sentido subúrbio/cidade

… Av. Norte, Rua Arnoldo Magalhães, Av. José dos Anjos, Rua Rodrigues Sete, Av. Norte...

Itinerário provisório sentido cidade/subúrbio

… Av. Norte (giro à direita no posto), Av. Prof. José dos Anjos, Rua Euclides Gomes Freitas, Rua Gomes Coutinho, Estrada do Arraial, Rua da Harmonia, Rua Dep. Mário Monteiro, Av. Norte...

Imprensa Grande Recife

Morre um dos proprietários da Escola Base

Icushiro Shimada, antigo proprietário da Escola Base, no bairro da Aclimação, na região Central de São Paulo, faleceu no dia 16 de abril, aos 70 anos, em sua casa, após sofrer um infarto. Ele estava com a nora no momento da morte e faleceu antes de receber socorro, afirmou seu advogado, Kalil Rocha Abdalla. Shimada foi acusado equivocadamente de abuso sexual contra  crianças de sua escola em 1994.
Em março de 1994, Shimada, sua esposa, Maria Aparecida Shimada, que faleceu de câncer em 2007, e mais seis pessoas ligadas à escola foram acusadas de abusar sexualmente de crianças no horário de aulas, após a denúncia de duas mães.
À época, o delegado responsável pelo caso, Edelcio Lemos, determinou a prisão de todos antes das investigações chegarem ao fim. A Escola Base teve suas dependências pichadas e os envolvidos sofreram ameaças de morte.
O caso, que ficou conhecido como Escola Base, foi amplamente divulgado pela imprensa na época e, após a troca de delegado, um mês depois do ocorrido, o inquérito foi arquivado por falta de provas. Shimada e sua esposa moveram processos por perdas e danos após o episódio. Deacordo com o defensor, Icushiro ainda aguardava o pagamento de indenizações antes de morrer.
Portal G1

Policial que algemou e matou namorada morre no hospital

O policial civil Napoleão Seki Júnior, de 38 anos, que algemou e matou a namorada no meio da rua, morreu no fim da tarde de quinta-feira (1º). Depois de atingir Paola Natália Cardoso, de 23 anos, ele atirou na própria cabeça. O crime aconteceu na quinta-feira (24) da semana passada, em Curitiba, no Paraná. Seki Júnior estava internado no Hospital Universitário Cajuru.
O crime aconteceu na esquina da rua Sete de Abril com a rua Reinaldino S. de Quadros, no bairro Alto da XV, próximo do centro da capital paranaense. Imagens de câmeras de segurança flagraram quando ele algemou e depois atirou contra a namorada. A vítima foi enterrada no dia seguinte no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.  
O casal namorava há um ano. Colegas do policial contaram que ele era uma pessoa "difícil', autoritária e não gostava de receber ordens. Ele já respondeu por um processo em 2012, na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, por disparo de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo e de uso restrito.  
Portal R7

Leão é roubado de criadouro no interior de São Paulo

Um leão de nove anos de idade e com 300 kg foi furtado de um criadouro na madrugada desta quinta-feira (1º) em Monte Azul Paulista (a 400 km de São Paulo). 
Segundo o proprietário do animal, Oswaldo Garcia Júnior, os suspeitos invadiram o Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis e levaram Rawell, como era chamado o animal.
"O portão da frente foi arrombado, e havia marcas de caminhonete dentro da instituição. Eles arrombaram o cadeado e entraram", relata. Ainda segundo ele, marcas indicam que o leão foi arrastado da jaula até o veículo dos suspeitos.
 
Oswaldo conta que, em 12 anos da instituição, nenhum animal tinha sido furtado. "Nunca aconteceu. O alvo era o leão mesmo. Fizeram isso de forma brutal e assustadora. Para que pegar um bicho daquela forma? Vai ver que é para vender. A gente está muito triste", lamenta.
 
A entidade tem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dosRecursos Naturais Renováveis) para funcionar e cuida de cerca de 300 animais, entre mamíferos, répteis, anfíbios e aves, muitos deles vítimas de maus tratos.
 
Considerado um bicho manso, Rawell vivia no local há cerca de cinco anos e havia sido doado por um criador de animais silvestres de Maringá (PR). O leão comia 5 kg de carne por dia e, para mantê-lo, a instituição gastava R$ 5.000 por mês.
 
Segundo o coordenador, o leão chegou ao lugar debilitado. "Ele chegou judiado, mal cuidado. Conseguimos recuperar certinho", lembra.
 
As polícias Militar e Ambiental estão à procura dos suspeitos pelo crime. Ninguém foi preso até o momento.

Portal UOL

Igreja Católica lança nota de apoio à comunidade LGBT

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo publicou nesta quarta-feira, 30, uma nota em "defesa da dignidade, da cidadania e da segurança" dos homossexuais. O texto foi publicado às vésperas da 18.ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de São Paulo, que será realizada neste domingo, 4, na Avenida Paulista.

"Não podemos nos calar diante da realidade vivenciada por esta população, que é alvo do preconceito e vítima da violação sistemática de seus direitos fundamentais, tais como a saúde, a educação, o trabalho, a moradia, a cultura, entre outros", afirma, em nota, a entidade da Igreja Católica. A comissão diz também que LGBTs "enfrentam diariamente insuportável violência verbal e física, culminando em assassinatos, que são verdadeiros crimes de ódio".
A entidade convida "pessoas de boa vontade e, em particular todos os cristãos, a refletirem sobre essa realidade profundamente injusta das pessoas LGBT e a se empenharem ativamente na sua superação, guiados pelo supremo princípio da dignidade humana". Ainda de acordo com a nota, o posicionamento da entidade, "fiel à sua missão de anunciar e defender os valores evangélicos e civilizatórios dos direitos humanos, fundamenta-se na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, aprovada no Concílio Vaticano II: "As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo", diz o documento.
Dar voz. O diretor da Comissão Justiça e Paz da arquidiocese, Geraldo Magela Tardelli, afirmou que esta é a primeira vez que a comissão escreve "formalmente" a favor dos homossexuais. "A comissão tem uma missão, segundo D. Paulo Evaristo Ars: ''temos que dar voz aqueles que não tem voz''. Neste momento, o que estamos percebendo é que há um crescimento de violência contra homossexuais, então a gente não pode se omitir em relação a essa violação dos direitos humanos", afirmou o diretor.
Segundo ele, a realização da Parada Gay determinou a divulgação da nota. "Nós achamos que esse era o momento correto de colocar essa nota em circulação. Nós da Igreja estamos engajados na defesa dos direitos humanos e não compactuamos com nenhuma violação, independentemente da cor e da orientação sexual das pessoas", disse Tardelli. 
Leia a íntegra da nota:
Nota da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo
Fiel à sua missão de anunciar e defender os valores evangélicos e civilizatórios dos Direitos Humanos, a Comissão Justiça e Paz de São Paulo (CJPSP) vem a público manifestar-se por ocasião da 18ª Parada do Orgulho LGBT que se realiza na Av. Paulista no próximo domingo, dia 04 de maio de 2014.
Nosso posicionamento se fundamenta na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, aprovada pelo Concílio Vaticano II, que diz: “As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.”
Assim, a defesa da dignidade, da cidadania e da segurança das pessoas LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – é imprescindível para a construção de uma sociedade fraterna e justa. Por isso não podemos nos calar diante da realidade vivenciada por esta população, que é alvo do preconceito e vítima da violação sistemática de seus Direitos Fundamentais tais como a saúde, a educação, o trabalho, a moradia, a cultura, entre outros. Além disso, enfrentam diariamente insuportável violência verbal e física, culminando em assassinatos, que são verdadeiros crimes de ódio.
Diante disso, convidamos as pessoas de boa vontade e, em particular, a todos os cristãos, a refletirem sobre essa realidade profundamente injusta das pessoas LGBT e a se empenharem ativamente na sua superação, guiados pelo supremo princípio da dignidade humana.

São Paulo, 30 de abril de 2014.

Com informações do Site Superpride e do Estadão

Chespirito está gravemente doente

Roberto Gómez Bolaños,  o Chespirito, de 85 anos, famoso por viver o personagem Chaves na TV, encontra-se em estado grave, segundo o jornal Basta! A publicação afirma que o ator está doente desde novembro de 2013, com base em declarações de amigos próximos à família. Bolaños não está mais conseguindo se mover e pode nunca mais se recuperar, diz a matéria.

“O estado dele é grave, mas estável, assim dizem seus médicos, que também já afirmaram que não existe esperança de recuperação. Eles temem o pior e estão até se preparando para isso”, disse um amigo.

Roberto Gómez Bolaños está se recuperando em Cancún. Há alguns anos, ele se mudou para o balneário junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. O casal vive em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté. O local fica livre do assédio da imprensa mexicana. Em 21 de fevereiro, data de aniversário do comediante, um familiar já dava sinais que a saúde de Chespirito, como o humorista é conhecido, andava frágil.

“Não teremos uma festa, na hora do almoço vamos ao seu quarto para parabenizá-lo. Sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama, com acompanhamento médico. Fica uma pessoa com ele 24 horas por dia”, contou à Agência Efe o parente próximo, que preferiu não se identificar.

De acordo com a assessoria do artista, Bolaños “teve algumas recaídas, normais para uma pessoa de 85 anos, mas está em constante comunicação com a família”.
Veja comunicado na íntegra:

“A saúde de Roberto Gómez Bolaños se mantém estável nas últimas semanas. Ele descansa em sua casa em Cancún, já que o clima e a altura da cidade lhe favorecem. Nos últimos meses, teve algumas recaídas, normais para uma pessoa de 85 anos, mas está em constante comunicação com a família. Os médicos nessa cidade são excelentes e atendem a qualquer problema que apareça”, disse Maribel Aguilar, do Grupo Chespirito.

Jornal O Globo

Festival Nacional da Seresta

 A 20ª edição do Festival Nacional da Seresta, tradicional evento que relembra músicas românticas que marcaram épocas, acontece nos dias 7, 8, 9 e 10 deste mês, em um palco montado na Praça do Arsenal, bairro do Recife. Na programação, vinte atrações se apresentam durante os quatro dias de festa. Cada noite terá um tema: Jovem Guarda, Grandes Vozes, Anos 70 e o último dia será reservado para uma homenagem ao Dia das Mães. Os shows começam sempre às 20h.
Segue abaixo a programação da 20ª Edição do Festival Nacional da Seresta:

Quarta, 7 de maio:
Noite da Jovem Guarda 
20h00 – Arthur Philipe (4º lugar no projeto Recife Canta nos Bairros)
20h30 - Roberto Carlos Cover
21h30 – Martinha
22h30 – Wanderley Cardoso
23h30 – Jerry Adriani


Quinta, 8 de maio:
Noite das Grandes Vozes 
20h00 – Jorge Simões (3º lugar no projeto Recife Canta nos Bairros)
20h30 – Armando Fuentes (2º lugar no projeto Recife Canta nos Bairros)
21h00 – Perla
22h00 – Moacyr Franco
23h30 – Agnaldo Timóteo


Sexta, 9 de maio:
Noite dos Anos 70 
20h00 – Hozana Nascimento (1º lugar no projeto Recife Canta nos Bairros)
20h30 - Jura Figueiredo
21h00 – Cláudia Barroso
22h00 – Fernando Mendes
23h30 – Adílson Ramos
  
Sábado, 10 de maio:
Noite das Mães 
20h00 – Nadja Maria
20h30 – Cláudio Almeida & Fernando Azevedo
21h30 – Leonardo Sullivan
23h00 – Altemar Dutra Jr. 
00h30 - Gilliard

Condição climática atual do Recife favorece proliferação da dengue

Faça chuva ou faça sol, o mosquito da dengue não para de fazer vítimas. As condições climáticas atuais da capital pernambucana – muita chuva, seguida de sol forte – são favoráveis para a proliferação do mosquito. Até o fim de março deste ano, a Secretaria de Saúde de Pernambuco notificou 1.346 casos da doença em 75 cidades, com 249 confirmações. Desse número, sete casos de dengue grave foram registrados, com uma morte. A Secretaria alerta que em cada 10 pontos onde há a presença de larvas do mosquitos da dengue, oito deles são reservatórios de água, como caixas e tonéis.
“Quando chove, junta agua em vários pontos da cidade, e nos domicílios. Depois, com o sol, as larvas se reproduzem e se desenvolvem. Embora o número de casos tenha sido reduzido em relação ao mesmo período do ano passado, a infestação dos domicílios, com a presença da larva, ainda é preocupante. Por isso temos intensificado a campanha nesse período”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.
Entre os principais métodos usados para livrar caixas d’água das larvas da dengue está a rede de proteção que pode ser colocada por cima do equipamento. “Nós temos 958 agentes de saúde ambiental trabalhando no Recife, que levam redes de todo tamanho. Quando bem aplicada, ela protege da proliferação das larvas”, aponta Correia.
O Recife figura entre as cidades mais atingidas pela doença, com percentual de notificação de 5,13%, junto com Caruaru(10.77%), no Agreste, e Jaboatão dos Guararapes(12,63%), na Região MetropolitanaSalgueiro (20,73%), Petrolina (7,58%), Gravatá (5,72%) e Olinda(4,38%) também estão entre os municípios com maior quantidade de casos. Os dados deste ano (1.346 notificações) apontam uma redução de 62% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.542 casos.
Portal G1

Ipojuca retorna com ação para garantir mobilidade em Porto de Galinhas

Depois do sucesso do primeiro dia (01) de restrição ao acesso dos veículos fretados em Porto de Galinhas, a Prefeitura do Ipojuca volta com a ação neste domingo (04), limitando a entrada de alguns tipos veículos utilizados para transporte de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus, além de caminhões, carretas e caçambas) no Balneário.
Para liberá-los é obrigatório solicitar uma autorização expedida pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 16h, pelo telefone 3552-1480 ou pelo e-mail: autorizacao.pmi@gmail.com
Os pontos de bloqueio serão fixos no mesmo local da primeira operação: um ficará em frente ao Hospital Carozita Brito, no distrito de Nossa Senhora do Ó, principal acesso às praias, enquanto o outro será próximo à Companhia de Lazer, na Estrada de Serrambi (PE 051). A restrição de circulação atende às solicitações dos próprios moradores do Balneário junto à Prefeitura Municipal. 
A população reclama da insegurança no trânsito local por conta da quantidade excessiva de veículos nas vias de Porto. A ação tem início às 6h da manhã e o descumprimento à proibição acarretará as sanções previstas no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apenas 16 ônibus fretados, previamente autorizados, terão acesso a Porto de Galinhas. Aqueles que não portarem o documento, assinado por um servidor da Setuc, retornarão imediatamente desses pontos.
Já os demais ônibus e veículos de turismo que se dirigirem aos hotéis, pousadas e resorts de Porto de Galinhas serão apenas controlados pelos agentes de Trânsito e não terão o acesso proibido.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca
https://mail.google.com/mail/u/1/images/cleardot.gif

Nova campanha publicitária da Oculum

Foi lançada nessa semana a nova campanha institucional da Oculum. Com o mote “Fight for more glasses”, a estratégia traçada pela agência Massapê é chamar a atenção do público para o fato que os óculos são um item fashion e, como qualquer outro, também necessitam de variedade para compor os diversos looks que buscamos no dia-a-dia. 
A abordagem veio também sob a perspectiva de uma pseudo campanha global de conscientização e a utilização da língua inglesa aumentou o tom internacional das peças. Para a locução do VT, a agência contou com a voz do britânico Robert Blythe, ator veterano que possui no currículo filmes como o “O inglês que subiu a colina e desceu a montanha”, onde contracenou com Hugh Grant, e “Livre para Voar”, protagonizado por Kenneth Branagh e Helena Bonham Carter.  
A campanha conta com veiculações em TV, Rádio e Mídia Exterior e terá continuidade até o final do ano com diversas variações que prometem surpreender bastante o público.

FICHA TÉCNICA
Agência: Massapê Comunicação
Cliente: 
Oculum
Atendimento: 
Raul Cantarelli e Rafaella Cabral
Planejamento: 
Anselmo Albuquerque
Direção de Criação: 
Henrique Pereira e Leonardo Siebra
Direção de Arte: 
Henrique Pereira e Almir Moura
Redação: 
Leonardo Siebra e Bruno Quintas
Digital:
 Jeu Figueiroa
Mídia: 
Natália Lelis e Jaime Amorim
Produção: 
Tamires de Kássia e Nathaly Cardoso
Aprovação: 
Augusto Teixeira e Thiago Teixeira

Tenor canta no aniversário de Jaboatão

Concerto a la Europa acontece neste domingo para comemorar o aniversário de Jaboatão. O evento é gratuito Neste domingo (04), o tenor Otávio Lira vai realizar o concerto “Todo Meu Sentimento”. O evento será às 19h, na Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes (entrada franca). Uma homenagem ao 421º aniversário da cidade. Este é terceiro ano do concerto, que já se firma como evento oficial do município. Para este aniversário, o tenor traz como convidados, o cantor André Travassos, a soprano Amarílis de Rebuá, a pianista Cristal, além da participação do maestro Sueudo Fernandes e do pianista Ednaldo Neves, que no ano passado encantou a plateia ao tocar Villa-Lobos. No repertório, fora as tradicionais músicas italianas, como Con Te Partiró, e também a Ave Maria, Lira promete novidades, com canções espanholas, mexicanas e argentinas. Na parte nacional destacam-se “Carinhoso”, de Pixinguinha e “Falando de Amor”, de Tom Jobim. Otávio garante uma surpresa para o final. “A cidade de Jaboatão é digna de grandes concertos, assim como acontece nos países da Europa. E o melhor de tudo isto é que vamos partilhar essa emoção em família, e ninguém vai pagar nada pelo espetáculo. É uma verdadeira confraternização”, pontua o tenor. O tenor Otávio Lira é um jaboatanense apaixonado por sua cidade. Nascido em 10 de março de 1983, sempre foi um amante da Ópera e das grandes composições românticas, em especial as canções italianas. É acompanhado em seus estudos por Amarílis de Rebuá, grande cantora lírica e pianista de renome no mundo da Ópera, com quem já teve a oportunidade de dividir o palco no seu primeiro concerto “Uma Noite Pra Recordar”. Otávio Lira é puro romantismo, tendo em seu repertório músicas como O sole mio, El dia que me quieras, My way e Nessun Dorma. Tem incorporado ao seu repertório canções que traduzem a diversificação cultural entre o regional e os grandes clássicos internacionais. Influência artística: José Carreras, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Mario Lanza, Enrico Caruso.

Com informações do jornalista Adriano Portela

Barragens: abastecimento após as chuvas

As chuvas ocorridas este mês estão ajudando a recuperar o nível das barragens que abastecem a Região Metropolitana do Recife (RMR). Para se ter ideia, somente Pirapama, principal manancial que atende a RMR, está com um volume acumulado que corresponde a quase 90% de sua capacidade, situação bem diferente da registrada em abril de 2013, quando foi preciso retomar o racionamento por um breve período por conta da baixa no reservatório. A atual situação das barragens da RMR já é suficiente para garantir água até o próximo verão e a tendência é melhorar ainda mais. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a expectativa é que todas possam se recuperar totalmente até julho, caso as previsões climáticas para o período se confirmem. 
De acordo com o gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac, Patrice Oliveira, a recuperação das barragens foi acentuada a partir da última semana, quando começaram a ocorrer chuvas intensas no Litoral e na Zona da Mata. Na terça-feira passada, por exemplo, choveu 118 mm em apenas quatro horas. Nas últimas 48 horas, foram 150 mm na RMR. “O lado bom das chuvas é que elas estão ocorrendo também na área dos reservatórios, o que é importante para o acúmulo de água”, explicou Oliveira. 
As chuvas registradas ontem e hoje devem continuar até sábado. Mas não devem parar por aí. Para a RMR, este é o início da quadra chuvosa, que vai até o final de julho. Se as previsões se confirmarem, deve chover, este ano, igual ou acima da média histórica para o período. “Estamos no início do inverno e já estamos numa situação confortável em relação ao nível das barragens. Se a tendência for confirmada, poderemos chegar ao inverno de 2015 com folga”, avaliou o diretor de Regulação e Monitoramento da Apac, Marconi Azevedo.  
Entre abril de 2013 e abril de 2014, as barragens que mais acumularam água foram Sicupema (aumento de 67,9%), Duas Unas (62,65%) e Pirapama (59,56%). “É bom lembrar que nem todas as barragens têm função de abastecimento. A do Goitá, por exemplo, é para contenção de cheias e, por isso, é interessante que seu nível não fique elevado”, esclareceu o gerente da Apac, Clênio Torres.

Segundo a Apac, as chuvas dos últimos dias têm sido provocadas por um sistema atípico. Ventos de leste estão contribuindo para trazer umidade do mar. Ao chegarem ao continente quente e abafado, as nuvens carregadas se transformam em chuvas.

Veja a situação das barragens na RMR: 


Reservatório
Volume máximo
Volume (m³)
abril/2013
Percentual (%)
abril/2013
Volume (m³)
abril/2014
Percentual (%)
abril/2014
Botafogo
27.690.000,00
4.779.627,80
17,26%
7.612.165,86
27,49%
Duas Unas
23.549.000,00
8.730.875,00
37,08%
23.486.110,00
99,73%
Bita
2.770.000,00
1.915.732,00
69,16%
2.547.918,10
91,98%
Sicupema
3.200.000,00
1.028.022,30
32,13%
3.201.096,40
100,03%
Utinga
10.270.000,00
2.019.009,60
19,66%
4.733.457,00
46,09%
Pirapama
60.937.000,00
17.702.000,00
29,05%
53.997.200,00
88,61%
Goitá
52.536.000,00
25.479.100,00
48,50%
23.969.500,00
45,62%
Tapacurá
94.200.000,00
45.384.000,00
48,18%
59.440.000,00
63,10%
Várzea do Una
11.568.000,00
3.868.541,00
33,44%
9.518.804,60
82,29%

Imprensa Compesa