quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Nova diretoria da Amupe será eleita por aclamação em assembleia nesta quinta (27)

 

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) será palco de mais uma conquista para os 184 municípios pernambucanos. Na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, a união em prol do municipalismo será fortalecida com a eleição, por aclamação, de uma única chapa para comandar a Associação durante o biênio 2025/2027.

Mais uma vez, o mandato será compartilhado. Até março de 2026, Marcelo Gouveia permanecerá na presidência, e o vice-presidente, Pedro Freitas, prefeito de Aliança, assumirá o comando de março de 2026 até 2027. A posse oficial ocorrerá em 1º de março.

A chapa ainda conta com nomes como a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (1ª secretária); a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (2ª secretária); o prefeito de Panelas, Ruben Lima (1º tesoureiro); o prefeito de Cabrobó, Elioenai Dias (2º tesoureiro); a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (secretária da Mulher da Amupe); e a prefeita de Casinhas, Juliana Barbosa (suplente da Secretaria da Mulher).

Serviço:
Assembleia de eleição da nova diretoria da Amupe
Onde: Formato híbrido, com transmissão direta da sede da Amupe (Avenida Recife, 6205, Jardim São Paulo), com a presença dos membros da nova diretoria.
Quando: 27 de fevereiro
Horário: 9h

Foto: José Bonifácio Lira

Governo do Estado assegura regularização fundiária para mais de 500 famílias da comunidade Nova Morada, no bairro da Várzea, no Recife


A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (26), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para iniciar a regularização fundiária na comunidade Nova Morada, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. A medida é uma ação do programa Morar Bem Pernambuco e contribuirá para realizar o sonho da casa própria de mais de 500 famílias, atendendo a uma demanda de mais de quatro décadas. A participação da gestão estadual ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que cedeu ao Estado o terreno onde os imóveis da comunidade se encontram, e com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 


“Através do Morar Bem Pernambuco, o primeiro programa de política habitacional de Pernambuco, recebemos da UFRPE o terreno onde essas pessoas moram há mais de 40 anos. Por meio da Perpart, vamos regularizar as casas e entregar o título de propriedade dentro do tempo previsto no acordo de cooperação técnica. Essa luta foi de muita gente e para nós é uma honra e uma alegria ser o instrumento que permitirá às pessoas viverem em paz e com tranquilidade na sua casa. Já entregamos 8 mil escrituras, mas nossa meta é 50 mil”, destacou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.


O pacto firmado entre as instituições prevê a doação da área de 24,15 hectares pertencente à UFRPE e identificada como Gleba 3/Nova Morada Zona 6 para o Estado. Com o acordo de cooperação técnica, a Perpart iniciará a regularização fundiária das casas de 567 famílias residentes em Nova Morada. Ao final do processo, todas receberão gratuitamente o título de propriedade das suas casas.

“Essa demanda existia há décadas e não era atendida. Mas assinamos um acordo de cooperação técnica que viabiliza a Perpart começar a trabalhar aqui para garantir a titulação dessa área para as famílias. Hoje é um dia muito especial e esperado. São 24 hectares que terão regularização fundiária, e vamos reforçar as ações na comunidade para fomentar o desenvolvimento econômico social dessas famílias”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.


Representando as famílias de Nova Morada, Marise da Silva, que vive na comunidade há 10 anos, comemorou o acordo. “É uma vitória muito importante para quem passa pelo medo de ser despejado a qualquer momento ter esse direito garantido. Hoje somos donos da nossa casa, mas não somos donos do nosso chão e o medo sempre permanece. Esse ato hoje nos permitirá dormir sossegados. Se Deus quiser, em breve, todos os moradores daqui terão direito a sua terra e moradia", contou.  


HISTÓRICO - As reivindicações dos moradores de Nova Morada começaram em 2014, junto à UFRPE com o objetivo de legalizar as moradias. Em 2019, as casas chegaram a ser seladas e cadastradas, acompanhadas do memorial descritivo e da identificação dos moradores, que majoritariamente vivem no local há aproximadamente 40 anos. O trabalho, no entanto, não teve continuidade. Já na gestão da governadora Raquel Lyra, a Perpart articulou com a universidade para conseguir uma solução que beneficiasse os moradores da comunidade. O Tribunal de Justiça se somou aos esforços empreendidos. 


"A parceria com o TJPE é para, assim que acontecer a doação da área e ela for registrada no cartório, a gente inicie o processo de cadastramento para regularizar as casas. A Perpart vai escriturar as residências passando para o nome do morador, dentro de um tempo de seis meses a um ano, a depender do trâmite cartorário”, explicou o presidente da Perpart, Francisco Amaral.

"A gente está fazendo a doação definitiva com muitas ações sociais e políticas públicas para a população da Nova Morada. Para a UFRPE, é um momento de muita alegria. Essas pessoas estão aqui há décadas e merecem ter esse título de posse. São gerações e gerações que estão aqui ao nosso redor e fazem parte da nossa história”, declarou a vice-reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria do Socorro Lima, que esteve no evento representando a reitora Maria José de Sena.

O deputado estadual João Paulo participou da agenda e fez um reconhecimento público à iniciativa da gestão estadual. "Vamos comemorar essa vitória, que é a vitória do povo unido, organizado, mas acima de tudo, é a vitória de um governo comprometido com o povo", pontuou. O vereador Davi Muniz também celebrou a ação. "O tempo de angústia para centenas de famílias chegou ao fim porque o processo de regularização fundiária finalmente se tornou realidade. Cada morador poderá dormir tranquilo, sabendo que o seu lar é seu por direito. Um sonho que parecia distante se tornou possível porque houve compromisso político para resolver um problema histórico", enfatizou.

Participaram do ato a juíza Roberta Viana Jardim, representando o TJPE; os secretários executivos da Seduh André Fonseca, Francisco Sena e Pedro Ribeiro; os assessores da Casa Civil de Pernambuco, Doduel Varela e Wilson Filho; o conselheiro tutelar do Detran, Lula Legal; e o representante da Associação da Zona 6, Felipe Vicente.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

O Galo já está de PE [2]


Fotos: Anderson Maia/Galo da Madrugada 

Iza Arruda defende inclusão em discurso no plenário

    
A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) ocupou a tribuna do plenário nesta quarta-feira, 26/2, para destacar sua atuação em defesa das pessoas com deficiência, com ênfase nas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Em seu discurso, a parlamentar reforçou a urgência de políticas públicas que garantam dignidade e igualdade de oportunidades a essas populações. "Ser incomum, ser raro, frequentemente implica ser ignorado e excluído. O Estado precisa enxergar essas pessoas, precisa zelar para que tenham seus direitos respeitados ", declarou.

Durante seu pronunciamento, a parlamentar reforçou a necessidade de garantir direitos fundamentais a essas populações, criticando a exclusão e a falta de assistência adequada. "Meu desejo, como parlamentar, é que esses brasileiros não sejam vistos como detalhe, como exceção, como nota de rodapé. Eles são cidadãos iguais em dignidade a todos os demais e precisam ser tratados dessa forma", afirmou.

Iza Arruda relembrou sua trajetória na Subcomissão de Autismo e Doenças Raras, da qual foi relatora, e ressaltou os avanços conquistados por meio do trabalho legislativo. Um dos destaques foi a sanção da Lei nº 14.992/2024, de sua autoria, que incentiva a inserção de pessoas autistas no mercado de trabalho. "Para a pessoa autista, o trabalho garante mais que um salário: oferece uma rotina estruturada e um ambiente de socialização natural e constante. Saber que, no meu primeiro mandato, conseguimos transformar uma ideia em lei para dar oportunidade a quem não tem ", declarou.

Ao encerrar o pronunciamento, a deputada reafirmou seu compromisso com uma sociedade mais inclusiva. "As pessoas neurodivergentes e aquelas com doenças raras também podem florescer se tiverem acesso ao mesmo carinho e às mesmas oportunidades que tantos de nós tivemos. Essa é a premissa fundamental da minha atuação parlamentar", concluiu.

Galo da Madrugada já está de PE

Governo de Pernambuco amplia Programa do Leite para mais quatro municípios do Sertão do Pajeú


Em dia de entregas pelo Sertão do Pajeú, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (25), a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Leite para os municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Itapetim e São José do Egito. Com essa expansão, o programa passa a atender 29 cidades de Pernambuco, beneficiando diretamente 52 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, com a distribuição de 13 mil litros por dia. 

“Pernambuco voltou a ser o primeiro estado do Nordeste na produção do leite, na força desse segmento da economia. Com o Programa do Leite, nós entregamos alimentos para milhares de pessoas. Chegamos a Carnaíba, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Itapetim. Nessas cidades, vi muitas mulheres com suas crianças que precisam de ajuda, por isso estamos garantindo o alimento. Nós damos a mão aos municípios, agradecemos ao governo federal pela parceria e colocamos comida na mesa de quem mais precisa. É assim que seguiremos trabalhando para desenvolver Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Desde julho de 2024, o Governo do Estado retomou a distribuição do leite pasteurizado do Programa do Leite em parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, com a de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. Até o momento, foi distribuído mais de 1,4 milhão de litros de leite, com um investimento de R$ 12,5 milhões, sendo financiado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Tesouro Estadual.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, enfatizou que o programa reforça a bacia leiteira e o apoio ao pequeno produtor para gerar renda, além de prestar atendimento à população em vulnerabilidade. “O governo dá mais um passo para ativar a bacia leiteira, ajudar o homem do campo e, principalmente, consolidar Pernambuco como o maior produtor de leite do Nordeste. Hoje, Pernambuco se orgulha de ser o maior produtor de leite e está lançando agora mais essas quatro cidades no programa, que já é um grande sucesso", pontuou o titular da pasta.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, parabenizou a iniciativa do Governo de Pernambuco. “Sabemos da importância desse programa contemplando a população que mais precisa. Nós da Amupe agradecemos por todas as ações que têm sido feitas do Cais ao Sertão”, agradeceu o gestor municipal.

Com a iniciativa, o município de São José do Egito vai passar a receber 265 litros de leite por dia. “Quem mais precisa sabe da importância da chegada do PAA Leite ao nosso município. Além do leite, também iremos receber a creche, e isso significa mais dignidade para nossa população”, destacou o prefeito do município, Fredson Brito. Por sua vez, a prefeita de Itapetim, Aline Karina, destacou o atendimento à população vulnerável. “Agora, com o Programa do Leite, 264 mães terão a certeza que todos os dias terão um alimento digno para seu filho”, reforçou.

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, agradeceu pela ação do Governo do Estado. “Um programa tão importante para a população chega ao nosso município. O povo da nossa cidade foi presenteado no dia de hoje”, pontuou. Já o prefeito de Carnaíba, Wamberg Gomes, disse que “é importante o município está se inserindo nesse programa, porque proporciona nutrição para as crianças”.

Atualmente, as famílias beneficiadas pelo PAA Leite estão localizadas em regiões que aderiram ao programa por meio de chamada pública de cooperativas. O leite é adquirido de mais de 350 produtores familiares do Agreste Meridional, Central, Sertão do Moxotó e Pajeú, sendo pasteurizado, embalado e distribuído gratuitamente. A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas coordena a definição do público-alvo, com o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), responsáveis pelo cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Presente no evento, o deputado federal Carlos Veras comentou que programas como o PAA Leite contribuem para o combate à fome no Estado. “Esse é um programa importante, sobretudo para as mães, que agora passam a contar com o apoio dos governos federal e estadual para receber leite todos os dias. Nós temos um compromisso com o povo pernambucano e vamos continuar trabalhando para ajudar a população”, disse.

O deputado estadual Romero Sales Filho também frisou a importância do programa. “A gente vê o cuidado com a primeira infância com essa ampliação do Programa do Leite, com o Mães de Pernambuco e as creches. Toda equipe do governo tem cuidado muito bem das famílias pernambucanas desde o início da gestão”, registrou o parlamentar.

A beneficiária Manuele Vitória, de 20 anos, moradora de São José do Egito, ficou emocionada ao receber o leite acompanhada por sua filha de 10 meses no colo. “Esse programa vai ajudar a baixar a conta para nós, que não temos condições de comprar leite todos os dias. Só uma lata para meu filho custava R$ 40 e já aumentou para R$ 60. Então agradeço muito por esse gesto que nos ajuda tanto”, disse.

*CIDADES BENEFICIADAS* – A entrega já é feita nas cidades de Flores, Triunfo, Serrita, Parnamirim, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Arcoverde, Custódia, Ibimirim, São Caetano, Tacaimbó, Caruaru, Belo Jardim, Manari, Alagoinha, Pesqueira, Tabira, Serra Talhada, Agrestina, Sanharó, Sertânia, São José do Belmonte e Salgueiro. Agora, Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Itapetim e São José do Egito também passam a ser municípios beneficiados.

Também estiveram presentes nas agendas os prefeitos Flávio Marques (Tabira), Gilson Bento (Brejinho) e Pollyanna Abreu (Sertânia); e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; além de vereadores e lideranças políticas da região. 
 
Foto:  Hesíodo Góes/Secom

Pernambucano Gibson Santos brilha e conquista ouro no Campeonato Paraibano de Jiu-Jitsu


O pernambucano *Gibson Santos* fez história no último sábado (22/02), ao conquistar o título de campeão na categoria Master 2, Peso-Pena do Campeonato Paraibano de Jiu-Jitsu 2025. 
Representando a equipe *Nova União*, o atleta mostrou técnica e determinação no tatame do Ginásio "O Ronaldão", em João Pessoa, garantindo o lugar mais alto do pódio.

"Foi uma conquista muito especial. Cada treino e cada sacrifício valeu a pena. Agradeço à minha equipe, aos meus treinadores e a todos que me apoiaram nessa jornada", comemorou *Gibson*, que reforça seu nome entre os principais competidores da modalidade no país e consolida o sucesso de sua parceria com a *Nova União*.

A vitória em solo paraibano soma-se a um currículo já vitorioso e impulsiona o atleta para os próximos desafios do calendário da temporada. Agora, o foco segue nos treinos para as próximas competições, onde *Gibson* promete seguir buscando novos títulos.

Ônibus expressos para o Carnaval têm ponto de embarque e desembarque no RioMar Recife


Os foliões contam com a comodidade de ter o RioMar Recife como ponto de embarque e desembarque dos ônibus expressos que levam os carnavalescos para o Galo da Madrugada, Olinda e Recife Antigo. O ponto de embarque e desembarque é na saída da Diagmax, situado na área externa do estacionamento do RioMar Recife. 

Pela primeira vez, o ônibus expresso para o Recife Antigo vai começar a funcionar na sexta-feira, com deslocamento para a abertura do Carnaval, a partir das 18h. O serviço para o Recife Antigo segue entre sábado (a partir das 18h) a terça-feira de Carnaval (a partir das 15h de domingo a terça). O Expresso Galo, que leva ao Galo da Madrugada, estará disponível no Sábado de Zé Pereira, a partir das 7h. Já a operação para Olinda acontece de sábado (a partir das 8h) a terça-feira (a partir das 9h de domingo a terça).

O valor da pulseira do Expresso Galo e para o Recife Antigo, que dá direito a ida e volta, custa R$ 20 por pessoa. Já o ônibus expresso para Olinda custa R$ 25 por pessoa. Para quem adquirir a pulseira e opte por deixar o veículo no estacionamento do RioMar Recife, o preço terá tarifa de R$ 14, em valor único por 24 horas de estadia, pago exclusivamente no App RioMar Recife.

Horário especial de funcionamento

O RioMar Recife funciona em horário especial durante o Carnaval, desde o Sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas, entre os dias 1º e 5 de março. O horário diferenciado também se estende para a quinta-feira, dia 06 de março, feriado da Data Magna. 

Horário de funcionamento

Sábado (01/03)
• Lojas e quiosques: das 9h às 19h
• Praça de Alimentação e Restaurantes 9h às 19h, das 19h às 21h funcionamento facultativo
• Espaço Gourmet (L1) e Boulevard (L3): 9h às 19h, das 19h às 21h funcionamento facultativo
• 
Domingo (02/03), segunda-feira (03/03) e terça-feira (04/03)
• Lojas e quiosques: das 12h às 20h
• Praça de Alimentação e Restaurantes 12h às 20h
• Espaço Gourmet (L1) e Boulevard (L3): das 12h às 20h
• 
Quarta-feira (05/03)
• Lojas e quiosques das 12h às 22h
• Praça de Alimentação e Restaurantes 12h às 22h
• Espaço Gourmet (L1) e Boulevard (L3): 12h às 22h

*Expresso Cidadão, Correios, Lotérica, Companhia Athletica, Hope, Diagmax, clínicas, Game Station, Vila Trampolim, Cinemark e Teatro Riomar seguem o horário da unidade. 

Quinta-feira (06/03) – Feriado da Data Magna
• 12h às 21h

Shows gratuitos 
Depois do sucesso dos shows de janeiro e fevereiro do RioMar de Folia, a programação de Carnaval do RioMar Recife segue com muita animação durante o Carnaval. Nesta sexta-feira (28/02) e Sábado de Zé Pereira (01/03), haverá apresentação de Orquestra de Frevo a partir das 13h, com trajeto itinerante, seguido de show no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3.

Previsão de Chuvas fortes em Pernambuco


#AVISOMETEOROLÓGICO 

A Apac informa que o Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (Zcit) em associação com um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) favorecem a chuva em parte da região nordeste do Brasil, em Pernambuco há previsão de acumulados entre moderados a forte entre o litoral e o agreste do estado, principalmente a partir da madrugada do dia 27.

Plataforma pernambucana combate fraudes na revenda de ingressos e ganha destaque no mercado


Uma nova plataforma digital tem se consolidado como referência no combate a fraudes na revenda de ingressos para eventos em Pernambuco. Criada por empresários locais, a Skanboo promete mais segurança e transparência para compradores e vendedores, garantindo a autenticidade das entradas e reduzindo os riscos de golpes.

O diferencial do serviço está na validação de cada ingresso comercializado. Apenas eventos parceiros têm suas entradas disponibilizadas na plataforma, o que elimina a possibilidade de falsificação e assegura transações seguras.

A Skanboo já está em operação no Carnaval de Pernambuco, sendo utilizada na venda de ingressos para eventos de grande porte, como o Carnaval Boa Viagem, o Camarote Marco Zero e o Balança Rolha. A proposta é facilitar o acesso do público a festividades populares, oferecendo um processo de compra ágil e confiável.

Com uma interface intuitiva e de fácil navegação, a plataforma se apresenta como uma alternativa segura tanto para quem deseja adquirir ingressos quanto para quem precisa revendê-los.

Mais informações estão disponíveis no site oficial (www.skanboo.com.br) e no perfil do Instagram (@skanboo).

Cuidados com o corpo para aproveitar o Carnaval longe de lesões


Com a chegada do Carnaval, que este ano acontece do dia 1º ao dia 4 de março, a expectativa de aproveitar o período aumenta em todos os foliões. Para garantir que todos possam se divertir sem nenhum transtorno, Felipe Fragoso, ortopedista da Hapvida, afirma que alguns cuidados são necessários para aproveitar as festas com segurança.

Segundo o especialista, o uso apropriado de sapatos pode assegurar uma folia tranquila e sem preocupações. “É importante que sempre utilize calçados fechados, com palmilhas em bom estado de uso, pois elas servem para amortecer, dar estabilidade e trazer conforto. Opte por sapatos com tecidos leves e respiráveis, isso ajuda a evitar calor e acúmulo de suor. O uso de antisséptico também é recomendado, já que evita a umidade e, consequentemente, a proliferação bacteriana” explica o ortopedista.

*Atenção à escolha* – Para quem prefere aproveitar a folia em camarotes, o especialista ressalta que o uso de salto alto é liberado, embora não seja apropriado. Mas, caso seja imprescindível, a foliã deve estar atenta para evitar lesões e fraturas. Fragoso recomenda conferir se o chão é linear e não tem nenhuma elevação. É importante ainda garantir que o camarote não esteja superlotado, com aglomeração excessiva, para evitar esbarrões, pisadas no pé e torções. “O consumo moderado de álcool também é importante para que a pessoa evite perder o equilíbrio, levando a tropeços e escorregões”.

Pessoas idosas também podem usar salto alto no Carnaval, mas precisam de cuidado com o tipo de calçado, pois o mau uso pode ocasionar complicações, principalmente se já tiver problemas como joanete, dificuldade de mobilidade, artrite, artrose ou dor crônica. O especialista sugere o uso de saltos do tipo anabela, que além de proporcionar conforto, é indicado para quem tem fascite plantar, uma inflamação na planta do pé.

Responsáveis por crianças também devem se atentar aos cuidados com os pequenos na hora da folia. A recomendação médica é que utilizem sapatos fechados ou tênis para prevenir acidentes ou lesões. Calçados novos não são indicados, pois podem ser desconfortáveis e causar bolhas. Também é contraindicado aqueles com costuras internas para não machucar os pés da criança.

Ao chegar em casa, os cuidados devem continuar. Após a folia, recomenda-se colocar os pés em um balde de água quente durante cerca de 20 minutos, podendo acrescentar sais ou óleos relaxantes, como lavanda, por exemplo. Feito isso, é importante colocar os pés em uma posição elevada, para ajudar na circulação sanguínea e evitar inchaços.

*Atividades físicas* – Também é indicado se preparar fisicamente para enfrentar o Carnaval, pois é necessária muita resistência física para aproveitar os quatro dias de folia. O ortopedista orienta que o alongamento é essencial para manter um bom condicionamento físico durante toda a festa. “Exercícios de alongamento para os braços, pescoço e pernas vai ajudar a curtir a festa da melhor forma. É recomendado que a pessoa sempre alongue bem as articulações por aproximadamente um minuto e repita por dez vezes em cada parte do corpo”, destaca.

O especialista ainda reforça que o maior índice de acidentes acontece em crianças, idosos e pessoas sedentárias. “Os músculos que não estão em constante movimento sofrem quando são colocados em situação de esforço extremo, como longas caminhadas e horas em pé durante o percurso do bloco. Esses músculos são sobrecarregados e podem lesionar alguns tendões”, alerta. Fragoso ressalta que manter uma rotina de atividades físicas durante o ano inteiro vale não somente no período carnavalesco, mas por toda uma vida.

Especialista da Hapvida dá dicas de como evitar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Carnaval


O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano. Em 2025, com feriado prolongado devido à Data Magna (6), serão seis dias de blocos carnavalescos, shows e muita diversão. A folia, no entanto, requer muita atenção à saúde, especialmente em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os diagnósticos de sífilis, por exemplo, apresentaram uma alta alarmante nos últimos anos. Com base em informações atualizadas em 22 de agosto de 2024, a taxa da doença adquirida passou de 77,5% para 123,5% em comparação ao mesmo período de 2023. 

Marcela Marinho, infectologista da Hapvida, diz que, para aproveitar a festa de forma segura, as pessoas devem evitar se expor a comportamentos de risco. “O uso de preservativo durante as relações sexuais é o método mais eficaz na prevenção de transmissões de ISTs como HIV, sífilis, gonorreia e HPV”, explica. 

Em paralelo, a especialista alerta que a camisinha também reduz a disseminação de hepatite B e C, além de prevenir uma gravidez indesejada. 

Muitas ISTs podem ser assintomáticas, o que significa que uma pessoa pode estar transmitindo uma infecção sem saber. A infectologista recomenda fazer exames de saúde periodicamente, especialmente quem leva uma vida sexual ativa. Segundo ela, a medida pode facilitar a identificação e o tratamento. 

Entretanto, a prevenção não se limita ao uso do preservativo. A médica alerta sobre a importância de buscar orientação caso haja algum sintoma suspeito, como secreções anormais, ardor ao urinar ou feridas genitais. “Algumas ISTs, quando tratadas corretamente, podem ser controladas e curadas. Mas é necessário que as pessoas busquem o médico o quanto antes”, reforça.

Carnaval no Litoral Sul de PE: Pedágio mais ágil para os motoristas


Os motoristas que seguem para o Litoral Sul de Pernambuco neste Carnaval contarão com operações especiais para garantir mais fluidez no tráfego. As rodovias Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico terão estratégias para otimizar a circulação nos dias de maior movimento. Para evitar filas, a recomendação é utilizar cartão por aproximação ou a pista automática (TAG), garantindo uma passagem mais rápida. Com diversas opções disponíveis no mercado, o usuário pode escolher a TAG que melhor se adapta à sua rotina.

Como incentivo, quem ainda não possui a TAG Sem Parar pode aproveitar uma promoção exclusiva: ao pagar apenas uma mensalidade, fica isento da taxa do serviço por 12 meses (oferta válida até 10 de março de 2025). Além de agilizar a passagem nos pedágios, a TAG pode ser utilizada em drive-thrus e shoppings, como o Recife, RioMar, Costa Dourada e Guararapes. O serviço pode ser ativado diretamente nas praças de pedágio, a qualquer hora do dia.

Camarote Galo Summer completa 10 anos

 

O camarote mais charmoso do Galo da Madrugada, o Galo Summer, está nos ajustes finais para receber os foliões no Sábado de Zé Pereira e celebrar seus 10 anos de fundação. Com ambiente climatizado, calçada Vip e vista panorâmica, o Galo Summer vai oferecer o que há de melhor no quesito estrutura para quem quer brincar o Galo com tranquilidade e segurança.

Os últimos ingressos ainda estão à venda e darão direito a open bar premium, além de um café da manhã, mesa de frios e salgados e uma deliciosa feijoada para garantir a animação do público. Entre as atrações do camarote que fica na Rua Imperial estão Valdinho Paes, Faringes da Paixão e Pedrão da Hora. Para comprar seu ingresso fale com a organização pelo Whatsapp (81) 99877.9925.




Camarote Galo Rei traz brega Pernambucano na programação para atrair os foliões

 

O Camarote Galo Rei promete mais um ano de festa inesquecível no Galo da Madrugada, trazendo atrações de peso para animar os foliões. Em 2025, o espaço contará com o ritmo envolvente da banda Sedutora cantando os maiores sucessos e o romantismo marcante da Banda Labaredas, garantindo uma trilha sonora que vai do brega ao frevo e não deixará ninguém parado. Com uma estrutura completa, vista privilegiada e muito conforto, o Camarote Galo Rei se consolida como um dos espaços mais disputados do maior bloco do mundo. Prepare-se para viver a folia com animação, segurança e grandes shows! O ingresso está no valor de R$320 reais individual e R$560 a casadinha, o que dá direto ao café da manhã e open bar durante todo o dia. As vendas estão sendo realizadas no ingresso prime.

Carnaval 2025: Prefeitura do Recife enfrenta o trabalho infantil e acolhe crianças e adolescentes

 

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome está ampliando as suas ações de enfrentamento ao trabalho infantil e de acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade para atender às demandas do Carnaval do Recife 2025. Com equipes itinerantes percorrendo áreas estratégicas da cidade e espaços de proteção, a Prefeitura do Recife busca não apenas coibir violações de direitos, mas também sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social e da proteção integral de crianças e adolescentes.

EQUIPES ITINERANTES - Para fortalecer o compromisso do Recife com a erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, está intensificando as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) durante as prévias carnavalescas e ao longo do Carnaval 2025. As equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores sociais, iniciaram as atividades no dia 14 de fevereiro, atuando em pontos estratégicos como o centro da cidade, a Orla de Boa Viagem, além de bailes e bares, das 18h à 0h. A ação continuou nos dias 15, 16, 21, 22 e 23 de fevereiro, e seguirá durante o período oficial do Carnaval, a partir de 27 de fevereiro.

As equipes orientam os foliões a discar 100 e denunciar. O número 100 é da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Para a realização do trabalho, serão necessários cerca de 180 servidores vinculados às equipes da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife.

ESPAÇOS DE PROTEÇÃO - Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes, que estejam em situação de vulnerabilidade ou trabalho infantil durante o Carnaval 2025, a Prefeitura do Recife vai montar Espaços de Proteção coordenados por profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Nos arredores dos polos de Carnaval do Recife, na Orla de Boa Viagem, perto de bailes carnavalescos e bares, os profissionais vão atuar para identificar situações de violação de direitos e encaminhar as crianças e adolescentes para esses espaços.

Na Creche Escola Municipal Ana Rosa Falcão de Carvalho, no bairro Santo Amaro, haverá um espaço de proteção que funcionará a partir da quinta-feira (27), em horário integral, até a quarta-feira (5), atendendo quem tem entre 0 e 13 anos. No sábado (1º), durante o Galo da Madrugada, mais um espaço de proteção será montado no Centro Municipal de Educação Infantil Sérgio Loreto, na Rua do Muniz, S/N, bairro de São José, das 7h às 19h, beneficiando também quem tem entre 0 e 13 anos. O Polo do Ibura também contará com um Espaço de Proteção, que será disponibilizado no Campo de Areia do Ibura, do sábado (1º) à terça-feira (4), das 18h à 0h, para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 13 anos.

Os Espaços de Proteção dos bairros Santo Amaro e São José terão capacidade para acolher até 50 crianças e adolescentes em vulnerabilidade, proporcionando alimentação e atividades lúdicas. Já o do Ibura disponibilizará 30 vagas. As situações mais críticas identificadas pelo Serviço de Abordagem (Seas) serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), a depender do perfil, para acompanhamento das famílias, viabilizando o acesso às políticas públicas de proteção e promoção social.

CASA DO PEQUENO FOLIÃO - Pelo terceiro ano, a Casa do Pequeno Folião acolherá, durante os dias de folia, os filhos de trabalhadores informais que atuam no Bairro do Recife durante o Carnaval. O espaço funcionará na Creche Municipal Nossa Senhora do Pilar e vai garantir acolhimento temporário para as crianças com idades entre 0 e 6 anos, desde a abertura do Carnaval (27) até a Quarta-feira de Cinzas (5). Além da dormida, os filhos dos trabalhadores farão todas as refeições no local e participarão de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer.

As crianças serão acompanhadas por uma equipe diversa de profissionais das áreas da assistência social, educação e saúde. A Casa do Pequeno Folião foi uma iniciativa inédita lançada pela Prefeitura do Recife em 2023 para acolher até 50 crianças filhas dos trabalhadores informais que atuam no Carnaval do Recife.

Prefeito Eduardo Batista: “Arrumamos a casa, aceleramos as obras e vamos fazer muito mais”


Após assumir a Prefeitura de Goiana em um cenário de apagão administrativo, o prefeito Eduardo Batista está pronto para disputar as eleições suplementares do município, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o próximo dia 4 de maio. Filho de Goiana e com mais de 30 anos de experiência em gestão e na vida pública, Batista diz estar “preparado e testado” para continuar conduzindo o município com responsabilidade e compromisso.

No comando da prefeitura desde o dia 1º de janeiro, após ser eleito presidente da Câmara Municipal, Batista não contou com um período de transição, que foi negado pela gestão anterior, e encontrou uma administração sem memória, registros apagados e contratos essenciais vencidos ou desaparecidos. Ainda assim, organizou a equipe de secretários, convocou os fornecedores e as empresas responsáveis pelas obras para garantir que nenhum serviço essencial fosse interrompido, para retomar as obras paradas e acelerar as que vinham em ritmo lento, promovendo uma gestão eficiente e comprometida com os cidadãos.

"Goiana merece ter uma eleição de verdade e não uma eleição de mentira, como a que tivemos, onde o ex-prefeito sabia que não poderia assumir e ainda assim traiu a confiança de todos, principalmente da população. Agora, isso é passado. Temos que olhar para frente, com o coração leve. Não podemos escolher qualquer um. Goiana precisa eleger um prefeito que já tem experiência e sabe fazer, porque já fez muito", declarou Batista.

As eleições suplementares foram convocadas após a cassação do ex-prefeito Eduardo Honório e sua vice, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi tomada porque o TSE entendeu que a candidatura de Honório configurava um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela legislação eleitoral, tornando necessária a realização de um novo pleito para definir a administração municipal.

Nos primeiros dois meses de governo, Batista já realizou feitos importantes, como o reajuste do salário dos servidores, pago ainda na folha de janeiro. Além disso, organizou em tempo recorde o Verão Goiana, evento que projetou o litoral norte do estado para todo o país, e estruturou o Carnaval, que acontecerá nos próximos dias.

A gestão também avançou na execução de obras e autorizou novas ordens de serviço, incluindo a Praça do Dendê, em Atapuz, o Pátio da Feira em Flexeiras, a pavimentação do Loteamento do Sítio, em Ponta de Pedras, a ampliação do Cemitério no distrito de São Lourenço, além de atender demandas urgentes, como o suporte às famílias afetadas pelas chuvas recentes na região do Baldo do Rio e buscou soluções para a implementação de demandas antigas da população, a exemplo da Central de Hemodiálise e da Casa Azul, centro de acolhimento para crianças atípicas.

Com um governo testado e aprovado pela população, Batista reafirma sua capacidade de liderança e sua disposição para disputar a eleição suplementar de maio, garantindo que Goiana continue avançando com gestão responsável e comprometida com o bem-estar da população.

Sam Silva e Fervo Produções firmam parceria para ampliar a música da Zona da Mata Pernambucana


A artista, produtora musical e técnica de áudio Sam Silva acaba de firmar uma parceria estratégica com a Fervo Produções, empresa que atua como selo musical e editora. O objetivo do acordo é expandir o alcance da música da Zona da Mata Pernambucana, conectando sua sonoridade a novos públicos dentro e fora do estado.

A iniciativa busca fortalecer a cena musical da região, facilitando processos técnicos e criativos para artistas locais. Sam Silva, que já desenvolve um trabalho ligado às raízes da cultura pernambucana, destaca a importância desse passo para a valorização da produção independente. "Esse é um movimento importante não só para mim, mas para todos os artistas que vêm da nossa região e encontram desafios em furar as bolhas do mercado musical", afirma a artista.

Apoio técnico e jurídico

Com a Fervo Produções, Sam Silva terá suporte em edição, licenciamento e distribuição digital, garantindo que suas músicas cheguem a plataformas como Spotify e YouTube de forma profissional. Além disso, a empresa oferecerá assessoria jurídica e editoração de áudio, permitindo que a artista foque na criação musical sem os entraves burocráticos da indústria.

"Queremos que a música da Zona da Mata não só chegue a outras regiões, mas que também seja valorizada em sua complexidade", explica Diego Techera, representante da Fervo Produções. Segundo ele, a parceria pretende dar visibilidade ao movimento cultural da região, que, apesar de sua riqueza, ainda encontra dificuldades para alcançar o grande público.

Mais do que música

Durante a reunião que selou a parceria, também surgiram conversas sobre futuras colaborações em outras linguagens artísticas, ampliando o escopo do projeto. A ideia é que a parceria vá além da música, abraçando manifestações culturais diversas e promovendo a identidade da Zona da Mata em um contexto mais amplo.

Com esse novo capítulo em sua trajetória, Sam Silva reforça seu compromisso com a cena independente e com a valorização da cultura pernambucana. "A Zona da Mata é berço de uma cultura riquíssima, mas muitas produções não conseguem chegar a outras regiões do Brasil. Essa parceria é um passo para mudar esse cenário", ressalta a artista.

A colaboração entre Sam Silva e Fervo Produções promete abrir caminhos para que artistas da região tenham suas vozes amplificadas, garantindo que a música da Zona da Mata ecoe para além dos canaviais, sem perder suas raízes e sua autenticidade.

Ubuntu celebra a cultura negra e abre os caminhos para o Carnaval do Recife


Em uma cidade que valoriza suas raízes africanas e sua herança cultural, a participação das agremiações no Carnaval cresce a cada ano, levando às ruas a alegria e a energia dos terreiros de candomblé. A sexta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro reunirá 29 grupos de afoxé, que, por meio da dança, da música, das cores e do axé, pedem as bênçãos dos Orixás para a festa.

Idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá e proprietária do restaurante Altar Cozinha Ancestral, o Projeto Ubuntu nasceu em parceria com integrantes do Comitê dos Afoxés do Recife, formado por Marcos Silva, Jorge Féo e Dario Júnior, que também assumem a direção artística e religiosa da cerimônia. O evento homenageia aqueles que seguem na luta pela valorização da cultura negra e os que deixaram um legado na preservação das tradições afro-brasileiras.

Pelo sexto ano, o Ubuntu integra a programação oficial do Carnaval do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife. A tradicional lavagem da Avenida Rio Branco com as águas de Oxalá acontecerá no dia 26 de fevereiro (quarta feira), convidando todos que estiverem no Bairro do Recife a participarem desse momento de fé e celebração.

Após a preparação do banho de ervas, ocorrido no início da manha de hoje, à tarde, os grupos de afoxé se reúnem para a lavagem da Avenida Rio Branco, conduzindo os foliões em um ritual de purificação até o Marco Zero. O evento contará com uma apresentação especial da cantora Virgínia Rodrigues com o violonista Léo Mendes e o grupo Edun Ara Sango, e cada afoxé entoará cânticos em reverência aos Orixás.

Além da celebração espiritual, o Ubuntu destaca a conexão entre a cultura afro-religiosa e a preservação ambiental. "O Ubuntu é um momento de união das casas de axé por meio do candomblé de rua, que são os afoxés. Este ano, reforçamos a importância da ecologia, pois cuidar da natureza é também cuidar dos nossos Orixás", explica Mãe Carmem Virgínia, uma das idealizadoras do evento.


Os ogãs, músicos dos terreiros das diversas nações das religiões de matriz africana, marcam o ritmo que faz as saias girarem, evocando proteção e boas energias para os dias de folia. As crianças, conhecidas como erês, também terão um papel especial, encantando o público e resgatando a pureza e a alegria do Carnaval.

Os cânticos entoados durante a cerimônia seguem o ritmo ijexá e são cantados em iorubá, exaltando entidades como Iemanjá, Exu, Oxóssi, Xangô, Ogum, Nanã, Oxum e Iansã.

*Ritual e celebração no Marco Zero -* O trajeto da Avenida Rio Branco até o Marco Zero é marcado por um ritual de purificação, onde os participantes recebem um banho de ervas sagradas, chamado amaci (omíeró). A mistura de água com ewé (folhas sagradas) é preparada por ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés, reforçando a energia de proteção e renovação.


Conhecido como o "candomblé de rua", o afoxé é uma das expressões mais marcantes da cultura africana e um símbolo da resistência negra no Brasil. Incorporado ao Carnaval do Recife, ele transforma as ruas em um grande terreiro, onde a percussão, as cores dos Orixás e a dança celebram a ancestralidade e a diversidade cultural.

Ao entardecer, o Ubuntu se torna um espetáculo vibrante, repleto de fé, música e tradição, convidando todos a celebrarem a vida e a cultura negra. A festa se conecta a outra grande apresentação: o Tumaraca, que acontece no palco do Marco Zero, consolidando o Carnaval do Recife como um dos maiores palcos da cultura afro-brasileira. "O Ubuntu não é apenas uma celebração, é um chamado à resistência, à fé e à ancestralidade. Quando os afoxés tomam as ruas, é a história do nosso povo que ecoa em cada toque de tambor, em cada corpo que dança. Convidamos todos a estarem conosco nesse grande ato de força, união e axé, abrindo os caminhos para um Carnaval que honra a cultura negra e suas raízes", convida Carmem Virginia.