sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Caruaru: Abertas as inscrições para curso de libras direcionado a profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Coordenação de Educação em Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), está com inscrições abertas para o curso “LIBRAS: Atendimento Bilíngue como Exemplo, Respeito e Dignidade para da Cidadania”.

Os interessados devem se inscrever através do site da Secretaria de Saúde e preencher o formulário no link:https://goo.gl/forms/xM3BT6oW3CjDMK9E3 , no período de 14/01 à 01/02/2019. Serão oferecidas 45 vagas. O curso terá 60h, com aulas uma vez por semana, das 19h às 22h e deve durar de fevereiro a maio.

O curso de libras é voltado para os profissionais de Saúde da rede municipal, considerando a importância deles estarem preparados para atuar de forma a garantir um atendimento digno e de qualidade da saúde da população.

“É necessário que as equipes de saúde possuam profissionais capacitados para atender as necessidades de todas as pessoas, incluindo as que tem algum tipo de deficiência. Nosso objetivo também é humanizar ainda mais o nosso atendimento”, explicou a coordenadora de Educação em Saúde, Suellen Silva.

Imprensa Caruaru

Museu da Cidade do Recife homenageia Frei Caneca

Em homenagem ao aniversário de morte de Frei Caneca, um dos principais líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, o Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas, promoverá uma série de atividades culturais no próximo domingo (13). Caminhada, música e poesia compõem a programação que também celebrará o aniversário do Museu que completa 37 anos no próximo dia 14.

Logo cedo, às 9h, o Olha! Recife a pé vai levar os seus participantes da Praça do Arsenal para alguns locais marcantes da história de Frei Caneca. O grupo terminará a caminhada no Museu da Cidade do Recife para acompanhar toda a programação.

Às 10h30, o músico Múcio Callou vai interpretar um trecho do seu Suíte 1817, sinfonia com composições inspiradas nos acontecimentos libertários do ano. Em seguida, Bernadete Bruto e João Victor Vasconcelos apresentam recital poético sobre a poesia de Audálio Alves, entre outros temas. 

A programação seguirá com o corte do bolo pelo aniversário do Museu da Cidade do Recife. A celebração à memória de Caneca será encerrada diante do busto do frei, com flores que serão colocadas na peça após um cortejo.

Frei Caneca - Frei Joaquim do Amor Divino Caneca nasceu no Recife, no dia 20 de agosto de 1779. Em 1796, aos 17 anos, tomou o hábito carmelita e aos 22, ordenou-se padre. Considerado um dos grandes pensadores literários no momento da Independência brasileira, foi também professor de retórica e geometria e depois de filosofia racional e moral, em Pernambuco e Alagoas. Em 1817, Frei Caneca esteve entre os líderes da Revolução Republicana em Pernambuco. Com o fracasso do movimento, acabou detido e enviado para Salvador, sendo libertado em 1821 pelo movimento constitucionalista de Portugal. Frei Caneca também foi um dos chefes da Confederação do Equador. Em 13 de janeiro de 1825, acabou executado no Forte das Cinco Pontas.


Imprensa Recife
Foto Andréa Rego Barros


Obras na BR 101 devem ser retomadas amanhã (12)

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco informa que as obras no trecho da BR 101 que corta o Recife serão retomadas neste sábado (12). Dos 30,7 Km de trecho da BR 101, cerca de 20 km já tiveram seus serviços concluídos. A pista principal do trecho entre a UFPE e o bairro do Ibura deve ser concluída até o final do mês de fevereiro.

Moradores da região promoveram um protesto na manhã de hoje exatamente pela retomada das obras de reforma da estrada. Na madrugada da última quarta-feira (09), o motorista Rafael de Lima Silva, 28 anos, sofreu um acidente ao colidir com uma das colunas da passarela. Preso nas ferragens, ainda foi socorrido no local pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, mas morreu devido à grave perda de sangue.

Com informações da TV Jornal e da Imprensa da Secretaria de Infra-estrutura PE

Rapper LGBT portorriquenho assassinado a tiros

A morte foi confirmada pelo seu agente, Eduardo Rodriguez, que em comunicado descreve Kevin como “uma alma artística” e diz estar “sem palavras para descrever o que estamos a sentir e a dor que nos causa saber que uma pessoa com tantos sonhos tem de partir. Devemos todos unir-nos nestes tempos difíceis e pedir por paz para o nosso amado Porto Rico”.

As autoridades estão a investigar o crime, e procuram agora por um suspeito visto a abandonar a cena do crime numa mota. Ainda não é claro o que terá motivado o assassinato. Sabe-se, apesar disso, que o rapper já tinha sido atacado anteriormente devido à sua homossexualidade.

O rapper lançou o seu single de estreia em 2018, intitulado “Soy Asi”, que já conta com mais de meio milhão de visualizações no Youtube.

Só este ano foram mortas 22 pessoas em Porto Rico, um país que tem visto a taxa de criminalidade aumentar nas últimas semanas, no que as autoridades descrevem como uma “crise de violência”.

SIC Notícias (Portugal)

Surfista Atalanta Batista é pentacampeã!

Pernambuco iniciou 2019 com uma conquista no surf nacional. A responsável mais uma vez é a agora pentacampeã brasileira Atalanta Batista. Com o apoio da torcida, a vitória veio nas águas de Porto de Galinhas e na categoria que a consagrou como uma das maiores do mundo, a longboard. 

A atleta é campeã sul-americana e recentemente foi protagonista da série “Remando para a Vitória”, do Canal OFF. Atalanta começou a surfar no início de 2010, sendo já no início campeã nacional. Resultado que obteve ainda em 2011, 2012 e 2013. Dominando a categoria. 

Outras categorias - No Profissional masculino venceu o paulista Wenderson Biludo, tendo o capixaba Alexandre Escobar de vice. Na Open, o carioca Jeferson Silva saiu vitorioso; enquanto no Master o título foi para Sergipe com Robson "Siri" Fraga. A Legends foi para o Ceará com a vitória de Marcelo "Bibita" Ferro.
.

14ª feira de negócios Super Mix será em setembro

Foto: Ademir Silva
Logo que a Super Mix se encerra, as expectativas se voltam para a próxima edição. E para atender ao apelo das empresas expositoras, a organização se antecipa e coloca à disposição o mapa com os espaços disponíveis para que as empresas interessadas possam garantir já a sua vaga. 

O tema e a data da 14ª edição da feira de negócios já foram definidos: será dos dias 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, tendo como mote “Agentes de distribuição e o novo varejo”. Em 2018, a feira contou com mais de 120 expositores e recebeu mais de 22 mil pessoas durante os três dias de evento.

A mudança comportamental do consumidor tem sido um catalisador para o varejo. Cada vez mais exigentes, os clientes querem marcas que não apenas ofereçam bons serviços e produtos, mas apoiem suas ideias e estilos de vida. Isso tem ficado cada vez mais evidente nas transformações do mercado econômico brasileiro e, mais especificamente, do pernambucano. O espaço ainda é de experimentação e os atacadistas distribuidores e varejistas buscam se adaptar e conhecer novos caminhos que podem trazer retorno para os seus negócios. É esta discussão que será levantada na próxima feira. 

A coordenadora da Super Mix, Paula Valéria, destaca que os agentes de distribuição precisam estar especialmente atentos para os movimentos gerados pelo mercado. “Estamos em um momento de transição. As lojas já não têm mais estoque, são cada vez menores e se tornaram espaços de conveniência, oferecendo produtos e serviços do mais variados segmentos. As pessoas compram para o dia ou para a semana, não mais feiras mensais. Os clientes são o centro de tudo e a tecnologia uma agente de metamorfoses constantes nos ambientes de consumo. Quem estiver atendo a isso sai na frente”, ressalta. 

Espaço garantido - De olho nessas tendências, 25 importantes empresas de várias partes do País já reservaram espaço no evento, a exemplo da Compex, que este ano foi patrocinadora diamante. “Os expositores da feira são nosso público-alvo e podem ser clientes ou futuros clientes, desta forma, então atingimos quem queremos atingir de uma maneira muito satisfatória”, explica Meire Moreira, gerente de marketing da Compex. 

Outros expositores que já garantiram seus espaços na 14ª edição são Cadan, Cardeal, Capricche, Iacil, Remix, Compare, Tony, Ondunorte, Prossegur, São Braz, VR Software, M. Dias Branco, EBA, Vitamassa e G-Light. 

“A Super Mix tem evoluído muito, em todos os sentidos. Não só mais pessoas estão interessadas em participar e conferir as novidades, como temos trazido palestras e capacitações sobre temas de importância para o varejistas e atacadistas distribuidores que têm atraído o público. Nas questões estruturais, a planta da feira é a cada ano mais inclusiva e intuitiva, assim, os visitantes podem passar por todos os estandes e aproveitar bem a feira”, explica o presidente da Aspa, José Luiz Torres. 

“Eu vejo como um dos maiores destaques da Super Mix a promoção do compartilhamento entre os empresários, essa troca de experiências e informações que são elos importantes para se alcançar cada vez mais qualidade na prestação de serviço. Em 2019, nossa expectativa é que a feira traga ainda mais temas importantes para o segmento, sobre o comportamento do consumidor e também as novas tecnologias disponíveis para o setor. Sem dúvida, essa união entre todos os entes da cadeia do abastecimento só promove um varejo melhor para o nosso cliente”, destaca o presidente da Apes, Edivaldo Santos. 

Os interessados em reservar espaço para a 14ª Super Mix podem entrar em contato pelos e-mails paulavaleria@spv.com.br ou feirasupermix@aspa.com.br e pelo telefone (81) 9 9621-7568. A promoção da feira é da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes). 

Especialista alerta sobre os cuidados com os olhos no verão

Cuidados com a pele e cabelo são redobrados com a chegada e no decorrer do verão, porém existe também outra parte do corpo que é necessária uma alerta especial na estação mais quente do ano, os olhos. Nessa época, a incidência de raios ultravioleta é mais intensa e a prática de atividades pode ser propícia no comprometimento da saúde ocular.

Quando os olhos ficam expostos exageradamente ao sol, durante muito tempo, pode acarretar no desenvolvimento de doenças como catarata e câncer. E, em curto prazo, as queimaduras e inflamações na córnea também são indicativas que os raios solares estão prejudicando a saúde dos olhos.

“Do mesmo jeito que a pele e o cabelo sofrem com a superexposição ao sol, o olho também corre risco. São condições que vão desde a alteração na superfície do olho gerando o pterígio, conhecido como ‘carne crescida’, até danos nas retinas”, informa o médico oftalmologista e vice-diretor da Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco (SOPE), Bernardo Cavalcanti.

É importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos não só durante o verão, considerando que os raios ultravioleta estão presentes ao longo do ano todo com maior ou menor intensidade. Além disso, outro ponto a ser lembrando é que no verão também ocorrem às férias escolares, o que deixa os pais em estado de alerta com seus filhos.

O especialista explica que são necessários cuidados com as brincadeiras e práticas de esportes para que haja o mínimo de segurança, pois tudo está propenso a acidentes nos olhos. “Um exemplo é que se houver uma queimadura nos olhos por causa de produtos químicos, a principal conduta é lavar com água mineral; depois procurar uma unidade de saúde”, descreve Dr. Bernardo.

O médico dá dicas para aproveitar o verão sem descuidar da visão. “Os cuidados nesse período não são superlativos, mas é recomendável que as pessoas não exponham os olhos diretamente ao sol. Além disso, usar boné, tentar achar um lugar de sombra e óculos escuros ajuda muito. Mas no caso dos óculos escuros, é preciso que haja a consciência de não usar um pirata porque irá prejudicar muito mais do que ajudar”, diz o médico.

Segundo a Associação das Óticas de Pernambuco (ÁÓTICASPE), o consumidor precisa ficar atento na compra de seus óculos escuros para que não sejam enganados ou comprem uma lente mais barata, sem garantia de qualidade. A AÓTICAS adverte que o uso de óculos de sol clandestino pode prejudicar a saúde ocular uma vez que as lentes são de plástico. Ou seja, mesmo as lentes sendo escuras elas conseguem dilatar a pupila do olho gerando maior abertura para os raios ultravioleta. Além disso, a associação adverte que a compra de produtos falsificados é crime.