terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Projeto busca solução hídrica para aldeias yanomami no Amazonas

 

Depois de identificar a relação entre desnutrição e consumo de água em condições impróprias em duas comunidades yanomami, uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalha agora por solução que seja apropriada para os povos indígenas, dentro de seu contexto social e cultural.

O trabalho que envolve cientistas de diversas especialidades, como biólogos, engenheiros sanitaristas e médicos, contou, neste ano, com visita técnica a duas aldeias na Terra Indígena Yanomami Maturacá, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Os pesquisadores coletaram amostras da água consumida pelos indígenas nos rios, poços e sistemas pluviais, além de peixes dos arredores, e conduzirão um trabalho educativo e de discussão para que as aldeias possam melhorar sua estrutura de saneamento.

O engenheiro sanitarista Alexandre Pessoa, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), é um dos integrantes do grupo. Ele relatou que uma queixa frequente dos indígenas é que as soluções para problemas de seu cotidiano muitas vezes chegam de fora, sem considerar seus hábitos, e acabam se tornando incompreendidas pelas aldeias.

"No diálogo com os indígenas, estamos fazendo análises da qualidade da água para que, a partir de uma abordagem de educação popular, considerando a interculturalidade e o modo de vida, possamos apresentar soluções devidamente apropriadas", disse Pessoa. "Para haver aceitação, não pode ser uma solução verticalizada, de cima para baixo. Haverá novas visitas para apresentar alternativas e troca de conhecimento sobre o território, que obviamente eles conhecem mais."

Desnutrição crônica e aguda - O ponto de partida do trabalho foi o levantamento feito pelo médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) Paulo Basta, que, entre 2018 e 2019, investigou a saúde alimentar das crianças menores de cinco anos em duas regiões da terra Yanomami: Awaris, no extremo norte de Roraima, e Maturacá, no Amazonas.

O estudo mostrou que 81,2% das crianças observadas tinham baixa estatura para a idade, um indicador de desnutrição crônica; 48,5% tinham baixo peso para a idade, o que aponta para desnutrição aguda; e 67,8% estavam anêmicas. O médico é o coordenador do trabalho realizado agora, que tem a qualidade da água como uma de suas prioridades.

"Foi um conjunto enorme de informações que a gente conseguiu levantar, e a ausência de água potável para as famílias consumirem emergiu com força como um determinante nos casos de diarreia infantil, desidratação e, consequentemente, dos casos de desnutrição", disse Basta, em texto publicado pela Agência Fiocruz de Notícias.

"A partir do reconhecimento do problema, elaboramos um relatório técnico, que foi devolvido para a comunidade. Fizemos uma cerimônia devolutiva, explicamos resumidamente os resultados, publicamos ativos científicos com os principais dados. Depois, entramos em uma missão de captar recursos para tentar levar alguma solução".

Alexandre Pessoa explicou que a segunda etapa do trabalho, que é a construção de soluções, deve se estender até o ano que vem, e beneficiar cerca de 1,5 mil habitantes nas aldeias. O engenheiro sanitarista defende uma vigilância em saúde, por parte do Estado, que colabore com a vigilância indígena do território, para que haja uma proteção maior contra ameaças à saúde, como o garimpo.

Diferenças - "A situação de cada aldeia é distinta. A situação do Amazonas não é a mesma de Roraima, onde houve um colapso sanitário e humanitário. Nas aldeias que nós vimos, existe um problema sanitário, existe uma série de deficiências. Mas observamos que está havendo um fortalecimento da Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena], do DSEI [Distrito Sanitário Especial Indígena] no sentido de resolver esses problemas, que não são recentes, mas que foram muito agudizados durante o governo Bolsonaro".

O engenheiro sanitarista da Fiocruz defende que, neste movimento, torna-se importante que instituições de pesquisa atuem junto ao Estado Brasileiro na busca de melhores práticas, em diálogo com as comunidades, para melhores condições de vida e de saúde.

Agência Brasil

Lula retoma Minha Casa, Minha Vida e avisa: “A roda gigante desse país começa a girar a partir de hoje”

 

O Minha Casa, Minha Vida, maior programa de habitação do país nas últimas décadas, está oficialmente de volta. Nesta terça-feira (14/2), em Santo Amaro, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória Nº 1.162, que marca a retomada da iniciativa do Governo Federal.

“A minha vinda aqui é um sinal. A roda gigante desse país começa a girar a partir de hoje”, afirmou o presidente, que entregou pessoalmente as chaves das unidades às famílias de Maria Anita Santos de Jesus, Liliane Jesus da Cruz, Josimeire Santana Pinheiro, Valter Souza da Cruz e Edilene Barreto.

“Eu vim entregar a chave de uma casa para uma mulher que quase não consegue pegar a chave de tanta emoção porque a casa dela estava mobiliada”, ressaltou Lula, ao se referir a Josimeire Pinheiro, baiana de 31 anos, mãe solo de três filhos, que recebeu a visita do presidente em sua casa e descobriu que o lar seria entregue já mobiliado.

“Eu vim aqui para começar a provar que é possível a gente reconstruir um outro país. Para dizer a vocês que o povo brasileiro vai voltar a tomar café, a almoçar, a jantar, a morar, a estudar, a trabalhar, a ter acesso às coisas que todo mundo tem direito de ter”, afirmou o presidente Lula.

PARADAS - Lula entregou 684 unidades em dois conjuntos habitacionais: Vida Nova Santo Amaro 1, visitado por ele e que sediou o evento, e o Residencial Vida Nova Sacramento. “Essas obras estavam com 94% de conclusão em 2016. Ficaram paradas e só agora, quando o presidente Lula voltou, é que foram concluídas”, ressaltou a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.

“Entre 2009 e até o final de 2018, houve 5,6 milhões de unidades entregues. Foram contratadas quase 6 milhões de unidades até o fim de 2018. Vinte e três milhões de pessoas foram beneficiadas, incluindo as dos cinco empreendimentos de hoje”, completou a presidente da Caixa. A título de comparação, 23 milhões de pessoas equivalem a mais de duas vezes a população de Portugal.

Além da presidente da Caixa, acompanharam o presidente na cidade baiana o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro das Cidades, Jader Filho; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o senador Jacques Wagner e a prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes.

Cerimônias similares de entregas de unidades habitacionais foram realizadas simultaneamente (online) em Lauro de Freitas (BA), João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Aparecida de Goiânia (GO), também com a presença de ministros e de autoridades. Ao todo, 2.745 unidades habitacionais foram entregues.

RETOMADA - Lula anunciou que o Minha Casa, Minha Vida retomará imediatamente as obras de 5.562 unidades habitacionais em cinco municípios. Serão 609 unidades em Rio Largo (AL), 868 em Chapadinha (MA), 2.837 em Imperatriz (MA), 1.008 em Belém (PA) e 240 em Governador Valadares (MG). Nos próximos meses, serão continuadas ou retomadas obras de 186,7 mil moradias em todo o país.

Além de ser um instrumento fundamental para a redução do déficit habitacional no Brasil, sobretudo para famílias de menor renda, o Minha Casa, Minha Vida contribui para a recuperação da economia, gerando empregos e movimentando toda a cadeia do setor da construção civil.

“Nós vamos, nos próximos quatro anos, com a retomada do programa, gerar um milhão de novos empregos diretos e indiretos. Serão dois milhões de novas habitações em todo o Brasil até 2026. O Minha Casa, Minha Vida tem esse efeito, de movimentar a economia e gerar oportunidades”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho.

NOVIDADES - O Minha Casa, Minha Vida retorna com mudanças. Uma das principais novidades do novo programa é o retorno da Faixa 1, que agora é voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. Anteriormente, a renda exigida era de R$ 1.800.

Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. A ideia agora é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%. Outra novidade é que o programa beneficiará famílias em situação de rua.

Imprensa Planalto

Pretas Juntas critica projeto que pretende desafetar e alienar bens e imóveis

 

A vereadora Preta Juntas defendeu a rejeição da proposição do Executivo, que ela chamou de "não aprovação", alegando que "a cidade não está à venda". Para ela "o Poder Público precisa garantir moradia digna, educação e cultura para toda a população, incluindo o povo da periferia, que mais precisa desses equipamentos”, afirmou.

A parlamentar argumentou que, através da iniciativa, o Poder Executivo “tenta passar um projeto de lei que coloca em leilão 15 imóveis”, com destaque para o terreno do Aeroclube, no Pina; do imóvel onde funciona a Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, e de um terceiro imóvel, que é tombado.

“Às vésperas do Carnaval, a maior festa de rua do mundo, com toda a população já respirando folia, esta Casa coloca para votação o projeto de lei 46/2022. Não é a primeira vez que a Prefeitura do Recife promove a venda de imóveis da cidade. O nosso mandato é fruto dos movimentos sociais e lembra bem do esforço das organizações da sociedade civil para preservar o terreno do Cais José Estelita", relembrou a vereadora.

Votação - O projeto de lei do Executivo número 46/2022 foi aprovado na Câmara do Recife com a inclusão de uma emenda de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB) e a retirada de um dos imóveis da relação, a pedido do líder do Governo na Casa, vereador Samuel Salazar (MDB).

A emenda aprovada adiciona o artigo terceiro ao projeto, estabelecendo que a receita resultante da alienação dos bens imóveis tem sua destinação a obras do Plano Urbanístico do Aeroclube (Imóveis 1 a 12); obras do Habitacional do Pilar (imóvel 13) e Reciprev - Fundo de Previdência do Recife (imóvel 14).

No texto aprovado, foi retirado da proposição o imóvel de número 15, localizado na Rua Senador José Henrique, S/N, Ilha do Leite.

Imprensa Câmara Recife

Alunos de cursos profissionalizantes em atividades empreendedoras são orientados sobre como tornar-se Microempreendedor Individual (MEI)

 

Ao mesmo tempo que as empresas se expandem e se instalam no município do Paulista, fortalecendo o crescimento econômico da cidade, o empreendedorismo individual segue na mesma velocidade, nesse sentido alunos de cursos profissionalizantes em atividades empreendedoras da economia são orientados para ser Microempreendedor Individual (MEI) em Paulista. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município e o Curso Grau Profissionalizante da cidade.

A coordenadora da Agência de Emprego e Empreendedorismo do Curso Grau Técnico Profissionalizante, Milena Cássia, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura. “O objetivo do trabalho é o de trazer o conhecimento das informações sobre o MEI aos alunos concluintes dos cursos de confeitaria, cabeleireiro, corte e costura, entre outros que se profissionalizam em nossa instituição e que agora desejam empreender”, explicou.

Durante o trabalho realizado pelos especialistas da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, a coordenadora do espaço, Angelica Martins, ressaltou a importância do esclarecimento aos futuros empresários.

“O empreendedor deve ter a consciência de que, tornando-se MEI, tanto ele quanto ela, passam a ser empresários e como tal, passam a ter benefícios e facilidades inúmeras. O MEI é inserido no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Além dos pontos já citados, o MEI pode contar com os benefícios de auxílio-doença, salário-maternidade e outros benefícios, por um custo menor do que os outros tipos de profissionais, pagando apenas 5% de um salário mínimo mensalmente, através das parcelas do DAS, no valor de R$ 70”, frisou a servidora da Prefeitura.

Imprensa Paulista PE

Kor Alessandro lança seu segundo livro na Europa

 

O escritor, dançarino e modelo Kor Alessandro nasceu em Aracaju, Sergipe, mas há anos vive na Europa. Kor está lançando o seu segundo livro La decisión de un Inmigrante na Europa e na América Latina, sendo esta edição em espanhol e ainda não há previsão de lançamento no Brasil. O livro já está à venda no site da editora Círculo Rojo. Em 2018, lançou o seu primeiro livro, o biográfico Elegante, Negro, Gay e Inmigrante

Há quatro anos, seu livro Ellegante, negro, gay e inmigrante faz bastante sucesso na Europa. Sergipano de nascimento, Alessandro superou todos os preconceitos através de sua arte e de seu talento. A obra segue à venda no site da Circulo Rojo e conta a trajetória do artista, desde a infância na periferia de Aracaju, com passagens em Salvador e as dificuldades ao chegar na Europa, que ele vem superando com elegância.

No site da Editora Círculo Rojo, Miriam Castro escreveu a seguinte biografia do Kor e reproduzimos um trecho aqui, o que valoriza ainda mais a arte e as letras de Alessandro: "Ao quebrar esse espelho, rompeu com paradigmas, repletos de estereótipos, preconceitos, complexos de inferioridade, que o proibiam de se amar e realizar-se, por ser negro, por ser homossexual, por ter nascido e se criado no Nordeste do Brasil. Foi aí que se descobriu lindo, fino, elegante, talentoso, estudioso, esforçado, admirado, resiliente. Mas, como “ser social”, Kor entendeu que tornar-se um vitorioso só faz sentido se essa vitória refletir sobre a sua própria comunidade".

Veja o anúncio do pré-lançamento na Europa, no Instagram do Kor Alessandro:


Cartórios de Pernambuco passam a emitir Autorizações online para viagens de menores ao exterior a partir desta terça-feira (07)


A partir desta terça-feira (07.02), Cartórios de Notas de Pernambuco passam a emitir Autorizações de Viagens Internacionais para Menores por meio eletrônico. A novidade, fruto de um convênio com a Polícia Federal (PF), expande os serviços disponibilizados pela plataforma digital nacional e-Notariado e atende pais de crianças ou adolescentes de até 18 anos que necessitam viajar por transporte aéreo para o exterior sozinhos ou acompanhados por apenas um dos pais ou responsável.

Para a efetuar a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) internacional de forma digital, os responsáveis pelo menor realizarão um reconhecimento de firma por videoconferência disponibilizado pela plataforma online e-Notariado, que permite a prática dos atos notariais à distância. Feito o ato eletrônico, os pais receberão o documento digital para validação no guichê da companhia aérea, via leitura de QR Code no celular ou em papel.

Com a AEV, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo de celulares Android ou IOS e apresentá-lo por QRCode nos guichês de atendimentos de aeroportos, evitando a perda de documentos impressos durante a viagem e assegurando a atualização constante de dados e permissões, podendo os responsáveis até mesmo cancelar o ato à distância.

Regulamentada pelo Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a plataforma eletrônica nacional unificada e-Notariado, administrada pelo Colégio Notarial do Brasil -- Conselho Federal (CNB/CF), permite a prática de 100% dos atos dos Cartórios de Notas de forma completamente digital. Desde agosto de 2021, por meio das regulamentações nacionais dos Provimentos nº 103 e nº 120 do CNJ, a AEV já era permitida para viagens aéreas nacionais.

A presidente do CNB/PE, Dayse Nunes, comenta sobre o avanço que a novidade está promovendo. "É com grande motivação que recebemos essa novidade. Tudo o que vier para facilitar a vida do cidadão, de maneira segura e eficaz, é bem-vinda. Por isso, o Colégio Notarial do Brasil - Secção Pernambuco, convoca todos os tabeliães do Estado a aderirem ao serviço.", declarou. "Para os cidadãos, usufruam dos recursos que são disponibilizados! Tudo é feito com o objetivo de proporcionar segurança, agilidade e tranquilidade. Isso mostra que os cartórios, a cada dia, estão mais perto da sociedade, oferecendo conforto na realização dos serviços que podem ser feitos em casa", complementa.

Após o convênio com a Polícia Federal, responsável pela segurança aeroportuária do País, o módulo da AEV nacional foi atualizado para integrar voos internacionais, tendo passado por uma sequência de testes práticos junto às principais companhias aéreas do país, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores. A opção pelo modelo físico permanece disponível, sendo este realizado por meio de reconhecimento de firma feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.

*Como fazer*

O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem Internacional será realizado por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), ambiente digital nacional para realização de atos notariais, onde os responsáveis pelo menor deverão abrir uma solicitação pela área "cidadão" do site, preenchendo as informações necessárias.

Com a solicitação completa os requerentes poderão escolher se preferem emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento no Cartório mais próximo do CEP de sua residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, este último emitido gratuitamente e também de forma online pelos Cartórios de Notas.

Uma vez realizada, a AEV terá a validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado.

*Sobre o CNB/PE*

O Colégio Notarial do Brasil -- Seccional Pernambuco (CNB/PE) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado de Pernambuco. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). A União Internacional do Notariado (UINL) é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.

Garanta um Carnaval sem acidentes com eletricidade


Mesmo o Carnaval ainda não tendo sido iniciado oficialmente, a animação já toma conta dos quatro cantos de Pernambuco. Após dois anos sem festa, as pessoas estão invadindo as ruas e celebrando de forma antecipada os dias de Momo. São famílias inteiras fantasiadas dançando e se divertindo. Porém, para essa festa ser completa, é preciso que todos possam brincar e voltar para casa em segurança. Por isso, a Neoenergia Pernambuco preparou o Guia de Segurança para o Folião. O material contém algumas orientações sobre a importância dos cuidados que se deve ter para prevenir acidentes e outros transtornos. São iniciativas simples, mas que podem garantir a alegria do feriadão e a folia de todos durante os próximos dias.

Para garantir maior segurança com a rede elétrica a distribuidora adotou algumas ações desde o último mês de setembro, quando foi iniciada a preparação para o Carnaval 2023. Entre as principais ações preventivas realizadas pela empresa, destaca-se a instalação ou substituição de mais de 310 religadores e 75 novos esquemas de self-healing. Esses recursos tecnológicos são acionados imediatamente sempre que existe uma interrupção no fornecimento, isolando o defeito e normalizando o abastecimento em poucos segundos.

Além disso, foram inspecionados mais de 12 mil quilômetros de rede e realizadas cerca de 100 mil podas na vegetação que se encontrava próxima aos fios. A Neoenergia promoveu a substituição ou melhoria em 1,2 mil equipamentos pertencentes às subestações que atendem os aproximadamente 60 municípios monitorados durante o período carnavalesco.

Mesmo com todo o esforço da distribuidora em dirimir as ameaças e manter um carnaval tranquilo, é também tarefa da população seguir as dicas de segurança para garantir a folia da época.

*Segurança em casa*

Além dos cuidados nos circuitos, para aqueles que passarão o feriado em casa, uma revisão na instalação elétrica de casa é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações. Outra dica importante da Neoenergia é aproveitar a revisão elétrica da residência para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, como por exemplo, as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%.

*PRINCIPAIS DICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA NO CARNAVAL:*

- Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia;

- Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;

- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;

- Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;

- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;

- Não colocar enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;

- Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;

- Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;

- Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;

- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;

- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia através do número 116.

Imprensa Neoenergia PE

Em Paulista, Carnaval 2023 terá desfiles de blocos e polos fixos


Os homenageados serão Mestre Galo Preto, Seu Lula do Engenho Maranguape (In memoriam) e Jorge Verdinho (In memoriam)

 
O Carnaval do Paulista irá oferecer atrações para todos os gostos. De acordo com a programação divulgada pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do município, o folião paulistense contará com o desfile de agremiações, em vários pontos da cidade, além de um polo na Praça Cantor Augusto César (Praça das Quatro Torres), no bairro do Janga. O cronograma contempla ainda a criançada, com Polo infantil no Ecoparque das Paineiras, na PE-15, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira.

Entre os dias 19 e 22 de fevereiro, a festa no Polo Janga será animada por apresentações musicais e culturais. O espaço será tomado pela alegria e irreverência do folião. Os shows serão comandados por artistas da cena local, como: Banda Metamorfose, Belo Xis, Ed Carlos, Zeca do Rolete, Rodrigo Raposo, Any Melo, Patusco, Dany Miller e Priscila Senna. Os homenageados serão Mestre Galo Preto, Seu Lula do Engenho Maranguape (In memoriam) e Jorge Verdinho  (In memoriam). 

 Veja a programação dos desfiles dos blocos:

Pernambuco tem dia de vacinação nas escolas e creches do Estado


As secretarias de Saúde e de Educação de Pernambuco colocam em prática, nesta quarta-feira, a segunda etapa da campanha "Vacina em dia na volta às aulas. Nota 10 na caderneta". A ação consiste na montagem de postos de vacinação, com apoio das prefeituras municipais, em escolas da rede pública de ensino – estadual e municipal -, do litoral ao Sertão do Estado. Ao todo, 182 cidades pernambucanas vão ofertar o serviço de saúde, em mais de 750 unidades de ensino (veja a lista completa no arquivo enviado junto com este release).

Com a queda da cobertura vacinal nos últimos sete anos, Pernambuco quer encurtar os caminhos para realizar uma imunização eficiente entre as crianças e os adolescentes. Assim, os pais ou responsáveis precisam fazer a sua parte. Estão convocados a participar da iniciativa, assinando o formulário de autorização para a imunização dos seus filhos.

Por meio da campanha, que envolve ações educativas e de mobilização social - já foram distribuídos 70 mil folhetos e 10 mil cartazes alusivos ao tema -, enfatiza-se a prevenção contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, hepatites, HPV, febre amarela, varicela, difteria, tétano e Covid-19. Vale a ressaltar, as coberturas baixas possibilitam a volta da circulação de doenças erradicadas, como a poliomielite.

Para a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, a vacina em dia é prioridade. “Nós vamos cuidar das pessoas prevenindo as doenças. E nada melhor que começar o ano escolar com prevenção, atualizando os calendários vacinais para evitar que doenças já erradicadas voltem a circular no nosso Estado. Então, pais, mães e responsáveis, precisamos vacinar nossas crianças e jovens para chegar a 100% de cobertura e ser nota 10 nas cadernetas de vacina e escolar”, reforça Zilda Cavalcanti.

A secretária estadual de educação, Ivaneide Dantas, destaca a segurança e o contexto socioeducativo de se vacinar na própria escola. Com economia de tempo para os pais ou responsáveis que, muitas vezes, por algum motivo, deixam de levar as crianças para se imunizarem num posto de saúde. 

"É muito importante essa oportunidade de termos, na escola, a possibilidade de atualizar as cadernetas de vacina dos nossos estudantes, o que facilita o alcance dos objetivos da campanha. São todas as vacinas e a gente sabe que, muitas vezes, os pais ou responsáveis não conseguem levá-los para se vacinarem. Então, a escola, realmente, é um lugar seguro para que os nossos estudantes possam ser vacinados. Proteção e saúde para os alunos é o que queremos", afirma Ivaneide Dantas.

*COBERTURA VACINAL* - Entre os anos de 2015 e 2022, a cobertura vacinal em Pernambuco caiu sensivelmente. Tanto no grupo de crianças com menos de um ano de idade, quanto na faixa acima de um ano. Mesmo as vacinas conhecidas do público, como a contra a poliomielite, estão abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) - 90% para BCG e Rotavírus Humano e 95% para os demais imunizantes.

Em 2015, na análise do quadro vacinal do Estado, nenhuma cobertura dos imunobiológicos ficou abaixo dos 100% para crianças com menos de um ano. Em 2022, apenas a BCG chegou aos 90%, alcançando o alvo do MS. Com relação às demais, só a usada no combate à meningite ultrapassou a barreira dos 76%.
Para a faixa etária dos maiores de um ano, a situação é mais delicada, com algumas vacinas sem alcançar nem mesmo os 65% de cobertura. A segunda dose para a tríplice viral, por exemplo, só chegou a 49,4% da população estimada. É o número mais baixo registrado.

Imprensa Saúde PE

Carnaval: acidentes rodoviários são responsáveis por grande número de lesões na coluna cervical


Estima-se que mais de 35% dos acidentes rodoviários originam lesões na coluna cervical, todos os anos. Dentro desse contexto e em época de Carnaval, o abuso de álcool tem sido um alerta para a população, lembrando que ele é o fator responsável de um a cada quatro lesões da coluna vertebral.

De acordo com o neurocirurgião, Dr. Abraão Ximenes, as lesões na coluna cervical são muito frequentes nos acidentes de moto e as suas consequências podem variar desde dores a déficits graves como a paralisia nos membros (tetraparesia ou tetraplegia) e dificuldade para respirar. 

“Os sinais e sintomas de lesão na coluna incluem dor e rigidez no pescoço, ombros e costas, eventualmente irradiada para os membros; alterações da sensibilidade como formigamento, dormência, diminuição da força nos braços ou pernas; dificuldades respiratórias e/ou perda de controle da bexiga e intestinos”, explica.

Dentro desse contexto, é preciso redobrar os cuidados ao pilotar veículos ciclomotores evitar bebidas alcóolicas caso for dirigir. Mínimas doses já afetam os reflexos que podem ser decisivos para evitar acidentes. Em doses mais altas pode provocar dificuldades o efeito do álcool ode causar dificuldade em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. 

Serviço: 
Real Coluna & Nervos 
Real Hospital Português 
Endereço:  Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife - PE, 52010-075 
Rio Mar Trade Center 
Endereço: Av. República do Líbano, 256 - Pina, Recife - PE, 51110-160

Samuel Salazar é reconduzido à presidência da Comissão de Finanças e Orçamento


A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara foi instalada na tarde desta terça-feira (14) para o biênio 2023/2024. Na ocasião, Samuel Salazar (MDB) foi reconduzido, por unanimidade, ao cargo de presidente e Aderaldo Pinto (PSB) para a vice-presidência da comissão. 

Ao ser reconduzido à presidência, Samuel Salazar manifestou sua gratidão aos colegas pela escolha. "É uma satisfação contar com a ajuda de todos vocês. Quero agradecer de coração pelos votos de confiança. Quero falar, também, da importância desta comissão. Ela é uma das mais importantes desta Casa. Conto com a colaboração de todos para podermos desenvolver um bom trabalho", enfatizou. 

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta, ainda, pelos vereadores Alcides Cardoso (PSDB), Marco Aurélio Filho (PRTB) e Osmar Ricardo (PT), todos membros efetivos. Os membros suplentes são os vereadores Jairo Brito (PT), Joselito Ferreira (PSB) e Chico Kiko (PP). 

A CFO analisa os Projetos de Lei com impactos nas contas de Prefeitura do Recife, além das peças que definem o orçamento, como Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). As reuniões da comissão serão às terças-feiras, às 17h, de maneira híbrida.

Administradora de Noronha recebe a Marinha do Brasil e alinha ações futuras para a ilha


A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, esteve, hoje (14), reunida com o capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Medeiros, para alinhar futuras ações entre a Administração da ilha e a Marinha do Brasil, considerando que uma gestão insular tem uma grande quantidade de  áreas interligadas. 

Durante a reunião, que ocorreu no escritório do Recife, foram levantados pontos importantes e imprescindíveis para o bom desenvolvimento de operações no arquipélago que envolvem a gestão administrativa e a Marinha, como o ordenamento do Porto de Santo Antônio, fiscalização portuária e ações de cunho social. 

Segundo Thallyta Figuerôa, os laços com a Marinha após essa visita estão mais estreitos. "A Marinha pode contar com a Administração no que precisar. Vamos construir pontes e vamos fazer o que precisa ser feito, dentro dos projetos que a Marinha dispõe. Seremos parceiros, tanto no trabalho que já vem sendo desenvolvido, como em futuros. Trabalhamos para as pessoas, trabalhamos com vida e esse trabalho tem que permanecer para além dessa gestão, afirmou.  

São diversas as atividades desenvolvidas pela Marinha em Noronha, entre elas a Ação Cívico-Social (ACiSo), que acontece frequentemente e é muito aguardada pela população. Durante o evento são oferecidos atendimentos médico e odontológico, testes laboratoriais e várias atividades ligadas às áreas de saúde, educação, esporte e cultura. 

Para o capitão Frederico Medeiros, a parceria da Marinha com a Administração tem tudo para prosperar, "visto que a administradora já se mostrou preocupada com a ilha e com as pessoas que nela moram". “Viemos dar as boas-vindas e alinhar ações em conjunto. Essa parceria é muito importante para o desenvolvimento de Fernando de Noronha com vistas a futuros projetos. A Marinha está disponível para todo tipo de parceria, seja ela na parte de estudos e pesquisas, já que pretendemos instalar na ilha uma estação científica, como na parte educacional, contribuindo para o conhecimento da cultura oceânica nas escolas e para as pessoas de modo geral", concluiu o capitão.

Imprensa FN

Waldemar Oliveira participa de reunião com pautas variadas na base governista


A manhã desta terça-feira (15) foi de reunião do Lider Jose Guimarães e os Vice-Lideres da base governista em Brasília. O deputado pernambucano, Waldemar Oliveira , vice-líder do governo Lula na Câmara relatou que diversos assuntos importantes foram tratados durante o encontro.

“Falamos sobre, as pautas de interesse do governo, a formação das comissões, a estrutura do governo em si, as emendas que podem ajudar nas obras que têm sido demandadas, além de outros pontos de interesse da base na Câmara” relatou Waldemar.

O deputado do Avante, ao lado da deputada Maria do Rosário do PT e o deputado Guilherme Boulos do PSOL, disse ainda que a cada encontro existe mais sintonia entre as lideranças.

MSK lamenta trágico fim do ex-porta-aviões Nae São Paulo e os prejuízos ao meio ambiente


A MSK Maritime Services & Trading, ex-proprietária do porta-aviões Nae São Paulo, lamenta profundamente o destino dado ao antigo navio brasileiro. Após dezenas de alertas, solicitações e pedidos oficiais às autoridades nacionais, todos solenemente ignorados, e mais de 100 dias transportando a embarcação, esta foi afundada no último dia 03 de fevereiro, com graves consequências ao meio ambiente, especialmente à fauna e flora marinha, violando tratados internacionais e ignorando parecer do Ibama.

O fim dado ao ex-porta-aviões NAe São Paulo, que durante 20 anos pertenceu à Marinha brasileira e navegou sem restrições por águas nacionais, vai em sentido contrário aos procedimentos adotados internacionalmente, que buscam promover a chamada “reciclagem verde” de navios, um procedimento internacional que elimina as eventuais substâncias prejudiciais presentes, promovendo seu descarte seguro, assim como o reaproveitamento de materiais que podem ser utilizados. 

O estaleiro turco SÖK, onde este desmanche ocorreria, possui todos os certificados internacionais e atua há mais de 30 anos no mercado de reciclagem verde de navios. Assim como toda a comunidade internacional, aguardava a autorização de entrada em um porto brasileiro onde o navio seria consertado, novamente inspecionado, para depois retornar à Turquia para o processo de reciclagem segura.

*A história do início ao (triste) fim*

O ex-porta-aviões NAe São Paulo durante 20 anos pertenceu à Marinha Brasileira. A embarcação foi vendida em 2020 à empresa turca para desmanche e reciclagem ambientalmente segura em um estaleiro internacional. No dia 4 de agosto de 2022, a embarcação deixou a Baía de Guanabara rumo à Turquia. Quando já estava próximo ao país, o navio teve que retornar para o Brasil.

O ex-porta-aviões rumou então até o Porto de Suape, no litoral de Pernambuco, local onde chegou em outubro de 2022. A escolha desse porto se deu pela proximidade do local à Europa. A embarcação deveria realizar a atracação para a realização de novas inspeções e consertos pontuais e assim retornar para o estaleiro na Turquia. Entretanto, o navio não obteve autorização da Agência de Meio Ambiente de Pernambuco para atracar e permaneceu em alto mar, a cerca de 30 km da costa, consumindo 20 toneladas diárias de combustível.

No dia 9 de novembro, a Justiça Federal de Pernambuco emitiu uma liminar alegando supostos riscos ambientais, sanitários e náuticos decorrente da condição estrutural da embarcação, e da existência de elementos tóxicos em seu interior, entre eles o amianto. A Justiça ainda determinou uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão. 

No dia 12 de dezembro, a MSK Maritime Services & Trading requereu informações oficiais ao Porto de Suape e ao Porto de Recife, sobre a movimentação de embarcações construídas antes de 1º de janeiro de 2011 que atracaram nestes estaleiros durante os últimos cinco anos. A solicitação foi feita com o objetivo de entender se a restrição feita pelo porto, que impedia a atracação do ex-porta-aviões no local, também foi aplicada a outras embarcações antigas que contenham amianto.

No dia 18 de dezembro, a MSK Maritime Services & Trading apresentou uma ação de Agravo de Instrumento com Pedido de Efeito Suspensivo no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF da 5ª Região) para permitir que o ex-porta-aviões NAe São Paulo pudesse atracar.

Ainda sem resposta da Justiça Federal, no dia 20 de dezembro, um comunicado formal foi enviado à Organização das Nações Unidas (ONU), a órgãos ambientais e a representantes dos governos brasileiro, turco e francês reportando a falta de assistência das autoridades brasileiras em encontrar uma solução para o navio.

Até que no dia 28 de dezembro, a Justiça Federal emitiu mais uma decisão contra a atracação porta-aviões São Paulo no Porto de Suape.  

*Renúncia da propriedade*

Devido aos altos custos para a manutenção do casco e a negativa aos pedidos de assistência e cooperação, em 10 de janeiro de 2023, a empresa renunciou à propriedade do navio. Em carta de advertência enviada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais Autoridades, a NSN Law Firm, representante legal da MSK Maritime Services & Trading, estipulou o prazo de 12 horas para que as autoridades brasileiras providenciem as aprovações e/ou ações necessárias a fim de receber o ex-porta-aviões da Marinha francesa e brasileira.

Desde então, após novamente não obter respostas, o controle do navio foi assumido pela Marinha brasileira, que optou por seu afundamento, com os já conhecidos prejuízos ao meio ambiente.

Vivo patrocina o Galo da Madrugada


A Vivo será uma das patrocinadoras oficiais do Galo da Madrugada. A operadora, que participa da agremiação pela primeira vez, desenvolveu ações de marketing para clientes nas suas lojas, além de ativações de marca no camarote oficial da agremiação. Além disso, sua marca estampará as peças em mídias outdoor e eletrônicas, além de um trio exclusivo.

“O Galo da Madrugada tem uma história única e é uma honra estarmos juntos, pela primeira vez, ao maior bloco de carnaval do mundo, ainda mais nessa edição histórica, depois de três anos de saudade, reforçando nosso apoio à cultura nordestina e pernambucana”, explica Karina Tenório, diretora regional da Vivo.

O patrocínio ao Galo da Madrugada se junta a outras iniciativas culturais apoiadas pela Vivo, que é hoje uma das maiores incentivadoras da cultura no País. Além do Galo da Madrugada, a Vivo realiza, há 19 anos, importantes investimentos no âmbito das artes cênicas e visuais, música e cinema em território nacional, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura. Com o propósito, de “digitalizar para aproximar”, a empresa busca conectar um número cada vez maior de pessoas com a arte, levando a elas conteúdos e experiências construtivas e de qualidade, onde quer que estejam. Neste ano, a Vivo vai marcar presença também nos festivais Lollapalooza Brasil e The Town, além de promover o Vivo Música por todas as regiões do País.

Burguer do Nô abre as portas nesta quarta (15)


O Grupo Bode do Nô inaugura sua quarta unidade nesta quarta (15), desta vez voltada para hambúrgueres artesanais. Localizado em Boa Viagem, o Burguer do Nô chega com o diferencial de um ambiente aconchegante e um cardápio elaborado  especificamente para os apreciadores de hambúrgueres de alta qualidade. No comando da casa e no cuidado com todos os produtos está o chef Danilo Gomes, que, entre vários cursos na área de gastronomia,  foi aluno da renomada escola Cordon Bleu. 

A nova casa é mais um fruto da empresa familiar que começou em 1991, quando o casal Seu Nô e Dona Maria Gomes montou uma pequena barraca de bebidas e petiscos regionais no Condomínio Ignez Andreazza, no bairro de Areias. O primeiro restaurante foi aberto em 1992, em Afogados. O sabor regional e o atendimento diferenciado foram atraindo mais e mais clientes, até que o casal decidiu abrir um novo restaurante em Olinda, bem à beira-mar, lugar que virou ponto de encontro na cidade. Em 2016, foi aberta a unidade de Boa Viagem. A empresa já está na segunda geração. Enveredar pelo ramo dos hambúrgueres especiais foi ideia dos irmãos Danilo e Lucas, que, durante a pandemia, passaram a usar a cozinha da unidade de Boa Viagem para produzir os lanches. 

Um dos destaques da casa  é o Pork Burguer, com pão brioche, blend de carnes especiais na parrilla, pedaços de panceta, queijos, cebola caramelizada  e maionese caseira. Outro bastante pedido, especialmente pelo tamanho, é o BBQ Duplo, com pão brioche, dois blends de carnes especiais grelhados na parrilla, duplo mix de queijos, bacon crocante e molho barbecue. Já o Nô Bacon é feito com blend de carne Angus grelhado na parrilla, tomate fresco, queijo cheddar  e maionese da casa. Para os amantes das carnes regionais, a pedida é o Noripan, um pão brioche, com linguiça de bode defumada, grelhada na parrilla, com maionese da casa, chimichurri e vinagrete. Ele é inspirado no Choripan argentino, um sanduíche com chouriço e pão. Entre as sobremesas, as mais pedidas são o milkshakes (doce de leite, cheesecake, pudim, creme e ovomaltine). 

O chef Danilo explica que “diferente dos hambúrgueres convencionais, que são produzidos em grande escala e utilizam ingredientes industrializados, o hambúrguer artesanal é feito com carnes selecionadas, pães especiais, molhos caseiros e ingredientes frescos, como verduras e queijos”. Ele detalha ainda que o processo de preparo também faz toda diferença, pois cuidamos de cada detalhe, da escolha dos produtos até a entrega ao cliente. 


SERVIÇO 
O Burguer do Nô está localizado na Avenida Visconde de Jequitinhonha, número 106, em Boa Viagem. A casa abre diariamente. De domingo a quinta, o horário vai das 17h à 01h. Já nas sextas e sábados, o funcionamento vai das 17h e se estende até cinco da manhã. Mais informações pelo www.burguerdono.com.br. O serviço de delivery funciona das 17h às 23h.

Assaí doa mais de 2,5 mil toneladas de alimentos em 2022


Cerca de 374 mil famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas por meio de iniciativas de impacto social desenvolvidas pelo Assaí Atacadista em 2022. No total, entre doações diretas (realizadas pela empresa), campanhas de arrecadação com clientes e parcerias, mais de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doadas para 307 instituições e comunidades nas regiões onde a Companhia conta com operação. A quantidade é suficiente para contribuir com a composição de mais de 5 milhões de pratos de comida e parte das distribuições também são acompanhadas por itens de higiene pessoal. 

Apenas no Estado de Pernambuco, localidade em que a Companhia conta com 12 lojas em funcionamento, ao longo de 2022, foram doados 51 toneladas de alimentos para instituições da região. Os números refletem o movimento da empresa para intensificar as suas ações frente ao cenário de insegurança alimentar e ao combate à fome no Brasil.  

Em 2022, a rede atacadista foi a primeira empresa do segmento a se tornar signatária do Pacto pelos 15% com Fome, iniciativa da ONG Ação da Cidadania para estimular a doação de alimentos por diferentes atores da sociedade civil. Também no mesmo ano, o Assaí lançou o Instituto Assaí, divisão social da Companhia que tem o combate à insegurança alimentar como um de seus eixos de atuação.

 "No Assaí, acreditamos que combater a fome é uma missão urgente e coletiva. Temos trabalhado tanto para ampliarmos os nossos esforços como também para engajarmos cada vez mais parcerias que possam contribuir para a doação de alimentos e, também, levar apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Estamos contentes com o resultado alcançado no último ano, mas sabemos que este é um desafio diário e que há muito a se fazer. Por isso, reforçamos o nosso compromisso em continuar atuando no combate à insegurança alimentar por meio de ações que geram transformação e prosperidade à sociedade", ressalta Fábio Lavezo – Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social do Assaí Atacadista. 

Entre as iniciativas durante 2022, também se destaca o Programa Destino Certo, que separa frutas, verduras e legumes sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, e, com o auxílio da foodtech Connecting Food, rastreia organizações que precisam das doações. Desta forma, o programa contribui tanto para que as doações cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e na redução do desperdício de alimentos, porque traz uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para serem consumidos. Neste programa, o Assaí incluiu 60 novas organizações brasileiras que passaram a contar com o apoio recorrente das doações da Cia. 

Ainda no combate à fome, por meio do Instituto Assaí, a empresa promoveu durante 2022 diversas campanhas de arrecadação em conjunto com clientes, fornecedores(as) e colaboradores(as), o que resultou em mais de mais de 510 toneladas em doações para organizações locais próximas às lojas do atacadista. Especialmente em dezembro, a Companhia realizou a campanha 'Alimento A Gente Compartilha' e incrementou em 15% a quantidade total de alimentos doados por clientes em todo o país. 

Sobre o Assaí 

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, está presente nas cinco regiões do País com 263 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui mais de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas.  Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: "Os Melhores de São Paulo - Serviços" (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e "O Melhor da Internet no Brasil". Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance.  

Sobre o Instituto Assaí 

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento a ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto.

Como evitar lesões durante o Carnaval


Depois de dois anos de pandemia, os pernambucanos estão podendo reviver a alegria do Carnaval e, ao ritmo do frevo, subir e descer as ruas e ladeiras durante o percurso dos blocos e troças. Com o esforço físico feito nesse período, a quantidade de lesões aumenta. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir possíveis contusões. 

De acordo com Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor de Fisioterapia da Estácio Recife, as lesões mais comuns são nos membros que mais utilizamos durante a folia. “Considerando que nossas pernas sustentam o peso do nosso corpo, é comum ocorrerem lesões em tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, em especial o segmento lombar, também costuma pagar um preço alto”, explica. 

O fisioterapeuta também explica que o folião deve optar por calçados confortáveis para evitar danos nas regiões mais suscetíveis. A recomendação é o uso de um tênis confortável, pois acomoda melhor os pés e ajuda a amortecer os impactos nas articulações.

Uma dica importante, segundo o especialista, é alongar bem o corpo antes de cair na folia. “Antes de sair de casa, é indicado realizar exercícios de alongamento da coluna e dos membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Isso vai ajudar bastante a minimizar lesões. Reservar 30 minutinhos e realizar esse alongamento, sem dúvidas, protege nosso corpo e evita dores e desconfortos depois de um dia intenso de comemoração”, orienta.

Além disso, o fisioterapeuta reforça a importância de consumir bastante líquido durante as festas. “Outra dica importante é não esquecer de beber bastante água, já que a hidratação é essencial para o bom funcionamento de nossos músculos e ossos”, finaliza.

Paulista realiza convênio com o CIEE para encaminhamento de jovens a estágios

 

A demanda de mão de obra qualificada por empreendimentos instalados no município, e por novos que estão vindo, está cada vez maior na cidade. Nesse sentido, a Prefeitura do Paulista realizou um convênio com Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) para encaminhamento de jovens a estágios, em empresas do município. O espaço para atendimento presencial estará à disposição da população, a partir da segunda quinzena do mês de março, de segunda a sexta das 8h às 13h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, no Centro de Paulista.

Para a superintendente adjunta do CIEE Pernambuco, Ana Patrícia Gomes, o convênio vai beneficiar tanto as empresas na oportunidade de formar seus quadros efetivos de profissionais desde a base, como também aos jovens estudantes que necessitam oportunidade para iniciar as atividades típicas e práticas do dia-a-dia em suas profissões. Ainda de acordo com ela, essa parceria com a gestão municipal é primordial, pois a instituição terá os dados coletados pela secretaria, em relação às principais vagas de estágio requeridas pelas empresas.

“Temos uma demanda que gira em torno de 300 atendimentos por mês, entre encaminhamentos, contratos e matrículas para aprendizagem em cursos de jovens de todo o Litoral Norte. Também negociamos a ministração de cursos gratuitos para as pessoas que vêm à agência de trabalho em busca de emprego. Vamos ampliar nosso atendimento, que atualmente é feito toda segunda, quarta e sexta, na sede do Grau Técnico e que agora vai ser ampliado com nossa vinda ao prédio da secretaria”, frisou a superintendente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes, esse trabalho é mais uma ferramenta para contemplar os paulistenses nos postos de emprego que se geram no município. “Toda a cadeia que integra o desenvolvimento econômico de Paulista deve estar inserida, treinar e formar aos jovens como mão de obra qualificada para região. É essencial para o crescimento e garantia de continuidade de todo o processo de emprego e renda, é a base da economia”, finalizou o secretário.

Imprensa Paulista PE

Advogada pernambucana assina artigo em livro sobre Direito Digital


A advogada pernambucana Maria Wanick Sarinho é uma das autoras a compor o livro “Ensaios Sobre Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados”, lançado pela Editora Império. Ela assina o artigo “Consentimento e Crianças: Uma Abordagem Centrada No Melhor Interesse Da Criança”, que traz questionamentos sobre a privacidade e segurança das crianças nas plataformas e redes sociais.

Com 544 páginas, o material reúne textos de outras 28 mulheres, com intuito de democratizar o acesso à informação e provocar reflexões relevantes sobre tópicos como transferência internacional de dados pessoais, treinamentos e conscientização em privacidade, governança de dados e ESG e Legal Design. 

A produção também reforça a importância da inserção de profissionais mulheres nos debates sobre tais assuntos. O livro está disponível em versão física e também em formato e-book.

Maria Wanick Sarinho é advogada, membro do escritório Escobar Advocacia, atuante na área de Privacidade e Proteção de Dados e Propriedade Intelectual.

Moradores do Poço da Panela repudiam paredões de som


Os moradores do bairro do Poço da Panela, indignados com a utilização de paredões de som, durante as prévias carnavalescas, fizeram uma nota de repúdio e estão realizando um abaixo-assinado para conclamar às autoridades, providências para impedir a utilização desses equipamentos no bairro histórico que possui, inclusive, alguns endereços como a Igreja de Nossa Senhora da Saúde a Estrada Real do Poço tombados pelo IPHAN.  O abaixo-assinado está à disposição dos moradores na tradicional Barraca de Seu Vital, que fica em frente à igreja. 

Abaixo, segue a nota de repúdio:  

Nota de Repúdio

O Poço da Panela é um bairro histórico, de ruas estreitas, majoritariamente residencial. Um lugar que respira cultura.

Há mais de 20 anos o bairro vivencia um período festivo carnavalesco durante a semana pré carnaval e que tem atraído um crescente número de blocos, troças e outros grupos da nossa cultura carnavalesca. 

O sábado pré-carnavalesco no Poço da Panela já é uma tradição do período momesco do Recife.

Neste último dia 11/02, tivemos dois fatos que merecem ser relatados para que todos tomem conhecimento.

Apesar das autorizações da Prefeitura, neste sábado, dia 11/02, tivemos dois problemas: 

A festa do Barchef (na Estrada Real do Poço, nº 418 ),uma festa realizada em um dos casarões do bairro, em uma área residencial e que estava prevista para durar 12h. Começando às 14h e terminando às 2h da manhã do domingo, 12/2, com um volume de som que incomodou toda a vizinhança. 

Outro fato foi o descaso das autoridades públicas com o espaço público. O Poço da Panela foi invadido por carros com caixas de som ultra potentes, os chamados “paredões”, que se espalharam pela Estrada Real do Poço e arredores, provocando um verdadeiro caos. 

Poluição sonora, acessos de saída e entrada no bairro interrompidos pela aglomeração em torno dos “paredões de som”, vandalismo, degradação do meio ambiente. 

Diante disto, só temos a repudiar a destruição do sábado pré-carnavalesco do Poço da Panela. 

É preciso que haja sensibilidade e responsabilidade por parte de quem promove as prévias carnavalescas no bairro. É necessário que os órgãos públicos façam valer o ordenamento e o cumprimento da lei, para que os transtornos sejam minimizados!

Escola em Boa Viagem utiliza renomado sistema de referência


O Grupo Educacional Primeiro Passo e Grande Passo tem se destacado como uma referência em inovação no ensino. A instituição tornou-se a primeira da zona sul do Recife, a utilizar o renomado sistema de ensino Bernoulli, referência em inovação em todo o país.

“A era em que vivemos hoje é permeada por inovação e tecnologia, por isso, fomos em busca de soluções educacionais eficientes e conectadas com a nossa metodologia para proporcionar uma formação ainda mais completa, assim surgiu a parceria com o Sistema de Ensino Bernoulli”, explicou a diretora pedagógica Solange Mota.

O sistema Bernoulli é reconhecido por sua metodologia inovadora e eficaz, que utiliza tecnologia de ponta para oferecer uma experiência de aprendizado única e personalizada para cada aluno.

“Somos a primeira e única escola da Zona Sul do Recife a contar com o mais atualizado sistema educacional que, através das novas metodologias, desenvolve o hábito e o prazer em estudar e a valorização do compromisso individual com o resultado”, explicou. 

O Bernoulli Sistema de Ensino desenvolve soluções educacionais de excelência, que otimizam o aprendizado e geram resultados de verdade. São soluções eficientes e totalmente integradas, que acompanham o estudante em cada etapa da trajetória escolar. 

O sistema Bernoulli permite aos professores acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, oferecendo um feedback constante e um direcionamento mais preciso em relação ao aprendizado. Isso garante que o ritmo de aprendizado de cada aluno seja adequado e que as dificuldades sejam sanadas de forma mais rápida e eficiente. 

“Com este sistema, o Grupo Educacional Primeiro Passo e Grande Passo está elevando ainda mais a qualidade do ensino que oferece, garantindo assim a formação de jovens cidadãos críticos, capacitados e prontos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, enfatizou. 

A instituição, que completa 30 anos, tem contribuído para a formação de jovens preparados e capazes de enfrentar o futuro com confiança. Pioneiros no Bairro de Boa Viagem com a metodologia socioconstrutivista, a Escola Primeiro Passo e o Colégio Grande Passo surgiram com o intuito de ir além do ensino tradicional da grade curricular. O Grupo Educacional Primeiro Passo e Grande Passo fica na Rua Professor Aurélio de Castro Cavalcanti, 511, em Boa Viagem.

Rec Beat 2023

Vai viajar no Carnaval? Saiba por que é importante fazer a revisão no carro.


Carnaval chegando e é nesse período que muita gente decide fugir da folia ou ir atrás da alegria. Seja para a praia, campo ou até mesmo outra cidade em busca do carnaval, o que não pode faltar são os cuidados com os veículos antes da viagem, que garante a segurança da de todos. 

O Home Center Ferreira Costa preparou algumas dicas para que esses percursos aconteçam de forma tranquila, divertida e longe de imprevistos e acidentes. 

A primeira dica é o óleo lubrificante. Quando vencido, ele se torna espesso, o que dificulta sua execução e a troca térmica. Sem esse produto, as peças podem ser danificadas e desgastadas, por isso é preciso estar bem atento e fazer a troca com a frequência necessária. Existem vários tipos de óleos e fluidos, todos utilizados para diferentes funções no veículo, como o de freio e o de para-brisa. Ambos precisam ser conferidos com regularidade

Outro problema recorrente que pode ser evitado, são acidentes causados por falta de manutenção e troca de pneus. É importante checar se eles estão “carecas”, ou seja, sem as fissuras antiderrapantes. Em estradas, principalmente em casos de chuva, essa característica é essencial. Além disso, confira o estepe, caso você precise trocar o pneu na estrada, o reserva precisa estar em boas condições.   

Não esqueça de checar medidas de segurança como a avaliação da suspensão e freios, higienização do ar-condicionado, regulagem de bateria, entre outras. Na Ferreira Costa, você encontra diversos serviços em nosso Centro Automotivo, tudo para deixar o seu veículo pronto para que sua viagem seja segura.  

O Centro Automotivo localizado na Rua Cônego Barata, nº 275 – Tamarineira oferece os serviços de balanceamento, regulagem de faróis, limpeza de arrefecimento, higienização do ar-condicionado e alinhamento 3D. 

Para quem pretende frequentar o Centro Automotivo localizado na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 – Imbiribeira, irá encontrar os seguintes serviços: alinhamento e balanceamento computadorizados, troca de óleo e filtros, suspensão e freios, troca do fluído do radiador (arrefecimento), troca do fluído de freio, troca do fluido hidráulico, troca de bateria, limpeza de motor, higienização do ar-condicionado e diagnóstico computadorizado (scanner). 

Sobre a Ferreira Costa:  

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa(@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.comwww.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Sorteio do Bloco Segura o Briefing

 

🎯 PAR DE INGRESSOS PARA O SEGURA O BRIEFING 23 🎯

✅ A Expolab irá sortear 1 (um) par de ingressos para o querido bloco @seguraobriefing 2023, no @emporiobarrozo, em Recife-PE, a partir das 15h, do dia 17 de fevereiro de 2023.

👇🏼 Regras de como participar deste sorteio:
1 - Curtir esta publicação, a oficial do sorteio;
2 - Seguir o Instagram @expolab;
3 - Marcar 5 (amigos/as) por comentário e não vale perfil de empresa, nem fakes e nem de famosos(as).

🍀 Dica: quanto mais comentários e marcações, melhores chances.

✅ RESULTADO
Dia 15 de fevereiro, às 18h, por esse perfil

Procon-PE tira de circulação mais 344 pomadas proibidas pela Anvisa


Em mais um dia de fiscalizações na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Procon Pernambuco tirou de circulação mais 344 unidades de pomadas para trançar cabelos proibidas pela Anvisa de comercialização, em razão de reações adversas apresentadas por consumidores de diversas regiões do país, após o uso do produto. Os bairros vistoriados nesta segunda-feira (13/02) foram Imbiribeira, Pina e Beberibe.

Só em um estabelecimento de produtos de beleza no bairro do Pina, foram recolhidas 147 unidades da pomada. Em outra loja de cosméticos, no bairro de Beberibe, outros 25 potes do produto foram retirados ainda da prateleira. “Não é tolerável que após tantos alertas da Anvisa e outros órgãos fiscalizadores, as pessoas ainda insistam em comercializar esses produtos e colocar em risco a vida dos consumidores”, frisa a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.

As lojas foram multadas e terão 20 dias para apresentar defesa ao órgão de defesa do consumidor. Quem quiser denunciar estabelecimentos que estejam comercializando os produtos de forma ilegal, podem registrá-la ao Procon/PE de forma anônima, por ligação ou e-mail, através dos seguintes canais: 0800.282.1512; denuncia@procon.pe.gov.br.

Imprensa Procon-PE