segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

#VcNoBlog Prof. Brás, que honra tê-lo novamente aqui!!!

Manoel de Barros e meu relógio Le Duc 

Angelo Brás Fernandes Callou


Foi por meio da antropóloga carioca, Lília Vale, que ouvi falar, pela primeira vez, do poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014). À época, como a internet não era nada para suprir curiosidades imediatas, fui às livrarias.

Trouxe pra casa Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo (Record, 2001). Foi paixão à primeira estrofe: “Se diz que há na cabeça dos poetas um parafuso a menos Sendo que o mais justo seria o de ter um parafuso trocado do que a menos. A troca de parafusos provoca nos poetas uma certa disfunção lírica.” (do poema: A Disfunção).

Considerado como o poeta das miudezas, Manoel de Barros, talvez por esta razão, ocupa lugar de destaque entre os poetas do pós-modernismo brasileiro. Sua poesia convida o leitor a recolocar o olhar para as coisas “desúteis”, como afirma na introdução do Livro Sobre Nada. Tal como fazíamos quando criança e que hoje, devido à descartabilidade de quase tudo, estaríamos, talvez, completamente cegos, não fosse o poeta. Cegos para observar uma pequena lagartixa, uma pedra, um cisco, as formigas na labuta, um fio de cabelo, a árvore de todos os dias, um inseto, um grão de areia, um prego, uma réstia de luz... Cegos para sentir o silêncio e o sentido de tudo, na vida. Nas nossas vidas, na poesia:

“As árvores me começam.” “Uma violeta me pensou.
Me encostei no azul de sua tarde.” “Eu queria avançar para o começo.

Chegar ao criançamento das palavras.” Quando criança, na minha casa, tinha um móvel que chamávamos “móvel de gavetinhas”, igual a um móvel de dentista, com divisões internas. Ali, meu pai guardava todo o tipo de objetos úteis e desúteis: ferramentas, pregos, papel carbono, um chaveiro quebrado ou enferrujado, uma chave que perdeu seu cadeado, uma asa de barata ao léu....

Tenho o “gavetinhas” comigo até hoje. Com a mesma função. De vez em quando, desfaço-me de objetos úteis, por excesso de lotação, e deixo alguns “inutensílios” viverem.

Foi por esta razão, que, por décadas, habitou naquele reduto do nada o meu relógio Le Duc. Não havia conserto para ele, coitado! Ali, abandonado, esteve o meu prêmio paterno pelo Exame de Admissão, já sem pulseira e com o azinhavre corroendo as vísceras.

Um dia, cismei de dar mais uma chance ao meu cinquentenário Le Duc de estimação. Levei-o à Horloge. Benditos profissionais dessa loja que deram vida à congelada máquina do tempo. Mantiveram todos os seus órgãos originais. Ao recebê-lo de volta, minha vontade foi a de sair saltitando feito criança. Manoel de Barros fez por mim:

“Prefiro as máquinas que servem para não funcionar: quando cheias de areia de formiga e musgo - elas podem um dia milagrar de flores.”

Todas essas lembranças foram acionadas ontem, na abertura da mostra Manoel de
Barros, no Itaú Cultural, em São Paulo. A cantora e pesquisadora cearense Marlui Miranda e o escritor pernambucano Marcelino Freire abriram a exposição com leituras de poemas do homenageado.

Numa ocupação enxuta, encontramos documentos pessoais de Manoel de Barros, edições antigas de suas obras, entrevistas em vídeos, com pessoas próximas ao poeta, que contam sua trajetória pessoal e literária.

Hoje, ao ler a publicação impressa da exposição e alguns dos seus poemas, me veio à certeza de que a poesia de Manoel de Barros reacende o que há de mais sagrado na vida: a nossa humanidade.

Os dias em curso clamam por isso.


Bairro de Campos Elíseos, São Paulo, 14 de fevereiro de 2019.


Referência Vide Poesia Completa Manoel de Barros em: https://www.academia.edu/11319215/Poesia_Completa_Manoel_de_Barros

Expediente: Ocupação Manoel de Barros Itaú Cultural São Paulo 13 de fevereiro a 7 de abril de 2019 Av. Paulista, 149 - São Paulo (SP) (Estação Brigadeiro do Metrô)

MRV inscreve para trainee


A MRV Engenharia acaba de abrir o processo que selecionará jovens profissionais para integrar o quadro de trainees durante o ano de 2019. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de atuar na maior construtora da América Latina, com presença de norte a sul do país e 39 anos de história no mercado imobiliário. As inscrições se encerram no dia 3 de março e as vagas são destinadas para as áreas comercial, desenvolvimento imobiliário, tecnologia da informação, suprimentos, produção, crédito imobiliário e gestão estratégica.

Para se candidatar para a área de Produção é necessário que os participantes tenham se graduado entre dezembro de 2013 e dezembro de 2018. Para as demais áreas a exigência é de graduação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018. Também é necessário que haja disponibilidade de mudança de cidade e viagens constantes. “O programa tem duração de um ano e envolve o acompanhamento da equipe de Desenvolvimento Humano e mentores da MRV a fim de proporcionar aos trainees crescimento profissional acelerado, alinhado à cultura e aos valores da companhia”, explica a Gestora Executiva de Desenvolvimento Humano da MRV, Teresa Raquel de Rabelo Campos.

Podem se inscrever profissionais graduados nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Automação, Engenharia de Controle, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Estatística, Relações Públicas e Sistemas da informação.

Os selecionados terão salário compatível com o mercado e benefícios que incluem vale alimentação ou refeição, programa de assistência a atividades físicas, assistência médica e odontológica, previdência privada, vale transporte e participação nos lucros e resultados. Para conhecer o programa e realizar sua inscrição acesse: https://www.traineemrv.com.br/

Carnaval requer cuidados com a pele e os olhos

Durante o período carnavalesco, todos querem caprichar na produção e para isso não economizam no uso de adereços, maquiagens e muito brilho. Mas será que itens como o glitter e os cílios de led, que estão em alta, podem causar algum problema à saúde? É preciso ter uma preocupação maior na hora da compra? E na aplicação e remoção, existe algum cuidado especial?

Confira abaixo algumas dicas para se divertir usando cílios de led, glitter e maquiagem sem riscos:


Glitter

Antes de aplicar na pele, é importante realizar previamente um teste com o produto a ser utilizado. Passe um pouco do glitter numa área da pele e, quando retirar, observe se a região ficou avermelhada, irritada ou se apresenta coceira. Caso apresente alguma das reações citadas, não utilize o produto. A dica do dermatologista e tutor de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Lucas Pacheco, é optar preferencialmente por produtos de boa qualidade, hipoalergênicos e biodegradáveis.

A oftalmologista Catarina Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, destaca que o glitter, em contato direto com os olhos, pode causar problemas. “Vai ser como uma areia, uma sensação de corpo estranho nos olhos. É preciso ter o cuidado na hora de esfregar ou lavar, para que o glitter não caia dentro. A dica que dou é colocar um glitter de tamanho maior, que é mais fácil de retirar, caso toque nos olhos”, disse a médica.

Maquiagem e cílios de led

A produção da maquiagem também merece atenção. A recomendação principal é sempre verificar a data de validade dos produtos antes de aplicá-los nos olhos. Não compartilhar produtos como base, sombras, lápis e pincéis e evitar o uso de itens colocados à disposição de convidados em banheiros e camarotes, por exemplo.

“Sobre os cílios de led, a orientação é aplicar a cola somente nos cílios postiços, nunca diretamente nas pálpebras. E antes de removê-los, deverá umedecer a área com demaquilante próprio para área essa região e depois lavar com shampoo neutro de bebê, que não arde os olhos. Utilizar água morna, para evitar que os cílios naturais não sejam arrancados, também é uma boa opção, explica o dermatologista.

“Caso ocorra algum problema mais sério, é preciso uma lavagem com colírio lubrificante ou soro fisiológico. Se a visão ficar embaçada, aí é necessário procurar a emergência”, acrescentou Catarina, que ainda fez outro alerta sobre os cílios postiços. “Se você não tem habilidade de aplicar, procure um profissional, porque pode causar uma abrasão na córnea, irritações e você perde seu Carnaval”.

Procon na Central do Carnaval do Recife

Durante o período carnavalesco, os consumidores também precisam ficar atentos aos seus direitos. Nesta época, é comum que estabelecimentos como bares e restaurantes realizarem algumas cobranças indevidas como, por exemplo, a taxa de consumação mínima e a taxa para reserva ou aluguel de mesas e cadeiras. Para evitar danos aos consumidores, o Procon Recife fará fiscalização nos estabelecimentos localizados no entorno do Marco Zero, Praça do Arsenal e Rua do Bom Jesus.

O Procon Recife também terá um espaço institucional na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, para receber denúncias e orientar os consumidores. O espaço funcionará a partir do dia 28/02, quinta feira, e permanece em funcionamento até a terça-feira de Carnaval (05/03). Funcionando na semana pré-carnavalesca das 16h às 22h e, durante os dias de Carnaval, das 16h às 00h. Haverá ainda panfletagem com dicas e informações para os consumidores.

"Reclamações posteriores também podem ser realizadas no Procon Recife. Para isso, o consumidor deverá possuir algum documento que comprove a aquisição do produto ou serviço. Então, é muito importante exigir e guardar a nota fiscal.", explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas através do telefone 0800 28 11 311 ou na sede do Órgão na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, Recife/PE, de segunda a sexta, das 08 às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Durante o Carnaval o local para recebimento das denúncias é na Central do Carnaval.

Veja algumas dicas:

Alimentos e bebidas
- Verifique sempre a validade dos produtos e as condições de higiene do local escolhido para alimentação;
- Certifique-se quanto à procedência para evitar a compra de produtos falsificados ou violados;
- Compare preços.


Bares, Restaurantes
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como dos recibos e comprovantes de pagamento (caso precise reclamar);
- Lembre-se que é proibida a cobrança de taxa mínima de consumação conforme determina a Lei Municipal nº 16.705/2001 e o Código de Proteção e Defesa ao Consumidor – Lei 8.078/90;
- É terminantemente proibida a cobrança de taxa para reserva ou utilização de mesas e cadeiras, principalmente em eventos públicos. Se o estabelecimento não dispõe de nenhuma apresentação ou show artístico, não poderá realizar a cobrança devendo o consumidor pagar apenas por aquilo o que consumir – Lei Federal 8.078/90, art. 39, inciso I;
- A taxa de 10% calculada sobre o valor do serviço é opcional, cabe ao consumidor efetuar o pagamento pelos bons serviços prestados, portanto sua cobrança é proibida pela Lei Estadual nº 13.856/2009;
- O “Couvert Artístico” pode ser cobrado, desde que o estabelecimento ofereça show ou música ao vivo, por músicos e artistas profissionais e ainda, informe antecipadamente ao consumidor sobre o valor cobrado. Se você não foi informado logo na entrada do estabelecimento quanto à cobrança do “Couvert Artístico” não precisa pagar!


Hotéis e Pousadas
- Guarde os anúncios e propagandas dos eventos, bem como os recibos e comprovantes de pagamento, para o caso de eventuais reclamações;
- Na compra virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança;
- Para sua comodidade e segurança, faça as reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
- No caso de alugar uma casa para passar o carnaval, fique atento às condições do contrato e exija uma cópia.


Estacionamentos
- Prefira estacionamentos regulares, como Zona Azul ou os privados;
- Guarde sempre o comprovante para eventuais queixas;
- Estabelecimentos que disponibilizarem do serviço de manobrista gratuito ou não, devem fornecer um cupom devidamente preenchido constando os dados do veículo e o estado em que o recebeu.


Táxi
O taxista não poderá rejeitar qualquer corrida dentro da Região Metropolitana do Recife.
Caso ocorra algum problema, anote o número do termo de permissão do taxista, que deverá estar visível aos usuários, e o denuncie à Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU).
Os táxis comuns deverão cobrar o valor da corrida por meio do taxímetro.
Já os táxis do Terminal Integrado de Passageiros Antônio Farias - TIP e o Serviço Especial de Táxi do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, poderão realizar a cobrança através do modelo de sistema de bilhetagem antecipada, devendo os preços das viagens serem reajustados de acordo com os valores estabelecidos pelo Decreto Municipal nº 24.343/2015.

Imprensa Recife

Artista plástico Calico Pontual realiza primeira mostra individual

O Camará Shopping recebe, até o dia 12 de abril, a primeira mostra individual do artista plástico Calico Pontual. Artesão autodidata natural da cidade de Camaragibe, Calico expõe trabalhos criados a partir de superfícies de vidro temperado, a exemplo de tampas de micro-ondas e para-brisas de carros.

“Desenvolvo minhas obras regido pelo princípio de ‘criar sem medo de errar’, plastificando com pincel na mão e tinta na paleta tudo quanto imagino ser o ideal dentro de minha esfera”, fala Calico a respeito de seu processo criativo. A mostra é aberta ao público e ocorre no Piso L2 do Camará Shopping.

Cuidados com seu pet neste verão

Quem tem pet em casa sabe o quanto o animal se torna importante na rotina. E cada vez mais pessoas têm adotado cães e gatos para chamar de seus. Neste contexto, o verão é uma ótima época para se divertir com os amigos de quatro patas, principalmente por causa do tempo livre gerado pelas férias. Mas alguns cuidados são essenciais para preservar a saúde dos animais de estimação na estação do calor.

A médica veterinária, representante indireta de informação veterinária da Nestlé Purina e promotora técnica da EBA Distribuidora, Kamyla Guimarães, listou alguns cuidados que são necessários tomar durante o período de altas temperaturas. “O primeiro passo que o tutor deve ter é levar seu pet ao veterinário, pois assim ele poderá tirar dúvidas e passar cuidados específicos, de acordo com o estado geral do animal”, explica.

Ela também destaca que, antes de levar cachorros ou gatos para passear, é preciso estar com as vacinações em dia e utilizar produtos que evitem a infestação de pulgas e carrapatos, principalmente de filhotes, que ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico. A época é muito propícia para os parasitas, que podem propagar várias doenças nos bichinhos.

Outro ponto importante é manter os pets sempre hidratados durante os passeios e evitar horários em que as temperaturas estão muito elevadas. “Alerto para a necessidade de um cuidado especial com as raças braquicefálicos, como a Boxer, Pequinês, Shih Tzu, Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso, entre outros, por terem particularidades anatômicas que impedem o fluxo normal do ar”, explica.

Apneia do sono, perda de consciência, coloração azul ou lívida da pele ou mucosas, vômitos e salivação excessiva são alguns dos sintomas da Síndrome dos Braquicefálicos, que pode piorar com o excesso de calor e também com a obesidade.

O sobrepeso é outro problema que pode prejudicar a saúde dos pets, especialmente durante o verão. A indicação da especialista é que o dono do animal procure a ajuda de um veterinário nutricionista para passar uma dieta com alimentos que supram a necessidade nutricional do amigo peludo, a exemplo da ração Super Premium Pro Plan Reducity em versão para cães e para gatos. “Com o avanço da medicina veterinária, o mercado pet tem rações específicas para cada fase e cada situação dos animais. Hoje, a Purina conta com mais de 400 cientistas, veterinários e nutricionistas que estudam as fórmulas das rações”, ressalta.

A linha Pro Plan ainda conta com rações para filhotes, fase adulta e adulta + de 7 anos, além das rações especiais, indicadas para situações especificas: Reducity (sobrepeso ou obeso), sensibilidade estrutural e de sensibilidade da pele. Para gatos, a marca ainda conta com rações para felinos com problemas urinários e castrados.

Super Mix - Uma das novidades para a 14ª edição da feira de negócios Super Mix, que acontecerá de 24 a 26 de setembro, é o Espaço Pet, que trará o que há de mais moderno em produtos, rações e equipamentos para animais de estimação. “Percebemos que este é um setor que vem crescendo muito, pois a adesão de animais de estimação tem sido cada vez maior. Isso é notável quando olhamos para as novas lojas de produtos para animais inauguradas nos últimos meses. Como a Super Mix é uma feira que antecipa tendências, não poderíamos deixar de falar sobre esse mercado que está em franca expansão”, conta a coordenadora da feira, Paula Valéria.

Carlos Vasconcelos e a Toy Arte

O diretor de arte e criação Carlos Vasconcelos começou uma nova investida para compartilhar sua longa trajetória no mercado, que inclui pesquisas e experimentos em arte e design. O incansável profissional, que ainda trabalha como fotógrafo e desenhista, vem desenvolvendo diversos projetos em design, concept art, fotografia, animação e Toy art, que é foco de tutorial que movimenta nas redes sociais. 

Apostando em uma série de vídeos que começa a produzir, ele passa a compartilhar um pouco de seu processo criativo e do seu conhecimento com os internautas. “Percebi o potencial que há em dividir algumas ideias e técnicas para que as pessoas que trabalham com a arte possam desenvolver projetos próprios com algumas estratégias que ajudam no dia a dia. Dispomos de algumas técnicas de pintura que possibilitam perspectivas diferentes no cotidiano de trabalho, nos mais diversos temas, com praticidade e em ações imediatas”, destaca Vasconcelos.

O primeiro vídeo que ele começou a circular em rede foca na customização com canetas permanentes deste fenômeno da arte pop contemporânea, que se configuram na forma de modelos que ganham forma de bonecos para coleção e decoração por adultos. “Existem vários potenciais de trabalho com esses modelos que ganham a atenção do público. E é interessante saber como desenvolvê-los no processo criativo”, completa Carlos. Para conferir o tutorial completo, basta acessar o link do Canal: https://www.youtube.com/watch?v=xth8JukblLo




Com informações da jornalista Ivelise Buarque